Page 1

Workshop de Banda Desenhada Histórias aos quadradinhos

As propostas de atividades apresentadas vão ao encontro do gosto pela leitura que muitas vezes começa pelas histórias de banda desenhada. As histórias têm ações rápidas, de fácil compreensão e despertam o sentido de humor, provocando bons momentos de riso. Portanto, as histórias de banda desenhada são tipos de texto que podem tornar o ato de ler divertido.


Workshop de Banda Desenhada Histórias aos quadradinhos 1ª etapa: O professor deve selecionar algumas revistas de banda desenhada, de preferência as mais antigas ou velhas, pois os alunos precisarão de recortá-las. 2ª etapa: O professor distribui uma folha de papel A4 em branco, que deverá ser dobrada a meio, de modo que fique com duas faces brancas. 3ª etapa: Após a entrega das folhas para cada aluno, o professor distribuirá uma revista de banda desenhada.


Workshop de Banda Desenhada Histórias aos quadradinhos 1ª Proposta de atividade: Pedir que os alunos escolham uma prancha de uma história e a reformulem. Os alunos deverão recortar cada vinheta e modificar apenas os diálogos das personagens para iniciarem a montagem da história em quadradinhos. Neste caso, os alunos não poderão mudar as figuras e a disposição das personagens em cada quadradinho. O único intuito nesta atividade é fazer com que eles criem novos diálogos ou até mesmo novas situações às personagens, sem contudo, modificar o ambiente, as personagens e os objetos de cada cena.


Pedi Pediaaum umaluno alunoque queexperimentasse. experimentasse. Ele Eledisse disseque quefoi foidivertido! divertido!

Experimentei! Experimentei!Deu Deuresultado! resultado!Gostei! Gostei!


Workshop de Banda Desenhada Histórias aos quadradinhos 2ª Proposta de atividade Solicitar que os alunos recortem todas as vinhetas de uma prancha. Pedir-lhes que façam uma nova sequência com as vinhetas. Depois, os alunos deverão escrever novos diálogos para a nova história de BD, que montaram.


ANTES

Diverti-me muito a fazer esta atividade! Acreditem! Apenas tenho um conselho a dar: se conseguirem, faรงam o trabalho em A3!

DEPOIS


Workshop de Banda Desenhada Histórias aos quadradinhos Considerações finais Estas atividades desenvolvem a escrita, o sentido de coerência pela associação da imagem com o diálogo, a coordenação a criatividade, o gosto pela leitura e produção de texto, além da relação entre professor/ aluno, e aluno/aluno. Além disso, promovem o conhecimento da linguagem da Banda Desenhada! Estas propostas podem ser realizadas individualmente ou em pares. Bom trabalho A professora bibliotecária Paula Ramos

Workshop « Histórias aos quadradinhos»  

Propostas de atividades para exploração da banda desenhada