Issuu on Google+

J

O

R

N

A

L

Construindo uma cidade melhor de viver Informativo da Prefeitura Municipal de Caucaia - Ano 1 - Nº 2 - Agosto de 2009

250 anos de história e evangelização Caucaia está em festa pelo aniversário de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade desde a sua fundação, em 1759, e pelos 250 anos de história e conquistas do Município.

Saúde

Educação

Transporte

Articulação Política

Infraestrutura

Turismo

DesenvolvimentoAgrário

Assistência Social

• Inaugurado Serviço Ambulatorial Es- • Escola reconstruída funciona com • Secretário de Transportes partici- • Projeto Caucaia Territórios aplica pecializado – SAE, que oferece aos ampla estrutura, oferecendo aos pa de seminário nacional a fim de gestão participativa, uma nova forma pacientes tratamento de excelência. 1500 alunos todo o aparato necessámelhorar o transporte público local de Caucaia fazer gestão pública, proOs cuidados ficam por conta da equirio para uma educação de qualidade: adotando novas medidas na políporcionando a democracia direta e pe multiprofissional, composta por aslaboratório de informática e química, tica de transporte coletivo para a levando até o Governo Municipal os sistente social, enfermeiro, psicólogo, sala de estudo, quadra de esportes e integração da região metropolitana anseios da comunidade. Junto com a médico infectologista, terapeuta ocumuito mais. de Fortaleza. Secretaria de Finanças, a Articulação pacional e técnico de enfermagem. Política está promovendo 20 seminá• Encontro Municipal de Educação • Caucaia se mobiliza para regularios em todas as localidades e etnias • População de Caucaia ganha Centro reuniu gestores, trabalhadores da mentar o transporte público no Mudo Município, utilizando um métode Atendimento Especializado, com educação, alunos, pais, sociedade cinicípio, ação que visa melhorar a do de planejamento de diagnóstios seguintes exames e procedimenvil e entidades de classe, para refletir, qualidade do serviço prestado pelos co, onde as lideranças apresentam o tos: endoscopia, ultrassom, teste alérdebater e elaborar propostas para operadores do sistema e o bem estar que fortalece suas comunidades e as promover e construir um sistema nada sociedade caucaiense. oportunidades de promover o bem gico, lavagem auditiva, laringoscopia, audiometria e muito mais. cional articulado de educação. viver da população.

• Criado Programa de Educação Am- • Caucaia se destaca no IV Salão de • II Tilápia Fest reúne criadores em • Secretaria de Assistência Social biental que estimula a coleta seletiva Turismo em São Paulo. O evento Caucaia, veja porque, mesmo ainda e Combate à Fome de Caucaia do lixo com o objetivo de sensibilizar a mostrou, em seus stands instalados estando na segunda edição, o enconimplanta o Sistema Nacional de população sobre a importância de não na área institucional, o melhor do tro anual já estimula e fomenta o tuAtendimento Sócio Educativo despejar resíduos em terrenos baldios, Ceará. Um dos stands mais visitados rismo e a cultura na região. – SINASE, direcionado a adoobedecendo o calendário de coleta sistefoi o de Caucaia, que chamou atenlescentes em conflito com a lei, mática de lixo. ção com suas belas praias e lagoas. • Plano Municipal de Desencumprindo medidas em meio volvimento Rural Sustentável aberto. • Todas as pessoas prejudicadas pelas chuvas – PMDS realiza oficinas para no Município foram atendidas e acomoda- • “Café com Cultura” destaca diversas opções de turismo no Município, agricultores a fim de atender as das pelo Governo Municipal e Defesa Civil com palestras sobre turismo e desendemandas locais e apoiar o forde Caucaia, que as levaram para abrigos volvimento social, exposições de artalecimento da agricultura famitemporários com direito a transporte, tesanato e apresentação cultural. liar no Município. medicação, água potável e alimentação.

E muito mais


EDITORIAL

CHARGE

Cel. Amarílio

Caucaia homenageia sua padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres

O

É maravilhoso poder dividir com vocês as conquistas deste mandato. A caminhada, nem sempre fácil, é clara, permeada por muito trabalho e incansável determinação. Chegamos ao segundo número do jornal “Caucaia da Gente” que está cheio de novidades, mostrando como o nosso Município vem se desenvolvendo gradativamente. Caucaia está comemorando seus 250 anos de história, lutas e conquistas, data que celebramos junto com a festa da padroeira Nossa Senhora dos Prazeres, protetora da cidade. Temos ainda mais a comemorar, pois o novo brasão de Caucaia, graças ao apoio dos vereadores, foi transformado em lei. Estamos trabalhando arduamente para que as vitórias sejam sempre maiores e mais intensas. Os trabalhadores ganharão a Agência Nacional do Trabalho e Emprego que já está em fase de implantação. Na educação, abrimos as portas da nova Escola Alice Moreira, totalmente reconstruída nesta gestão, funcionando com 1.500 alunos. Realizamos a Conferência Municipal de Educação, onde discutimos assuntos relevantes sobre o ensino de qualidade que queremos. O Município festeja as conquistas na saúde com grandes inaugurações: o Serviço Ambulatorial Especializado – SAE e a Clínica de Atendimento Especializado. A articulação política, criou o projeto Caucaia Territórios, onde a população participa da gestão, ajudando a construir um Município melhor para todos. Nós adquirimos mais carros para compor a frota patrimonial, ajudamos a Defesa Civil a resolver os problemas causados pelas chuvas e com o Governo do Estado promovemos o II Tilápia Fest – o Festival de Tilápia que alavanca a economia do Município. Caminhemos juntos rumo ao desenvolvimento de Caucaia! Um Forte Abraço!

Carta do leitor Leitora pede mais consciência aos que sujam as ruas e avenidas de Caucaia.

É com um protesto de cidadã que reconheço que a administração municipal tem feito o dever de casa. Mas, enfrenta a tremenda falta de educação de pessoas que insistem em continuar depositando lixo, entulhos e outros detritos em via pública para sujar a cidade. A situação que descrevo é comprovada com fatos. Ocorre na Rua Travessa Joaquim Mota II com Mabel Rocha Góis. Moro próximo à esquina e acho lamentável o que vem ocorrendo. Tenho a oportunidade de presenciar por várias vezes, em diferentes horários, que a coleta de lixo tem sido feita ininterruptamente por um caminhão da Marquise, mas isto não tem inibido aqueles que teimam em transformar locais como este em lixão. Isso eu considero maus hábitos de quem não quer se adaptar a uma cidade limpa. Lembro que ações de melhoria estão acontecendo, porém, a população deve se conscientizar da sua parcela de engajamento.

Washington Gois Prefeito de Caucaia

2 Informativo da Prefeitura Municipal de Caucaia - Ano 1 - Nº 2 - Agosto de 2009

Vera Cardozo Disque Marquise: 3342-3883 Envie sua carta: ascon.gov@gmail.com

Meus amigos, Como muitos de vocês já sabem, estou em São Paulo realizando um tratamento de saúde mas, nesse momento em que nosso Município eleva suas preces e festejos a Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Caucaia, me faço presente em pensamento. Que Nossa Senhora dos Prazeres derrame suas bênçãos sobre o Município e sobre cada um de nós. Que continue iluminando nossa caminhada para que, nas comemorações pelos 250 anos de Caucaia, os caucaienses tenham motivos para se orgulhar desta cidade que estamos construindo e do futuro que alcançaremos juntos, com muito trabalho. Espero muito em breve estar de volta. Um abraço do amigo de sempre Coronel Amarílio Secretário de Governo de Caucaia

Nossa Senhora dos Prazeres A devoção a Nossa Senhora dos tamanha seriedade que o povo não duviPrazeres teve início em Portugal por dou de seu depoimento. Então, foi consvolta do ano de 1590. Conta-se que truída a igreja que logo se tornou um louma imagem da virgem apareceu sobre cal de peregrinação e onde há o relato de uma fonte em Alcântara, na quinta dos muitas graças alcançadas. condes da Ilha. Pessoas que iam à fonNossa Senhora dos Prazeres te para beber água conseguiram curas é a mesma Nossa Senhora das Sete milagrosas, que logo passaram a ser co- Alegrias. A disseminação de sua denhecidas na região. Os condes proprie- voção é de origem franciscana, isto tários da fonte decidiram, então, levar a porque os prazeres, ou alegrias, de imagem para dentro de casa, mas logo Nossa Senhora, foram escritos por depois ela desapareceu, até que foi en- um franciscano. São eles: a anuncontrada sobre um poço. Uma menina ciação, a saudação de Isabel, o nascique foi ao poço beber água aproximou- mento de Jesus, a visitação dos Reis se da imagem e, então, Nossa Senhora Magos, o encontro com Jesus no se manifestou e pediu que os habitantes Templo quando ele conversava com do local construíssem ali uma igreja que os doutores da lei, a aparição de Jefosse invocada como Nossa Senhora dos sus Ressuscitado e a coroação de MaPrazeres. A menina relatou o fato com ria no céu.

Município de Caucaia comemora, de 1° a 16 de agosto, 250 anos de evangelização. O festejo não recorda apenas o aniversário de sua santa protetora – Nossa Senhora dos Prazeres, mas também os dois séculos e meio de fé, proteção, devoção e religiosidade, valores que se expressam desde a fundação da igreja matriz, levantada em homenagem a santa que derrama todas as suas bênçãos sobre o Município. O tema da festa deste ano é: “Com Maria construímos a civilização do amor, justiça e paz!”. A programação religiosa prossegue até o dia 16/08 com missas e novenas na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres. A festa terá início com a procissão de abertura e hasteamento das bandeiras, shows reli-

giosos, barracas das paróquias, sorteios e homenagens a pescadores, vaqueiros agricultores, presbíteros, religiosos, comerciantes, operários, índios, taxistas e mototaxistas, idosos, estudantes, crianças, professores, donas de casa e a todas as famílias. Haverá procissão de encerramento e arreamento das bandeiras. Ao final, ficarão as boas lembranças, a saudade e a vontade de que 2010 chegue logo para as próximas comemorações porque, durante as festividades, a cidade se enche de gente, os filhos da terra regressam, por uns dias, e tudo passa a ser permeado apenas por alegria e fé. É época de matar saudades, reunir toda a família, reencontrar parentes e amigos. Época de reativar nossa fé e lembrar o quanto somos felizes e privilegiados por Deus.

Programação da festa de Nossa Senhora dos Prazeres 250 anos (1759 – 2009) TEMA: Com Maria Construímos a Civilização do Amor, Justiça e Paz!

Dia 01/08 (Sábado)

Dia 07/08 (Sexta)

Dia 12/08 (Quarta)

Dia 08/08 (Sábado)

Dia 13/08 (Quinta)

Celebração: Pe. Ângelo, show: Isaías e Banda, barraca Missa da madrugada: 5h, 2ª novena às 19h, show: Batis- Missa da madrugada: 5h, 7ª novena às 19h, da paróquia (Centro) e homenagem aos pescadores. ta Lima, barracas das paróquias: Camurupim/ Cabatan show: Lírios do Céu, barracas das paróquias: e homenagem aos operários Mestre Antônio/ N. Pabussu e homenagem aos professores

Dia 02/08 (Domingo)

Missa: 7h, 10h, 19h, show – Eugênio Jorge, barraca da paróquia (ItambéII) e homenagem aos vaqueiros

Dia 03/08 (Segunda)

Missa: 19h, show – Márcio Silva, barraca da paróquia: Vicente Arruda, homenagem aos agricultores.

Missa da madrugada: 5h, 3ª novena às 19h, show: Pe. Joãozinho, barracas das paróquias: Itapuan/ Grilo e homenagem aos índios

Missa da madrugada: 5h e 12h, 8ª novena às 19h, show: Ministério Nossa Senhora dos Prazeres, barracas das paróquias: Açude/ Guajiru, homenagem aos idosos

Dia 09/08 (Domingo)

Dia 14/08 (Sexta)

Dia 04/08 (Terça)

Missa: 19h, show – Dom de Deus, barraca da paróquia: Itambé I, homenagem as Donas de casa.

Missa da madrugada: 5h e 7h, passeios ciclísticos Missa da madrugada: 5h, 9ª novena às 19h, leilão, barraas 8h , casamentos comunitários às 16h , 4ª novena ca da paróquia (Pe. Romualdo), homenagem a todas as às19h, show: Filhos de Davi, barraca da paróquia: Ci- pastorais, grupos e movimentos gana e homenagem a taxistas e mototaxistas

Dia 05/08 (Quarta)

Dia 10/08 (Segunda)

Dia 06/08 (Quinta)

Dia 11/08 (Terça)

Dia 15/08 (Sábado)

Feriado de Nossa Senhora dos Prazeres e Nossa Senhora de Assunção Missa da madrugada: 5h, 5ª novena às19h, show: Ar17h – Procissão de Abertura e hasteamento das BandeiMissa às 8h, procissão de encerramento às 17h, arreacanjos, barracas das paróquias: Pe. Júlio Maria /Cigana ras, show – Zé Vicente, barracas das paróquias : Vila Góis/ mento das bandeiras, Missa, show: Missionários Dom Estação e homenagem as crianças Curicaca e homenagem aos presbíteros e religiosos. Bosco, barracas das Paróquias: Parque Soledade/ Parque São Gerardo. Missa da madrugada: 5h, 1ª novena às 19h, show: Dom Missa da madrugada: 5h, 6ª novena às 19h, show: CrisMaior, barraca da Paróquia: Palmirim/ Bom Jesus e ho- toteca, barracas das paróquias: Nova Cigana/ Cipó/ Pabussu e homenagem aos estudantes Missa às 7h e 19h, show: Kírios Dei, barraca da paróquia: menagem aos comerciantes Planalto Caucaia, homenagem a todas as famílias e sorteio.

Dia 16/08 (Domingo)

Procissão Marítima atrai fiéis na festa de São Pedro, Padroeiro do Cumbuco Foi realizada no dia 29/06, a Carreata pela Paz e a Procissão Marítima, finalizando os Festejos de São Pedro, Padroeiro do Cumbuco. A carreata teve início na Praça do Icaraí, seguindo em direção à igreja do Cumbuco, onde foi celebrada a missa. Em seguida, os fiéis foram em passeata até a praia, para homenagear São Pedro na Procissão Marítima. O evento contou com o apoio da Secretaria de Turismo de Caucaia – SETUR, com a presença da secretária Flor de Liz Romeiro e do colaborador Ricardo Façanha. Foi um momento muito especial, que objetivou o crescimento espiritual, missionário, pastoral e comunitário dos fiéis. 3


Festa da padroeira – Nossa Senhora dos Prazeres

A importância de Caucaia para o Ceará

CAUCAIA: 250 ANOS DE FÉ E DEVOÇÃO Pe. Tula *

M

C

aucaia foi um dos primeiros núcleos de população do Ceará. Seu povoamento teve início quando chegaram os Jesuítas Luiz Figueiras e Francisco Pinto, em 1949 – homens dedicados à catequese. Eles conseguiram aldear os índios “Caucaias”, transformando-os em amigos e auxiliares em sua missão.

O surgimento da igreja A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres constitui uma das primeiras realizações dos colonizadores e foi concluída em 1749. Em 15 de outubro de 1759, a aldeia dos índios Caucaias foi elevada à vila com o nome de Soure.

A Festa tradicional da padroeira A tadicional festa de Nossa Senhora dos Prazeres – padroeira de Caucaia, é comemorada desde 1759. A festa religiosa começa com o tradicional hasteamento da bandeira e atrai muitas pessoas dos municípios vizinhos.

A Paróquia

O Hino da cidade O Hino de Caucaia (antiga Soure) foi apresentado pela primeira vez há 92 anos, em 12/10/1917, na solenidade de inauguração da estação de trem da cidade, ativa na época.

Em pesquisa histórica realizada pelo professor Maurício Gadelha há 38 anos, na gestão do então prefeito Luis Correia Sales, o hino foi resgatado e os arranjos musicais feitos para que a

Composição original do hino

Letra: Dr. Vicente Gondim Música: Denizarte Catunda Gondim I A surgir em siderio levante Vemos doce, serena fulgir Áurea estrela formosa e ofuscante Como núncia de um novo porvir

IV Essa estrela que vemos assim De nossa alma no puro recesso Nunca mais, nunca mais terá fim Porque é a estrela imortal do progresso

II Outra luz a natal horizonte Vem trazer o mais forte fulgar Vem banhar, vem banhar a nossa fronte Num dilúvio de paz e amor

V Repete o 1º verso (estribilho)

III O seu brilho tem tanta doçura Tão ameno é o seu doce olhar Que parece fulgir das alturas Para os poucos que a podem fitar

VI Do progresso, da glória e da luz Do futuro ideal do prazer E de tudo que mais nos seduz A aventura que vem do saber.

4 Informativo da Prefeitura Municipal de Caucaia - Ano 1 - Nº 2 - Agosto de 2009

banda de música regida pelo maestro Manoel Ferreira tocasse o hino, com participação do professor Maurício Gadelha.

Cantando o hino Por muitos anos só duas estrofes eram cantadas, a primeira e a última. Em 1982, o professor Maurício pediu ao Padre Francisco Antônio C. Menezes (Pe. Tula) que fizesse dois versos que falasse do povo de Caucaia, que identificasse na música o Município. Então surgiram mais duas estrofes que foram anexadas ao hino já existente: É Caucaia nossa terra valorosa Que desponta como sol no azul de anil, Nossa gente que luta fervorosa, Conquistando um espaço no Brasil. Nosso povo é valente e destemido Tem a força e muito amor no coração A bandeira é o standart colorido Pois Caucaia é parte da nação

A Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, de Caucaia, foi fundada em 23 de janeiro de 1871. Fizeram uma igrejinha no lugar da matriz atual e deram o título de Nossa Senhora dos Prazeres. A imagem de Nossa Senhora dos Prazeres chegou em Caucaia no dia 29 de abril de 1906.

O Hino

O Hino da padroeira da Freguesia de Soure, hoje Caucaia, foi escrito em 14 de agosto de 1911 pelo Padre Climério Chaves e reformado em agosto de 1950.

E mais:

Padre Alfredo conseguiu o relógio da torre. Padre Romualdo terminou a construção da torre, colocou os sinos, montou o relógio, fez duas naves laterais da matriz e colocou o mosaico que ainda está no altar mor (1916).

ês de agosto é o mês de festa para Caucaia. Há precisamente 250 anos, celebramos com muito jubilo a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Prazeres. São muitos anos em que a fé e a devoção acompanham o crescimento da espiritualidade do nosso povo. Toda esta caminhada representa um marco na vida de um povo que soube cultivar, mesmo com as mudanças do tempo, a sua religiosidade original, sem perder de vista a sua identidade como cristãos e católicos. É uma verdadeira graça, um dom do próprio Deus. Fé e devoção são duas realidades que se completam e enriquecem uma a outra. Podemos até dizer que a devoção pressupõe a fé, mas a fé não só direciona a devoção como é fruto do ato livre do ser humano, a iniciativa de Deus na história. Esta fé que é uma realidade presente na historia do povo, se tornou resultado de uma longa peregrinação feita por missionários e pastores, povo de Deus, gente simples, de todas as classes sociais. O Deus da historia esteve e estará sempre presente no caminho de Caucaia fazendo-a tomar o rumo, a direção de uma população que vive a eterna aliança com seu filho Jesus. Caucaia agora está verdadeiramente no rumo certo, vive momentos onde a liberdade transparece, apesar das inquietudes existentes naqueles que torcem pelo fracasso e não pelo progresso. Nesta festa de Nossa Senhora dos Prazeres, ela por certo estará aí para abençoar aqueles que têm bons propósitos e sensibilidade, para os que querem o bem-estar social. Nesta grande caminhada de 250 anos, o povo foi descobrindo a riqueza do Deus da fé, alimentado pela palavra, a eucaristia, e a genuína devoção a Nossa Senhora dos Prazeres. Maria, Mãe Santíssima, pioneira da fé, primeira cristã, foi a grande responsável para que guardássemos intacto tudo o que recebemos dos nossos antepassados. E o passado nos serviu de lição para mudarmos os rumos da história. Na devoção a Maria, a fé do povo Caucaiense tomou uma tonalidade diferente, chegando até mesmo a identificá-la como uma fé que possui a fonte Mariana, sobretudo, na resposta aos planos de Deus, que seus filhos são capazes de expressar. O exemplo de Maria, o sim ao plano de Deus, também encontrou ressonância no coração da nossa gente, pois nesta vida longa dos 250 anos, o sim da fé foi plenamente enraizado não só no nosso coração, mas na própria cultura e mentalidade da gente. A prova desta verdade está na festa devocional de Nossa Senhora dos Prazeres, quando todos se encontram e as famílias vivem momentos de rara beleza. Há uma irradiação do espírito religioso que é capaz de contagiar a todos. Tudo nesta época gira em torno da festa, da devoção. Caucaia muda,

se transforma, há uma atmosfera diferente, um espírito celebrativo em um espaço privilegiado que contagia a alma e o coração do povo. A fé e a devoção em Caucaia não só congregam o espírito religioso, mas a influência destes elementos ultrapassa os parâmetros meramente sagrados onde a fé e a devoção são forças enriquecedoras da vida social, política e econômica. Todos se envolvem e são envolvidos pelo espírito da festa. Como diz o refrão da música: “É festa de Deus, é festa do Povo, celebrando a Padroeira, eita nós aqui de novo”. A devoção a Nossa Senhora dos Prazeres já faz parte da alma do povo de Caucaia. É como se fosse um bálsamo alentador de nossas forças, criando novas energias que viabilizam a expressão de uma nova fé comprometida e partilhada. É preciso, no decorrer do tempo e do espaço, fomentar cada vez mais esta espiritualidade Mariana, não perdendo de vista a centralidade de nossa fé, que é a pessoa de Jesus Cristo. Cabeça de toda a igreja é o sentido maior de nossa existência, sinal de uma espiritualidade adulta. A nossa fé e devoção deve tornar sempre mais viável a possibilidade de encontrarmos o verdadeiro caminho que é Cristo. Como diz a frase antiga: “nós vamos a Jesus através de Maria”. Portanto, a devoção é um dos caminhos que nos ajudam a compreensão mais objetiva e existencial de nossa fé. Quando celebramos estes 250 anos de fé e devoção da Freguesia – Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres de Soure-Caucaia, atualizamos os nossos compromissos de fortalecer o dom de nossa fé na pessoa Jesus. Todo aquele passado construído com lágrimas, suor, e às vezes, com o pró-

“É festa de Deus, é festa do Povo, celebrando a Padroeira, eita nós aqui de novo”. prio sangue, serviu de sinal forte e luz incandescente que não apagou a chama que fumega no coração de nosso povo. A devoção e fé são marcas cristãs e fortes do nosso povo, de nossa gente. Se sente isto não só pela igreja-pedra, que é também um referencial, mas, sobretudo naquilo que as gerações guardaram até hoje, passando de pai para filho: o depósito das verdades reveladas por Jesus através da evangelização e da catequese. O testemunho e a doação são provas de que tudo aquilo que foi realizado é fruto do passado que foi presente, de um presente vivido e levado a sério. E é por isso que guardamos incólumes a riqueza de nossa fé e a devoção a Nossa Senhora dos Prazeres. São verdadeiros sinais presentes que vão dando rumo certo e direção sempre nova no conteúdo de nossas vidas. Feliz o povo que guarda com carinho aquilo que recebeu dos antepassados e ainda hoje serve como verdadeiro lastro de experiência para ainda mais professar a sua fé no Deus da vida. Caucaia-Soure possui esta longa historia de 250 anos de fé e devoção, que construiu a então Freguesia de Soure, e posteriormente, a Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres de Caucaia.

A Freguesia-Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres tem a sua história contada, sobretudo, na grande caminhada feita pelo povo, na sua devoção e compromisso de fé, que realizou ao longo desta história. Tudo o que aconteceu nesta trajetória não fica esquecido, mas representa uma estrada palmilhada que, através do tempo, continua sendo feita por novos caucaienses valorosos. Estes sim serão responsáveis por levar esta bandeira da fé como sinal de que a tradição vai fortalecendo a caminhada da vida e a história continuará a ser contada através das gerações que se sucedem. É importante um povo que sabe guardar com carinho a sua história e tradição, e passa de maneira pura os traços característicos de todo o seu apanágio para os filhos e netos. Por isso, a fé a devoção continuarão a ser dois elementos fortes na nossa formação como povo. Devem ser enriquecidos, dinamizando assim, a expressão também de nossa cidadania. * Pe. Francisco Antônio C. de Menezes (Pe. Tula) Pároco da Paróquia de Santo Antônio-Capuan Caucaia-Ceará 5


Governo Municipal de Caucaia transforma novo Brasão em lei, fortalecendo a história do Município O Prefeito de Caucaia, Washington Gois, assinou, dia 17/07, o documento que transformou em lei o novo Brasão do Município. A Lei Nº 2017/09, resgata a história de Caucaia, instituindo o novo brasão com forte identidade visual, e destacando os símbolos principais do Município: a jangada e o mar, o sertão e a carnaúba, a serra com seus montes e o sol despontando atrás dela, o cruzeiro e a pena indígena. O Brasão do Município de Caucaia é representado por um escudo com predominância para as cores oficiais constantes na bandeira local representando as simbologias e seus conjuntos de emblemas.

Onde deve ser usado o Brasão do Município? • O Brasão do Município é usado em todos os formulários e documentos oficiais da administração municipal. Em leis, decretos, diplomas, certificados e certidões, o cabeçalho deverá conter, além do brasão, a legenda: “Governo Municipal de Caucaia”. • Em ofícios, envelopes, capas de publicações, formulários oficiais e demais documentos, o brasão se localizará ao centro, contendo abaixo deste a legenda “Governo Municipal de Caucaia”, e na linha seguinte, igualmente centralizada, a denominação do órgão ou entidade.

Quando é proibido usar o brasão? • É vetada a utilização de nomes, símbolos, marcas ou imagens que possam caracterizar promoção pessoal dos dirigentes dos Poderes Executivo e Legislativo e dos demais servidores públicos.

Prefeitura lança calendário de pagamento dos Servidores Públicos No dia 17 de julho de 2009, a prefeitura de Caucaia lançou o Calendário de Pagamento do Servidor Público com mais de 1500 servidores presentes no evento que foi um sucesso. Pela primeira vez na história do Município, os funcionários públicos vão ter um calendário fixo de pagamento. Agora, os profissionais têm datas certas para o recebimento de seus salários. Com essa iniciativa, a Prefeitura vai movimentar a economia e o comércio de Caucaia.

6 Informativo da Prefeitura Municipal de Caucaia - Ano 1 - Nº 2 - Agosto de 2009

O

prefeito de Caucaia, Washington Gois, inaugurou no dia 10/07, o Serviço Ambulatorial Especializado – SAE, fortalecendo a saúde pública para portadores de HIV. A unidade atende pessoas com diagnóstico laboratorial de sorologia positiva para o HIV/ AIDS, encaminhadas pelos profissionais do Programa Saúde da Família, pelos hospitais municipais e por demanda espontânea. Os pacientes que procuram o SAE espontaneamente passam por aconselhamento com o enfermeiro, assistente social, psicólogo e terapeuta ocupacional, só depois são encaminhados para a consulta médica ou teste para diagnóstico precoce. O SAE tem como missão a prestação da assistência de excelência, subordinada aos princípios científicos, éticos e humanísticos, buscando promover a qualidade de vida aos portadores do HIV/AIDS. O SAE trabalha em conjunto com todos os outros serviços do Município, para garantir aos pacientes que se enquadram nesta população específica, a geração de uma rede de cuidados essenciais à saúde, renovando-lhe as esperanças e fazendo com que levem uma vida normal. Os pacientes que procuram o SAE têm a sua disposição uma equipe multiprofissional formada por assistente social, enfermeiro, farmacêutico, médico infectologista, psicólogo, terapeuta ocupacional e técnico de enfermagem.

Novo Serviço Ambulatorial Especializado Local: Rua Porcina Leite, 161, Parque Soledade Dias: de segunda a sexta-feira Horários: 8h às 12 h / 13h às 17h

Governo Municipal de Caucaia abre as portas da nova Clínica de Atendimento Especializado

Lançamento do Perfil Municipal : Diretrizes para o Desenvolvimento Sustentável de Caucaia O Governo Municipal de Caucaia, através das equipes técnicas da Secretaria de Finanças e Planejamento e da Controladoria, elaborou o Perfil Municipal e as Diretrizes para o Desenvolvimento Sustentável de Caucaia. O trabalho traça um perfil do estágio de desenvolvimento em que se encontra o Município, a partir de uma avaliação dos aspectos demográfico, econômico-financeiro, de infraestrutura, saúde, educação e social. Além disso, o trabalho reproduz as principais diretrizes e

Foi inaugurado em Caucaia o Serviço Ambulatorial Especializado - SAE

macro-objetivos da atual gestão do Município para o quadriênio 2010/2013. O Secretário de Finanças, Dr. Jaime Cavalcante, e o Controlador Geral do Município, Dr. Marcelo Menezes, fizeram o lançamento oficial do documento na abertura da II oficina do GESPÚBLICA, realizada no dia 18 de julho de 2009. Na oportunidade, falaram da importância do trabalho como ferramenta de suporte para construção do Plano de Melhoria da Gestão – PMG do Governo Municipal de Caucaia, que

faz parte do Modelo de Excelência em Gestão Pública do programa GESPÚBLICA. Na mesma ocasião, apresentaram também a equipe técnica responsável pela organização do documento, composta pelos seguintes servidores: o economista Cláudio André Gondim Nogueira (coordenador) e os colaboradores: economista Vanessa Gomes Simonassi; a pedagoga Ana Maria de Lima Holanda; o economista Francisco Alberto Lima de Oliveira; e a universitária Francisca Nathália Silva Lima.

A Administração Municipal de Caucaia entende que a saúde pública é um patrimônio das pessoas e que precisa ser defendido, preservado e melhorado. Ressaltando a importância da saúde em seu projeto político para o Município, o prefeito Washington Gois vem efetivando melhoras constantes na qualidade do atendimento nos serviços de saúde. A prefeitura de Caucaia inaugurou dia 10/06, a Clínica de Atendimentos Especializados, junto com a Secretária de Saúde Dra. Luiza de Marilac. A Clínica de Especialidades beneficia todos os caucaienses, funcionando como ponto de apoio para atendimento secundário, servindo como retaguarda aos PSF(s), com consultas e exames de diversas especialidades. Para ter acesso aos serviços, o cliente deve se dirigir ao PSF de sua área de abrangência, em seguida, com a ficha de referência, procurar a secretaria de saúde de segunda a sexta-feira, no horário de 8 às 12h e de 14 às 17h. Fazendo um comparativo do número de consultas realizadas em Fortaleza no período

de um ano (2008), observamos que com apenas três meses de funcionamento da Clínica de Atendimentos Especializados, mostra um grande avanço na quantidade de consultas realizadas, conforme quadro ao lado. Além das consultas, a Clínica realiza os seguintes exames e procedimentos: endoscopia, ultrassom, teste alérgico, lavagem auditiva, nasofibroscopia, laringoscopia, audiometria, PSA, ECG e teste ergométrico. Atualmente os caucaienses não precisam se deslocar ao município de Fortaleza para realizar esses atendimentos / exames especializados, proporcionando aos mesmos, além de conforto, a economia, já que não precisam de recursos para seu deslocamento. Além disso, representa economia para o Município já que os recursos financeiros que antes eram repassados para Fortaleza, hoje, através desse serviço, ficam em Caucaia. “Com esse serviço queremos acabar com a fila de espera”. Afirma a Secretária de Saúde, Luíza de Marilac, que compara os dados ao lado especificados, honrando assim os compromissos assumidos pelo atual Prefeito.

Especialidades

Neurologia

Nº de caucaienses consultados no ano de 2008 em Fortaleza

Nº de consultas realizadas em 3 meses pela CAE em Caucaia/2009

14

862

154

241

Fonoaudiologia

00

576

Oftalmologia

18

905

Psicologia

00

72

Urologia

20

311

Gastroenterologia

36

123

Geriatria

00

17

Hematologia

01

06

Otorrinolaringologia

08

144

Cardiologia

48

268

Dermatologia

7


Escola Alice Moreira vai receber 1500 alunos até o segundo semestre de 2009

P

refeitura de Caucaia reinaugurou, em grande estilo, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Alice Moreira, localizada em Sitios Novos, a 57km da sede do município de Caucaia. A escola está pronta para receber, no início do segundo semestre letivo, 1.500 alunos nos três turnos. O estabelecimento de ensino demolido em junho de 2008 e reconstruído em quatro meses da atual gestão, foi reinaugurado na última semana do primeiro semestre letivo pelo prefeito Washington Gois, e conta com 70 professores (50 municipais e 20 estaduais). As 20 salas de aula, os laboratórios de informática e química, as salas de estudo e a quadra de esportes são equipamentos que a nova estrutura da instituição passa a oferecer aos estudantes. Esse acervo de bens contribuirá para a qualidade do aprendizado escolar. A reconstrução da escola é uma das iniciativas do Governo Municipal de Caucaia, pautada em políticas públicas diferenciadas, na busca da valorização e defesa da educação de qualidade. Com a entrega do novo prédio escolar para a população de Sítios Novos e adjacências, um grande problema no Município será solucionado: a busca incessante de vagas em escolas da sede da cidade pelos alunos da zona rural. Busca essa motivada, sobretudo, pela procura maior de conforto e a oferta de equipamentos esportivos. “Agora, os estudantes não precisarão mais se deslocar para a sede, em busca de melhorias, já que o novo equipamento surge como modelo de escola em Caucaia”, informa a Secretária de Educação de Caucaia, Antônia Cláudia de Paula Lima.

8 Informativo da Prefeitura Municipal de Caucaia - Ano 1 - Nº 2 - Agosto de 2009

Para Michele Martins Tavares, aluna do 8° ano da Escola Alice Moreira, a reconstru-

Prefeitura de Caucaia realiza Conferência Municipal de Educação

O

s encontros regionais preparatórios para a Conferência Municipal de Educação de Caucaia, realizados em maio e junho de 2009, representaram um marco histórico na definição de políticas públicas para o setor educacional do Município. Numa iniciativa inédita, 645 cidadãos, entre gestores, trabalhadores da educação, alunos, pais, sociedade civil e entidades de classe, se reuniram para refletir, debater e elaborar propostas para promover e construir um sistema nacional articulado de educação. As ações do município de Caucaia para a realização da Conferência Municipal constaram de 07 (sete) encontros regionais nos quais os participantes elaboraram propostas e escolheram 196 representantes que participaram da Conferência Municipal nos dias 22 e 23 de junho de 2009. A partir do “Documento Referência”, orientado pelo Ministério da Educação, os segmentos participaram deste momento inicial para apresentar as suas proposições e eleger seus delegados para a etapa deliberativa municipal.

A Comissão Organizadora da Conferência Municipal coordenou os sete encontros regionais, atendendo à significativa demanda sócio-geográfica de Caucaia, assim como as peculiaridades de cada região deste extenso ente federado. Caracterizado pela vasta diversidade física e social, o município de Caucaia apresenta em sua faixa territorial aspectos típicos de serras, litoral e sertão. Tais diferenças se projetam nos tipos humanos, nas formas de organização social e certamente nas concepções educacionais que caracterizam o sistema de ensino local. Assim, Caucaia é dividida administrativamente em regiões denominadas Jurema, Sede, Garrote, Maroeste, BR 222, BR 020. Essas áreas compõem juntas um Município com extenso território onde as diversidades social, geográfica, econômica e cultural representam um fator de diferenciação dentre os municípios cearenses. Por essa dimensão e heterogeneidade, não é difícil argumentar que o processo democrá-

tico na definição de políticas educacionais se torna imprescindível e o empenho para concretizá-lo deve ser compromisso de todos. Com base nesses preceitos, o Governo de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com outros setores da administração pública e da sociedade civil, levou o debate educativo a cada uma de suas regiões, promovendo a participação representativa de todos os sujeitos históricos envolvidos no processo educacional. A sistemática de organização didática dos encontros fundamentou-se nas diretrizes do documento referencial da CONAE, que define como temática central “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”. A partir desse tema geral, originaramse seis eixos temáticos que foram estudados e discutidos em todos os encontros, segundo a organização a seguir:

A Semana da Pessoa com Deficiência será realizada em Caucaia, no período de 24 a 28/08

PROGRAMAÇÃO

ção do prédio veio em boa hora. “A situação da escola era precária, quando chovia ficava inundada e a alimentação era ruim. Geralmente serviam um ovo cozido para cada aluno

Dia 24/08/2009

e nada mais. Agora as coisas mudaram, a escola está bem maior, com mais salas de aula. O

Abertura da Semana Horário: 8h às 11h e de 13h às 16h Local: Grêmio. Aberta ao Público Apresentações artísticas: oficinas de esportes, lazer, arte e cultura. Exposição dos trabalhos realizados em cada instituição envolvida com a educação especial.

lanche nem se compara, é bem caprichado. Estão colocando até legumes e outros alimentos mais saudáveis para nós”, informou Michele.

Mãe de aluno do 6° ano, Irislene Martins de Oliveira, 30 anos, sente orgulho de ter

Dia 25/08/2009

seu filho estudando na instituição. “O maior bem que nós podemos deixar para nossos

Horário: 7h30min às 11h30min Local: Grêmio Palestras, Prestação de Serviços: INSS, SAS, SINE/ IDT, Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar, SME – Caucaia.

filhos é a educação. Sinto-me lisonjeada só em pensar que meu filho está tendo acesso a uma educação de qualidade, em uma escola pública, com todos os recursos que ele tem direito”.

Dia 26/08/2009 A diretora pedagógica da Escola Alice Moreira, Eliane Maria Vieira de Moura, ressalta a era de uma nova fase da educação no distrito de Sítios Novos. “A obra não foi somente a reconstrução e ampliação de uma escola, mas uma grande mudança na educação local, que agora oferecerá aos estudantes da região todos os recursos necessários para uma boa aprendizagem”.

A prefeitura de Caucaia aderiu à campanha nacional da semana da pessoa com deficiência. “Respeito às Diferenças, Caminho à Acessibilidade Universal”, foi o tema definido com o intuito de discutir maneiras de melhorar a vida das pessoas com deficiência. Acessibilidade significa condições e possibilidades, com segurança e autonomia para todos. Nesse contexto, objetiva-se nesse período alusivo a essas pessoas, propiciar

momentos diversificados envolvendo cultura, lazer, esporte, arte, prestação de serviços e conhecimento, oportunizando espaços na sociedade, trabalhando melhor as diferenças e praticando a inclusão social. Nesse sentido, a Secretaria de Educação de Caucaia – SME e o Núcleo de Educação Especial, juntos com as instituições, FUNPEM, Projeto Cotolengo e CEPEVIVE, idealizaram a seguinte programação:

Horário: 8h às 12h Local: Grêmio Seminário para Educadores

Dia: 27/08/2009

Programação especial e particular em cada instituição (In Loco)

Dia: 28/08/2009

Horário: 16h30min às 17h30min Local: Grêmio Celebração Ecumênica.

Eixo temático I

Papel do Estado na Garantia à Educação de Qualidade: Organização e Regulamentação da Educação Nacional – exposição em plenária pela Professora Adriana Madja sobre os antecedentes históricos e legais do Sistema de Ensino Brasileiro.

Eixo temático II

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação – estudo e discussão da temática pelo segmento “NÚCLEO GESTOR”.

Eixo temático III

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar – estudo e discussão da temática pelo segmento - “PAIS E MOVIMENTOS SOCIAIS”.

Eixo temático IV

Formação e Valorização dos Profissionais da Educação – estudo e discussão da temática pelo segmento - “TRABALHADOR DA EDUCAÇÃO”.

Eixo temático V

Financiamento da Educação e Controle Social – exposição em plenária pelo Professor Joaquim Pinheiro, Presidente do Conselho do FUNDEB de Caucaia sobre os recursos oriundos do Fundo de Manutenção da Educação Básica e Valorização dos Profissionais do Magistério.

Eixo temático VI

Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade – estudo e discussão da temática pelo segmento “ALUNOS”. Em cada recanto deste Município visitado pela democracia, os representantes sociais uniram-se no empenho coletivo de mudar qualitativamente a educação, manifestando anseios, desejos, planos e sonhos na construção das diretrizes para a educação local e nacional.

Fique por dentro Com essas ações, o Governo Municipal de Caucaia já se prepara para a Conferência Nacional de Educação – CONAE, que será realizada de 23 a 27 de abril de 2010. É o espaço democrático instituído pelo Ministério da Educação, os movimentos sociais e seus parceiros, garantindo um lugar em que a sociedade possa expressar sua opinião e construir coletivamente os rumos à educação nacional. O encontro será precedido de conferências municipais ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal. No âmbito local, deverá ser instalada uma comissão organizadora que escolherá a melhor forma de conduzir e aprofundar o debate. 9


Prefeitura de Caucaia faz o 1º sorteio do IPTU Sorte, premiando com carro, moto e TV os que pagaram o imposto em dia

F

oi realizado dia 30/07, na Praça Coronel Fausto Sales (Câmara Municipal), o primeiro sorteio da promoção “Em Caucaia seu IPTU também se transforma em prêmios”. Os sortudos foram: Francesco Monti, ganhador do carro, Augusto César Ferreira Matias, ganhador da moto e Maria de Fátima Araújo de Aguiar, ganhadora da TV. A entrega da premiação aconteceu dia 03/08, em solenidade presidida pelo prefeito Washington Gois, realizada no pátio externo de seu gabinete. A promoção foi uma ação pioneira da Secretaria de Finanças que promoveu o IPTU SORTE 2009, incentivando os moradores do Município a pagar seus impostos em dia. A campanha atingiu seu objetivo que era incentivar a população a pagar seus impostos, mostrando que os valores pagos são convertidos em benefícios para Caucaia.

O que é o IPTU?

O IPTU é o imposto predial e territorial urbano e incide sobre todos os imóveis construídos ou não, que se situem na área denominada urbana do Município. Em tese, existe uma lei municipal que define o perímetro urbano da localidade. Esta lei, em consonância com o Código Tributário Nacional, estabelece os requisitos necessários para a cobrança do imposto.

Para que serve o IPTU?

A geração de recursos advindos da arrecadação do IPTU traz muitos benefícios para a população, mais escolas, mais desenvolvimento, mais saúde, mais assistência e mais infraestrutura.

Como a prefeitura de Caucaia estimula apopulação apagaroIPTU?

Primeiro a prefeitura esclarece a importância do pagamento do imposto, depois, lança promoções de incentivo. Este ano, como ação pioneira, a SEFIN lançou o IPTU SORTE 2009, sorteando vários prêmios. Essa ação possibilitou o crescimento da arrecadação, em torno de 26% (vinte e seis por cento), o que é uma vitória, uma vez que, com a crise atual existente, o Governo Federal já amarga o oitavo mês consecutivo de baixa na arrecadação e o Governo Estadual também não tem conseguido manter os índices, tendo sofrido uma queda de 13,84% na arrecadação.

Tornando mais justo o IPTU

A prefeitura de Caucaia realizou um convênio com a Universidade Esta-

dual do Ceará – UECE. Juntos irão promover estudos com as técnicas mais modernas, sob a coordenação de técnicos da própria Universidade e da SEFIN, a fim de acompanhar o crescimento em densidade da cidade e estabelecer os focos de desenvolvimento da mesma. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas voltadas às necessidades setoriais dos distritos existentes. Este trabalho é um marco divisor de águas, uma vez que nada do tipo jamais foi realizado, trazendo a tecnologia e a informação existente na Universidade para a construção de valores que auxiliarão uma tributação mais justa e eficiente.

Como o trabalho da Prefeitura vem sendo desenvolvido?

O prefeito Washington Gois vem transformando Caucaia, fazendo do Município um lugar cada vez melhor para se viver. Dentre suas ações, elaborou o Plano de Cem Dias, o Projeto de Lei de Criação dos bairros de Caucaia, inexistente até então. O projeto envolveu mais de duas dezenas de servidores do IBGE, CAGECE, COELCE, CORREIOS, Cartório de Registro de Imóveis, Câmara de Vereadores de Caucaia, SEFIN e SEINFRA, Este projeto auxiliará o IBGE no trabalho de Censo de 2010, dotando o Município de índices oficiais, tais como o IDH – índice de desenvolvimento humano e indicadores econômicos e sociais por bairros, podendo, a partir deste ponto, ser criado todos os Códigos de Endereçamento Postal – CEPs pelos Correios, o que auxiliará na entrega postal do Município, além de dotar o cidadão de Caucaia da possibilidade de

10 Informativo da Prefeitura Municipal de Caucaia - Ano 1 - Nº 2 - Agosto de 2009

ter seu endereço identificado plenamente, a fim de exercer sua cidadania. Esta conquista é apenas um passo, visto que a aquisição de novos equipamentos, cursos de capacitação e os convênios com outros órgãos possibilitarão um novo momento na cidade de Caucaia, onde a história não se escreve apenas com palavras bonitas, mas também com números.

Governo Municipal de Caucaia faz a sua parte, trabalhando muito para que o Município evolua cada vez mais

A Secretaria de Finanças e Planejamento consolida o cadastro existente, corrigindo nomes de ruas e a numeração das casas e cadastrando novas unidades. Em conjunto com a COELCE, CAGECE e CORREIOS, de-

seja estabelecer um único cadastro com informações mais consistentes sobre localização e identificação de contribuintes. Outro objetivo é a utilização do SIG – Sistema de Informações Geográficas, onde as informações colhidas em campo são confrontadas com imagens de satélites ou fotos de voos aéreos, identificando novas áreas construídas e contribuindo para a tributação das edificações clandestinas. Tornar o IPTU mais justo é o que busca a atual gestão. Uma das maiores reclamações hoje no Município é da tributação excessiva ou da falta de tributação em alguns imóveis, gerando inconsistências ou divergências. Um exemplo seria de dois imóveis potencialmente idênticos e que tinham uma tributação diferenciada, de forma que estamos adquirindo um sistema que identificará não só essas inconsistências, mas também as áreas que antes eram terrenos e deram lugar a imóveis. Tudo isso possibilitará uma tributação mais justa, transparente e eficiente.

I Festival “Caucaia Cidade Junina” supera expectativa de público A festa junina de Caucaia se estendeu de 23 a 27/06, reunindo quadrilheiros e apreciadores de várias localidades do Ceará. A alegria estava presente em todo lugar, no colorido das bandeirolas, no enfeite das barracas de comidas típicas e nas vestimentas dos grupos que concorriam no festival que sacudiu o Município nos cinco dias de festa. Na abertura do festival, após um desfile realizado por grupos juninos, o prefeito Washington Gois e o vice-prefeito Paulo Guerra inauguraram o Distrito do Artesanato, a Cidade Junina e o Quadrilhódromo, montado no ginásio do CRAS, especialmente para o arraiá, incentivando a valorização da arte e cultura no Município. No Distrito do Artesanato teve exposição da obra de artesãos locais e diversas apresentações culturais durante os cinco dias de evento. A iniciativa animou e surpreendeu os expositores que fizeram boas vendas e ainda divulgaram o artesanato da região. Além disso, durante o I Circuito Municipal de Quadrilha, 16 grupos adultos e 11 infantis disputaram o título na competição que foi dividida em 5 etapas e duas categorias: adulto e infantil. Todas as noites, ao final das competições, o lugar se transformava em quadra de forró e a música ficava por conta da sanfona, triângulo e zabumba, animando o público que se divertiu dançando o legítimo arrasta pé. No quadrilhódromo da cidade junina, o desempenho dos competidores foi observado pelos jurados. Itens como originalidade, figurino, harmonia, animação e criatividade constaram na avaliação e foram cuidadosamente analisados. Além desses quesitos, o melhor marcador, o casamento e a rainha, serviram de critérios para o desempate. Durante os cinco dias, o evento movimentou o Município. Na última noite, saiu o tão esperado resultado, premiando as quadrilhas Santa Terezinha do Menino Jesus, Luar do Icaraí e Quadrilha Junina Marróia, na modalidade adulta e Filhos da Terra, Flor da Garotada e Chitão do Grilho na modalidade infantil. Apresentaram-se Rodolf Forte e Banda Forró Massa, Adauto Filho e Banda, Lanny Lima e Brothers do Forró, Jacaré do Repente e Forró Xote de Elite, Adauto Filho e Forró Beija Flor e, coroando o último dia de apresentação, Jacaré do Repente e Rodolf Forte, encerraram em grande estilo o I Festival “Caucaia Junina”.

Projeto Teatro Digital incentiva o desenvolvimento cultural no Município O prefeito de Caucaia, Washington Gois prestigiou a apresentação de alunos do Projeto Teatro Digital, dia 17/07, no Centro Cultural Dragão do Mar. O projeto é uma iniciativa do Governo Municipal de Caucaia que, além de ouvir e encaminhar as demandas da população, tem feito uma interlocução junto ao Governo Estadual, com a finalidade de dar maior agilidade à execução dos projetos destinados ao Município. 11


A população de Caucaia foi presenteada com apresentação do pianista Arthur Moreira Lima em praça pública O prefeito de Caucaia, Washington Gois, apreciador e defensor das políticas culturais, prestigiou a apresentação do pianista Arthur Moreira Lima, dia 11/07, na Praça da Matriz, Centro, junto com demais autoridades e a população. Todos ficaram extasiados com a sensibilidade musical do artista. Arthur Moreira Lima, considerado uma das mais importantes personalidades da nossa cultura, projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Foi premiado também nos Concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou). Desde então o pianista tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo. Os caucaienses sentiram -se prestigiados com a presença do renomado músico.

Governo Municipal de Caucaia leva alegria a crianças, adolescentes e idosos com o projeto Rua de Lazer O evento realizado no dia 18/07 contou com a presença do prefeito Washington Gois e do vice -prefeito Paulo Guerra. O projeto “Rua de Lazer” reuniu crianças, adolescentes e idosos em clima de muita descontração. Os participantes tiveram várias opções de atividades: lúdicas, esportivas, artísticas e culturais. A “Rua de Lazer” é um projeto da Secretaria de Cultura e Lazer, em parceria com a coordenação do selo UNICEF, que delimita um espaço para a realização de diversas atividades voltadas aos que têm pouco acesso ao entretenimento e divertimento. O nome do projeto faz jus, neste caso, às ruas Padre Romualdo e Edson da Mota Corrêa, que por uma tarde deixaram de ser apenas o espaço de ir e vir e se transformaram no “quintal” das diversões, com a tranquilidade e alegria costumeira que o lazer proporciona. 12 Informativo da Prefeitura Municipal de Caucaia - Ano 1 - Nº 2 - Agosto de 2009

SETUR mostra o melhor de Caucaia no IV Salão de Turismo em São Paulo

A

SETUR Caucaia participou do IV Salão do Turismo, realizado no Parque do Anhembi, São Paulo, de 01 a 05/07de 2009. O evento mostrou, em seus stands instalados na área institucional, as melhores regiões turísticas do Brasil, entre elas estava o Ceará. Cada região turística tinha sua divisão. No stand da Costa Oeste, atuaram, principalmente, a Secretaria de Turismo de Caucaia, representada pela secretária Flor de Liz Romeiro e a Coordenadoria de Planejamento Estratégico, representada por Tathiana Braga, que distribuiu a nova e bela folheteria desenvolvida em papel reciclado. O balcão de Caucaia recebeu visitas ilustres como a Jornalista Edgony Bezerra, editora do caderno de turismo do Diário do Nordeste, o Secretário de Turismo de Paracuru, Sr. David Nunes, o Secretário de Turismo de Aquiraz, Sr. Humberto Calvanti, a Secretária Adjunta de Aquiraz, Sra. Rosana, e o Coordenador do Fórum de Turismo do Ceará, o engenheiro Pedro Carlos, entre outras personalidades do turismo brasileiro. Na área comercial do Ceará, espaçosa e lindamente decorada, o secretário de Turismo do Estado, Sr. Bismarck Maia, relançou o “Seguro Sol” em parceria com a operadora CVC. O Presidente da CVC, Sr. Valter Patriani, ganhou o título de cidadão cearense em homenagem concedida pela Câmara dos Vereadores do Ceará e ressaltou a importância do “Seguro Sol” para a imprensa presente. O seguro atrai turistas ao Estado tanto pelos cenários espetaculares quanto pela garantia de praia entre às 11h e 16h. Caso o cliente compre um pacote de uma semana e não possa usufruir de sol em pelo menos estes horários, pode pedir o reembolso da viagem e utilizar o mesmo pacote no prazo de dois anos. Sem dúvida trata-se de uma estratégica de marketing que alavancará as vendas da baixa temporada, compreendida entre os meses de agosto e a primeira quinzena de dezembro. A sala vip do Ceará recebeu a visita do filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que visitou a equipe de técnicos da SETUR-CE. Aproveitando a oportunidade, a Secretaria de Turismo de Caucaia não perdeu a chance de presenteá-lo com um artesanato local do projeto de Iparana “Maria vem com as outras”, com a nova folheteria de Caucaia e com o CD rom institucional. Foi firmada parceria comercial com a operadora de turismo CVC para lançamento de pacotes promocionais para a “Costa dos Ventos”, com publicação no jornal Estadão de São Paulo, publicados dia 13 de julho. As seis principais operadoras de turismo de São Paulo foram visitadas pela Secretaria de Turismo de Caucaia e pelo Secretário de Turismo de Paracuru, divulgando Caucaia e o novo roteiro turístico integrado “Costa dos Ventos”.

Secretaria de Turismo de Caucaia realiza cursos em parceria com o Senac Os cursos ofertados gratuitamente pela Secretaria de Turismo/ SENAC, beneficiam em torno de 60 pessoas de baixa renda, residentes nas localidades do Centro e Araturi. A pretensão do prefeito Washington Gois é atingir todo o município de Caucaia. As inscrições tiveram início dia 07/07/09, com palestra de apresentação dos cursos direcionados ao público alvo (baixa renda), realizada no CRAS – Sede, e foram enceradas no dia 16/07/09. Os cursos ofertados serão realizados por instrutores do SENAC, conforme abaixo:

CURSO DE BARTENDER

CURSO DE COSTUREIRA

PERÍODO: 24/08 a 20/10/09 PERÍODO: 24/08 a 20/10/09 HORÁRIO: 14h às 18h, de segunda a HORÁRIO: 8h às 12h de segunda a sexta-feira sexta-feira LOCAL: CDL – Centro de Caucaia LOCAL: POLO ARATURI TURMA: 20 Beneficiados TURMA: 20 Beneficiados

CURSO DE MASSAGISTA

PERÍODO: 02/09 a 01/12/09 HORÁRIO: 14h às 18h, de segunda a sexta-feira LOCAL: CRAS – SEDE TURMA: 20 Beneficiados

“Café com Cultura” destaca as opções de destino turístico do Município

Sucesso total foi o resultado da iniciativa da SECULT-LAZER ao oferecer um “Café com Cultura” para as Secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Econômico, lideradas pelos Secretários Ana Jereissati, Flor de Liz Romeiro e Eliseu Souza. O projeto foi trabalhado pelos três secretários, com organização do cerimonial e atrações feitas pela SECULT LAZER. A listagem do cerimonial foi organizada e confirmada pela SETUR, responsável também pela escolha do local, apropriadamente decorado pelo colaborador Ricardo Façanha. Teve destaque a palestra ministrada pelo Engenheiro Dr. João Bosco de Aguiar Dias que usou o tema “Turismo e o Desenvolvimento Social” e aplicou teorias modernas à sua própria história na construção de Cumbuco como destino turístico.

O repentista “Jacaré” fez uma excelente apresentação e surpreendeu a todos com suas inteligentes tiradas. Brilho especial ficou reservado para o artesanato de Caucaia, que expôs peças demonstrando o progresso atingido com as oficinas ministradas pelo SEBRAE. Seis grupos de artesãos apresentaram suas criações no mezanino do Centro de Turismo, sob a cuidadosa e competente organização do consultor Sérgio Trópia. Vieram de Fortaleza para prestigiar o evento, representantes da SETUR-CE, SEBRAE-CE, SENAC-CE, respectivamente: Zélia Lins e Fernanda Helena, Janaína Cabral e Adriana Frota, Isaac Coimbra. A sociedade local, entidades do trade turístico, empresários, pescadores, artesãos, lideranças empresariais, Secretarias da Prefeitura e Autarquias Municipais participa-

ram do café da manhã regional organizado pelo restaurante Tropicália e servido pelas colaboradoras. Milena, Fabrícia e Carla estiveram também presentes em clima de descontração e aprovaram o buffet de café da SETUR. Esta combinação de fatos levou o Prefeito, Dr. Washington de Oliveira Gois, a proferir um discurso positivo e cheio de esperança para o nosso Município. O Prefeito aproveitou o ensejo para anunciar que Caucaia receberá o “SUPER KITE BRASIL” na última semana de outubro, e que o “V Circuito de Regatas de Caucaia” será realizado nos dias 04 e 18 de outubro, com a abertura em Iparana e encerramento no Cumbuco. Sem dúvida os dois eventos serão grandes vitrines de exposição para o turismo de Caucaia. 13


Caucaia Territórios

A prefeitura mais perto de você

Prefeito Washington Gois quer a população ajudando a construir um Município melhor para todos

O

Governo Municipal de Cau- jamento de diagnóstico, onde as lideranças caia, através da Secretaria de

apresentam o que fortalece suas comunida-

Articulação Política, integrou

des e as oportunidades de promover o bem

as ações do Governo Municipal entre as viver da população. O método identifica as Secretarias, aperfeiçoando a máquina ad- fraquezas e ameaças, revelando as reivindi-

Saiba mais sobre o Projeto Caucaia Territórios O Projeto Caucaia Territórios foi desenvolvido com o intuito de aproximar comunidade e poder público. A iniciativa dividiu o Município em 08 Territórios: Etnias, Sede, Grande Jurema, Tabapuá, BR 020, BR 222, Garrote e Maroeste. Cada um deles é formado por uma equipe composta por Articulador Político e Agente Territorial, eles são responsáveis pela ligação entre Prefeitura e comunidade. O trabalho da equipe consiste em promover, diariamente, a intersetorialidade das ações do governo e da comunidade, por meio de campanhas educativas, seminários, oficinas e conferências, formando cidadãos críticos e capacitando - os para qualificar os serviços e o atendimento, fazendo chegar até a máquina administrativa as carências da população. A ideia de ter um mediador em cada território surgiu da percepção de que o território é a instância de identificação das vocações, potencialidades e reflexões de alternativas, bem como as particularidades de cada localidade. Por exemplo, Etnias Indígenas e Quilombolas são territórios específicos. Neles, são levadas em conta as particularidades das legislações nacionais de inclusão sócio-político-cultural e econômico. É preciso identificar as responsabilidades para buscar soluções que favoreçam o desenvolvimento local e sustentável a partir das políticas públicas. Assim se desenha o atual modelo de gestão participativa usado pela prefeitura de Caucaia.

Quais as funções dos Agentes Territoriais? 5. Estruturar seminários e oficinas junto a sociedade civil organizada, para capacitá-la de meios técnicos que permitam a comunidade construir mapas de diagnóstico de cada território, documentando e devolvendo aos atores sociais o acesso às informações locais 2. Articular reuniões e ações de e o mapa das iniciativas cidadãs consintersetorialidade da máquina adminis- truídas historicamente e na contempotrativa no território por meio de relações raneidade; diretas junto às secretarias, órgãos, insti6. Mobilizar e promover a articulação tutos e fundações; política e o desenvolvimento local por 3. Incentivar o processo de matrícula es- meio de parcerias entre o Governo e os colar em parceria com os Conselhos Es- cidadãos, estimulando a participação da colares; sociedade organizada, da iniciativa privada, das entidades do terceiro setor e do 4. Ser a ligação entre a Prefeitura e a voluntariado. comunidade; 1. Assegurar que os resultados dos trabalhos coletivos em conferências, seminários, oficinas e reuniões realizados entre governo e sociedade civil sejam contemplados nos programas e ações do Governo Municipal;

ministrativa, facilitando as ações integra- cações e dificuldades do povo. das no governo, formando um elo com a

Os resultados deste diagnóstico se-

sociedade. A nova forma de Caucaia fazer rão analisados pela equipe de Orçamento gestão pública deu origem ao Projeto Cau-

Participativo da Secretaria de Finanças,

caia Territórios, que proporciona a demo-

que os transformará em programas e fará

cracia direta levando até o Governo Mu-

o comparativo com o Plano Pluri Anual de

nicipal os anseios da comunidade, assim, cada Secretaria para estabelecer o PPA. a Prefeitura pode assegurar qualidade de vida à população. O Projeto vem sendo implantado no

Os

Seminários

de

Diagnóstico

Participativo foram iniciados em junho e concluídos no final de julho, com a participação

Governo Municipal com várias atividades, de cerca de mil lideranças. Os encontros foram enumeradas como: comissão interseto-

surpreendentes e com uma qualidade de deba-

rial; capacitação de equipes de trabalho;

te bastante elevada, já que reuniu professores,

visitação as organizações sociais e cadas-

alunos, profissionais de saúde, empresários,

tro com informações sobre as ações rea-

pequenos produtores, lideranças comunitá-

O que faz o Articulador Político?

Interage nas relações sociais, exercitando a democracia direta no município de Caucaia, facilitando o elo entre Governo e sociedade, bem como, coordenando os trabalhos dos Agentes Territoriais que atuam nos Micro Territórios.

lizadas na comunidade e as parcerias que rias, esportivas, culturais, pescadores, indígeas fortalece. Nesse primeiro momento, fo-

nas, agricultores, quilombolas, aposentados,

ram realizados oito seminários territoriais jovens e funcionários públicos. (Sede, Grande Jurema, Tabapuá, Garrote,

As palestras proporcionaram a ele-

BR 020, BR 222 e Maroeste), abertos ao vação da autoestima, despertando sonhos, público, apresentando o projeto Caucaia

esperanças e desejos . Possibilitaram a troca

Territórios e os feitos do Governo Muni- de saberes e aprendizados nunca existentes cipal nos cem primeiros dias da adminis-

no poder público que, nesta gestão, está dis-

tração.

posto a ouvir a sociedade em sua dimensão,

Junto com a Secretaria de Finanças, a

documentando todos os assuntos discuti-

Articulação Política está promovendo 20 se-

dos, registrando uma nova história que tem

minários em todas as localidades e etnias do como protagonista a sociedade organizada Município, utilizando um método de plane-

de Caucaia.

14 Informativo da Prefeitura Municipal de Caucaia - Ano 1 - Nº 2 - Agosto de 2009

15


O Governo Municipal de Caucaia se mobiliza para regulamentar o transporte público no Município

P

ara melhorar a vida dos caucaienses, a Secretaria de Transportes se mobiliza para regulamentar o transporte público do Município. Esta ação visa melhorar a qualidade do serviço prestado pelos operadores do sistema e o bem estar da sociedade de Caucaia. Atualmente, o transporte público coletivo do Município é feito pela empresa Vitória, que faz o transporte regular, e pelas cooperativas SINDVANS e Esperança que fazem o transporte alternativo. Está em fase de negociação, através do Ministério Público, um ajuste no acordo de autorização para operar em Caucaia, firmado em 2004, entre os operadores de

transportes coletivos e o Município. Este ajuste é importante na medida em que define metas que visam a regulamentação do sistema de transporte público coletivo por meio de licitação, para a concessão das linhas. A regulamentação do transporte público de passageiro é fundamental porque permite que a Secretaria de Transportes cumpra sua função no que se refere à fiscalização e a vistoria veicular, itens muito importantes nos transportes coletivos, pois garantem a segurança no transporte dos usuários e cumprem as normas da regulamentação de cada categoria de transporte público.

Prefeitura adquire mais veículos para a composição da frota patrimonial

Coordenação de Transportes Públicos Gerencia Fiscalização A Secretaria de Transportes, através de sua coordenação de transportes públicos, intensificou a fiscalização no Município, com o intuito de melhorar o atendimento aos usuários deste serviço, coibindo a prática da “pirataria”, (carros que fazem o transporte de pessoas sem regulamentação e sem nenhuma segurança). Constantemente são realizadas blitz itinerante na região da grande Jurema, Centro, praias e dunas e em toda a área abrangida pelo serviço. A obtenção do êxito foi notória, tendo em vista as várias abordagens verificadas no grande número de veículos que transitam em nosso Município, praticando transporte remunerado de passageiros irregularmente. Outros aspectos verificados foram as questões relativas à segurança, tendo sempre o cuidado de verificar a presença de equipamentos obrigatórios, como preceitua a legislação pertinente. Este trabalho inicialmente foi realizando de forma educativa, conscientizando os prestadores deste serviço da real necessidade de regularização perante esta secretaria. Foi implantado o balcão de atendimento ao usuário, facilitando ainda mais o acesso às informações e aos serviços ofertados

Futebol Feminino de Caucaia vence I Circuito Metropolitano

O prefeito Washington Gois adquiriu recentemente mais duas ambulâncias e um microônibus para melhorar o atendimento do povo caucaiense. Os veículos que foram recebidos da administração anterior sem condições de uso, estão sendo recuperados e colocados em pleno funcionamento. Após rigorosa triagem, aqueles que não tem mais condições de recuperação serão leiloados e os recursos arrecadados aplicados na

aquisição de novos carros para a reposição da frota patrimonial. Com relação ao consumo de combustíveis, a Prefeitura reduziu bastante os gastos, se comparado com os verificados no mês de dezembro de 2008, que foi de R$ 280.000,00 mensais. Hoje, os gastos somam, em média, R$ 107.000,00 mensais, uma economia bastante significativa. É mais uma prova de que o Governo Municipal aplica corretamente os recursos financeiros do povo de Caucaia.

Secretário de transportes participa de seminário nacional com o tema: “Organização e Gestão de Transporte Público em Regiões Metropolitanas”.

pela SETRANSP. Com o objetivo de organizar e dar segurança aos nossos usuários de transportes públicos individuais, será realizado no mês de agosto/2009, o recadastramento dos mototaxistas, visando otimizar os serviços prestados por esta categoria. Aquele que não se recadastrar perderá sua vaga, ficando impossibilitado de exercer a profissão no Município.

16 Informativo da Prefeitura Municipal de Caucaia - Ano 1 - Nº 2 - Agosto de 2009

O “Seminário Nacional de Organização e Gestão do Transporte Público em Regiões Metropolitanas” ocorreu em Recife/PE, entre os dias 25 e 26 de Maio de 2009, com o apoio da GRANDE RECIFE - nome fantasia do consórcio que administra o sistema integrado de transporte público entre os municípios que fazem parte da área metropolitana do Recife/PE. O objetivo do consórcio é aperfeiçoar a gestão metropolitana do sistema de transporte, dividindo as responsabilidades entre o Estado e os Municípios, através de uma empresa única responsá-

vel pelo planejamento, operação e fiscalização dos sistemas municipais e metropolitanos, visando oferecer ao usuário a universalidade, com uniformização de tecnologia da infraestrutura, do nível de serviço das linhas do metrô, ônibus e veículos de pequeno e médio porte, independentes dos limites municipais. A participação do Secretário neste evento teve como objetivo principal absorver conhecimentos, visando, por parte do Governo Municipal de Caucaia, a adoção de medidas na política de transporte coletivo para a integração da região metropolitana de Fortaleza.

O Caucaia Esporte Clube, 1º Campeão Cearense de Futebol Feminino, comemora a vitória do I Circuito Metropolitano. O sucesso da partida contra o Fortaleza se deu em casa, no Estádio Raimundo de Oliveira, dia 13 de junho. Roseane fez o único gol da partida trazendo a taça para o time caucaiense.

Bem treinada pelo técnico Jardel Ro- comenta o presidente Eudes Caucaia. O recha, a equipe se superou em toda a com- conhecimento do bom trabalho desenvolpetição, ganhando o título metropolitano v ido foi imediato, mudando a história da com 100% de aproveitamento. “Os títulos goleira Dida, de apenas 17 anos, que foi são consequências do trabalho e estamos convocada para fazer par te da Seleção Bracolhendo os frutos daquilo que plantamos”, sileira com o treinador Marcos Gaspar.

Juventude de Caucaia ganha conselho próprio

Foi aprovado, dia 25/06, o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude, caracterizando um espaço de participação onde os jovens caucaienses se fazem presentes democraticamente. Com a aprovação do conselho, a juventude do Município de Caucaia deu um grande salto de qualidade na elaboração e execução de políticas públicas da cidade, com cursos de qualificação e capacitação profissional, geração de emprego e renda, saúde, prevenção de drogas e também educação de qualidade. Além disso, a juventude local conta com o Governo do Estado e Federal, através dos ProJovens Urbanos, Adolescente, Trabalhador e Rural. Todos esses programas poderão ser acompanhados e fiscalizados pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas da Juventude. A Secretaria de Esporte e Juventude, em especial a Coordenadoria de Juventude, quer discutir sobre esses espaços com os jovens caucaienses. O Governo Municipal deseja a participação popular para contemplar as prioridades e demandas. Parabéns a todos os jovens Caucaienses por essa grande conquista.

Caucaia participa do 37º Intermunicipal de Futsal A seleção caucaiense de futebol participou da 1ª fase do 37 º Intermunicipal de Futsal, que aconteceu em Caucaia, no ginásio do colégio Luzardo Viana. Esta fase foi patrocinada pelo Governo Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Esporte e Juventude. O evento contou com a participação das delegações de Caucaia, Canindé, Irauçuba e Pedra Branca/Mineirolândia. A competição aconteceu no período de 10 a 12 de julho, classificandose para a segunda fase, Caucaia e Canindé. A seleção caucaiense apresentou uma campanha invicta, com 100% de aproveitamento, vencendo os três jogos com o seguinte placar; Caucaia 2 x 1 Pedra Branca/Mineirolândia, Caucaia 4 x 2 Irauçuba e Caucaia 3 x 1 Canindé. Vale ressaltar que Caucaia já é bicampeã dessa competição, tendo conquistado os títulos nos anos de 1973 e 1994.

Dia do Desafio mobiliza população de Caucaia, que vence competição O Dia do Desafio é um evento mundial de incentivo a prática de atividades físicas, realizado anualmente, desde 1995 no Brasil, sempre na última quarta-feira do mês de maio. O maior objetivo é ressaltar a importância do esporte e do lazer na vida das populações. O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem qualquer tipo de atividade física por, pelo menos, 15 min. Nesse dia, cidades de mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. Neste ano, Caucaia competiu com a cidade do Panamá e saiu vitoriosa, contando com 188.802 participantes, 59,58% da população. A competição, na verdade, é apenas um pretexto, um estímulo à participação, pois ao exercitar a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário, todos saem vencedores. É divertido, não estipula restrições quanto às modalidades escolhidas e privilegia aspectos fundamentais para o convívio humano como: acessibilidade, envolvimento, diversidade e segurança. A população de Caucaia está de parabéns pelas atividades realizadas!

17


Sabadão da Juventude continua, levando diversão e arte aos caucaienses A iniciativa do Governo Municipal de Caucaia valoriza o esporte, a arte e as políticas públicas de juventude e por isso promove diversas atividades, de forma descentralizada, nos bairros, distritos e territórios de todo o município de Caucaia. No dia 01/07, foi a vez do bairro Itambé I se divertir no Colégio Iná Arruda. O evento reuniu mais de 300 pessoas que participaram de diversas atividades como vacinação, expedição de carteira de identidade, atendimento do Conselho Tutelar e Assessoria Jurídica. No esporte, houve apresentações de taekwondo, capoeira e torneios de futsal e a animação ficou por conta da banda Lanny Lima e Brother’s e da quadrilha junina infantil Filhos da Terra.

BREVES • A Secretaria de Esporte e Juventude de Caucaia realizou nos dias 30 e 31/05, o Circuito das Aguas. O evento ocorreu na Praia do Cumbuco, com beach soccer e vôlei de praia, na Lagoa do Banana, com wakeboard. Um dos objetivos do circuito é proporcionar oportunidade de atividade esportiva e lazer para a população regional, aproveitando o potencial humano e o espaço natural. • O deputado estadual Artur Bruno, em visita a Secretaria de Esporte e Juventude, firmou emenda parlamentar através de Pacto Federativo para construção do Centro de Juventude com o objetivo de exposição cultural e qualificação profissional em nosso Município.

Ministro Carlos Lupi assina convênio para implantação da Agência do Trabalhador em Caucaia

O

município de Caucaia terá uma Agência Regional do Trabalho e Emprego da Superintendência do Ministério do Trabalho (Agência do Trabalhador), núcleo do SINE – Sistema Nacional de Emprego. O lançamento da Pedra Fundamental aconteceu no último dia 10, na Rua Juaci Sampaio Pontes, Bairro Malvinas. Durante a solenidade, o Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, assinou o Convênio Plurianual para a instalação e municipalização do SINE, na ocasião, o prefeito Washington Gois também assinou o convênio para a doação do terreno onde será implantado o núcleo do SINE. André Figueiredo, Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, estava entre as autoridades presentes ao evento. A principal finalidade da implantação da Agência do Trabalhador no Município é promover a intermediação de mão-de-obra e empresa, organizando um sistema de informação sobre o mercado de trabalho, identificando o trabalhador e fornecendo subsídios para o acordo entre empregador e empregado. O objetivo é dar apoio operacional ao Programa de Geração de Emprego e Renda. Para fazer as inscrições, os interessados devem comparecer ao SINE com carteira profissional, carteira de identidade e CPF. Lá serão feitos a seleção, qualificação e o encaminhamento dos profissionais aos cargos específicos.

Governo Municipal alavanca o desenvolvimento econômico em seis meses de trabalho

• A goleira Dida, da Seleção de Caucaia, foi aprovada na primeira fase de treinamento, sendo convocada para a segunda fase que acontece em Novembro, onde será definida a convocação oficial para a Seleção Brasileira Feminina Sub19, que irá disputar o Sul-Americano da categoria na Colômbia.

Caucaienses se reúnem no Acampamento Latino Americano da Juventude

18 Informativo da Prefeitura Municipal de Caucaia - Ano 1 - Nº 2 - Agosto de 2009

O Acampamento da Juventude foi realizado de 16 a 19/07 em Icapuí, no leste do Ceará. Nos debates, os jovens discutiram questões como democracia, participação, respeito às diferenças, meio ambiente, pluralidade cultural e política. Toda a programação contou com música, teatro, cinema, esporte, debates, oficinas, exposições e

conferências. Durante os quatro dias, os principais temas debatidos foram: Centenários de Patativa do Assaré e de Dom Hélder Câmara e os 50 Anos da Revolução Cubana. Os 25 anos da emancipação de Icapuí foram celebrados e Caucaia estava muito bem representada pelos integrantes da Coordenadoria de Juventude, Pedro William e Adelson Fonteles.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caucaia busca, principalmente através de ações de articulação e fomento, estimular atividades que promovam o desenvolvimento econômico e social do Município, estabelecendo também ações de colaboração para o crescimento de outras secretarias. Assim, vem desenvolvendo vários projetos, como: articulação com grupos empresariais para atrair investimentos para a cidade, implantação do Centro das Tapioqueiras e do Artesanato, inserção de novas empresas que, juntas, vão beneficiar o Município com 12.920 empregos diretos, concessão de áreas para realização de empreendimentos turísticos e de lazer, preparação do pólo de confecção do Parque Potira e processo de habilitação que consiste em apresentar na SDE todos os documentos comprobatórios referentes às condições legais e técnicas das empresas interessadas em atuar no Município. A prefeitura de Caucaia, em parceria a ADECE (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará) doou um terreno para o Estado construir os galpões do Pólo Industrial do Parque Potira, que serão entregues para os empresários do setor de confecções em termo de comodato.

A Prefeitura de Caucaia inaugura Balcão do Empreendedor Pensando em despertar o empreendedorismo nos caucaienses, o Governo Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, resolveu criar o Balcão do Empreendedor. Será um espaço destinado ao apoio, promoção, valorização e desenvolvimento dos empreendedores e das micro e pequenas empresas de Caucaia. O Balcão do Empreendedor será também um espaço de incentivo ao surgimento de novos negócios, com atuação direta na capacitação profissional e na orientação ao primeiro emprego. Será dado maior destaque no Balcão, a formalização do trabalhador individual através do programa Micro Empreendedor Individual, por exemplo: costureira, artesão, pedreiro, eletricista, sapateiro, pipoqueiro, boleira.

Serão parceiros do Balcão do Empreendedor, o BNB – Banco do Nordeste do Brasil, BB – Banco do Brasil, Caixa Econômica, Crediamigo, SEBRAE, CDL, SINE/ODT, CRC – Conselho Regional de Contabilidade. O Balcão do Empreende-

dor será inaugurado no dia 28 de agosto de 2009 às 16h, na rua engenheiro João Alfredo, nº 101 – Altos – Centro de Caucaia – em frente ao Gabinete do Prefeito. Está confirmada a presença do Ministro da Previdência Social, José Pimentel ao evento. 19


A recém criada Secretaria de Ciências e Tecnologia já mostra suas ações A Secretaria de Ciências e Tecnologia de Caucaia – SCT, foi criada no início do ano por decreto do prefeito Washington Gois. A iniciativa repercutiu positivamente na administração municipal, compreendendo rapidamente a razão da existência da SCT, que é apoiar estrategicamente a gestão do Prefeito e das Secretarias. Esse apoio vem se materializando por meio da exploração das tecnologias de informação e comunicação (TICs) aplicadas à governança municipal, objetivando economia de recursos públicos, eficácia e eficiência administrativa, transparência política e memória dos atos administrativos.

Nos seus breves cem dias de atividades a SCT executou as seguintes ações: Produziu o software (programa) usado pela Secretaria de Educação na matrícula dos 69 mil alunos da rede municipal, visando centralizar, em uma base de dados única, todo o cadastro de alunos, detectar e eliminar as multiplicidades de matrículas nas escolas e trabalhar de forma fidedigna os indicadores das escolas.

Sistema de Diagnóstico Escolar do Município, visando controlar o quadro de funcionários das unidades escolares e levantar as necessidades das escolas.

Produziu o software de cadastro e acompanhamento de artistas e artesãos de Caucaia, usado pela Secretaria de Cultura, denominado de SIAP – SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE ARTÍSTICO CULTURAIS, com o objetivo de dinamizar e disponibilizar informações a cerca dos artistas e artesãos do Município de Caucaia, proporcionando a divulgação dos talentos locais, como também a permanência de tais informações por um tempo indeterminado. Executou o censo das linhas telefônicas da Prefeitura, identificando e cortando despesas que oneravam os cofres públicos. O Setor Administrativo e Financeiro da Secretaria de Ciências e Tecnologia tem desenvolvido um processo de controle de todas as faturas de serviço de telefonia da Prefeitura a fim de tomar as devidas providências, estudando maneira de redução de custos. Esta medida visa controlar o uso do serviço de telefonia fixa e móvel reduzindo os custos que eram excessivos na administração passada.

Estruturação da Rede Lógica de Dados

Foi realizada pela Equipe Técnica da Secretaria de Ciências e Tecnologia – SCT, a infraestrutura da Rede Lógica de Dados da Procuradoria Geral do Município e da Garagem Central. Ainda foram recuperadas a Rede da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo e da Secretaria de Transporte. Esta medida está dando agilidade aos processos de troca de informações entre os órgãos públicos na prestação de serviços à sociedade. A Equipe Técnica da SCT realiza permanentemente suporte técnico em todas as unidades da administração municipal garantindo o bom funcionamento dos equipamentos de microinformática.

Retomou as negociações para a instalação do IFECE (Instituto Federal do Ceará, antigo CEFET-Ce) Extensão Caucaia do Campus Maracanaú em nosso Município, que haviam sido abandonadas pela gestão passada. Prevêse que em 02 anos se tornará autônomo com nível superior. Este reconhecido Instituto Federal, formará grande parte da mão-de-obra profissional especializada que será empregada na construção do Complexo Siderúrgico e Petroquímico do Pecém. Os jovens estudantes caucaienses que se esforçarem nos estudos, terão oportunidade ímpar de se colocar no mercado de trabalho em médio e elevado nível salarial, sem sair da sua cidade e da convivência de seus familiares e amigos. A boa notícia é que em meados de 2010 os caucaienses já poderão contar com dois cursos técnicos na recém inaugurada unidade do IFECE; Colocará no ar o novo website do Governo, que promoverá o Município marcando os primeiros passos dessa gestão rumo a uma moderna tendência governamental, o eGOV. O termo eGOV, ou Governo Eletrônico se refere a medidas que vão desde mudanças na forma de registro de informações até soluções muito específicas, como no caso do portal de crianças desaparecidas – REDESAP. O objetivo do eGOV é articular todas as formas de comunicação do governo com os cidadãos, outras esferas (estadual, municipal e federal), outros poderes (legislativo e judiciário), outros países, empresas e o terceiro setor.

Foi desenvolvido um Projeto Técnico de infraestrutura (lógica e elétrica) e interligação através de VPN (Virtual Private Network) da unidade de atendimento do Bolsa Família e das futuras instalações deste programa no bairro da Jurema, visando uma melhor integração dos serviços ofertados à comunidade.

20 Informativo da Prefeitura Municipal de Caucaia - Ano 1 - Nº 2 - Agosto de 2009

Website do Governo Municipal de Caucaia dará mais transparência para ações realizadas

Está sendo criado pela equipe técnica da Secretaria de Ciências e Tecnologia o website do Município. Este contará com dados históricos da cidade, órgãos da Prefeitura, principais pontos turísticos, seção de imprensa com notícias, eventos e serviços prestados à comunidade, dentre outros. Esta ferramenta dará mais transparência às ações desenvolvidas pela Prefeitura, tendo a sociedade como acompanhar e participar dos projetos do Município, funcionado como um canal de comunicação interativo entre a Prefeitura e o cidadão. A página ainda está em construção, mas logo estará a disposição do povo de Caucaia. O website poderá ser acessado por meio do endereço:www.caucaia.ce.gov.br.

Prefeitura de Caucaia implanta serviço de salvamento, prevenindo afogamentos nas praias e lagoas do Município

D

esde o início do novo Governo Municipal de Caucaia, o prefeito Washington Luiz de Oliveira Gois implantou o grupamento de GuardaVidas (30 profissionais terceirizados), que se encontra sob a coordenação da Guarda Municipal de Caucaia, que atua nas principais praias e lagoas do Município. Portanto, com a implantação do serviço de salvamento nessas áreas, o índice de ocorrências tem reduzido consideravelmente, em virtude do trabalho de prevenção junto à população que para ali se desloca com o intuito de usufruir das belíssimas praias e lagoas existentes em nosso Município. Vale ressaltar que os GuardaVidas trabalham em parceria com o Grupo de Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, cumprindo uma jornada diária de trabalho de 09 às 17h, de terça a domingo, incluindo os feriados. Veja a distribuição do grupamento: • Praia do Parque Leblon 04 Guarda-Vidas • Praia de Iparana 02 Guarda-Vidas • Praia do Icaraí 02 Guarda-Vidas • Praia da Tabuba 02 Guarda-Vidas • Praia do Cumbuco 08 Guarda-Vidas • Praia da Barra do Cauípe 04 Guarda-Vidas • Lagoa do Parnamirim 02 Guarda-Vidas • Lagoa das Cristalinas 02 Guarda-Vidas • Lagoa do Cauípe 04 Guarda-Vidas

Dicas que salvam Cuidados na praia, lagoa ou açude

• Nade apenas em áreas supervisionadas por GuardaVidas; • Consulte o Guarda-Vidas para saber as condições para o banho antes de entrar na água; • Nunca nade sozinho; • Informe qualquer irregularidade observada ao Guarda-Vidas; • Se for pego por uma corrente, nade diagonalmente a ela até conseguir escapar; • Chame por socorro ou faça sinais se não conseguir sair da corrente; • Nunca finja ter necessidade de socorro; • Não substitua sua falta de conhecimento em natação por objetos flutuantes; • Não leve objetos quebráveis para a praia e, se encontrá-los, coloque-os nas cestas de lixo; • Não mergulhe em águas desconhecidas ou quebrando raso; • Não superestime sua capacidade de nadar saindo para longe, a não ser que o percurso seja paralelo à praia de fácil socorro; • Observe sempre o movimento das crianças, mesmo quando o Guarda-Vidas estiver perto; • Não nade perto de estacas e nem mergulhe onde há pedras; • Evite ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes e durante o banho de mar ou açude; • Não jogue areia nos outros nem participe de brincadeiras agressivas; • Evite qualquer forma de vida marinha desconhecida ou agressiva; • Fale com o Guarda-Vidas apenas o indispensável, para não distrair sua atenção; • Respeite o julgamento e a experiência de um GuardaVidas treinado, seguindo suas instruções e não interferindo em seu trabalho; • Ao encontrar crianças perdidas na praia, leve-as ao posto de atendimento mais próximo; • Não deixe que sua audácia sobreponha sua perícia.

Programa de Segurança Alimentar e Nutricional ajuda população vulnerável de Caucaia

O Projeto Banco de Alimentos tem por objetivo doar alimentos advindos de redes de supermercados, produtores locais, empresários e sociedade civil em geral. Enquanto aguarda a construção do prédio do Banco de Alimentos, o projeto funciona com uma infraestrutura mais simples denominada Central de Captação de Alimentos, implantada no ABC do Grilo. Pode-se destacar algumas atividades que estão sendo desenvolvidas na Central como: sensibilização dos empresários e permissionários dos supermercados e mercados públicos, arrecadação de alimentos, análise, seleção e doação desses alimentos e formação continuada em temas relacionados a Segurança Alimentar e Nutricional para membros das instituições assistenciais beneficiadas no Município. Durante o mês de junho, a central arrecadou e doou mais de 1,6 tonelada de alimentos, beneficiando diretamente 07 (sete) entidades e 410 (quatrocentas e dez pessoas). 21


Foi realizada a III Conferência Municipal da Criança e do Adolescente O Governo Municipal de Caucaia realizou no dia 24 de junho de 2009, no auditório das Cordimarianas- Casa de Encontro, no horário das 8:00 às 17:00 horas, a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caucaia, com o tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal, tendo como conferencista a ilustre presença do representante do CEDECA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) o Sr. Armando Bandeira. A conferência teve o objetivo de analisar, definir e deliberar, no nível municipal, propostas de diretrizes para a Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, com vistas à elaboração do Plano Decenal.

A III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente contou com a presença da sociedade civil, representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, da Secretaria de Saúde e Educação, Articulação Política, Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Assessoria de Comunicação, Secretaria de Esporte e Juventude e outras secretarias municipais; Diretores de escolas estaduais, municipais e privadas; representantes de Organizações Governamentais e ONG’s, bem como das crianças e dos adolescentes destas escolas. O evento contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome e do Conselho Municipal das Diretrizes da Criança e do Adolescente – COMDICA.

Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome de Caucaia realiza seminário sobre medidas sócioeducativas

Encontro Sócio Educativo do Programa ProJovem Adolescente O Programa ProJovem Ado- sócio-educativas de capacitação lescente conta com a participação para a cidadania; desenvolvimento de 1.725 adolescentes com idade de habilidades específicas nas áreas variando entre 15 e 17 anos, divi- de saúde, meio ambiente; abordadidos em 69 (sessenta e nove) co- gem de temas que despertem a sua letivos de 25 adolescentes cada, em autoestima e o protagonismo juveatividades de incentivo à perma- nil, permitindo que eles entendam nência na escola através de ações seu poder de transformação.

Em parceria com a Pastoral do Menor, a Secretaria da Assistência Social e Combate à Fome está promovendo a implantação do Sistema Nacional de Atendimento Sócio Educativo – SINASE. O sistema, que tem como proposta acompanhar jovens com visita domiciliar, oferecendo atendimento psicológico, social, pedagógico e encaminhamento, será desenvolvido pela equipe do CREAS e terá como foco adolescentes em conflito com a lei que estejam em cumprimento de medidas em meio aberto, tais como: liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade. Esse processo de implantação está passando pelas etapas de articulação com sistema de

garantia de direitos para efetivação e o desenvolvimento do plano de atendimento sócio-educativo pelo COMDICA, CONSELHO TUTELAR E CREAS. Atividades/Ações preparatórias para a implantação do sistema (SINASE): • Seminário: “Sistema de Garantia de Direitos e Competências” – 11/08/09 – 17h • Formação para Conselho Tutelar e COMDICA – 25/08/09 e 26/08/09 – das 13h às 17h

Governo Municipal beneficia a população com o lançamento de programas e projetos habitacionais

O Programa “Minha Casa, Minha Vida”, uma parceria da prefeitura de Caucaia com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, junto com a Caixa Econômica Federal – CEF, já cadastrou mais de 12 mil pessoas para possível inclusão em programas habitacionais. O programa também beneficiou famílias do Município com instalações sanitárias. Além disso, o prefeito Washington Gois, através da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, fortalece outras ações que proporcionam visitas técnicas e ações de preservação do meio ambiente junto às famílias que foram beneficiadas com a construção de kits sanitários nas localidades de Nova Brasília I e II, Vila Mosquito e Potira. O objetivo das visitas é observar a situação de conservação dos kits sanitários e orientar quanto à manutenção e utilização. Também são informadas sobre as principais doenças que podem ser evitadas com a destinação correta dos dejetos e a consequente melhoria na qualidade de vida. 22 Informativo da Prefeitura Municipal de Caucaia - Ano 1 - Nº 2 - Agosto de 2009

Secretaria da Assistência Social atualiza cadastro das famílias beneficiárias do programa Bolsa Família A atualização cadastral das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ainda está sendo realizada. Visando melhorar a qualidade do atendimento e facilitar o acesso à população, a equipe do CADÚNICO (digitadores e entrevistadores) desloca-se diariamente para as diversas localidades do Município, incluindo serra, sertão e praia. A ação teve início em maio deste ano e até o momento, cerca de 6.249 famílias tiveram seus cadastros atualizados, garantindo assim a permanência no Programa. O grupo continuará oferecendo o serviço de forma descentralizada, se deslocando aos diversos bairros da cidade, até meados do mês de agosto. É importante ressaltar ainda que a Prefeitura conta com a equipe do CADÚNICO no CRAS Edson da Mota Corrêa – Sede e nos Pólos: Francisco Assis Martins – Guadalajara; e Perpétua Magalhães – Metrópole. As Secretarias de Educação, de Saúde e a Assessoria de Comunicação do Município também apoiam esta ação.

Durante a ação colhemos alguns relatos: “Muito gratificante, por ajudar a comunidade, evitando o deslocamento das famílias carentes que, em sua maioria, não dispõe de passagem. É a primeira vez que a equipe do Bolsa Família vem a este bairro, muito bom.” Relato de Geovana – Secretária da Escola de Ensino Fundamental Paulo Ferreira da Rocha – Localidade de Matões. “Ótimo, excelente por ficar próxima a minha casa, não precisar pegar condução para ir ao CSU (hoje CRAS, onde funciona o Núcleo do CADÚNICO). Evita a gente chegar às cinco da manhã. Agora não, podemos chegar na hora e ser atendidas”. Relato de D. Liduína Gonçalves – beneficiária do Programa Bolsa Família e moradora do bairro Parque Potira I. “Facilita muito, fica mais tranquilo, não tem empurra-empurra, nem confusão, nem fica a noite inteira para pegar fila”. Relato de D. Lúcia Alves Cavalcante – moradora do bairro Nova Metrópole e beneficiária do Programa Bolsa Família.

23


Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – PMDRS O Governo Municipal de Caucaia, em parceria com a EMATERCE, realizou três oficinas e um seminário para a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável com a participação de agricultores e familiares, plano este que vai atender as demandas locais e apoiar o fortalecimento da agricultura familiar no Município. O Evento contou com a presença do prefeito Washington Gois.

Prefeitura reativa sistema de abastecimento na comunidade Bom Princípio

II Tilápia Fest mobiliza comunidade e produtores

A Instituição Sócio Comunitária da Agrovila do Açude Sítios Novos e a Colônia de Pescadores Z-7, contando com o apoio do Governo Municipal de Caucaia e do Governo do Estado do Ceará, realizaram nos dias 24 e 25 de julho, na localidade de Sítios Novos, o II Tilápia Fest. A abertura do evento ocorreu na quadra esportiva da escola Alice Moreira de Oliveira, no dia 24/07, seguido de palestras técnicas abordando temas como a cadeia produtiva da tilápia, manejo em psicultura, gestão de águas e gastronomia, onde foi rea-

lizada uma Oficina de Processamento do Pescado que atraiu a curiosidade dos participantes. À noite, aconteceu uma ampla programação cultural que priorizou os artistas da terra. No segundo dia do evento, ocorreram as competições esportivas envolvendo modalidades como canoagem, pesca esportiva, triathlon, vôlei, futebol e corrida de jegue, além da feira de negócios que movimentou a economia local. O II Tilápia Fest proporcionou o desenvolvimento do turismo local e já consta no calendário de eventos do Município.

Tem início o programa de Peixamento de Açudes e Lagoas Públicas

O incentivo à produção de peixes O Governo Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento em tanques-rede continua no município Agrário, iniciou no mês de julho e estenderá de Caucaia. Através do Projeto São José, até agosto o Programa de Peixamento dos já foram realizados cursos de capacitação reservatórios públicos do Município de Cau- em parceria com a Secretaria do Desencaia, incrementando a produtividade das co- volvimento Agrário do Estado do Ceará leções de água do Município, gerando assim, e EMATERCE para os assentados das lotrabalho e renda para as famílias carentes, calidades Santa Bárbara e Belo Monte e além de aumentar a oferta de alimento protéi- encontra-se em fase de contratação, para co de excelente qualidade, a um baixo custo. as localidades de Sítios Novos e Capim Proprietários de açudes particulares poderão Grosso. ser beneficiados também, caso façam cadasO Censo da Aquicultura Munitramento na Secretaria de Desenvolvimento cipal continua ocorrendo em parceria Agrário e se comprometam a permitir que com a EMATERCE para que o Municímoradores próximos ao reservatório sejam pio construa uma política de desenvolvibeneficiados. mento sustentável da atividade. 24 Informativo da Prefeitura Municipal de Caucaia - Ano 1 - Nº 2 - Agosto de 2009

A SEINFRA, está reativando o Sistema Alternativo de Abastecimento de Água da Comunidade do Bom Princípio, visto que o açude que alimentava a adutora rompeu, paralisando por completo o fornecimento de água para os moradores. Agora, os habitantes receberão uma água de melhor qualidade, visto que a nova fonte, apesar de possuir menor volume de reserva, apresenta um produto com melhores características físicoquímicas e bacteriológicas.

Apreensão de animais nas rodovias e vias públicas melhora o tráfego e evita acidentes nas ruas de Caucaia O Governo Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, em convênio com a Polícia Rodoviária Federal, atendendo a Lei Municipal 1.064/97, vem retirando os animais das rodovias e vias públicas. A finalidade primordial do serviço é prevenir acidentes nas principais vias de veículos. Depois de apreendidos, os animais são encaminhados ao local depositário, com toda a estrutura necessária, alimentação e assistência veterinária. Decorridos 10 dias, os animais que não forem retirados pelos proprietários após o pagamento de taxas, serão encaminhados para avaliação e vendidos sob a forma de “LEILÃO PÚBLICO” ou, doados às Instituições Filantrópicas do Município ou ainda, cedidos às Instituições Estaduais de Pesquisa, conforme legislação municipal.

Programa “Conhecendo a Zona Rural” fortalece o desenvolvimento agrário em Caucaia Sentindo a necessidade de ter um indicador preciso do número de famílias e habitantes residentes na zona rural de Caucaia, para poder dimensionar os programas destinados a este público no Município, tais como: Garantia Safra, Distribuição de Água, Alimentos, Sementes e Mudas, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário elaborou um modelo de cadastro que está sendo utilizado para obter informações sobre as famílias residentes na zona rural, registrando todos os domicílios, tendo como parâmetro a conta de energia elétrica. A presente iniciativa encontra justificativa, tendo em vista que as únicas informações existentes atualmente no Município são aquelas oriundas do Cadastro Único do Governo Federal, o qual não contempla agricultores de maior renda e os aposentados. Todos os dados consolidados serão disponibilizados para os demais órgãos municipais.

25


Programa de Educação Ambiental estimula a coleta seletiva do lixo em Caucaia

E

Defesa Civil resolve problemas causados pelas chuvas em Caucaia O período chuvoso extenso e forte de 2009 potável e alimentação. Não faltou apoio às famílias que Se você deseja ajudar as vítimas das causou problemas em todo o país, atingindo também logo foram cadastradas e receberam doações de roupas, chuvas ligue para o CRAS: 33428144 ou comunidades caucaienses. Só neste ano, aproximada- alimentos, colchões, lençóis, calçados, remédios e filtros. deixe suas doações no CRAS da sede (CSU) ou mente 8.696 pessoas foram atingidas pelas chuvas no Foram 2.500 cestas doadas só na sede da Defesa Civil e no CRAS da Jurema (Escola Rubens VAZ). Município. Das 1.500 pessoas atingidas pelas enchen- mais 4.000 arrecadadas pelo sertão, além de 1.660 peças tes, 817 ficaram desabrigadas. Todas foram atendidas e de roupas e 350 colchões. Caucaia também recebeu doacomodadas pela Defesa Civil, que as levou para abrigos ações do Distrito Federal. É o povo brasileiro provando temporários com direito a transporte, medicação, água que é acolhedor e sensível aos problemas sociais.

Faça a sua parte! Doe e deixe muita gente contente.

Ações desenvolvidas pela Autarquia Municipal de Trânsito no mês de julho OPERAÇÃO FÉRIAS

No mês de Julho a AMT realizou a Operação Férias. Os agentes de trânsito fizeram fiscalização ostensiva, coibindo veículos que transitavam na área litorânea e nas dunas, bem como animais (cavalos, jumentos) nas proximidades de barracas e quadriciclos que circulavam junto aos banhistas.

SINALIZAÇÃO

A AMT iniciou os trabalhos para implantação da sinalização vertical e horizontal na área central de Caucaia, recuperando faixas de pedestres, linhas de bordo, placas e demais sinalizações.

AMT 24H

Qualquer esclarecimento sobre notificações, sinalizações, atendimentos a eventos, ocorrências no trânsito e demais solicitações, ligue para: 0800.280.29.29.

OPERAÇÃO SILÊNCIO

Com intuito de combater a poluição sonora, o tráfico e consumo de entorpecentes e outros delitos, foi realizada a operação silêncio, em parceria com Polícia Civil (reforço plantão), PMCE (CPC, CPRV, CPMA, 2ª cia/ 6º BPM), CBMCE (CAT), DETRAN, SEMACE, Juizado, Prefeitura de Caucaia (AMT, IMAC, SEINFRA) nos finais de semana, em diversas localidades de Caucaia. Havendo maior intensificação na área do Icaraí, onde há grande concentração de veículos com “paredão de som”. Os resultados já estão sendo percebidos pela população. São muitas as notícias de moradores do Icaraí e proximidades informando sobre as modificações satisfatórias após o trabalho de fiscalização que foi iniciado em Maio/2009 e não tem previsão para término.

26 Informativo da Prefeitura Municipal de Caucaia - Ano 1 - Nº 2 - Agosto de 2009

m conformidade com o Programa de Educação Ambiental de Caucaia, o IMAC sensibiliza a população caucaiense sobre os benefícios do consumo consciente durante o mutirão de limpeza. No dia 25 de junho de 2009, o IMAC participou de um mutirão de limpeza organizado pela Secretaria de Articulação Política no Centro de Caucaia. Esse mutirão teve apoio das demais secretarias municipais, Câmara dos Dirigentes Lojistas - CDL - Caucaia, Empresa Vitória, MARQUISE e Parque Botânico do Ceará. A prefeitura de Caucaia criou essa ação com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de não despejar resíduos em terrenos baldios e obedecer o calendário de coleta sistemática de lixo; que atualmente é feita pela MARQUISE e SEINFRA-Caucaia. A equipe do IMAC montou uma estrutura composta por duas ilhas ecológicas de coleta seletiva na Praça da Câmara dos Vereadores de Caucaia e sensibilizou os transeuntes sobre o consumo consciente, enfocando sobretudo o combate ao desperdício e a diminuição da geração de lixo. Além disso, alunos do projeto Respirando Ar Puro da Empresa Vitória, fantasiados como Plastilda, Metalino, Vidralco e Papelote, realizaram uma blitz com veículos que

passavam no local; suas fantasias retrataram os tipos de resíduos que podem ser recicláveis (Plastilda=plástico, Metalico=metal, Vidraulico=vidro, Papelote=Papel). Estimulando a conscientização ambiental, foram distribuídos panfletos

Município de Caucaia e TRT-CE firmam acordo para Laudos Periciais O Instituto de Previdência do Município de Caucaia e o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região, assinaram, dia 13 de maio de 2009, na Vara do Trabalho de Caucaia, acordo de cooperação que disponibiliza médicos peritos para fins de elaboração de laudos periciais destinados a fazer prova em processos judiciais que tramitam na Justiça do Trabalho. Os trabalhadores de Caucaia não precisam mais se deslocar, pois agora contam com o serviço no próprio Município. O acordo firmado terá duração de quatro anos e tem grande importância para Caucaia e para o Tribunal porque supre as carências existentes no âmbito da Justiça do Trabalho da 7ª Região, que atende as demandas por laudos periciais nos processos em tramitação na Justiça do Trabalho. Pelo Tribunal, assinou o acordo o presidente Antonio Parente e pelo Instituto de Previdência do Município de Caucaia, o acordo foi assinado pelo seu presidente Hipólito Índio Guimarães Neto. O prefeito de Caucaia, Washington Gois, e o secretário geral da Presidência do TRT/CE, Inocêncio Uchoa, assinaram como testemunhas. A solenidade teve ainda a participação do juiz titular da Vara, Francisco Tarcísio Guedes Lima Verde Júnior, e o do juiz substituto Mateus Miranda de Morais. Este foi o primeiro acordo assinado pelo TRT/CE nesses termos.

e cartilhas sobre o consumo correto de energia elétrica e água tratada. Os materiais distribuídos foram doados pela COELCE e CAGECE que apóiam o programa de educação ambiental de Caucaia. Além disso, a equipe do IMAC dis-

Promovendo a cidadania

tribuiu o jornal IMAC Notícias à população. Essa ação está inserida dentro do Programa de Educação Ambiental de Caucaia, que ainda realizará outras ações durante todo ano.

O Governo Municipal de Caucaia coloca a disposição dos cidadãos a Ouvidoria Geral do Município, espaço democrático que tem por finalidade acolher denúncias, reclamações, sugestões e elogios, por meio do telefone 3342-8064 ou no endereço: Rua Juaci Sampaio Pontes, nº. 2086, sala 3 – Centro; com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aumentando a satisfação dos usuários.

O que faz a Procuradoria Geral do Município? Criada em 1990, a Procuradoria Geral do Município de Caucaia é um órgão vinculado ao Poder Executivo, que exerce importantes atividades nas áreas judicial, trabalhista, corregedoria, patrimonial, consultiva, execução Fiscal e Diário Oficial.

Compete também a Procuradoria Geral do Município, representar judicial e extrajudicialmente o município em defesa de seus interesses, bens e serviços, bem como orientar os atos da administração Municipal.

Trabalhando com toda a responsabilidade e atenção, a procuradoria tem mantido uma atuação judicial vigorosa e de sucesso, além de relevante atividade consultiva.

27


Fale com a Prefeitura Paulo de Tarso Magalhães Guerra Vice-Prefeito End. do Gabinete: Rua Engenheiro João Alfredo, 100 – Centro CEP 61.600-000 Telefones: 3342.8001 3387.8211 3387.8215 Fax: 3387.8261 Amarilio Francisco Moura de Melo Secretário de Governo End. do Gabinete: Rua Engenheiro João Alfredo, 100 - Centro CEP 61.600-000 Telefones: 3387.8200 3387.8201 E-mail: amariliomelo@bol.com.br João Bosco Ferreira Secretário de Articulação Política End. do Gabinete: Rua Barão de Ibiapina, 233 – Centro CEP 61 600-180 Telefones: 3342.8125 3342.8129 Jaime Cavalcante de Albuquerque Secretário de Finanças e Planejamento End. do Gabinete: Rua Coronel Correia, 1767 – Centro CEP 61.600-004 Telefones: 3342.8055 - 3342.8006 E-mail: jaimecavalcante@sefin.caucaia. ce.gov.br José Castelo Branco Crisóstomo Secretário de Administração End. do Gabinete: Rua Coronel Correia, 2061 – Centro CEP Telefone: 3342.8101 E-mail: jcastelobranco@oi.com.br Antônia Cláudia de Paula Lima Secretária de Educação End. do Gabinete: Rua Joaci Sampaio

Pontes, 2.000 CEP 61 600-000 Telefone: 3342.8040 E-mail: secretariaclaudia@sme.caucaia. ce.gov.br Luiza de Marilac Barros Rocha Secretária de Saúde End. do Gabinete: Rua Coronel Correia, 1959 CEP 61 600-000 Telefones: 3342.8024 3342.8025 E-mail: caucaiasaude@gmail.com Ivan Correia Sales Secretário de Desenvolvimento Agrário End. do Gabinete: Rua Edson da Mota Corrêa, 315 – Centro CEP 61 602-010 Telefones: 3342.8121 3342.8122 Fax: 3342.8159 Elizeu Souza dos Santos Secretário de Desenvolvimento Econômico End. do Gabinete: Rua Coronel João Licinio, 477 – Centro CEP 61 600-000 Telefones: 3342.3615 3342.7906 Fax: 3342.7425 E-mail: sdecaucaia@yahoo.com.br Ana Maria Pereira Jereissati Secretária de Cultura End. do Gabinete: Rua Nossa Senhora dos Prazeres, S/N – Centro CEP 61 600-00 Telefones: 3342.8032 3342.8033 E-mail: anajereissati@yahoo.com.br Silvio Soares Lobato Secretário de Esporte e Juventude End. do Gabinete: Rua José Rocha Sales, 183 – Açude CEP 61 605-085 E-mail: silviolobato@gmail.com Sadon Pereira Pinto Secretário de Ciência e Tecnologia End. do Gabinete: Rua Juaci Sampaio

28 Informativo da Prefeitura Municipal de Caucaia - Ano 1 - Nº 2 - Agosto de 2009

Pontes, 2496 CEP 61 600-140 Telefones: 3342.2182 2242.5000 E-mail: sadon@sct.caucaia.ce.gov.br Ambrosio Ferreira Lima Secretário de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo End. do Gabinete: Rua Engenheiro João Alfredo, 100 – Centro CEP 61 600-00 Edison Felício de Araújo Costa Secretário de Assistência Social e Combate à Fome End. do Gabinete: Rua Jerônimo Amaral, 386 – Centro CEP 61 600-135 Telefones: 3342.8092 Fax: 3342.8086 E-mail: carlosedson.costa@yahoo. com.br Ricardo Ibiapina Lima Procurador Geral do Município End. do Gabinete: Rua Juaci Sampaio Pontes, 2086 Lúcio de Castro Bonfim Júnior Secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura End. do Gabinete: Rua Juraci Sampaio Pontes, 2603 – Cigana CEP 61.616-140 Telefones: 3342.8151 3342.8131 3342.8132 3340.8085 Fax: 3342.8066 E-mail: luciobonfim@yahoo.com.br João Batista Siqueira de Andrade Secretário de Transportes End. do Gabinete: Rua Engenheiro João Alfredo, 100 – Centro CEP 61 600-00 Telefones: 3387.8204 3387.8205 E-mail: ibsa69@oi.com.br José de Fátima Solano Lopes Assessor Chefe de Comunicação Telefones: 3342.8029 3342.8000

Francisco Marcelo Silva de Menezes Controlador Geral do Município End. do Gabinete: Rua Juaci Sampaio Pontes, 2086 Telefones: 3387.8222 João Artur Pessoa de Carvalho Presidente do Instituto do Meio Ambiente – Imac imacpmc@yahoo.com.br Rua Tobias Correia, 714, Centro Telefones – 3342-1067/3342-3059 Telefone: 3342.8055 Hipólito Índio Guimarães Neto Presidente do Instituto de Previdência do Município Antonio Gonzaga Moreira Presidente da Autarquia Municipal de Trânsito Gilberto Coordenador da Defesa Civil Cel. Flares Luiz Braga Ferreira Comandante da Guarda Municipal guardamunicipal@caucaia.ce.gov.br Rua Manoel Ferreira, 204, Centro Telefones: 3342-7404/3342-7644 Autarquia Municipal de Trânsito - amt@caucaia.ce.gov.br secretariaamt@yahoo.com.br Rua Joaquim Mota e Silva, 260, Vila Góis Telefone:3342-8165 Comandante: Cel. Antônio Gonzaga Francilena Pontes Guerra Ouvidora Geral ouvidoriageral@caucaia.ce.gov.br Rua Juaci Sampaio Pontes, 2086, Alto, sala 03, Centro Telefone: 3346-8064/3342-2486

Não jogue este material na rua. Contribua com a limpeza da nossa cidade.

Washington Luis de Oliveira Góis Prefeito Municipal End do Gabinete: Rua Engenheiro João Alfredo, 100 – Centro. CEP 61.600-000 Telefones: 3342.8001 3387.8200 3387.8201 3342.6145


Jornal de Caucaia