Page 86

85

(QUASE A) MESMA COISA: 1 MOTIF = VÁRIAS SEQÜÊNCIAS

CIBELE SASTRE Coreógrafa e dançarina. Analista de Movimento pelo Instituto Laban/Bartenieff of Movement Studies, New York, e mestranda em artes cênicas na UFRGS. Professora da UERGS/FUNDARTE-RS, UNISINOS-RS e PUC-RS. Desde 1999 quando concluí o curso de Análise Laban do Movimento no LIMS/NY1 que venho trabalhando sobre a “Mesma Coisa”, nome dado a esta pesquisa em 2005. “Mesma Coisa” é um experimento em dança com o uso da Motif Writing. Motif Writing é uma derivação da labanotação, originalmente chamada de kinetografia Laban, que é um sistema de notação de movimento que se propõe a registrar e documentar coreografias ou séries de movimento dançado. A complexidade da labanotação fez com que Valerie Preston-Dunlop2, por um lado, e Ann Hutchinson Guest3, por outro, identificassem a necessidade de simplificação da labanotação, para uso pedagógico, artístico, criativo, sem que isso se tornasse um documento como registro coreográfico. Os motifs são usados, nesta pesquisa, como tarefas em sintonia para improvisação e composição de uma obra. O processo desenvolve distintas camadas de leitura do material Laban/Bartenieff 4 sobre questões relacionadas às diferentes

1

Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (LIMS) em New York.

2

Aluna de Laban por 12 anos, Preston-Dunlop é responsável por uma vasta bibliografia sobre o material de Laban, bem como por uma biografia: Rudolf Laban: An extraordinary life.

3

Criou o nome labanotation para a kinetografia Laban, é responsável pela disseminação da labanotação nos Estados Unidos, fundadora do Dance Notation Bureau em NY. Hutchinson-Guest é uma pesquisadora sobre sistemas de notação de movimento e atual presidente do ICKL International Council of Kinetography Laban.

4

Laban/Bartenieff é o material estudado no LIMS. Este Instituto foi fundado por Irmgard Bartenieff, aluna de Laban, que acrescentou ao material Laban sua experiência como fisioterapeuta, agregando e formulando um material específico.

Gipe cit 19 (tradução de artigo)  

Ciane Fernandes Tradução: Melina Scialom SEM PERDA DE MEMÓRIA: UMA EXPLORAÇÃO COREOGRÁFICA

Advertisement