Pós-modernidade e literatura: letramento literário, produção artesanal, novas formas de consumo.

Page 123

Anais Eletrônicos - XIV EELL

e instrução social alguma, sobrevive pelo furto e roubo. Os mesmos vivem em uma situação de precariedade, expostos a riscos de doenças, sendo forçados a viverem com ratos caminhando nos seus locais de dormida, e mais diante o mar que vez ou outra os molhavam. Seria bem melhor dormida que a pura areia, que as pontes dos demais trapiches onde por vezes a água subia tanto que ameaçava levá-los. E desde esta noite uma grande parte dos Capitães da Areia dormia no velho trapiche abandonado, em companhia dos ratos, sob a lua amarela. Na frente, a vastidão da areia, uma brancura sem fim. (AMADO, 1993. p, 20)

De acordo com Durval Muniz, ‘’As dicotomias Deus e Diabo, tradicional e moderno, mar e sertão, inferno de miséria, fome, seca e profecia de salvação atravessam a constituição desta identidade regional’’. (MUNIZ, 1999. p, 138) são grandes ‘’temas regionais’’ que marcam a precariedade da vida nordestina presente no romance de 1930 e que persiste no cenário contemporâneo. A presença do crescimento desproporcional socioeconômico perante as classes fazia presente no cotidiano do Nordeste relacionando-se, portanto, ao universo dos Capitães da Areia, onde se percebe a relação de um personagem desacreditado com o pobre vivendo dignamente.

Os pobres não tinham nada. O padre José Pedro dizia que os pobres um dia iriam para o reino dos céus, onde Deus seria igual para todos. Mas a razão jovem de Pedro Bala não achava justiça naquilo. No reino dos céus seriam iguais. Mas já tinham sido desiguais na terra, a balança pendia sempre para um lado. (AMADO, 1993, p, 87)

Dentro da diegese na obra, temos como personagem enfático com um perfil mais revolucionário, o Pedro Bala. Entretanto, ao relacionar ficção e realidade, deixa-se à mostra a protagonização do povo brasileiro, sua iden123


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.