Page 1

www.mdb-sc.org.br Informativo do Diretório Estadual do MDB - Santa Catarina   MDBSantaCatarina  JuventudeDemocraticaSC  MDBMulherSC

 Abril de 2018 – Ano 5 – Edição #40

MDB mostra força e unidade no Estado

Partido volta ao comando do Governo e da Alesc Aldo Schneider assume a Alesc e se compromete com eficiência e redução de gastos

Bancadas Estadual e Federal repercutem momento histórido do MDB no Estado


2

Informativo MDB-SC Santa Catarina Abril de 2018

A hora do protagonismo A

posse do nosso companheiro e amigo Eduardo Moreira no Governo de Santa Catarina marca o início de um novo ciclo para o Manda Brasa. Em sua passagem anterior, Moreira dedicou-se a manter a máquina funcionando enquanto o saudoso Luiz Henrique percorria o Estado em busca de sua última reeleição. Antes de nos deixar, LHS ainda nos legou uma aliança que o levou ao Senado e nos manteve próximos e parceiros de uma gestão que nos afastou do colapso administrativo que se abateu sobre mais de uma dezena de unidades da federação – como nosso vizinho Rio Grande do Sul. Desde 2010 seguimos colaborativos, mas críticos quando necessário – sempre observando um artigo que segue em falta na política nacional: a lealdade. Mas 2018 assinala um novo momento que começou três anos atrás com minha ascensão à Presidência do MDB local. O recado ali foi claro: a base demandava um retorno ao protagonismo estabelecendo uma candidatura própria. Este clamor, além de expresso em nossa convenção, foi sempre ouvido nos encontros 15 em Movimento – que percorreu nossos munícipios ouvindo os pleitos, demandas, conhecendo os problemas e as soluções que deram certo em todas as regiões de Santa Catarina.

O MBD tem agora a oportunidade de oxigenar um mandato que chega ao fim, e tem feito sua parte, ao realizar um governo corajoso. Tem enfrentado os desafios, enxugando a máquina e priorizando investimentos na saúde e segurança. Trata-se de um reencontro com nossa vocação natural de liderar, inspirar, dar exemplo e imprimir uma gestão financeiramente responsável e socialmente inclusiva. Desafio ambicioso, que se torna menos árduo se seguirmos os valores que forjaram o catarinense. Somos mais diversificados – turismo, tecnologia, cooperativismo, o agronegócio e a agricultura familiar, nossos portos, as indústrias metal mecânica, têxtil e até a mais recente automobilística nos abrem excelentes perspectivas. Diante disso, nossa expectativa é que este momento se estenda até o fim de 2022. Para que o MDB possa conduzir Santa Catarina com transparência e seriedade, trazendo respostas efetivas para o crescente risco previdenciário, melhorando a saúde e sendo combativo na segurança.

 Presidente estadual do MDB, deputado federal MAURO MARIANI

Momento histórico de fortalecimento do MDB

D

epois de 31 anos assumimos novamente, de forma simultânea, a posição de comando à frente do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa. A última vez que isso aconteceu foi durante o governo de Pedro Ivo Campos, quando o Parlamento Estadual foi presidido pelo deputado Juarez Furtado. Portanto, estamos diante de uma rara oportunidade de reafirmarmos aos catarinenses o nosso compromisso e capacidade de bem administrar Santa Catarina, conduzindo de forma efetiva os trabalhos da administração estadual e da Casa do Povo. O tempo é curto e os desafios são muitos, por isso, o processo de fortalecimento partidário exige organização e unidade. No momento em que a classe política enfrenta desgaste sem precedentes, principalmente pela flagrante desconexão entre os agentes públicos e a sociedade, torna-se imprescindível que nossas ações e estratégias estejam

em sintonia com os principais anseios da população. O processo eleitoral se aproxima e a condição irreversível de lançarmos candidatura ao governo do estado será consolidada a partir de uma gestão responsável e focada em todas as regiões. Há 15 anos o MDB deu início ao projeto de estado que desencadeou um dos mais prósperos períodos de desenvolvimento econômico e social já registrados em nossa história. Sob qualquer aspecto ou ponto de vista, mantemos a posição de maior agremiação política catarinense e, proporcionalmente, de melhor MDB de todo o país. A força partidária emedebista que se faz presente em nossos 295 municípios, alinhada à proposta de gestão estratégica e convergente às prioridades apontadas pela sociedade, há de ser o caminho para que a história do MDB catarinense continue a se confundir com a própria história de Santa Catarina.

 Governador do Estado de Santa Catarina, EDUARDO PINHO MOREIRA Expediente: Diretório Estadual do MDB – Rua Laura Caminha Meira, nº 71 – Centro – Florianópolis 88020-310 – comunicacaopmdb@gmail.com –  48 3222.1790


 MDB QUE DÁ CERTO

Informativo MDB-SC Santa Catarina Abril de 2018

Prefeito do MDB dá exemplo na busca pela eficiência Jorge Welter, de Itapiranga, foi um dos líderes que trabalharam pela instalação de usina de asfalto

U

ma das principais reivindicações da Associação dos Municípios do Extremo-oeste de Santa Catarina (Ameosc) deve se tornar realidade em 2018: a usina de asfalto. Isso porque já ocorreu o empenho de R$ 4,5 milhões no orçamento por parte do Governo Federal. Novo presidente da Ameosc, o prefeito de Itapiranga, Jorge Welter, comemora a conquista, que irá permitir que os prefeitos

O

vereador Cleiton Fossá (MDB) apresentou, através do Projeto de Lei 048/18, proposta de criação do IPTU Verde em Chapecó. A ideia é conceder benefício tributário ao contribuinte que adote medidas que melhorem, preservem, protejam e recuperem o meio ambiente. A iniciativa foi apresentada no início do mês de março e agora tramita nas comissões internas do Poder Legislativo.

da região façam mais com menos, buscando a eficiência no uso do recurso público. “Isso é fruto de um esforço conjunto de várias forças partidárias, por meio do Ministério da Integração Nacional, dos deputados e do prestígio do senador Dário Berger, presidente da Comissão Mista do Orçamento”, ressaltou Welter, citando também o trabalho do presidente da Ameosc em 2017, Claudio Junior Weschenfelder.

Em 2017, uma comitiva de prefeitos conheceu a experiência da usina em Pinhalzinho, que tem proporcionado economia de 35% a 40% no metro quadrado. O empenho foi feito em favor da prefeitura de São Miguel do Oeste, que posteriormente irá conceder o uso dos equipamentos para o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder), que é quem vai gerir os aparatos.

Cleiton Fossá apresenta projeto que institui IPTU Verde O Projeto prevê redução do valor do IPTU ao proprietário do imóvel que adotar alguma medida prevista na lei, como, por exemplo, a instalação de sistema de captação da água da chuva; de sistema de aquecimento hidráulico solar; ou telhado verde; entre outros. O desconto será de acordo com a eficácia e proporção de seus resultados benéficos ao meio ambiente, conforme descrito no projeto.

Cleiton Fossá explica que o Projeto vai ao encontro do desenvolvimento sustentável, incentivando os cidadãos a adotarem medidas em harmonia com um meio ambiente ecologicamente equilibrado e a busca por qualidade de vida mais sadia. “O IPTU Verde tem sido adotado em diversos municípios, com o objetivo de promover medidas não poluidoras e ecologicamente saudáveis”, ressalta ele.

3


4

Informativo MDB-SC Santa Catarina Abril de 2018

 BANCADA ESTADUAL

MDB à frente do Governo e da Alesc ALDO SCHNEIDER

O

presidente da Alesc, deputado Aldo Schneider, ressaltou que o momento é especial para o MDB, que tem o compromisso de buscar a eficiência no uso do recurso público no governo e no legislativo estadual. “Ao governador Pinho Moreira, que ele tenha a certeza da parceria com a Assembleia Legislativa na aprovação de projetos importantes para Santa Catarina. E que ele continue firme priorizando a saúde e a segurança e trabalhando pela redução de gastos, fazendo mais com menos”.

I

DIRCE HEIDERSCHEIDT

ntegrante da mesa que comanda a Assembleia, a deputada Dirce Heiderscheidt também assumiu este ano a presidência do MDB Mulher, e viu o partido assumir o governo do Estado e a presidência do Legislativo estadual. “Momento importante do MDB, que trabalha por Santa Catarina e tem projetos para melhorar a vida de nossa gente”, diz. “Aposto muito na ampliação do espaço da mulher na política, e nosso partido tem tradição democrática de valorizar a participação feminina”.

MAURO DE NADAL

A

bancada estadual reforçou posição de protagonista no cenário de debates partidários com convites às principais lideranças do MDB, que no último ano tiveram espaço aberto nos encontros semanais dos deputados, para expor ações, propostas e discutir encaminhamentos visando às eleições. Essa ampla abertura foi sugerida pelo líder Mauro de Nadal, que convidou prefeitos responsáveis pelas administrações dos mais importantes municípios sob comando do partido, o presidente estadual Mauro Mariani e o governador Eduardo Pinho Moreira para produtivos encontros em que a tônica foi o elo de sintonia fina com os deputados estaduais.

M

MANOEL MOTTA

anoel Mota tem sete mandatos como deputado estadual e diz que sempre priorizou o que classifica como “missão parlamentar”. Com a ótica de quem participou da construção de alianças em favor de Santa Catarina, acha que o governador Eduardo Moreira tem “muita afinidade com a bancada e condições de manter a unidade, com a aliança que colocou nosso Estado à frente”. O deputado aposta no futuro: “Votamos projetos arrojados, agora o Brasil está reagindo e já estamos adiantados no desenvolvimento”.

ROMILDO TITON

O

momento diferenciado que marca o MDB com o comando simultâneo dos poderes Executivo e Legislativo é considerado “ímpar” pelo deputado Romildo Titon, que lembra o ineditismo da situação: “Isso nunca aconteceu, o partido comandar dois dos três poderes do Estado ao mesmo tempo”. A visibilidade da sigla pode favorecer o planejamento para as eleições de outubro. Mas Titon faz uma resalva: “O MDB é forte, mas o sucesso na eleição vai depender muito dos entendimentos que forem construídos, para termos uma coligação forte”.


Informativo MDB-SC Santa Catarina Abril de 2018

Cobalchini aposta em unidade do MDB como diferencial rumo às eleições E scolhido para atuar como líder do governo na administração de Eduardo Moreira, o deputado Valdir Cobalchini coloca como prioridade em sua nova função “defender os interesses de Santa Catarina”. E pretende valorizar o diálogo permanente no parlamento estadual, “respeitando as prerrogativas de cada parlamentar, de cada representação, das bancadas, sem o foco exclusivo na construção da base de apoio, que é uma consequência do diálogo político”.

Cobalchini entende que o partido vive um momento singular ao comandar simultaneamente Executivo e Legislativo num ano eleitoral. “Aliar a chefia do governo estadual à presidência da Assembleia, contando com a maior unidade do MDB, que entendo ser indispensável, pode ser a garantia de uma grande transformação, uma vantagem muito significativa para o partido assegurar o espaço que merece, com benefícios para toda a sociedade catarinense”.

Chiodini é o novo líder da bancada O deputado Carlos Chiodini, que recentemente deixou a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, é o novo líder da bancada do MDB na Assembleia Legislativa. Ele, que já assumiu a função em 2013, ressalta a importância da unidade entre os deputados estaduais diante das eleições de 2018. “Agora é um momento diferente. Temos o governo e a Alesc sob o comando do partido e estamos em um ano eleitoral. Isso irá exigir muito dos deputados. Afinal, a bancada é um órgão de decisões fundamentais no projeto do partido, que irá disputar o governo do Estado em outubro”, destacou o deputado.

Mário Marcondes é o novo deputado estadual do MDB F ilho de pai taxista e mãe costureira, o advogado Mário Marcondes Nascimento, 50 anos, cumpre o primeiro mandato de deputado estadual. Mas sua trajetória política começou em 1996, quando foi vereador e presidente da Câmara de São João Batista, onde nasceu. Formado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali, Marcondes ganhou notoriedade atuando na área dos seguros de conjuntos habitacionais populares. Tornou-se uma referência com mais de 150 mil clientes em todo o território nacional, 17 mil somente em Santa Catarina. Como advogado e com grande disposição para lutar contra injus-

tiças, assumiu a defesa dos alunos da educação à distância em todo o Estado de Santa Catarina, buscando igualdade de direitos. Focado em combater também as injustiças sociais, esteve à frente de trabalhos de apoio a entidades beneficentes e comunitárias, além de grupos culturais e clubes esportivos. Sobre o momento vivido pelo MDB, no comando do Executivo e do Legislativo no Estado, o deputado ressalta as ações de Eduardo Pinho Moreira no governo. “Ele tem se dedicado à saúde e à segurança, que são áreas prioritárias. Os exemplos já estão aí e certamente deixarão um legado positivo para a administração pública”, destacou ele.

5


6

Informativo MDB-SC Santa Catarina Abril de 2018

 BANCADA FEDERAL

MDB à frente do Governo e da Alesc SENADOR DÁRIO BERGER

O

MDB catarinense vive um momento histórico e assume, mais uma vez, o protagonismo em favor das mudanças almejadas pela sociedade. Teremos grandes desafios a serem vencidos este ano. E não me refiro apenas às eleições, mas igualmente das importantes reformas que precisam ser implementadas. O país passa por profundas transformações que exigem o comprometimento cívico de todos. É atendendo a esse chamado, que se faz necessário somarmos forças com os companheiros Pinho Moreira e Aldo Schneider, que ao assumirem o Governo e a Assembleia Legislativa, assegurarão o desenvolvimento econômico e social que os catarinenses tanto almejam.

DEPUTADO CELSO MALDANER

O

sentimento é de um novo capítulo, sempre seguindo os ensinamentos do nosso eterno líder Luiz Henrique da Silveira. Historicamente, os governos do MDB sempre tiveram seus olhos voltados para o municipalismo, fortalecendo as cidades e, consequentemente, cuidando das pessoas. Já fui prefeito e sei das necessidades dos pequenos municípios, por isso, como deputado federal, sempre estarei presente e prestando apoio. Comandar a nossa Santa Catarina exige comprometimento, planejamento, coordenação e controle e isso nosso MDB tem de sobra.

DEPUTADO RONALDO BENEDET

O

objetivo da presença do MDB na Assembleia legislativa é fortalecer a democracia. Somos um partido parlamentarista e o Aldo está em uma posição importante que é honrar os postulados do nosso partido. Com relação ao Eduardo Moreira, no parlamento, ele já se destacou com sua grande experiência. Nós, do sul do Estado, que acompanhamos sua trajetória há mais de 30 anos, juntos, fazendo um grande trabalho na vida política e administrativa de resultados para nossa região. Foi o político que mais trouxe recursos para a cidade de Criciúma e para o Sul do Estado.

Muito mais que uma simples marca nova...


Informativo MDB-SC Santa Catarina Abril de 2018

Saiba mais em mdb-sc.org.br DEPUTADO VALDIR COLATTO

É

uma grande responsabilidade do partido fazer um grande trabalho na Assembleia Legislativa, dentro dos princípios éticos, servindo ao povo catarinense com competência e transparência. Entendo que o governador deveria ter assumido em 1º de janeiro, conforme tratativas. Agora, assumindo, ele deve implantar os programas e diretrizes do MDB, buscando austeridade, controle de gastos, atendendo a saúde e principalmente que dê segurança ao povo catarinense. É preciso também, dar mais atenção à logística do estado. Nossas estradas estão em péssimas condições, especialmente no Oeste.

DEPUTADO ROGÉRIO PENINHA

A

o reassumir o protagonismo, o MDB revela por que é o maior e mais bem estruturado partido de Santa Catarina. É um time que mostra a cara, enfrenta os desafios e compartilha as conquistas. Na presidência da Alesc, o amigo Aldo Schneider tem ratificado diariamente as bandeiras que o consolidaram como uma das lideranças mais hábeis dessa nova geração. E os resultados já começam a aparecer. Caminhamos coesos para o pleito desse ano, certos de que retomaremos as bandeiras que sempre nortearam a vida do saudoso Luiz Henrique da Silveira: lealdade aos que nos cercam, respeito às diferenças e combate às iniquidades. Mesmos princípios, novas ideias e um mundo mais justo – é isto que estamos dispostos a viver.

DEPUTADO MAURO MARIANI

É

um momento muito especial para o MDB. Ao voltar ao comando do Governo Estadual, após oito anos, e assumindo o comando da Assembleia Legislativa, a sigla se fortalece diante das eleições. Afinal, o companheiro Eduardo Pinho Moreira vem enfrentando desafios importantes, reduzindo a máquina e buscando a eficiência do recurso público. E escolhei como maiores bandeiras a segurança e a saúde, que não são prioridades só nossas, mas da população. Esses são os dois temas mais preocupantes no Estado, segundo pesquisa. Portanto, o MDB segue firme e organizado para voltar a fazer história no Governo do Estado e na Alesc e rumo às eleições de 2018, quando com certeza retomaremos o comando do governo.

...Um novo momento Nossa mudança para MDB simboliza um novo momento do nosso partido e da política brasileira. Vamos reforçar nossos valores históricos e nos aproximar ainda mais das vozes das ruas. Queremos mais participação popular na vida do partido e isso começa pela definição de nossa nova marca. JUNTE-SE A NÓS!

7


8

Informativo MDB-SC Santa Catarina Abril de 2018

 MATÉRIA

Partido volta ao comando do Governo

MDB retoma protagonis Eduardo Pinho Moreira toma a frente definitivamente do Executivo Estadual

A

o assumir o comando do Governo do Estado, com Eduardo Pinho Moreira e a Assembleia Legislativa, com o deputado Aldo Schneider, o MDB retoma sua vocação natural de liderar e se fortalece para as eleições. Desde que declarou que “escolher prioridades é um dos grandes desafios na gestão pública”, no Centrosul, em Florianópolis, em 16 de fevereiro, o governador Eduardo Moreira deixou claras suas bandeiras de governo: Saúde e Segurança. Esta é a marca que está imprimindo no Estado. Na sexta-feira, dia 6 de abril, durante a sessão especial de posse definitiva na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, ele reforçou esta disposição, uma vez que assume como governador, devido à renúncia de Raimundo Colombo ao cargo. Eduardo Pinho Moreira voltou a enfatizar as palavras de ordem desde fevereiro – fazer mais com menos e manter um rigoroso controle de gasto público. E com isso, garantir a qualidade da prestação dos serviços, especialmente nas prioridades, que representam os principais anseios da sociedade catarinense. “Em diversos momentos da vida é preciso fazer escolhas. Essa é a essência da responsabilidade e também da coragem. E assim também é quando assumimos o Governo do Estado”, afirmou Pinho Moreira.

Melhorias na Segurança

N

a área da Segurança Pública, Eduardo Pinho Moreira sempre ressaltou que, para resultados imediatos, seria necessário intensificar, investir no uso de inteligência, colocar ostensivamente policiais nas ruas e ter uma interação forte com os municípios.

Essas ações já estão sendo feitas pelas forças de segurança do Estado, com sucessivas operações de combate ao crime, e já apresentam o que era esperado: a redução dos índices de violência em todos os municípios de Santa Catarina.

Recursos para a Saúde

O

governador tomou a decisão do repasse mensal de 14% da Receita Líquida, e isto está sendo rigorosamente aplicado, além de mais recursos. Cerca de R$ 70 milhões já foram investidos. Um novo modelo com um constante e detalhado controle de caixa de todos os gastos de saúde no Estado está sendo realizado, com análise permanente de resultados.

Em resposta às buscas constantes de recursos em Brasília, o Governo Federal anunciou o repasse de R$ 120 milhões. A partir de abril, estes valores oficializados para atender os serviços de média e alta complexidade serão incorporados à Saúde. Com isso, SC passa a dispor de mais R$ 10 milhões mensais, garantidos em portaria publicada no Diário Oficial da União.


Informativo MDB-SC Santa Catarina Abril de 2018

A DE CAPA

do Estado e da Assembleia Legislativa

smo em Santa Catarina Novos desafios da gestão pública

P

residente estadual do MDB e pré-candidato ao governo, o deputado Mauro Mariani elogia o governo de enfrentamento conduzido por Eduardo Pinho. “É preciso ter coragem, determinação e responsabilidade para enfrentar os novos desafios da gestão pública. E o amigo Pinho tem orgulhado o MDB”, destacou ele. O deputado tem apoiado as ações do governo, que tem buscado a eficiência, reduzindo o tama-

O

deputado Aldo Schneider (MDB) assumiu a presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina comprometido com a eficiência dos trabalhos e a economia de recursos públicos. Ele cita, entre as ações, a aquisição do novo prédio para o Legislativo Estadual como forma de prestar um serviço melhor para a sociedade catarinense. “A meta número um era dar uma condição de trabalho digna aos nossos servi-

nho da máquina administrativa e focando os investimentos em áreas prioritárias. “Ao focar na segurança e na saúde, Pinho Moreira ouve o anseio da população e essa é nossa obrigação”, afirmou Mariani, que ressaltou a experiência de Pinho para administrar o Estado em um momento tão delicado, quando o governo precisa equilibrar as contas. “Pinho foi três vezes vice-governador e está preparado para fazer essa travessia”.

Schneider se compromete com maior eficiência e redução de gastos dores, otimizando nossos recursos”, destacou ele, que é formado em Gestão Empresarial. O presidente ressaltou também o foco na redução de custos, promovendo um controle direto do comando da Casa, que passa pela chefia de gabinete, o diretor geral e o procurador geral. “A determinação é não comprar nada sem a autorização do presidente. Nós temos as despesas diárias, que não podem ser interrompidas. Mas, afora isso,

não estamos autorizando absolutamente nada”, avisou o deputado, ressaltando o compromisso de economizar. “Eu tenho um compromisso com a sociedade catarinense, que é devolver uma parte dos recursos da Assembleia para o Fundo de Saúde Estadual”. Schneider destaca, ainda, que a meta é dar agilidade a todos os projetos, tanto no âmbito governamental quanto no legislativo, dando eficiência aos trabalhos.

9


10

Informativo MDB-SC Santa Catarina Abril de 2018

 BALANÇO DOS SECRETÁRIOS

Mais infraestrutura e desenvolvimento para SC O

secretário Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, divulgou o balanço das principais ações realizadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Deinfra em 2017. Foram investidos no ano passado cerca de R$ 730 milhões, com a conclusão de várias obras importantes e outras que seguem em ritmo acelerado. “A partir de 2012, com o PACTO POR SANTA CATARINA, o Governo do Estado deu início a um ambicioso programa de investimentos em infraestrutura de transportes em Santa Catarina. São mais de R$ 4,4 bilhões de investimentos em obras de melhoria e ampliação de capacidade de rodovias e portos no estado”, salientou o secretário. Entre os destaques estão a Via Rápida em Criciúma, o contorno viário de Tubarão, os acessos ao aeroporto da capital, o acesso Norte de Blumenau, a ampliação da Rodovia Brusque - Itajaí, a pavimentação entre Papanduva e Dr.

Pedrinho, a duplicação da avenida para o aeroporto de Joinville, a ligação entre Otacílio Costa e a BR-282 e a recuperação da SC-157, entre São Lourenço do Oeste e Chapecó, dentre outras. Os esforços empreendidos

resultaram na colocação de Santa Catarina em 2º lugar no Ranking de competitividade dos estados brasileiros, sendo que o setor de infraestrutura teve o 2º maior peso na nota geral da avaliação do governo catarinense.

Compromisso com a agricultura T

rês anos após ter assumido a secretaria da Agricultura e da Pesca, em fevereiro de 2015, o deputado Moacir Sopelsa retorna ao parlamento comemorando os resultados alcançados e com o firme propósito de continuar trabalhando pela agricultura e pelo avanço do agronegócio em Santa Catarina. No conjunto de programas da secretaria da Agricultura e da Pesca foram investidos R$ 181 milhões, beneficiando mais de 367 mil famílias catarinenses. Destaque para O Terra Boa, Cisternas, Armazenar, Irrigar, Juro Zero, Regularização Fundiária e Seguro Agrícola. “Em três anos investimos mais de R$ 30 milhões em equipamentos: tratores, plantadeiras, caminhões, retroescavadeiras, entre outros. Além disso, foram descentralizados mais de R$ 10 milhões para a realização de feiras e eventos, encontros de produtores rurais e aquisição de equipamentos”, enfatizou Sopelsa.


Informativo MDB-SC Santa Catarina Abril de 2018

Desenvolvimento sustentável e fortalecimento do empreendedorismo e da inovação O

deputado estadual, Carlos Chiodini (MDB) aceitou o desafio de assumir, em 2015, a Secretaria de Estado do Des. Econômico Sustentável de SC (SDS). A pasta estadual assumida por Chiodini possui três áreas de destaque: meio ambiente, desenvolvimento econômico e inovação. “São segmentos complementares. Não podemos fomentar o desenvolvimento sem que este seja sustentável, nem garantir a proteção do meio ambiente sem ações inovadoras”, destacou. Ele ressalta que o principal desafio foi manter os bons índices do Estado durante a crise econômica. “Da

nossa parte, trabalhamos para consolidar os bons índices ou, pelo menos, minimizar os efeitos da crise”, disse. Entre os principais projetos lançados estão a bandeira da simplificação para os empreendedores com o SC Bem Mais Simples, o SC+Energia e o Pacto pela Inovação. “Demos continuidade e aprimoramos projetos importantes, como o Juro Zero e o Prodec. Conseguimos ser o Estado que mais criou empregos e crescemos mais de 16% no número de novos negócios, registrando 242 mil novas empresas, além da projeção de crescimento econômico de 4%”, enfatizou.

Foco na ressocialização D esde que assumiu como titular da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) em 2011, a Ada Faraco de Luca adotou ações de ressocialização visando a humanização dos Sistemas Penitenciário e Socioeducativo de Santa Catarina. “Imprimimos uma marca de gestão que orgulhosamente tem sido adotada como modelo pelo Governo Federal”, destaca Ada de Luca. O investimento em trabalho e educação resultam hoje em 6.200 (31%) presos trabalhando, enquan-

to em 2011 um pouco mais de mil apenados exerciam atividade laboral e somente 1,3 mil estudavam. Hoje são 3,9 mil (19%) presos estudando em SC, enquanto a média nacional é de apenas 11%. Desde 2011, ainda foram criadas 8.305 vagas no Sistema Penitenciário, com um total de 62 obras entre construção de novas unidades, reformas e ampliações. Um socioeducativo pleno e de qualidade também foi prioridade com a inauguração de três novas

unidades, CASE Joinville; CASE Grande Florianópolis; e o CASE Chapecó e, agora em março de 2018 foi entregue o CASE SUL, em Criciúma.

Gallina à frente da Casan A gestão do engenheiro Valter Gallina à frente da CASAN, que se iniciou em 4 de abril de 2014, conseguiu solucionar todos os maiores gargalos de abastecimento de água de Santa Catarina. A CASAN investiu no período mais de R$ 600 milhões em sistemas de água, implantando 85 reservatórios, mais 40 estações de tratamento de água, abrindo mais de 150 poços e implantando cerca de 300 quilômetros de grandes adutoras. O resultado disso é que ficou no passado a falta de água no

Estado. A principal obra para deixar no passado aquele triste ciclo de desabastecimento habitual foi o Sistema Flocodecantador, que ampliou em 50% a capacidade de tratamento de água da Região Metropolitana. E há uma revolução em andamento na área de esgoto, que se consolidará em 2019. Em 2014, o Estado ocupava a 20ª ou 19ª posição do ranking nacional de cobertura de esgoto, com menos de 15%. Neste momento o Estado já alcança 30% de cobertura, na 13ª colocação, mas com obras em andamento ou em

fase final de licitação que vão permitir ao Estado alcançar os primeiros seis lugares até 2019. Num jargão hoje muito conhecido dentro da empresa, “a CASAN pegou gosto por resolver problemas históricos”.

11


12

Informativo MDB-SC Santa Catarina Abril de 2018

 DÁRIO NO SENADO

Dário encerra mandato na Comissão de Orçamento com R$ 800 milhões para Santa Catarina P

rimeiro catarinense a assumir a presidência da Comissão Mista de Orçamento do Senado, o senador Dário Berger encerrou sua atuação na CMO com grandes conquistas para Santa Catarina. Considerada a comissão mais importante do Congresso Nacional, o colegiado é responsável por elaborar a Lei Orçamentária do País, que define os valores e as áreas onde o Governo Federal deverá investir o dinheiro público no ano seguinte.

Ao elencar os êxitos que obteve em pouco menos de um ano no comando da CMO, Dário destacou o grande volume de recursos incluso no Orçamento Geral da União (OGU) deste ano para Santa Catarina. O senador foi decisivo para a inserção dos valores que ultrapassam R$ 800 milhões em previsão orçamentária de investimentos em obras e ações em diversas áreas, como: infraestrutura rodoviária, saúde, agricultura e

educação, tornando Santa Catarina o segundo estado no ranking dos que mais conquistaram verba federal. “Na condição de presidente do colegiado, busquei dentro do possível e junto com os parlamentares da bancada catarinense, incluir os recursos necessários para que o governo possa dar início ou continuidade em obras e ações nas áreas sensíveis e prioritárias para Santa Catarina”.

Mauro Mariani ressalta o empenho do Senador

A

forma republicana e democrática como o senador Dário Berger conduziu o colegiado, sempre na busca de entendimento, resultou numa peça orçamentária construída por várias mãos. Por isso, o senador obteve o reconhecimento público de diversos

parlamentares, de vários partidos. O presidente do MDB de Santa Catarina, deputado Mauro Mariani, ressaltou o empenho de Dário. “Santa Catarina pode se orgulhar do senador Dário Berger, que fez um trabalho importante para que o estado fosse valorizado no

Orçamento da União. Inclusive enfrentou o governo em defesa dos catarinenses. Ouviu os anseios da população e trabalhou pelas principais demandas em áreas essenciais como infraestrutura e saúde”, pontuou o deputado Mauro Mariani.

Código Florestal Brasileiro pode ganhar o nome do ex-senador Luiz Henrique da Silveira

A

Comissão de Educação (CE) do Senado aprovou o projeto que dá à Lei 12.651/2012, que trata da proteção do meio ambiente brasileiro, o nome de Código Florestal Luiz Henrique da Silveira (PLS 1/2016). A proposta é de autoria do senador Dalírio Beber (PSDB-SC) e foi relatada pelo senador Dário Berger (MDB-SC). O texto foi aprovado por unanimidade em caráter terminativo e seguiu para a Câmara dos Deputados. Dário ressaltou que a iniciativa é uma forma de reconhecer o importante trabalho que o senador Luiz Henrique realizou em favor do meio ambiente.


Informativo MDB-SC Santa Catarina Abril de 2018

Lummertz é o MDB-SC no Ministério do Turismo O catarinense Vinicius Lummertz, do MDB-SC, que ocupava o cargo de presidente da Embratur, é o novo ministro do Turismo, substituindo Marx Beltrão. Ao tomar posse no dia 10 de abril, Lummertz se tornou o 12º catarinense a ocupar um lugar na Esplanada dos Ministérios desde o início da redemocratização, em 1985. O evento, prestigiadíssimo, contou com a participação do presidente Michel Temer e de lideranças catarinenses como o governador Eduardo Pinho Moreira, o presidente estadual do MDB-SC, deputado Mauro Mariani, o deputado Rogério Peninha e do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. Lummertz acredita que a me-

lhoria dos processos deverá impactar positivamente para a geração de empregos no país. “Esse é um setor que dá respostas rápidas às reformas e a previsão é a geração de 2 milhões de empregos com o Brasil + Turismo”, disse ele, em discurso. O ministro ainda reforçou as chamadas novas fronteiras do turismo utilizando como exemplos os parques e orlas brasileiros, além das cidades históricas. O ministro ressaltou a importância de conquistas recentes para o turismo como a política de “céus abertos” para o fim do limite de voos entre Brasil e Estados Unidos e a concessão de vistos eletrônicos além da necessidade de avanço no projeto em tramitação no Congres-

so Nacional que prevê a abertura das companhias aéreas para o capital estrangeiro, mudanças na Lei do Turismo, além da modernização da Embratur para fortalecer o turismo interno e a imagem externa do Brasil. “Precisamos construir uma grande imagem do Brasil para criarmos condições de atrair investimentos”, defendeu.

“O turismo já representa 13% do nosso PIB e com certeza faremos parcerias que irão ajudar a fortalecer o setor, impulsionando ainda mais nossa economia. Acredito que nesse período, o amigo Lummertz dará as bases para que o turismo se torne cada vez mais fundamental para a economia brasileira e, consequentemente, gerar mais emprego e renda para a população”

“Sua competência e experiência irá representar parcerias importantes para o desenvolvimento do setor em Santa Catarina. E fortalece nosso trabalho para dar um novo rumo ao turismo no Estado, que precisa avançar, gerando ainda mais emprego e renda para as famílias catarinenses”.

GOVERNADOR EDUARDO PINHO MOREIRA

DEPUTADO FEDERAL MAURO MARIANI

 SÃO LUDGERO

Prefeito Volnei Weber renuncia para disputar eleição e deixa legado de conquistas

P

avimentações, 100% de saneamento básico, forte investimento na saúde e educação, valorização das famílias rurais e controle nas contas públicas são algumas das ações da administração de Volnei Weber e Ibaneis Lembeck ao longo de mais de 5 anos em São Ludgero, no Sul do Estado. Weber é o único prefeito do MDB-SC que renunciou para disputar uma vaga de deputado estadual, deixando um legado de realizações. “Fomos buscar aquilo que era

de direito do povo de São Ludgero”, destacou o agora ex-prefeito Volnei Weber. São Ludgero é o primeiro município de SC a ter 100% de coleta de esgoto tratado e também revolucionou a forma de pavimentar. Até então, construtoras eram contratadas através de processo licitatório para realizar todas as pavimentações. Desde janeiro deste ano a maioria das etapas é executada pela equipe da Secretaria de Obras, oportunizando na prática,

fazer muito mais com menos, mantendo o padrão de qualidade. “Foi uma forma que estudamos e implantamos para que o mesmo dinheiro público pudesse render mais em prol da coletividade”, comemora Volnei Weber.

13


14

Informativo MDB-SC Santa Catarina Abril de 2018

 FAKE NEWS

Como agir diante da onda de “Fake News” Especialista em Direito Eleitoral, a advogada Katherine Schreiner fala sobre as notícias falsas

A

ssunto do momento, as chamadas “Fake News” ou simplesmente notícias falsas têm preocupado a sociedade, autoridades, bem como todos os poderes e partidos políticos. Afinal, a difamação virtual pode não só desequilibrar o jogo eleitoral, jogando a imagem de políticos na lama injustamente, mas também prejudicar a vida de pessoas comuns. Não é à toa que o Congresso Nacional e a Justiça Eleitoral têm feito debates sobre o efeito nocivo das notícias falsas, que se espalham como rastilho de pólvora pelas redes sociais em tempos de polarização política. Polêmico, o debate passa pelos defensores de leis mais rígidas

O que a vítima de Fake News deve fazer?

C

aso você seja vítima de "Fake News", sentindo-se difamado, a advogada Katherine dá algumas orientações. Primeiro, diz ela, faça um print da tela, fotografando o post difamatório como prova. Depois é preciso ir a um cartório de registro civil solicitar uma ata notarial, onde o tabelião irá descrever, fielmente, todos os dados do ocorrido, se foi via WhatsApp ou pelo Face-

contra quem compartilha notícias falsas, a responsabilização de plataformas como Facebook e por aqueles que temem o cerceamento da liberdade de expressão. O fato é que é preciso ter bom senso na hora de compartilhar informações na internet, alerta a

book, o dia e a hora do envio, o conteúdo completo e o contexto da mensagem. Então é preciso procurar um advogado com experiência para tomar as medidas cabíveis, que pode ser uma liminar para a retirada do conteúdo das redes sociais. "Em casos mais graves é possível pedir indenizações por danos morais e processar criminalmente o autor", frisa a advogada.

advogada Katherine Schreiner, especialista em Direito Eleitoral. “É preciso checar todas as informações que temos acesso, seja pelo WhatsApp ou Facebook, antes de compartilhá-las. A recomendação é verificar a veracidade da informação antes”, orientou ela.


Informativo MDB-SC Santa Catarina Abril de 2018

Cinco dicas básicas a serem seguidas por quem defende informação de boa qualidade 1

Duvide de quem cita dados sem revelar fontes. É fácil manipular uma informação agindo assim. Sempre cheque a reputação da fonte, buscando referências. O próprio layout do site pode dizer muita coisa, se é profissional ou amador.

2

Duvide daqueles que promovem uma relação causal simples, dizendo que A provoca B. Há sempre diversos fatores envolvidos na concretização de um fato.

3

Desconfie de números absolutos sem contexto. Ir de 1 para 2 é um aumento de 100%. Dependendo do assunto, trata-se de algo irrelevante. Peça porcentagens e valores absolutos.

4

Cuidado com as cifras muito exatas sobre temas como violência. Esses dados mudam a cada instante e nem sempre são computados usando a mesma metodologia.

5

Por fim, suspeite de frases que contenham expressões como “a maior/menor/melhor/pior do mundo”. Todas tendem ao exagero.

Fonte: Lupa Educação

Você acredita em tudo que lê?

15

Fake News? Eis a questão! Por Marcelo Passamai*

E

ste ano de 2018 é atípico! Ano de Copa do Mundo, quando o futebol, independente de você gostar ou não, vai mexer no seu cotidiano e por cerca de 40 dias, vai sim, tirar o foco daquilo que realmente nos importaria, que seria acompanhar mais de perto o futuro político que o país tomará com as próximas eleições, quando escolheremos, de uma vez só, deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e o próximo presidente. Essas eleições serão diferentes! Os políticos terão que ser mais audazes em buscar o nosso voto. E aí é que entra o nosso assunto: a “Fake News”, notícias conhecidas como falsas. A reforma eleitoral de 2017, por meio da Lei 13.488, possibilitou o uso mais amplo de ferramentas disponíveis na internet como mecanismo para fomentar a propaganda eleitoral nas próximas eleições, como o impulsionamento de “posts” por candidatos e partidos políticos. Mesmo sendo tratado o seu combate como assunto prioritário por parte da Justiça Eleitoral, já que podem interferir diretamente, desequilibrando o pleito e prejudicando candidatos e partidos, como aconteceu nos Estados Unidos de forma comprovada, ainda não existe uma alternativa eficaz para impedir que as Fakes News circulem e sejam “compartilhadas” como verdadeiras. Evite sites sensacionalistas. Leia a matéria completa, não apenas sua chamada (a revista Forbes apontou que apenas 59% dos links compartilhados em redes sociais são lidos na íntegra). Cheque os erros de formatação ou ortografia, pesquise a notícia no Google e confira a data de publicação dos posts. Sinceramente, você fará isso em todo conteúdo que receber no seu smartphone? Com essa correria e o volume de informação que recebemos, muita “Fake News” vai ganhar o título de “verdadeira”. O fato é que estamos diante do novo jeito de escolher os nossos representantes. O antigo santinho virou página de rede social e aquela carta pedindo votos, que vinha pelos Correios, agora está enchendo a memória do celular. (*) MARCELO PASSAMAI é jornalista, escritor e pós graduado em Marketing


Informativo MDB-SC Santa Catarina Abril de 2018

 MDB MULHER

#vozpelaigualdade

MDB Mulher faz campanha pelo empoderamento em Santa Catarina N

o mês da mulher, o MDB de Santa Catarina resolveu fazer uma homenagem especial para elas e lançar uma campanha que faz um chamamento pelo empoderamento feminino. A sigla convida as filiadas a contar o que desejam para as mulheres, publicando nas redes com a rastag #VozPelaIgualdade. “É dever da sociedade e do Estado garantir a igualdade de direitos e oportunida-

des para todas nós. E não importa quais sejam suas crenças ou objetivos de vida: você, mulher, merece ser ouvida”, destacou a presidente do MDB Mulher, Dirce Heiderscheidt. A campanha também envolve materiais gráficos que já foram encaminhados para os prefeitos, vereadores, presidentes de diretórios e coordenadores. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o MDB/SC foi buscar

o exemplo de mulheres fortes que atuam em áreas como o empreendedorismo, ação social e justiça. Uma das escolhidas para falar sobre sua história foi a criadora do Clube de Mulheres Empreendedoras de Santa Catarina, Graziele Batista, que trabalha para ampliar o espírito feminino de liderança. “A mulher pode ser o que ela quiser. Só precisamos encorajá-la”, ressaltou ela.

 JMDB-SC

JMDB-SC lança o “Juventude Democrática” A JMDB-SC dá início da uma nova fase de mobilização da juventude diante das eleições. O projeto "Juventude Democrática" irá percorrer todas as 36 regionais de SC, organizando o segmento nos municípios, ouvindo a militância e dando voz para os pleitos dos jovens. O objetivo principal é ter um diagnóstico de cada região. "Essas informações estarão contidas na 'Carta de Curitibanos', que será entregue ao

presidente estadual, Mauro Mariani, em grande evento a ser realizado no município do Meio-Oeste”, ressaltou o Paulo Basílio, presidente do JMDB-SC. A Carta de Curitibanos é uma homenagem ao ex-governador Luiz Henrique da Silveira, que sempre pregou que a JMDB deveria fazer uma grande confraternização naquela cidade por estar centralizada no Estado, dando condições para que todos os jovens catarinenses marcassem presença.

“Queremos votar no 15”

E

leito por unanimidade o novo presidente da JMDB-SC, o vereador de Canoinhas, Paulo Basílio, 23 anos, é um dos parlamentares mais jovens de Santa Catarina. Graduando de Direito, Basílio disse que o segmento tem a missão de conec-

tar-se com o jovem, usando a melhor linguagem, para encorajá-lo a entrar na política. “Muitos de nós, jovens, nunca votamos no 15 para governador. O nosso foco, a nossa bandeira é levar o 15 para o Governo do Estado”, destacou o novo presidente.

Força 15 | Informativo 10 MDB-SC  

Informativo 10 do Diretório Estadual do MDB Santa Catarina.

Força 15 | Informativo 10 MDB-SC  

Informativo 10 do Diretório Estadual do MDB Santa Catarina.

Advertisement