Múltiplos olhares sobre o agir científico do Campus Salgueiro

Page 156

O estado da arte dos recursos educacionais abertos

círculos culturais, enaltecem este espaço, o “rossio” ou commons. Litto (2006) sugere que está surgindo uma nova ecologia do conhecimento e aponta problemas a serem enfrentados:

• Reuso do REA: “Quanto mais elaborada for a estrutura pedagógica específica embutida em uma OER [REA], mas provável será seu insuficiente aproveitamento para reuso, adaptação e disseminação”; • Falta de incentivo à produção de REA: “Poucas instituições oferecem incentivos para membros do corpo docente que produzem OERs [REAs]; não há um sistema de reconhecimento e premiação”; • Substituição do trabalho humano: “Alguns profissionais se revelam apavorados diante da ideia de que seres humanos poderiam ser substituídos por máquinas inteligentes, sofisticadas e programadas para trabalhar 24 horas por dia, sem perder a paciência e sem risco de fazer greve”.

De fato, os fatores apresentados por Litto (2006) devem ser trabalhados de tal forma a que se tenha a perfeita utilização dos REA’s e seus benefícios ao invés de gerar repúdio ou aversão dos profissionais que poderiam colaborar ainda mais com a difusão de tais princípios. Atualmente, a educação básica e superior ainda depende do material impresso, sendo o livro didático o prin156


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.