Page 1

Hรก mais de 120 anos proclamando a Verdade


PROGRAMAÇÃO SEMANAL DOMINGO 08h30 - Getsêmani (oração) 09h - Escola Bíblica Dominical 10h15 - Celebração 17h - Escola Bíblica Dominical (horário alternativo) 17h30 - Reunião de Embaixadores e Mensageiras do Rei 19h00 - Celebração SEGUNDA-FEIRA 19h - Segunda Esportiva TERÇA-FEIRA 16h - Reunião de oração QUARTA-FEIRA 19h - Celebração QUINTA-FEIRA 09h30 - Oração com a Terceira Idade SÁBADO 09h30 - Seguros na Verdade 18h - Ensaio do Coro Atitude (jovens) 19h - Ensaio do Coro Eurico Nelson (adultos) 19h - Celebração da Juventude “A igreja do Deus vivo: coluna e fundamento da verdade” (1Tm 3:15)


Seja bem-vindo à PIB do Pará!

A PIB-PA surgiu como fruto do trabalho do missionário sueco Eurico Nelson, que chegou a Belém no ano de 1891. Exemplo de perseverança e fé, o missionário enfrentou horrendas adversidades (endemias, perseguições católicas, falta de recursos financeiros, barreiras culturais, dentre outras dificuldades) e organizou, em 1897, a primeira igreja evangélica da Amazônia. O grupo cresceu e pela graça de Deus se multiplicou, organizando posteriormente muitas outras igrejas na região. Mais de um século se passou, e o objetivo inicial de Nelson permanece inabalável: “evangelizar o povo no vale do Amazonas e ajudar em outras partes levando o Evangelho de Jesus Cristo para a salvação das almas e edificação dos crentes”. A igreja continua crescendo com uma atuação abrangente nas áreas de Educação Cristã para todas as faixas etárias, Evangelismo e Missões, Discipulado, Adoração e Arte, Juventude, Ação Social e Família. Nosso desejo é ser uma comunidade centrada em Cristo Jesus, que adora ao Deus Trino no poder do Espírito, prega a infalível e inerrante Palavra e ama ao próximo. Esperamos que você se sinta bem em nosso meio e volte outras vezes.

Um abraço fraterno, Pr. David Bowman Riker, Pastor Presidente da PIB-PA


ADORAÇÃO E ARTE “Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus, um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome. ” Hebreus 13:15 Nosso objetivo é levar a igreja a adorar a Deus e, por meio das artes, fazê-lo conhecido como Ele é, para que toda honra, louvor e glória sejam para Ele, ao mesmo tempo em que preparamos a congregação para receber a Sua Palavra. Um grande número de voluntários trabalha neste ministério como um TIME. São cantores, coristas, instrumentistas, artistas plásticos, atores, maquiadores, figurinistas, iluminadores, operadores de multimídia, arranjadores, compositores e regentes, divididos em: MÚSICA: Principal atividade do ministério através de Coros (Eurico Nelson – para adultos; Osires Macedo – coro masculino; Mary Moon – coro feminino; Atitude – dos jovens; Atitude Teen – adolescentes; e Doce Canto – que alcança crianças na faixa etária de 6 a 12 anos), Vocal de apoio, Solos e Grupos Musicais e Instrumental (banda e orquestra). EXPRESSÃO CORPORAL. ARTE CÊNICA: Teatro, figurino,maquiagem e cenografia. PROJEÇÃO VISUAL: Slides e vídeos. FILMAGEM: Captação, corte e transmissão ao vivo. ILUMINAÇÃO CAPACITAÇÃO: Espiritual, artística e técnica. CRIAÇÃO E PRODUÇÃO.

Para atuar neste TIME, entendemos que você precisa TER: Talento (dom) – Cada um de nós temos um dom dado por Deus. Se o seu dom é para Adoração e Arte, seu lugar é aqui. Integração e estar integrado – O relacionamento entre os membros do ministério é constante, seja pessoalmente ou através das redes sociais. Compartilhamos o que Deus faz por nós e através de nós para glória dEle. Meta – Dedicamos a nossa vida, nosso tempo, para desenvolvermos nossas atividades com primor, uma vez que é para o Senhor que fazemos. Exercício constante – Para servir com a excelência que o nosso Deus merece, precisamos exercitar, estudar, ensaiar, apreender, tudo, em prol da Adoração a Ele.


Mas, também é preciso SER: Testemunha – Onde estivermos, somos testemunhas. O que cantamos na igreja deve ser uma verdade no nosso dia a dia. (2 Tm 4:2a) Íntimo com Deus – Como adorar a Deus se não o conhecemos de perto? (Tg 4:8a) Ministro – Todos, diante de Deus, somos seus ministros. Não subimos ao palco para estarmos em evidência e sim para rejeitar qualquer tipo de louvor a nós e transferi-lo para Jesus. (Rm 11:36) Espiritual – Nossa adoração só será aprovada por Deus se nos apresentarmos a Ele com coração íntegro. (Js 3:5) O ministério desenvolve, além das celebrações sempre em direção a um tema proposto pela mensagem a ser pregada, os seguintes projetos: MORREU POR MIM – Celebração de Páscoa com coro, orquestra, teatro e coreografia. NATAL EM BELÉM – Celebração do Natal no templo da igreja com coros de crianças, jovens e adultos, orquestra, teatro e coreografia. VARANDAS DO NATAL – Celebração do Natal, fora do templo, com o objetivo de alcançar pessoas que, por algum motivo, não estão na igreja. É a igreja indo além das “quatro paredes” através do MAA. MUSICAIS NÃO SAZONAIS – Com coros, banda ou orquestra, teatro e coreografia com temas variados evangelísticos.

Claudio Luiz de Melo Gomes Líder do Ministério de Adoração e Arte Telefone: 91 99162-8576 E-mail: adoracaoearte@pibpa.org.br


EVANGELISMO E MISSÕES "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." (Mateus 28:19) O ministério de evangelismo e missões (MEM) tem como meta obedecer a esta ordem dada por Jesus, incentivando toda a igreja a ir e fazer discípulos no Pará, no Brasil e no mundo. O MEM atua em várias frentes missionárias e evangelísticas alcançando diversos grupos, como alunos em escolas públicas, dependentes químicos e excluídos da sociedade. Para todos aqueles que já não têm esperança, a Palavra de Deus é levada e Cristo é apresentado como Aquele que tem o poder de transformar vidas. Para mobilizar a igreja, o MEM realiza três Campanhas Missionárias durante o ano a fim de levantar uma oferta significativa para os missionários que atuam no estado do Pará, no Brasil, e em diversos países no mundo. Dentro deste mesmo enfoque, são realizados projetos, como Impacto Evangelístico e Social e também viagens missionárias. Conheça a seguir mais alguns projetos deste ministério: Núcleo de Discipulado - Tem por objetivo promover o crescimento espiritual daqueles que tomaram a decisão de seguir a Cristo Jesus, incentivando o estudo diário da Bíblia e um relacionamento pessoal com Deus. Os grupos de discipulado se reúnem principalmente aos domingos às 9 horas e também em horários alternativos no domingo, às 17 h, e quinta-feira, às 19 h. Projeto Conexão Floorball - O projeto pretende levar o Evangelho a crianças e adolescentes das escolas públicas de Belém, utilizando como instrumento de mobilização o Floorball (esporte de quadra, jogado com tacos e uma bola). Tendo como público alvo crianças e adolescentes em situação de risco, o projeto ensina valores cristãos essenciais para a vida, para a inclusão social, para melhor convivência na família e na escola. O projeto acontece aos sábados, de 8h às 12h, na quadra da Escola Stellina Valmont, no Bairro Terra Firme; e na quadra de nossa igreja, com os alunos da Escola Benjamin Constant, no Bairro do Reduto. Projeto Pão da Vida - Este projeto visa evangelizar os excluídos sociais: moradores de rua, travestis, prostitutas, entre outros. Tem como prioridade resgatar dependentes químicos e codependentes por intermédio do ensino da Palavra de Deus,


entendendo que somente a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo, o único e suficiente Salvador, proporcionará uma verdadeira libertação e recuperação. O grupo se reúne na igreja todas as sextas-feiras, a partir das 19h, quando se prepara para sair para a Praça da Sereia, Praça Felipe Patroni e Praça Waldemar Henrique. Projeto Jesus Transforma - O Projeto que nasceu a partir da Operação Jesus Transforma da Junta de Missões Nacionais, realizada em Belém, em Abril/2017, tem por objetivo evangelizar no Bairro de Fátima, onde não há uma igreja batista. O projeto tem três frentes missionárias: escolinha de futebol para crianças e adolescentes aos sábados, estudo bíblico nos lares e atividades sociais e evangelísticas em Escolas Municipais durante a semana. Projeto Por Amor as Ribeirinhas - É um projeto direcionado a vítimas de escalpelamento em função de acidentes com motores de barcos. O objetivo principal é levar o Evangelho às vítimas, através de ações sociais, atividades educativas, estudo da Palavra de Deus, doações de perucas e cuidados em geral.

O Ministério de Evangelismo e Missões também é responsável por três Congregações, em comunidades carentes: Congregação Batista Aliança com Deus (Bairro do Tapanã/Belém) Obreiros: Valfil e Rosilândia Negrão Congregação Batista Esperança (Conjunto Júlia Seffer/Ananindeua) Obreiros: Pr. Marcos Chaves e Graciely Chaves Congregação Batista no Jubim (Jubim/Marajó) Responsável: Pr. Oséias Miranda

Pr. Oséias Miranda Ministro de Evangelismo e Missões Telefone: 99270-8595 Email: mempibpa2016@gmail.com


EDUCAÇÃO CRISTÃ “Com toda a sabedoria possível, aconselhamos e ensinamos cada pessoa, a fim de levar todos à presença de Deus como pessoas espiritualmente adultas e unidas com Cristo”. Colossenses 1.28 Este ministério tem como objetivo promover o desenvolvimento integral do crente, buscando a maturidade em Cristo e a prática dos princípios cristãos no lar, na igreja e na sociedade, à luz da Palavra de Deus. A Escola Bíblica e os Cursos Alternativos têm sido instrumentos para transformação de vidas pelo ensino da Palavra de Deus. Ainda sob a coordenação deste ministério estão as Organizações Missionárias que desenvolvem um projeto educacional com crianças, juniores, adolescentes, jovens e senhoras. São elas: Mulheres Cristãs em Missão, Embaixadores do Rei, Mensageiras do Rei e Amigos de Missões. A capacitação de professores e líderes, bem como a gestão do currículo e seleção de literatura usada nas diferentes faixas-etárias, são projetos contínuos do ministério. Outra área importante é a Estação Criança, o departamento infantil da igreja, que abrange Berçários, Maternal, Classes da EBD, Culto Infantil e Amigos de Missões. Diversos eventos são promovidos no decorrer do ano como Acampadentro, Happy Day, Reunião de Pais e Professores, Retiro de Juniores, etc. A Estação Criança está aberta aos domingos no horário da EBD e nos cultos da manhã e noite. Seu funcionamento acontece com a contribuição de voluntários que se dedicam nas seguintes áreas: BERÇÁRIOS - Temos uma grande equipe de voluntários que servem ao Senhor, cuidando com muito carinho dos bebês, ao mesmo tempo em que ensinam sobre o amor de Deus aos pequeninos. Temos um berçário para os bebês de colo ou que engatinham e um segundo berçário para os que já dão os primeiros passos. MATERNAL - Nesta fase, um pouco mais independ-


entes, as crianças de 3 e 4 anos que aprendem que Jesus é o melhor amigo, que a igreja é a casa de Deus, que a Bíblia é um livro especial. A brincadeira é fundamental para favorecer a aprendizagem nesta faixa etária, além de atividades artísticas, musicais, teatrais. ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - Domingo, às 9 horas, temos a EBD para todas as classes de crianças de 0 a 12 anos, com currículo e revista direcionados para apresentar conceitos importantes como: Deus, o criador; Jesus, o filho de Deus; histórias do antigo e novo testamento. CULTO INFANTIL E AMIGOS DE MISSÕES - As crianças de 5 a 8 anos aprendem a Palavra de Deus e adoram ao Senhor no Culto Infantil ao mesmo tempo em que acontece o culto da igreja, pela manhã. Durante o culto da noite, as crianças aprendem sobre o trabalho missionário com a equipe de Amigos de Missões. JUNIORES - As crianças de 9 a 12 anos estudam a Palavra na EBD, cantam no Coro Doce Canto e participam do Acampamento dos Juniores. Também participam das organizações missionárias: Mensageiras do Rei e Embaixadores do Rei. Nesta faixa-etária, as crianças que aceitaram Jesus como Salvador e Senhor, são encaminhadas à classe de batismo.

Olga Nogueira Sant´Anna Ministra de Educação Cristã Telefone: 91- 99162-8579 E-mail: mecpibpa@gmail.com


ATITUDE “Seja a ATITUDE de vocês a mesma de Cristo Jesus.” Filipenses 2.5 Nossa Juventude desenvolve diversas atividades, com foco em sua VISÃO de ser uma geração parecida com Jesus e comprometida com a missão no reino de Deus e sua MISSÃO de promover o evangelismo e o discipulado através da rede de relacionamentos pessoais, exercitando o ensino bíblico criativo e contextualizado. O ministério promove atividades relevantes para a juventude como: celebrações aos sábados, esporte às segundas-feiras à noite, viagem missionária, Metanóias (pequeno grupo de estudo bíblico), UNAD (união de adolescentes), Atitude de Fé (reunião de oração), o REJUPIB – Retiro de Jovens da Pib, o RETAPIB – Retiro de Adolescentes da Pib e também o EJC – Encontro de Jovens com Cristo. Isto porque a juventude é uma fase de mudanças, descobertas, conflitos e questionamentos acerca da vida, inserida numa sociedade pós-moderna e líquida na qual


tudo é válido. Assim, o Ministério Atitude existe para alcançar adolescentes e jovens, proporcionando-lhes conhecimento bíblico, intimidade com Deus e relacionamentos saudáveis, levando-os, dessa maneira, a um novo estilo de vida, capacitando-os para servir a Deus e ao próximo. Nossa proposta é a de apresentarmos o Deus Triúno da graça e o seu Reino, encorajando o adolescente e o jovem a um compromisso pessoal com Ele e a ter na missão de seu Reino sua proposta de vida e o alicerce de suas decisões e ações.

Pr. David Bowman Riker, Min. Interino da Juventude Carlos e Amanda Pimentel, Coordenadores Telefone: 91 - 99162-8575 Email: atitude.pibpa@gmail.com


AÇÃO SOCIAL Consciente de sua missão de servir ao próximo, a igreja desenvolve um trabalho de ação social com distribuição de cestas básicas, promoção de cursos para geração de renda, organização de bazar com roupas e sapatos em bom estado, compra de remédios, encaminhamento para atendimento médico, entre outros serviços. Assim, o departamento faz visitas ao Hospital infantil, às quartas-feiras, e à casa de detenção feminina de menores infratoras, às sextas-feiras. Possui parceria com a Secretaria de Saúde para atendimento à Comunidade durante a campanha de vacinação, bem como sala de saúde para atendimento médico durante as celebrações na Igreja. Atua ainda com Impacto Social e Evangelístico nas Congregações, promovendo ação social e, no período de Natal, a entrega de brinquedos às crianças das Congregações. Através da Ação Cidadania leva a Igreja servir à Comunidade, em parceria com vários órgãos públicos e privados.

Rita Andrade Líder do Departamento de Ação Social E-mail: ritadinizandrade@hotmail.com


TERCEIRA IDADE Para a faixa etária acima de 60 (sessenta) anos, temos o Grupo da Melhor Idade que desenvolve suas atividades ao longo de 20 anos com persistência e determinação. Este grupo participa de atividades de comunhão, integração, aprendizado, evangelismo e cuidados com a saúde. Alguns integrantes deste grupo estão há muito tempo crescendo e servindo à igreja, alguns já se foram, e outros chegaram recentemente, mas igualmente dispostos a ser um só corpo. A s reuniões de oração deste grupo ocorrem semanalmente às quintas-feiras de 8h30 às 10h. No programa, oração em favor das escolas e professores dos netos, famílias e igreja, reflexão bíblica e compartilhamento ao redor da mesa de café da manhã para membros e convidados. Além disso, possuem congressos, viagens, encontros mensais para integração, confraternização e comunhão.

Iolanda Pinto Leão e Evangelina Alencar Farah Líderes do Ministério da Terceira Idade Telefone: 91 98110-1435 / 91 98840-7669


COMO SER MEMBRO DA IGREJA? Você pode frequentar os cultos da igreja, participar dos eventos, ser aluno da Escola Bíblica Dominical e não ser membro da igreja. Veja abaixo alguns caminhos para se tornar membro da igreja. 1.Batismo: se você já aceitou Jesus como Salvador e Senhor, deve participar de um grupo de Discipulado para se preparar para o batismo. 2.Carta de transferência: caso você venha de alguma igreja batista, deverá marcar na secretaria da igreja uma entrevista com o Pr. David Riker. 3.Aclamação: se sua igreja anterior não era batista, você vai precisar fazer um curso sobre as doutrinas batistas na classe de integração. Depois disso, seu nome será levado à assembleia da igreja para ser recebido por aclamação. Mais informações na secretaria da igreja Segunda a sexta-feira – 8h às 18h


Produzido pelo departamento de comunicação da PIB PA

Avenida Assis de Vasconcelos, 817 Praça da República – Campina – Belém – Pará 91 3223-5908 | 3225-2960 | pibpa@pibpa.org.br

Revista PIB 2018  
Revista PIB 2018  
Advertisement