Page 1

Plenário em Foco Câmara Municipal de Campina Grande PB, terça - feira 10. abril . 2012

Câmara realiza sessão especial para lançar campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata A Câmara Municipal de Campina Grande realiza, nesta quarta-feira (10), uma Sessão Especial conjunta, com a Assembleia Legislativa da Paraíba para o lançamento da primeira Campanha Estadual de Prevenção ao Câncer de Próstata. A Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Próstata foi definida a partir de propositura apresentada em 2009, pelo deputado Ricardo Marcelo e que o Governo do Estado ficaria obrigado a realiza-la. Como presidente da ALPB, Ricardo Marcelo decidiu que a Mesa Diretora encamparia essa ideia e levaria a campanha às cidadespólos do Estado. Equipes multissetoriais vão trabalhar, até a próxima sextafeira (14.04), nos esclarecimentos da população sobre o câncer de próstata. Panfletos com o mesmo tema dos outdoors estarão sendo

A SESSÃO será aberta pelo presidente da Casa de Félix Araújo, vereador Nelson Gomes Filho (PRP).

distribuídos em cidades-pólos, com alertas sobre o câncer de próstata e com indicações onde encontrar um acompanhamento médico especializado em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Sousa, Patos e Cajazeiras. O presidente da Câmara Municipal, vereador Nelson Gomes Filho, abrirá a sessão especial juntamente com os deputados da região.

João Dantas solicita programa específico de Saúde do Homem Está tramitando na Câmara Municipal de Campina Grande, Projeto de Lei nº 53 /2012, de autoria do vereador João Dantas (PSD), que institui o Programa de Saúde do Homem (PSH) no âmbito do município de Campina Grande. O parlamentar justifica sua propositura considerando que o marco central do Projeto consiste em estabelecer um programa específico de atenção à saúde masculina que contemple a conscien-

tização dos riscos e disponibilize locais específicos de tratamento, com corpo técnico apropriado e metodologia de abordagem contextualizada no universo cultural masculino. “Vislumbrando a necessidade de um programa municipal de referência para o trato das doenças ligadas ao universo masculino, assim como existe para as mulheres, tal política pública deve ser norteadora de ações de atenção integral à saúde do homem, estimulando o auto-cuidado e, sobretudo, o reconhecimento de que a saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os homens. Finalizou Dantas.

Banco da Cultura Campina Grande ganhará em breve o “Banco da Cultura”, numa iniciativa do vereador presidente, Nelson Gomes Filho (PRP), que apresentou Projeto de Lei nesse sentido na Câmara Municipal de Campina Grande, aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo. O “Banco da Cultura” promoverá a disseminação do conhecimento através da doação e recebimento de livros e coleta voluntária de enciclopédias, revistas e CDROM novos ou usados, em bom estado de conservação, que serão redistribuídos à população carente através de critérios posteriormente definidos pelo órgão competente. Nelson destaca a necessidade de por a disposição elementos para incentivar a disseminação da educação e cultura. Ele destacou que “propomos a criação de um “Banco da Cultura” no município de Campina Grande contemplado o conjunto da sociedade e, principalmente os mais carentes”.


Plenário em Foco

Consumo de bebidas O vereador Tovar Correia Lima apresentou requerimento, na Câmara Municipal de Campina Grande, solicitando a proibição da comercialização de cigarros e congêneres em postos de combustíveis do município. Também é de autoria do parlamentar o requerimento que solicita a obrigatoriedade da coleta e destinação final pelos revendedores de bebidas em embalagens de vidro do tipo long neck, na forma que especifica.

Lixo em via pública O vereador Fernando Carvalho (PT do B) apresentou requerimento solicitando ao Poder Executivo Municipal que seja retirado o pequeno lixão que está se formando na Avenida Getúlio Vargas no centro de Campina Grande.

Utilidade Pública Foi protocolado na Câmara Municipal de Campina Grande o Projeto de Lei nº050, de autoria do vereador Antônio Pereira (PMDB), que reconhece de utilidade pública o instituto de Bioeducação de Campina Grande e dá outras providências.

Campina Grande PB, terça-feira. 10 . abril . 2012

Câmara concede título de cidadão campinense a reitor e homenageia os 10 anos da UFCG A Câmara Municipal de Campina Grande realizou nesta terça-feira,09, uma Sessão Solene em comemoração aos 10 anos de fundação da Universidade Federal de Campina Grande, como também para homenagear o reitor da instituição de ensino superior, professor Thompson Mariz, com título de cidadania campinense. A mesma atendeu propositura do vereador Rodolfo Rodrigues (PR), que justificou a homenagem destacando a importância da instituição para o progresso do município e de toda a região e ressaltou a participação da universidade na disseminação da prática do saber. O reitor da UFCG, Thompson Mariz, destacou em seu discurso a criação de novos cursos e o processo de

THOMPSON MARIZ recebeu a honraria das mãos do prefeito Veneziano Vital e do vereador Rodolfo Rodrigues.

expansão ao qual a universidade está passando. “A maior contribuição de uma universidade em cidade do interior é a oportunidade de ingresso do aluno no ensino público superior”, disse o professor, agradecendo a dupla homenagem.

Projetos Rondas políciais

Recuperação

Com o propósito de acabar com a violência em determinados setores do município o vereador Inácio Falcão (PSDB) apresentou requerimento solicitando ao comandante do II Batalhão de Polícia Militar e ao superintendente da Polícia Civil, que sejam realizadas rondas policiais no bairro do Jeremias.

A vereadora Ivonete Ludgério (PSB) apresentou requerimento solicitando à STTP que seja realizada, em caráter de urgência, a recuperação do piso tátil e da faixa de pedestres existente dentro do terminal de integração de passageiros de Campina Grande.

Honra ao mérito O vereador Antônio Alves Pimentel (PMDB) apresentou Projeto Lei solicitando que seja concedida medalha de honra ao mérito ao senhor Emmanuel do Nascimento Sousa.

Museu da Comunicação Foi protocolado na Câmara Municipal de Campina Grande, o requerimento nº263/2012, de autoria do vereador Fernando Carvalho (PT do B), que requer por parte da Universidade Estadual da Paraíba, a criação de um museu da Comunicação Paraibana.

Acompanhe o trabalho da Câmara Municipal de Campina Grande através das Redes Sociais e da TV Câmara: @plenarioemfoco

Plenárioemfoco Cmcg

cmcampinagrande.pb.gov.br


Plenário em Foco  

Boletim informativo da Câmara Municipal de Campina Grande.

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you