Page 1

Serviços Sage Actualização Comodidade Segurança Personalização

Guia de Utilização


Índice Sobre a Sage 2 Suporte & Acompanhamento de Excelência 3 Suporte Técnico e Resolução de Incidências 3 Linha de Consultoria fiscal 3 Acesso prioritário 3 Assistente técnico personalizado 4 Assistência remota 4 Contactos 4 Novas Versões Sage 5 Portal mySage 5 Formação Sage Institute 6 Informação Privilegiada 8 Sessões de Esclarecimento Sage 8 Seminários Sage Institute 9 Sessões de Debate 9 Tabela descritiva das modalidades de Serviço Sage 10 Termos e Condições 12

2


Sobre a Sage

Serviços Sage SME

A Sage Portugal A Sage Portugal, integra o Grupo Sage, líder mundial no desenvolvimento de software de gestão e serviços para pequenas e médias empresas (PME). Com uma ampla oferta de produtos e serviços desenvolvidos para o mercado nacional, de acordo com a dimensão das empresas, temos capacidade para responder adequadamente, às necessidades dos nossos clientes.

O objectivo da Sage não é apenas o de colocar ao seu dispor a melhor solução de gestão para a sua actividade empresarial e facilitar-lhe a tomada de decisões importantes. É, ao mesmo tempo, fornecerlhe permanentemente todo o suporte e aconselhamento necessários, de forma a assegurar que estão a ser atingidos os melhores resultados para o seu negócio.

Contamos actualmente com uma equipa de 150 colaboradores, mais de 80 mil utilizadores e uma rede de mil parceiros. Aliado ao forte crescimento orgânico dos últimos anos, temos crescido também por via das aquisições, das quais se destacam a Infologia, a SP, a Gestexper, a Adonix, o Orçam, solução para o mercado da construção civil e obras públicas, a Escripóvoa e a XRT. Sage SME A escolha acertada das PME’s em Portugal! Fruto da fusão de várias empresas líderes no mercado nacional, reunimos sistemas integrados que permitem, de uma forma fácil e versátil, o tratamento da informação de acordo com as necessidades de cada negócio. Com o objectivo de responder às necessidades dos seus clientes, a unidade de negócios Sage SME, a par e passo com a evolução do mercado, apresenta soluções tecnologicamente avançadas, reconhecidas pela optimização dos processos de gestão empresarial e pelos ganhos de produtividade, tornando as empresas mais reactivas e competitivas no mercado onde actuam.

Porque cada cliente Sage é único e a sua satisfação é o nosso principal objectivo, apresentamos uma oferta de Serviços Sage cada vez mais adaptados às necessidades da sua organização e acompanhando a sua evolução. Os Serviços Sage SME – Inovação, Integral, Empresas de Contabilidade e Executivo - proporcionar-lheão total segurança no investimento realizado e total garantia de optimização, continuidade e evolução da sua solução de gestão Sage. Seja bem-vindo à família de subscritores dos Serviços Sage. Neste Guia de Utilização dos Serviços Sage encontrará informação de grande utilidade para usufruir ao máximo do Serviço que subscreveu e da sua experiência Sage. Leia-o com atenção e conserve-o para futuras consultas. Sage mais perto de Si!

3


Suporte & Acompanhamento de Excelência

Colocamos ao seu dispor uma equipa de profissionais qualificados que lhe irão prestar assistência telefónica, apoio e aconselhamento em todas as questões diárias de utilização da Solução Sage que subscreveu.

Suporte Técnico e Resolução de Incidências Esclarecimento e apoio em todo tipo de questões técnico-funcionais do software Sage via telefone, email e fax, assim como diagnóstico de incidências na estrutura de ficheiros e bases de dados, com total garantia da confidencialidade dos dados recebidos. O número de contactos ou incidências que poderá realizar durante o período anual de vigência do seu Serviço Sage para cada uma das soluções Sage que subscreveu será diferente consoante a modalidade de Serviço escolhida (Inovação – Integral – Empresas de Contabilidade – Executivo). Consulte, por favor, a tabela descritiva das modalidades na página 13 deste manual. Na altura da renovação do seu Serviço Sage, caso não tenha usufruído do número limite de contactos ou incidências durante o ano anterior de vigência do Serviço, as que restarem não serão acumuladas para o ano seguinte. Portanto, uma vez efectuada a renovação, ficará novamente com a possibilidade de colocar, ao longo da nova anuidade, tantas incidências quanto as estabelecidas para a modalidade subscrita. Linha de Consultoria fiscal Para além do número de incidências ao nível da sua Solução Sage, ao abrigo do seu Serviço Sage, poderá efectuar um determinado número de contactos anuais (não acumuláveis na renovação) para a nossa linha de consultoria. Através desta linha, poderá colocar questões relacionadas com legislação fiscal, legislação laboral e aspectos gerais de gestão. O número de contactos que poderá realizar junto da nossa linha de consultoria variará consoante a modalidade de Serviço subscrita. Consulte, por favor, a tabela descritiva das modalidades na página 13 deste manual.

4

Acesso prioritário Consoante a modalidade de Serviço Sage que subscreveu, beneficiará de um atendimento prioritário de cada vez que pretenda colocar questões à nossa equipa de Suporte técnico. Desta forma, sempre que realize um contacto telefónico ou um pedido de assistência por e-mail, a sua solicitação será tratada com prioridade máxima. Consulte, por favor, a tabela descritiva das modalidades na página 13 deste manual. Assistente técnico personalizado Consoante a modalidade de Serviço Sage que subscreveu, ser-lhe-á atribuído um técnico personalizado da Equipa Sage que o auxiliará, aconselhará e responderá a todas as questões de natureza técnicofuncional que deseje colocar ao nosso Suporte técnico relacionadas com o funcionamento da sua Solução Sage. Desta maneira, poderá contar com um consultor técnico que conhece em profundidade o seu histórico de contactos e o seu modelo de negócio, proporcionando-lhe um apoio personalizado. Consulte, por favor, a tabela descritiva das modalidades na página 13 deste manual. Assistência remota Consoante a modalidade de Serviço Sage à qual aderiu, possibilitamos a prestação de assistência remota, podendo efectuar telediagnósticos do seu sistema de gestão e verificar a estrutura de ficheiros e bases de dados, sempre com a garantia do melhor aconselhamento técnico e, obviamente, com total confidencialidade de dados. Consulte, por favor, a tabela descritiva de modalidades na página 13 deste manual.


Contactos Linha Suporte Técnico

Linha Consultoria Legal/Fiscal

Linha Formação

E-Mail

Fax

707 200 482

707 782 409

707 782 403

suporte@sage.pt formacao@sage.pt

211 202 490 221 202 490

Algumas recomendações para um suporte mais eficiente: Identifique-se sempre através do seu Número de Cliente (este código aparece no registo de licenciamento da sua solução SAGE). Este código facilitará ao seu interlocutor o acesso à sua ficha de Cliente e a consulta do seu histórico. O horário de funcionamento das nossas Linhas de Suporte Técnico é das 9h às 13h e das 14.30h às 18h, todos os dias úteis de Segunda a Sexta-feira. Se o seu pedido de suporte for efectuado por e-mail ou fax, a Sage compromete-se a dar-lhe uma resposta no prazo máximo de 48h, tendo em conta o horário de funcionamento normal das nossas Linhas de Atendimento telefónico. Ex. Se enviar um pedido de suporte por e-mail no Sábado, os nossos Serviços técnicos dar-lheão uma resposta até o final do dia de Terça-Feira seguinte.

Para pedidos de suporte urgentes, recomendamos sempre a utilização do contacto telefónico pois representa o meio mais rápido e eficaz do nosso Serviço de Atendimento. Sempre que tiver questões a colocar à Sage, distintas de aspectos técnico-funcionais do software, isto é, situações de natureza Administrativa, Financeira ou Comercial, utilize por favor, a nossa Linha de Apoio ao Cliente 808 200 482. O horário de funcionamento é das 9h às 13h e das 14.30h às 18h todos os dias úteis de Segunda a Sexta-feira.

5


Novas Versões Sage

No âmbito da subscrição do seu Serviço Sage receberá, sem custo adicional, todas as actualizações das aplicações Sage para as quais subscreveu o nosso Serviço. Uma actualização é uma nova versão que integra os últimos avanços técnicos, funcionais e ergonómicos nas soluções Sage. Sempre que uma actualização é lançada no mercado, informá-lo-emos por e-mail das funcionalidades implementadas na nova versão e de todas as suas melhorias. Dependendo da natureza e conteúdo das novas versões, estas poderão ser disponibilizadas para download através do Portal mySage, com acesso em http://pme.sage.pt, com exclusividade para os Clientes subscritores dos Serviços Sage, ou poderão ser disponibilizadas em suporte Cd. Consoante a modalidade de Serviço Sage a que aderiu, beneficiará de algumas funções exclusivas na sua aplicação. Para conhecer quais as funções, funcionalidades, módulos, ferramentas e/ou sistemas que são incorporados nas soluções Sage de uso exclusivo, apenas para subscritores de determinadas modalidades Sage, serão publicadas no Portal mySage, através do documento descritivo das características da versão lançada. Ex. Na versão 2009 foram funções exclusivas a Gestão de Obrigações Fiscais e a Geração automática de movimentos contabilísticos de vendas a partir da importação de um qualquer ficheiro SAFT-PT de uma qualquer solução de facturação. Consulte, por favor, a tabela descritiva de modalidades na página 13 deste manual.

6

Algumas recomendações: Não deixe de consultar regularmente em http:// pme.sage.pt no espaço mySage exclusivo para Clientes aderentes aos Serviços Sage, toda a informação relativa às últimas versões, actualizações, novidades, promoções e formações. Recomendamos que mantenha sempre todas as suas aplicações actualizadas na última versão garantindo a maior performance e a integridade da Solução Sage que utiliza.


Portal mySage

Qualquer que seja o Serviço Sage que subscreveu, encontrará em http://pme.sage.pt um acesso reservado aos Clientes subscritores de Serviços Sage. Insira nos campos Nome de Utilizador e Palavra-passe as suas senhas exclusivas de acesso ao Portal mySage que lhe foram fornecidas através de e-mail após subscrição do Serviço. Estas senhas constam, igualmente, no registo de licenciamento da sua Solução Sage. Este passaporte dar-lhe-á acesso a um vasto conjunto de informação, disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, de grande utilidade, entre as quais:

Informação relativa ao seu Serviço Sage: modalidade subscrita, aplicação à qual está associada a subscrição, data de activação e futura renovação por aplicação;

Informação detalhada das novidades Sage: novos produtos, promoções, últimas versões, novas funcionalidades, formações, seminários, eventos, etc;

Manuais das soluções Sage;

Notícias de interesse nas mais variadas áreas de gestão: informação contabilística, económica, legal, fiscal, de gestão, etc.;

Acesso a dicas de utilização eficiente da sua solução Sage;

Acesso às perguntas mais frequentemente colocadas pelos Clientes com Serviço Sage aos nossos Serviços de Suporte;

Possibilidade de efectuar pedidos de suporte via e-mail;

Possibilidade de registar e enviar sugestões para melhoria ou implementação de funções nas Soluções Sage.

Calendário de Formação Sage Institute e Sage Training Packs;

Algumas recomendações:

Informações de carácter técnico: updates e ficheiros para download;

O seu Nome de Utilizador é único e inalterável e corresponde sempre ao seu número de Cliente Sage (consulte o registo de licenciamento da sua solução Sage). A sua Palavra-passe consta na folha do registo de licenciamento do produto Sage e ser-lhe-á, igualmente, enviada por e-mail após a subscrição do Serviço. É-lhe atribuída de forma aleatória e poderá substituí-la quantas vezes considere oportuno através do Portal mySage uma vez efectuado o primeiro acesso. Recomendamos que escolha uma palavra-passe de fácil memorização. Caso não tenha recebido as senhas de acesso ao Portal mySage, entre em contacto com a nossa Linha de Apoio ao Cliente 808 200 482 ou envie-nos um e-mail para apoioaocliente@sage.pt

7


Formação Sage Institute

No âmbito da subscrição do seu Serviço Sage beneficiará, consoante a modalidade de Serviço subscrita, até 2 participações* gratuitas, ao longo do ano, em acções de formação para cada uma das aplicações Sage com subscrição do Serviço, assim como usufruirá sempre de condições especiais de inscrição nas restantes acções de formação do Sage Institute. A Sage Portugal está Certificada pela Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho como entidade formadora, pelo que, todas as acções de formação Sage são consideradas para efeitos legais em termos de número de horas de formação obrigatória estabelecidas pela legislação em vigor.

Na altura da renovação do seu Serviço Sage, caso não tenha usufruído das acções de formação gratuitas conforme a modalidade de serviço subscrita durante o ano anterior de vigência do Serviço, as que restarem não serão acumuladas para o ano seguinte e portanto, uma vez efectuada a renovação, ficará novamente com a possibilidade de participar ao longo da nova anuidade, em tantas acções de formação gratuitas como as estabelecidas na modalidade subscrita. Consulte, por favor, a tabela descritiva de modalidades na página 13 deste manual.

As acções de Formação do Sage Institute serão realizadas conforme o calendário e condições em vigor. O calendário de formações, os Training Packs de formação e as condições de acesso estão disponíveis quer no Portal mySage, quer em http://pme.sage.pt/ formacao

* As participações gratuitas a que tiver direito, conforme a modalidade de Serviço subscrita, serão contabilizadas em número de inscrições. Desta

forma, poderão ser usufruídas por funcionários distintos que participam numa mesma acção de formação ou por funcionários que participam em distintas acções de formação Sage, até completar o número de inscrições abrangidas na modalidade de serviço subscrita.

8


Informação Privilegiada Sessões de Esclarecimento Sage

Informação Privilegiada

Sessões de Esclarecimento Sage

Com o objectivo de lhe proporcionarmos as ferramentas que lhe vão permitir gerir mais eficazmente o seu negócio, enviar-lhe-emos periodicamente uma E-newsletter com informação relevante da actualidade económica, legal, fiscal e de gestão, assim como novidades sobre as Soluções Sage.

A Sage promoverá, no mínimo uma vez por ano, Workshops ou sessões de esclarecimento com o objectivo de optimizar e aprofundar os conhecimentos técnico-funcionais da sua Solução Sage, permitindo assim obter elevados níveis de desempenho na utilização diária das aplicações de gestão Sage.

Esta informação, de grande utilidade no seu dia-adia, mantê-lo-á sempre actualizado e permitirá que conheça, em primeira-mão, a evolução não só dos nossos produtos e serviços mas também de aspectos gerais do mercado empresarial.

O convite para a participação nestas sessões será enviado por e-mail, fax ou correio. Em alguns casos, o convite poderá ser efectuado por telefone.

Igualmente, como cliente subscritor dos Serviços Sage, receberá periodicamente Dicas de utilização, em alguns casos acompanhadas de vídeos demonstrativos, que lhe permitirão conhecer em profundidade o modo de utilizar as diferentes funções e funcionalidades da sua solução Sage.

A subscrição de um Serviço Sage garantir-lhe-á até 2 acessos livres a um Workshop anual, consoante a modalidade de Serviço Sage que subscreveu, assim como beneficiará sempre de condições especiais para a inscrição de mais participantes. Consulte, por favor, a tabela descritiva de modalidades na página 13 deste manual. Algumas recomendações:

Estas Dicas permitir-lhe-ão incrementar a eficácia e performance de usabilidade da sua solução Sage.

Para a correcta prestação deste serviço e para que o possamos servir com eficácia, é necessário que mantenha os seus dados de contacto sempre actualizados. Caso ocorra alguma alteração nestes elementos, agradecemos que actualize os mesmos através do Portal mySage ou que nos contacte através da nossa Linha de Apoio ao Cliente 808 200 482 com a máxima brevidade para podermos actualizar a sua ficha de Cliente. Em alternativa, envie-nos um e-mail para apoioaocliente@sage.pt Faça-nos chegar através da caixa de sugestões do Portal mySage, aquelas funções ou rotinas da sua Solução Sage que gostaria de ver aprofundadas nestas sessões.

9


Seminários Sage Institute Sessões de Debate

Seminários Sage Institute

Sessões de Debate

A Sage promoverá a realização de seminários ao longo do país com o intuito de abordar questões de interesse geral no âmbito económico e da gestão de empresas, convidando oradores especialistas nas diferentes matérias objecto das palestras. Ao abrigo do Serviço Sage subscrito, beneficiará até 2 participações* gratuitas por ano a um seminário, consoante a modalidade de Serviço Sage que subscreveu, assim como condições especiais de participação noutros seminários. Consulte, por favor, a tabela descritiva de modalidades na página 13 deste manual.

A Sage promoverá sessões de debate sobre os seus produtos e serviços de forma a introduzir melhorias nos mesmos. Para tal, convidaremos os Clientes subscritores de Serviços no sentido de recolher e incorporar nos nossos processos as suas opiniões e sugestões.

O convite para a participação nestas sessões será enviado por e-mail, por fax ou pelo correio. Em alguns casos, o convite poderá ser efectuado por telefone.

Algumas recomendações: Para a correcta prestação deste serviço e para que possamos servi-lo com eficácia, é necessário que mantenha os seus dados de contacto sempre actualizados. Caso ocorra alguma alteração nestes elementos, agradecemos que actualize os mesmos através do Portal mySage ou que nos contacte através da nossa Linha de Apoio ao Cliente 808 200 482 com a máxima brevidade para podermos actualizar a sua ficha de Cliente. Em alternativa, envie-nos um e-mail para apoioaocliente@sage.pt

* As participações gratuitas a que tiver direito, conforme a modalidade de Serviço subscrita, serão contabilizadas em número de inscrições. Desta

forma, poderão ser usufruídas por funcionários distintos que participam num mesmo seminário Sage ou por funcionários que participam em distintos seminários Sage, até completar o número de inscrições abrangidas na modalidade de serviço subscrita.

10


Tabela descritiva das modalidades de Serviço Sage

Acesso a... Actualizações Funcionais / Fiscais / Legais

Serviço Executivo

Serviço Integral

Serviço Empresas de Contabilidade

Funcionalidades ‘extra’ nas soluções Sage, de uso exclusivo

Serviço Inovação

Portal mySage

Informação privilegiada (e-newsletter periódica)

Assistente técnico personalizado

Suporte técnico remoto sobre a aplicação

• 50 incidências/ano

20 incidências/ano

20 incidências/ano

4 incidências/ano

Sessões de Esclarecimentos*

2 pessoas/ano

1 pessoa/ano

1 pessoa/ano

1 pessoa/ano

Seminários*

2 pessoas/ano

1 pessoa/ano

1 pessoa/ano

Formação Sage* **

2 pessoas/ano

1 pessoa/ano

1 pessoa/ano

Consultoria Fiscal*

10 incidências/ano

2 incidências/ano

2 incidências/ano

Suporte Técnico e Resolução de incidências*

1 incidência/ano

* Não acumuláveis na renovação do Serviço. ** Na aplicação Sage subscrita e sujeita ao calendário e condições de acesso a Formação Sage.

Algumas recomendações: No topo do ecrã principal de trabalho da sua solução Sage, aparece identificada a modalidade de Serviço que subscreveu. A partir dessa janela, com apenas um clique, poderá consultar as vantagens associadas ao seu Serviço Sage.

Em qualquer altura do ano, poderá realizar um upgrade alterando a sua actual modalidade de Serviço Sage para outra com mais benefícios e vantagens. Informe-se como através da Linha de Apoio ao Cliente 808 200 482 ou envie-nos um e-mail para apoioaocliente@sage.pt

11


Termos e Condições CONTRATO DE SERVIÇOS SAGE - CONDIÇÕES GERAIS

CLÁUSULA PRIMEIRA DEFINIÇÕES 1. Para os efeitos do presente contrato, entende-se que as expressões a seguir referidas terão o seguinte significado: CONTRATO: as presentes Condições Gerais e a Declaração de aceitação pelo CLIENTE das mesmas. Sage – Sage Portugal – Software, S.A. (identificação completa da sociedade); CLIENTE – o adquirente de SOFTWARE, que celebra o contrato de serviços com a Sage; DISTRIBUIDOR AUTORIZADO Sage – toda a entidade individual ou colectiva reconhecida pela Sage com competência para a comercialização dos produtos e serviços Sage; SOFTWARE – software produzido e idealizado pela Sage Portugal – Software S.A., sendo esta a titular de todos os direitos sobre o mesmo; ASSISTÊNCIA – prestação de assistência técnica por meio telefónico ao CLIENTE pela Sage; PORTAL mySage – conjunto de informações disponibilizadas num sítio na internet com acesso exclusivo para aderentes dos Serviços Sage. 2. Entende-se, para os efeitos do presente CONTRATO, que a expressão “meio telefónico” abrange, não só o telefone, como também o correio electrónico (e-mail) e telefax. CLÁUSULA SEGUNDA OBJECTO 1. O objecto do CONTRATO de Serviços Sage traduz-se na prestação de ASSITÊNCIA pela Sage ao CLIENTE, no que respeita à utilização do SOFTWARE. 2. Não se consideram abrangidas pelo objecto do presente CONTRATO, nomeadamente, questões relacionadas com deficiente funcionamento de hardware, sistemas operativos ou impressoras, nem a utilização imprópria ou negligente do SOFTWARE ou de qualquer equipamento. 3. O CONTRATO só é válido relativamente à última versão do SOFTWARE em comercialização aquando do pedido de assistência pelo CLIENTE.

12

CLÁUSULA TERCEIRA – OBRIGAÇÕES DA SAGE 1. Constituem obrigações da Sage, no âmbito do presente CONTRATO: 1.1. Assistência/Recursos Técnicos: 1.1.1. Prestar ASSISTÊNCIA ao CLIENTE, por meio telefónico mediante solicitação do CLIENTE conforme o limite de solicitações anuais estabelecido na modalidade de Serviço Sage subscrita, não acumuláveis na renovação; 1.1.2. Fornecer a ASSISTÊNCIA em todos os dias úteis, das nove às treze horas e das catorze e trinta às dezoito horas; 1.1.3. No caso de a ASSISTÊNCIA ser solicitada pelo CLIENTE através do telefone, a Sage, compromete-se a prestar ASSISTÊNCIA no dia em que a mesma é solicitada; em qualquer outro caso, a Sage compromete-se a envidar todos os esforços razoáveis para responder ao CLIENTE no prazo de 48 horas; 1.2. Disponibilizar Actualizações/Novas Versões do SOFTWARE, excepto do tipo tecnológico e alteração do número de utilizadores da licença. A Sage reserva-se o direito de incorporar determinadas funções nas Actualizações/ Novas Versões do SOFTWARE que serão de uso exclusivo apenas para uma ou várias modalidades de Serviço Sage subscrito. 2. Em condições a definir pela Sage, o CLIENTE poderá ainda assistir a seminários temáticos destinados à reciclagem profissional, assim como a formações nos produtos Sage. CLÁUSULA QUARTA OBRIGAÇÕES DO CLIENTE 1. Para além de outras expressamente previstas no presente CONTRATO, constituem obrigações do CLIENTE, no âmbito do presente CONTRATO: 1.1. Manter e utilizar o SOFTWARE de forma correcta e prudente, de acordo com as precauções e instruções dadas pela Sage, e autorizar o seu uso apenas a pessoas com conhecimentos técnicos; 1.2. Disponibilizar à Sage, sempre que por esta solicitada, qualquer informação, de forma a permitir àquela cumprir as suas obrigações, no âmbito do presente CONTRATO, incluindo, nomeadamente, impressões e / ou listagens produzidas pelo SOFTWARE, fotocópias de documentos, ficheiros de dados, bem como qualquer outro elemento relevante, comprometendo-se a Sage a manter confidencial qualquer informação fornecida pelo CLIENTE; 1.3. Manter três cópias de segurança autónomas da totalidade da informação, de forma a permitir ao CLIENTE recuperar a informação;


1.4. Instalar, a expensas suas e sob sua responsabilidade, as novas versões dos produtos de SOFTWARE que vier a adquirir; 1.5. Assegurar que o SOFTWARE é adequado a realizar o fim pretendido; 1.6. Notificar a Sage de qualquer alegado defeito que detecte, no prazo máximo de cinco dias após constatação do facto; 1.7. Respeitar e fazer respeitar o disposto nas condições gerais de utilização do SOFTWARE; 1.8. Assegurar que o SOFTWARE é usado no hardware para o qual foi licenciado e fornecido; 1.9. Assegurar que o SOFTWARE e as condições de utilização não são alteradas, a não ser mediante consentimento expresso da Sage, ou de seu distribuidor autorizado para tal. CLÁUSULA QUINTA PREÇO 1. O preço a pagar pelo CLIENTE pelo fornecimento dos Serviços nos termos do presente CONTRATO, será o constante da tabela de preços praticados pela Sage em vigor à data. 2. Os preços constantes da tabela referida no parágrafo anterior poderão ser actualizados pela Sage, devendo esta informar o CLIENTE desse facto até 15 (quinze) dias antes da data de renovação do CONTRATO. 3. Caso o CLIENTE não concorde com a actualização de preços efectuada nos termos do parágrafo anterior, poderá denunciar o CONTRATO, desde que o faça por escrito nos 15 (quinze) dias subsequentes ao recebimento da comunicação referida no parágrafo anterior. 4. As facturas do Serviço Sage deverão ser pagas na data da sua emissão (pronto pagamento). 5. O não pagamento atempado das facturas emitidas pela Sage relativamente ao preço dos serviços prestados no âmbito do presente contrato, bem como o não pagamento do SOFTWARE a que se destinam esses serviços, atribui à Sage o direito de, sem que tal atribua ao CLIENTE qualquer direito indemnizatório, suspender a prestação de tais serviços até que a situação seja regularizada.

CLÁUSULA SEXTA DURAÇÃO 1. Salvo estipulação em contrário, o CONTRATO terá a duração de 1 (um) ano (doze meses), a contar da data de emis-

são da factura correspondente à subscrição do presente CONTRATO que pressupõe a aceitação pelo CLIENTE das condições do presente CONTRATO junto do DISTRIBUIDOR AUTORIZADO Sage ou da Sage. 2. O CONTRATO é renovável por igual período, a não ser que seja denunciado por qualquer das partes nos termos do parágrafo seguinte. 3. A denúncia referida no parágrafo anterior terá de ser efectuada por escrito, através de carta registada com aviso de recepção endereçada à outra parte com uma antecedência mínima de 30 (trinta) dias em relação à data em que o CONTRATO terminaria a sua vigência, não havendo lugar, em caso algum, à restituição dos pagamentos efectuados até essa altura. CLÁUSULA SÉTIMA GARANTIAS, EXCLUSÃO E LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE 1. Sem prejuízo das disposições contidas nas Condições Gerais de utilização do SOFTWARE, e até ao limite máximo permitido pela lei, a Sage não oferece quaisquer garantias, a não ser aquelas que se encontrem expressamente previstas nesta Cláusula, incluindo, mas não se limitando a garantias ou condições de título, não-infracção, comercialização e adequação a um fim específico, relativas aos produtos, componentes de serviço distribuíveis, materiais afins e serviços. 2. A Sage não será também responsável por quaisquer serviços ou produtos fornecidos por vendedores de terceiros, programadores ou consultores identificados ou recomendados pela Sage, a não ser que estes produtos ou serviços sejam fornecidos sob contrato escrito entre o CLIENTE e a Sage e, nesse caso, só na medida expressamente prevista em tal contrato. 3. Na medida do que for permitido por lei, e nos termos do parágrafo 6 da presente Cláusula, qualquer que seja a base legal da reclamação do CLIENTE, a responsabilidade da Sage será limitada ao montante que o CLIENTE pagou naquele ano pelos serviços que deram origem à reclamação. 4. Até ao limite máximo permitido pela lei, e nos termos do parágrafo 6 da presente Cláusula, a Sage não será responsável por qualquer atraso na prestação dos serviços por causa alheia à sua vontade, desrespeito das mensagens dos programas, ou quaisquer indemnizações por danos indirectos (incluindo lucros cessantes ou perdas de receitas, interrupção de actividade, ou perda de informação comercial).

13


5. A Sage não garante serviços de assistência técnica ininterruptos ou livres de erro na eventualidade de ocorrerem falhas devidas ao CLIENTE, nomeadamente, nas seguintes circunstâncias: 5.1. Uso impróprio ou negligente do SOFTWARE ou de qualquer equipamento; 5.2. Modificação ou ligações com qualquer outro software não autorizado por escrito pela Sage; 5.3. Falhas na implementação de recomendações ou soluções notificadas pela Sage; 5.4. Qualquer ajuste ou alteração efectuada por qualquer pessoa (incluindo distribuidores da Sage) que não da Sage, actuando sem o seu prévio consentimento; 5.5. Não for efectuada a pronta instalação das novas versões do SOFTWARE disponibilizadas. 6. NENHUMA DAS LIMITAÇÕES DE RESPONSABILIDADE CONSTANTES NA PRESENTE CLÁUSULA EXCLUI OU LIMITA, NEM IMPLICA A EXCLUSÃO OU LIMITAÇÃO DA RESPONSABILIDADE DA SAGE POR QUAISQUER ACTOS PRATICADOS COM DOLO OU NEGLIGÊNCIA GROSSEIRA, NEM O FAZ RELATIVAMENTE AOS CASOS EM QUE TAL EXCLUSÃO DE RESPONSABILIDADE NÃO É PERMITIDA POR LEI. CLÁUSULA OITAVA DIREITOS DE AUTOR 1. Relativamente a actualizações do SOFTWARE, bem como a novas versões do mesmo, disponibilizadas pela Sage ao CLIENTE nos termos do parágrafo 1.2 da Cláusula Terceira, fica expressamente estabelecido, e o CLIENTE expressamente aceita e reconhece, que todos os títulos e direitos de propriedade intelectual do e para o SOFTWARE (incluindo mas não limitados a quaisquer imagens, fotografias, animações, vídeo, áudio, música, texto e “applets” incorporados no SOFTWARE), são propriedade da Sage. O SOFTWARE está protegido por normas de direito de autor ou outra legislação, bem como por tratados sobre propriedade intelectual. 2. Todos os títulos e direitos de propriedade intelectual relativos ao e sobre o conteúdo que possa ser acedido através da utilização do SOFTWARE, são propriedade do respectivo titular desse conteúdo, que poderá estar protegido por normas de direito de autor ou outra legislação, bem como por tratados sobre propriedade intelectual.

14

3. O presente CONTRATO não confere ao CLIENTE quaisquer direitos de propriedade sobre o SOFTWARE. A Sage reserva todos os direitos que não tenham sido expressamente concedidos. CLÁSULA NONA CESSÃO DA POSIÇÃO CONTRATUAL 1. O CLIENTE não poderá ceder a sua posição contratual no presente CONTRATO sem o prévio consentimento escrito da Sage. 2. O CLIENTE declara ter conhecimento e expressamente aceita que a posição contratual da Sage é susceptível de sofrer alterações, nomeadamente por cessão da posição contratual ou por simples alteração subjectiva em virtude de alterações societárias que a Sage venha a sofrer. 3. No caso previsto no parágrafo anterior, a cessão da posição contratual só é eficaz em relação ao CLIENTE após este ter sido notificado da mesma pela Sage. CLÁUSULA DÉCIMA COMUNICAÇÕES Sob pena de se considerarem inexistentes, todas as comunicações relativas ao presente CONTRATO devem ser efectuadas por escrito, entregues em mão ou remetidas, por correio registado, para os domicílios das partes, ao cuidado de: a. Comunicações dirigidas ao CLIENTE: para a morada por este indicada aquando da subscrição do Serviço Sage junto de um DISTRIBUIDOR AUTORIZADO Sage ou da Sage. b. Comunicações dirigidas à Sage, para a sede social desta, sita no edifício Olympus II – Avenida D. Afonso Henriques, 1462 – 2º andar – 4450-013 Matosinhos. CLÁUSULA DÉCIMA-PRIMEIRA LEI APLICÁVEL E FORO COMPETENTE O presente CONTRATO está sujeito à lei portuguesa, e, para a apreciação de todas as questões dele emergentes, designadamente quanto à sua validade, interpretação e execução, é exclusivamente competente o foro da Comarca do Porto, com expressa renúncia a qualquer outro.


15


SegurançaPersonalizaçãoSessõesdeDebate9TabeladescritivadasmodalidadesdeServiçoSage10TermoseCond  

Guia de Utilização Actualização Comodidade Segurança Personalização Sessões de Debate 9 Tabela descritiva das modalidades de Serviço Sage 10...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you