Page 1

PLANO TIC 2012/2013

EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO BÁSICO O Coordenador TIC Cátia Patrícia Gomes de Almeida

DO

ENSINO


DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO -DSIFIE

CARACTERIZAÇÃO DA E SCOLA

E SCOLA

EB1/PE do Foro, eb1peforo@madeira-edu.pt, telefone:291948225, fax:291948226 Website da Escola

I DENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR TIC Cátia Patrícia Gomes de Almeida/918168287/catiaalmeida79@hotmail.com

I DENTIFICAÇÃO DA E QUIPA TIC

DESEMPENHA

CONTACTO TELEFÓNICO

ENDEREÇO DE CORREIO ELECTRÓNICO

Cátia Patrícia Almeida

Coordenadora TIC

918168287

patocas79@live.madeira-edu.pt

Elisabete Barcelos

Diretora

291948225

betybarcelos@live.madeira-edu.pt

Hugo Fonseca

Professor AEC Edu-Le

291948225

hugumias@live.madeira-edu.pt

Miguel Gomes

Professor Curricular 4ºano

291948225

miguelgomesb@live.madeira-edu.ptl

NOME

Sandra Ferreira

CARGO/FUNÇÕES QUE

Professora da Educação Especial

291948225

sandraferreira2009@live.madeiraedu.pt

[1] MODELO PLANO TIC


DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO -DSIFIE

Í NDICE 1. Introdução 2. Plano de Ação 3. Avaliação e Follow-up Anexo A - Notas Gerais Anexo B – Notas para preenchimento do documento

[2] MODELO PLANO TIC


DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO -DSIFIE

1. INTRODUÇÃO O presente Plano TIC visa promover a criação e dinamização de recursos educativos multimédia para o ensino, tanto nas áreas curriculares como nas de complemento curricular, permitindo assim conduzir os alunos a aprendizagens significativas. Na EB1/PE do Foro a implementação e integração das TIC tem vindo a ser feita

de

uma

forma

progressiva

visto

que

grande

parte

dos

docente

demonstram cada vez mais interesse na utilização das novas tecnologias da informação e comunicação nas suas práticas pedagógicas. A nossa escola possui equipamento para a prática destas actividades, e ligação à internet em cada sala. Na sala TIC, existem treze computadores dos quais só dez estão a funcionar o que condiciona por vezes a prática das turmas mais numerosas que é o caso da turma de 1ºano e das turmas do Pré -escolar. A rede de Internet muitas vezes apresenta problemas e dif iculdades de acesso. Devido ao meio rural em que a escola está inserida, a grande maioria dos alunos não possui computador em casa. Assim, o Plano TIC da EB1/PE do Foro visa essenci almente a melhor integração das TIC no contexto escolar bem como a tentativa de motivar a comunidade envolvente para o interesse e parti cipação nos projectos englobados neste plano apostando na divulgação de tudo o que se passa na escola através do nosso site escolar.

[3] MODELO PLANO TIC


DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO -DSIFIE

2. PLANO DE AÇÃO [Setembro-Dezembro]

1ª Atividade N OME DA A TIVIDADE O BJETIVOS E SPECÍFICOS

D ATA D ESTINATÁRIOS D INAMIZADORES R ECURSOS TIC A VALIAÇÃO

R ESULTADOS

2ª Atividade N OME

ESPERADOS

DA

A TIVIDADE

O BJETIVOS E SPECÍFICOS

D ATA D ESTINATÁRIOS D INAMIZADORES R ECURSOS TIC A VALIAÇÃO

R ESULTADOS

ESPERADOS

Brincar com o Halloween Criar um vídeo alusivo ao tema “Brincar com o Halloween” com o registo das atividades realizadas. Rentabilizar os recursos disponíveis na escola como ferramenta de divulgação. outubro/novembro Comunidade Educativa Coordenador TIC/ corpo docente Projetor/computador/máquina fotográfica e de filmar/software para tratamento de imagem Momento: Reunião de conselho escolar de novembro/festa de Halloween Objetos: Vídeo Instrumentos: lista de verificação das actividades/ fotografia/vídeos tiradas Critérios: qualidade gráfica e quantidade de fotografia tiradas/aspeto gráfico do vídeo realizado. Criação de um registo vídeo das atividades alusivas ao tema “Halloween”.

Workshop sobre contas de correio eletrónico de domínio live.madeira-edu.pt Agilizar toda a comunicação e gestão das atividades desenvolvidas no âmbito do PAA/ Estimular e promover a partilha de documentos e objetos de aprendizagem/criar uma página para cada área curricular e complemento, no site da escola para partilha de documentos (planificações, projetos, fichas, material diverso), afim de promover melhores resultados nas áreas curriculares utilizando material diversificado de uma forma motivante e lúdica/ rentabilizar os recursos existentes e poupar papel optando pelo suporte digital/utilizar o correio eletrónico como ferramenta diária de trabalho para partilha de documentos. 2º e 3º período Pessoal docente Coordenador TIC/Formadora Sandra Ferreira Internet/computador/site da escola Momento: avaliação no final do workshop/relatório final Objetos: workshop Instrumentos: Conta live.madeira-edu.pt/página web da escola Critérios: assiduidade/participação/interesse Promover a transversalidade disciplinar, partilha de material.

[4] MODELO PLANO TIC


DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO -DSIFIE

[Janeiro-Março] 3ª Atividade N OME DA A TIVIDADE O BJETIVOS E SPECÍFICOS

D ATA D ESTINATÁRIOS D INAMIZADORES R ECURSOS TIC A VALIAÇÃO

R ESULTADOS

ESPERADOS

4ª Atividade N OME DA A TIVIDADE O BJETIVOS E SPECÍFICOS

D ATA D ESTINATÁRIOS D INAMIZADORES R ECURSOS TIC A VALIAÇÃO

R ESULTADOS

ESPERADOS

Jornal da escola Divulgar dos acontecimento, atividades, eventos importantes da escola/Criar a versão online do Jornal da escola/ realizar um concurso para eleger o logotipo e título para o jornal da escola com partilha dos resultados no Skydrive e seleção por um júri de um logotipo e título/promover um sistema de partilha das notícias/eventos/atividades a constar no jornal (pasta Skydrive)/utilizar ferramentas web e interactivas na divulgação das actividades escolares. Ao longo do ano letivo Comunidade educativa Coordenador TIC/ pessoal docente/alunos Computador/internet/software diverso/máquina fotográfica/Calameo e Issu Momento: Reuniões formais e informais entre os responsáveis da atividade Objetos: jornal/concurso do título e logotipo par o mesmo Instrumentos: grelhas de verificação/relatório final do ano Critérios: quantidade e qualidade dos logotipo e títulos a concurso/ qualidade do jornal (atividades apresentadas, qualidade gráfica, quantidade e qualidade pedagógica). Criação do logotipo da escola, título e do jornal escolar. Divulgação à comunidade educativa das actividades da escola.

Ecologia na escola – Eco-Escolas Divulgar as atividades no âmbito do Projeto Eco -Escolas à comunidade educativa através da página Brigada verde no sítio web da escola/Incutir a importância da ecologia e reciclagem /criar uma pasta para partilha de documentos e informações no Skydrive, entre Coordenador TIC e Coordenador Eco-Escolas. Ao longo do ano letivo Comunidade educativa Coordenador TIC/Coordenadora e grupo Eco-Escolas Computador/internet/máquina fotográfica Momento: No final de cada período Objetos: fotografias, vídeos produzidos e notícias Instrumentos: fotografias das atividades realizadas, lista de verificação Critérios: qualidade e quantidade de imagens produzidas e atualizadas/rigor gráfico da publicação/qualidade e quantidade de notícias e actividades publicadas. Divulgação das atividades do projeto Eco-Escolas na página “Brigada verde”.

[5] MODELO PLANO TIC


DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO -DSIFIE

[Abril- Julho]

5ª Atividade N OME DA A TIVIDADE O BJETIVOS E SPECÍFICOS D ATA D ESTINATÁRIOS D INAMIZADORES R ECURSOS TIC A VALIAÇÃO

R ESULTADOS

6ª Atividade N OME

DA

ESPERADOS

A TIVIDADE

O BJETIVOS E SPECÍFICOS D ATA D ESTINATÁRIOS D INAMIZADORES R ECURSOS TIC M OMENTOS

DE

A VALIAÇÃO

Histórias em rede “Calameo” “Issu” Construir histórias sobre temáticas abordadas ao longo do ano letivo no PAA e PEE e convertê -las para publicação web no site da escola no módulo “Histórias em rede”. Ao logo do ano letivo Comunidade escolar e educativa Coordenador TIC/ Docentes /alunos Site da escola/ calameo/Issu/ software diverso Momento: Final do ano letivo Objetos: Histórias criadas Instrumentos: qualidade das imagens número de histórias publicadas/observação direta Critérios: qualidade das imagens/rigor gráfico da publicação Divulgação de publicações interativas disponíveis para acesso a partir da internet e site da escola.

“Memórias do Foro 2012/13” Criar um álbum digital das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, recorrendo a ferramentas de edição de imagem. Durante todo o ano letivo. Comunidade Educativa Coordenador TIC/ Corpo Docente Máquina fotográfica digital, computador, software diverso para o tratamento da imagem, CD Final do ano letivo/ realização do CD "Memórias do Foro 2012/13"/ reuniões de Conselho Escolar Instrumentos: grelha de verificação de cada atividade realizada (tempo de duração da atividade, interesse, qualidade e quantidade de recursos fotográficos e vídeos produzidos, Critérios: participação do corpo docente e empenho na atividade, …)/quantidade e qualidade das fotografias produzidas/demonstração de interesse por parte da comunidade educativa na aquisição do CD/participação e empenho do corpo docente na atividade.

R ESULTADOS

ESPERADOS

Criação de um CD de divulgação das atividades/projetos escolares à Comunidade Educativa.

[6] MODELO PLANO TIC


DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO -DSIFIE

3. PROJETOS DA DSIFIE

1ª Atividade N OME DA A TIVIDADE O BJETIVOS E SPECÍFICOS

D ATA D ESTINATÁRIOS D INAMIZADORES R ECURSOS TIC A VALIAÇÃO R ESULTADOS

ESPERADOS

2ª Atividade N OME DA A TIVIDADE O BJETIVOS E SPECÍFICOS D ATA D ESTINATÁRIOS D INAMIZADORES R ECURSOS TIC A VALIAÇÃO

R ESULTADOS

ESPERADOS

Pensa Rápido Rentabilizar os recursos escolares e permitir aos alunos de 3º e 4ºano de escolaridade consolidar os conhecimentos adquiridos na sala de aula num ambiente descontraído e divertido. Ao longo do ano letivo 3º e 4ºano Coordenador TIC/Professores curriculares Computadores e Internet Número de alunos registados, sua participação e empenho. Número de alunos apurados e resultados obtidos. Relatório final. Verificação e consolidação das aprendizagens.

Seguranet Alertar os alunos para o uso correto e o perigo da internet Ao longo letivo Alunos da escola Coordenador TIC/docentes titulares de turma Computador/internet/projetor Momento: Reunião de conselho escolar Objetos: alerta par os perigos da incorrecta utilização da internet Instrumentos: inquéritos e gralhas de verificação Critérios: empenho e motivação na realização das tarefas propostas Adquirir conhecimentos e aplica-los de acordo com os conteúdos temáticos abordados.

[7] MODELO PLANO TIC


DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO -DSIFIE

4. AVALIAÇÃO E FOLLOW-UP O Plano TIC será apresentado e posteriormente aprovado em Conselho escolar. Seguidamente este irá ser enviado para a Direção Regional de Educação – DSIFIE. Ao logo do ano letivo faremos uma avaliação das atividades do Plano de ação nas reuniões de Conselho Escolar e os resultados obtidos ficarão registados em ata. A sua divulgação será feita à comunidade escolar através da página web da escola, estará disponível em suporte papel no órgão de gestão e na sala TIC para consulta.

[8] MODELO PLANO TIC


DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO -DSIFIE

2 de novembro de 2012 O (A) Coordenador (a) Cátia Patrícia Gomes de Almeida

[9] MODELO PLANO TIC


DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO - DSIFIE

[10] MODELO PLANO TIC 2011/2012

plano tic  

plano tic de atividades

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you