Formação de professores - práticas do ensinar e do aprender folha simples

Page 65

64

As crianças da atualidade têm, desde muito cedo, contato com a língua e a cultura oral e escrita de seu povo, pois já nascem inseridas num mundo letrado, infestado de recursos tecnológicos, de estratégias de marketing e propaganda. Desse modo, são precocemente encaminhadas para o letramento e devem ser estimuladas a se tornarem verdadeiros leitores, como forma de humanização. 3. CAMPOS, M. M. et al. A Contribuição da Educação Infantil de Qualidade e seus Impactos no Início do Ensino Fundamental. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 15-33, jan./abr. 2011.

Baseando-se nas colocações de Campos et al.3 (2011), Wajskop (2017, p. 1357) afirma que as instituições de educação infantil, não obstante a legislação vigente, “[...] ainda apresentam dificuldades para oferecer contextos lúdicos e linguísticos significativos que possam incluir as crianças no mundo letrado [...]”. A mesma autora ressalta ainda que a brincadeira e o aprendizado se constituem “[...] dois lados da mesma moeda quando mediados pela literatura infantil que fornece repertório linguístico e semântico significativo às produções expressivas e comunicativas das crianças” (WAJSKOP, 2017, p. 1355). Assim, as histórias lidas ou contadas por e para as crianças, além de potencializarem o desenvolvimento da oralidade, contribuem para a formação de leitores e de produtores de textos, facilitando a inserção da criança na convivência social e, por conseguinte, contribuem para seu desenvolvimento integral. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta quatro tópicos que caracterizam o processo de letramento, as especificidades da literatura infantil, da infância e das práticas recomendáveis no contexto da educação infantil.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.