Issuu on Google+

Roteiro de Aula Prática Marisa Both 1. Aula N° 02 2. Título da aula: A solução é ácida ou básica? 3. Objetivo Identificar se uma solução é ácida ou básica sem utilizar os órgãos dos sentidos do olfato e do paladar. 4. Material 1. 2. 3. 4. 5.

Vários tubos de ensaios. Conta gotas e uma pipeta. Indicadores fenoftaleína incolor e vermelha. Várias soluções de produtos que os alunos possuem em casa. Suco de repolho roxo.

5. Procedimento 1. 2. 3. 4. 5.

Colocar em cada tubo de ensaio 20 ml de cada solução que os alunos irão trazer. A cada três tubos de ensaio colocar o mesmo tipo de solução. Identificar cada tubo de ensaio. Preparar um suco de repolho roxo. Pingar em cada tipo de solução presente nos tubos de ensaios, de três a quatro gotas de indicador fenolftaleína incolor, de três a quatro gotas de fenolftaleína vermelha e 20ml de suco de repolho roxo. 6. Anotar em uma tabela o que ocorreu em cada tubo de ensaio ao ser pingado a fenolftaleína incolor, fenolftaleína vermelha e o suco de repolho roxo. 7. Identificar se a solução é ácida ou básica. 1) Fenolftaleína incolor ficar vermelha a solução é básica. 2) Fenolftaleína vermelha ficar incolor a solução é básica. 3) O suco de repolho roxo ficar em tom vermelho ou rosa a solução será ácida. 4) O suco de repolho roxo ficar em tom verde-amarelo ou azul a solução será básica. 6. Questões 1. Quais as soluções que são ácidas? 2. Quais as soluções que são básicas? 3. O que aconteceu com as cores dos indicadores quando foram colocados nas soluções? 7. Referencial Gewandsznajer, Fernando, Ciências Matéria e energia, editora ática, São Paulo, 2012.


Roteiro Marisa