Issuu on Google+

Novembro/Dezembro | Ano 11 n° 59

FELIZ NATAL E UM GRANDE 2012 PRA você SEJA UM DIVULGADOR DO PASA É importante que o Plano aumente o número de associados, por isso o PASA conta com você, que já é usuário, para divulgar entre os empregados do Grupo Vale as vantagens de aderir. Pág. 2

Plano de Assistência à Saúde do Aposentado da Vale Av. Calógeras, 30, loja H - Centro - Rio de Janeiro - CEP 20030-070


Editorial

Informe PASA | Novembro/Dezembro de 2011 | www.planopasa.com.br

Muita harmonia e saúde para todos Este é o momento de desejar a todos os associados, suas famílias e amigos, um excelente fim de ano, com muita harmonia, paz e saúde, acima de tudo. Nós, do PASA, gostamos de saber que fazemos parte dessa busca por qualidade de vida e temos a consciência de nossa responsabilidade nessa questão. Ao longo deste 20º ano de existência do Plano, especial em sua trajetória, diversas ações importantes para os usuários foram realizadas. Itabira ganhou uma Clínica PASA Saúde, para o atendimento personalizado, dentro dos padrões estipulados pelo PASA. Isso significa, por exemplo, um tempo de consulta adequado a cada situação, para que se conheça em detalhes o perfil do paciente. Numa outra vertente voltada para o atendimento, o Ligue PASA deixou de ser tercei-

rizado e passou a contar com uma estrutura própria, no Rio de Janeiro, o que dará ao Plano mais instrumentos de gestão para aperfeiçoar o serviço. Menos palpável para o usuário, mas igualmente importante, é a estruturação do PASA para seu crescimento. O objetivo, agora que o Plano atingiu sua maturidade, é crescer, ganhando mais associados e obtendo novas fontes de receita, de modo a se fortalecer. Assim, seguimos na busca de atender adequadamente a demanda dos nossos associados, considerando sua diversidade. A visão de futuro é bastante otimista e de muito trabalho pela frente. Conte com o PASA em 2012 e saiba que só ao seu lado alcançaremos sucesso em nossos projetos. Feliz Natal e um grande Ano Novo para todos!

Esdras Abreu Diretor PASA

Novos associados garantem futuro do PASA Quem já utiliza o PASA pode e deve ser seu maior divulgador. E isso por uma razão muito simples: para que o Plano se mantenha e possa crescer é fundamental que os empregados da ativa no Grupo Vale se associem. Com novas adesões, o PASA garante o futuro do atendimento e pode aprimorar os serviços prestados hoje. Por isso, se você conhece alguém que trabalha na Vale ou em empresas do Grupo que não está associado, conte a ele sua história pessoal e lembre as vantagens de aderir, entre as quais estão: a possibilidade de incluir como agregados parentes que não desfrutam da cobertura da AMS, como pais, sogros, sobrinhos, irmãos e netos; o uso imediato, pelo próprio empregado e seus dependentes e agregados, do Doutor PASA, um serviço de

aconselhamento médico gratuito por telefone que funciona 24h por dia, para dar orientações importantes, como uma segunda opinião médica; e a tranquilidade de garantir o acesso a um serviço de saúde de alto nível em caso de desligamento da empresa ou aposentadoria (dentro das condições do Regulamento). Seja também um divulgador do PASA, um Plano forte é bom para novos e antigos associados.

SAÚDE PARA TODA A VIDA

EXPEDIENTE CONSELHO EDITORIAL: Paulo Joca, Esdras Domingos de Abreu, Adriana Campos, Dr. José Sávio Barros e Jorge Luiz Moraes / JORNALISTA RESPONSÁVEL: Veronica Pinheiro / ANALISTAS DE COMUNICAÇÃO: Priscila Drummond e Aline Nascimento / REDAÇÃO: Tempero Comunicação / REVISÃO E EDIÇÃO: Kohav Comunicação / PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Kohav Comunicação / CONTATO: (21) 2139-5700 (r.5724/ 5719) / Fax: (21) 2240-5625 / Carrier: 821-4979 / 4373

2


Fique Atento

Informe PASA | Novembro/Dezembro de 2011 | www.planopasa.com.br

Belo Horizonte e Rio encerram Encontros de Aposentados Em novembro, Belo Horizonte (no dia 9) e Rio de Janeiro (no dia 30) encerraram os Encontros de Aposentados e Pensionistas do Grupo Vale deste ano. Com uma programação parecida, que incluiu palestras do PASA, Vale, Valia e Aposvale, apresentação do Coral da Aposvale, show dos Demônios da Garoa e sorteio de brindes, os eventos reuniram, juntos, mais de 600 pessoas, que aproveitaram a ocasião para conversar e dançar com amigos de longa data.

Na foto maior, o grupo Demônios da Garoa se apresenta no Encontro de Aposentado no Rio de Janeiro. Na foto à direita, também no Rio de Janeiro, a plateia de uma das atrações. Na foto acima, o público de Belo Horizonte.

Perícia marcada por telefone em Vitória A partir do dia 2 de janeiro de 2012, as perícias na Praia do Suá, em Vitória, deverão ser agendadas pelo telefone (27) 3225-5136. Essa mudança tem por objetivo criar mais conforto para os usuários, que passarão a ser atendidos com hora marcada, sem necessidade de chegar cedo, o que acontece quando o atendimento é feito por ordem de chegada. O agendamento por telefone traz mais uma vantagem: com a medida, evita-se o deslocamento desnecessário de usuários em busca de autorizações de procedimentos que não precisam de perícia. O horário para atendimento, contudo, permanecerá o mesmo: às terças, das 8h às 11h, e às quintas, das 13h às 16h.

Novos cartões chegam Em Nova Era, escritório em dezembro muda de endereço Durante o mês de dezembro, os associados dos planos PASA receberão seus novos cartões, válidos até o final do ano que vem (31/12/2012). Quem não receber até janeiro deve entrar em contato com o Ligue PASA (0800 7701 708) ou com o escritório do Plano mais próximo.

Os associados de Nova Era (MG) devem ficar atentos, pois, desde 1º de dezembro, o escritório do PASA na cidade atende em outro endereço: Rua Tomaz Jacinto, 186, sala 101, Edifício Labor, em Morro D’Óleo – CEP 35920-000. O local fica próximo ao Garden Hotel. Mas o telefone continua o mesmo: (31) 3861-2568. 3


Viva Melhor Dengue: chegou a hora decisiva Como em todos os anos, essa época que antecede o período de calor é fundamental para a prevenção da dengue. Doença grave em vários países do mundo, sobretudo nos trópicos, a dengue só pode ser evitada pela mobilização das pessoas, já que não há vacina para combatê-la. Entenda como vive o mosquito transmissor da dengue, como é possível evitar sua propagação, quais os sintomas da doença, o que fazer se a contraiu e não esqueça: a dengue pode ser fatal. O mosquito O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quen-

tes, pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Ele se caracteriza por ser um inseto de comportamento estritamente urbano, sendo raro encontrar amostras de seus ovos ou larvas em reservatórios de água nas matas. Em média, o mosquito vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. Uma vez com o vírus da dengue, a fêmea torna-se vetor permanente da doença e calcula-se que haja uma probabilidade entre 30% e 40% de chances de suas crias já nascerem também infectadas. Forma de transmissão A fêmea do mosquito pica a pessoa infectada, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas. A transmissão ocorre pelo ciclo homem - Aedes aegypti - homem. As fêmeas e os

machos ficam dentro das casas. A temperatura mais favorável para o desenvolvimento da larva é entre 25º a 30ºC. Abaixo e acima destas temperaturas o Aedes aegypti diminui sua atividade. Acima de 42ºC e abaixo de 5ºC ele morre. Muitas cidades brasileiras possuem as condições propícias para o desenvolvimento do mosquito. Temperatura e umidade relativa são primordiais para seu desenvolvimento e, principalmente, para ele manter os ovos viáveis mesmo fora d’água. Prevenção É interessante saber que os ovos não são postos na água, e sim milímetros acima de sua superfície, em recipientes tais como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa

fonte: Ministério da Saúde • www.saude.gov.br

4


armazenar água de chuva. Quando chove, o nível da água sobe e entra em contato com os ovos, que eclodem em pouco mais de 30 minutos. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem ao mosquito adulto. Assim, a prevenção passa necessariamente por: Manter os sacos de lixo bem fechados e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

Remover folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas. Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc.

Não deixar água acumulada sobre a laje.

Se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso, principalmente por dentro, com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

Manter a caixa d’água completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito.

Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.

Manter bem tampados tonéis e barris d’água.

Lavar principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.

Encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta. Lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água. Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, deve lavá-lo com escova, água e sabão. E fazer isso uma vez por semana.

Sintomas Se apresentar febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas e manchas vermelhas no corpo, procure uma unidade de saúde. Se você já tem o diagnóstico de dengue e apresenta dores abdominais e/ou vômitos e/ou qualquer tipo de sangramento, retorne imediatamente à unidade de saúde.Você pode estar evoluindo para a forma grave da dengue.

Relação entre escovação de dentes e doenças cardíacas Quem possui alteração anatômica ou funcional do coração, tem motivos a mais para manter uma dieta equilibrada e prevenir sangramentos gengivais espontâneos, escovando periodicamente os dentes e a língua. Ao se cuidar para que não haja doenças na gengiva (gengivite) e dentes (cáries, periodontite), a pessoa evita pequenos ou grandes sangramentos bucais, que são suficientes para que os microorganismos patogênicos da microbiota oral “peguem carona”

nesses minúsculos vasos sanguíneos e cheguem até o coração. No órgão, esses micro-organismos formam grupos nas retenções das válvulas cardíacas, provocando a endocardite bacteriana (doença infecciosa no coração). Sempre após a ingestão de alimentos, o pH da saliva torna-se ácido e facilita a multiplicação de micro-organismos pelo produto resultante da mastigação, os resíduos. Por isso é tão importante uma boa escovação e higiene bucal.

Como usar bem seu plano Avise quando não puder ir à consulta Para a organização dos credenciados é muito importante saber, com a máxima antecedência possível, que o paciente não irá à consulta marcada, quando é este o caso. Dessa forma, os profissionais podem liberar a agenda para a marcação de uma outra pessoa, o que é bom para todos, já que os usuários ganham mais datas para suas consultas e os médicos e demais profissionais de saúde não ficam com o tempo ocioso.

Para comemorar fim de ano só com boas lembranças As grandes datas do fim de ano são, é claro, o Natal e o Ano-Novo. Excelente oportunidade para aproximação com família e amigos, esses festejos devem trazer apenas lembranças boas, ao final. Para isso, convém tomar algumas precauções, como: • Comer com moderação. As tentações são grandes, os pratos são especialmente gostosos, mas lembre-se que seu organismo tem limites. É sábio respeitá-los. • Beber sem exageros. O que se aplica à comida se aplica também às bebidas alcoólicas. Quando se passa do ponto, o corpo sente as consequências no dia seguinte. • Se bebeu, não dirija. É simples assim. Se sabe que vai ingerir bebidas alcoólicas, use transporte coletivo, táxi ou durma onde estará nas festas. O índice de acidentes nessa época do ano cresce muito. 5


Você Aqui

Informe PASA | Novembro/Dezembro de 2011 | www.planopasa.com.br

Semeando o Bem Viver há oito anos Um grupo de nove aposentadas da Vale decidiu partir da vontade para a ação e criou, há oito anos, um projeto que ajuda moradores de comunidades carentes da Zona Sul do Rio de Janeiro, chamado Semeando o Bem Viver. Jane Pacheco de Almeida, associada do PASA que faz parte dessa equipe, cujo lema é “caridade com dignidade”, conta que os trabalhos eram feitos até pouco tempo atrás na Paróquia de Santa Teresinha, em Botafogo, mas, agora, passaram para a Escola Municipal Santo Tomás de Aquino, no Leme. “Além das comunidades dos morros Chapéu Mangueira e Babilônia, a partir de 2012 teremos atividades para as famílias de 384 alunos da escola. É um desafio maior, que demandará novos voluntários. Durante esses anos, trabalhamos com 70 famílias e cerca de 100 crianças desenvolvendo uma série de ações, que visam conscientizar e trazer benefícios concretos, como alfabetização e reforço escolar, aplicação de flúor, cursos sobre alimentação saudável, terapia e fisioterapia”, explica Jane, que teve toda sua vida profissional dentro da Vale, sempre na área de Recursos Humanos, e depois de se aposentar ficou por cinco anos na Aposvale, voluntariamente.

Uma das atividades levadas à frente pelo Semeando o Bem Viver são palestras educativas, ministradas por profissionais convidados, com o objetivo de esclarecer essa população em relação a vários temas importantes. Prevenção de doenças, orientação jurídica, meio ambiente/sustentabilidade e dengue foram alguns dos muitos assuntos tratados nos últimos anos. Na parte cultural são realizadas visitas a museus, sessões de cinema e musicais. O projeto promove, também, a comemoração de Natal para as crianças com Papai Noel, mágicos, distribuição de presentes e sorteio de brinquedos. “Esse projeto é muito importante para mim. Sou uma pessoa que precisa estar ativa e ajudando ao próximo. Mas tenho certeza de que todos os que se engajarem terão o mesmo prazer que eu e minhas amigas de Vale temos nessa empreitada. Ressalto a importância de cada uma dessas amigas nesse processo. Precisaremos de muitas contribuições nessa nova fase, seja de palestrantes, seja de voluntários dispostos a trabalhar no que for necessário. Quem quiser conhecer mais nossas ações pode acessar www.semeandoobemviver.com e meu e-mail, janepacheco9@yahoo.com.br, está à disposição para contatos”, conclui Jane.

Ao lado, Jane Pacheco, uma das idealizadoras do Projeto Semeando o Bem Viver, criado em parceria com Abia Mesquita, Ana Lucia Guimarães, Glória Brasil, Ieda Afonso, Magda Saltzer, Maria Regina Costa Braga, Marly Pimentel e Suely Cruz. Acima, a Paróquia de Santa Tersinha, em Botafogo, onde a ação foi originalmente abrigada, e a Escola Municipal Santo Tomás de Aquino, no Leme, onde o Projeto funciona atualmente.

6


Bons hábitos para a saúde em qualquer idade Nestes 20 anos, uma das preocupações do PASA foi levar aos usuários informações que permitam a todos, em qualquer idade, prevenir doenças e aumentar sua qualidade de vida. Vários temas importantes foram abordados no jornal e estão tratados em artigos em www.planopasa.com.br, como problemas coronarianos, diabetes, combate ao câncer, males da coluna, enxaqueca, insônia e osteoporose. Algumas recomendações são comuns à maioria das pessoas e merecem ser sempre repetidas. Que tal começar 2012:

Sem fumar Cada cigarro contém algo em torno de quatro mil substâncias tóxicas para o organismo, entre as quais o alcatrão e a nicotina, responsáveis pelo vício. O fumo está relacionado ao surgimento e/ou complicação de uma série de doenças, como câncer, enfisema e todos os problemas cardiovasculares, pois provoca lesões na superfície dos vasos sanguíneos, favorecendo a entrada e o acúmulo do colesterol nas artérias coronárias.

Lembrando da saúde bucal Higiene bucal constante, com uma escovação demorada e o uso de fio dental, são ações preventivas importantes. Afinal, a saúde começa pela boca. E, para ela, também contribui decisivamente não fumar e visitar com regularidade o dentista.

Alimentando-se com sabedoria Deve-se privilegiar o consumo de vegetais, gordura vegetal, cereais e frutas, evitando comer em excesso carnes vermelhas e gordurosas, açúcar, bebidas alcoólicas e sal. Assim, combate-se ao mesmo tempo o mau colesterol, que obstrui os vasos sanguíneos e impede a circulação do sangue, a pressão alta e a obesidade.

Evitando sol forte Use filtro solar e evite a ­exposição ao sol das 10h às 16h, período em que a intensidade dos raios solares atinge o seu máximo.

Fazendo exercícios A atividade física, com acompanhamento profissional, ajuda no controle da pressão arterial, do colesterol e também da glicose, além de contribuir para a manutenção do peso ideal e da autoestima. Natação, corrida, caminhadas, esportes coletivos, musculação – há atividades para todos os gostos, mas é preciso começar e não desanimar.

Bebendo água A ingestão de líquidos é básica para o equilíbrio do organismo. Não esqueça de beber água, faça disso um hábito, sobretudo em dias quentes.

Estimulando o cérebro Ler, participar de atividades culturais e jogar xadrez são exemplos de hábitos que merecem ser cultivados para manter a mente ativa, o que contribui para um envelhecimento saudável.

Ficando próximo à natureza A vida urbana gera, de forma quase inevitável, o contato com a poluição e com o sedentarismo. Em locais com muito verde, o ar respirado tem mais qualidade e a disposição para a atividade física aumenta. E mesmo sem exercício, a contemplação também é bem-vinda. Cuidando do espírito Independentemente de crença religiosa, cuidar do espírito significa evitar o estresse, ter bom humor, buscar harmonia nas relações pessoais, combater os preconceitos e a intolerância. Quanto mais leves nos tornamos, mais prazerosa fica a vida.

7


Quadrinhos

Informe PASA | Novembro/Dezembro de 2011 | www.planopasa.com.br

julia ruffier

Uma mulher bate na porta da outra:

Entre e não repare porque estou em plena ação

o que está fazendo agora?

Estou fazendo a checagem de tudo que possa acumular água.

Por causa da dengue?

Claro, a dengue mata e só temos a prevenção como arma.

Fique aí, já estou acabando. Então eu volto depois.

RESPOSTA

SORTEADO

PERGUNTA Como podemos combater a dengue?

Já volto, agora é a minha vez de mandar esse mosquito para longe!

NOME MATRÍCULA PASA CIDADE /ESTADO TELEFONE E-MAIL

Sérgio de Souza Correa, usuário do PASA no Rio de Janeiro, foi o sorteado da última edição e ganhou um ventilador de torre com três velocidades.

Corte esta tira na linha pontilhada e envie para Av. Calógeras, 30/9º andar, Centro, Rio de Janeiro, CEP:20030-070, aos cuidados do setor de Comunicação do PASA, ou entregue pessoalmente em um dos escritórios PASA. Caso a sua resposta esteja certa, você participará de um sorteio para ganhar uma Mini TV digital portátil - LCD de 3,5" e terá seu nome divulgado na próxima edição do Informe. MANTENHA SEU ENDEREÇO SEMPRE ATUALIZADO

8


informe59