Issuu on Google+

TERESA ABRUNHOSA

PORTFOLIO


Índice: Página 3: Índice Página 4: Colecções Pagina 6: Primavera/ Verão 2014 Pagina 16: Outono/ Inverno 2013 / 14 Página 24: Primavera / Verão 2013 Página 32: Direcção Artística do Vídeo P/V 13 Página 34: Outono / Inverno 2012 / 13

Página 42: Concursos Página 44: Rendas de Bilros de Peniche Página 46: Acrobactic 2010 Página 48: Acrobactic 2009

Página 50: Modatex (trabalhos escolares) Página 52: Menswear YSL Página 54: Womanswear Christopher Kane Página 56: Streetwear ONLY.

Página 59: Contactos


COLECÇÕES 2012-2014


PRIMAVERA / VERÃO 2014 Estampados Gráficos e as linhas dos carros desportivos retro marcam a colecção de Verão 2014 de Teresa Abrunhosa. A mistura de padrões, com uma paleta de cores de tons ácidos e vibrantes , como o verde limão, o fuchsia e os azuis, conferem um lado divertido e jovem à colecção. Materiais como o crepe e o cetim de seda são reforçados por detalhes em pele e lantejoulas, conferindo não só um contraste de cores e padrões, como também de texturas. Teresa Abrunhosa apresenta uma silhueta justa e sensual com recortes inesperados, que revelam o corpo de uma forma imprevisível.


Vestido bodycon em crepe estampado, com recortes laterais.


Nesta pĂĄgina: Blazer oversized

em crepe e pele, com top curto em cetim duchesse estampado e calças com detalhe assimÊtrico, em crepe e musseline.


Imagem da direita: T-shirt em cetim

com estampados contrastantes, e saia pencil com detalhe em pele. Imagem inferior: Vestido assimĂŠtrico em cetim com padrĂľes contrastantes.


Vestido bodycon em crepe estampado, com recortes na cintura.


Imagem superior: T-shirt em

cetim estampado e latejoulas fluorescentes. Imagem inferior: BlusĂŁo em crepe

e musseline estampado, com crop top e calças afuniladas, com prega.


Imagem inferior: Top com fecho nas

costas, e aberturas nos ombros e costas, combinado com calรงas de estampados contrastantes.


Imagem da direita: Camisola em

malha curta, com detalhe de aberturas na zona dos ombros, com saia estampada, com abertura e racha lateral.


Imagem superior: Colete fuchsia,

combinado com crop top estampado e calções com aba em cor contrastante. Página ao lado: Vestido bodycon

com aberturas e encaixes em lantejoulas fuchsia.


OUTONO / INVERNO 2013.14 A colecção Outono/Inverno 2013.14 de Teresa Abrunhosa intitulada Body Double, prossegue com uma sedutora identidade estética elogiosa da silhueta feminina, própria do espírito da marca. As assimetrias marcam esta colecção, através de recortes nas peças e detalhes de cores e materiais antagónicos. O contraste de volumes, com camisolas e bombers baggy aliados a vestidos justos, ou calças de corte masculino combinados com tops delineadores de silhueta, reforçam o jogo de dualidades que pautam a proposta para esta estação. Body double - o duplo no cinema, em sentido literal - aqui simboliza um certo dualismo trazido pelas assimetrias e complementaridades dos materiais. A mulher que as veste corporiza em simultâneo a sua persona e o seu alter ego, consumando o jogo de sedução das peças. Do mármore, material de textura e efeito visual irregular que reforça a ideia explorada, resultam abstractos estampados em seda que se aliam a materiais como peles, fazendas e veludos de toque irregular, numa paleta de cores de púrpura, vermelho, cinza e preto.


Top em pele vermelha, com bomber em fazenda e saia pencil com racha na frente.


Imagem superior: Camisola oversized e saia pencil, em fazenda com detalhe em pele. Imagem da direita: Sobretudo com escapulรกrio em pele, e calรงas em veludo texturado.


Nesta pรกgina: Conjunto em veludo texturado, com top com macho na frente e saia pencil com fechos longitudinais.


Camisola de gola alta em flanela, com calรงas em cetim duchesse estampado.


Imagem superior: Top assimĂŠtrico

em napa e cetim duchesse estampado, com calças jersey. Imagem inferior: Camisola em malha

tricotada com saia assimĂŠtrica, em cetim duchesse estampado e napa.


Imagem superior: Vestido assimĂŠtrico, em pele e jersey. PĂĄgina oposta, direita: Vestido assimĂŠtrico em napa e cetim duchesse estampado.


PRIMAVERA / VERÃO 2013 Para esta estação, Teresa Abrunhosa levou-nos numa viagem pelo Oriente. Sedas com textura de cobra, silhuetas e detalhes como mangas kimono e golas mao são evocativos do imaginário asiático. A paleta de cores, com uma mistura dos vibrantes laranja e azul turquesa com os pastéis lilás e branco, acentua o seu lado plástico. Os estampados gráficos, derivados da glitch art, trazem um lado contemporâneo à colecção.


Imagem superior: Top de crepe

branco com costas em chiffon laranja às pregas, combinado com calças brancas com encaixes lavanda. Página oposta: Vestido de crepe

branco com painéis laterais em musseline laranja.


Imagem superior: Vestido tricotado azul

e laranja, com ponto favo de mel. Imagem inferior: Top com textura cobra,

e minissaia com de pregas, com duas camadas, e bolsos de chapa laterais. Pagina oposta: Sweat tricotada com

ponto favo de mel, com calçþes com textura de cobra.


Imagem superior, esquerda: blusão estampado, combinado com top curto e calções pregueados, azul marinho. Imagem superior, central: Top curto e sem costas estampado, com encaixes lilás, e calças de cintura subida estampadas. Imagem direita: Jumpsuit estampado, com

encaixes turquesa.

Imagem da esquerda: blusa em seda com textura de cobra e saia de pregas em cupro Imagem da direita: Vestido sem costas em seda com textura de cobra lilás, com encaixes em branco.


Nesta pĂĄgina: Kimono reversĂ­vel, com textura cobra lilĂĄs de um lado e branco do outro, com top curto azul e saia branca com encaixes nos bolsos em azul.


ART DIRECTION S/S 2013 SHORT VIDEO (2012) Direcção artística e styling do vídeo promocional da colecção Primavera / Verão 2013. Modelo: Estefãnia Silva (Just Models) Cabelos e Maquilhagem: Ana Moreira Câmara: Frederico Borges Montagem: Joana Rodrigues Música: Dan Avery


OUTONO / INVERNO 2012.13 Formas sensuais e poderosas, uma forte ideia de feminilidade são os parâmetros que regem a colecção Outono/Inverno 2013 de Teresa Abrunhosa. Transparências, cortes a laser, silhuetas justas, são acentuadas por uma profunda paleta de verde esmeralda, burgundy, cinza, negro e toques de dourado.


Casaco em fazenda de lã e pele, blusa em musseline preta e calças em cetim duchesse verde com excaixes na cintura e bolsos, em preto.


Página oposta, esquerda e em baixo:

Blusa em musseline preta e saia em cetim,com cortes a lazer e painéis de cor contrastante. Página oposta, direita, superior:

Casaco em tweed e pele, blusa em musseline e saia de lã com racha frontal.


Página oposta, superior: Blusa de gola alta com cortes a laser e saia assimétrica em cetim. Página oposta, inferior: Camisola em

lã mélange e saia em musseline vermelha. Nesta página, direita: Cardigan em lã mélange com vestido em sarja, com aberturas laterais.


Pรกgina oposta, esquerda: vestido sem

costas com painel frontal em pele dourada com cortes a laser. Centro e direita, superior: top em

cetim e pele dourada com cortes a laser, e saia em verde com painel frontal preto. Imagem direita, inferior: Vestido em

cetim com aberturas laterais e costas abertas com fivelas.


CONCURSOS 2009-2012


RENDAS de PENICHE 2012 Para este concurso, foi pedido que se criasse um coordenado que incluísse as tradicionais rendas de bilros Peniche. A criação apresentada foi um um vestido em seda selvagem roxo, com encaixes a formar desenhos geométricos simétricos em renda de bilros, em rosa e dourado.


ACROBACTIC 2010 Um detalhe na pintura de Rafael “Incêndio no Borgo”, que retrata uma mulher de porte altivo a carregar uma jarra de água e que cuja expressão de surpresa, perante o milagre do Papa que se concretiza à sua frente, foi o ponto de partida para esta colecção. Esta heroína, capaz de manter a postura durante um momento de tensão, reflecte a ideia humanista de harmonia e tranquilidade. Esta colecção foi inspirada na proporção e equilíbrio do período renascentista. O intrincado penteado da senhora aparece sugerido no entrançado e drapeado dos vestidos. a palete de cores é tirada directamente deste detalhe específico da pintura.


ACROBACTIC 2009 Um futuro decadente, como o retratado nos filmes de ficção cientifíca dos anos 80 “Blade Runner” e “Mad Max”, foram o ponto de partida da colecção “Midnight Runner”. Desenvolvida em parceria com Cátia Carvalheira, esta colecção tem um carácter forte e negro, com as suas formas acentuadas, materiais contrastantes (pele, musseline, seda) e uma paleta de cores constituída por preto, cinza, azul escuro e um apontamento de luz com o bege.


MODATEX 2010-2012


Etiqueta bordada da marca Ref.: Eti02 TT

ON LY.

TT

ON LY.

t-shirt com camada fronta dupla

Pantone 19-5708 TP t-shirt com camada fronta dupla

Pantone 11-0602 TP Ref. 003 100% CO Forn. FPP Cotonnades


MENSWEAR . YSL FALL / WINTER 2013 Quando Yves Saint Laurent proclamou a sua famosa frase nos anos 60 “Down with the Ritz, up with the streets”, era claro que ele queria trazer o espírito livre e despreocupado da juventude revolucionária da época, para a alta sociedade. Estrelas de cinema, artistas e jet- set rapidamente adoptaram o estilo non-chalant de Saint-Laurent, elegante e boémio ao mesmo tempo. Alain Delon, encaixa-se prefeitamente neste retrato: imagens do actor francês nas décadas de 60 e 70 mostram o a sua distinção despreocupada, brincando com fits e proporções. Esta colecção é baseada na herança da marca: calças largas com pregas são conjugadas com blazers e casacos justos, num jogo de proporções, casacos clássicos perdem a sua austeridade com golas e forros em materiais e cores contrastantes. A paleta de cores neutras, dentro da gama de cinzas, ganha vida com o roxo, vermelho e amarelo torrado, quer em pequenos detalhes, quer em blocos de cor. Pantone 11-0601 tpx

Pantone 19-0303 tpx

Pantone 18-4005 tpx

Pantone 16-0000 tpx

Pantone 19-4234 tpx

Pantone 19-3528 tpx

Pantone 19-1761 tpx

Pantone 15-1046 tpx


Exemplo com ilustrações da coleção


WOMANSWEAR . CHRISTOPHER KANE FALL / WINTER 2013 Este trabalho tinha como objectivo a criação de uma colecção de 8 coordenados para uma marca high-end, no caso Christopher Kane. Partindo da típica mulher de Kane - jovem, divertida, e com um lado kitsch - e encontrando inspiração em filmes série-B dos anos 60 sobre raparigas motards (como She-Devils on wheels, ou The Miniskirt Mob), chegou-se a uma silhueta e paleta de cores rica - neutros cinza e preto, animados por dourado, azul, roxo e rosa. Kane utiliza nas suas colecções técnicas tradicionais com um twist contemporâneo, como pele bordada, renda neon, crochet, neon lace, crochet. Assim, para este trabalho criaramse padrões em patchwork geométricos e simétricos, em cores e materias contrastantes, como flanelas, cetins duchesses e pele.

Pantone 19-4007 tpx

Pantone 17-1501 tpx

Pantone 19-3850 tpx

Pantone 19-4329 tpx

Pantone 16-0836 tpx


lllllllllllllllllll

lllllllllllllllllll

l l l l l l l l l l l ll ll ll l l l l l l l l l l l l l l l l l l

llll l

lllllll

l llll

lllllllll

ll

llllllllllllllll llllllllllllll

lll l l

llllllllllllllllllllllllllllllllllllllll lllllllllll

lll l

lllllllllllllllllllllllll

ll l l llllllllllllllllllllllllll

ll l l

llllllllllllllllllllllllllllllllllllllll lllllllllllll

lll l

llllllllllllllllllllllllll

lllllll

lllll

lllllll lllllllllllllllllll

llllllll

lllllllllllllllllll l l l l l

lllllllll llllllllll

llllllllllllllllll llllllllllllllllllll llllllllllllllllllll

llll

llllllll l l

l lllllllll

lll

lllllllll

llllllllllllllllllll ll

lllll

llll

ll

l l l l l l l ll

ll

lllll

lllllll

lllllllllllllllllll

llllllllllllllllllllllllll

ll

ll llllllllllllllllllllllllll

llllllllllllllllllll ll

lllllllll lllllllll ll l

llllllllllllllllllllllllll

lllll

lllllllllllllllllllllllll

l l l l l ll lllllllllllllllllllllllllll

llllll llllllllllll

l llllll lllll l l ll

lllll lll

llllllllllllllll llllllllllllll

lllllllllllllllllll

lllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll l l l l l l llllllll

lllllllll llllllllllllll llllll

lllllll

llllllllll

llllllllllllllllllllllllll

lll l

l l l ll ll lll l l

lllllllllllllllllllllllll

llllllllllllllllllllllllllllllllllllllll lllllllllll

ll

llllllllllllllllllllllllllllll

llllllllllllllll llllllllllllll

l l l ll

lllllllll

l l l l l lll l l l l l l l l

llllllllllllllllllllllllll

lll

lllllllllllllllllllllllll

l llllllllllllllllllllllll

ll l l

lllllll

Exemplo com ilustraçþes e desenhos tÊcnicos da coleção


STREETWEAR . ONLY. CAPSULE COLLECTION S/S 2013 Para esta proposta, o objectivo era criar uma colecção capsula de 12 peça, com variações de cor e material para um marca de streetwear (neste caso, a Nova iorquina ONLY.). A inspiração para esta colecção foi o filme de Spike Lee “Do the right thing”, que representa o estilo vintage das ruas de New York, com as suas formas baggy e coloridos estampados mexicanos, que se inserem perfeitamente no conceito

Pantone 11-0602 TP

Pantone 18-3928 TP

Pantone 19-5708 TP

Pantone 14-4508 TP

Pantone 17-5102 TP

Pantone 13-0116 TP

Pantone 18-2525 TP

Pantone 17-1564 TP

Pantone 13-1017 TP


Exemplo de algumas ilustrações e desenhos técnicos da colecção.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

TT

ON LY.

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.

TT

ON LY.


Para mais informações, por favor contacte: Teresa Abrunhosa Rua Damião de Góis 461, 2ºDireito 4050-228 Porto, Portugal Telefone (+351) 225024401 Telemóvel (+351) 919626371 E-mail: mteresa.abrunhosa@gmail.com info.teresabrunhosa@gmail.com

www.teresa-abrunhosa.com facebook.com/teresabrunhosa


Teresa Abrunhosa Portfolio