Issuu on Google+

MAIO 2013 / JUNHO 2013

2013

NEWSLETTER

Demos início às visitas aos estabelecimentos escolares e educativos do nosso concelho. Reunimos com a Dra. Cristina Santos, que tem realizado um trabalho louvável à frente do agrupamento de Escolas e JI n.º 1 José Régio, para abordar as necessidades das nossas escolas e as suas dificuldades e relação com a autarquia. Foi realçado o trabalho dedicado de todos os professores e funcionários para manter uma escola pública de qualidade.

MAIO 2013

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS E JARDIM DE INFÂNCIA JOSÉ RÉGIO

22 05

A candidatura do Eng.º Pinto Leite esteve reunida com a Direção da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre. Esta escola tem revelado um potencial ímpar que consegue rivalizar em muitas áreas com instituições de maior dimensão e que representa uma mais-valia para o nosso concelho.

MAIO 2013

REUNIÃO NA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

29 05

Fomos recebidos pelo Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Prof. Dr. Joaquim Mourato, etivemos a oportunidade de o felicitar pela sua reeleição para dirigir a instituição e pela sua eleição para Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos. Abordámos os problemas e as potencialidades do IPP e realçámos o valor acrescido que esta instituição tem para o concelho e para o distrito. Ficou o nosso compromisso de transformar Portalegre numa cidade mais amiga dos estudantes.

MAIO 2013

REUNIÃO NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE

30 05


Reunimos na Escola Secundária Mouzinho da Silveira com a direção do Agrupamento de Escolas do Bonfim. Continuámos o levantamento dos problemas e soluções para a nossa comunidade educativa e terminámos com uma visita às instalações. Estivemos ainda numa reunião com o Coordenador da Equipa Beira Sul e Alto Alentejo da Delegação Regional de Reinserção do Centro. Descobrimos que a equipa realiza um trabalho louvável no acompanhamento da execução de penas e assessoria técnica dos Tribunais. São uma equipa pequena, mas muito dinâmica.

MAIO 2013

31 05

REUNIÃO ESC. SEC. MOUZINHO DA SILVEIRA E DEL. REG. DE REINSERÇÃO DO CENTRO

TORNEIO DE FUTSAL DO ATALAIÃO

JUNHO 2013

03 06

REUNIÃO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SÃO LOURENÇO

À noite, marcámos presença na abertura do Torneio de Futsal do Atalaião onde podemos testemunhar os dotes futebolísticos dos nossos jovens e contactar com a população numa deliciosa sardinhada.

JUNHO 2013

A candidatura do Eng.º Pinto Leite teve uma reunião esclarecedora com a Direção da Escola Secundária de São Lourenço, uma equipa que dirige os destinos de uma escola de referência, com instalações renovadas e equipamentos que servem a comunidade estudantil e não só. Ficou a vontade de continuar este diálogo aberto e franco com todos os agentes educativos na busca das melhores soluções e captação de mais alunos para o nosso concelho.

03 06

REUNIÃO NA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

JUNHO 2013

03 06

REUNIÃO NA ESCOLA DE SAÚDE

Continuando as visitas dedicadas à vertente educativa do concelho, reunimos com o Diretor da Escola Superior de Educação para conhecer a realidade desta maravilhosa escola, implantada no coração da cidade. Confrontados com o risco do encerramento de alguns cursos, sem respeito por uma descriminação positiva do interior, ficou o compromisso de trabalharmos em conjunto no sentido de tentar inverter essa tendência.

JUNHO 2013

Neste dia reunimos também com a Direção da Escola de Saúde do IPP onde tivemos a oportunidade de conhecer as potencialidades desta instituição que consegue rivalizar com as melhores escolas do país, quer na captação de docentes qualificados, quer no seu ensino de excelência. Ficámos a saber que tem uma atratividade acima dos 100% e que os seus alunos têm uma elevada taxa de emprego. Integrada no IPP em 2005, é um exemplo de sucesso e de orgulho para o nosso concelho.

04 06

Fizemos questão de marcar presença nesta interessante Feira de Produtos Regionais. Organizada pela Associação Cultural Sons do Campo, foi uma mostra de coração cheio de quem quer manter vivas as tradições e sobretudo o talento dos artesões locais e da excelência nos nossos produtos regionais. É importante para nós defender e promover a identidade cultural do nosso concelho e da nossa região.

JUNHO 2013

II FEIRA DE PRODUTOS REGIONAIS - CAIA – URRA

09 06


A candidatura do Eng.º Pinto Leite a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre deu seguimento ao levantamento da realidade das escolas do concelho, apurando os seus anseios e necessidades. Encontrámos uma escola de qualidade superior e bem apetrechada e ficámos ainda a saber que é uma escola de referência para crianças autistas. Aos profissionais que se excedem todos os dias para garantir a qualidade da Escola Pública, os nossos parabéns!

JUNHO 2013

12 06

REUNIÃO NA ESCOLA BÁSICA E JARDIM DE INFÂNCIA DO ATALAIÃO

APRESENTAÇÃO DO MANDATÁRIO E DO CANDIDATO À ASSEMBLEIA MUNICIPAL

JUNHO 2013

13 06

REUNIÃO NA ESCOLA BÁSICA E JARDIM DE INFÂNCIA DOS ASSENTOS

No Castelo de Portalegre, decorreu a apresentação do Mandatário da nossa candidatura, Dr. Nuno Oliveira e do Candidato à Assembleia Municipal, Prof. Dr. António Ventura. Num espaço com um enorme valor simbólico para Portalegre, e que é da mesma forma o paradigma da forma descuidada e incompetente de como o nosso património tem sido gerido nos últimos anos, pudemos escutar duas brilhantes intervenções, que marcam o restante caminho que temos que trilhar neste projeto de futuro para Portalegre.

JUNHO 2013

A qualidade nas nossas escolas é uma das preocupações centrais na candidatura do Eng.º Pinto Leite. Enquadrada no bairro mais populoso do concelho, fomos conhecer a realidade desta escola onde recolhemos muitos contributos acerca das prioridades educativas e outras necessidades físicas nas suas instalações. Tal como a escola do Atalaião, está bem apetrechada e presta um serviço de qualidade.

14 06

ARRAIAIS DE SANTO ANTÓNIO

JUNHO 2013

14 06

AJUDADA

Sempre com boa disposição e em contacto próximo com os portalegrenses, o Eng.º Pinto Leite participou em vários arraiais de Sto. António. No dia 12 de Junho, estivemos no átrio da Igreja de Sto. António (Assentos) e ainda no Largo Dr. Frederico Laranjo. No dia 13 de Junho a festa foi no Internato de Sto. António. No dia 14 de Junho jantámos no arraial que decorreu no Atalaião, onde tivemos oportunidade de assistir às marchas populares organizadas pela Escola do Atalaião.

JUNHO 2013

Durante todo o fim-de-semana estivemos atentos à atividade da AJUDADA, tendo o Eng.º Pinto Leite participado em diversas iniciativas pelo concelho. Foi um evento muito bem organizado, que surpreende pela sua dimensão. A AJUDADA é um encontro internacional onde os “participantes trazem a Portalegre a sua visão e os seus saberes para planear, em conjunto com toda a comunidade, soluções reais de desenvolvimento.”

12

14

06

Pinto Leite visitou a Serra de São Mamede, Teixinha, em São Julião. Potenciar a Serra de São Mamede em todas as suas vertentes deve ser uma prioridade para qualquer projeto autárquico.

JUNHO 2013

VISITA SERRA SÃO MAMEDE

17 06


Estivemos reunidos com a Direção da Associação dos Estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão para fazer o levantamento das necessidades da nossa comunidade estudantil. Na nossa missão de transformar Portalegre numa cidade amiga dos estudantes, muito há a mudar. Trouxemos muitas ideias e boa vontade para colaborar.

JUNHO 2013

18 06

Dando continuidade ao roteiro iniciado pelas instituições de ensino do concelho, o Eng.º Pinto Leite visitou a emblemática Escola da Corredoura, percorreu as suas instalações e teve a oportunidade de dialogar aberta e francamente sobre a sua visão do funcionamento das escolas, tendo recolhido um conjunto de contributos importantes.

REUNIÃO NA ESCOLA BÁSICA E JARDIM DE INFÂNCIA DA CORREDOURA

JUNHO 2013

19 06

ESTUDO DE IMPACTO SOCIOECONÓMICO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE

REUNIÃO COM ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES ESTG

JUNHO 2013

O Eng.º Pinto Leite esteve presente e atento às conclusões do Estudo de Impacto Socioeconómico do IPP nos concelhos de Portalegre e Elvas. Foi uma surpresa agradável descobrir a grande mais-valia garantida pelo IPP, com um impacto de mais de 27 milhões de euros. É também responsável pela criação de 900 empregos e por quase 9% do PIB do concelho de Portalegre. Com o Partido Socialista, a Câmara Municipal de Portalegre tem que desempenhar um papel na defesa intransigente no Ensino Superior do nosso concelho.

21 06

REUNIÃO NA ESCOLA CRISTÓVÃO FALCÃO

JUNHO 2013

19 06

REUNIÃO COM ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES ESS

A candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Portalegre visitou a Escola Cristóvão Falcão para se inteirar das suas dificuldades em termos de estrutura, bem como das suas potencialidades na qualidade de prestador educativo. Fomos informados do que foi feito e do que falta fazer nesta escola.

JUNHO 2013

Mais uma reunião produtiva com os estudantes, desta vez com a Direção da Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde. Foram abordados um aumento da aposta no desporto, as dificuldades do associativismo da cidade e medidas ativas para melhorar a vida dos estudantes. As preocupações reveladas formam semelhantes às demonstradas pela AE da ESTG. Estamos todos em sintonia.

24 06

Uma reunião muito interessante com o Diretor do CEFOPNA. Foi realçado que a quantidade e qualidade da oferta formativa se mantém, apesar das inúmeras dificuldades, sobretudo financeiras. Soubemos ainda que o Centro abrange mais de 1200 professores e que os docentes continuam a apostar na sua formação apesar do congelamento das carreiras, o que demonstra o profissionalismo dos professores em prol da melhoria da qualidade educativa.

JUNHO 2013

REUNIÃO COM CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO NORDESTE ALENTEJANO

25 06


Newsletter Pinto Leite 2013 | Maio - Junho 2013