Issuu on Google+

Edição: 01 de 18/10/2013

Projeto Educar valoriza patrimônio de Barão) A Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo em nosso município mais uma edição do Projeto Educar, um programa voltado à Educação Patrimonial.O Projeto tem como objetivo principal de promover o entendimento do Patrimônio Cultural e a importância de sua preservação.

somando entre 350 e 400 litros de leite diariamente. Ele salientou ainda que a meta até o final do ano é chegar a mil litros diariamente. O leite armazenado no local é distribuído para laticínios da região do Rio Piracicaba. Esse é o resultado de mais uma parceria entre a Prefeitura Municipal de barão de Cocais, a Emater e o Sindicato dos Produtores Rurais.

O Centro Municipal de Educação Nossa Senhora do Rosário, a Escola Municipal Alvina Campos e a Escola Municipal José Maria dos Mares Guia são as escolas participantes do projeto. Várias atividades já foram desenvolvidas pelas escolas como: Escolha do bem cultural, aula introdutória sobre os conceitos do Patrimônio Cultural, visita ao local, entrevista com moradores, palestras e pesquisas. Outras atividades estão sendo planejadas para a culminância do projeto, quando acontecerá a Feira Cultural.

Maratona Moutain Bike em Barão de Cocais Acontece nesse domingo, 20/10, a 1ª Maratona Mountain Bike de Barão de Cocais. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esportes. A largada será às 10 horas da manhã no Ginásio Poliesportivo. Venha prestigiar os nossos atletas e o nosso evento.

O Centro Municipal de Educação Nossa Senhora do Rosário escolheu o Sobrado do Cartório em Cocais como objeto de estudo. Na visita ao bem, que está em fase final de restauração, os alunos ouviram algumas pessoas que vivenciaram fatos marcantes naquele local. O Sr. Raimundo Bittencourt e sua esposa Sra. Ivone Prandine falaram aos visitantes sobre o tempo em que viveram no Sobrado, a emoção de vê-lo tão bonito e da sua importância para a cultura e história da nossa cidade. O Sr. Lauro Fonseca também relatou aos alunos algumas histórias do seu bisavô Fernando Tôco que comprou o Sobrado no ano de 1910 e sua lendária fortuna em ouro encontrada na demolição de uma antiga fazenda. Ainda neste dia o mestre de obras Sr. Alpin Campos, responsável pela restauração do Sobrado, explicou sobre a restauração e materiais que foram utilizados. A Escola Municipal Alvina Campos teve como bem cultural eleito a Igreja de Sant`Ana,, um dos atrativos da Vila Colonial de Cocai, e que foi construída na metade do século XVIII. A palestra foi proferida pela representante da Secretaria de Cultura e Turismo e Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural , Ivanete Nepomuceno e também pelo professor de história da escola, Sérgio Augusto Azevedo Barroso, também Conselheiro. . Os alunos puderam viajar no tempo através das suas histórias do tempo de criança, quando frequentava a Igreja de Sant`Ana e brincava no antigo Sobrado do Barão de Cocais , que ficava defronte a Igreja. Os alunos da Escola Municipal José Maria dos Mares Guia escolheram como objeto de estudo o Centro de Referência Histórica de Barão de Cocais, (antigo Cine Rex). Na visita ao local puderam vivenciar um pouco da história do nosso município através das galerias que mostram o passado e o presente da cidade por meio de fragmentos de sua história. Na oportunidade também ouviram a Palestra e o relato do Sr. João Lima que chegou a assistir alguns filmes no antigo cinema. Os alunos manifestaram grande interesse em conhecer a história e o patrimônio cultural do nosso município.

Grandes Parcerias Excelentes Resultados Há aproximadamente 90 dias funciona na Rua João Raimundo Silveira – Bairro Capim Cheiroso, um posto de distribuição de leite. O local administrado pelo Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Barão de Cocais é equipado com um tanque resfriador de dois mil litros. O recipiente foi adquirido pela Emater local através do Programa Minas sem Fome. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Sr. Geraldo Martins de Souza, oito produtores rurais já fornecem leite para o estabelecimento,

Obras A Prefeitura Municipal está fazendo a reforma completa do calçamento na Rua João Raimundo da Silveira no bairro Capim Cheiroso. Mais trabalho, mais conquistas!


Jornal edição 001