Issuu on Google+

Márcia e Diana

FORMAÇÃO DE PORTUGAL


ANTIGAMENTE PORTUGAL CHAMAVA-SE PORTUGAL? 

Não, antes Portugal não se chamava Portugal chamava-se o Condado Portucalense que foi uma prenda do rei de Leão e Castela.


QUEM HABITOU A PENÍNSULA IBÉRICA DEPOIS DOS MUÇULMANOS? Vários povos habitaram a Península Ibérica ao longo dos tempos.  Os últimos foram os Muçulmanos, também conhecidos por Árabes. 


RECONQUISTA CRISTÃ 

Os Muçulmanos conseguiram conquistar quase toda a Península Ibérica, menos uma zona no norte, muito montanhosa – As Astúrias.

• Os povos que viviam nas Astúrias já eram Cristãos e começaram a conquistar de volta as terras aos Muçulmanos.


RECONQUISTA CRISTÃ 

Durante alguns anos, cristãos e Muçulmanos andaram em luta. Os reis de Leão, Castela, de Navarra e de Aragão lutaram contra os Muçulmanos.


REINOS CRISTÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA


A AJUDA DOS CRUZADOS 

Os reinos Leão e Castela foram ajudados nessa luta pelos Cruzados, uns soldados valentes que vinham de Europa para ajudar os reis na reconquista cristã.


CONDADO PORTUCALENSE As terras que conquistavam eram muitas vezes a sua recompensa dos Cruzados.  Foi assim que D. Henrique de Borgonha, cavaleiro cruzado de França, recebeu de D. Afonso VI, rei de Leão e Castela, o governo do condado Portucalense.(um território localizado entre os rios Minho e Mondego) e a sua filha mais nova, D. Teresa, em casamento. 


RECONQUISTA CRISTÃ 

D. Henrique passa a governar o Condado Portucalense e casa-se com D. Teresa, que é depois. mãe de D. Afonso Henriques.

Bandeira do Condado Portucalense


A RECONQUISTA CRISTÃ 

 

A capital do Condado Portucalense era a cidade de Guimarães, por isso é que se diz que Guimarães é o berço do nosso país, da nação. É a partir daqui que se forma Portugal. Quando D. Henrique morre, D. Afonso tinha 3 anos e fica aos cuidados de Egas Moniz. Mais tarde, D. Afonso Henriques quer que Portugal seja independente de Leão e Castela, mas a sua mãe, D. Teresa não concorda. Começa uma guerra entre a mãe e o filho e, D. Afonso Henriques ganha, na batalha de S. Mamede.


A FORMAÇÃO DE PORTUGAL A formação de Portugal começou pela conquista das terras os Muçulmanos. Primeiro o pai de D. Afonso Henriques iniciou a guerra com os mouros.  D. Afonso Henriques, com a ajuda dos cruzados, continuou a conquistar terras aos Árabes.  D. Sancho I, Afonso II e D Sancho II continuaram essa luta contra os Muçulmanos.  Mas só D. Afonso III conquista finalmente o Algarve. 


A FORMAÇÃO DE PORTUGAL


FIM 

Perguntas ou comentários


Pw formacao de portugal