Issuu on Google+

GRUPO PIQUETUR

ANO 6 - EDIÇÃO 4

CO N EX Ã O

PIQ U E T U R

JULHO / AGOSTO 2012

FELIZ DIA DOS PAIS! NESTA EDIÇÃO: SAÚDE / QUALIDADE DE VIDA

2

ESPAÇO COLABORADOR / AUDITORIA EXTERNA

3

REFLEXÃO / ANIVERSÁRIO DE SÃO BERNARDO

4

RESPONSABILIDADE SOCIAL

5

NOSSA GENTE / NOSSA CASA

5

SOCIEDADE / SUGESTÃO DE VIAGEM

6

FIQUE DE OLHO / COMPORTAMENTO

7

DOTES CULINÁRIOS /DICAS DA VOVÓ / PREVENÇÃO DE ACIDENTES

8

EQUIPE DE PRODUÇÃO Camila Bernardino Camila Quirino Cristiana Hernandes Jacob Pitol Janaina Franco Jéssica Araújo Mariana Vieira Marina Marques Poliana Santos Rubia Silva Simone Riul Thainan Rodrigues


Página 2

CONEXÃO PIQUETUR

SAÚDE

MICROVILÃS NO BANHEIRO iversos tipos de bactérias são encontrados em um banheiro, elas estão associadas a superfícies em geral, o chão e as superfícies as quais são tocadas diretamente por humanos.

D

Saiba onde as bactérias se escondem e o que fazer para se livrar delas Não há como fugir: as bactérias, esses seres invisíveis aos nossos olhos, estão por toda a parte. Cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, resolveram desvendar um pouco mais sobre esse mundo microscópico e, para isso, escolheram um lugar bem apropriado – os banheiros.

masculinos e femininos, os p e s q u i sa d o res analisaram maçanetas de portas, torneiras, vasos sanitários, descargas, chão e paredes das cabines.

cientistas, no entanto, foi a presença de bactérias vindas do xixi e do cocô em todas as superfícies analisadas. Elas estão presentes em maior número em locais como o vaso sanitário e a descarga, mas também foram encontradas nas maçanetas das portas e até mesmo na pia.

boca, por exemplo. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados, veja algumas dicas: - Manter o banheiro limpo constantemente; - Fechar a tampa do vaso quando der a descarga; - SEMPRE lavar as mãos após utilizar o banheiro. E lembrelembre-se de utilizar o banheiro apenas para o que ele foi destinado.

Nos lugares em que costumamos tocar, como nas torneiras, a maioria das bactérias encontradas é igual àquelas encontradas em nossa pele. Essas bactérias Fonte: são chamadas de comensais: Apesar de viverem dentro do elas vivem normalmente no nos- nosso corpo e trazerem inúmeros www.chc.cienciahoje.uol.com.br so organismo e contribuem para benefícios, esses microrganismos podem transmitir várias doenças Para descobrir os tipos de o seu equilíbrio. Por Mariana Vieira se entrarem em contato com a bactérias que habitam banheiros O que chamou a atenção dos

QUALIDADE DE VIDA

CORPO E MENTE

D

sabe mesmo é que quanto antes começar

Já a pesquisa feita por pesquisadores da

iversos estudos realizados por melhor, pois depois que os problemas come- Universidade de Vermont, nos Estados Uni-

renomados cientistas, pesquisadores e pro- çarem a aparecer pode ser tarde demais. dos, comprovou que o bem estar provocado fessores espalhados pelo mundo apontam Outro estudo, desta vez realizado pelo De- pela endorfina – um neurotransmissor utilique os exercícios físicos fazem muito mais partamento de Neurociência da Universida- zado pelos neurônios na comunicação do do que perder calorias e esculpir os múscu- de de Cambridge na Inglaterra, concluiu que sistema nervoso e que é liberado durante os los, eles também ajudam a manter o cérebro

os lóbulos temporais exercícios – pode durar até 12 horas após

saudável. Não é preciso ser um atleta para

– responsáveis pela as atividades. É por causa da endorfina que

ter acesso aos benefícios que a atividade

memória e pela inteli- as pessoas ativas têm mais disposição e

física pode proporcionar. Praticar exercícios

gência – são benefi- bom humor durante o decorrer do dia.

pelo menos três vezes na semana já é o

ciados pelos exercí- Depois dessa matéria você deve estar se

suficiente.

cios físicos. A ativida- perguntando, que tipo de exercício devo

De acordo com cientistas da Universida-

de física estimula a realizar para adquirir esses benefícios? É

de de Illinois, nos Estados Unidos, fazer ginástica regularmente é fundamental para

produção de novas simples, escolha um exercício que você teImagem Google

células

cerebrais, nha prazer em realizar e uma academia ou

que na terceira idade o cérebro esteja a todo devido ao aumento do fluxo sanguíneo e o um clube onde a orientação seja adequada vapor. Eles evitam os temidos problemas de aumento da produção de hormônios que quanto as práticas. raciocínio, memória e de compreensão - reduzem o estresse. O ideal é fazer no míni-

Não perca tempo, comece hoje mesmo a

todos ligados as funções cognitivas do orga- mo uma hora de treino, fazendo musculação praticar algum exercício que lhe proporcione nismo - comuns nesta fase. Não existe idade e os exercícios aeróbicos como caminhada, um bem estar tanto físico quanto mental. ideal para começar a se mexer, o que se corrida, natação.

Por Janaina Franco


ANO 6 - EDIÇÃO 4

Página 3

ESPAÇO COLABORADOR ANIVERSARIANTES DO MÊS JULHO

AGOSTO

01 - Danilo de Souza Correia (Moving)

03 - Denise Acosta da Mata (Ouvidoria) 04 - Monica Hitomi Okuyama ( Ouvidoria) 08 - Camila de Souza Quirino (Contratação) 08 –Denis Muleiro Rezende ( Recebimento) 08 - Elio Massayuki Tonouti (Frota) 09 - José Maria de Melo ( Vinhedo) 12 - Gilberto Pelosini (Moving) 14 - Elenita Santos Maion (Faturamento) 17 - Felipe Stolfo Ogalla Benedito (Recebimento) 17 - Tony Eder A. de Oliveira (Vinhedo) 18 - Alexandre Darcolete (Tráfego) 19 - Adriana Rodrigues Andrigueto (Refeitório) 19 - Alan Amaro da Silva (Moving) 19 - Carlos R. D. Betta Junior (Sistema) 20 - Benedito Ferraz (Vinhedo) 21 - José de Souza (CWB) 25 - Dirceu Demétrio (Tráfego) 26 - Márcio Roberto dos Santos (Recebimento) 27 - Mateus Silva Mota (Recebimento) 27 - Horlando Barbosa da Silva (Vinhedo) 31 - Camila Almeida Ferreira (Financeiro)

01 - Nivaldo Vieira Xavier (Vinhedo) 03 - Renato dos Santos Silva (Manutenção) 07 - Alina B. Machado de Campos (Moving) 10 - Alisson Lofit M. Dias (Recebimento) 10 - Jileno Frutuoso dos Santos (Tráfego) 10 - Silas Henrique de Araújo ( Vinhedo) 11 - Marcelo Paulo Nogueira (Recebimento) 11 - Rafael dos Santos Lopes (RH) 13 - Rodrigo Fialho de Melo (Recebimento) 16 - Márcia C. Mori Silva (Comercial) 17 - Jean do L. Filho (Operacional) 17 - Wilson de Jesus P. Junior (CWB) 18 - Aline Sparapani (Frota) 18 - Cirilo Diego da Silva (Vinhedo) 19 - Nilton Ap. da S. Mendes (Vinhedo) 19 - Wilson Roberto Bueno (CWB) 21 - Carlos H. S. da Silva (Barueri) 21 - Cleber José da Silva (Vinhedo) 21 - Diego C. Alves Ferlin (Tráfego) 22 - José Carlos Sobrinho (Vinhedo) 23 - Agnes Cristine Mattiuz (SAC)

ANIVERSARIANTE DO MÊS

24 - Taina R. Lopes Jambeiro (SAC) 25 - Eranildo de O. Silva (Vinhedo) 25 - Odair Pereira (Tráfego) 26 - Israel F. de Araújo (Manutenção) 28 - Arlekes S. G. dos Santos (Moving) 30 - Carlos Eduardo Dantas (Recebimento) 30 - Thiago Piqueira (Diretoria)

ANIVERSARIANTE DO MÊS

* Os colaboradores em destaque foram sorteados.

30 - Arleide Rita de Oliveira (Limpeza)

AUDITORIA EXTERNA

Imagem Google

R

ealizada uma vez por ano na Piquetur a Auditoria Externa está agendada para os dias 13 e 14 de Agosto de 2012.

DRA (Descrição de Responsabilidade) estão de, Organograma, Manual da Qualidade, atualizados de acordo com a sua rotina de Históricos de Análises Criticas, Política da Qualidade, Indicadores, Descrições de Restrabalho; ponsabilidades, POP (Procedimentos Opera3. Mantenha Registros da Qualidade cionais Padrão), IT (Instruções de Trabalho), (formulários, procedimentos, planilhas, etc..) além de uma pastinha de Comunicados Ime Ações (SAC. SAP, ANC, RRC, RNC e 8D) portantes enviados pela área da Qualidade. sempre atualizados de formas legíveis, pronSegue abaixo dicas de como se preparar, tamente identificados e recuperáveis; Que todos tenham uma auditoria com responsabilidade, pontualidade e qualidade, para não fazer feio junto ao auditor: 4. Procure conhecer um pouco mais a pasta visando conquistar, fidelizar e superar as 1. Conheça sempre os procedimentos e indi- da ISO, lá está documentado todo o Sistema expectativas dos nossos Auditores. de Gestão da Qualidade da nossa organizacadores de seu setor; ção, como, Objetivos Estratégicos da QualidaPor Cristiana Hernandes 2. Observe se o seu Mapa de Processos e


CONEXÃO PIQUETUR

Página 4

REFLEXÃO TRÂNSITO É CONVIVÊNCIA por falta de coerência nas estradas? Quantos jovens aventureiros e irresponsáveis acham que podem “dominar a estrada” que julgam pertencer somente à eles? Quantos pedestres perdem vida por não cumprirem com a sua parte e acharem que sempre a culpa é dos motoristas? Não basta a elaboração de normas de trânsito, sem que haja competência na conduta de todos que estão envolvidos para alcançar a redução de imprudências ou até mesmo tragédias.

C

ada vez mais recebemos notícias de imprudências no trânsito que resultam em muitas mortes. O despreparo para assumir a direção de um veículo é uma realidade, mas afinal, o que pode contriA realidade é que hoje as estradas se buir para geração de tantas imprudências e tornaram verdadeiros campos de guerra, tragédias no trânsito? onde muitos esquecem o verdadeiro sentido Em nosso país temos órgãos como o do transporte, que é levar as pessoas de um Detran, Denatran e outros que visam manter lugar a outro, com o intuito de agilizar a resoa ordem e decência no trânsito, mas até on- lução de atividades que necessitam serem de a responsabilidade é desses órgãos para cumpridas em tempo hábil. a redução de tristes índices? Infelizmente receber notícias desagradáTodos podem vir a optar para que haja veis de imprudências no trânsito se tornou harmonia, se conscientizar que o respeito e algo muito comum, mas graças a existência a prudência no trânsito deve se tornar um mesmo que tímida da postura de educação hábito. e compromisso com a vida que algumas pesQuantos pais de família morrem por dia soas mantém, ainda podemos encontrar

seres humanos coerentes no trânsito que priorizam buscar ações idôneas para reduzir tantos índices de imprudências, à esses verdadeiros exemplos de conduta, parabéns, pois mesmo correndo o risco de perderem a própria vida, ainda agem harmoniosamente. Podemos, portanto afirmar que a contribuição com a postura de irresponsabilidade, egoísmo e falta de respeito com a vida é o que reflete no comportamento daqueles que permanecem nos índices de imprudências e tragédias no trânsito. Fica a sugestão para que venhamos exercitar continuamente, seja no trânsito ou em qualquer outro lugar, o que se entende por convivência pacífica não somente com conhecidos que diariamente mantemos contato.

Imagem: www.smartkids.com.br/especiais/transito Por Thainan Rodrigues

459 ANOS NO DIA 20 DE AGOSTO - ANIVERSÁRIO DE SÃO BERNARDO

O

município de São Bernardo do Campo nasceu na Borda do Campo, mesma região onde existiu a histórica “Villa” de Santo André da Borda do Campo (15501560). Oficialmente São Bernardo do Campo reporta-se à chamada “Villa” de João Ramalho (1553) para comemorar seu aniversário de fundação, mas estudos revelam que o município tem origem bem mais recente. Sendo a região local de passagem para aqueles que do Planalto se dirigiam ao porto de Santos, em especial as “tropas” carregando mercadorias e que aqui faziam pouso, começa a se desenvolver na fazenda dos Monges Beneditinos, ao redor de uma capela por eles construída em 1717, um povoado, às margens dos Ribeirão dos Meninos, região do atual Bairro Rudge Ramos.

em 1867, conhece um crescimento acelerado, com a implantação de várias indústrias. Assim, Santo André começa a se destacar econômica e politicamente, tornando-se, em 1938, a sede do m u n i c í p i o . O nome do município é mudado para Santo André e São Bernardo torna-se distrito. Após muitas movimentações, em 1944 ocorre a emancipação político - administrativa de São Bernardo.

T e n d o Imagem Google se formado e crescido em terras particulares dos Beneditinos, o povoado não pode ser of icia l izado, sendo por isso transferido para outro trecho do velho Caminho do Mar, onde está hoje a Igreja Matriz. Esta transferência do povoado ocorreu em princípios do século XIX. Ali, em 1812, de subúrbio da Capital o povoado foi elevado à categoria de Freguesia.

ção. O cultivo da terra é intensificado. Planta-se, colhe-se, fabrica-se, produz-se... Os campos vão sendo devastados, as matas derrubadas, as estradas alargadas, ruas corrigidas e calçadas, as vilas edificadas e casas construídas.

A presença do imigrante, majoritariamente italiano, é predominante nesse fim de século XIX e início do século XX, contribuindo para ampliar a miscigena-

Apesar do desenvolvimento da sede do Município (atual São Fonte: www.wikipedia.com.br Bernardo do Campo), o Bairro da Estação (Santo André), em razão da Estação de Ferro inaugurada Por Jéssica Araújo

O nome – São Bernardo – deve-se á denominação da fazenO designativo do Campo, da dos Monges Beneditinos, on- aplicado a São Bernardo, surge de havia uma capela dedicada ao com a instalação do atual municíSanto, ao redor da qual surgiu o pio, em 1º de janeiro de 1945. primitivo povoado de 1717.


ANO 6 - EDIÇÃO 4

Página 5

RESPONSABILIDADE SOCIAL

INVERNO AQUECIDO

P

albergues. odemos ver espalhados pela cidade

diversos banners e outdoors com a campanha do agasalho e os postos de arrecadação.

edade.

A parceria entre governo, cidadãos e

Alguns municípios encerraram suas cam-

empresas é indispensável para o sucesso panhas, mas continuar a ajudar depende de dessa campanha tão importante para a soci- cada um, a solidariedade deve ser uma ato

São sugeridos doações de roupas de inverno

constante em nossas vidas.

e cobertores para entidades envolvidas com A participação ativa da comunidade é

o projeto.

muito importante para a arrecadação. A campanha do agasalho é uma iniciativa

Imagem Google

Não deixe de participar! Procure o posto

que procura ajudar aos que mais precisam.

de arrecadação mais próximo! As doações são encaminhadas a instituiPor Marina Marques

ções assistenciais, hospitais, orfanatos e

NOSSA GENTE NOSSA CASA

E

q u e m nos dá a alegria de ser o entrevistado desta edição é o nosso querido Sr. Mário Sicco, que sempre muito simpático conta um pouco de sua história. Aos 70 anos Sr. Mário conta que nasceu em São Paulo no bairro do Ipiranga e reside há 40 anos em São Bernardo. Começou a carreira profissional aos 13 anos como vendedor em uma loja de tintas e ferragens no Alto do Ipiranga, em seguida trabalhou como embalador de peças em uma cerâmica artística. Em 1959 entrou na Volkswagen do Brasil, iniciando como mensageiro, e se desligou em 1982 como Executivo na área de RH. Foi gerente Sr. Mário e filhos de Departamento de Recursos Humanos numa indústria de autopeças e como atividade própria em uma Consultoria em Recursos Humanos, juntamente com seus filhos.

Como admirador e praticante da justiça, estudou Direito até o 3º ano na Faculdade Católica de Santos. Seu relacionamento com a Piquetur já perdura há mais de 10 anos, tendo iniciado como parceiro em entregas no Estado de São Paulo e, em abril de 2010, foi contratado pela Piquetur, desta vez como funcionário, com a finalidade de iniciar um relacionamento mais estreito entre a Piquetur e os Gerentes Regionais da Volkswagen, além de iniciar visitações para as Concessionárias de todo o Brasil, com o objetivo de obter o nível de satisfação das mesmas em relação à qualidade dos serviços. Atualmente, responde pela Área de Ouvidoria da Empresa, cuja rotina é refinar o relacionamento dos clientes internos e externos, recebendo e avaliando suas reclamações, envolvendo as diversas áreas da empresa, na solução rápida dos problemas apontados, e retornando com os resultados finais para os clientes, tudo de forma bem apurada e imparcial. Sr. Mário nos conta com muita tristeza que ficou viúvo em dezembro de 2010, mas seu coração não está vazio, além de seus três filhos e seis netos, tem um uma linda mulher que alegra seus dias. Nos momentos livres gosta de visitar seus filhos e amigos, além de assistir na televisão os jogos do seu Tricolor (São Pau-

Sr. Mário e netos

lo). Gosta muito de j o g a r “Buraco” com seus amigos.

Nosso entrevista do fez questão de manifestar e agradecer o carinho com que foi recebido na família Piquetur, pela Direção e colaboradores, e as amizades aqui conquistadas e que cresce a cada dia. Quiz Música: sertaneja (especial Chico Mineiro) Pessoa que admira: MEU PAI (pessoa que nunca irei esquecer) Lugar inesquecível: a casa onde nasci Livro: romances espirituais de Zíbia Gasparetto Filme: romance Comida: massas em geral Cor: azul marinho Não fico sem...as sem... minhas orações para iniciar e encerrar o meu dia.

Por Marina Marques e Mário Sicco


CONEXÃO PIQUETUR

Página 6

SOCIEDADE

PEDOFILIA

D

e acordo com a Organização Mundial da Saúde, pedofilia comportamento da criança para que seja verificada ou até mesmo é definida como preferência sexual de adultos por crian- eliminada a possibilidade de a criança de ter sido abusada. ças, quer se trate de meninos ou meninas geralmente com idade entre 01 e 13 anos.

Infelizmente a pessoa considerada pedófila nem sempre é um estranho da família, portanto como prioridade mantenha-se atento

Pedofilia para muitos psicólogos é considerada um distúrbio em com o que possa acontecer de suspeito com a criança, garantindo que a pessoa com idade igual ou superior a 16 anos que sente o assim o risco de causar traumas irreversíveis. desejo e pratica obscenidades que violentem

Apesar de existirem diversas punições

sexual e moralmente a criança.

perante a lei em nosso país para quem opta

Uma criança que foi vítima de pedofilia

pela prática de costumes não condizentes

tende demonstrar sintomas como insônia,

como bons perante a sociedade, fica como

falta, excesso de sono, medo aparentemente

melhor opção para escolha dos pais a preven-

sem sentido, pesadelos, tremores noturnos,

ção de danos aos seus próprios filhos.

ganho ou perda de peso, agressividade e atitudes como morder, chutar, gritar e chorar. Por Camila Quirino Cabe aos pais observar modificações no Imagem Google

SUGESTÃO DE VIAGEM

INVERNO EM MONTE VERDE Imagem Google

Internet Wireless na recepção e equipe de recreação (alta tempora-

M O N T E VERDE

da).

Lazer Pacote: Viagem com o seu carro Bar com bilhar e mesa de carteado, piscina coberta, piscina térmi(167 km de São ca, playground, sala de ginástica, sauna seca. Paulo) Acomodações Em Monte Verde, o visitante en- Em qualquer um dos 20 apartamentos e 12 chalés poderá usufruir: contra muitas opcortinas com black out, frigobar, telefone, televisão, entre outros. ções de lazer. São diversos passeios a cavalo, de jeep, quadriciclo, avião, patinação no Gastronomia gelo, além de vários esportes radicais e cachoeiras. Ingredientes selecionados e receitas exclusivas fazem de nosso completo café da manhã regional uma rica experiência gastronômiValores a partir de R$716,00 o casal em apartamento luxo com ca. café da manha incluso (sexta a domingo). Serviços Elevador, estacionamento, Internet na recepção, room service,serviço de lavanderia. Localizado dentro da vila de Monte Verde ao pé da montanha e

HOTEL NINHO DO FALCÃO

cercado de verde, o hotel Ninho do Falcão é um refúgio tranqüilo e sofisticado para promover uma íntima experiência com a natureza Maiores informações entre em contato através do telefone (11) 43314331-4900 ou via ee-mail passagens@piquetur.com.br da serra da Mantiqueira. O Hotel possui piscina aquecida e coberta, Piquetur Turismo sala de estar e leitura, bar, sauna seca, Fitness Center, kids Club,


ANO 6 - EDIÇÃO 4

Página 7

FIQUE DE OLHO

VACINAÇÃO CONTRA RAIVA

R

aiva é uma doença infecciosa

ção dos cães e gatos. A vacinação é o único

Imagem Google

provocada por um vírus altamente

meio de prevenção da Raiva e deve ser feita

contagioso que uma vez instalado

a partir do 4º mês de vida com reforços anu-

é sempre fatal. É uma doença onde o vírus se

ais, sempre sob a supervisão de um médico

alastra pelo sistema nervoso central de ani-

veterinário.

mais de "sangue quente" domésticos ou sel-

Cuidados – A vacinação anual dos animais é

vagens, ou seja, cães, gatos, macacos, mor-

fundamental para a prevenção da raiva hu-

cegos, etc incluindo o homem. É transmitida

mana. A vacina é o único meio de manter o

ao homem através do contato da saliva

controle sobre a doença, que pode levar os

(mordida ou lambedura) de animais que es- apresentam alguns sintomas característicos tão contaminados pelo vírus. Para que os como salivação além do normal, alterações humanos sejam contaminados, não há a de comportamento (agressividade), alteranecessidade de que sejam mordidos ou lam- ções neurológicas, paralisia dos músculos bidos por animais raivosos, basta que algum faciais, tipo de ferida já existente entre em contato com

a

saliva

do

animal

aversão

à

claridade,

etc.

Por tratar-se de uma doença fatal onde o

doente. tratamento é absolutamente ineficaz, a me-

animais à morte. Outras recomendações importantes são de evitar que cães e gatos frequentem as vias públicas desacompanhados, não se aproximar de animais feridos ou estranhos, não molestá-los quando estiverem dormindo ou comendo e não separá-los quando estiverem brigando.

Os Animais contaminados pela doença lhor maneira de evitar a doença é a vacinaPor Camila Bernardino

COMPORTAMENTO

ESQUIZOFRENIA

A

atividade em comentários. Esquizofrenia é uma doença domi-

nante em nossa sociedade que constante-

vozes que dialogam entre si, sonoriza-

mente é diagnosticada, ela pode começar de

ção do pensamento.

repente ou gradualmente, porém seus sintomas iniciais e as características principais da • esquizofrenia ainda precisam ser desvendados para maior esclarecimento da população.

Alucinações auditivas na forma de

Roubo de pensamento. Vivências de influências sobre o pen-

A pergunta que mais frequente é, a Esquizofrenia tem cura? Muitas pessoas chegam a melhorar com as medicações e sessões de análises, ao ponto de poderem desempenhar trabalho, casar-se e constituir família. Embora não se fale em cura, a reabilitação psicossocial tem sido bastante evidente.

samento.

Vale ressaltar que somente um profissional poderá identificá-la, sendo assim procure um •

Intuição delirante.

profissional habilitado (Psicólogo, Médico Psiquiatra ou Médico Neurologista) que terá

Perplexidade (embaraço, indecisão).

parâmetros para afirmar se um indivíduo é •

Disposição de ânimo depressiva ou

ou não esquizofrênico.

maníaca.

Sintomas principais da esquizofrenia

Percepção delirante.

Alucinações auditivas na forma de vozes que acompanham a própria

Vivência do empobrecimento afetivo.

Outros sintomas, ainda não efetiva-

Imagem Google

dos pela pesquisa. Por Simone Riul


ANO 6 - EDIÇÃO 4

Página 8

Imagem Google

DOTES CULINÁRIOS

DIA 10 DE JULHO

A

DIA DA PIZZA

história da pizza começou com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na Etúria, na Itália.

Pizza de liquidificador

Ao contrário do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, os babolônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de "pão de abraão", muito parecida com os pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea.

Ingredientes do recheio:

Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos, mulçumanos adotavam esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje.

Ingredientes da massa: - 1 xícara (chá) de leite, 1 ovo inteiro, 1 colher (sopa) de azeite, 1 colher (café cheia) de sal, 1 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (chá) de fermento em pó químico.

-tomates sem pele e sem sementes picados, mussarela ralada no ralo grosso, cebola picada, azeitonas sem caroço picadas, orégano. Preparo: Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Despeje em uma forma redonda de 30 cm de diâmetro untada com óleo ou azeite. Leve ao forno médio pré-aquecido por 25 minutos ou até que a massa solte das laterais da forma. Retire a massa do forno e espalhe sobre ela os tomates, o queijo, a cebola, as azeitonas e o orégano. Leve de volta ao forno por cerca de 15 minutos ou até que a mussarela derreta. Fonte: www.wikipedia.org.pizza Por Marina Marques

DICAS DA VOVÓ 1. Para tornar o detergente mais eficaz, acrescente algumas gotas de vinagre no recipiente e misture bem. O vinagre potencializa o poder de desengordurar, além de proporcionar um brilho extra às louças e panelas 2. Para tirar o cheiro de alho, cebola e água sanitária das mãos, basta esfregar os dedos em uma peça de aço inoxidável (pode ser um talher) sob água corrente. 3. Para o arroz ficar bem soltinho, acrescente uma colher de vinagre na água do arroz na hora do cozimento. Imagem Google

Por Marina Marques

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO

O

B r a s i l zando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi com os índices de acidentes de trabalho. A foi

o escolhida para ser o dia nacional de preven- segurança dentro da empresa é sinônimo de

primei- ção de acidentes de trabalho.

ro país a ter um serviço obrigatório Imagem Google

de

segurança

e

medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que

Era um período de fragilidade no tocante à segurança dos trabalhadores no Brasil. O número de acidentes de trabalho era tamanho que começaram a surgir pressões exigindo políticas de prevenção, inclusive com ameaças do Banco Mundial de retirar emprés-

qualidade para a mesma e de bem-estar para os trabalhadores. Financeiramente, também é vantajosa: treinamento e infra-estrutura de segurança exigem investimentos, mas por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados.

timos do país caso o quadro continuasse.

publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atuali-

Hoje, 30 anos depois, não se pode pen- Fonte: www.ibge.gov.br sar uma empresa que não esteja preocupada

Por Poliana da Silva Oliveira


Conexão Piquetur: Julho-Agosto 2012