Vitrine Lojista fevereiro 2014

Page 17

Tecnologia

Quatro tendências do marketing digital para 2014 O ano de 2013 reforçou e transformou diversos aspectos importantes para a cultura da internet brasileira: vimos mais pessoas aderindo à internet móvel, maior uso de mídias sociais – com destaque ao Facebook e ao YouTube – e mais compras pela internet. O cenário de 2014 deverá intensificar esse Alan Lupatini – estrategista de cenário e trazer algudados e professor de marketing mas coisas novas para digital o marketing digital, que vai precisar se adaptar para não ficar atrás em 2015. O YouTube foi sucesso no Brasil durante 2013, e com a Copa chegando nesse ano, a expectativa é que esse site de vídeos cresça ainda mais, com mais variedade de conteúdo. Já é realidade a criação de audiências enormes através dessa propriedade da Google, como foi o caso do recente Porta dos Fundos e de outros canais importantes. Canais de moda, maquiagem, humor e games viram forte aumento de audiência durante o ano passado e, em 2014, isso deve aumentar ainda mais, com talvez o surgimento de canais importantes voltados ao esporte. Está na hora também de empresas brasileiras se engajarem com força no YouTube, e conseguirem efetividade em construção de audiência como vários ex-anônimos conseguiram. Em 2013 o e-commerce vendeu mais do que nunca, viu-se um crescimento ainda mais veloz nas compras a partir de smartphones e tablets. Em 2014 as vendas a partir de dispositivos móveis vão se tornar relevantes, e as lojas online terão que se adaptar

com aplicativos ou websites competentes. A palavra de ouro será “usabilidade”, que deverá vir acompanhada de qualificação profissional e mais visão à área de arquitetura da informação, ainda bastante negligenciada. Uma pesquisa realizada pela F/Nazca identificou que a taxa de brasileiros que fez compra online nos últimos 12 meses se manteve tecnicamente estagnada desde o final de 2010, mas a penetração de dispositivos móveis cresceu muito de lá para cá, o que encoraja a melhoria da experiência do usuário para esse tipo de dispositivo. Alguns profetas do marketing digital podem afirmar que o Facebook está com os dias contados no Brasil, mas os números não mentem. A mesma pesquisa referenciada anteriormente indicou que há sim uma parcela de usuários que pensam em sair da mídia social, mas são muito poucos, e a maior fatia é de crianças – que migram para redes sociais menores, como o Instagram. O termo “mídia programática” é novidade ainda para muitos dos profissionais de marketing digital, mas entrará para o cotidiano em 2014. Também conhecido como RTB (Real-Time Bidding), é um processo de compra de mídia em tempo real que beneficia veículos e anunciantes, onde o lance é dado com a finalidade de alcançar os melhores públicos com mais facilidade, permitindo também maior rentabilidade do Publisher através da melhor distribuição do inventário de mídia. Haverá entrada em massa de lojas virtuais brasileiras também ofertando inventário de mídia de maneira mais clara. Mudanças consistentes estão a caminho em redes sociais e nas lojas online. É hora de rever as estratégias.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.