Page 1

Informativo da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro - ano 1 - nº 43

EM

O Ã Ç U R CONST

1º PLANO DIRETOR 100% PARTICIPATIVO Em execução desde o início de 2014, o processo de revisão do Plano Diretor busca entender a Conceição do Mato Dentro atual e prever o que está por vir na próxima década. E com o compromisso de construir coletivamente as políticas públicas, foram realizados até o momento mais de 50 encontros, num grande trabalho de articulação entre a visão técnica e o olhar das pessoas com relação ao território. Seriedade e legitimidade imperam nas atividades. Para o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Guerra, tantos encontros foram de fundamental importância para que houvesse intenso diálogo entre as equipes técnicas e os cidadãos. “A partir de 2015, nossa cidade terá novos rumos em prol de um desenvolvimento com preservação e qualidade de vida, rumos esses definidos pelas mãos de inúmeros conceicionenses em cada parte do município. Pela primeira

vez teremos um Plano Diretor 100% participativo.” A mudança do cenário sócioeconômico é ponto de atenção, pois as vocações turísticas e de agropecuária vêm cedendo espaço para a indústria, refletindo na educação e no mercado de trabalho. A mobilidade urbana também ganha destaque, uma vez que, com o aumento populacional, a expansão da área urbana e a descentralização dos serviços aumentam a demanda por acesso bom, fácil e rápido. A versão revisada do Plano Diretor deve ser votada no início de 2015. Embora o cronograma inicial tenha sinalizado novembro como o mês de votação do Plano Diretor, a prorrogação do processo é vista como positiva, pois confirma a seriedade com que a revisão da lei vem sendo trabalhada. Todas as considerações feitas pela população estão sendo avaliadas e adequadas e por isso houve a necessidade de promover mais reuniões

nesta etapa final. “A participação da sociedade foi determinante. Nosso trabalho se tornou um aprendizado de mão dupla. Conhecemos melhor quem é o nosso povo, suas angústias, seus sonhos, suas necessidades, e eles também tiveram a oportunidade de conhecer o território onde vivem e também de nos conhecer. Hoje Conceição sabe que seus representantes são pessoas preocupadas em cuidar de sua gente, de suas riquezas, de seus valores”, finalizou Ricardo. O trabalho de revisão do Plano Diretor está sendo possível com a parceria da Tetra Tech, empresa com know-how na área de desenvolvimento e planejamento urbano, e também teve a importantíssima atuação da Parangolé Arte e Mobilização, especialista em mobilização social, que levou o Plano Diretor à sociedade por meio do teatro e da música, envolvendo todos no processo.


2

Dezembro/14

MENSAGEM DO PREFEITO Reinado César de Lima Guimarães Prefeito Municipal de Conceição do Mato Dentro "Tudo começou a dar certo quando eu parei de pedir chorando e passei a agradecer sorrindo." Caros companheiros e companheiras, Mais um ano termina e um ano novo se aproxima. Neste momento de transição é quando paramos para refletir e fazer o balanço de nossas ações e das nossas realizações. E como é bom nesta hora olhar para trás com satisfação, com sentimento de dever cumprido e com gratidão por ter contado com a sua ajuda e agregado mais bravos guerreiros em nossa luta diária. Para o próximo ano, desejo que continuemos unidos e que cada dia do nosso trabalho se transforme num grande presente para todos. Com minhas felicitações de um feliz natal e um próspero ano novo!

Informativo da Prefeitura Municipal de

Jornalista responsável:

Conceição do Mato Dentro/ MG

Loriane Fogaça MTB7684/PR

ano 1 - 4ª edição - dezembro/2014

Fotos: Acervo da Prefeitura Municipal

CNPJ: 18.303.156/0001-07

Impressão: Fumarc Gráfica e Editora

Rua Daniel de Carvalho, 161 Centro

Tiragem: 5.000 exemplares

Contato: (31) 3868-1219

Este informativo utiliza papel reciclado

No dia 07 de novembro foi sancionada a lei que dispõe sobre a avaliação de desempenho dos servidores públicos municipais. Com esta avaliação, será possível conhecer o potencial de cada

servidor melhorando seus resultados e gerando novas oportunidades, por exemplo. O desenvolvimento do servidor e o sucesso da organização num todo é o objetivo que rege esta iniciativa.

EDITORIAL Mais um ano chega ao seu final e, assim como o sol que se esconde no alto da montanha pra renascer no dia seguinte, a administração pública nem bem termina um ano e já se prepara para as execuções do ano vindouro. Este ano foi, com toda certeza, um ano de grandes avanços. Marcamos história com ações locais e também fomos reconhecidos nacionalmente por nossa atuação nos diferentes setores do serviço público. O “Novo” PLANO DIRETOR é um dos destaques, reprogramando o município para que este continue seguindo em evolução nas próximas administrações. Em termos de competição, recebemos a “Faixa Ouro no Prêmio Mineiro de Excelência em GESTÃO PÚBLICA” promovido pelo do Governo de Minas. Garantimos o 3º lugar no ICMS cultural, feito inédito que comprova o crescimento e a importância da CULTURA para o município. O TURISMO foi nota 10 já na sua primeira participação no ICMS turístico. E a SAÚDE tem a segunda melhor iniciativa de trabalho no estado de acordo com prêmio InovaSUS. Na EDUCAÇÃO, uma feliz surpresa com a superação da meta do IDEB. Atingimos a pontuação 4.8, que era a meta a ser tingida em 2017. Estamos três anos à frente do esperado e vamos avançar ainda mais no próximo ano. E pra finalizar, mais um ouro. Esse com direito a pódio e medalha. É o ESPORTE se destacando com a equipe de judô, formada através do projeto social Judô Adentro. E aí o maior prêmio dispensa o brilho dourado reluzente: é a inclusão social nocauteando as drogas. Sabemos que ainda sim ficaram algumas pendências, mas firmamos o compromisso de priorizá-las em 2015. Aproveitamos para agradecer as colaborações, denúncias e críticas que recebemos com a certeza de estarmos todos em sintonia por um trabalho honesto e verdadeiro. Armando Brandão Secretário Municipal de Governo


Dezembro/14

PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO AVENIDA JK

OBRA EM PLENA EXECUÇÃO

CIPA É EMPOSSADA A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidente, gestão 2014-2015, foi nomeada em 16 de outubro. Foram empossados os servidores eleitos por votação secreta, realizada no dia 25 de setembro, e os servidores indicados pela Administração, respeitando a NR -05 do Guia Trabalhista.

As obras de recuperação da Avenida JK já se aproximam da metade da instalação total da tubulação para drenagem pluvial e a pavimentação asfáltica já está pronta em quase 1 quilômetro dos 3,38 quilômetros de extensão. Iniciadas em abril de 2014, as obras estão programada até setembro de 2015, sendo realizadas da Praça da Saudade até próximo ao trevo para Congonhas do Norte.

Compete à CIPA trabalhar para identificar os riscos no trabalho, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais. O desenvolvimento das ações preventivas por parte da CIPA consiste, basicamente, em observar e relatar as condições de riscos nos ambientes de trabalho; solicitar medidas para reduzir e eliminar os riscos existentes; e ainda, orientar aos demais trabalhadores quanto à prevenção de futuros acidentes.

Veja o que muda: A nova JK terá um sistema de drenagem pluvial, nova pavimentação, sinalização de trânsito adequada, faixas de pedestre e pontos de ônibus. A drenagem pluvial se faz necessária para evitar alagamentos, inundações, deslizamentos e poluição dos rios. Um adequado sistema de drenagem proporciona, ainda, benefícios como: redução de gastos com manutenção de vias públicas; valorização das propriedades; redução de danos às propriedades e do risco de perdas humanas; escoamento rápido das águas superficiais, facilitando o tráfego por ocasião de chuva, tanto a circulação de veículos como a de pedestres; eliminação da presença de águas estagnadas e lamaçais, focos de doenças como a leptospirose e a dengue. A recuperação do asfalto gera conforto e proporciona mais estabilidade na direção dos veículos. Isto, somado à sinalização de trânsito, trará ordem, facilitará o tráfego e dará mais segurança a todos, evitando acidentes e colisões.

Membros Formam a Cipa os servidores: Márcia Feliciano Sarquis Dias (titular indicada), Daniele Maria da Silva (titular eleita), Paulo Sérgio da Silva (suplente indicado) e Edna Bicalho de Araújo (suplente eleita). Para mais informações ou solicitações, contate o setor de segurança do trabalho pelo telefone 3868-2247.

A obra conta com o apoio da empresa Anglo American.

CRIADO O ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL Cumprindo com o dever e as boas práticas de uma Administração Pública eficiente, criou-se em 2014 o Arquivo Público Municipal. Localizado no Bairro Rosário, o espaço abriga hoje a memória documental de Conceição do Mato Dentro. Segundo o secretário municipal de administração, Cláudio Alexandre Rodrigues de Oliveira, “os documentos estavam literalmente jogados, sem cuidado algum. Muitos foram danificados pela umidade. Mas agora, além de termos um local apropriado e organizado, estamos recuperando toda a memória do município, protegendo sua história e facilitando a consulta aos documentos, que é pública.” Ainda em fase de organização, o arquivo estará em breve aberto ao público.

3


4

Dezembro/14

MEIO AMBIENTE

COLETA SELETIVA INCLUSÃO SOCIAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE

PROGRAMA AMBIENTAL QUER CUIDAR DAS ÁGUAS DE CMD A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro aproveitou as comemorações dos 312 anos do município para lançar o “Programa Águas do Mato Dentro”. São projetos que buscam a recuperação e a preservação das águas pensando na qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.

A Usina de Triagem e Compostagem fica próxima ao Posto Agropecuário

Lançada em março de 2014, a coleta seletiva de lixo vem ganhando cada vez mais adeptos. Com a separação do vidro, do metal, do plástico e do papel, que são r e c o l h i d o s p e l a A S C A M AT O – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Conceição do Mato Dentro e separados na UTC – Usina de Triagem e Compostagem, o município já encaminhou mais de 70 toneladas de resíduos para as indústrias de reciclagem. Isso significa qualidade sanitária, vida para o meio ambiente e aumento da renda familiar dos oito catadores associados. E para fortalecer essa ideia, a Prefeitura e a ASCAMATO fizeram uma campanha no

dia 06 de dezembro, durante as comemorações dos 312 anos de Conceição. Além de atender ao público, explicando a coleta seletiva e distribuindo materiais de sensibilização, foi feita uma força tarefa para arrecadação das latinhas de bebida. Só naquele dia, a ASCAMATO somou aproximadamente 100 quilos de alumínio que serão vendidos em breve. Faça você também a sua parte! Separe os materiais recicláveis e deposite-os adequadamente para que a ASCAMATO faça a coleta. Os catadores e o meio ambiente agradecem! Dúvidas e informações: 3868-2431 / meioambiente@cmd.mg.gov.br

CAMPANHA MUNICIPAL DE TRÂNSITO rush”, com filas de carros no início da manhã e no final da tarde. Situação que fica ainda mais caótica quando os motoristas não respeitam as regras. Placas de trânsito são ignoradas constantemente e as alterações temporárias no trânsito, decorrentes da obra da Avenida JK, a principal da cidade, também custam a ser respeitadas. A Prefeitura Municipal lançou em novembro a campanha Direção Certa, uma campanha educativa de trânsito. O objetivo é chamar a atenção dos condutores para o respeito às leis e o bom convívio social. O aumento do número de automóveis e as obras no centro da cidade gera hoje o tão comentado “horário de

Os fiscais de trânsito abordam os motoristas infratores e orientam à boa conduta. Folhetos contendo algumas das principais infrações cometidas no município são entregues ou colocados nos automóveis que estão em lugar desapropriado. A opção que corresponde à infração é assinalada para que o condutor fique ciente do seu erro.

O Programa Águas do Mato Dentro é uma iniciativa do Departamento de Água e Esgoto da Prefeitura Municipal. Segundo a diretora do DAE, Francine Oliveira, “o programa é o reflexo da preocupação do município em garantir a disponibilidade hídrica de qualidade para atuais e futuras gerações.” Os projetos objetivam a regularização do saneamento básico, a promoção de melhorias na saúde pública e a conservação das atividades vitais da flora e fauna das áreas de abrangência diretas e indiretas dos recursos hídricos. São recursos hídricos as águas superficiais (rios, lagos, córregos, nascentes) e subterrâneas (lençóis). Pesquisa Durante o lançamento do programa, no último sábado (6), todos aqueles que se interessaram sobre a inciativa foram convidados a responder um breve questionário que apontou: as pessoas consideram grave a escassez e a poluição dos cursos d’água e estão dispostas a se tornar voluntárias na luta pela recuperação e preservação dos recursos hídricos de Conceição do Mato Dentro. E você, quer saber mais como funciona o programa e participar dos projetos? Entre em contato pelo e-mail: francine.oliveira@cmd.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3868-2431. Abrace essa ideia!


Dezembro/14

5

ASSISTÊNCIA SOCIAL

AGRICULTURA

BENEFICIÁRIOS DAS CASAS POPULARES SÃO APRESENTADOS Foi realizada no dia 25 de novembro uma reunião pública na Biblioteca Municipal para apresentação das trinta famílias beneficiárias das casas populares construídas na Vila São Francisco. Um trabalho criterioso que durou aproximadamente sete meses. Ao todo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social recebeu 680 inscrições. A seleção das famílias foi feita por critérios técnicos e análise psicossocial comandados pelo CRAS – Centro de Referência em Assistência Social. Um processo ressaltado pelo prefeito Reinaldinho que lembrou: “pela primeira vez um prefeito não participou da escolha das famílias, excluindose os critérios políticos. Foi um trabalho sério, acompanhado pelo Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social e pela Câmara de Vereadores.” O prefeito ressaltou que foi a primeira vez ainda que as casas populares foram construídas com recurso próprio do município. Foram investidos mais de R$1.644.00,00 (um milhão seiscentos e quarenta e quatro mil reais). A secretária de desenvolvimento social, Marisa Lages, anunciou com alegria que a empresa Enesa, que recentemente desmobilizou sua equipe, doou os móveis do alojamento para o município, direcionando parte do mobiliário a estas trinta famílias. Terra Lar A construção das 30 casas populares fazem parte do Programa Terra Lar, instituído como lei municipal no dia 07 de novembro de 2014. O Terra Lar visa cuidar da melhoria das condições de habitabilidade, promovendo a construção e reformas de moradias de interesse social, atendendo famílias com rendimento de até três salários mínimos. Mais informações no telefone (31) 3868-2880.

COMPRA COLETIVA DE MUDAS

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceira com a EMATER-MG, proporcionou, durante todo o mês de outubro, a oportunidade de comprar mudas de flores, frutas e plantas ornamentais por preços mais acessíveis do que no mercado de varejo. A compra coletiva ofereceu mais de 60 espécies com preços a partir de R$7 (sete reais).

SEGURANÇA PÚBLICA

MUNICÍPIO PEDE SOCORRO AO ESTADO Por iniciativa do Prefeito Municipal Reinaldo César de Lima Guimarães, foi enviado um ofício ao Governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, na 2ª quinzena de novembro, solicitando o reforço do policiamento em Conceição do Mato Dentro com a nomeação de policiais efetivos ainda em 2014. Segundo o documento, o município se depara com uma “situação de abandono e a crise da segurança pública” que deixam as “famílias conceicionenses acuadas”. O documento foi assinado pelos membros da sociedade civil organizada que compõem o CONSEP – Conselho Comunitário de Segurança Pública e pelo Prefeito Reinaldinho.

GESTÃO PÚBLICA

UMA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE OURO A atual gestão da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro conquistou o ouro no Prêmio Mineiro de Excelência em Gestão Pública Municipal. A premiação aconteceu dia 29 de maio pelo IQM – Instituto Qualidade Minas e SEPLAG – Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Seguindo as propostas do Estado, o município implantou o Programa de Gestão AQUI, um trabalho que tem como objetivos integrar as secretarias, impulsionar o desenvolvimento dos projetos, dar excelência ao funcionalismo e atender a população com serviços de qualidade. Renata Cristina, diretora de Planejamento, trabalhou arduamente junto à equipe para traçar caminhos que levassem às mudanças de conceitos, com definições de metas e indicadores; monitoramento constante das ações; avaliação e implantação de procedimentos.


6

Dezembro/14

ALGUMAS DAS OBRAS FEITAS

Calçamento em Santo Antônio do Cruzeiro

Cerca no Salão de Pedras

Calçamento em Córregos

Escoramento do “Casarão da Família Lages” O Casarão é um exemplar remanescente e teve reconhecido os seus valores históricos e artísticos protegidos pela Lei Orgânica Municipal de 11 de agosto de 1990, no seu capítulo VII, artigo 85, item X. Uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura e Patrimônio Histórico e de Educação, transformará o imóvel desapropriado pela Prefeitura de Conceição do Mato Dentro em palco de atividades educacionais, culturais e lúdicas como teatro, dança, música e artes em geral.


7

Dezembro/14

NO 2º SEMESTRE DE 2014

Galeria pluvial da Rua Oliveira Santos

Quadra esportiva da Escola Municipal José Aniceto

Reforma e ampliação da UBS do Tabuleiro

Muro da Escola Municipal José Aniceto

Construção do Proinfância

Reforma e ampliação da UBS de Brejaúba


8

SAÚDE

Dezembro/14

SAÚDE PÚBLICA MUNICIPAL É PREMIADA COM PROJETO INOVADOR Mais um ranking histórico para Conceição do Mato Dentro. Saiu dia 10 de dezembro o resultado do prêmio InovaSUS, promovido pelo Ministério da Saúde, e o município ficou em 17º lugar geral, garantindo a premiação no valor de R$50 mil para investimentos em 2015. Com o projeto “Mudando a qualidade de atenção em Conceição do Mato Dentro / MG: novas visões, novas práticas”, o município superou os outros 48 inscritos. Entre as iniciativas mineiras, Conceição ficou em 2º lugar, atrás somente de Belo Horizonte. O Prêmio InovaSUS 2014 foi criado com o objetivo de identificar, valorizar e premiar experiências inovadoras no

TESTE RÁPIDO DE HIV Está disponível desde abril o teste rápido para HIV e sífilis. Para realizar o teste não é necessário encaminhamento médico, basta se dirigir à Policlínica e fazer o agendamento. Porém, em casos considerados de alta suspeita, indicados por um médico, o exame é feito na hora. O teste é recomendado para qualquer pessoa que tenha passado por alguma situação de risco, como ter tido relação sexual desprotegida. Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Esse método permite que em apenas meia hora o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. É um serviço gratuito distribuído para as redes públicas de saúde de todo o país. O teste rápido é realizado em sala especial, sem qualquer audiência, em caráter sigiloso, onde o paciente recebe aconselhamentos pré e pós-teste. Mais informações no (31) 3868-2348.

âmbito do Sistema Único de Saúde. Com a excelente atuação da Secretaria Municipal de Saúde, Conceição do Mato Dentro conquistou a premiação que é dada apenas aos 30 melhores projetos. O texto do projeto de Conceição do Mato Dentro discorre sobre a discrepância entre a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários que procuram as unidades básicas de saúde e a capacidade potencial de resposta dos profissionais e aponta para a necessidade de implantar estratégias que tornem o atendimento mais qualificado, voltado às necessidades das pessoas e que contribuam na organização do processo de trabalho.

Para a secretária de saúde, Paula Graciano, “ficar entre os 17 melhores, concorrendo com capitais e o Distrito Federal, mostra que o município tem grande potencial e pode sim ser seguido como exemplo para outras cidades, grandes ou pequenas.” Ela credita essa conquista à uma gestão de mudanças, a toda sua equipe que realiza um trabalho com foco no atendimento humanizado. “Nosso maior ganho é o incentivo para que continuemos trabalhando dessa forma, com capacitação dos profissionais e qualidade de atenção aos pacientes.”

VIGILÂNCIA E COMBATE À DENGUE

CENSO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS

Está sendo desenvolvido no município o PNCD – Programa Nacional de Controle da Dengue. Com a reestruturação do setor de vigilância em saúde, com os departamentos de zoonoses e vigilância sanitária, atualmente mais de seis mil imóveis estão sendo periodicamente vistoriados. Também estão em constante monitoramento os PEs – Pontos Estratégicos, locais que representam focos potenciais de acúmulo de água e transmissão de dengue. Os trabalhos do PNCD em Conceição do Mato Dentro envolvem a mão de obra dos agentes de endemias que percorrer todo o município zelando pela saúde e bem-estar de todos. Neste ano, deu-se início ao levantamento de índice, uma pesquisa feita nos imóveis que possibilita a inspeção e a eliminação de reservatórios de água parada. O tratamento focal com larvicida é outra nova ação implantada este ano.

O município está fazendo um censo canino e felino para levantar a quantidade de animais domiciliados no município. A coleta dos dados possibilitará que no próximo ano seja feita a 1ª campanha de vacinação antirrábica e de combate à leishmaniose. A raiva e a leishmaniose são doenças que podem ser transmitidas ao homem e que em casos graves podem levar a óbito. A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central. Sua transmissão é dada pelo contato da saliva do animal infectado através da mordida ou da lambedura na pele lesionada do homem. A leishmaniose é causada por um parasita que se hospeda nos animais. A contaminação do homem acontece por um mosquito vetor que, após picar o animal contaminado, pica a pessoa e introduz a doença.


Dezembro/14

9

EDUCAÇÃO

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SUPERA META DO IDEB Conceição do Mato Dentro superou a meta do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, alcançando a pontuação projetada para 2017. Com a média de 4.8, os alunos da 4ª série e do 5º ano da rede municipal de ensino tiveram um rendimento 0.5 a mais do que o esperado para 2013, superando ainda a meta de 2015, estimada em 4.5, e registrando o que estava previsto para dali

a quatro anos. Para a Secretária Municipal de Educação, Juliana Rajão, “obter o resultado positivo no IDEB comprova que estamos no caminho certo em busca de uma educação de qualidade para o nosso município.” Confiante, a secretária já se prepara para os próximos passos, visando o progresso constante da educação municipal. “Estes

CINEMA NO MATO DENTRO

Um ciclo de oficinas de cinema realizado nas escolas municipais mexeu com a rotina das crianças conceicionenses. Arte, cultura e técnicas cinematográficas se somam a magia da construção das cenas e ao encanto daqueles que vêm suas histórias serem transformadas em filme. Em breve nas telinhas e nas telonas, os curtas-metragens sobre “O Mato Dentro”. Realizado pela Produtora Luz da Lua, o projeto “Cinema no Mato Dentro” é uma adaptação do projeto original “Cinema no Sertão”, criado em 2010 e Premiado pelo Ministério da Cultura. Levar as telonas para onde elas nunca chegaram, mesmo que sem poltronas confortáveis ou grandes sonorizações, é democratizar o cinema. Esse é o grande objetivo do projeto, que em Conceição do Mato Dentro atinge jovens e crianças de 06 a 14 anos da zona rural e de baixa renda. Um público rico em cultura popular e pobre em oportunidades de lazer. Do cinema mudo de Charles Chaplin, passando por clássicos brasileiros, as crianças se divertem e aprendem. Depois de curtir a sessão cinema, elas são introduzidas ao mundo da criação, aprendendo sobre as categorias de filmes, os tipos de filmagens, como e quais são os efeitos especiais, enfim, vão se familiarizando com o vocabulário e o mundo do cinema. Depois disso, mãos à obra!

dados certamente serão motivadores tanto para a Secretaria de Educação, no que se refere a novos investimentos, como também para os professores que, tendo seu trabalho reconhecido, com certeza continuarão se empenhando para melhorar ainda mais o resultado dos alunos para os próximos exames”, projetou.

UMA VIAGEM AO ESPAÇO

Aproximadamente 700 crianças, alunos da educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino, ganharam a oportunidade de fazer uma viagem ao espaço. O planetário móvel foi instalado durante três dias no município, aprofundando e expandindo os conhecimentos de forma lúdica e interativa. Uma projeção de 360º possibilitou às crianças reconhecerem as constelações. Depois, os alunos participaram de uma simulação de uma viagem espacial. Como se estivessem numa nave, com a visão de um astronauta, eles chegaram a poucos metros do sol e dos planetas do sistema solar e por fim entraram no anel de saturno. Uma viagem mágica e inesquecível. O planetário móvel proporciona aulas interativas de astronomia em uma cúpula de 6 metros de diâmetro e 3,5 metros de altura. Cada sessão dura 20 minutos e recebe até 40 alunos por vez. Um projeto particular contratado pela Secretaria Municipal de Educação. Para a secretária Juliana Rajão, “projetos como esse proporcionam aprendizado com prazer e nós sabemos que tudo que é prazeroso fica guardado em nossa mente. Os alunos ficaram encantados. O brilho nos seus olhos contrastava com a luz das milhões de estrelas daquele planetário”. Segundo ela, o planetário deverá fazer parte do calendário anual das atividades letivas.

MUSICALIZAÇÃO NAS ESCOLAS Começou o projeto de musicalização nas escolas. Nos ensaios do Coral da Escola José Aniceto Costa, as crianças aprendem com o professor Guto a “soltar a música do coração.” De pedra, só a estrada descrita na canção Jeito de Mato, da cantora Paula Fernandes, ensaiada repetidas vezes por eles. Ao vê-los insistir na divisão rítmica das estrofes, impossível não se emocionar ao perceber que eles

cantam aquela que poderia ser a música de suas próprias vidas. Inicialmente, as atividades musicais estão sendo desenvolvidas com 80 alunos da Escola José Aniceto Costa. A partir do próximo ano, a musicalização será ampliada ao ensino de instrumentos e dança para crianças com idade a partir de 6 meses.


10

TURISMO

PONTUAÇÃO MÁXIMA NO ICMS DO TURISMO Depois de conquistar o terceiro lugar geral no ranking do ICMS Cultural, Conceição do Mato Dentro alcançou a pontuação máxima no ICMS Turístico. É a primeira vez que o município participa desta avaliação e já desponta na tabela fazendo jus à sua fama e ao seu potencial turístico, fortalecido pelas belezas naturais e pelo seu diversificado calendário de eventos. Sem dúvidas, mais uma grande conquista que marca o comprometimento da atual gestão municipal.

De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, “o ICMS Turístico atua como motivador e catalisador de ações, visando estimular a formatação/implantação, por parte dos municípios, de programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico sustentável, em especial os que se relacionam com as políticas para o turismo dos Governos Estadual e Federal.” O valor que Conceição do Mato Dentro receberá será conhecido no início de 2015.

JUBILEU ALIOU MULTIDÃO E ORGANIZAÇÃO

Dezembro/14 Foto: Sérgio Santiago

PISTA DE CAMINHADA A pista de caminhada, construída no Matozinhos, com a cessão do terreno pela Paróquia, foi um projeto da Secretaria de Turismo, viabilizado pelo patrocínio da Anglo American, visando a promoção do bem estar da comunidade conceicionense.

MINISTÉRIO DO TURISMO SELECIONA NOSSO PROJETO A dupla Victor e Leo reuniu quase 20 mil pessoas dia 14 de junho no Parque de Exposições Genesco Aparecido de Oliveira. Eles abriram a 24ª Cavalgada do Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matosinhos, que estava em seu 227º ano. Os ingressos para o show foram trocados por um quilo de alimento não perecível, que foram doados às instituições sociais e filantrópicas do município. O evento foi um sucesso e agradou a todos.

No dia seguinte, a 24ª cavalgada do Senhor Bom Jesus do Matosinhos reuniu, de acordo com a estimativa da Polícia Militar, cerca de 8 mil cavaleiros. As ruas de Conceição do Mato Dentro foram tomadas pelas tropas, que junto de bandeiras e faixas dos seus municípios e distritos, carregavam no coração a fé. Eles foram conduzidos pela imagem de Nossa Senhora Aparecida até o Santuário do Senhor Bom Jesus, onde receberam as bênçãos.

COMIDA DA ROÇA REPETE SUCESSO DE 2013

A 2ª edição do Festival de Comida da Roça terminou dia 19 de outubro com um grande evento no Mercado Municipal. O evento reuniu produtores dos cinco distritos participantes, artistas locais que animaram a festa e contou com a presença de nove municípios da região que participaram do 30º Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal – Serro, que constou na programação especial. Para o prefeito Reinaldinho, “o festival é um marco na cultura gastronômica do município”.

O Festival de Comida da Roça, realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo, tem o propósito de fomentar a economia rural, valorizar a cultura do campo e levar diversão para os distritos. Desde então, a Prefeitura conta com a parceria da EMATER-MG e das Associações Comunitárias dos Distritos de Itacolomi, São Sebastião do Bom Sucesso (Sapo), Córregos, Ouro Fino e Santo Antônio do Norte (Tapera). Em 2014, mais um parceiro se somou a essa ideia, a Escola Estadual São Joaquim.

Um projeto da Secretaria Municipal de Turismo de Conceição do Mato Dentro foi selecionado pelo Ministério do Turismo e receberá verba no valor de R$600 mil (seiscentos mil reais). A iniciativa visa o fortalecimento das cadeias produtivas do turismo regional no entorno do Parque Nacional Serra do Cipó nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Jaboticatubas e Santana do Riacho. De acordo com o proposto , os recursos direcionados ao município serão investidos na capacitação de associações de produtores artesanais, eventos de comercialização, aquisição de barracas, confecção de vestimentas para grupos culturais e folclóricos e material publicitário sobre os produtos turísticos da região. Segundo o documento, promover a integração entre o artesanato, manifestações culturais e produção agropecuária agrega valor aos produtos da região e resulta em sustentabilidade e incentivo às atividades turísticas da região. Para a secretária de turismo, Rejane Ottoni, que também assume a coordenadoria do projeto, “trata-se de uma grande conquista porque, pela primeira vez, Conceição do Mato Dentro executará um convênio com a parceria dos municípios do entorno do Parque Serra do Cipó, qualificando os produtos locais e ampliando seu potencial de comercialização”.


Dezembro/14

11

ESPORTES

CAMPEONATO DE FUTEBOL DE SALÃO REATIVA POLIESPORTIVO De 09 de agosto a 29 de setembro, o Ginásio Poliesportivo sediou o I Campeonato Municipal de Futebol de Salão. Em quase dois meses de campeonato, foram quinze times disputando o primeiro lugar, que ficou com o Cruzeiro. O segundo lugar foi garantido pelo Juventude. E a final do campeonato ainda teve preliminar do time feminino. “Além de promover o esporte no município e trazer o público para participar das nossas ações, a ideia do campeonato

surgiu para resgatar o espaço e democratizar o Ginásio Poliesportivo”, disse o secretário municipal de esportes, Antônio da Silva. O Poliesportivo, que estava cedido desde 2012 para a E. E. São Joaquim, passará por uma breve reforma, oferecendo mais conforto e possibilitando a prática de esportes diversos. Mas já é possível ao público em geral fazer a reserva do espaço para a prática de esportes. Basta ligar para (31) 3868-2835 ou se dirigir à Secretaria

BOM DE BOLA, BOM NA ESCOLA Os meninos do projeto social “Bom de Bola, Bom na Escola” estiveram na Cidade do Galo para disputar com a equipe préinfantil do Atlético Mineiro. O técnico Milton Tank escolheu 40 meninos dos 226 conceicionenses que o projeto atende atualmente. Segundo ele, uma escolha feita pelos critérios de técnica futebolística somada às boas notas escolares e ainda à boa conduta cidadã. Sobre o projeto O projeto “Bom de Bola, Bom na Escola” vem ganhando mais craques e já soma 230 alunos. Para se inscrever, basta ter de 7 a 17 anos e se apresentar nos dias de treino (terças e quintas às 9h e 16h e sábados às 9h) com atestado médico e carteira de identidade. “É um projeto gratuito, mas são requisitos para passar na peneira o comportamento, o boletim e frequência escolar”, salienta o treinador Milton Tank.

de Esportes (Rua Basílio Santiago, 504 – Brejo) das 9h às 17h para se cadastrar. Os treinos de handball feminino acontecem aos sábados às 15 horas. Já o futsal masculino é praticado nas terças e quintas às 21 horas.

JUDOCAS CONQUISTAM O 3º LUGAR GERAL NO MINEIRO Os alunos do projeto social “Judô Adentro”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esportes, subiram mais uma posição no ranking estadual e conquistaram o terceiro lugar geral no Campeonato Mineiro de Judô. Iniciantes no esporte e com origens sociais bastante humildes, eles foram determinados, agarraram seu sonho e já marcam história no cenário esportivo de Minas Gerais. Sobre o projeto O “Projeto Judô Adentro” atende crianças e jovens de 5 a 17 anos, de ambos os sexos, matriculadas no ensino municipal, participantes do programa Terra Jovem e AABB Comunidade e que possuem boa frequência escolar. Com a parceria das secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação, a meta do projeto é fortalecer os 3 pilares: escola, família e esporte.

CULTURA

PRONTO O PROJETO DE RESTAURAÇÃO DA PREFEITURA O projeto de restauração do sobrado da Prefeitura já está pronto. Agora se segue para a próxima etapa: a licitação de uma empresa especializada para executar o trabalho. Depois de pronto, o prédio será transformado no primeiro museu municipal, com exposições permanentes e temporárias. O espaço ainda terá uma cafeteria com livraria, atraindo o público e dando mais conforto àqueles que por ali estiverem.

Elaborado pela empresa ArqProjetos, o projeto foi custeado pelo ICMS Cultural no valor de R$125.000,00 (cento e vinte e cinco mil reais). Além dos trabalhos de restauração, o projeto desenha o corpo arquitetônico do prédio que, além de indicar a divisão do espaço, projeta também a acessibilidade para portadores de necessidades especiais, com rampas e elevadores.


12

Dezembro/14

Alceu Valença

CONCEIÇÃO COMEMORA 312 ANOS Nos dias 5 e 6 de dezembro, Conceição do Mato Dentro esteve em festa. Comemoraram-se os 312 anos do município, completados no dia 08. Com uma programação cultural para todas as idades, bem prestigiada e avaliada pelo público, o que não faltou foi alegria e animação.

Cia Condelon de Teatro, à cantora Denise De Miranda, ao cantor Paulinho Borges e aos meninos da Banda Café com Soul, gente da nossa gente. Digo isso porque sempre trabalhamos com a preocupação de valorizar os talentos que estão próximos a nós e eles, sem dúvida alguma, engrandeceram a nossa festa.”

“Desde o começo, pensamos numa programação que tivesse a cara de Conceição. A escolha do Alceu Valença, por exemplo, foi bem pensada e acertada. O Alceu tem o ritmo do nosso povo. E desde que o anunciamos como a atração principal, eu já sabia que ia ser um sucesso”, disse com satisfação a secretária municipal de Cultura, Julia Santana.

Educação Patrimonial De 01 a 05 de dezembro, atividades de educação patrimonial foram realizadas em todas as escolas da rede municipal de ensino. Crianças e adolescentes puderam aprender um pouco mais sobre a história de Conceição do Mato Dentro e entender a importância dos patrimônios materiais e imateriais que o município abriga, apropriando-se dos bens culturais conceicionenses.

E numa data tão especial, não poderiam faltar aqueles que fazem de todos os dias uma festa para Conceição do Mato Dentro. “Meu agradecimento especial à

Cia Condelon

Café com Soul

Paulinho Borges

Denise Miranda

As comemorações dos 312 anos de Conceição do Mato Dentro tiveram o patrocínio da Anglo American.

MUNICÍPIO É O 3º NO RANKING DO ICMS CULTURAL Na pontuação final do ICMS Cultural de Minas Gerais, Conceição do Mato Dentro garantiu o 3º lugar, deixando para trás tradicionais cidades históricas como Mariana, Diamantina e Barão de Cocais. No topo da lista, Santa Bárbara e Ouro Preto antecedem o município conceicionense. Tal colocação trará ao município aproximadamente R$600 mil (seiscentos mil reais) para investimentos e ações que visem a conservação e a proteção do patrimônio histórico.

O ICMS Cultural é garantido pela Lei Estadual nº 13.203, que dispões sobre a distribuição dos recursos arrecadados através do ICMS. Com essa determinação, o município que possui um Conselho de Patrimônio e que protege e cuida dos bens culturais, recebe mais recursos para poder melhorar e aprimorar cada vez mais seu trabalho em prol da sua história, da sua cultura, da sua identidade, do seu valor. São critérios para a pontuação: política cultural local, educação patrimonial, inventário de proteção ao acervo cultural –

planejamento e ações, tombamento e ações de proteção. Para a secretária municipal de cultura e patrimônio histórico, Julia Santana, essa conquista é resultado de um trabalho intenso do poder público que tem visto com seriedade a importância de se resgatar as raízes de Conceição e manter sua identidade cultural. “Nós temos a preocupação de acompanhar a nova dinâmica do município sem esquecer das bases”.

RUMO CERTO Nº 4  

Informativo Oficial da Prefeitura Municipal de Conceição do Maro Dentro.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you