Page 1

HÁ 5 ANOS A CONSTRUIR UMA REDE DE CONFIANÇA RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA 2015/2016


ÍNDICE

Mensagem do Managing Partner

4

Introdução

5

1. A nossa organização

6

1.1. Quem somos 1.2. O que fazemos 1.3. A estratégia de sustentabilidade 1.4. Modelo de governance 1.5. Ética

7 10 11 13 14

2. Relação com a comunidade PLMJ 2.1. O nosso Capital Humano 2.2. Recrutamento e Retenção de Talento 2.3. Benefícios para Advogados e Colaboradores 2.4. Comunicar para envolver 2.5. Desenvolvimento do Talento PLMJ 2.6. Plano de Carreira 2.7. Inovação

15 16 18 19 20 24 25 29

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

2


ÍNDICE

3. Relação com as Comunidades que nos acolhem 3.1. Comunicação Externa - Partilha de know-how como estratégia de responsabilidade corporativa 3.2. O Direito em Perspetiva 3.3. Projetos Pro Bono 3.4. Patrocínios e Apoios 3.5. Doação de material de escritório

30 31 33 38 45 47

4. Reduzir o impacto ambiental

48

5. Fundação PLMJ

51

5.1. Conferências 5.1. Patrocínios e Apoios 5.1. Projetos Internos da Fundação PLMJ

6. Prioridades para 2016/2017

54 55 56

58

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

3


MENSAGEM DO MANAGING PARTNER Luís Pais Antunes

D

esde cedo que PLMJ teve a capacidade de transformar contextos adversos em oportunidades de sucesso.

há um de nós, o nosso compromisso é para com as nossas pessoas e para com a comunidade na qual nos encontramos inseridos.

São cada vez mais os desafios que se colocam às pessoas e às organizações, sendo o maior deles a necessidade constante de se reinventarem.

Sem nunca desistir dos nossos objetivos, conseguimos percorrer o caminho que traçámos durante cinco décadas e partilhar o nosso know-how e a nossa criatividade para continuar a oferecer aos nossos Clientes os nossos melhores serviços.

A Responsabilidade Social Corporativa está hoje incorporada na forma como trabalhamos. Acreditamos que os desafios profissionais quotidianos a que estamos sujeitos não esgotam o espaço para a mobilização e para a realização de ações responsáveis para o bem da comunidade.

O universo PLMJ demonstrou, com a clareza das páginas que se seguem, a capacidade de responder aos desafios, solidificando a sua aposta na inovação, na internacionalização e no seu Capital Humano.

Sucessos esses que ousámos fazer crescer além-mar e hoje partilhamos com uma rede de parceiros, que muito nos orgulha e que concorre para estarmos onde nos encontramos hoje. Há 5 anos que a PLMJ International Legal Network constrói a diferença e em todos os locais onde

Este contributo para o desenvolvimento e crescimento da sociedade, estende-se a várias áreas e está assente na combinação virtuosa entre justiça, arte e ambiente, distribuída entre o impacto positivo que queremos ter nas comunidades onde estamos e o impacto nas nossas pessoas, o nosso maior ativo. Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

4


INTRODUÇÃO

O “Há 49 anos que construímos a diferença.”

presente Relatório de Responsabilidade Social Corporativa apresenta um resumo daquele que foi o desempenho social, ambiental e económico do universo PLMJ e pretende ser uma referência para avaliação interna e externa, presente e futura, não só do lugar que ocupamos atualmente, mas também do lugar que queremos ocupar num futuro próximo em matéria de sustentabilidade e responsabilidade social. Os compromissos com a responsabilidade social fazem parte do ADN da PLMJ International Legal Network desde os primórdios da fundação da Sociedade, aplicando-se no desenvolvimento do negócio, na estratégia dos serviços e na relação com os mais diversos stakeholders: Clientes, Colaboradores, Fornecedores, Parceiros. Este é o segundo relatório que publicamos e estamos cientes de que muito ainda haverá a percorrer em PLMJ e na PLMJ International Legal Network nesta matéria. Queremos dar pequenos passos que sejam grandes marcas no nosso e no vosso futuro. Este relatório é resultado do trabalho feito em 8 países, em 4 línguas, fruto da confiança, proximidade, ética e, sobretudo, da responsabilidade que fazem parte do nosso dia a dia. É assim que operamos na PLMJ International Legal Network que assinalou o seu quinto aniversário em 2015. É esta rede que servirá de mote ao relatório. Porque há 49 anos que construímos a diferença – dentro e fora de Portugal.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

5


1. A NOSSA ORGANIZAÇÃO

BALTAZAR TORRE (detalhe) Water, Fire and Sadness, 2002 | Acrílico sobre tela — 73 x 100 cm Da coleção da Fundação PLMJ

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

6


1.1 QUEM SOMOS PLMJ é uma Sociedade com 269 Advogados, full-service e multidisciplinar, fundada em 1967, com 49 anos de história e experiência. Procuramos ter uma relação o mais estreita possível com os nossos Clientes e Parceiros, sendo que a importância do fator proximidade revê-se diretamente no facto de PLMJ estar presente na generalidade do país, com escritórios em Lisboa, Porto e Faro, para além de uma Rede de Parcerias Nacionais, em Coimbra, Açores, Guimarães e Madeira. Internacionalizar é uma das prioridades estratégicas de crescimento futuro, e está focada nos negócios core dos nossos Clientes e nas suas necessidades geográficas.

Como tal, todos os recursos de PLMJ estão alocados para potenciar a oportunidade de aumentar a nossa presença internacional e transformar a marca PLMJ International Legal Network numa grande rede de trabalho.

parcerias com escritórios nacionais e internacionais independentes em Angola, Moçambique, China (Macau), Brasil, Cabo Verde, e à abertura de escritórios de representação em mercados estruturantes como a Suíça e o Reino Unido.

A aposta na internacionalização foi, e continua a ser, uma premissa cada vez mais relevante de PLMJ que, através da PLMJ International Legal Network, completou em 2015, 5 anos de institucionalização.

Acreditamos que a estratégia prosseguida pela PLMJ International legal Network reforça a nossa visão de sermos a Sociedade de referência para todos os investidores que queiram ter uma presença forte nos mercados de língua portuguesa, estando PLMJ nos locais de destino e interesse desses investidores.

Uma experiência de internacionalização com quase 15 anos, que levou à criação em 2010 da marca PLMJ International Legal Network que se tem, também, afirmado como uma referência na prestação de serviços jurídicos de excelência fora de Portugal, graças às

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

7


O mundo PLMJ

8 3 PAÍSES

ESCRITÓRIOS EM PORTUGAL

4 4 CONTINENTES

ESCRITÓRIOS INTERNACIONAIS

América do Sul Brasil

Portugal Lisboa Porto Faro

Europa Alemanha Escandinávia França Itália Reino Unido Suíça

África Angola Moçambique

Ásia China Macau

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

8


«PLMJ estabeleceu a PLMJ International Legal Network e Moçambique foi, naturalmente, uma jurisdição em que a sua atuação, pelos laços históricoculturais existentes entre os dois países, não poderia ficar de lado. Através da parceria, tem sido possível desenvolver uma capacidade nacional de excelência para a prestação de serviços jurídicos. Foi nossa preocupação também, atuar com sucesso em áreas relativas à responsabilidade social, designadamente o apoio e dignificação de obras de arte de artistas nacionais.»

111

11

269

14

49

23

COLABORADORES

ADVOGADOS

ANOS DE EXPERIÊNCIA

DESKS INTERNACIONAIS

IDIOMAS

PRÉMIOS INTERNACIONAIS

Tomás Timbane, Sócio Internacional da PLMJ International Legal Network e Coordenador da TTA - Sociedade de Advogados em Moçambique

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

9


1.2 O QUE FAZEMOS Somos uma Sociedade reconhecida pela qualidade, profundidade, dimensão e capacidade de resposta. Pela aposta no Capital Humano e no desenvolvimento do talento jurídico, pela experiência e pelo track record ímpar que temos na assessoria de inúmeras transações de enorme complexidade.

A cada Cliente é atribuído um Sócio Coordenador que garante a qualidade e faz a gestão dos vários assuntos, articulando com os Sócios, Associados Coordenadores ou Associados Sénior a quem é atribuída a gestão de cada dossier, tendo em conta a especialidade da matéria.

A assessoria jurídica prestada no âmbito dos escritórios que integram a PLMJ International Legal Network está organizada em Áreas de Prática e Desks com vista a responder às necessidades específicas dos Clientes.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

10


1.3 A ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE As organizações com maior sucesso são as que definem uma visão, simples, compreensiva, partilhada por todos e capaz de impactar o crescimento do negócio. A PLMJ International Legal Network põe em prática uma gestão orientada para objetivos, garantindo que o trabalho desenvolvido diariamente pelas equipas das diferentes Áreas de Prática e Departamentos de Suporte esteja alinhado com a cultura e orientação estratégica da Sociedade. Os objetivos da PLMJ International Legal Network são revistos e avaliados de forma regular, adequando-se à evolução do negócio mas, sobretudo, às necessidades dos Clientes e à constante inovação tecnológica a que este setor tem assistido.

Este posicionamento lega-nos a responsabilidade de continuar a contribuir de forma persistente para o incremento da eficiência do setor da advocacia portuguesa e internacional, sobretudo nos países onde estamos presentes. Principais objetivos estratégicos da PLMJ International Legal Network: nn Ser uma organização líder nos mercados de língua portuguesa onde atua; nn Ser uma referência de qualidade e de eficiência para os nossos Clientes; nn Apoiar os nossos Advogados e Colaboradores na gestão da sua carreira proporcionando as melhores condições para crescer e desenvolver o seu talento; nn Assegurar as melhores condições de trabalho e garantir um ambiente de trabalho coeso e solidário; nn Contribuir, de forma positiva, para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde nos inserimos sendo um agente ativo da promoção do acesso à justiça e da divulgação de jovens artistas da CPLP, através da Fundação PLMJ.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

11


Eixos da Estratégia de Responsabilidade Social Corporativa da PLMJ International Legal Network Comunidade PLMJ

1.

ACESSO À JUSTIÇA/PRO BONO

2.

PARTILHA DE KNOW-HOW

3.

CAPACITAÇÃO DE JOVENS

4.

5.

Acreditamos que é necessário

Os nossos Advogados

CULTURA

AMBIENTE

Temos na nossa génese o

Promoção e retenção de

encorajar os públicos,

promovem práticas

Assumimos a responsabilidade

imperativo de partilha e

talento é um dos pilares

interno e externo, a fazerem

sustentáveis no exercício da

cívica perante a comunidade

difusão do conhecimento,

fundamentais. Para tal,

parte de iniciativas que

sua atividade, procurando a

contribuindo para o acesso

adquirido ao longo de quase

dispomos de um conjunto

estimulem o pensamento

redução do impacto ambiental

à justiça e a serviços jurídicos

50 anos de história com

de atividades formativas

cultural e a criatividade. Essas

e a promoção de boas práticas

de qualidade, através da

o nosso público interno e

que capacitam os jovens

iniciativas podem consistir

ambientais.

prestação de serviços

externo.

profissionais e os dotam das

em conferências, seminários,

ferramentas e conhecimento

exposições ou publicação de

necessários para uma carreira

livros ou artigos de opinião,

de sucesso.

entre outros.

pro bono.

Sociedade Civil

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

12


1.4 MODELO DE GOVERNANCE

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

LUÍS PAIS ANTUNES MANAGING PARTNER

Em 2015, a PLMJ International legal Network concluiu um projeto de reflexão estratégica onde foi aprovado um conjunto importante de medidas, com vista a reforçar a liderança da Sociedade e definir o rumo para os próximos anos. A gestão da Sociedade baseia-se num modelo de governance centrado num Managing Partner, apoiado por um Conselho de Administração alargado, sem funções executivas.

RICARDO OLIVEIRA

NUNO CUNHA BARNABÉ

SÓCIO, EQUIPA DE DIREITO EUROPEU E DA CONCORRÊNCIA

SÓCIO, EQUIPA DE DIREITO FISCAL

PAULO FARINHA ALVES

RITA ALARCÃO JÚDICE

SÓCIO, EQUIPA DE CONTENCIOSO PENAL, CONTRAORDENACIONAL E COMPLIANCE

SÓCIA, EQUIPA DE DIREITO IMOBILIÁRIO

TOMÁS PESSANHA

EDUARDO NOGUEIRA PINTO

SÓCIO, PLMJ PORTO

SÓCIO, EQUIPA DE DIREITO FARMACÊUTICO

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

13


1.5 ÉTICA

A PLMJ International Legal Network assume como requisitos mínimos no desenvolvimento da sua atividade, o respeito rigoroso pela ética e por toda a legislação e o cumprimento absoluto das normas aplicáveis ao setor jurídico.

CONFIANÇA

ÉTICA

EXCELÊNCIA

INDEPENDÊNCIA

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Uma relação franca

O cumprimento escrupuloso

A existência de critérios

Somos uma Sociedade

e próxima com os nossos

das regras deontológicas

rigorosos e regras no

de Advogados

Estabelecemos práticas

Clientes, compreendendo

da profissão. A lealdade

controlo da qualidade

independente, valorizamos

laborais socialmente

as necessidades específicas

e a dedicação às causas

dos nossos serviços é a chave

a nossa identidade nacional,

responsáveis com segurança

de cada um.

dos Clientes são essenciais

que assegura a excelência

promovemos a isenção

no emprego

ao prestígio da advocacia

profissional da PLMJ

técnico-jurídica, política

e trabalho digno.

como profissão liberal.

International Legal Network.

e económica dos nossos Advogados.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

14


2. RELAÇÃO COM A COMUNIDADE PLMJ INTERNATIONAL LEGAL NETWORK

PEDRO AMARAL (detalhe) Beyond Planet Earth, 2006 | Acrylic on canvas — 185 X 185 cm Da coleção da Fundação PLMJ

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

15


2.1 O NOSSO CAPITAL HUMANO Os nossos Advogados e Colaboradores são um dos nossos principais ativos, sendo um dos públicos destinatários mais importantes nos programas desenvolvidos. A motivação e a valorização dos nossos Advogados e Colaboradores, através do desenvolvimento contínuo das suas competências, é uma das nossas metas. Procuramos manter o equilíbrio e a harmonia entre o desejado aumento da competitividade da Sociedade e a realização pessoal e profissional das nossas pessoas.

PLMJ International Legal Network

55

SÓCIOS CONSULTORES ASSOCIADOS COORDENADORES

8 11

ASSOCIADOS SÉNIOR

60 87

ASSOCIADOS ESTAGIÁRIOS STAFF

48 111

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

16


A dinâmica e a competitividade da PLMJ International Legal Network reflete-se também na distribuição das faixas etárias dos Advogados e Colaboradores, com uma grande concentração de Colaboradores jovens, com idades até aos 39 anos. Facilmente damos conta de uma clara aposta numa equipa jovem e dinâmica, pronta a fazer carreira na nossa Sociedade de Advogados.

Advogados e Colaboradores por género

223 Advogados e Colaboradores por faixa etária

Mais 60 anos 50

59

40

49

30

39

Até 29 anos

157

13 43 87 134 103

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

17


2.2 RECRUTAMENTO E RETENÇÃO DE TALENTO

A competitividade e a constante busca pela diferenciação, colocam o Capital Humano numa posição de destaque dentro do contexto da Sociedade. A aposta na nossa Equipa adquire um papel fundamental, sendo o fator chave para o nosso sucesso.

ENTRADAS EM 2015

SAÍDAS EM 2015

47 16

21 8

ADVOGADOS E ESTAGIÁRIOS

PROFISSIONAIS DE SUPORTE

ADVOGADOS E ESTAGIÁRIOS

PROFISSIONAIS DE SUPORTE

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

18


2.3 BENEFÍCIOS PARA ADVOGADOS E COLABORADORES

A dinamização de uma política inovadora de compensação e benefícios é considerada como um elemento-chave para atrair e reter os melhores profissionais, pelo que tem sido feito um esforço para o desenvolvimento e implementação das melhores práticas nesta área.

Seguro de Saúde

Subsídio de Refeição

Prémios ou bónus

Check-up

Comparticipação de Ações de Formação

Desconto numa rede de serviços

A PLMJ International

A PLMJ International

Aos Advogados

Advogados e

Todos os Advogados

Através da rede de

Legal Network oferece

Legal Network processa

integrados na

Colaboradores realizam

e Colaboradores

Protocolos PLMJ

aos seus Colaboradores

o montante referente

carreira, Consultores

um check up médico

usufruem de ações de

Plus, os Advogados

com contrato de trabalho

ao subsídio de refeição

e Colaboradores

completo a cada dois

formação adequadas

e Colaboradores

um seguro de saúde

através de um cartão

pode ser atribuído

anos.

às funções que

têm acesso a uma

que permite usufruír

bancário específico,

um prémio de

desempenham.

vasta carteira de

de um amplo leque de

fiscalmente mais

desempenho ou bónus,

descontos, desde

coberturas para diferentes

vantajoso.

em função da respetiva

hotéis, restaurantes,

avaliação anual.

bancos, viagens, moda,

modalidades ligadas à assistência médica.

beleza, lazer, desporto, serviços.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

19


2.4 COMUNICAR PARA ENVOLVER Para que todos os Advogados e Colaboradores se sintam integrados e alinhados com os objetivos estratégicos e a par dos principais desafios da PLMJ International Legal Network, é necessário que conheçam e partilhem informação relevante. A comunicação interna é, por isso, um instrumento essencial para promover o envolvimento e a participação de todos, contribuindo também para que todos se tornem Embaixadores da marca.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

20


Eventos Internos

nnFesta de Natal e Festa de Verão: todos os anos é organizada uma Festa de Verão e uma Festa de Natal como forma de convívio dos nossos Advogados e Colaboradores. Reúne habitualmente 200 a 250 membros da PLMJ International Legal Network.

nnPLMJ apoia a seleção no Mundial e o Europeu: nos dias dos jogos da Selecção Nacional, no Mundial ou Europeu, projetamos no Café PLMJ o desafio, para que todos possam apoiam a equipa.

nnRally e peddy paper: decorre em paralelo no mesmo dia da Festa de Verão e realiza-se desde sempre. Em 2015 realizámos o primeiro peddy paper da PLMJ International Legal Network.

nnHappy hours PLMJ: são pequenas pausas, em formato flash, acompanhadas de um brinde e um doce, para celebrar vitórias, aniversários institucionais ou anunciar uma novidade.

nnSemana Internacional: durante uma semana o foco é a Network. São oferecidos almoços cujas ementas são alusivas às localidades onde temos escritórios e conta com a presença de cerca de 100 pessoas em Lisboa, Faro, Porto, Luanda e Maputo.

nnDia de São Martinho: celebrado pela primeira vez em 2015, oferecemos castanhas e jeropiga em Lisboa, Porto e Faro.

nnOcktoberfest: reúne todos os anos mais de 100 pessoas, de Norte a Sul e realiza-se há 4 anos. Sempre acompanhdo de apflestrudel, pretzels e cerveja alemã.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

21


Campanhas Internas

HAPPY NEW ENERGY nnCampanha de oferta de gift de Natal: em dezembro, é oferecido a todos os Advogados e Colaboradores um bolo rei como forma de agradecimento e votos de boas festas.

nnOferta no Dia Internacional da Mulher: quando ocorre num

Quem tem mais energia, tem sempre energia para mais. E é com esta nova energia que queremos começar o novo ano. Para responder a cada Cliente com o talento, a força e o know-how que todos nos reconhecem. Para enfrentar cada caso como um caso de sucesso. Este ano, queremos ir para além do esperado. Com uma energia renovada.

Já tem a sua a carregar?

dia de semana, é oferecido um gift a cada mulher em jeito de reconhecimento e agradecimento do talento PLMJ no feminino.

nnOferta de Páscoa: com o objetivo de felicitar todos os Advogados Colaboradores da PLMJ International Legal Network, oferecemos um doce acompanhado de votos de Boa Páscoa.

nnCampanha de arranque do ano: promovida desde 2010, esta campanha pretende encerrar o ano que terminou e motivar todos os Advogados e Colaboradores para o ano que se inicia.

nnCampanha de doação de sangue e dadores de medula óssea: realiza-se de dois em dois anos nos escritório PLMJ International Legal Network.

nnCampanha de vacinação contra a gripe: foram vacinados mais de 50 Advogados e Colaboradores e realizou-se pela primeira vez em 2015.

nnCampanha de doação de bens escolares: decorre durante o mês de agosto e tem como objetivo angariar material escolar para doar às famílias que mais precisam.

VACINA

contra a gripe MAIS VALE PREVENIR QUE REMEDIAR A pensar no bem estar de todos, PLMJ irá promover uma ação de vacinação contra a gripe, totalmente gratuita para todos. Se pretende a vacina contra a gripe, confirme a sua presença no banner do Portal Inside até dia 21 de Outubro. VACINA

INSCREVA-SE AQUI

contra a gripe ATÉ DIA 21 DE OUTUBRO

EFICÁCIA - Imunidade durante cerca de 6-12 meses contra as estirpes contidas na vacina ou estreitamente relacionadas com as da vacina; - Os anticorpos surgem normalmente 2 a 3 semanas após a vacinação.

CONTRAINDICAÇÕES - Não devem ser vacinados os indivíduos com alergia ao ovo ou a outros componentes da vacina; - Constipações ou estados febris ligeiros não constituem contraindicações; - Em caso de doença febril aguda, a vacina deve ser adiada até ao desaparecimento dos sintomas.

EFEITOS SECUNDÁRIOS - O efeito secundário mais frequente é uma reação local tal como eritema (vermelhidão) transitório, inchaço ou dor no local da injeção. Outras reações, tais como febre ligeira e mal-estar podem também ocorrer. A empresa contratada para o efeito será a MedialCare.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

22


Clube PLMJ Runners

Equipa de Futebol

O Clube PLMJ Runners reúne um grupo de corredores que tem como principal objetivo incentivar a prática do desporto e de um modo de vida saudável, especialmente como forma de combater o stress e contribuir para o equilíbrio entre a atividade profissional e os tempos livres/lazer.

A PLMJ International Legal Network tem também uma equipa de Futebol que participa regularmente em campeonatos e é composta por Advogados e Colaboradores das mais diversas faixas etárias.

33

CORREDORES PARTICIPARAM EM MAIS DE 10 PROVAS DE NORTE A SUL, PERCORRENDO MAIS DE

1000 KMS NO TOTAL

21 3 MEMBROS

TAÇAS CONQUISTADAS

Comunicar de forma responsável A PLMJ International Legal Network desenvolve um conjunto de iniciativas transversais à organização, fazendo uso dos diferentes canais de comunicação interna e procurando inovar nas atitudes e na forma como comunica com os seus Advogados e Colaboradores. Entre outras, a PLMJ International Legal Network recorre às seguintes ferramentas de comunicação interna: nnPortal INSIDE: O Portal INSIDE PLMJ é o principal veículo de comunicação interna, bem como uma plataforma de troca e divulgação de informação e conhecimento. Permite ainda uma rápida e eficaz forma de acesso a documentos e contactos das pessoas que trabalham na rede, facilitando em muito o dia a dia;

nnFast Press: consiste numa análise diária da imprensa, enviada da parte da manhã para Advogados, Parceiros e Colaboradores;

nnNewsletter Esta Semana: Todas as sextas-feiras é enviada uma newsletter para todos os Advogados e Colaboradores com as principais notícias internas colocadas durante essa semana no Portal INSIDE PLMJ.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

23


2.5 DESENVOLVIMENTO DO TALENTO PLMJ 2.5.1 FORMAÇÃO A PLMJ International Legal Network aposta na formação dos Advogados e Colaboradores para que estes possam evoluír constantemente quer profissional, quer pessoalmente. A formação é uma importante ferramenta no desenvolvimento e retenção de talento, permitindo a evolução dos nossos profissionais e na sua adequada preparação para fazer face às exigências do mercado, mantendo-nos na vanguarda, sempre com o foco na excelência.

Número de sessões de formação em 2015

79 25

ADVOGADOS

COLABORADORES DE SUPORTE

SESSÕES

SESSÕES

Número de horas de formação

ADVOGADOS

COLABORADOES DE SUPORTE

172,5 53

HORAS

HORAS

Número de formandos (total)

ADVOGADOS

COLABORADOES DE SUPORTE

1195 224

PRESENÇAS

PRESENÇAS

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

24


Centro de Formação PLMJ Excelentia – a formação como prioridade

Formação de integração

A formação de integração é ministrada a todos os Advogados e Colaboradores aquando da sua entrada, onde é dada a conhecer a história, os princípios, valores e cultura da Sociedade, para além de todos os procedimentos necessários à execução das tarefas do dia a dia. Planos anuais de formação

O Centro de Formação PLMJ Excelentia tem como objetivo primordial, além de uma crescente especialização, ajudar os Advogados e Colaboradores a adquirirem uma visão mais aprofundada dos desafios da sua profissão, do negócio e dos mercados em que atuam os Clientes. O Centro de Formação PLMJ Excelentia disponibiliza programas de formação interna e externa, destinados a todos os seus Advogados, Colaboradores, Clientes e Parceiros. Para além desta aposta, a PLMJ International Legal Network incentiva e cria condições para o desenvolvimento académico dos seus Advogados e Colaboradores nas áreas em que estes escolheram adquirir valências especializadas.

Anualmente, oferecemos programas composto por formações técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills), pensados e delineados em separado para Advogados e Colaboradores. O Plano de Formação para Advogados promove, no âmbito das formações técnicas: nnCiclo Atualidade Jurídica - formação técnico-jurídica, com sessões focadas em temas de atualidade e tendências jurídicas de referência, ministradas por Advogados da PLMJ International Legal Network especialistas na matéria em causa;

nnGlobal Business Programm– sessões de formação ministradas por Académicos de renome (portugueses ou estrangeiros), no âmbito do protocolo estabelecido com a Católica Global School of Law;

nnCiclo sobre Mercados Estratégicos (Semana Internacional) – este ciclo foca-se na estratégia de internacionalização da PLMJ International Legal Network, dando relevo aos mercados onde nos encontramos presentes e às suas características próprias (quer técnicas, quer culturais, quer geográficas).

De entre as soft skills, promovemos: nnFerramentas de Gestão para Advogados – sessões dedicadas à formação comportamental; nnCiclo English Improvement – ciclo formativo orientado por um Advogado inglês, com foco na escrita e oralidade técnicas, para desenvolvimento do legal english. Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

25


Formação externa

A PLMJ International Legal Network incentiva a realização de ações de formação externas, que assumem uma dimensão complementar à que desenvolvemos internamente, com vista à especialização e valorização profissional dos Advogados e Colaboradores (Mestrados, LL.Ms, Cursos de Pós-graduação, Congressos, Seminários e Master Classes). Neste âmbito, a PLMJ International Legal Network tem apostado em estabelecer protocolos com entidades de referência no mundo da Advocacia: nnAdvanced LL.M in International Business Law - Protocolo estabelecido com a Universidade Católica Portuguesa, que integra a seleção do Financial Times Innovative Schools Report, e que reúne alguns dos melhores professores do mundo, numa abordagem “cutting edge”, inovadora e global ao direito dos negócios;

nnMestrado em Direito Fiscal - Patrocínio do Mestrado de Direito Fiscal da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, que oferece uma formação avançada e transversal em áreas de ponta de Fiscalidade empresarial portuguesa, europeia e internacional;

nnNova Executive Education - Managing the Law Firm - O curso aborda temas como os princípios de gestão de equipas, os indicadores de gestão e o relacionamento com Clientes.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

26


2.5.2 DIFUSÃO E PARTILHA DO CONHECIMENTO QUE GERAMOS

A partilha e difusão do conhecimento, por parte e entre os Advogados da PLMJ International Legal Network, são uma prioridade estratégica da Sociedade. O departamento de Gestão do Conhecimento tem, entre as suas funções: a pesquisa e análise específicas sobre informação jurídica e/ou regulamentar, jurisprudência e doutrina; a sua divulgação periódica; a identificação, recolha, tratamento e partilha de conhecimento (interno e externo); o apoio à Coleção Jurídica PLMJ; a aquisição, organização e disponibilização do acervo bibliográfico da biblioteca PLMJ; a elaboração e divulgação de newsletters para Advogados e Clientes.

O KMS – “uma base de Gestão do Conhecimento”

A PLMJ International Legal Network desenvolveu uma base de gestão do conhecimento, o KMS (Knowledge Management System) que reúne o conhecimento capturado e tratado para ser partilhado por todos.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

27


2.6 PLANO CARREIRA SÓCIO A integração de jovens Advogados Estagiários é um dos momentos mais importantes do ano em PLMJ. Na verdade, a maioria dos nossos Advogados, incluindo Sócios, é constituída por antigos Advogados Estagiários. A progressão na carreira pressupõe uma antiguidade mínima em cada uma das categorias, mas é baseada no mérito tendo em conta os critérios de exigência próprios da profissão. Por isso, gostamos de acreditar que, ao selecionar os nossos estagiários, estamos a recrutar os futuros sócios de PLMJ International Legal Network.

ASSOCIADO COORDENADOR

CONSULTOR

ASSOCIADO SÉNIOR

ASSOCIADO

ADVOGADO ESTAGIÁRIO

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

28


2.7 INOVAÇÃO

A inovação nas práticas jurídicas, a par de uma política interna de estímulo e apoio a ideias inovadoras, são o claro exemplo de como a inovação faz parte do ADN de PLMJ International Legal Network. II Concurso de Ideias PLMJ nternational Legal Network Inovação 2015: Anualmente é lançado o repto a todos os Advogados e Colaboradores para que apresentem ideias de projetos estruturados, criativos e inovadores que contribuam para melhorar processos e procedimentos no Universo PLMJ International Legal Network.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

29


3. RELAÇÃO COM AS COMUNIDADES QUE NOS ACOLHEM

JOANA RÊGO (detalhe) Landing, 2004 | Acrílico sobre tela de linho — 100 x 100 cm Da coleção da Fundação PLMJ

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

30


3.1 COMUNICAÇÃO EXTERNA PARTILHA DE KNOW-HOW COMO ESTRATÉGIA DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA

1511

NOTAS INFORMATIVAS ENVIADAS EM 2015 As Notas informativas são instrumentos importantes de comunicação com os Clientes, enquanto veículo de informação e explicativas de novidades legislativas ou jurisprudência. Meios de Comunicação Social: A PLMJ International Legal Network tem uma relação muito próxima com os meios de comunicação social.

3140

SITE: No site pode encontrar newsletters guias e manuais serviços especializados artigos e publicações e toda a informação sobre os Advogados.

NOTÍCIAS PUBLICADAS EM 2015 COM REFERÊNCIA AO UNIVERSO PLMJ

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

31


6

PRÉMIOS EM 2015 E 2016 DE SOCIEDADE DE ADVOGADOS DO ANO A reputação e os valores da marca e da Advocacia da PLMJ International Legal Network têm atravessado fronteiras e têm merecido inúmeros reconhecimentos internacionais, pela excelência das suas Equipas e pela inovação nas abordagens, processos e procedimentos. Tal já valeu a PLMJ International Legal Network inúmeros prémios e recomendações, nos mais reputados diretórios a nível mundial.

PLMJ International Legal Network em Revista: Esta revista traduz o que fazemos, quais os pensamentos orientadores e apresenta-se como uma partilha aberta das perspetivas futuras baseadas nas lições apreendidas e aproximação aos stakeholders.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

32


SOCIEDADE CIVIL

3.2 O DIREITO EM PERSPETIVA

Grupo de Estágio Verão 2015

3.2.1 PROGRAMAS DE ESTÁGIO A PLMJ International Legal Network assegura um programa de Estágio Profissional, onde os Advogados Estagiários têm o apoio permanente da Comissão de Estágio, que assegura o cumprimento das intervenções orais e escritas exigidas, no âmbito e nos termos do Regulamento de Estágio da Ordem dos Advogados. O programa de estágio inclui a integração dos Estagiários, de forma rotativa, em 3 Áreas de Prática especializadas, possibilitando assim a convivência direta com diferentes temáticas e assuntos, promovendo uma aprendizagem mais completa e o contacto com diferentes equipas e metodologias de trabalho.

26

ESTAGIÁRIOS EM 2015

Estágio de Verão Criado pela PLMJ International Legal Network há nove anos, o programa Estágios de Verão pretende proporcionar, por um lado, um primeiro contacto com o exercício da profissão, por outro, dar oportunidade à própria PLMJ International Legal Network de identificar novos talentos.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

33


3.2.2 EVENTOS

24

8

86

1

Eventos organizados pelas diferentes Equipas da PLMJ International Legal Network

Eventos (externos ou em parceria) com Advogados PLMJ International Legal Network como oradores

Presenças em JobShops organizados pelas Faculdades de Direito, de Norte a Sul de Portugal

Open Day do Mestrado de Fiscal da Universidade Católica Portuguesa

13

Eventos com a representação institucional da PLMJ International Legal Network

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

34


3.2.3 COLEÇÃO JURÍDICA A Coleção Jurídica PLMJ reúne obras da autoria de Advogados da PLMJ International Legal Network que pretendem apresentar à discussão temas inovadores na comunidade jurídica.

9

VOLUMES PUBLICADOS

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

35


3.2.4 PROTOCOLOS COM UNIVERSIDADES

nn Protocolo com a Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa

Assinado em Maio de 2013, o protocolo que liga o Centro de Formação Excelentia PLMJ à Universidade Católica Portuguesa (UCP), prevê uma colaboração próxima entre as duas entidades em matérias de formação e apoio a programas específicos da Faculdade de Direito e da Católica Global School of Law (CGSL).

nn Protocolo com o Instituto Superior Técnico

Assinatura de um protocolo com o Instituto Superior Técnico com o objetivo de promover a inovação e o empreendedorismo. Com esta parceria, PLMJ presta assessoria jurídica especializada e de qualidade a projetos de venture capital, inovadores e de elevado potencial, apresentados por investigadores e alunos, através da Área de Transferência de Tecnologia do Instituto. PLMJ disponibiliza, igualmente, ao IST apoio jurídico para startups e formações ao corpo docente e não docente sobre temas relativos à Área de Transferência de Tecnologia. Criou, ainda, uma “Bolsa de Horas” para aconselhamento, no âmbito de eventuais projetos de investimento e apoio jurídico no que respeita a iniciativas internacionais.

nn Protocolo com a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Este protocolo prevê a realização de estágios em PLMJ, a organização de eventos em parceria, participação de PLMJ nos Jobshops da Faculdade, a participação de docentes da FDUC em iniciativas de PLMJ, frequência de cursos de pós-graduação e de outras ações de formação da FDUC e ainda o acesso ao acervo da Biblioteca da Faculdade e facilidade na aquisição de livros e subscrição de publicações periódicas.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

36


3.2.5 BRIGHTER LEGAL FUTURE PROGRAMME

Programa que visa apoiar jovens estudantes de Direito em Portugal, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Este programa, baseado no mérito e no estudo, procura garantir que os estudantes têm condições para terminar o seu percurso académico. Para muitos estudantes, este apoio financeiro e/ou profissional constitui a última possibilidade de conclusão dos estudos.

No âmbito deste programa, a PLMJ International Legal Network tem desenvolvido algumas iniciativas, como: nn Patrocínio exclusivo ao Fundo de Emergência da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa: Este Fundo resulta do protocolo firmado entre a própria Faculdade e a Associação de Estudantes para apoio a estudantes que, não preenchendo as condições para serem considerados bolseiros, não conseguem fazer face ao pagamento das propinas; nn Ação de angariação de livros para Bibliotecas de Faculdades de Direito: No início de 2014, organizámos uma angariação de livros para serem entregues às Faculdades de Direito de Portugal e dos PALOP. Foram doadas perto 60 obras jurídicas de referência, a que se juntaram vários exemplares da Coleção Jurídica PLMJ; nn Bolsa Estudante Guineense: Atribuição de uma bolsa a um estudante da Faculdade de Direito de Bissau, para a realização de um estágio profissional na PLMJ International Legal Network, com a duração de 12 meses.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

37


3.3 PROJETOS PRO BONO “Queremos contribuir para um melhor acesso à justiça e a serviços jurídicos de qualidade por parte daqueles que mais precisam. A responsabilidade social é também a preocupação de se agregar valores socialmente responsáveis dentro da PLMJ e da Network, fomentando o desenvolvimento de trabalho pro bono junto dos Advogados.” Filipa Cotta, Sócia, Equipa de Contencioso de PLMJ e membro do Comité Pro Bono de PLMJ

Os Advogados da PLMJ International Legal Network assumem a sua responsabilidade cívica perante a comunidade, contribuindo para o acesso ao Direito através da prestação de serviços pro bono. Com uma tradição antiga na história do escritório, a prestação de serviços pro bono foi incentivada pelo Sócio Fundador António Maria Pereira e, desde então, esta missão tem sido liderada por vários Advogados da Sociedade a quem já coube este pelouro. Para este âmbito, criámos um Comité Pro Bono, responsável pelo planeamento, definição e gestão do programa, que reporta ao Managing Partner. Esta equipa analisa as candidaturas e os possíveis beneficiários através de pedidos dirigidos diretamente pelas instituições ou propostas de Advogados e Colaboradores.

Comité Pro Bono

FILIPA COTTA SÓCIA

MARIA DA CONCEIÇÃO CABAÇOS SÓCIA

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

38


Para sensibilizar a sociedade civil e dar a conhecer as boas práticas no domínio da prestação de serviços em regime de pro bono levadas a cabo por PLMJ International Legal Netwwork, o Comité Pro Bono de PLMJ organizou, em 2014, a I Conferência Anual sobre Responsabilidade Social e Pro Bono. Um encontro que pretendemos repetir este e nos próximos anos. Este evento tem como objetivo reunir um painel de oradores de algumas das múltiplas Instituições e Entidades com quem colaboramos em regime de pro bono, com o objetivo de dar a conhecer e estimular novas formas de cooperação solidárias, em particular, no âmbito do acesso à justiça e ao direito.

885 55 122.130

DEDICAÇÃO A PROJETOS PRO BONO ADVOGADOS ENVOLVIDOS VALOR HORAS PRO BONO

2014

As atividades promovidas pelo Comité Pro Bono centralizam-se essencialmente no apoio jurídico pro bono a diversas instituições de solidariedade social, ONGs e outras entidades sem fins lucrativos com a celebração de protocolos. Em 2015 tivemos mais projetos pro bono apoiados e mais Advogados dedicados a este tipo de assuntos, o que revela o nosso compromisso crescente com a sociedade civil e a comunidade.

1035 66 147.000

DEDICAÇÃO A PROJETOS PRO BONO

HORAS

ADVOGADOS ENVOLVIDOS VALOR HORAS PRO BONO

HORAS

2015

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

39


3.3.1 PROTOCOLO COM A ASSOCIAÇÃO “PRO BONO”

Os principais beneficiários de apoio jurídico em regime pro bono nos últimos dois anos:

Em 2014 assinámos um protocolo de parceria de voluntariado jurídico com a Associação PRO BONO, que funciona como uma plataforma agregadora que seleciona os casos através do levantamento de necessidades junto de instituições de solidariedade sociais creditadas, passando-as posteriormente, às Sociedades de Advogados parceiras do projeto. Anualmente, recebemos, durante 2 a 4 semanas, no que chamamos “Estágios de Inverno”, 2 estudantes de Direito e que são voluntários da PRO BONO. No último ano, a PLMJ International Legal Network apoiou, no âmbito desta parceria com a Associação PRO BONO, 12 entidades. Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

40


3.3.2 PROJETOS PRO COMUNIDADE - O CASO DA UNICEF EM MOÇAMBIQUE

A PLMJ International Legal Network pretende ser uma rede impulsionadora no desenvolvimento sustentável e no apoio à comunidade, ajudando a minimizar os problemas sociais decorrentes de fatores de crise ou de guerra, nomeadamente nas sociedades africanas onde temos escritórios parceiros. Projecto UNICEF - Moçambique Juntamente com a TTA, o escritório de Moçambique membro da PLMJ International Legal Network, foi feita uma parceria com a UNICEF no sentido de elaborar um projeto de avaliação do sistema de assistência à infância do país, de forma a elaborar uma primeira proposta de Regulamento da Proteção Alternativa de Menores.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

41


PROJECTO UNICEF - MOÇAMBIQUE Quais os objetivos principais deste projeto?

A: Este projeto teve como objetivo avaliar os padrões mínimos de cuidados residenciais de menores em vigor no país, dos procedimentos de proteção alternativa de menores, das práticas e legislação nacionais e convenções internacionais em vigor relativas à proteção alternativa de menores. Tinha ainda como objetivo avaliar o fluxo de entrada e saída de crianças em instituições vocacionadas para acolhimento de menores, o controle feito pelo Governo na colocação em instituições vocacionadas à assistência social, bem como os procedimentos de acompanhamento desses menores. Porque se tratou de um projeto inovador?

A: Porque se tratou da introdução de um novo regulamento no sistema jurídico moçambicano. O novo regulamento teve em consideração a realidade moçambicana. Preocupou-se em melhorar a articulação entre os vários atores envolvidos no processo de proteção alternativa de menores.

Por outro lado, preocupou-se em regulamentar procedimentos práticos do processo de proteção alternativa, bem como de produzir uma gama de modelos de instrumentos a serem usados pelo pessoal envolvido. O novo projeto de lei refletiu a situação de Moçambique e o projeto foi inovador porque tinha como preocupação uma melhor coordenação entre as entidades envolvidas no processo. Este projeto tornou possível identificar e sugerir mecanismos e procedimentos a serem utilizados pelas três instituições que permitem uma maior harmonização e articulação ao nível da comunicação. Qual o impacto que teve em termos de cuidados de menores?

A: Este projeto introduziu novos regulamentos no sistema legal de Moçambique para harmonizar procedimentos, com base numa colaboração mais estreita entre as autoridades nacionais.

Amina Abdala, Associada Sénior da TTA, membro da PLMJ International Legal Network

“Os atores envolvidos passam a estar obrigados a orientar o processo de proteção alternativa de menores com base nas novas regras e segundo os modelos/guiões aprovados pelo regulamento.” Um novo regulamento sobre a proteção e cuidados alternativos de menores surge como um enorme passo no desenvolvimento sócio-cultural e económico do país, com um grande impacto sobre a administração do sistema de justiça. Todos os envolvidos terão de lidar com procedimentos alternativos de cuidados infantis ao abrigo das novas regras e modelos / diretrizes.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

42


3.3.3 NOVAS PARCERIAS

Grace O GRACE é uma associação pioneira, sem fins lucrativos e exclusivamente dedicada à promoção da Responsabilidade Social Corporativa, que reúne mais de 100 empresas empenhadas em aprofundar o papel das entidades no desenvolvimento social das pessoas e das organizações, partilhando a missão há muito assumida: refletir, promover e desenvolver a Responsabilidade Social Corporativa em Portugal. Em 2015, PLMJ tornou-se membro do GRACE e participou ativamente no Estudo sobre Boas Práticas de Responsabilidade Social no setor da advocacia.

Startup Lisboa PLMJ tornou-se, desde o início de 2015, parceira jurídica da Startup Lisboa. No decorrer da necessidade de descodificar e esclarecer assuntos do foro jurídico, transversais a qualquer negócio e setor, surgiu uma colaboração que tem como base assessoria jurídica / bonificada e a produção de conteúdos direcionados e adaptados à realidade das Startups.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

43


APOIO A STARTUPS O desenvolvimento da economia como estratégia de responsabilidade social Uma startup não é apenas uma empresa nova, que está no início do desenvolvimento da sua atividade. Uma startup é uma empresa, ou mesmo um projeto de empresa, que ainda está em busca de um modelo de negócios viável, que seja repetível e escalável. Nesta fase embrionária, o aconselhamento jurídico é fundamental e muitas vezes contribui para a definição do próprio modelo de negócios. No entanto, a inexistência de faturação nesta fase inicial pode dificultar a obtenção de serviços jurídicos de qualidade pelas startups. Não temos dúvidas: as startups que conseguirem arrancar e encontrar o sucesso são o futuro da economia portuguesa.

Em PLMJ queremos participar nestes projetos e fazer tudo ao nosso alcance para ajudar as empresas neste trajeto.

Perante a promessa representada pelas startups e os desafios que estas terão de enfrentar não é com certeza surpreendente que PLMJ tenha construído um programa específico de acompanhamento de startups, no contexto da sua política de responsabilidade social.

Daniel Reis, Sócio, Coordenador da Equipa de TMT

Em 2016 iremos alargar o nosso plano de atuação, com a implementação de novos programas nas áreas do Porto e Braga, presentemente em fase final de preparação.

Atualmente temos dois protocolos em pleno funcionamento, um com a Startup Lisboa (http://startuplisboa.com/) e outro com o Instituto Superior Técnico (http://tecnico.ulisboa.pt/). A atividade de PLMJ não se resume a estes programas: assistimos habitualmente inúmeras startups portuguesas, nas suas diversas fases de desenvolvimento, tendo acumulado já uma experiência significativa.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

44


3.4 PATROCÍNIOS E APOIOS São vários os projetos e iniciativas da sociedade civil que apoiamos, quer através de contribuição financeira, quer através da angariação de bens.

183.215€€ Contribuição em euros em 2015 Só em 2015, através destes projetos, contribuímos com 183.215 euros em patrocínios, apoios ou doações à sociedade civil.

Associação de estudantes da Faculdade de Direito UNL Apoio ao Fundo da Emergência da AEFDUNL Associação de estudantes da Faculdade de Direito UNL Patrocínio PLMJ ao evento Model United Nations PLMJ Give a bike 5 bicicletas e um triciclo PLMJ RUNNERS A correr por uma causa Concursos de Ideias da PLMJ Network Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

45


Brands like Bands

Rock’n’law

Desde 2013 que a PLMJ International Legal Network se tem juntado a um conjunto de outras empresas no sentido de apoiar financeiramente a “Orquestra geração”, uma orquestra que atua junto de jovens e crianças carenciadas, de bairros problemáticos e famílias desestruturadas. A banda de PLMJ, os “Fora da Lei” participa neste encontro anual e a PLMJ oferece um patrocínio.

A PLMJ International Legal Network apoiou, pelo sétimo ano consecutivo, o Rock’n’Law, um evento de solidariedade promovido por Sociedades de Advogados com o objetivo de angariar fundos para apoiar uma causa. A banda de PLMJ, os “Fora da Lei” juntou-se novamente a outras 13 bandas de Sociedades de Advogados que anualmente promovem esta iniciativa única e inovadora em torno de um projeto conjunto de responsabilidade social. Em 2015 realizouse no LX Factory e juntou perto de 2000 pessoas. A edição de 2015 angariou 70 mil euros que foram entregues à APAV – Associação de Apoio à Vítima, sendo que PLMJ contribuiu com um donativo no valor de 2 mil euros.

TOTAL

7

EDIÇÕES DO ROCK ‘N’ LAW

402 MIL EUROS ANGARIADOS

14

PROJETOS DE SOLIDARIEDADE SOCIAL APOIADOS

14

MIL EUROS DOADOS POR PLMJ

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

46


3.5 DOAÇÃO DE MATERIAL DE ESCRITÓRIO A PLMJ International Legal Network considera que evitar o desperdício é hoje, mais do que uma necessidade, um dever, pelo que tem desencadeado inúmeras iniciativas para reduzir o desperdício, nomeadamente no que toca a material de escritório. Nesse sentido temos um procedimento de doação de material de escritório através do Banco de Doadores que, em 2015, resultou na doação de material no valor de 15.595€

15.595€ EM MATERIAL DE ESCRITÓRIO DOADO EM 2015

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

47


4. REDUZIR O IMPACTO AMBIENTAL

ANDRÉ SILVA (detalhe) Dromos, 2006 | Óleo s/ tela — 60 x 60 cm (detalhe)

Da coleção da Fundação PLMJ

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

48


4. REDUZIR IMPACTO AMBIENTAL A PLMJ International Legal Network desenvolve uma política ativa de sustentabilidade através da utilização de soluções “amigas do ambiente” nas instalações e nos equipamentos, que permitem uma poupança e rentabilização de energia e água. Temos também como objetivo a redução de resíduos, através de uma contenção do desperdício ecológico, extensa utilização de materiais recicláveis, uma política de redução do número de impressões, da adoção crescente de suportes digitais e na separação de resíduos para reciclagem. Das principais medidas destacam-se:

nn Apelo a que a impressão dos e-mails seja feita apenas e quando estritamente necessária;

CERTIFICADO REISSWOLF

nn As impressoras estão pré-definidas para imprimir a preto e branco e frente e verso; nn Para evitar impressões abusivas, foi instalado um sistema de passwords para as pessoas imprimirem apenas quando é dada ordem de impressão diretamente na impressora; nn PLMJ International Legal Network faz reciclagem de papel, pilhas e tinteiros de impressoras.

Todo o papel usado e enviado para destruição é totalmente reciclado. Esta ação contribuiu para a redução do impacto ambiental decorrente da atividade da PLMJ International Legal Network.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

49


Considerando que a quantidade de papel enviada para reciclagem totalizou 6.698 ton, pode dizer-se que:

119

ÁRVORES Foram poupadas 119 árvores, que seriam usadas para fabricar essa quantidade de papel

1ton 35 CO2e

As árvores que foram poupadas podem absorver por ano 1 ton de CO2e

M3 DE ÁGUA Foram poupados 35 m3 de água que seriam usados para produzir essa quantidade de papel

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

50


5. FUNDAÇÃO PLMJ

RODOLFO BISPO (detalhe) Art.jpg, 2007 | Acrílico s/ tela — 130 x 130 cm

Da coleção da Fundação PLMJ

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

51


5. FUNDAÇÃO PLMJ

Espólio da Fundação

FOTOGRAFIAS

«Uma Sociedade de Advogados como espaço de cultura» A PLMJ International Legal Network procura retribuir algum do seu sucesso à sociedade civil através do apoio a jovens artistas das comunidades de língua oficial portuguesa, no âmbito da atividade desenvolvida pela Fundação PLMJ. A Fundação PLMJ propõe-se contribuir para a divulgação das artes plásticas nos PALOP, protagonizando uma atividade regular na área do colecionismo onde desenvolveu um acervo ilustrativo da criação artística contemporânea.

693 98 92 DESENHO

No âmbito da sua atividade, a Fundação PLMJ promove projetos editoriais e programas expositivos próprios, com destaque para a divulgação de jovens artistas portugueses nos diversos setores das artes plásticas – Pintura, Desenho, Escultura, Fotografia e Vídeo, corporizada no projeto multidisciplinar “Opções & Futuros” iniciado em 2005. Os Advogados são convidados a escolher, entre as obras disponíveis do espólio da Fundação, as que querem para decorar o respetivo gabinete.

VÍDEO

116 263 ESCULTURA

PINTURA

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

52


6 obras adquiridas no último ano:

2 2 2

Fotografias

GONÇALO BARREIROS – Escultura Salesman, 2007 Câmara-de-ar velha de bicicleta e ferro forjado 50 x 60 x 4 cm

NUNO SOUSA VIEIRA – Desenho Eco #4 (Originalmente intitulada: Dois tempos #4 ), 2012 Grafite e lápis de cera sobre papel 150 x 158 cm

NOÉ SENDAS – Fotografia (2) Old Studio PINA COLUMN, 2014 Madeira, vidro, fita de algodao, recortes de jornal sobre Impressão pigmentos minerais em papel Luster 80 x 45 x 5 cm (Objeto)

ESCULTURAS

DESENHOS

GONÇALO BARREIROS – Escultura Sem Título, 2012 Ferro pintado 74 x 59 x 5 cm

NUNO SOUSA VIEIRA – Desenho (2) Eco #2 (Originalmente intitulada: Dois tempos #2 ), 2005 Grafite e lápis de cera sobre papel 144 x 110 cm

NOÉ SENDAS – Fotografia (2) Old Studio UNKNOWN STONE, 2012 Madeira, vidro, fita de Algodao, pigmentos minerales sobre papel 80 x 45 x 5 cm (Objeto) 40 x 50 cm (fotografia)

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

53


5.1 CONFERÊNCIAS

Conferência Corporate Art Collections A Fundação PLMJ organizou em 2015, no Museu da Fundação Oriente, uma conferência pioneira em Portugal sobre o fenómeno das “Corporate Art Collections – Coleções de Arte em perspetiva”. Um encontro que reuniu um fórum de individualidades com abordagens sobre os contornos, vertentes e contrastes que as “corporate art collections” poderão assumir e o papel que desempenham na promoção das artes visuais em contexto empresarial.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

54


5.2 APOIOS E PATROCÍNIOS Lançamento livro “Avenida da Liberdade” de Maria João de Figueiroa Rego A Fundação PLMJ apoiou a edição e o lançamento do livro intitulado “Avenida da Liberdade”. O livro é da autoria da historiadora Maria João de Figueiroa Rego e contém referências à escultura de Rui Chafes que a Fundação PLMJ doou à cidade de Lisboa no ano de 2007 e, por conseguinte, à Fundação PLMJ e à PLMJ, sua entidade instituidora.

“Vamos por o Sequeira no Lugar certo” O Museu de Arte Antiga, em parceria com o jornal Público, a Fundação Millennium BCP, a FUEL, a RTP e com o apoio da Fundação PLMJ, lançou uma campanha de angariação de fundos para comprar uma obra de arte: a Adoração dos Magos, pintura de Domingos Sequeira.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

55


5.3 PROJETOS INTERNOS DA FUNDAÇÃO PLMJ

Projeto Art & Law II Edição A Fundação PLMJ promoveu em 2015 a Parte II do Art & Law - um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade PLMJ International Legal Network. Cada Advogado e Colaborador enviou até 10 fotografias, distribuídas por quatro categorias. Os três primeiros lugares receberam equipamento fotográfico da marca Leica D-Lux e o primeiro lugar passou a integrar a coleção de fotografia da Fundação PLMJ. Uma iniciativa que contou com 22 participações, das quais saíram os seguintes vencedores:

1.º

Vencedor: Tiago Serrão

2.º

Vencedor: Pedro G. Silva

3.º

VencedorA: Carmen B. Rosa

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

56


FUNDAÇÃO PLMJ Uma Sociedade de Advogados como espaço de cultura O que motivou, em 1998, a criação da Fundação PLMJ? Com que missão e objetivos?

L: Desde 1998 que a Sociedade de Advogados PLMJ vem adquirindo obras de arte, na altura destinadas a fazerem parte da sua nova sede. Assim começou a coleção de pintura, desenho e escultura de PLMJ que se estendeu posteriormente à fotografia e vídeo. A crescente relevância da Coleção conduziu à criação da Fundação PLMJ, num processo que se iniciou em 2000. A Fundação PLMJ tem como objetivo contribuir para a divulgação das artes plásticas em Portugal e nos países da CPLP, nomeadamente apoiando jovens artistas emergentes, protagonizando uma atividade regular na área do colecionismo onde desenvolveu um acervo ilustrativo da criação artística contemporânea.

A Fundação PLMJ tem como principal orientação constituir uma coleção transversal a todas as formas de expressão artística, balizada por um arco temporal que vai dos anos 80 à atualidade, tendo um caráter antológico no sentido de ser o mais amplo possível ao nível da produção nacional e apostando na divulgação dos artistas que a compõe. Como se posiciona? E de que forma se enquadra numa política de Responsabilidade Social?

L: De forma programática, e na esteira da vanguarda dos movimentos artísticos, tem delineado o seu percurso em prol da arte e sobretudo dos artistas emergentes e das novas formas de expressão plástica. Sublinhe-se que este acarinhar da arte de vanguarda e dos artistas emergentes é um dos traços emblemáticos da Fundação PLMJ. A evolução da Coleção continuará esta mesma linha programática no apoio a artistas menos conhecidos nos circuitos comerciais estabelecidos e na divulgação da produção artística dos países de língua portuguesa.

Luís Sáragga Leal, Sócio Fundador de PLMJ e Presidente do Conselho de Administração da Fundação PLMJ

“A Fundação PLMJ desempenha um importante papel na divulgação das artes plásticas em Portugal e nos Países da CPLP e no apoio a jovens artistas e é já um dos maiores “players” no panorama cultural em Portugal e a maior fonte de descoberta e de promoção de artistas contemporâneos em Portugal, Angola e Moçambique.”

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

57


6. PRIORIDADES PARA 2016/2017

ARTINHO COSTA (detalhe) A Coleccionadora,2007 | Óleo s/ MDF — 40 x 45 cm

Da coleção da Fundação PLMJ

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

58


6. PRIORIDADES PARA 2016/2017 A NOSSA COMUNIDADE

A NOSSA NETWORK

nn Aumentar o número de projetos apoiados pelas nossas equipas de Advogados e aumento do número de trabalhos pro bono;

nn Continuar a promover o acesso à justiça através da realização de trabalho pro bono;

nn Apostar na coesão e na carreira dos nossos Advogados;

nn Renovar os atuais protocolos com as Universidades e alargar a rede e o âmbito setorial das parcerias a nível nacional e internacional, nomeadamente através da rede da PLMJ International Legal Network;

nn Continuar a valorizar o investimento nas pessoas e na sua formação, assim como na saúde e segurança no trabalho; nn Promover a excelência do serviço e a proximidade ao Cliente; nn Apostar em práticas inovadoras que aumentem a eficiência interna e diminuam a pegada ecológica; nn Criar competências, educar e mobilizar para a sustentabilidade.

nn Continuar a implementar políticas e programas que promovam a partilha de conhecimento e know-how e que contribuam para a captação e retenção de talento.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2015/2016

59


PLMJ Network_Relatório de Responsabilidade Social Corporativa  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you