Page 1

PRIMEIROS POVOS Adelaide, Catarina e Diogo


QUEM VIVEU NA PENÍNSULA IBÉRICA?

Agora, os habitantes da Península Ibérica são os portugueses e os espanhóis, mas nem sempre foi assim. Mas quem viveu na Península Ibérica antes de ser Portugal?


QUEM FORAM OS PRIMEIROS POVOS ? Houve vários povos que habitaram a Península Ibérica e que deixaram marcas (vestígios) que foram encontradas. Esses povos são:     

 

homens primitivos (pré-história) Ibéros Celtas, que se misturam-se com os Ibéros Celtiberos Romanos Bárbaros (Suevos e Visigodos) Árabes


OS HOMENS PRIMITIVOS  Os

homens primitivos que aqui se instalaram viveram em grutas e cavernas.  Havia animais muito ferozes.  Alimentavam-se

de raízes e frutos, pescavam e caçavam animais selvagens.  Não sabiam fazer agricultura.


OS IBEROS  Há

mais ou menos três mil anos a.C. chegaram à península Ibérica os Iberos.  Os Iberos vieram a dar origem o nome da Península Ibérica.


OS IBEROS • Eles estavam divididos em várias tribos,

dedicavam-se ao cultivo da terra e à pecuária (criação de animais), à pesca e à extração de metais. • Viviam em grupos e faziam as suas casas no alto dos montes. • Este povo já conhecia a escrita.


MAPA DE INVASÕES E LOCALIZAÇÃO DE IBEROS


OS CELTAS E CELTIBEROS  Pouco

tempo depois os Celtas fixaram-se na península ibérica. Eles eram um povo guerreiro. Produziam armas.  Viviam no alto dos montes.  Vieram à procura de terras boas para cultivar.  Juntaram-se aos Iberos e formaram um povo chamado Celtiberos.  Os celtiberos viviam em tribos. Uma tribo muito forte era a tribo dos Lusitanos.


OS LUSITANOS O

seu chefe era Viriato, a quem chamavam pastor guerreiro.  Os lusitanos ocuparam grande parte do território onde hoje vivemos. Chamavam-se Lusitanos e passaram a viver na Lusitânia, que era uma parte da Península Ibérica.

Estátua de Viriato, em Viseu


CURIOSIDADES SOBRE OS LUSITANOS Apesar de manterem uma distancia entre si, cem caso de guerra, as tribos uniam-se contra o inimigo, como aconteceu contra os romanos, e que fez com que iriato ficasse famoso. Os lusitanos n達o tinham casas de banho, por isso faziam as necessidades na rua.


COMO ERA O POVO LUSITANO?  Eram

um povo de costumes estranhos. Pois, comiam apenas uma vez por dia e só carne de cabra.  De dia dedicaram-se à pastorícia e quando anoitecia juntavam-se à volta de uma fogueira, tocavam músicas e dançavam.  No final da noite, deitavam-se no chão sobre palha.

Vivem em aldeias de casas redondas chamadas Castros.


FENÍCIOS, GREGOS E CARTAGINESES Estes povos eram navegadores e comerciantes. Eram mais evoluídos e ensinaram os povos que viviam na península Ibérica a fazer coisas diferentes:  Os

Fenícios trouxeram a escrita com alfabeto;  Faziam comércio  Faziam peças em estanho, ouro e prata  Os gregos ensinaram a usar o dinheiro  Os cartagineses ensinaram a fazer a conservação dos alimentos com sal

um


OS ROMANOS  Os

Romanos, chegaram à Península Ibérica no século III a.C.  Faziam parte de um império que ficou famoso, cuja capital era Roma, que queria conquistar toda a Europa.  Viveram na Península Ibérica durante 700 anos.


VESTÍGIOS DOS ROMANOS EM PORTUGAL

Ponte romana, em Chaves

Ruínas de Conímbriga, onde se podem ser balneários públicos, um aqueduto, jardins interiores nas casas, mosaicos a cobrir o pavimento e repuxos.

Templo de Diana, em Évora


ROMANOS  Os

Romanos, já possuidores de um vasto império, cuja capital era Roma, chegaram á Península Ibérica no século III a.C.  Tinham um exército muito bem organizado e armado, acabaram por dominar os povos Peninsulares, mas encontraram forte resistência por parte dos Lusitanos.


OS BÁRBAROS 

Os bárbaros, invadiram a península ibérica no início do século V. O nome bárbaros foi dado pelos Romanos a quem não pertencia ao império romano Alguns povos bárbaros foram: os Alanos, os Vândalos, os Suevos e sobretudo os Visigodos. Os Visigodos eram guerreiros muito habilidosos.


OS MUÇULMANOS Muçulmanos, Árabes e Mouros é tudo o mesmo povo. Chegaram à península Ibérica no ano de 711. 

Eles vieram do Norte de África, atravessaram o Estreitos de Gibraltar e entraram Península comandados por Tarik, um chefe muito temido. Os Muçulmanos invadiram e conquistaram quase toda a Península Ibérica aos Visigodos, com exceção do Monte-das-Astúrias. Chegaram à península Ibérica no ano de 711.


VESTÍGIOS DOS MUÇULMANOS  Da

sua longa permanência na península ficaram muitos vestígios, sobretudo a zonas a sul do rio tejo.  Por cá deixaram os templos dedicados a Alá, o seu Deus, conhecidos como mesquitas.

uma mesquita

a azenha


VESTÍGIOS DOS MUÇULMANOS  Trouxeram

novas palavras: algodão, Algarve, algarismos, arroba, …  Ensinaram novos conhecimentos da medicina, da matemática (os algarismos) e na navegação (bússola e astrolábio).  Trouxeram o papel e a pólvora.  Plantaram novas árvores como a amendoeira, a figueira, a oliveira, a laranjeira, entre outras.


Pré-história

Ibéros + Celtas = = Celtiberos (Lusitanos)

Fenícios Gregos Cartagineses

PRIMEIROS POVOS

Adelaide, Catarina e Diogo

?

Romanos

Bárbaros (Vândalos, Suevos e Visigodos

Muçulmanos

Primeiros Povos  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you