Page 18

Revista n13_Revista n13 26-03-2013 23:41 Página 18

Cultura na Rua

Feira de Artesanato de Benfica (FAB)

Tendo presente que o artesanato é uma das expressões mais representativas da cultura popular, a Junta de Freguesia de Benfica criou em junho de 2010 a Feira de Artesanato de Benfica que se realiza no primeiro sábado de cada mês e tem sido dinamizada na Estrada de Benfica junto à pastetelaria Nilo, contando com a participação, em média, de 40 artesãos com uma imensa variedade de trabalhos patchwork, crochet, trapilho, cerâmica, fusing, etc., oferecendo uma verdadeira diversidade artesanal. No mês de setembro a feira foi alvo de uma nova regulamentação cuja aplicação se verificou no mês de outubro. Na sequência da realização de várias feiras na Região de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa propôs a todas as freguesias, que dinamizam este tipo de atividades, a normalização e aplicação de protocolos que regulamentam a realização de Feiras no Município de Lisboa. No mês de setembro, foram seguidos todos os procedimentos necessários para a aplicação do novo regulamento e foi organizado um sorteio público para atribuição de lugares fixos na Feira de Artesanato de Benfica (FAB), uma das principais normativas do novo regulamento.

“QUIOSQUE D’ARTE” A Freguesia de Benfica tem um novo espaço disponível para a população desde 25 de outubro de 2011. Com o objetivo de promover espaços na freguesia de Benfica para a população fruir e potenciar o desenvolvimento artístico e cultural, a Junta de Freguesia, através do Pelouro da Cultura criou o QUIOSQUE D’ARTE – BENFICA. Para utilizar o QUIOSQUE D’ARTE – BENFICA basta consultar o regulamento e entregar o formulário de candidatura preenchido, presencialmente, na Junta de Freguesia de Benfica ou, enviar por e-mail para cultura@jf-benfica.pt. Usufrua deste espaço que é seu!

Benfica ao Luar – Cinema ao Ar Livre “Benfica ao Luar – Cinema ao Ar Livre” é uma iniciativa da Junta de Freguesia que, aproveitando as condições meteorológicas favoráveis do mês de julho, transformou os espaços verdes da freguesia de Benfica em palcos de cultura, neste caso num palco da sétima arte, estreitando, assim, a proximidade entre o cinema e a população. “Benfica ao Luar – Cinema ao Ar Livre”, consolidar-se-ia na realização de 4 sessões de cinema ao ar livre às quintas-feiras no Eucaliptal de Benfica (2 sessões) e no Jardim do Mercado de Benfica (2 sessões) e 4 sessões no Bairro da Boavista. Infelizmente, por dificuldades técnicas apenas foi possível efetivar a realização das primeiras duas sessões agendadas, no entanto esta é uma iniciativa a retomar futuramente. 18 Junta de Freguesia de Benfica

Revista Benfica n13  

Revista da Freguesia de Benfica

Advertisement