Page 1

Piraquara: Mudança é visível nos bairros Passados 100 dias e a população de Piraquara já começa observar uma mudança na administração do município. Foram três meses de ajustes da máquina pública, avaliação da herança deixada pela antiga administração e o diagnóstico da atual situação. A implantação de um novo modelo de gestão passou pela reestruturação de setores vitais como o de obras e de desenvolvimento econômico, a manutenção de programas já existentes na Educação, Assistência Social e Saúde, busca de parcerias com os governos Estadual e Federal, além da organização do funcionalismo público. A população ainda precisa de muito, mas de forma planejada a Prefeitura começa a chegar nos bairros e a atender as demandas dos piraquarenses.


P R E F E I T U R A D E

PIRAQUARA

JORNAL INFORMATIVO DA PREFEITURA DE PIRAQUARA | MAIO DE 2013

Trabalho pelo meio ambiente Piraquara é conhecida como a cidade dos mananciais e a maior parte de sua área é de proteção ambiental. Uma das grandes riquezas da cidade é a água: além de possuir mais de mil nascentes, sendo algumas do Rio Iguaçu, Piraquara, com o grande potencial hídrico, atende com água de qualidade mais de um milhão de pessoas em Curitiba e região metropolitana. Para conservar o meio ambiente local e preservar a qualidade da água, vários projetos e ações ambientais são realizados de forma permanente.

Manutenção dos Cemitérios mor tas para reciclagem, destinados para produção de mudas no Horto Municipal.

Nos meses de fevereiro a abril a equipe realizou nos Cemitérios. Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos: Limpeza da capela; Instalação de novas lixeiras; Poda de área verde; Limpeza de fachada e calçadas da administração e frente do cemitério; Pintura de fachada, oreiras e meio o; Tr o c a d e m o b i l i á r i o s d o escritório conquistado em forma de doação até a compra ser realizada; Aquisição de uma copiadora que otimiza o processo de arquivos; Implantação de uma cozinha, com a colocação de uma pia, bancada e micro-ondas, feita por meio de doação; Retirada dos vasos de ores EXPEDIENTE Jornal Informativo da Prefeitura Municipal de Piraquara Material produzido pela Assessoria de Comunicação Jornalistas responsáveis: Eduardo Furiatti DRT 05623 e Débora Pereira DRT 5476 Diagramação: Luiz Henrique Kavetski Fotogra a: Bruno Oliveira Tiragem: 30 mil Impressão: Topgraf Editora e Grá ca Ltda. Fale conosco: comunicacao@piraquara.pr.gov.br Fone: 3673-8502

Com a implantação da cozinha, troca dos móveis e a aquisição da copiadora a melhora no ambiente de trabalho re ete no atendimento das famílias. As ações foram feitas em mutirões, com auxílio de funcionários de toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e funcionários dos Cemitérios. Rede de cemitérios: - Implantação do novo processo de arquivos: digitalização e informatização do sistema de trabalho na administração, abrindo possibilidades de um atendimento mais e caz e e ciente. Com a informatização do sistema, está iniciando o processo de recadastramento de proprietários e noti cações de abandono, que contribuirá para as melhorias que estão sendo feitas. - Remapeamento dos cemitérios, facilitando a visualização e identi cação de proprietários a serem noti cados. - Organização da manutenção e conservação dos cemitérios (Cemitério Bom Jesus dos Passos, Cemitério Guarituba, Cemitério São Roque e Cemitério Santa Maria). - Foi estabelecida uma rotina de trabalho, direcionando as funções. Próximas ações: - Implantação da Central de Atendimento 24 horas.

Cuidando do nosso maior bem

Ações ambientais no Centro

Manutenção da arborização e jardinagem da Avenida Getúlio Vargas, com cuidados e

limpeza nas árvores e canteiros, adubação orgânica e xação dos troncos, além da quanti cação destas plantas. Orientação aos comerciantes sobre horário da coleta e a forma correta para dispensar o lixo. Reposição e manutenção das papeleiras, que são as lixeiras destinadas ao lixo reciclável.

Dia Mundial da Água Ação educativa para comerciantes da feira gastronômica, or ientando sobre a correta destinação do óleo de cozinha usado. Plantio e reposição de 29 Ipês, brancos e amarelos, na Avenida Getúlio Vargas, no Centro da cidade. Blitz Ambiental ao longo da Rua Atílio Pedão e às margens do Rio Itaquí, na divisa com o município de São José dos Pinhais. Durante a ação foi feita a remoção dos resíduos e a destinação correta, colocação

de placas 'Proibido jogar lixo', plantio de 100 mudas de á r vo re s n a t i v a s, a m d e recompor a Área de Preservação Permanente que deve existir ao longo do rio, e orientação aos moradores quanto à correta destinação dos diferentes resíduos.

Combate ao despejo irregular de lixo:

Nas últimas semanas a Secretaria de Meio Ambiente de Piraquara recolheu grande quantidade de lixos diversos como sofás, armários, restos de construção civil, além de lixo comum que foi despejado de forma irregular. Devido à grande quantidade de lixo

descartado ilegalmente foi preciso o auxílio de um trator e um caminhão para a remoção. O combate a esse tipo de crime é uma preocupação constante da Prefeitura de Piraquara, que executa ações para manter a cidade limpa e conservada. Para isso, mantém o serviço de coleta de lixo porta a porta três vezes por semana em cada bairro, realiza ser viços de limpeza e manutenção de ruas e espaços públicos, além de ações de conscientização, educação ambiental e scalização.

Serviços: Coleta de poda verde e remoção de enxames de abelhas e vespas: 3673-8549 Quem constatar o despejo de resíduo irregular, ou alguma outra atividade que cause dano ambiental pode denúnciar por meio do telefone 3673-8554, o denunciante terá a identidade preservada. Em situações de agrante a Polícia Militar também pode ser acionada pelo telefone 190.


P R E F E I T U R A D E

PIRAQUARA

Mantendo o bem estar da população Manter o bem estar e a saúde da população é uma das prioridades da atual administração. Com base no fortalecimento da atenção básica, capacitação dos servidores e conselheiros municipais, e no controle social buscando a parceria com a comunidade, a saúde trabalhou durante os três primeiros meses, e manteve programas e campanhas de atendimento à população. Os próximos desa os estão na informatização do atendimento nas Unidades de Saúde, e a construção de mais uma farmácia para ampliar o atendimento da população no bairro do Guarituba.

Programa saúde na escola

Combate à dengue A Prefeitura mantêm ações permanentes de combate à dengue. Além do trabalho educativo em empresas e instituições, Agentes de Inspeção Ambiental realizam a pesquisa do mosquito transmissor da dengue e eliminam os depósitos de água limpa parada. A pesquisa é feita três vezes por ano em 10% dos

O município aderiu neste ano ao programa do governo federal Saúde na Escola que tem como objetivo reforçar a p re ve n ç ã o à s a ú d e d o s alunos brasileiros. Em

parceria as secretarias de Saúde e Educação vão realizar durante o ano ações de orientação, prevenção e avaliações de saúde nos alunos de Piraquara.

Prevenção a Raiva

domicílios e em todos os pontos estratégicos do município.

Saúde da mulher Ações de prevenção e redução do câncer de colo do útero e mama das mulheres de Piraquara foram mantidas. O atendimento especial é realizado periodicamente durante alguns sábados, com a coleta do exame preventivo, além de testagem rápida do HIV, hepatites B e C e sí lis.

Campanha contra a Gripe

Cuidados e prevenção da raiva foram intensi cados no início deste ano. Vistorias em propriedades rurais, vacinação em locais de risco e

O município de Piraquara recebeu 10 mil doses da vacina contra a gripe. A Secretaria aderiu à mobilizaç ã o n a c i o n a l e re a l i zo u ate n d i m e nto e s p e c i a l à população. Para bater a orientação a criadores foram m e t a n a c i o n a l to d a s a s realizados por equipes da Unidades Básicas de Saúde Secretaria de Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária de Piraquara.

Em construção

Fiscalização: A Vigilância Sanitária de Piraquara iniciou a scalização dos restaurantes e demais estabelecimentos comerciais que preparam ou servem refeições na forma de bu et para veri car o cumprimento da Lei estadual nº 17.350/2012, que determina a obrigatoriedade de instalação de anteparo de vidro ou material similar acima dos balcões de bu ets. Os estabelecimentos tiveram 90 dias para adequação e a partir de agora serão scalizados. Informações: 3673-5527.

do Município disponibilizaram a vacina.

As obras da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas

UPA, e da Central do Samu tiveram continuidade, e estão em andamento scalizadas pela atual administração. São dois equipamentos da saúde pública de Piraquara que após concluídos e em funcionamento irão ampliar consideravelmente o atendimento à população do município.


P R E F E I T U R A D E

PIRAQUARA

JORNAL INFORMATIVO DA PREFEITURA DE PIRAQUARA | MAIO DE 2013

Obras de recuperação de ruas Plano Emergencial de Recuperação de Ruas Por meio do Plano Emergencial de Recuperação de Ruas a Prefeitura de Piraquara recuperou mais de 100 vias do município nos três primeiros meses do ano, e a previsão é chegar em A Prefeitura de Piraquara tem trabalhado desde a primeira semana de janeiro para viabilizar melhorias e amenizar os problemas de infraestrutura da cidade. O setor de obras foi reestruturado, o que possibilitou a ampliação da capacidade de execução de

benfeitorias no município. Para chegar em todas as regiões da cidade a frota de caminhões e maquinário pesado foi reforçada, o que permitiu a formação de quatro frentes de trabalho que executam os serviços simultaneamente em diferentes bairros.

Reestruturação do setor de Obras Secretaria de Infraestrutura em Janeiro 04 Caminhões operando e 3 em manutenção 01 Motoniveladora operando e 1 em manutenção 03 Retroescavadeiras operando e 1 em manutenção 01 Escavadeira inutilizada por falta de caminhão para o transporte Fábrica de artefatos de cimento desativada 01 Rolo 01 equipe completa de trabalho Nenhum estoque de material (saibro, 4A e pedrisco) Não existia contrato de manutenção de máquinas vigente

Secretaria de infraestrutura após 100 dias da nova administração 10 Caminhões operando (05 frota e 5 locados) 06 Retroescavadeiras operando (03 frota e 3 locadas) 04 Motoniveladoras operando (02 frota e 02 locadas) 03 Rolos (01 frota e 02 locados) 04 Equipes de trabalho completas 01 Equipe para reforma dos pontos de ônibus Fábricas de artefatos de cimento reativada (produz manilhas de 60 e 80 cm e bocas de lobo) Estoque de Saibro, 4A e pedrisco para recuperação de ruas Contrato de manutenção de máquinas vigente

Serviço: Secretaria de Infraestrutura: 3673-5289 Iluminação pública: 08006471467 Protocolo geral da Prefeitura

todos os bairros ainda no primeiro semestre. Além das o b r a s d e re c u p e r a ç ã o, ser viços de drenagem, limpeza e abertura de valetas foram realizados por toda a cidade.

Sem ainda contar com material para recuperação das ruas equipes da Secretaria de Infraestrutura iniciaram os serviços de manutenção e limpeza de vias no Centro e nos bairros do município.

Além dos serviços de manutenção e limpeza, a Prefeitura recuperou a Praça José de Freitas, no bairro São Cristóvão.

Com a ampliação de equipes de trabalho tem inicio o plano emergencial de recuperação de ruas. Na primeira ação foram recuperadas 17 ruas do bairro São Cristóvão.

Ainda em fevereiro teve inicio a recuperação da Vila Militar. Em uma ação intensi cada a Prefeitura executou melhorias em todas as 16 ruas do bairro.

Paralelo aos serviços de recuperação de ruas, obras de drenagem foram realizadas para combater alagamentos nos bairros.


P R E F E I T U R A D E

PIRAQUARA

vão chegar em todos os bairros Em março o plano emergencial inicia a recuperação das ruas no Jardim Bela Vista.

A Prefeitura reforçou a frota da Secretaria de Infraestrutura com a locação de caminhões e maquinário pesado. A medida ampliou a capacidade de execução de obras no município. Para combater as enchetes a Prefeitura realizou ações emergenciais nos bairros Araçatuba, Bela Vista, Guarituba e Recanto das Águas.

Obras do PAC avançam no Guarituba

Todas as ruas da Vila Franca foram recuperadas...

Para abrigar melhor os usuários do transporte público a secretaria de Infraestrutura substituiu pontos de ônibus depredados na Rua Heitor Pallu, no Jardim dos Estados.

Obras de recuperação de ruas, e ações para combater enchentes foram intensi cadas no Guaritubinha

Serviços de limpeza foram realizados na Avenida Brasília, um dos principais acessos a Vila Macedo e Vila Militar.

Ruas do bairro Laranjeiras também foram recuperadas pela Prefeitura

Prefeitura executa a recuperação de todas as ruas da Vila Vicente Macedo, e ainda realiza serviços de limpeza e drenagem.

Limpeza na Vila Fuck para evitar alagamentos


P R E F E I T U R A D E

PIRAQUARA

JORNAL INFORMATIVO DA PREFEITURA DE PIRAQUARA | MAIO DE 2013

Fomento do comércio e exploração do Turismo Com aproximadamente 75% do território decretado como área de proteção ambiental, o desenvolvimento industrial de Piraquara possui suas limitações. A partir desse cenário a Prefeitura busca novas alternativas para a geração de emprego e renda, por meio de ações de fomento do comércio local, apoio e incentivo aos empreendedores e a exploração do potencial turístico.

Desenvolvimento Econômico Para melhor atender os empreendedores, investidores e trabalhadores de Piraquara, o município em breve contará com um novo espaço que irá abrigar em um único lugar os setores de

Potencial Turístico A tradição das festas locais foi mantida e novas atrações realizadas para fortalecer o turismo local. Eventos como Cavalgada de Aniversário, Festa do Carneiro no Rolete e Feira do Peixe Vivo foram realizados com sucesso

e ainda foi criado o projeto Conhecendo e Pedalando e Piraquara ,que a partir de agora é mais uma opção do calendário turístico do município para atrair visitantes, e consequentemente movimentar o comercio local.

Agricultura, Turismo, Indústria e Comércio, Espaço do Empreendedor e a Agência do Trabalhador. O novo local está em fase nal de estruturação e ca na Avenida Getúlio Vargas n° 1396 Centro. Cavalgada em Comemoração ao Aniversário do Município

Feira do PeixeVivo

Festa do Carneiro.

Primeira etapa do Conhecendo Piraquara.

Serviços Agência do Trabalhador: Oportunidades e vagas de emprego entre em contato com a Agência do Trabalhador de Piraquara: 3673 8544 Eventos: Se informe sobre o calendário de eventos do município por meio do telefone 3673 4442


P R E F E I T U R A D E

PIRAQUARA

Projetos valorizam a infância e a juventude Em Piraquara, 20% da população é de crianças e jovens de 10 a 19 anos (segundo o Censo do IBGE 2010). Uma preocupação constante da administração é investir em projetos e atividades para a formação destes jovens, ampliando cada vez mais o atendimento. Formação pro ssional e atividades de integração foram o foco deste início de ano.

Valorização da cultura local Piraquara é um município inspirador, com ar tistas de diversas áreas como música, artes plásticas, teatro, dança, entre outras. Esta gestão está priorizando em suas ações a valorização dos artistas e da arte local.

Cursos gratuitos para jovens Pela primeira vez o município oferece cursos do Projovem e Pronatec. O P r o j o v e m Tr a b a l h a d o r, programa do Ministério do Trabalho e Emprego, tem como objetivo principal preparar os jovens para o mercado de trabalho por meio da quali cação social e pro ssional. Os participantes recebem auxílio nanceiro mensal, transporte, lanche, camiseta e material escolar. Em Piraquara serão realizados cursos nas áreas de Administração, Construção e Reparos II (instalações) e Serviços

Pessoais. Os cursos ofertados são: arquivador, almoxarife, contínuo (O ce-boy / O cegirl), auxiliar administrativo, eletricista de instalações (edifícios), trabalhador de manutenção de edi cações, i n s t a l a d o r- re p a ra d o r d e linhas e aparelhos de telecomunicações, instalador de sistemas de eletrônicos de segurança, manicure / pedicure, depilador, cabeleireiro e maquiador. O Pronatec oferece cursos através do SENAI, nas modalidades de auxiliar administrativo, almoxarife, almoxarife de

Conselho Municipal de Cultura obras, operador de empilhadeira, auxiliar de costura e a u x i l i a r d e m a n u te n ç ã o predial. Os alunos recebem vale-transporte, alimentação, material didático e guardapó.

O Conselho foi formado para que haja mais participação da classe artística e da comunidade local nas ações da cultura na cidade.

Aulas para crianças

Diferentes projetos oferecem atividades para crianças, como artes marciais e dança. Neste início de ano, duas modalidades estiveram

em destaque: o karatê e o break. Os alunos que fazem aula de karatê através do p ro j e to S e r S o c i a l, u m a parceria da Prefeitura com a Amapar, participaram da primeira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê, em Curitiba. Estas crianças, que são atendidas pelos programas sociais do CRAS Guarituba, voltaram com seis

medalhas: duas de ouro, uma de prata e três de bronze. Os alunos que não competiram tiveram a oportunidade de a c o m p a n h a r o t o r n e i o, torcendo muito pelos atletas piraquarenses. Os alunos do break do CRAS Pirasol foram convidados para uma apresentação na Praça Rui Barbosa, em Curitiba, no mês de março.

Aniversário de Piraquara Para comemorar os 123 anos de Piraquara foi realizado um show especial com bandas locais no Centro da cidade.

Centro da Juventude O Centro da Juventude Vereador Oriles Alves de Faria, na Planta Recanto das Águas, começou a funcionar neste início de ano. A obra é resultado de uma parceria entre Prefeitura e Estado, com uma área de 2.541,53 m² e investimento de R$ 2.183.341,48. O público-alvo é de jovens, de 12 a 18 anos, que participam das atividades e ajudam a organizar as o cinas. O complexo é

um grande espaço que conta com pista de skate, an teatro, quadra poliesportiva coberta, auditório com sala de som, sala

de ginástica e balé, estrutura para rádio comunitária, entre outros equipamentos. São realizadas o cinas de xadrez, esportes, danças, desenho. O espaço também é utilizado para realização de cursos, como já aconteceu este ano a Cozinha Brasil, para mães e merendeiras; e para capacitação e encontros da equipe da Assistência social, como o Encontro Anual do SUAS.

Noite Rosa Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, um e n c o n t ro h o m e n a g e o u a s mulheres de Piraquara.


P R E F E I T U R A D E

PIRAQUARA

JORNAL INFORMATIVO DA PREFEITURA DE PIRAQUARA | MAIO DE 2013

Investimento em educação é uma prioridade Atualmente a rede municipal de ensino de Piraquara atende 10.500 alunos, nas modalidades de educação infantil, ensino fundamental, educação especial e educação para jovens e adultos. A Secretaria de Educação dispõe de 40 aparelhos públicos, entre eles, 22 escolas municipais e 14 CMEIS.

Mais unidades de ensino Piraquara iniciou o ano com obras e investimentos signi cativos na educação municipal. Em janeiro foi iniciada a construção de dois novos Centros Municipais de Educação Infantil, no Guarituba e no Recanto das Águas. Além destas, também estão sendo construídos uma nova Escola Municipal e um CMEI no Jardim Tarumã. Os novos três CMEIS representam a ampliação no número de vagas na educação infantil municipal. As unidades terão 1.211,92 m² de área, e vão contemplar crianças de 4

meses a 5 anos de idade, com capacidade de atendimento para até 240 alunos. Os equipamentos foram viabilizados por meio da parceria entre a Prefeitura e o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância).

Contratações

Capacitação

A contratação de 50 professores concursados que aconteceu no início deste ano completou o quadro, tendo um professor formado em cada sala de aula do município. Além destes, foram chamados professores, pedagogos e agentes operacionais pelo processo PSS e processo de seleção para estagiários de Ensino Médio e de pedagogia.

Convênios

A Prefeitura de Piraquara aderiu ao PAR (Plano de Ações Articuladas do Governo Federal), desenvolvido pelos municípios a partir da adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Por esse Programa, foram enviados

Uma nova organização

Eventos de formação e capacitação para professores e demais funcionários da Educação marcaram o início do ano letivo. Além de de-bates, os eventos trouxeram palestrantes com diferentes temas e experiências. A formação e capacitação permanente é um investimento na área, pois é essencial para a boa educação das crianças e adolescentes.

projetos e neste ano a Prefeitura já está recebendo materiais como mais de 1000 conjuntos de mesas e cadeiras para alunos, professores e para a Escola Especial. Além destes, outros equipamentos devem ser recebidos ainda este ano.

Próximas ações: - Cursinho pré-vestibular gratuito. Inscrições em breve. Informações: 3673-8649

Para prestar um atendimento de qualidade e e ciente para a população, a administração pública necessita de uma organização adequada e um ambiente estruturado para o funcionalismo público. Os três primeiros meses serviram para a reestruturação de alguns setores, reposição de servidores e melhora nas condições de trabalho. Mudanças em setores essenciais foram realizadas para otimizar as ações da atual administração:

Compras e Licitação Realização de 160 processos de dispensas/ inexigibilidades de licitação Realização de 22 processos de licitação Revisão de editais de licitação, visando aprimorar as compras e serviços a serem adquiridos pela Prefeitura Criação de um apoio jurídico à licitação

Informática Estruturação do setor, com a composição de mais três servidores quali cados Encaminhamento de licitações na área de telefonia móvel, telefonia xa, internet gratuita ao cidadão, servidor de rede, email, antivírus e infraestrutura tecnológica Criação do Help Desk

Patrimônio Estruturação do setor, com a composição de mais cinco servidores Criação da Comissão de Avaliação dos Bens Móveis

Reuniões periódicas, de nindo os procedimentos de contagem patrimonial de acordo com a nova normatização da Contabilidade Pública Ajustes do sistema informatizado de patrimônio

Recursos Humanos Implantação da área de medicina e segurança do trabalho, através da contratação de Psicóloga Encaminhamento para realização de pesquisa de clima organizacional Convocação de 172 servidores aos quadros funcionais da Prefeitura Realização de Processo S e l e t i vo S i m p l i c a d o para a contratação de Professores e Agentes Operacionais, em especial para a área da Educação Reuniões periódicas com servidores e sindicato, visando a implantação de melhorias salariais e no ambiente de trabalho Atendimento humanizado

Piraquara  

Resumo das ações dos 100 dias de governo.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you