Issuu on Google+

DIREITOS DAS CRIANÇAS • Os Principais Direitos Das Crianças

• A ONU


Os Principais Direitos da Crianças • As Nações Unidas aprovaram uma lei chamada "Convenção sobre os Direitos da Criança". Essa lei tem 54 artigos que explicam cada um dos seus direitos. Apresentamos apenas alguns deles…


Os Direitos Das Crianรงas


ARTIGO 1º

Todas as pessoas com menos de 18 anos têm todos os seus direitos escritos nesta convenção.


ARTIGO 2º

Tens todos esses direitos seja qual for a tua raça, sexo, língua ou religião. Não importa o país onde nasceste, se tens alguma deficiência, se és rico ou pobre.


ARTIGO 3ยบ

Quando um adulto tem qualquer laรงo familiar ou responsabilidade sobre uma crianรงa, deverรก fazer o que for melhor para ela.


ARTIGO 7ยบ

Tens direito a um nome e a ser registado, o que quer dizer que o teu nome, o dos teus pais e a data em que nasceste devem ser registados. Tens direito a uma nacionalidade e o direito de conheceres e seres educado pelos teus pais.


ARTIGO 9º Não deves ser separado dos teus pais, excepto se for para teu próprio bem, como, por exemplo, no caso dos teus pais te maltratarem ou não cuidarem de ti. Se decidirem separar-se, tens de ficar a viver com um deles, mas tens o direito de contactar facilmente com os dois.


O que é a ONU? • A Organização das Nações

Unidas (ONU) é uma instituição internacional formada por 192 Estados soberanos e fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações amistosas entre as nações, promover o progresso social, fomentar melhores padrões de vida e estabelecer direitos humanos.


O que é a ONU? • Os membros são unidos em torno da Carta das Nações

Unidas, um tratado internacional que enuncia os direitos e deveres dos membros da comunidade internacional.


D