Issuu on Google+

EDIÇÃO - 025 17/04/2014 Armando recebe visita de Saulo Laranjeira

O Prefeito Armando esteve mais uma vez com a Presidente da República, Dilma Rousseff. O encontro aconteceu na última segunda, 07 de abril, em Contagem. Dilma esteve em Minas pela quarta vez neste ano. Ela veio fazer a entrega de novos veículos que fazem parte da 2ª etapa do Programa de Aceleração do Crescimento/PAC2 do Governo Federal. A presidente entregou 95 ‘caminhões caçamba’ e 56 ‘pás carregadeiras’. Um investimento de mais de R$ 37 milhões (trinta e sete milhões de reais). Até o fim do programa, as 792 prefeituras aptas receberão 2.644 mil equipamentos. O Prefeito Armando Verdolin recebeu ás chaves de um caminhão basculante para Barão de Cocais.

UBS – BARÃO DE COCAIS O Prefeito Armando Verdolin, recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira,09/04, a visita do ator, Saulo Laranjeira. Saulo veio apresentar ao Chefe do Executivo Municipal, seu projeto do show :“Assunta Brasil”. Um espetáculo de poesia, humor , grandes clássicos da música popular brasileira e seus múltiplos e cativantes personagens. Nascido em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha-MG, Saulo Laranjeira é um dos maiores “showmen” do Brasil. Ele é criador de personagens famosos como por exemplo, Deputado João Plenário e o roqueiro Kelé Metaleira (sucessos do programa “A Praça é Nossa”/SBT); o sambista malandro Juriti; o poeta João Macambira; o boêmio Sabiá; o hippie Zé Roberto; o repentista Zeza; o caipira Geraldinho; a benzedeira Veia Messina e o vaqueiro Zé da Silva.

PREFEITO ARMANDO RECEBE MAIS UM VEÍCULO PARA O MUNICÍPIO

O Prefeito Armando Verdolin , esteve nesta última quarta feira,09/04, no bairro Leão XIII. O motivo da visita foi acompanhar a montagem da estrutura que esta sendo feita para o início dos trabalhos de construção da UBS – (Unidade Básica de Saúde), que o município vai receber .

PREFEITO ARMANDO VISITA ÁREA ONDE SERÁ CONSTRUÍDA CRECHE MUNICIPAL O Prefeito de Barão de Cocais, Armando Verdolin, fez uma visita á área onde será construída a Creche Municipal do município. DESAPROPRIAÇÃO Pg.01


Com á aprovação pelo Poder Legislativo do projeto de lei, torna-se possível agora a aquisição da área para ínicio do projeto. Através do Decreto Municipal - n.º 33, de 18 de março de 2014, o município declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação o imóvel.

Leitura Deleite Tendo em vista que a leitura é um dos focos da Casa do Aprender, a inauguração contou com a aluna da Escola Municipal “Monsenhor João Raimundo”, Sabrina Vitória Piedade, (08 anos), que emocionou a todos pela desenvoltura e carisma com a leitura do livro “Amores de Artista”, da autora, Sônia Rosa. Exposição Outro momento marcante no evento foi a Exposição de Telas do pintor, Leonardo Braga. Carinhosamente conhecido por ‘Léo’- “Leonardo Braga” é filho do Sr. Rosalino do Carmo Filho (Liliu) e de D. Nair Braga do Carmo. Responsável pela descoberta do artista, a professora de pintura ,Geralda Aparecida, o conheceu no ano de 2009, em seu ateliê, levado por sua mãe. A partir de então, além do desenvolvimento artístico, cresceu também a amizade entre ambos. Ela define como ‘maravilhoso’, ter tido a oportunidade de ensinar ao Léo, a arte da pintura, como também ver seu trabalho exposto e reconhecido.

TERRENO O terreno de 4.866.94 m² , inserido numa área maior de 15.518.00 m², fica localizado no bairro Lagoa, compreendido entre as ruas, Domingos Maia e José Hilário. (Registrado sob o nº 7.598 de 15 de Janeiro de 1942 do cartório de registro de imóveis). Conforme laudo elaborado pela comissão avaliadora, designada pela portaria nº 069 de 10 de Março de 2014, o imóvel esta avaliado em R$ 462.000,00 (quatrocentos e sessenta e dois mil reais). CRECHE A construção da Creche Municipal será custeada pelo Governo Federal , através do programa Pro-infância.

Casa do Aprender é entregue à comunidade

Sobre a Casa do Aprender A Casa do Aprender, é uma parceria entre a Prefeitura de Barão de Cocais, através da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Vale. O local, onde funcionava a Casa do Professor, é um espaço , que tem como objetivos onde seu objetivo, propiciar aprendizagem, apoio pedagógico, troca de experiências, integração e convívio entre educadores, alunos e a comunidade. Lá são realizadas atividades culturais e educativas , todas gratuitas para crianças, jovens ,adultos e idosos, adaptadas às necessidades do município. As dependências da Casa do Aprender são compostas de brinquedoteca, biblioteca , ciber e sala de reuniões. Biblioteca A biblioteca existente no local também é aberta ao público. Seus frequentadores podem ter acesso ao acervo, que conta com material de formação continuada para professores e gestores escolares, literatura infantil , adulta, revistas pedagógicas e também livros relacionados a diferentes áreas do conhecimento. Os livros podem ser usados no local ou serem emprestados mediante cadastro. A Casa do Aprender fica na rua Ministro Clovis Salgado, nº 265 – Centro. Seu funcionamento é de segunda a sexta feira, no horário de 07 hs “às 17 horas. E no terceiro sábado de cada mês, de 07hs às12 hs . Telefone : (31) 3837-7623 . Orquestra “Família Querubins” A Orquestra Família Querubins vai representar Barão de Cocais em Ouro Preto em 21 de Abril – Dia de Tiradentes.

BLITZ 2014 – HEMOMINAS/PMBC Ao som da apresentação da Orquestra “Família Querubins”, foi inaugurada na última sexta feira, 11 de abril, a “Casa do Aprender” Barão de Cocais. A solenidade contou com a presença do Prefeito, Armando Verdolin, o Presidente da Câmara, Sebastião E. Santos, o Gerente de Operações da M i n a G o n g o S o c o , Wa l t e r M a z o n , a A n a l i s t a d e Responsabilidade Social da Fundação Vale, Anna Cláudia Eutrópio, funcionários da Prefeitura, Diretores Escolares, Professores, equipe do projeto; e representantes da comunidade. Pg.02


Uma ação conjunta dos Voluntários do Hemominas de Barão de Cocais, Prefeitura Municipal e Gerdau realizaram uma blitz na praça N.Sra Aparecida, na tarde da última sexta-feira, 11/04. O motivo da blitz foi para fazer divulgação da campanha de doação de sangue, realizada sábado, 12 de abril, no Hospital Municipal Waldemar das Dores.

(GRIPE) ACONTECERÁ ENTRE OS DIAS 22 DE ABRIL A 09 DE MAIO DE 2014 E NO DIA 26/04, SÁBADO, TODOS OS POSTOS DE SAÚDE ESTARÃO FUNCIONANDO NO HORÁRIO DE 08:00 ÁS 17 HORAS.

1ª etapa de vacinação contra febre aftosa 2014

VOCÊ QUE É IDOSO COM 60 ANOS OU MAIS, CRIANÇAS COM IDADE DE 06 MESES A MENORES DE 05 ANOS E GESTANTES PROCURE O POSTO DE SAÚDE MAIS PRÓXIMO PARA VACINAR. VACINAÇÃO PARA QUEM PRECISO DE PROTEÇÃO. PROTEGER É CUIDAR. UM DIREITO ASSEGURADO PELO SUS.

A Prefeitura de Barão de Cocais, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, comunica aos criadores de gado, que no mês de maio, no período de 01/05/2014 à 31/05/2014, acontecerá a 1ª etapa da Campanha de vacinação contra febre aftosa. Nesta etapa todos os animais deverão ser vacinados.

Rua ‘Antônio Vítolo’ recebe calçamento

Maiores informações no telefone: 38377670 - falar com Angela, ou no endereço: Praça Monsenhor Gerardo nº 316 . (Ao lado do restaurante popular). A DOENÇA A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que infecta todos os animais de casco fendido. Ela aparece rapidamente em populações susceptíveis por meio de vários meios de transmissão. O agente etiológico da febre aftosa é um vírus da família Picornaviridae, gênero Aphthovírus. A transmissão ocorre por contato direto com animais afetados e com excreções corporais. O vírus da febre aftosa pode ser encontrado em altas concentrações em fluidos das vesículas, saliva, fezes e leite. No pico da infecção o vírus está presente no sangue e em tecidos de animais afetados. O período de incubação do vírus é de dois a oito dias. Por ser uma doença altamente contagiosa e confundível com outras enfermidades vesiculares, o diagnóstico clínico sempre deve ser confirmado por meio de testes laboratoriais. Em muitos países as doenças vesiculares são de notificação obrigatória, isto é, sempre que existir a suspeita da doença deve-se notificar os órgãos do governo responsáveis pela sanidade animal, interditar a propriedade e isolar os animais.

VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA (GRIPE) 2014 A PREFEITURA DE BARÃO DE COCAIS INFORMA: A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

A Prefeitura de Barão de Cocais, através da Secretaria Municipal de Obras, continua realizando etapas de calçamentos de vias, (em bloquetes), no município. Localizada no bairro Lagoa, a rua Antônio Vítolo, foi mais uma onde os serviços já foram concretizados. No total foram feitos 254 m² (duzentos e cinquenta e quatro), de calçamentos e 83 (oitenta e três) metros lineares de (meio fio).

1ª Copa Master de Barão de Cocais chega ao fim Aconteceu neste último domingo,13 de abril, no campo da Lagoa (Prç. Delfina Ângelo), a grande final da 1ª Copa Master de Barão de Cocais. A competição, realizada pela Prefeitura; e com apoio da Liga Municipal de Desportos, reuniu ás equipes de São Benedito e Cocais na disputa pelo título. Pg.03


Rua Durval Cândido também recebe calçamento

Placar Com o placar de ‘3x0’, Cocais foi o grande campeão da copa. A artilharia ficou com Luciano Vieira - 06 gols (COCAIS) O goleiro menos vazado - Rafael Augusto ( SÃO BENEDITO).

Vacinação contra HPV

Outra rua localizada no bairro Leão XIII, também já foi calçada pela Prefeitura de Barão de Cocais. Atendendo ao pedido dos moradores, a rua Durval Cândido recebeu calçamento. Lá foram pavimentados 1149 m² (Um mil cento e quarenta e nove metros quadrados), em calçamentos . E de meio fio, 23 metros lineares.

CONFIRMADA A PARTICIPAÇÃO DE BARÃO DE COCAIS NO JEMG

A Secretaria Municipal de Saúde de Barão de Cocais informa que está disponível nos postos de saúde do município a vacina contra o vírus HPV, para meninas de 11 a 13 anos. O vírus ‘HPV’ pode levar ao câncer de colo de útero. Por isso é muito importante se imunizar. HPV e câncer A vacina contra HPV que será distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no País. O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685, 4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus. Como a vacina contra HPV funciona? Estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado, a presença destes anticorpos no local da infecção e a sua persistência durante um longo período de tempo. Mais informações pelo telefone – (31) 3837 - 7645

O Minas Olímpica - Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), é o mais importante “Programa Esportivo – Social” do Estado. Nos dias 22 de março e 04 de abril, foi realizado no ginásio poliesportivo, os jogos de futsal masculino e feminino da Etapa Municipal. Para a Etapa Municipal, participaram da disputa a Escola Municipal “ José Maria dos Mares Guia”, a Escola Estadual “Efigênia de Barros”, a EE “José Maria de Morais”, a EE “Odilon Behrens” e o Colégio Educare. Foram realizados no total, 9 jogos, envolvendo cerca de 100 atletas. ETAPA MICRORREGIONAL O Colégio Educare e a Escola Estadual “Odilon Behrens”, estarão representando Barão de Cocais na Etapa Microrregional, que acontecerá na cidade de Santa Bárbara entre os dias 06 a 10 de maio. Pg.04


Musical de Páscoa é realizado no C M E N S Rosário

Idealizado pelo professor de Educação Musical Diego Romão, o C M E Nossa Senhora do Rosário, realizou nesta quartafeira,16/04, o Musical intitulado: “O Milagre da Páscoa”. Com o objetivo de proporcionar a interdisciplinariedade, integrando vários campos do saber, e promovendo o conhecimento da dimensão do universo artístico musical, o evento contou com a participação dos alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, pais, comunidade escolar, Secretaria Municipal de Educação, Casa do Aprender e convidados, além da participação especial de músicos, produtores musicais, coreógrafos, atores e cantores da cidade.

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA), funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA tem uma estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantêlo em observação por 24 horas.

Mensagem de Páscoa

O Musical encantou a todos os presentes que se emocionaram ao refletirem sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, a ‘Festa de Ressurreição de Cristo’. Parabéns ao Professor Diego Romão , alunos e toda a comunidade escolar do C M E N S Rosário. Tenham todos uma Feliz Páscoa!

Armando visita obras da UPA

A Páscoa representa a vitória da vida sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo amor. Jesus de Nazaré demonstrou que não se consegue matar as grandes ideias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da vida. A vida só pode ser definida pelo amor, e o amor pela vida. Foi por isso que Ele afirmou que veio ao mundo para que tivéssemos vida em abundância, isto é, plena de amor. O Prefeito Armando tem visitado constantemente algumas obras em andamento na cidade. Recentemente esteve acompanhando o andamento das obras de construção da ‘UPA’-Unidade de Pronto Atendimento.

Desejo a você e à sua família uma Feliz Páscoa! Que ela seja recheada de muita paz, amor, união, harmonia, bênçãos e Cristo no coração. Armando Verdolin Brandão

Prefeitura Municipal de Barão de Cocais. Av. Getúlio Vargas, Nº 10 Barão de Cocais - MG Pg.04


Jornal barão online edição 025