Revista Plástico Sul Ed. 91

Page 30

MERCADO Plástico Sul # 91 - Outubro de 2008

30

///Cosméticos & Higiene Basf de olho na sustentabilidade Em um mercado onde a apresentação do produto é vital e embalagens chamativas e elegantes são imprescindíveis, a Basf oferece aos clientes dois diferentes tipos de produtos para embalagens de cosméticos: O Terlux® (MABS), um copolímero de metil-metacrilato que oferece grande liberdade de design e possibilita criação de superfícies de alto brilho com excepcional intensidade de cores. Segundo a Gerente Regional de Especialidades Plásticas, Letícia Mendonça, no setor de higiene, o Terlux® também é o produto ideal. “Entre outras propriedades, também se pode citar sua alta resistência química e ao impacto”, observa. Outro produto apresentado a esse segmento é o Luran® (SAN), um copolímero de estireno-acrilonitrila, que segundo a executiva, é eficiente em uma grande quantidade de aplicações na área de embalagens de cosméticos. “Com Luran® é possível obter as mais diversas cores a partir de tingimento, mantendo a sua inconfundível transparência e brilho”, afirma. Entre as propriedades do Luran®, as de maior destaque são a sua incrível transparência, boa resistência química, alta resistência mecânica, rigidez, estabilidade dimensional e resistência ao choque térmico.

[Meio ambiente] - De olho em uma

geração de consumidores que se preocupam com o meio ambiente, a Basf introduziu uma nova tecnologia no mercado. Trata-se de uma gama de resinas biodegradáveis e compostáveis por meio das marcas Ecoflex®, Ecovio® e Ecobras™. O interessante é que o Ecovio® e o Ecobras™ , além de biodegradáveis, também são de fontes renováveis. O Ecobras™ lançado em 2007 na última Brasilplast, foi desenvolvido no Brasil em parceria com a subsidiária brasileira da Corn Products Int., especialista no processamento de matériasprimas vegetais. As três resinas têm uma proposta de valor única para os clientes de embalagens. Primeiro, revela Letícia, a inovação é baseada em matérias-primas de fontes renováveis, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia de plásticos ao balancear o tempo de produção do plástico ao seu consumo e decomposição. A segunda parte da proposta considera o descarte do produto final.

Dupont com novidades na Luxepack Foram vários lançamentos que a DuPont apresentou em outubro na Luxepack Mônaco, feira especializada no segmento. Uma das novidades foi o DuPont™ Surlyn®, uma resina ionomérica que possui diversas aplicações. Segundo Fabiana Wu, do departamento de marketing da empresa, o produto pode ser usado na indústria cosmética, de higiene pessoal, farmacêutica e como selante para embalagens flexíveis. Na indústria cosmética, a resina é utilizada em tampas de perfume e em potes de creme, uma vez que a resina possui a aparência do vidro com a vantagem de ser leve e resistente à

abrasão e possuir excelente brilho. As aplicações do Surlyn® para embalagens flexíveis vão desde sachets até embalagens de produtos de higiene pessoal (cremes de cabelo, xampu, sabonetes entre outros), embalagens de preservativos e embalagens para alimentos, atuando como selantes de produtos gordurosos e secos. Outra resina com destaque é o DuPont™ Elvaloy® ACST, um copolímero de acrilato. Fabiana revela que, sozinho ou combinado com outras resinas, o copolímero apresenta características como flexibilidade, podendo ser utilizado como modificador de impacto para PA, PP, ABS e outros polímeros de engenharia. Em aplicações na parte externa de embalagens, proporciona uma superfície de toque macio e aveludado (soft touch). Pode ser usado em embalagens rígidas ou em filmes flexíveis (tubos, lenços e fraldas) . A empresa possui ainda para esse segmento o DuPont™ Entira™AS, um aditivo com propriedade antistática permanente que permite o uso em diversos tipos de polímeros, tais como PEAD, PP, copolímero de acrílato (Elvaloy® ACST), entre outros. O Entira™AS possibilita que produtos expostos em prateleiras estejam sempre com uma aparência atrativa e não interfere na impressão da embalagem. Além desses produtos, a companhia tem em seu mix o DuPont™ Nucrel®, um copolímero de ácido acrílico. As propriedades de desempenho desta resina incluem resistência química a produtos agressivos e uma excelente selabilidade a produtos ácidos e oleosos. Nucrel® tem alta resistência ao stress cracking e pode ser utilizado na produção de tubos flexíveis transparentes para a indústria de cosméticos (exemplo: gel e cremes).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.