6.ª edição da Plural&Singular

Page 138

PLURAL

Porquê “Crescemos Juntos”? “Nós sabíamos o que queríamos ser. Queríamos ser um Centro de Recursos para a Inclusão e para o Desenvolvimento. Entretanto, que nome dar? As siglas não davam nada. Queríamos um nome com algum dinamismo. Queríamos um nome que dissesse o que somos e somos um projeto que cresce todos os dias. Queremos estar ligados… E surgiu o ‘Crescemos Juntos’ porque crescemos nós, fundadores da associação, crescem os jovens, crescem as famílias, crescem os colaboradores, cresce a freguesia e cresce a comunidade…”

Porquê Colégio Alegria? “Tínhamos para aí uns dez nomes em cima da mesa. E na hora do registo, nenhum dos nomes estava a ser aprovado. Poderia ser aprovado ‘Colégio das Palmeiras’ [o colégio tem grandes palmeiras no seu jardim, mesmo na fachada]. E o senhor do registo diz-me: ‘Já pensou se as palmeiras caem ou morrem?’. Era verdade, estávamos a pôr a identidade do colégio nas palmeiras, ainda que fizesse sentido porque as palmeiras são símbolo de nobreza e o nosso projeto é nobre e tem esse toque de luxo… E em pouco tempo, ao descrever a identidade do projeto, o senhor disse-me – a reunião já ia em algumas horas – ‘fala-me disso com tanta alegria, com tanta boa disposição’… E surgiu o click: Colégio Alegria. É um dos valores da nossa associação. Como é uma escola inclusiva, não queríamos nomes com conotações partidárias nem religiosas. Hoje estamos felizes com o nome: é de facto o valor da nossa associação. Queremos viver com alegria e queremos passar toda esta alegria às pessoas que aqui chegam”. 138


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.