Page 1


S A N T A R O S A

CONHEÇA

ARBORIZAÇÃO URBANA

D e V I T E R B O

bosque municipal

PRAÇA Da MATRIZ


A Divisão de Meio Ambiente do Município de Santa Rosa de Viterbo, elaborou esta CARTILHA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, com o objetivo de divulgar o conceito de que proteger e conservar é obrigação de todos. Atualmente, a preocupação com as questões ambientais é um tema cada vez mais discutido, sendo assim, as informações contidas nesta cartilha são extremamente importantes para viabilizar os esforços de todos em busca da melhoria do meio ambiente. Desenvolver ações a favor do nosso planeta e do meio em que vivemos, preservar o ecossistema e evitar o desperdício de recursos naturais, não são mais apenas ações ambientalistas e sim ações consciência e de cidadania. A Conscientização Ambiental é fundamental para este futuro melhor que todos esperam. Devemos respeitar a Natureza, fazer uso de fontes alternativas de energia, usar de maneira consciente os recursos naturais e almejar assim, o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL para nós e para as futuras gerações...

ELABORAÇÃO: DIVISÃO DE MEIO AMBIENTE Prefeitura municipal de Santa Rosa de Viterbo Avenida São Paulo, N°1175 Contato: (16) 3954- 8849 Email: meioambiente@santarosa.sp.gov.br

Carta ao leitor

“Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido.”


USAR CORRETAMENTE AS REDES DE ESGOTO

Nosso município o esgoto é 100% tratado. Ele é coletado pela Sabesp, através de redes que levam o esgoto das casas até o local de tratamento. Aqui o sistema é a Lagoa de Decantação, na qual o esgoto sofre um processo natural de tratamento. O esgoto é formado por aproximadamente 0,1% de dejetos sólidos (partículas orgânicas, inorgânicas, suspensas e dissolvidas, além de microorganismos) e o restante de água. O esgoto, quando lançado “In-Natura”, ou seja, sem tratamento em rios, córregos e outros corpos d’água pode provocar uma série de problemas tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente.

O que você como cidadão pode fazer para contribuir ???  O vaso sanitário e a rede de esgoto não são latas de lixo. Portanto, não é permitido jogar cigarros, cotonetes, fraldas descartáveis, tampinhas, absorventes, preservativos, embalagens vazias e lixo em geral no vaso ou nas redes coletoras porque, tudo isso pode causar entupimento e o esgoto vazar pela rua, contaminando o bairro, ou retornando no interior das casas;  Para um bom funcionamento, a rede de esgotos só deve conduzir substâncias líquidas. A água suja e outros detritos líquidos seguem pela tubulação da rede e vão para lugares distantes e adequados; 

Para resolver problemas de entupimentos no esgoto,


use o desentupidor de borracha. Evite utilizar produtos químicos; eles são corrosivos e podem danificar a rede de esgotos;  Produtos como querosene, gasolina, thinner, podem explodir na rede de esgotos, representando perigo. Além disso, eles são altamente tóxicos e contaminam os cursos d’água;  Evite excesso de produtos de limpeza e use um bom detergente: para ajudar no funcionamento da rede de esgotos, os detergentes biodegradáveis são ideais;  Água de chuva não é esgoto: a tubulação da rede de esgotos não comporta a água de chuva que vem dos pátios, telhados e áreas livres. Por isso, é proibido por lei canalizar a água de chuva no esgoto, isso provoca vazamentos, danificando a rede e causando transtornos aos usuários do sistema;  Mantenha limpa a caixa de Gordura: ela é indispensável em sua casa. É ela que retém óleos, gorduras e restos de comida, protegendo a rede de esgotos. Com o tempo, a gordura cria crostas que entopem a saída para a rede. Faça a limpeza periódica da sua caixa de gordura;  Troca de óleo, só nos postos, por isso, os postos de gasolina são obrigados por lei a manter caixas que separam o óleo do esgoto. Não faça troca de óleo em casa. Proteja a rede de esgotos;  As baterias contêm mercúrio, um poluente altamente venenoso. Não as jogue em terrenos baldios, rios ou lagos, muito menos no esgoto

A REDE COLETORA DE ESGOTO, ASSIM COMO TODO SISTEMA DE SANEAMENTO BÁSICO, É UM PATRIMÔNIO DE TODOS NÓS !!!

ISTO É UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA CONSCIENTE!!!


É QUESTÃO DE CIDADANIA

MANTER A CIDADE LIMPA É UM DEVER DE TODOS NÓS!!! SE CADA UM FIZER SUA PARTE, COM CERTEZA TEREMOS UMA CIDADE MELHOR PARA VIVER.

O lixo domiciliar comum (restos de alimentos, papel higiênico, papeis, plásticos, vidros, etc) é coletado três vezes por semana. devem estar ensacados e colocados em frente à residência. Importante: não deve ser misturado com lixo de quintal

A prefeitura recolhe seu lixo de quintal, galhos, folhas de árvores e móveis velhos. Antes de colocar o lixo de quintal na rua observe o dia de coleta em cada região. Importante: evite que o lixo fique exposto na rua.

A retirada de entulhos e restos de construção civil é de inteira responsabilidade do cidadão que deve alugar uma caçamba para depositar estes materiais, evitando ser multado. Importante: Não será permitido em hipótese alguma, o deposito de terra, restos de tijolos e materiais de construção nas ruas e calçadas da cidade.


VAMOS MEMORIZAR OS PRINCÍPIOS DO CONSUMO CONSCIENTE

SÃO OS 5 Rs, QUE SIGNIFICAM: REPENSAR: Nossos hábitos e atitudes de consumo dia-a-dia . RECUSAR: Produtos e serviços que possam causar danos ao meio ambiente e a saúde. REDUZIR: A geração de lixo e descarte de materiais, preferindo a utilização de produtos e embalagens que geram menos resíduos e impactos ambientais. REUTILIZAR: Dar novos usos aos materiais já utilizados, fazendo uso da criatividade e inovação para utilizar o mesmo produto de várias maneiras. RECICLAR: Materiais usados podem ser transformados em matérias primas para novos produtos, por meio de processos industriais ou artesanais.

CONHEÇA O BEM QUE SE PODE FAZER AO PLANETA COM ESSE SIMPLES HÁBITO!!

PENSE NISSO !!!


PAPEL: sulfite e outros usados em escritório, caderno, revista, papelão, embalagem de remédios, caixas em geral, cartolina, cartão, envelope, papel de fax, folheto, etc. METAL NÃO FERROSO: lata de alumínio, torneira, antena de TV e rádio, chave, fechadura, panela, bateria de carro, algumas bijuterias, disjuntores de eletricidade, fios e cabos elétricos, etc. METAL FERROSO: tudo o que for atraído por imã, que não contenha misturas com plásticos, papéis e outros. PLÁSTICO: embalagens de shampoo, de materiais de limpeza e de higiene pessoal, frascos de alimentos, embalagens de bolacha, sacos descartáveis de supermercado, sacos de lixo, tubos de água e esgoto, brinquedos, etc. VIDRO: todos em geral, sem contaminação.

SISTEMA PORTA EM PORTA: Caminhões de serviço de limpeza recolhem os materiais separados e o lixo comum. ENTREGA VOLUNTÁRIA EM ECO PONTOS: Postos de coleta como, escolas, supermercados, empresas, praças etc. EMPRESAS ESPECIALIZADAS: Retiram os materiais já selecionados e encaminham para usinas de reciclagem, mediante contratos ou solicitações.


 A cada 28 toneladas de papel reciclado evitase o corte de 1 hectare de floresta (1 tonelada evita o corte de 30 ou mais árvores);  A produção de papel reciclado dispensa processos químicos e evita a poluição ambiental: reduzindo em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água;  A reciclagem de 1 tonelada de aço economiza 1.140 Kg de minério de ferro, 155 Kg de carvão e 18 Kgde cal;  Uma tonelada de latinhas de alumínio, quando recicladas, economiza 200 metros cúbicos de aterros sanitários;  O vidro, em seu processo de reciclagem, requer menos temperatura para ser fundido, economizando aproximadamente 70% de energia e permitindo maior durabilidade dos fornos;  A reciclagem do plástico economiza até 90% de energia e gera mão-de-obra pela implantação de pequenas e médias indústrias;  100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo.

Como se vê, RECICLAR economiza dinheiro, energia e faz bem ao MEIO AMBIENTE !!!

INFORMAÇÃO IMPORTANTE !!!


FAÇA A SUA PARTE A cada litro jogado no ralo da pia ou no bueiro, é capaz de poluir cerca de 1 milhão de litros de água (equivalente ao consumo de uma pessoa por um período de 14 anos), o que encarece e prejudica funcionamento nas estações de tratamento de água e contamina o meio ambiente. Além do mais, ao alcançar os rios, o óleo cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a circulação de oxigênio na água, prejudicando a vida ali.

 Nunca jogue o óleo usado em pias, bueiros, vasos sanitários, córregos e água corrente;  Você pode separar o óleo usado toda vez que limpar sua frigideira, juntando-o em garrafas plásticas fechadas.  Entregue o óleo usado no ponto de coleta voluntário da Prefeitura Municipal - Divisão de Meio Ambiente, localizada na Avenida São Paulo, N 1175.

 O óleo de cozinha usado pode servir como matéria-prima na fabricação de diversos produtos, tais como biodiesel, tintas, óleos para engrenagens, sabão, detergentes, entre outros

RECEITA DE SABÃO A PARTIR DO ÓLEO DE COZINHA

Material utilizado - 5 litros de óleo comestível usado - 2 litros de água - 200 ml de amaciante - 1 Kg de soda cáustica em escama(NaOH); 1- Coloque a soda em escamas no fundo do balde cuidadosamente. 2- Coloque, com cuidado, a água fervendo. Mexa até diluir todas as escamas da soda. 3- Adicione o óleo cuidadosamente. Mexa. 4- Adicione o amaciante. Mexa novamente. 5- Mexa até formar uma mistura homogênea. 6- Jogue a mistura em uma fôrma e espere secar bastante. 7- Corte as barras e pronto!


O QUE É SUSTENTABILIDADE ? A definição mais difundida, contudo, é a da ONU, que define sustentabilidade como “o atendimento das necessidades das gerações atuais, sem comprometer a possibilidade de satisfação das necessidades das gerações futuras”. Sustentabilidade significa, sobretudo, sobrevivência. Sobrevivência dos recursos naturais, dos empreendimentos e da própria sociedade. Não por acaso, ela está baseada no chamado Triple Bottom Line, uma expressão britânica sem tradução para o português, constituído por três pilares: o econômico, o social e o ambiental.

COMO FAZER?

NO NOSSO MUNICÍPIO EXISTEM LEIS QUE DEFINEM PADRÕES A SEREM EXECUTADOS:

 Lei n° 2209/07. Dispõe sobre a criação da lei de zoneamento e uso do solo de Santa Rosa de Viterbo.  Lei n° 2611/03. Dispõe sobre a obrigatoriedade do locador, antes do início da venda dos lotes, realizar plantio de árvores, colocação de placas indicativas e dá outras providências.  Lei n° 3425/09. Dispõe sobre o plantio de árvores na zona urbana do município de Santa Rosa de Viterbo.  Lei n° 3915/09. Dispõe sobre o uso de madeiras no município de Santa Rosa de Viterbo.  Lei n° 3612/10. Dispõe sobre a criação das “calçadas verdes”. Mediante a utilização de pisos drenantes na pavimentação dos passeios públicos (calçadas), dos novos parcelamentos do solo, destinados ao uso industrial, comercial, residencial; e de prédios públicos e de empresas concessionárias e permissionárias de serviço público no município de Santa Rosa de Viterbo e dá outras providências”.


ALÉM DISSO, EXISTEM OUTRAS FORMAS DE SE CONSTRUIR DE MODO A EQUILIBRAR ECONOMIA E MEIO AMBIENTE:  Colocação de painéis solares, que geram economia ao diminuir o consumo de energia elétrica;  Colocação de calhas para captação e aproveitamento da água da chuva para usos que não demandem água potável como descarga, limpeza de calçadas e irrigação de plantas, entre outros.  Utilização de lâmpadas fluorescentes, que além de iluminarem mais, duram mais e consomem menos energia;  Colocação de janelas grandes e que facilitem uma boa iluminação do interior do imóvel, além da ventilação natural;  Utilização de vegetação natural, que favorece a climatização do ambiente a um baixo custo, necessitando apenas de alguns cuidados.

Apague esta idéia!!! Nossa cidade está ameaçada pelas queimadas, que são provocadas pelo mau hábito de colocar fogo em lixo, terrenos baldios, áreas de córregos e beiras de rodovias. As queimadas que ocorrem em áreas urbanas e rurais destroem a vegetação, degradam o solo, prejudicam animais e poluem o ar com fumaça e gases tóxicos, provocando doenças respiratórias. As queimadas podem, ainda, causar acidentes nas estradas.

LEMBRE-SE: QUEIMAR A VEGETAÇÃO E O LIXO É CRIME PARA O DONO DO TERRENO E PARA QUEM CAUSAR O FOGO!


O QUE FAZER?  Mantenha seu terreno limpo, com o mato cortado e recolhido, impedindo a ocorrência de incêndios e a proliferação de animais que oferecem riscos à saúde.  Se ao lado da sua casa existem terrenos abandonados, oriente os proprietários a limpa-los. Caso nada seja feito, DENUNCIE!  Não solte balões. É perigoso! Além disso, tome cuidado com os fogos de artifício e nunca jogue bitucas de cigarro, pois podem tornar-se focos de incêndio.  Quando há incêndios, todos acabam prejudicados. Além do mal que causa ao meio ambiente, a fumaça das queimadas é prejudicial à saúde, causando problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos.  Respeite o meio ambiente e não brinque com fogo; as leis de proteção contra queimadas são rígidas.  Informe e oriente as pessoas que você conhece sobre os cuidados a serem tomados, evitando assim, incêndios, muita fumaça e destruição.

Lei Municipal n° 3416/09, de 24 de Julho de 2009 Proíbe a queimada de mato, lixo, entulho e demais detritos em terrenos baldios, nas calçadas e vias públicas da zona urbana no município de Santa Rosa de Viterbo e da outras providências.

Lei Federal n° 9.605, de 12/02/1998 Art. 41 Provocar incêndio em mata e floresta: Pena: reclusão de dois a quatro anos e multa. Parágrafo único: Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano e multa. (...)


Art. 42 Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios em florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano. Pena: detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. (...) Art. 54 Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa de flora. Pena: reclusão, de um a quatro anos e multa, ou detenção, de seis meses a um ano e multa. (...)

USE ESTA IDEIA!!! ENTENDA OS MOTIVOS:

O efeito-estufa é um fenômeno natural do nosso planeta, sendo um dos responsáveis pela existência de vida na Terra. O problema é que com o acúmulo de gases como o CO2 e o metano, liberados principalmente na queima de combustíveis fósseis, uma parte muito grande de radiação fica retida em nossa atmosfera, elevando a temperatura e causando um grande desequilíbrio.

O QUE EU POSSO FAZER? CONTRIBUIR É FÁCIL, BASTA ADOTAR ALGUNS HÁBITOS:  Para ir a locais próximos caminhe ou vá de bicicleta: além de benéfico à saúde, é econômico e você deixa de emitir uma parcela significante destes gases no ar.  Para locais mais distantes, utilize o transporte coletivo: vários veículos são substituídos por apenas um, e a passagem sai mais barata que o valor do combustível.  Pegue ou dê carona: você não perde nada com isso, ganha amigos!


ARBORIZAÇÃO URBANA IMPORTÂNCIA/BENEFÍCIOS DA ARBORIZAÇÃO NA CIDADE  Purificam o ar reduzindo a poluição atmosférica.  Removem a poeira que flutua no ar.  Influenciam no clima no verão e no inverno (retêm a umidade e oferece sombra, o que contribui para amenizar altas temperaturas).  Podem servir como barreira ao ruído de ruas e avenidas.  Contribuem para o equilíbrio psicossocial, transmitindo sensação de calma e conforto.  Embelezam a cidade e valorizam os imóveis do ponto de vista ambiental, paisagístico e econômico.  Protegem contra a força dos ventos.

CORTE E PODA  Em caso de necessidade de poda ou supressão, o munícipe deve se dirigir à Divisão de Meio Ambiente e preencher um requerimento para o técnico responsável faça uma vistoria no local.  Após supressão, o munícipe tem o prazo de 03 meses (90 dias) para estar plantando um outro espécime arbóreo no local.

CUIDADOS IMPORTANTES: 1- 2- 3- 4- 5-

Verificar a proximidade de fiação elétrica, postes, encanamentos, etc. Observar a distância adequada do meio fio. Fazer a cova com uma boa profundidade Fixar a muda com tutor (haste de madeira ao lado da muda). Escolher a espécie adequada para o local, a fim de evitar futuros transtornos.


1- O local deve ter boa iluminação e espaço suficiente para o crescimento das raízes. 2- Escolha uma muda com aspecto saudável e folhas viçosas. O tamanho deve ser superior a 0,5m. 3- A cova deve ser duas vezes maior que a embalagem que contém a muda. 4- Preencha o fundo da cova com terra fofa ( bem solta ou peneirada) 5- Retire a muda da embalagem e coloque-a no centro da cova. O torrão deve estar um pouco abaixo do nível do solo (5cm ou 3 dedos) para que se forme uma “bacia” onde a água possa ficar acumulada. 6- Se o solo for muito pobre, adicione terra vegetal ou esterco. 7- Coloque terra em volta do torrão da muda, tomando cuidado para que não fiquem espaços vazios, sem “socar” muito. 8- Providencie uma estaca maior que 1 metro como tutor, fixando-a ao lado do torrão da muda para não danificar as raízes. 9- Amarre a muda ao tutor, com auxílio de um barbante, fita, etc. 10- Por fim, regue generosamente a sua muda e mantenha-a protegida das formigas.

CALÇADA ECOLÓGICA, O QUE É ? A CALÇADA ECOLÓGICA é composta por uma área permeável (terra ou grama) e área impermeável (concreto ou piso) para o trânsito de pedestres Esse tipo de calçada ajuda a diminuir o volume e a velocidade da água nas galerias, recompõe o lençol freático que está secando, evita erosão e contribui para a conservação do asfalto.


BENEFÍCIOS DA CALÇADA ECOLÓGICA: 1- 2- 3- 4- 5- 6- 7-

Calçadas seguras e agradáveis ao passeio; Melhoria da qualidade do ar; Controle da temperatura; Melhoria do paisagismo urbano; Aumento da infiltração da água no solo; Economicamente mais viável; A árvore cresce mais rápido e sobrevive por muito mais tempo, e suas raízes não sobem à superfície à procura de água e nutrientes.

VOCÊ JÁ IMAGINOU COMO SERIA A SUA VIDA SEM ÁGUA??

A Água é fundamental para a sobrevivência do homem e dos demais seres vivos da Terra.

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas. A água está distribuída da seguinte forma no planeta Terra: - 97,5% da disponibilidade da água do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada. - 2,5% de água doce e está distribuída da seguinte forma: - 29,7% aquíferos; - 68,9% calotas polares; - 0,5% rios e lagos; - 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).

 O banho deve ser rápido. Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. A economia é ainda maior se ao se ensaboar fecha-se o registro.  Não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água.  Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira.  Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o pátio da sua casa.  Use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira.


Convide sua família OU seus Amiguinhos para se divertir com você !!! O ozônio é um gás importantíssimo para a saúde do nosso Planeta, tem como função proteger a Terra da radiação Ultravioleta. Por isso é muito importante combater tudo o que destrói a camada de ozônio, utilizando de forma consciente aparelhos eletrônicos e atividades que contribuem para sua destruição. Encontre no Diagrama abaixo, o que destrói o ozônio. São quatro palavras.


1- 2- 3- 4- 5- 6- 7-

Asa do pรกssaro no fundo รgua no fundo da cachoeira Detalhe no tronco ( ponte ) Pedra perto do peixe Rabo da Arara Folha da รกrvore Falta pedra no canto esquerdo


Vamos colorir.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES: COLETA DE LIXO DE QUINTAL

Dia

bairros

Segunda-feira

L.U.A , JD.PETRÓPOLIS, JD. ELITE, JD. PRIMAVERA

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

JD. NOVA ROMA, JD. PLANALTO, JD. GURILANDIA, JD. AQUARIUS, VILA RANZANI, VILA BANDEIRANTES, VILA BARROS, ALTO DA BOA VISTA, JD. DO SOL, NOVA SANTA ROSA JD. BOA VISTA, JD. GURILANDIA. CHACARA LAGOINHA, MONTE ALTO, NHUMIRIM COHAB I, II E III, JULIO MORETI, JD. DAS FLORES, VILA MENTES, LUIS GONZAGA, ARTUR ARGERI CENTRO, PARQUE DO SOL NASCENTE, JD. MORUMBI, SANTA TEREZINHA


Expediente: Publik Ambiental Texto/criação: Divisão de Meio Ambiente Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo Publicação: Editora Publik de Marília Ltda Tel(014) 3451 1311 Email: publikambiental@hotmail.com


Cartilha de conscientização Ambiental  

A Divisão de Meio Ambiente do Município de Santa Rosa de Viterbo, elaborou esta CARTILHA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, com o objetivo de div...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you