Issuu on Google+

Ano V - Edição Nº 05

Informativo Mensal da Primeira Igreja Batista em Grão Mogol - PIBGRAM

Email: pibgram@yahoo.com.br

Site: www.pibgram.webnode.com.br

JUNHO - 2012

Distribuição Gratuita

De: 03 a 23 de Junho Saiba como participar - Página 04 Deus espera pelas suas orações - 02 Quando o povo de Deus ora... - 03 A exclusividade da Bíblia - 06 A Matemática da Fé - 07 Sete passos para a eficácia da oração - 10 Família x Escola - 10 Seitas - Cuidado com elas - 11 Cuidado com a Indigestão - 12

Pág.08


“Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” ( II Crônicas 7:13,14 - VT ) Imagine você um trágico acidente que aconteceu nesta manhã com um familiar em viagem, e você até este momento não sabia. No entanto, você passou pelo dia, e não sentiu vontade de orar por esta pessoa. Deus pode mudar o passado? Não! Fatos são fatos. Aliás você não orou!

pela irmã Lourdinha que inclusive estava internada em um hospital na cidade de Montes Claros, para fazer remoção de um tumor no seio. Pós oração, seguimos rumo ao nosso destino. Uma semana depois já de volta a nossa cidade, ficamos sabendo que a irmã Em contrapartida, imagine a mesma estava em casa, gozando a alta, e que a situação, mas no entanto, ao contrário da cirurgia tinha sido um sucesso. primeira, você sentiu vontade de orar pela Naquela quarta feira, Deus me confirmou pessoa que partiu em viagem. E neste mais uma vez o valor que tem a oração de momento, ela chegou bem ao seu destino. intercessão. Deus trabalhou a situação? Sim! A irmã deu testemunho que no dia da Fatos são fatos, afinal você orou por ela! cirurgia havia recebido anestesia geral. E No texto acima Deus nos diz que Ele espera pelas suas orações, e pede que remova os obstáculos que o impede de ouvir e trazer sobre você as mais ricas bênçãos. Sua oração pode mudar os rumos da história de vida de alguém ou até mesmo a sua. Lembro-me de que foi numa quinta feira, aproximadamente às 10:00h da manhã. Eu e minha esposa estávamos saindo da cidade de Pai Pedro, Norte de Minas rumo à uma outra cidade onde tínhamos um ministério. Distante a 3 km da cidade, minha esposa pede-me para parar o carro, justificando que o Espírito de Deus lhe dizia para orar por alguém. Parei o carro, ela desceu e se ajoelhou sobre a areia da estrada de chão, ajustando os seus cotovelos no banco do passageiro do nosso velho Fiat missionário. Lembro-me que ela orou pelo pai dela e

após a melindrosa operação, passado o tempo previsto para o efeito da anestesia, ela não havia voltado à consciência. Ou seja, continuou desacordada. Este fato levou os médicos a ressuscitá-la por meio de choques elétricos no peito. Para ela, foi tão inusitada a situação que ela mostrou-nos as marcas no tórax. Perguntamos-lhe: - Que dia isto aconteceu? Ela respondeu: - Na quinta feira, às 10:00h da manhã. Exatamente no dia e horário em que oramos! Deus embora possa, não muda o passado, mas suas orações podem mudar os rumos do presente e escrever um novo futuro para você ou para qualquer pessoa que seja objeto de suas orações! Não há nada que resista ao poder da oração! Por isto, nos acompanhe nesta campanha de 21 dias de oração e Jejum! Neles, Deus estará esperando por você!

Aq u i p ub l ic a m os REVISTA (F+) Nº 04 opiniões, sugestões e MAIO DE 2012 comentários deixados em nosso email, site, ou contatos pessoais. Participe também enviand o o seu comentário, crítica ou sua sugestão.

Quero parabenizar a PIBGRAM pela edição da Revista F(+), recebi a de nº 03 e achei maravilhosa. A produção ficou muito boa e edificante.

Zilá - PIB Engenheiro Navarro Gostei demais da Revista F(+), ficou maravilhosa e cada dia que passa está ficando melhor ainda. Parabéns pastor!

Fernanda Sacolão - GM

Em nome da diretoria do ASVP, quero agradecer à Redação da Revista F(+), pelo apoio na entrevista ao trabalho do ASVP, publicado na revista de Abril. Foi muito bom para nós. Na oportunidade parabenizo a PIBGRAM por oferecer a nossa comunidade um veículo de comunicação de conteúdo tão rico e evangelizador. Parabéns! ASSUNÇÃO PASSOS Asilo São Vicente de Paula - GM Li a revista F(+) de Maio e gostei muito da elaboração e do conteúdo, achei que ficou muito boa e educativa. MARÍLIA Secretária de Educação - GM Eu elogiei muito a revista do Pastor Paulo. A matéria que trata do alcoolismo é muito importante para conscientizar sobre os riscos e problemas decorrentes do álcool. Tá de parabéns! JOAO DAS MENINAS Bom Gosto - GM.

Praça da Matriz, 229 - Centro, Padre Carvalho – MG

Construindo junto com você Visite nosso site: www.pibgram.webnode.com.br

Família Positiva - Nº 05 - JUNHO 2012 ———— 02


Renata Aparecida - Membro PIBGRAM

Gilmar Cândido Pastor da Igreja Batista em Padre Carvalho.

Foi um marco histórico na vida da Igreja e da cidade de Padre Carvalho. Buscamos o quebrantamento e humilhação diante de Deus pela nossa comunidade. Há muito orávamos por isto, e de fato o Altíssimo nos ouviu mandando um Avivamento generalizado, e continuará a fazê-lo. “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar.” (2 Cr. 7:14,15). O prefeito nos chamou no seu gabinete e anunciou que Deus tinha tocado no seu coração e ele estaria enviando para câmera municipal o Projeto de Lei n° 232/2012. Este projeto dispõe sobre a Semana da Cultura Evangélica, com a justificativa de que: “A comunidade evangélica atual representa 20% da população Padre Carvalhense e tem contribuído de forma contundente para melhoria de sua administração. Sendo assim, nada mais justo do que o povo evangélico gozar de direitos que lhes eram privados. Afinal também são cidadãos da cidade, contribuintes iguais aos outros.” As bênçãos não pararam por ai. Tanto que na câmera municipal houve votação unânime tanto do grupo da Situação como Oposição. Votaram e ainda ressaltaram sobre o valor da influência da igreja evangélica e os benefícios que ela tem promovido para a cidade de Padre carvalho, com destaque inclusive sobre a IBAC - Igreja Batista do Carvalho, onde se concentra o maior numero de fiéis. Deus moveu uma unidade entre os pastores do município tendo em vista que pela primeira vez sentamos juntos para tratar de assuntos comuns e concernente ao Reino de Deus. Isso foi inédito! O povo evangélico é um povo de oração. Quando o povo de Deus ora, há uma reação no céu, que quem está na terra não pode resistir. A glória é de Deus! A edificação e consolidação são da Igreja de Cristo. As bênçãos são do povo de Deus lavado e remido no sangue do Cordeiro, que é nosso Senhor Jesus Cristo. “Agindo Deus quem impedirá”. “Se Deus é por nós quem será contra nós”. Como disse na edição passada a experiência com a oração tem sido algo sobrenatural. Se você deseja experimentar mais de Deus, busque estar na presença DEle. Se você tem uma causa impossível coloque nas mãos do Deus do impossível. Ele nunca perdeu uma causa. Deus tem mandado um avivamento para sua igreja e nossa cidade. Seja parte desse avivamento. Deus quer te usar para cumprir seus propósitos salvíficos. Disponha-se, abra seu coração em nome de Jesus, e ore. Quando o povo de Deus ora, o céu reage e a terra responde. Deus nos abençoe com poder e graça! Visite nosso site: www.pibgram.webnode.com.br

Uma porta de emprego me foi aberta. Sabemos que não é fácil conseguir um emprego numa cidade pequena. A concorrência geralmente é grande. Mas quero compartilhar o que tenho experimentado. No ano passado trabalhei em dois turnos, como professora e uma vez vencido o contrato fiquei novamente desempregada. O fantasma do ócio e do desemprego nos assusta. Cheguei a ficar desanimada em alguns momentos, mas sem perder a esperança no Senhor. No ano passado Deus havia aberto a porta do serviço para mim, novamente me pus a orar solicitando ao Senhor que me desse oportunidade novamente de trabalhar. Passei então à campanha acirrada de oração, nesse ínterim Deus me respondeu pela palavra tranqüilizando-me: “Espera que no meu tempo eu abrirei nova porta para você”. Depois desta palavra meu coração se aquietou, no entanto continuei orando. Sempre participo dos cultos de 4ª feiras e minha oração era em favor de todos os pais desempregados. E no mês de Abril surgiu uma oportunidade que se confirmou num contrato de trabalho até 31 de dezembro de 2012. Vale a pena confiar em Deus. Ele é fiel. Posso dizer como Habacuque disse:”Ainda que a figueira não floresça...me alegro no Senhor, Deus da minha salvação” ( HC. 3:17,18 - VT)

Família Positiva - Nº 05 - JUNHO 2012 ——

03


21 dias de oração incluindo 7 dias de jejum, que vão transformar sua vida!

“Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum” (Mt 17:21) A origem do fracasso pessoal está na falta de consagração! - A falta de consagração por meio da oração e do jejum tem levado muitos crentes a sofrerem a derrota em suas vidas. Tem casta de demônios, tem certos problemas, enfermidades como desânimo, depressão, angústia, medo, stress, desejo de vingança, de morrer; certas portas fechadas, certos projetos impedidos, certas tentações, certos relacionamentos que não melhoram na vida de pessoas boas, porque falta-lhes consagração pessoal de vida.

Deus espera uma contrapartida sua por meio da consagração. A disciplina da oração e do jejum, segundo o Senhor Jesus é a única alternativa para expulsar certos “demônios” que impedem os resultados de libertação completa de tudo aquilo que acreditamos ser possível Deus fazer em nossa vida. Tem coisas na sua vida que só vão acontecer depois que você expor seu coração para Deus, através da oração!

Sabemos que Ele cumpre a sua palavra. Deus não responde orações que não são feitas. Por isto, convidamos você a se unir a nós nesta campanha. Nós sabemos que a palavra de Deus é verdadeira! Então não podemos deixar de seguir as suas orientações nesta batalha. Muito dos nossos problemas, ou da falta de resultado em nossos empreendimentos tem a ver com a nossa própria conduta errada. Há um preço a pagar para que as coisas boas aconteçam em sua vida. você está disposto(a)?

Direção: Elmos Santa Rosa

ATACADÃO Av. Manoel José dos Santos - 536, Padre Carvalho - MG Visite nosso site: www.pibgram.webnode.com.br

MERCEARIA Praça de Eventos - 477, Padre Carvalho - MG Família Positiva - Nº 05 - JUNHO 2012 ———

04


Campanha Batista de Consagração - 21 Dias de Oração, jejum e Avivamento da obra de Deus A bíblia traz vários exemplos de pessoas que enfrentaram dificuldades em momentos e circunstâncias difíceis que só foram vencidas depois que praticaram a oração acompanhada de um jejum. ( Confira os textos da tabela no panfleto da campanha, anexo a esta revista) Isto nos lembra que a luta verdadeira é travada nos lugares espirituais. (Efésios 6:1015). Assim, precisamos lutar com as armas que Deus nos dá. (II Cor. 10: 3,4). O Jejum na Bíblia: Segundo as escrituras o jejum é abstinência de alimentos. É diferente da greve de fome, da dieta para emagrecimento, do não comer por não ter fome e de outras formas de abstinências, cujos propósitos são para o resultado físico ou disciplinar do corpo. Tem pessoas que nunca jejuaram na vida, outras que nem orar sabem. Orar é diferente de rezar. (Mateus 6:7). No entanto, não é motivo para ficar envergonhado(a). Os discípulos de Jesus também não sabiam, e não tiveram vergonha de dizer-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou a seus discípulos.” (Mateus 6: 8) De fato você, não pode praticar aquilo que não aprendeu. Mais um motivo para se unir a nós nestes 21 dias de oração e Jejum. Não somente para vencer mas também para aprender como se consagrar a Deus de forma que causas aparentemente impossíveis, venham ser resolvidas em sua vida.

O OBJETIVO DO JEJUM : O Senhor Jesus aponta em Mateus 6:16-18, a principal motivação do jejum, agradar ao coração de Deus, que nos recompensará. (Vs. 18) O Jejum bíblico aponta a abstinência de alimentos sólidos ou líquidos, às vezes permitindo beber água. O Jejum traz algumas características que gostaríamos de ressaltar.

Há um preço a pagar para que as coisas boas aconteçam em sua vida. A oração acompanhada do jejum tem como finalidade a sua consagração para fortalecimento da sua vida cristã, com o intuito de torná-lo mais forte contra as milícias que batalham contra a sua alma. Por isso, o jejum deve ser praticado com objetivo de satisfazer o coração de Deus, “... que o vê secretamente e te recompensará”. (v.18) O seu esforço não será em vão! Através da oração e do jejum, você experimentará maior intimidade com o Senhor. Aprenderá a amar mais o Abençoador do que a benção. Pois o propósito central deste momento de devoção é se dispor de corpo, alma e espírito para deixar Deus agir em sua vida e através de você. O QUE É CONSAGRAÇÃO? È um momento, período ou tempo que você tira para se dispor mais em buscar a Deus, até mesmo, abrindo mão de pecados, com o intuito de ficar tão íntimo dEle, que o Espírito Santo possa agir de modo

É fácil! - Leia diariamente os textos bíblicos indicados na tabela em anexo e marque com um “X” no quadrinho corresponde ao dia lido. * Marque nas opções da tabela, de 1 a 3 motivos que tem a ver com sua necessidade para orar e jejuar, ou senão, acrescente na linha em branco o seu motivo de oração. * Estabeleça um horário para o seu jejum. Pode ser de meio dia ou um dia inteiro. Acompanhe os dias indicados. ( 05, 08, 11, 14, 17, 20 e 23 ). * Marque um horário diário para que você possa ler a bíblia e praticar sua oração.

sobrenatural na sua vida. Suas orações neste período serão mais fortes, sua palavra será mais firme, sua fé se torna mais poderosa, tudo isto porque Deus operará em seu ser, por causa de sua consagração. PORQUE JEUS ORIENTA A CONSAGRAÇÃO? A oração acompanhada do jejum apresenta um propósito secundário; levanos a compreender que há certas coisas que nos controlam ou nos impedem de receber a resposta de Deus, e que são reveladas somente no momento que você se dispõe a abster-se delas. A bíblia diz que a maldição sem causa não se cumpre. (Prov. 26:2). O que significa que a resposta de oração não recebida, tem como causa algum embaraço em sua vida. E somente a consagração pessoal por meio da oração e do jejum, trará a quebra destes obstáculos. PERÍODOS DE JEJUM : Sugerimos abaixo em anexo uma escala de Jejum. Tente acompanhar os dias e os horários. Também não deixe de ler os textos indicados, pois eles te ajudarão na ora da oração diária. Há muito que falar sobre o assunto, não o esgotamos aqui. O que temos apresentado é para te orientar e induzi-lo à busca de uma maior consagração diante do Pai e por conseqüência, maiores vitórias em seu relacionamento com Deus.

“Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então EU ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados, e sararei a sua vida!” (II Crônicas 7:13,14)

BATISTAS DO MUNICÍPIO DE GRÃO MOGOL , PADRE CARVALHO e BOTUMIRIM

Com Você!

R. Ilda Ferreira, 897 - Centro, Padre Carvalho Visite nosso site: www.pibgram.webnode.com.br

R. Osvaldo Simões, Centro, Padre Carvalho Família Positiva - Nº 05 - JUNHO 2012 ———

05


Por - Pastor Paulo César

Respondeu-lhes Jesus: “Errais não conhecendo as Escrituras e nem o Poder de Deus.” (Mateus 22:29)

O Lar de Maria

A Bíblia é exclusiva! Não podemos negar-lhe a autoridade e o principio de que foi Deus quem a inspirou, dirigiu os homens que a escreveram, e Ele mesmo a conserva íntegra até os dias de hoje. (Ver: 1ª Pedro 1:20, 2ª Tm 3:16, Mt.24:35) Nela encontramos a verdade que liberta o homem da sentença do pecado, e o conduz ao caminho da salvação eterna. Ela encerra a sabedoria que o homem precisa para conhecer a Deus e adorá-lo. Sim, ela nos ensina quem Deus é e como fez para ter comunhão com sua criatura, trazendo-a de volta para junto de si. (Ver: Romanos 6:23, João 4: 22, 23, 8:32, 36, 14:6, 2ª Coríntios 5:17,18 e 19)

Na revista anterior falamos um pouco sobre a família de Maria, mãe de Jesus. Onde ela, os irmãos de Jesus, e os discípulos seguiam o Senhor em sua obra missionária. ( João 2:12 NT)

Ela aponta um único salvador (Jesus) e mostra também que Ele é o único mediador entre Deus e os homens. Crer em Deus sem crer em Cristo como único e suficiente salvador do homem é ignorar uma verdade necessária e essencial para a salvação. ( Atos 4:12, João 14:6, 1ª Timóteo 2:5, João 17:3). Os demônios crêem em Deus, mas não crêem em Jesus Cristo como salvador. Não podemos ter fé semelhante à fé destas criaturas, isto faria de nós criaturas semelhantes a elas. (Tiago 1:19 ) A Bíblia é exclusiva porque é o único livro reconhecido por Deus como bússola de ensino ao homem, e por conseqüência é exclusiva porque exclui todos os outros livros religiosos que possam ser usados em qualquer tempo como fonte de revelação e condução do homem no caminho de Deus. Daí a dura crítica de Jesus aos Saduceus ( seita religiosa do tempo de Jesus ), dizendo: “ERRAIS NÃO CONHECENDO AS ESCRITURAS E NEM O PODER DE DEUS.” (Mateus 22:29, Oséias 4:6, João 5: 39) Assim, não podemos desconsiderar a Bíblia: Ela não é como um cavalo que agente monta e leva para onde quer! - Fazer isto é cometer um grave erro. O erro é uma ignorância. Segundo Jesus: Falta de conhecimento das Escrituras e da própria pessoa de Deus. Quem é Deus? Quais são seus atributos? Todo erro traz conseqüências e no caso aqui: Conseqüências eternas. Você é o único responsável pelos erros que comete, e maior vitima deles. O erro é uma falta de reconhecimento de fatos, princípios, circunstâncias, dados, e por fim, o erro é uma falta de conhecimento de uma verdade estabelecida. Um estudante na hora da prova, erra as questões de maior valor, o que ele perde com isto? Um condutor de veículo na hora do teste erra ao fazer uma baliza, o que ele perde com isto? Uma mulher erra no horário de chegada à plataforma de saída do ônibus ou avião internacional, o que ela perde com isto? Se uma pessoa que acredita ser cristã erra na interpretação bíblica com relação aos elementos fundamentais para sua prática cristã, o que ela perde com isto? ( Lucas 16:31)

O estudante perde a nota necessária para a aprovação. O condutor perderá a oportunidade de tirar sua carteira de habilitação, a mulher perderá o meio de transporte que a levará para casa, e finalmente o cristão perderá a eternidade. Se você cair num buraco nas ruas de nossa cidade por falta de uma placa de aviso, pode procurar o culpado. Mas, errando por não conhecer a verdade Bíblica, quem você vai culpar se perder sua salvação? ( Romanos 1: 20 parte c ) Não temos desculpas diante de Deus. Todo fabricante cria um manual de fabricação. Nele se encontram as informações básicas para o uso e procedimento comportamental para com o produto. A Bíblia é o manual de Deus para sua salvação, ela é a placa de sinalização de Deus de que há um buraco na estrada da vida. Desviar do buraco após identificar a placa é a primeira e óbvia atitude que todos devem tomar. Ignorar isto é atentar contra a própria vida. Ignorar a Bíblia é rejeitar o próprio Autor! ( Isaías 46:10). Por: Pr. Paulo César Visite nosso site: www.pibgram.webnode.com.br

Queremos nesta reflexão de hoje, ressaltar o lar de Maria. Às vezes pensamos que somente nossos lares enfrentam problemas de relacionamento entre irmãos. Quem não conhece a bíblia acredita que o lar de Maria deveria ter sido um pedacinho do céu na terra, mas infelizmente não foi. Ainda não houve e não haverá neste mundo um lar sem dor e problemas. Desde que o pecado entrou no mundo, trouxe consigo muito sofrimento e tristeza. Nem o lar de Maria, onde Jesus nasceu e viveu, foi poupado de sofrimento. A bíblia não esconde os conflitos, inveja e ciúme vividos no lar de Maria. No entanto, aponta a raiz do problema: “Pois nem mesmo seus irmãos criam nEle.” (João 7: 5) Podemos imaginar o quanto Jesus sofreu com a incompreensão, oposição e hostilidade dos seus próprios irmãos. Nem mesmo sua mãe entendeu plenamente sua missão. Jesus trabalhou com o pai adotivo na modesta carpintaria de Nazaré e, após a morte de José, assumiu a direção da oficina para sustentar uma grande família. Ele foi o primeiro filho de Maria. Sendo o filho mais velho, conforme o costume do seu povo, era de sua responsabilidade assumir a família. A bíblia mostra que eram aproximadamente nove pessoas que dependiam de Jesus: Maria, sua mãe, seus irmãos Tiago, Judas ( não o Iscariotes), José, Simão e todas as suas irmãs. (Mateus 13:55,56 - NT ) Suspenso na cruz orou em favor de toda aquela multidão que o crucificara e, carinhosamente, entregou sua mãe aos cuidados de João, um dos seus discípulos e de todos o mais amigo e muito amado por Ele. (João 13:23 - NT) Por isso, não desanime diante da incompreensão e aflições que, porventura, você esteja vivendo no recesso de seu lar com seus familiares. Jesus também sofreu e foi vitorioso. Com certeza você também o será. (João 16: 33). Texto baseado em S. João 7:1-7; Mateus 13:55 -57 Família Positiva - Nº 06 - JUNHO 2012 ———— 06


“Sabemos que Deus não ouve a pecadores, mas se alguém é temente a Ele e pratica a sua vontade, a este Ele ouve” ( Evang. de João 9: 31). Sim, a oração tem o poder de mudar as circunstâncias. Você não precisa entender como, mas sim em crer na possibilidade. A oração é uma comunicação com Deus cujo objetivo é solicitar, agradecer, pedir, reivindicar algo de sua parte. Qualquer homem pode fazê-la. Porém, sua resposta é vinculada à condição do coração da pessoa e estilo de vida. “Pecadores que não são tementes a Deus, tampouco praticantes de sua vontade”, não são ouvidos. O poder da oração se encontra na consagração do fiel que é “ temente a Deus e praticante de sua vontade.” Naturalmente que todos somos pecadores por natureza. A bíblia no entanto, aponta como pecador pessoas que se encontram literal e conscientemente na prática de pecados condenados por Deus. Pecador para Deus não são pessoas passivas de pecar, mas sim, aquela que aprecia permanecer no pecado, ainda que consciente dele. “Aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tg 4:17). Temer a Deus implica em respeitar sua vontade, conhecer sua palavra, e abrir mão de práticas contrárias ao que Ele ensina. ( I Coríntios 6: 9 a 11) Deus não admite como temente a ele alguém cujo coração é dúbio. Ou seja, anseia desfrutar de seus milagres, comunhão e resposta de oração mas não desejam pagar o preço de consagrarem suas vidas a Ele. Que pecado você precisa abandonar para ser ouvido? Não importa qual, abandone-o e obterá o favor de Deus!. (Isaías 59:1) Visite nosso site: www.pibgram.webnode.com.br

Sem esforço é impossível haver compreensão de verdades que nos são desconhecidas. Portanto, se não entender da primeira vez, sugiro ler duas ou três. “Tendo em vista a manifestação da justiça de Deus no tempo presente, para Ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.” (Rm 3:26) - Fico preocupado com a indiferença, incompreensão e apatia de certos pessoas que não obstante serem ouvintes da palavra de Deus, ainda não tomaram uma decisão de obedecer a Cristo quanto aos seus mandamentos mais óbvios com respeito à certificação da salvação. “Todos pecaram e destituídos estão da graça de Deus” (Rm 3:23) – O homem até que decida-se por Cristo como único salvador, está literalmente sem comunhão com Deus e não há nada que possa fazer para mudar isto, uma vez que é Deus que em seu eterno propósito em Cristo é quem de fato muda esta realidade. A justificação do homem pecador diante de Deus é uma iniciativa divina. Toda prática de justiça do homem é um farrapo de imundícia. Ou seja, todo esforço do homem de fazer algo para agradar a Deus como um todo e contar com Ele é vão, se não tiver Cristo como padrão de fé para tais ações. A bíblia diz que Cristo Jesus é a justiça de Deus. O pecado não somente maculou o homem como o escraviza, tornando-o sempre incapaz diante de Deus. Por isto Jesus veio, para justificar o homem diante de Deus. A justificação, pelo qual Jesus Cristo torna o homem justo (sem culpa) diante de Deus vem quando este o confessa como seu salvador e Senhor. O que significa que, para que o homem seja considerado por Deus, justo e salvo, ele precisa reconhecer Jesus cristo como único e suficiente salvador de sua vida. Confessando-o por meio dos seus próprios lábios. Dois exemplos: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (Atos 16:31), “Se confessarmos ao Senhor Jesus, e no teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos serás salvo. Por que com o coração se crê para JUSTIÇA, e com a tua boca se confessa a respeito da salvação.” (Romanos 10:9,10). Não podemos driblar a Bíblia. A salvação é como uma moeda. Tem ela dois lados. De um a justificação em Cristo, processada por Deus, e do outro a resposta do homem com relação ao ato de Cristo em redimi-lo, isentando-o da penalidade eterna. Por isto é que a bíblia cita que “já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.” (Rm 8:1) Pessoas ditas cristãs, crentes, ou evangélicas, que assiduamente assistem aos cultos ou missas e descansam orgulhosamente cruzando os braços quanto à necessidade do CERTIFICADO ESPIRITUAL de sua salvação jamais experimentarão de fato uma justificação da parte de Deus. Deus não considera como justa a pessoa que não corresponde por meio de suas atitudes o perdão por Ele concedido; uma vida de preocupação com o próximo, ou mesmo com suas responsabilidades morais, bem como com a prática do ensino de Cristo são EXIGÊNCIAS divinas de todo aquele que um dia foi justificado (Perdoado) por Deus. Alguns abraçam somente um lado da moeda: A mensagem de que Cristo é o nosso salvador. De fato, na cruz, Jesus nos perdoa do pecado herdado em Adão e dos praticados contra Deus, vindo assim a nos liberar da condenação do pecado, tornando-nos justos (sem culpa) diante de Deus, e dispensando todo esforço de nossa parte de fazer algo por nós mesmos para sermos justos diante dEle. Este é um lado da moeda. Jesus sem culpa alguma fez-se culpado por nós, perdoando-nos de nossas culpas. O outro lado da moeda tem a ver com a segunda parte da mensagem da salvação. Muitos ditos cristãos, parecem ainda não terem entendido que, embora não sejam justificados (salvos) por suas próprias obras e merecimentos, a conseqüência evidente da justificação em Cristo é a prática das boas obras que a bíblia ensina. “Toda escritura é divinamente inspirada e útil para aperfeiçoar o homem de Deus para a prática das obas obras” (II Tm 3:16,17). Que obras? – Claro e evidente: Os mandamentos bíblicos de JESUS que se encontram no NOVO TESTAMENTO. Somente quem é justificado por Cristo vive uma vida digna do evangelho. Assim, entenda a matemática seguinte: Conhecimento– prática =hipocrisia, Prática — Conhecimento = Ignorância, e Conhecimento + Prática = Salvação. Quem não procura viver de modo digno da salvação em Cristo, ainda não está SALVO. Que Deus tenha misericórdia dos que estão na dúvida. ( Pr. Paulo César ) Família Positiva - Nº 05 - JUNHO 2012 ———

07


Por: Paulo César Nascimento

Cirurgiã Dentista - CRO 28.782

Dentista (estética), Clareamento dental, Prótese Fixa e Removível, endodontia(Canal), aparelho fixo e r emo ví vel, cir ur gia e Tratamento Periodontal. Pça Ezequiel Pereira, 145 - Centro, Grão Mogol, MG

LEI MUNICIPAL nº 232 / 2012 JOSÉ NILSON Prefeito de Padre Carvalho - MG

Prefeito de Padre Carvalho sanciona e promulga Lei Municipal de SEMANA DA CULTURA EVANGÉLICA Com isto, sei que haverá um poder de igualdade entre as igrejas e talvez uma integração maior entre elas, em benefício do povo, e da mensagem que pregam.

“Por questão de conveniência, o sistema político tem a tendência de favorecer a maioria”

(F+ ) - É provável que o senhor venha sofrer alguma crítica pela decisão. O que pensa disso?

José Nilson, prefeito de Padre Carvalho, reconhece que ao Sancionar e promulgar a Lei Municipal que favorece os evangélicos de seu município, faz também justiça social. Com roupas simples e sorriso cortês, o prefeito José Nilson, mais conhecido na sua região como Nilsinho, recepciona a equipe editorial da Revista Família Positiva (F+), em sua casa, às 9:00h de uma fresca manhã de sábado em sua cidade. Sentado numa cadeira de madeira, e semblante descansado de quem teve uma boa noite de sono, para início de conversa, sauda-nos com um “bom dia”, oferece café, e começa a falar sobre suas origens familiares e também do seu trabalho como líder do povo. Filho de gente simples, membro de uma família grande, composta por 22 filhos, bem criados, cujos pais viveram 60 anos juntos, compartilha e discursa sobre a importância do equilíbrio familiar. Professando fé em Deus, no meio da conversa, deixou claro um certo saudosismo em sua experiência no trabalho como exlider de casais em sua cidade natal. Aqui, em sua atual cidade, conquistou o respeito dos cidadãos, políticos (nem todos é claro), e religiosos, principalmente por se colocar do lado do bem comum. Visite nosso site: www.pibgram.webnode.com.br

Chegando à reta final do seu segundo mandato fala dos últimos projetos que pretende consolidar até sua saída. Dentre eles, o de deixar a cidade toda calçada e sua administração com um senso de serviço acabado. Em sua explanação expôs as dificuldades enfrentadas no início da caminhada, bem como também as conquistas alcançadas ao longo do caminho. Enquanto conversávamos, naturalmente como não podia deixar de ser na vida de um homem publico que divide o seu dia-a-dia com vários telefonemas e pessoas que recebe na sua casa, já haviam alguns à sua espera. (F+ ) - Foi inusitada a sua decisão de promulgar uma lei municipal do teor da 232. O que o levou a isto? Nilsinho - Primeiro, porque eu senti espontaneamente que deveria demonstrar reconhecimento ao povo evangélico de nosso município, que hoje gira em torno de 20% da comunidade. Em segundo, porque apoiamos também a Igreja Católica em seus eventos. E o político não deve discriminar ninguém, afinal todos votam!

Nilsinho - Como eu disse, o que fiz foi espontâneo, de coração e consciente. Não temo as críticas, porquanto estou em paz. F+ ) - Poucas autoridades em geral têm a coragem de promover benefícios para a minoria, como o senhor vê isto? Nilsinho - Por questão de conveniência, o sistema político tem a tendência de favorecer a maioria. No entanto, tenho visto o trabalho e a influência evangélica refletida na vida das famílias de minha cidade. Tenho notícias de que Padre Carvalho hoje é uma das cidades de menor índice de separações do Estado. Creio que tudo isto se dá também pela integração e esforços da comunidade, entre eles, a parte evangélica. F+ ) - Que perspectivas para sua cidade o senhor vê hoje na aprovação dessa lei? Nilsinho - Eu vejo a integração. A experiência de cada um, as oportunidades da própria igreja local e das pessoas vindas de fora, onde estará se movimentando num somatório para crescer. A palavra chave é somar. Estes esforços darão lugar também à palavra de Deus no coração das pessoas. E não somente isto, haverá a oportunidade de atrair pessoas de outros municípios que virão em detrimento do trabalho realizado pela comunidade evangélica local. (F+) - A Lei 232, prevê a Semana da Cultura Evangélica, para quando?

Família Positiva - Nº 05 - JUNHO 2012 ———— 08


Nilsinho - Ela foi promulgada para entrar no calendário municipal e acontecer sempre na terceira semana do mês de julho de cada ano. Onde a comunidade evangélica terá toda cobertura e apoio da Prefeitura Municipal de Padre Carvalho, como: liberdade em usar o espaço público, palestras nas escolas, e um orçamento previamente aprovado para subsidiar todas as custas de seus eventos. F+) - Vejo em sua atitude um senso de justiça, igualdade e neutralidade, porque? Nilsinho - Eu sempre tive apoio da comunidade evangélica, dentro da cidade e maior ainda dentro do município, isto em torno de 95% a 97%. E pensando na igualdade, creio que o sol nasceu para todos, e todo mundo tem direitos iguais. É missão da igreja trabalhar para salvar vidas, seja ela Católica ou evangélica. E para isto acontecer, é importante que tenham a mesma oportunidade, e cabe ao município a iniciativa de ajudar, sem privilegiar demais uma religião, discriminando a outra. ( F+) - Qual maior sentimento do senhor prefeito com este reconhecimento? Nilsinho - Estou otimista com tudo isto. Pois também é um sentimento de gratidão de minha parte, pois eu sempre tive, em sua maioria, grande apoio desta comunidade.

Vasos, cachepos, artigos decorativos e artesanato. Rua Alagoas, 120 Cintra, Montes Claros

Entrega à domicílio!

Av. Boa Vista , 30 Centro, Cristália – MG Visite nosso site: www.pibgram.webnode.com.br

Pça Cel Janjão, 30 A Centro , Grão Mogol - MG Família Positiva - Nº 05 - JUNHO 2012 ———— 09


Continuação - Parte B.

“E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estejamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.” ( 1ª João 5:14,15) Na última edição tratamos dos primeiros quatro passos para a eficácia da oração. Finalizaremos nesta os últimos, fundamentados no texto de 1ª João 5:14,15, que se encontra no Novo Testamento. Relembrando: 1º Passo: Distinga a verdadeira fé do sentimento de fé. 2º Passo: Dirija suas orações a quem pode respondê-las. 3º Passo: Resolva o que você deseja da parte de Deus. 4º Passo: Alinhe o seu pedido à vontade de Deus. 5º Passo: Creia que você receberá o que pediu. “E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos...”. Parece óbvio falar isto, mas fato é que distinguir a verdadeira fé da falsa é uma coisa e crer absolutamente na resposta é diferente. Há dois tipos de verdades: A do conhecimento intelectual e a verdade revelada. Uma contradiz a outra. O intelecto atinge geralmente o campo dos sentidos, a verdade revelada o campo da fé e do sobrenatural. Crer no segundo caso é mais profundo. É literalmente se entregar à resposta divina, sem nada duvidar. João diz: “e se sabemos que ele nos ouve”. Devemos descansar na certeza da resposta. 6º Passo: Lute para vencer a tentação da dúvida. “...estejamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.” Pensamentos de dúvidas passarão sobre a sua mente, pessoas negativas ou até mesmo as circunstâncias te desafiarão a continuar a crer. Assim, recuse-se a duvidar de que a resposta virá, o que significa que deverá orar positivamente mais uma vez a cada manifestação de dúvida, isto certificará que você “está certo de que obterá o que pediu”. 7º Passo: Tribute a Deus com ações de Graças ao presente que virá como resposta de sua oração. O princípio da fé nos leva a se alegrar antes de ter o objeto nas mãos. Deus nos orienta a confiar nEle em todo o tempo. Assim, tributar a Deus com um hino de louvor, mesmo antes de ter recebido a benção é um principio bíblico de quem crer na reposta divina. O povo de Israel cantou o hino da vitória depois que atravessou o mar vermelho, não antes. Mas tinham tudo para tê-lo feito antes. Nós podemos nos alegrar em Deus, sua palavra nos adverte e orienta quanto a certeza de vitória, e acalma nosso coração, dizendo: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” ( Filipenses 4:6), assim, obteremos sua resposta! (Pr.PC) Visite nosso site: www.pibgram.webnode.com.br

Mestranda em ciências da Educação com foco em psicanálise; graduada em Normal superior; Letras / Inglês e pós-graduada em supervisão, inspeção, orientação, gestão pública, docência superior, tecnologias da comunicação e informática acessíveis, e planejamento educacional.

15 de maio, dia mundial da família. Considerando o ciclo da vida, quando o ser humano nasce, desenvolve e morre, percebe-se que neste período transitório são diversas as instituições credenciadas à árdua tarefa de educá-lo e contribuir na educação do mesmo. Numa ordem cronológica destacam-se a família, a escola e a igreja. Qual o verdadeiro papel de cada uma? Mediante a evolução globalizada e emancipadora, tornou-se muito difícil valer-se das leis e fazer uso de sentidos que a humanidade perdeu ao longo do tempo. A casa é um micro espaço, e obrigatoriamente é da FAMÍLIA, instituição precursora, o papel de educar os filhos. É neste contexto com os pais, avós e irmãos, que a criança primeiro convive. Dela é o dever de educar e cabe a ela, somente a ela, ensinar os valores humanísticos. IMPOR LIMITES é uma maneira saudável de amar a sua descendência. Em provérbios temos: “Corrige teu filho, e ele te dará descanso, sim, ele agradará teu coração”. (Provérbios 29:17) Por vez espera-se da ESCOLA, um macro espaço, a otimização da cidadania, uma vez que trabalha a integração da criança com o meio em que vive. O PROFESSOR é uma autoridade dentro da sala de aula e deve respeitar os seus alunos, porém também determinar e ter voz de comando, dando prioridade ao desenvolvimento da afetividade do conhecimento. É necessário se posicionar como mediador neste processo de cidadania que logo se inicia com a certidão de nascimento e finaliza tão somente com a certidão de óbito. Na religião e na IGREJA, configura-se a complementação balsâmica dos ensinamentos dentro de uma perspectiva filosófica de acolhimento. Fala-se do DEUS vivo, força suprema que tem poder de originar, orientar e julgar o ser humano. “Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes, refreie a língua do mal, e os lábios de falar coisas enganosas ; afasta-se do mal e faça o bem; busque a paz e nela insista”. (Salmos 34: 12-14.) Segundo o monge tibetano Lobsang Rampa, a religião é algo que VIVEMOS. Mantendo puros os pensamentos, exclui-se as impurezas e fortalece o espírito para quando este deixar o corpo e for de encontro ao criador. O corpo e a alma precisam de sustentabilidade. Não há um futuro promissor sem que haja uma educação integral de VALORES de formação humanística com VALORES universais como liberdade, solidariedade, responsabilidade, respeito e justiça. Todos juntos APRENDEMOS e APREENDEMOS conhecimentos numa troca de experiências múltiplas, respeitando a inclusão do diferente, a diversidade sócio-econômica do outro, numa busca do pleno desenvolvimento físico, intelectual, social, emocional e moral. “Mas o amor do Senhor para com os que o temem permanece para todo o sempre, e sua justiça, para os filhos dos filhos, para aqueles que cumprem os seus preceitos” ( Sl, 103.17-18) Família Positiva - Nº 05 - JUNHO 2012 ———

10


Elas fazem qualquer coisa para conquistar

Creia em JESUS e somente nele como único e suficiente salvador pessoal. ( João 3:16, 10:9 e 14:6, Atos 4:12 )

você.

Desde a serpente no Édem até os dias de hoje, o

1)- Não admite A BÍBLIA por completo, como inimigo de nossas almas tem distorcido a Palavra fonte de revelação divina ao homem. de Deus para tentar afastar-nos do caminho da Geralmente usam outros livros com ensinos paralelos ou “revelados” por pessoas Verdade. Ao longo dos séculos, diversas seitas têm usado consideradas especiais, profetas ou santas. (Confira-> João 5:39 , Gálatas 1: 8, ) tendenciosamente vários textos bíblicos isolados 2)- Nega a Divindade de Jesus, ou seja, para justificarem suas doutrinas de perdição. O Senhor Jesus condenou os Sacerdotes da Jesus é um “deus” menor criado pelo Deus época por causa do ensino errado que ao invés de todo poderoso. Se esquecem que Jesus produzir a “Salvação” do fiel, cooperava para que aceitou adoração e perdoou pecados, coisa que ele se tornasse duas vezes mais merecedor do só Deus podia fazer. inferno. (Mateus 23:15). Em qualquer parte do mundo vamos encontrar diversas denominações cristãs e não cristãs. As segundas são fáceis de descobrir, quanto as primeiras, dificilmente uma pessoa que não esteja atenta aos ensinos bíblicos saberá distinguir qual delas de fato ensina a Verdade que conduz à salvação eterna.

3)- Se considera A ÚNICA igreja verdadeira para a salvação do homem. Na convicção e ensino dos fiéis desta “igreja” eles são os únicos salvos. Se esquecem que o caminho da salvação está em Cristo e não na igreja! ( VEJA: João 14:6, Atos 4:12, Efésios 2: 8 ).

4)- Ensina a comunhão com Deus por meio de outros MEDIADORES além de Cristo. Jesus De acordo com o Senhor Jesus, a doutrina errada é o único mediador entre o homem e Deus. é tão venenosa para o fiel quanto um remédio contatos com Deus por meio de orações errado. Não se combate um câncer com dirigidas a outras pessoas por melhores que tenham sido é antibíblico. (VEJA: João 14:6, Gála“Sonrizal” ou “Aspirina”.

Tome a decisão de obedecer a palavra de Deus para ser aprovado por Ele em vida. Mortos não podem tomar decisões. ( Hebreus 9:27 e 13:4 ) Admita a Bíblia como único princípio de prática para sua fé. Deus te julgará segundo a opinião que Ele tem sobre o pecado revelado na Palavra. ( João 14:28, Apocalipse 14:6,14,15). Não acredite em tudo o que te ensinam. Filtre tudo à luz da bíblia e da oração, pedindo ao Espírito Santo de Deus que confirme em seu coração aquilo que Ele estabeleceu na sua palavra. ( Mateus 23: 1 e 24:24 , 1ª Timóteo 4:1 ). Persevere em seguir ao Senhor Jesus. Ele disse que “aquele que perseverar ATÉ O FIM, será salvo” (Mateus 24:13 , Apocalipse 12:11 ) Aprenda a ler a Bíblia. Quem toma remédio pela receita não pode errar a dose. ( Josué 1:8 , Gálatas 1:8 )

tas 1:8, 1ª Timóteo 2:4,5 e 1ª João 2: 6)

Como descobrir no meio de tantas denominações que se dizem cristãs aquela que prega a verdade 5)- Pregam as BOAS OBRAS, como práticas que conduzem à salvação. Neste contexto, de Cristo segundo o evangelho da salvação? ensinam Práticas, Usos e Costumes, bem como Neste artigo e em outros vamos estar observância de dias especiais. Segundo estes, apresentando você alguns traços que o ajudarão se você não guardar estas coisas, não alcana identificar uma seita. Se existem falsas igrejas çará a salvação. São as igrejas do não pode. pregando o evangelho de Cristo, é porque há Não pode cortar cabelo, usar calças, brinco, também as verdadeiras. não pode comer carne dia tal, não pode dar o Assim, cumpre a você não somente viver sua fé, dízimo, etc. (Confira: Efésios 2:8 , Romanos 14: mas acima de tudo, procurar certificar-se se a 3,4 , Daniel 5:16,29 , Gênesis. 1: 30, Mateus igreja que você freqüenta é de fato idônea 23:23, Juízes 16;13 , Atos 15: 28, 29... ). segundo os ensinos de Jesus ou é uma seita. 6)- Fazem suas DOUTRINAS fundamentadas O QUE É UMA SEITA?-“Grupo de pessoas que em um ou dois textos bíblicos apenas, seguem determinados princípios ou doutrinas, contrariando o resto das escrituras. A bíblia divergentes dos princípios bíblicos genuínos não se contradiz. Toda ela é inspirada por Deus. ( Confira -> 2ª Timóteo 3:16,17, 2ª Pedro 1:21 , 2ª pra salvação.” Pedro 3: 16 , Mateus 23 : 4 ). - Seita é aquela instituição religiosa que: Continua na próxima revista Visite nosso site: www.pibgram.webnode.com.br

Vamos fazer um teste? - Encontrar um texto na bíblia é tão fácil como procurar um endereço. Tomemos como exemplo o texto de ATOS 4: 12. Ao ler Atos 4:12, você deve interpretar assim: Livro de Atos, capítulo 4, verso de nº 12. Por Exemplo, meu endereço: Rua José Colares, 119, centro, Grão Mogol. A bíblia é a como a cidade: O Livro é o Bairro: Atos O Capítulo é a rua: 4 (Quatro ) O verso ou versículo é o número procurado: 12. - Agora é a sua vez! - Tente encontrar os seguintes textos: Hebreus 9:27 e Atos 16: 31 - Boa sorte! Família Positiva - Nº 05 - JUNHO 2012 ———— 11


Cuidado com a A dispepsia, mais conhecida como indigestão, é o desconforto ou sensação de queimação no abdome e, geralmente, vem acompanhada de náusea, azia, inchaço abdominal, arrotos e, algumas vezes, vômitos. Esse problema pode ser causado por doenças no trato digestivo, como refluxo gastrointestinal. Gastrite ou pedra na vesícula. Ou o resultado de ingestão rápida e exagerada de alimentos, comidas gordurosas ou situações estressantes. Para saber um pouco mais sobre este desconforto estomacal e de como tratá-lo, fique atento às dicas do Dr. Vladimir Schraibaman, especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia e orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein. Causas da indigestão: Destacamos as gastrites, doença do refluxo, presença de pedra na vesícula (colelitiase). Mas, a indigestão também pode ser provocada pelo ato de comer muito rápido, pela alimentação excessiva ou mesmo pelo consumo de bebidas alcoólicas. Causas externas: A indigestão pode ser causada por motivos emocionais, estresse do cotidiano e má alimentação. O estresse leva à maior formação de ácido pelo estômago, o que gera quadros de dispepsia, refluxo, mal-estar e indisposição geral. Alimentos mais indigestos e pesados: Alimentos gordurosos e com muito condimento em geral são os mais indigestos, além de alimentos como pepino, pimentão, carne mal-passada, entre outros. Os alimentos ditos pesados são os que possuem alto teor de gordura em sua receita, como churrascos, feijoada, mousses, tortas gordurosas, quindim, pavês, massas como molhos muitos gordurosos, entre outros. Como evitar a indigestão: Evite tomar líquidos durante as refeições. O ideal é tomar água uma hora antes ou 30 minutos após as refeições. Evitar alimentos indigestos à noite, dê preferência a sanduíches ou sopas, nesse horário. Comer a cada três horas e evitar se alimentar com grandes quantidades no período noturno. Repouso: Não é necessário repousar, porém o mais importante é evitar atividades físicas intensas após as refeições. Como o sangue é direcionado preferencialmente para o tubo digestivo durante a digestão, realizar atividade física logo após pode levar a uma digestão lenta e mal-estar por falta de suprimento sanguíneo.

DA CULTURA EVANGÉLICA Mais um reconhecimento público da presença cristã evangélica no seio social. Dia 07 de Maio - Na câmara Municipal de Padre Carvalho–MG, foi aprovada por unanimidade por todos os vereadores presentes a Lei Municipal de nº 232/2012 que decreta como oficial a terceira semana de Julho como Semana da Cultura Evangélica. Visite nosso site: www.pibgram.webnode.com.br

Chá e digestão: Eventualmente, a cerca de uma xícara, digestão. O chá verde Sua composição que Grandes quantidades podem piorar a que ajudam a indigestão: A como abacaxi ou consumo de auxiliar na nessas

ingestão de chá verde, após a refeição ajuda na possui elementos em ajudam na digestão. não são indicadas, pois digestão. Alimentos aliviar os sintomas da ingestão de frutas, mamão, após o proteínas, pode digestão situações.

Sais de fruta efervescentes e antiácidos: É preciso ter certeza que a indigestão não está sendo causada por outra doença. Caso contrário, o uso eventual dessas substâncias não impõe risco. Mas, se a pessoa apresenta, freqüentemente, quadro de indigestão, é necessário consultar um especialista no aparelho digestivo para avaliar as condições clinicas e realizar um diagnóstico mais preciso.

Extraído do JORNAL DO CBESP. Aproximadamente a 10 km de Padre Carvalho, em um pequeno e modesto sítio, funciona uma de nossas células de oração e ensino da Palavra de Deus. é a célula de nossa irmã Maria Rosa de Oliveira. Ela, hoje com 52 anos, é um dos mais proeminentes líderes de células de nossa igreja. E xempl o de dedi ca çã o e vocação ao chamado de Deus para evangelizar sua comunidade. Dirige o ensino semanal para mais de 10 pessoas.

Dia 15 de Abril em PADRE CARVALHO. Dia 06 de Maio em GRÃO MOGOL. Realizamos uma mobilização especial neste dias, onde 48 pessoas estiveram orando a Deus em favor de nossas cidades, da igreja, dos irmãos enfermos, autoridades públicas, e de inúmeros outros problemas cuja solução está nas mãos do Senhor!. A resposta já começou a chegar. Participe você também... Afinal, Deus espera pelas suas orações!

Família Positiva - Nº 05 - JUNHO 2012 ———— 12


O C.C.M. promove um ensino com transparência e qualidade para você continuar crescendo cada vez mais! Cursos modulares trimestrais

“Estejam preparados para responder a todos aqueles que vos pedirem a razão da vossa fé” ( I Pedro 3:15) Você precisa estar preparado para responder às pessoas quando questionado acerca da sua fé. Muitos Cristãos são envergonhados todos os dias, por não terem condições de se defenderem diante dos incrédulos. Quem diz ter sua fé e não tem respostas para ela, é semelhante a um soldado que não sabe manejar sua arma. Está totalmente desqualificado para a função. Isto se dá por três fortes motivos: 1) Não se preparam. O Despreparo se dá por vários motivos, como: falta de leitura da bíblia, falta de participação na Escola de Crescimento, falta de assistência aos cultos onde poderá estar ouvindo e se informando sobre a vontade de Deus. Tudo isto desqualifica o cristão diante do incrédulo e o mantém refém da ignorância. 2) Não buscam respostas para as maiores perguntas dos incrédulos. Buscar respostas implica em ter consciência de que ser cristão é viver numa sociedade que não comunga seus valores e, portanto, questiona porque o cristão tem que viver de maneira diferente. A sociedade pergunta porque o cristão se veste diferente, porque não pratica os costumes da cultura local, porque não venera “imagens”, porque não bebe, não fuma, não prostitui, porque não tem mais de uma mulher ou mais de um homem, porque ler a bíblia, porque estar na igreja toda semana, porque não aceita propina, porque não divide as calunias e as criticas, por que sua igreja é a verdadeira igreja de Cristo?.

Pça da Matriz, 45 - Centro - Padre Carvalho - MG, CAIXA AQUI: Recebemos: Conta CEMI, COPASA, Boletos Bancários. Fazemos Pag. De Benefícios Sociais - Depósitos. Temos cargas VIVO e Chip –XEROX Visite nosso site: www.pibgram.webnode.com.br

Assim, para obter respostas para estas e outras perguntas, é preciso buscá-las no lugar que podem ser encontradas. No evangelho de Jesus. Não é à toa que Paulo exorta:“Procura apresentarte a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” ( II Tm 2:15) 3) Terceiro motivo está em não saberem a razão da sua fé. A Bíblia diz que o povo de Deus sofre porque lhes falta conhecimento, e é justamente pela falta de convicção da origem de nossa fé que negligenciamos a aplicação das escrituras à nossa vida prática quando nos relacionamos com aqueles que não conhecem a Deus. O apóstolo Paulo recomenda a Timóteo: “ Medita estas coisas, ocupa-te nelas para que teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tenha cuidado de ti mesmo e da doutrina, persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás. Tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” (I Tm 4:15,16) Com o objetivo de fazer com que você não se sinta envergonhado quando desafiado por pessoas que questionam seu compromisso com Deus, existe o C.C.M. para capacitar você e as pessoas de sua família por meio do estudo das escrituras. Venha fazer parte desta escola! – Pois: “Toda a escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deu seja perfeito e perfeitamente preparado para responder a todo aquele que lhe pedir a razão de sua fé” (II Tm 3:16,17) Estudar a bíblia também é atitude de um verdadeiro Adorador.

O Senhor Jesus disse que o cristão é o sal da terra. Assim como a carne precisa de tempero para ter sabor, a sociedade precisa de cristãos puros para ser pura. No seu tempo, o Senhor Jesus impactou a sua geração dando uma nova forma de vida às pessoas e mudou a história da humanidade em antes e depois de Cristo. Porém, o cristianismo de hoje não trans-forma as pessoas. Pelo contrário, está sendo transformado por elas. Não está elevando o nível moral da sociedade, está descendo ao nível da própria sociedade que deveria mudar, congratulando-se com o fato de que os tempos mudaram. Teria Deus mudado? Teria Deus renunciado o seu repúdio pelo pecado? - Uma sociedade que carrega o nome de “Cristã” não deve sorrir enquanto o cristianismo verdadeiro é vitimado pela própria conduta pecaminosa daqueles que deveriam defendê-lo! ( Pr. PC) Família Positiva - Nº 05 - JUNHO 2012 ———— 13


Endereços de nossas células em

Padre Carvalho - MG

(GMD é um departamento interno da PIBGRAM voltado para a ação Social.

Divulgamos o trabalho do GMD na revista passada e obtivemos um bom retorno. Pessoas não somente elogiaram o trabalho como também abriram o coração para contribuir financeiramente e até com donativos para a assistência social, prestada pelo Grupo Mãos Dadas. Agradecemos a todos os colaboradores. Mas, também, lançamos o desafio para você: CONTRIBUA! Suas ofertas permitir-nos-ão ajudar mais pessoas com cestas básicas, ajuda de custo à consultas, pagamento de contas de luz, água e suprimento de gás. É o que temos feito! Por ser uma cidade pequena e todos serem conhecidos não expomos aqui os nomes e ou, fotos dos beneficiados. Caso seja contribuinte e queira conhecer pessoalmente tais pessoas, entre em contanto com os componentes do grupo. (Elza, Carol, Lia ). PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRÃO MOGOL

PARA:

CASA DE:

ENDEREÇO

CRIANÇAS

Elaine e Aline (Dom. - 09:00h )

Rua Guanabara, 541

MULHERES

MULHERES Zilmar Santa Rosa R. São Gonçalo, 376 ( Sábado - 19:30h) MOÇAS E GAROTAS

R. Rainha da Paz, 249 Lucília ( Sábado - 19:30h )

FAMÍLIAS

Júnior e Edilânia R.Evaristo Bispo, 448 ( Sábado - 19:00h )

FAMILIAS

João Alexandre Av. Manoel José dos ( Sábado - 19:30h ) Santos, 429

FAMÍLIAS

José Amaral ( Sábado, 19:30h )

FAMILIAS

Rua Tancredo Neves, Devado ( 5ª Feira, 19:00h ) 475

HOMENS

José Maria ( Sábado, 19:30h )

RAPAZES

Rua São Geraldo, 320 Sr. Odilon ( Sábado - 19:30h )

Banco do Brasil, Agência: 2088-5 e Conta Corrente: 5881-5. Antecipadamente, agradecemos seu apoio! “Não deixe de fazer o BEM a alguém, estando nas tuas mãos o PODER de fazê-lo” (Provérbios de Salomão - cap. 3, verso 27 ).

Data

Atividade

08 de Junho Reunião Administrativa para todos os membros

01 Sandra Ednalva 02 Geralda Rodrigues 08 Jadélia Ferreira 13 Antônia Juscélia 17 Joelita Alves

Se você é membro da PIBGRAM / IBAC, ou uma pessoa freqüente às reuniões de nossa igreja, e é aniversariante do mês corrente ou do próximo, e quer que seu nome seja publicado nesta revista, procure a ficha de cadastro da igreja afim de atualizarmos seus dados, pois nos ajudará a manter nosso cadastro em dia. Pr. Paulo -> (38) 9912-1880 ou Irmã Elza -> 9973-7776

Rua Josenópolis, 193 Fabiana Félix ( 5ª feira - 19:00h )

HOMENS E MULHERES MISTA DE JUNIORES

Rosa Maria ( Sábado- 14:00h )

Rua Verônica de Castro, 228

Rua Josenópolis, 193

Fazenda Boa Vista, s/nº

R. Rainha da Paz, 249 Lucília ( Sábado - 17:00h )

Endereços de nossas células em Grão Mogol PARA:

CASA DE:

ENDEREÇO

HOMENS

R. 6 (seis ), 182 Antônio César ( 5ª Feira - 19:30h ) Bom Gosto.

HOMENS

R. Pedro Laborne, Alexandre ( Sábado - 19:30h ) 492, Centro.

MULHERES

R. Santa Rita, 257, Luciana ( 3ª Feira - 19:30h ) Centro.

MULHERES

R. Samambaia, Renata ( Sábado, 19:30h ) 145 - Centro

MULHERES

Betânia Aparecida R. Teodorico Ben( Sábado - 19:30h ) querer, 168, B. G.

Direção: Geral - Paulo César (9912-1880) Adjunta - Gilmar Cândido

JOVENS

Colunistas e colaboradores: P.César, Gilmar Cândido, Zilmar S.Rosa, Fabiana Félix.

Caroline Bicalho R. José Dedier , ( Sábado - 19:30h ) 312, Centro.

ADOLESCENTES

R. Oto de OliveiCelso e Cida ( 3ª Feira, 19:30h ) ra, 85 B.Gosto.

ADOLECENTES

Edileuza Costa Praça do Mercado, ( 5ª Feira, 19:30h ) Centro.

21 Renato Guimarães 24 João Alexandre

Editorial: Batistas de Grão Mogol, Padre Carvalho e Botumirim PIBGRAM : R. 23 Marco, nº 70, Centro - G.Mogol, MG - 39.570 – 000

( 10 - 13 anos ) Visite nosso site: www.pibgram.webnode.com.br

Família Positiva - Nº 05 - JUNHO 2012 ———— 14


Informações: (38) 9973 -7776 (Elza) ou (38) 9912 - 1880 (Paulo)

Dia 13 de Maio, na E.E.P.O.S., os homens da PIBGRAM, serviram gratuitamente, um delicioso almoço para mais de 200 pessoas, dentre adultos e crianças, em homenagem às mães. Agradecemos a todas as famílias que compareceram e participaram conosco, inclusive aos membros PIBGRAM. Destacamos que os homens Batistas, na direção do Moisés como cuca foram os responsáveis pelo evento, e muito competentes por sinal. Além de terem preparado um suculento almoço, eles ainda serviram às suas mulheres. Tivemos um gostoso momento de louvor, de oração e pequena reflexão da palavra.

Emocionante mesmo foi o momento de testemunho. Onde alguns filhos tiveram a oportunidade de fazerem declarações para suas mães. Em momentos assim, é difícil ter alguém que diant e de tanta s d e c l a r a ç õ e s comoventes, fique sem se emocionar.

Finalizamos nosso evento entregando um presentinho para as mamães presentes. Desde já, nossa gratidão a Deus e todos os colaboradores do evento.

Pça da Matriz, 47 - Padre Carvalho “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam, se o Senhor não vigiar a cidade, em vão vigia a sentinela.” (Sl.127:1)

Direção:

Gêra e Gil Visite nosso site: www.pibgram.webnode.com.br

Praça da Matriz, 47 - Padre Carvalho, MG

Direção: Gêra

e Gil

Família Positiva - Nº 05 - JUNHO 2012 ———_ 15


Grão Mo gol

Telefone:

www.ciclodiasmg.com.br

Entrega à domicílio!

R. Santo Antônio, 148, Centro Grão Mo gol, MG

Rua Cristiano Relo, 69 - Centro, Grão Mogol

Celular: 9981 - 9595

Tel.: (38) 3.238 - 1233 De: 2ª a Sábado Faça já sua reserva.

R.Franklim Barbosa - 33, Centro - Grão Mogol, MG

Avenida Domingos de Arruda, 01 Bom Gosto, Grão Mogol - MG - 39.570-000

Fazendo o melhor para quem precisa! Jesus é fiel!

QUALIDADE E RESPEITO AO BEM ESTAR DE SUA FAMÍLIA!

Confecções, calçados infantis,vestidos, calças e Moda íntima. Rua Cristiano Relo, 46 - Centro, Grão Mogol, MG

Celular: 9991 - 5189

Pça Coronel Janjão, 36 B - Centro, G.Mogol

PIBGRAM - Uma igreja viva, servindo ao Deus Vivo! - Aviva Senhor tua obra, para tua glória!


Revista Família Positiva - Junho 2012