Page 1


A Plaenge Industrial faz parte de um dos mais importantes grupos de engenharia do País, o Grupo Plaenge, que atua há mais de 45 anos no segmento da construção civil por meio de empreendimentos industriais e imobiliários. Fazem parte do Grupo as construtoras Plaenge, Vanguard Home e Plaenge Industrial. No ano de 2015, foi classificado pelo ranking “Valor 1000”, do jornal Valor Econômico, como a “maior e melhor construtora do Sul do Brasil” e ranqueada entre as maiores empresas do País entre todos os setores. No segmento industrial, o Grupo Plaenge possui em seu portfólio mais de 370 obras entregues em todas as regiões do Brasil e também na Venezuela. Tem como clientes grandes corporações nacionais e multinacionais como Coca-Cola, SIG Combibloc, Unilever, Philip Morris, entre outros. Já no segmento residencial, o Grupo está presente em sete cidades de quatro estados brasileiros. Atuando com as marcas Plaenge e Vanguard Home, possui mais de 300 empreendimentos entregues, onde habitam aproximadamente 70 mil pessoas. Em 2009, o Grupo iniciou sua internacionalização através da constituição da Plaenge Chile, onde já possui mais de 10 empreendimentos imobiliários entregues.


ATUAÇÃO DO GRUPO PLAENGE Obras Industriais Entregues 19 estados brasileiros e na Venezuela Mercado Imobiliário 7 cidades em 4 estados do Brasil e 5 cidades no Sul do Chile


Escrit贸rio da Plaenge | Londrina/PR


Organograma

Div. Industrial

Div. Imobiliária Edifícios

Div. de Locação de Equipamentos da Construção Civil

Loteamentos


Mais de

45

anos de experiência em construção industrial e imobiliária

Mais de

2000

profissionais qualificados na equipe

Mais de

170

engenheiros e arquitetos próprios na produção


Sig Combibloc | Campo Largo/PR


Atuação Imobiliária

Curitiba/PR

Londrina/PR

Campo Grande/MS

Cuiabá/MT


Maringรก/PR

Joinville/SC

Chile

Cerca de

75 mil

pessoas morando em empreendimentos do Grupo Plaenge


História

Anos 1970 Criada a Plaenge em Londrina/PR.

Anos 1980 A Plaenge inicia a atuação no sistema chave na mão (turn key project).

Assinatura do primeiro contrato entre a Plaenge e a Coca-Cola.

A Plaenge Industrial associa-se à francesa Boccard para montagens industriais em

Construção do primeiro edifício

plataformas submarinas.

residencial do Grupo. A Plaenge inicia suas atividades no segmento imobiliário em Cuiabá/MT e Campo Grande/MS. A Divisão Industrial é transferida do Rio de Janeiro/RJ para Curitiba/PR.


Anos 1990 A Plaenge Industrial assina o primeiro contrato no exterior: fábricas da Coca-Cola na Venezuela.

Anos 2000 A Plaenge inicia suas atividades no segmento imobiliário no Chile e também em Curitiba/PR, Maringá/PR e Joinville/SC.

A Plaenge firma parceria com a empresa norteamericana The Benham Group, através de uma

Criada a Vanguard Home em 2006.

joint-association, objetivando oferecer serviços completos de alta qualidade a seus clientes industriais no Brasil e na América Latina.

A Plaenge Industrial entrega a obra da Matte Leão na região de Curitiba/PR – primeira fábrica do Brasil construída com os padrões LEED

A Plaenge é a primeira construtora a

(Leadership in Energy and Environmental Design),

oferecer o Seguro de Entrega de Obra para

o mais importante selo mundial de qualidade

seus clientes da Divisão Imobiliária.

ambiental para construções.

A Plaenge Industrial recebe a certificação ISO 9001, pela auditora alemã DQS.

A Plaenge Industrial, ao desenvolver o piso da obra de ampliação da Spaipa, fábrica da Coca-Cola em Marília, estabeleceu um novo recorde no Brasil

Início de um amplo programa de informatização, com o qual a Plaenge Industrial tornou-se pioneira no segmento de construção civil em redes de micros, intranet e controle digital das informações.

em se tratando de pisos protendidos.


2010

2012-2013 A Plaenge completa 40 anos e publica

A Plaenge Industrial recebe a certificação

o livro “A Construção do Sonho”.

LEED pela construção da fábrica da Matte Leão, na região de Curitiba/PR.

A Plaenge Industrial constrói nova fábrica da Coca-Cola em Recife/PE e torna-se

A Plaenge Industrial recebe a certificação

responsável pela construção de mais de

LEED pela construção da fábrica da

60% das fábricas da Coca-Cola no Brasil.

GEO Energética em Tamboara/PR.


2014

2015 A Plaenge Industrial recebe dupla

A Plaenge Industrial inicia a construção

certificação LEED pela construção da

de seu quarto empreendimento nos critérios

fábrica da Coca-Cola, em Maringá/PR.

LEED – um centro de distribuição da Coca-Cola no Rio de Janeiro.

Criada a Urbplus, com atuação na área de desenvolvimento urbano e loteamentos.

O Grupo Plaenge é classificado como “maior e melhor construtora do Sul do Brasil”, segundo o ranking “Valor 1000”, do jornal Valor Econômico.


Filosofia de Trabalho

O Grupo Plaenge se orgulha de ter sido a primeira construtora brasileira a adotar o Código de Ética para orientar suas relações com todos os seus públicos. Unidade de filosofia e postura são os princípios básicos no desenvolvimento de nosso trabalho. É a nossa garantia, como grupo, de realizarmos projetos de qualidade.

MISSÃO Desenvolver e construir empreendimentos diferenciados. Buscar a excelência em qualidade e atendimento, atingindo a satisfação dos nossos clientes, buscando a melhoria continua de nossos produtos e serviços, proporcionando o crescimento da empresa, de seus colaboradores e da sociedade.

PRINCÍPIOS Para manter esta eficiência com harmonia e fortalecer nossa atuação a cada dia, formulamos princípios que toda nossa equipe de trabalho segue com empenho e convicção. Nossa conduta é pautada pela ética. As aspirações de nossos clientes orientam nosso trabalho. Nosso maior patrimônio é o bom conceito conquistado com nosso trabalho. Nenhum crescimento ou ganho justifica riscos excessivos. Buscamos soluções modernas e inovadoras. Temos compromisso em proporcionar constante desenvolvimento e crescimento pessoal aos colaboradores. Nossas decisões são tomadas de forma participativa.


Posição de Mercado e Reconhecimento*

A política de gestão madura, com foco na entrega de produtos inovadores e de qualidade, fez com que o Grupo Plaenge fosse reconhecido como um dos maiores e mais sólidos do País. Em 2015, a empresa foi destaque nos principais rankings nacionais e se consolidou como uma das maiores incorporadoras do País de acordo com rankings reconhecidos no mercado.

Maior

Melhor

Jornal Valor Econômico

Jornal Valor Econômico

Construtora do Sul do Brasil

Construtora do Sul do Brasil

Entre as

Entre as

Entre as 100

Construtoras do Brasil

Empresas do País

Empresas do Sul do País

Ranking ITC

Jornal Valor Econômico | Revista Época

Revista Amanhã

Maiores Maiores Maiores

*Referência 2015.


A Plaenge Industrial tem em seu DNA a qualidade e a inovação em projetos, construção civil e montagens industriais. A Divisão Industrial do Grupo possui atuação nacional e escritórios regionais em Londrina e Curitiba, no Paraná. Profissionais especializados, projetos modernos voltados para a racionalidade e a eficiência, somados ao compromisso com o meio-ambiente fazem parte dos diferenciais de atuação da empresa. Sua estratégia tem como base o foco em projetos que exijam uma atuação de alta qualidade e que tragam maior valor agregado ao negócio. A Plaenge Industrial soma mais de 1,5 milhão de metros quadrados construídos em fábricas presentes em 19 estados brasileiros e também na Venezuela. Dentre todos os clientes da Divisão Industrial, vale destacar a The Coca-Cola Company e seus engarrafadores. A Plaenge Industrial participou do projeto, montagem ou construção de mais de 60% das fábricas do refrigerante no Brasil.


Matte Le達o | Regi達o de Curitiba/PR


Nossos Serviços

ANÁLISE DE VIABILIDADE Estimativas de custo, apoio e estudos para aquisição do terreno: sondagem geológica, levantamento planialtimétrico, consultas aos órgãos ambientais e concessionárias de água, energia. Estudo de taxas de retorno e engenharia de valor.

PROJETOS Elaboração de projetos arquitetônicos e complementares, básicos, legais e executivos. Aprovações e adequações em conformidade com a legislação e códigos locais, de concessionárias e órgãos públicos.

LIBERAÇÕES Providências para autorização de início de obra: licenças ambientais (prévia e de instalação), pedido de supressão vegetal e planos de compensação. Abertura de matrícula junto ao INSS e obtenção de “habite-se”.

SISTEMAS CONTRA INCÊNDIO Projeto, aprovação junto ao Corpo de Bombeiros e execução de sistemas de prevenção contra incêndio: sistemas de hidrantes, extintores, CO2. Definição de rotas de fuga, sinalização e iluminação de emergência.


EXECUÇÃO EM TURN KEY Execução de todas as etapas da construção civil, na modalidade turn key ou chave na mão: terraplanagem, fundações, arrimos, pavimentação, estruturas de concreto e metálicas, fechamentos, sistemas elétrico, hidráulico e acabamentos.

MONTAGEM INDUSTRIAL Sistemas de gás, resfriadores de água, circuitos de ar comprimido, ambientes com pressão positiva, controle de temperatura, estações de tratamento e outras variáveis necessárias para o processo. Montagem de equipamentos, a partir da necessidade do cliente.

START-UP Testes de equipamentos e sistemas, manuais de operação e manutenção, incluindo treinamento da equipe do cliente que ficará responsável pelas rotinas de manutenção preventiva. Acompanhamento do início da operação.

CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS Projetos e processos voltados à eficiência energética, com garantia de certificação LEED. Gestão e controle da documentação para registro de certificação. Desenvolvimento de soluções inovadoras com foco em economia de água, energia e recursos.


Diferenciais

EXPERIÊNCIA E QUALIDADE Com mais de 45 anos de atuação e elevado grau de qualidade, o Grupo Plaenge está entre os maiores grupos de engenharia do país e atende grandes corporações nacionais e multinacionais instaladas ou em fase de instalação no país. Conta com um corpo técnico de profissionais multidisciplinares e bilíngues, com experiência para executar obras em todo território nacional e também na América Latina.

SOLIDEZ A gestão e os processos da Plaenge Industrial garantem total segurança aos clientes. Sua solidez econômica, capacidade e lastro permitiram o fechamento de contrato com as mais importantes instituições financeiras, que garantem todas as obras executadas pela empresa.

FÁBRICAS “LIMPAS” Com forte atuação no segmento de bebidas, alimentos, embalagens e farmacêuticos, a Plaenge Industrial executou diversas obras no padrão GMP (Good Manufacturing Practice). São plantas diferenciadas por suas instalações sanitárias especiais – com paredes de canto arredondado, pisos antiácidos, ambientes de baixa umidade e climatizados com pressão positiva – que foram desenvolvidas, em sua maioria, dentro de fábricas em funcionamento, sem que a produção fosse interrompida.


SOLUÇÕES EM EFICIÊNCIA OPERACIONAL Foco na redução dos custos operacionais e na eficiência energética é o que norteia a Plaenge Industrial no desenvolvimento de novos projetos para os seus clientes. São desenvolvidas soluções construtivas inteligentes para cada planta, tendo como premissa o atendimento das necessidades produtivas de cada segmento.

CLIENTE LIGADO EM REDE A Plaenge Industrial oferece ao contratante o Portal do Cliente, um canal exclusivo que permite o acompanhamento da obra, via web, com acesso restrito à equipe determinada pelo cliente. São disponibilizados relatórios de andamento dos serviços, gráficos, fotos, cronograma de execução e outras informações relevantes.

COMPROMISSO COM PRAZO E CUSTO Com obras entregues rigorosamente dentro do prazo e foco constante na gestão dos custos, a Plaenge Industrial é flexível nas formas de contratação. Trabalha no sistema de EPC (Engineering, Procurement and Construction), fornecendo projetos chave na mão (turn key project). Outras formas de trabalho são contratos por administração, empreitadas globais ou parciais e também no sistema PMG (Preço Máximo Garantido), em que há a garantia do valor acordado com o cliente.


KNOW-HOW EM OBRAS SUSTENTÁVEIS Com expertise em empreendimentos que atendem os mais modernos critérios de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, a Plaenge Industrial é referência no segmento de obras industriais com certificação LEED (Leadership in Energy Environmental Design). Responsável pela execução da primeira fábrica verde certificada do Brasil, a Plaenge Industrial acumula quatro selos expedidos pelo GBC (Green Building Council) e consegue, pela sua experiência, garantir a certificação ao contratante, mediante planejamento e determinação do nível a ser atingido.

LEED Silver

Fábrica da Matte Leão | Fazenda Rio Grande

LEED Gold

Planta da GEO Energética | Tamboara

LEED Gold e Silver Fábrica da Coca-Cola Femsa | Maringá


Matte Leão | Fazenda Rio Grande/PR

GEO Energética | Tamboara/PR

Coca-Cola Femsa | Maringá/PR


Obras

COCA-COLA ANDINA RIO DE JANEIRO/RJ Centro de Distribuição de Bebidas localizado no Rio de Janeiro, com 8.600 m², composto por Setor de Estoque, Área de Manobras e Prédio Administrativo em 4 pavimentos contendo: vagas de estacionamento, sala de vendas, escritórios para gerência, refeitório, vestiários e auditório. A área foi projetada nos padrões mundiais de sustentabilidade do GBC (Green Building Council) e se encontra em processo de Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Contempla desde soluções como reaproveitamento de águas pluviais, iluminação e ventilação naturais, que proporcionam conforto térmico e controle da temperatura interna dos ambientes até materiais e tecnologias de ponta como sistemas de iluminação LED dimerizados e células fotovoltaicas para geração de energia elétrica.


SIG COMBIBLOC CAMPO LARGO/PR Nova fábrica de embalagens assépticas cartonadas da Sig Combibloc, em Campo Largo, com 31.000 m² de área construída. Esta obra foi executada pela Plaenge Industrial no sistema turn key. Foi elaborado um plano diretor, contemplando todas as etapas de crescimento da empresa, incluindo a parte de abastecimento de água e energia. No escopo também ficaram a aprovação dos projetos, licenças junto aos órgãos públicos e a ligação de abastecimento das redes concessionárias de água e energia. Execução de todas as etapas da construção civil, desde terraplanagem, estruturas e sistemas de HVAC, utilidades, elétrico, hidráulico, prevenção de incêndio, automação do sistema de detecção e instalação de piperacks, caldeira e transformadores. Prédio de impressão com sistema de pressão positiva e túnel de utilidades com 77 metros na área de produção de bobinas.


COCA-COLA FEMSA MARINGÁ/PR Obra 1 – Montagem eletromecânica da fábrica de refrigerantes, com instalações sanitárias no padrão GMP (Good Manufacturing Practice). Equipamentos de processo (fabricação e duas linhas de envase) e de utilidades (eletricidade, ar comprimido, ar condicionado, refrigeração, vapor/condensado, efluentes, etc). Montagem do sistema de recuperação de água industrial para a lavagem de caminhões, pisos e irrigação de jardins e Estação de Tratamento de Água (ETA). Montagem eletromecânica da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Obra 2 – Ampliação da fábrica de refrigerantes em Maringá, na modalidade turn key. Área total de 44.500 m² de área construída e 26.000 m² de arruamentos e pavimentação. Esta obra obteve duas certificações LEED: nível Gold no prédio de vestiários e nível Silver na área fabril. A arquitetura usou o desnível natural do terreno e criou uma solução que beneficiou o processo produtivo, otimizando a movimentação dos insumos e melhorando o desempenho operacional. Tornou-se uma referência no sistema Coca-Cola pela solução inovadora e por ser destaque em desempenho energético. Contratação pela Spaipa, atualmente de propriedade da Coca-Cola Femsa.


UNICURITIBA CURITIBA/PR Ampliação do Campus de Curitiba, incluindo elaboração dos projetos elétrico e hidráulico, demolição, execução das obras civis e instalações elétricas e hidráulicas. Obra com arquitetura moderna, contendo passarelas de ligação com blocos existentes e fachada com pele de vidro e ACM. Área construída de 12.000 m².


GEO ENERGÉTICA TAMBOARA/PR Execução de uma usina de geração de energia 100% verde, a partir da reciclagem de resíduos orgânicos e produção de biogás. Projeto inovador e certificado LEED Gold, chegou entre os top 43 de todos os edifícios avaliados no mundo e, com uma pontuação superior à média nacional, atingiu status de grande relevância no âmbito da certificação.


MATTE LEÃO FAZENDA RIO GRANDE/PR Primeira indústria do Brasil certificada com o selo LEED do GBC (Green Building Concil). Pavilhão industrial, salas técnicas, prédio “social” composto de áreas de descanso, lazer e vestiários, prédio de refeitório, portaria e bicicletário somam 18.000 m² de área construída, dentro dos padrões estabelecidos pela entidade. Foram utilizados materiais regionais, telhado verde para proporcionar conforto térmico, tintas especiais a base de terra, estrutura de madeira reflorestada (eucalipto) e iluminação zenital em todos os prédios. A construção conta ainda com sistema de aquecimento da água por meio de energia solar e reaproveitamento da água das chuvas.


COCA-COLA FEMSA MARÍLIA/SP Ampliação da fábrica de refrigerantes, com 37.000 m², em Marília. Nesta obra a Plaenge Industrial executou duas placas de piso industrial sem junta de dilatação, com área de 4.800 e 6.200 m², respectivamente. Foi desenvolvida uma tecnologia de piso protendido para atender esta necessidade do cliente, na área de picking, para evitar manutenção tanto do piso quanto das rodas das empilhadeiras. O resultado foi tão satisfatório que a empresa passou a usar esta solução como padrão das novas obras, nas áreas de estocagem e montagem dos kits de refrigerante. Contratação pela Spaipa, atualmente de propriedade da Coca-Cola Femsa.


ELEVADORES ATLAS SCHINDLER S.A. LONDRINA/PR

Elaboração de projeto civil e eletromecânico, execução da construção civil e da montagem industrial na fábrica de elevadores e escadas rolantes em Londrina, com a transferência dos equipamentos de São Paulo. Estrutura de concreto armado pré-moldado, piso em concreto armado para tráfego pesado, estrutura metálica de fechamento e cobertura. Sistema elétrico, compreendendo entrada em alta tensão de 138 kV e subestações rebaixadoras de 138 - 34,5 kV e de 34,5 - 13,8 kV, subestações de média tensão distribuídas pela fábrica de 13,8 kV - 380/220 V. Sistema de proteção contra descarga atmosférica e aterramento, sistema de combate a incêndio. Balança para caminhões, sistema de suprimento de ar comprimido. Sistema de tratamento do resíduo de pintura. Montagem de pontes rolantes, máquinas, equipamentos e cabines de pintura. Área construída de 34.809,36 m².


COAMO COOPERATIVA AGRÍCOLA MOURÃOENSE LTDA CAMPO MOURÃO/PR E FÊNIX/PR Campo Mourão/PR – Execução de obras civis para fábrica de óleo em Campo Mourão, com área construída de 6.528,47 m². No escopo da construção, todos os prédios do complexo fabril: escritório, laboratório, oficina, almoxarifado, armazém de pallets, prédio de preparação, prédio de paletização e as bases para o equipamento de extração e do condicionador e secador. Fênix/PR – Execução de obras para a algodoeira de Fênix, com área total de 3.371,50 m². Obra contém celeiro para recebimento de algodão em caroço, abrigo para máquina de algodão e armazém de plumas.


BEAULIEU DO BRASIL LTDA PONTA GROSSA/PR Desenvolvimento do projeto conceitual e executivo, execução das obras civis e da montagem eletromecânica da planta industrial têxtil da Beaulieu do Brasil Ltda, em Ponta Grossa, com 25.500 m². Destinada à produção de tapetes e carpetes, conta com piso industrial para tráfego pesado em concreto armado de alta resistência, sistema elétrico de alta e média tensão, sistema de distribuição de água industrial, silo de 100 toneladas para armazenagem de matéria prima, sistema de resfriamento e aquecimento para o processo industrial e rede de distribuição de ar comprimido.

Para conhecer outras obras da Plaenge Industrial, acesse: www.plaengeindustrial.com.br


Clientes


Depoimentos

"Estamos muito felizes em sermos parceiros da Plaenge, pois a solidez financeira, aliada a sua experiência, é determinante para o sucesso da SIG Combibloc no Brasil." Joachim Ernst | Diretor da Sig Combibloc

"Os grandes diferenciais que nos fizeram escolher a Plaenge Industrial para mais este empreendimento foram o atendimento, qualidade, experiência e pontualidade. Atendeu nossas expectativas, ficamos satisfeitos." Mario Cesar Schafaschek | Diretor da Coca-Cola

"A Beaulieu do Brasil se aproximou da Plaenge Industrial com o objetivo principal de reduzir custos de manutenção sem comprometer o fluxo e a qualidade do nosso produto. Hoje, já há 15 anos em operação, a planta continua perfeitamente operacional e eficiente, apresentando custos de manutenção muito baixos." Marc Vancamelbeke | Diretor da Beaulieu


CURITIBA | PR R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 2001 Ecoville | CEP 81200-100 Tel. (41) 3317-1700 | Fax. (41) 3317-1710 LONDRINA | PR Av. Tiradentes, 1000 Jd. Shangri-lรก | CEP 86070-545 Tel. (43) 3294-1000 | Fax. (43) 3294-1039

industrial@plaenge.com.br


www.plaengeindustrial.com.br

Folder Plaenge Industrial  
Folder Plaenge Industrial  
Advertisement