17.ª edição da revista trimestral da Plural&Singular

Page 79

PERFIL

Descreve-o como “um extraordinário ser humano”, alguém que “é capaz de ser um atleta altamente agressivo e ao mesmo tempo ser o mais leal possível” ou seja, nas palavras do técnico de boccia, estamos perante “um desportista nato que tem sentido ético e uma forma extraordinária de estar no jogo”. “Quando o Zé Carlos vai lá fora traz sempre um miminho, traz sempre a t-shirt ou a revista da competição. E faz questão de levar sempre a medalha ao treino depois de uma prova internacional para me mostrar”, descreveu. Já Roberto Mateus tem orgulho no facto de ambos serem vistos como uma dupla “exemplo”. “Toda a gente que nos conhece no meio do desporto adaptado, quer sejam mais próximos ou adversários de outros países, perguntam se somos familiares. Mais do que a parte desportiva, somos muito amigos, somos companheiros, somos cúmplices. Ele é uma pessoa muito verdadeira. Não tem papas na língua. Dá tudo na parte desportiva. Não fica à espera que as coisas lhe caiam do céu”, referiu. Também José Carlos Macedo nutre um afeto especial quer pelo treinador, quer pelo seu companheiro de competição, do qual aliás é padrinho de casamento. Os pais, por sua vez, descrevem que notam que o filho comunica com os olhos melhor com Roberto do que com qualquer outra pessoa. “O Roberto é cinco estrelas, um amigo, um companheiro, temos uma grande empatia. E ao meu treinador devo a evolução, o crescimento. Motiva-me muito”, apontou José Carlos Macedo, sem deixar de destacar que a calha que usa no jogo foi desenhada por Roberto Mateus à medida das suas necessidades. Voltando ao Rio2016! “Gostei muito dos Jogos no Brasil. Foi especial ser porta-estandarte. Foi especial ser um país onde se fala português e ter família lá. Foi espetacular ganhar a medalha. Foi importante para Portugal”, concluiu ‘kamikase’, o ‘Ronaldo’ do boccia. 7979

José Carlos Macedo, acompanhado de Roberto Mateus, recebeu a 09 de novembro o título de comendador da ordem de mérito das mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Antes, a 16 de setembro, exatamente no dia em que conquistou o bronze nos Jogos Rio2016, o chefe de Estado português já tinha enviado uma mensagem de congratulação, na qual sublinhava que “o esforço compensa”. Em jeito de resposta e também de agradecimento, Macedo confessou à Plural&Singular que “foi muito especial ter recebido o grau de comendador” porque “é sinal que o país reconhece” o seu trabalho e o seu valor.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.