Page 3

Alguns alunos que mais freqüentam a Biblioteca Patrícia Yukari Goya - (4ª D) Livros que leu em 2003: - O final da História - Um detetive muito louco - Violeta - Onde foi parar a luz da manhã - O mistério da mochila cor de abóbora Livro de que mais gostou: Violeta

Fabiana Dias Bellão (7ª B) Livros que leu em 2003: - Viajantes do infinito - O castelo da intriga - Pântano de sangue - A vontade dos cometas Livro de que mais gostou: Anjo da Morte (Pedro Bandeira). “O que me incentivou a ler foi o desejo de aprender a se comunicar melhor, e também o incentivo dos meus pais.”

Carolina Torres Komatsu (1º A EM) Livros que leu em 2003: - Dom Casmurro - O Xangô de Baker Street - Amor de perdição - Senhora - Os Lusíadas Livro de que mais gostou: O Xângo de B a k e r St r e e t ( J ô S o a r e s ) . “Sinceramente não sei ao certo o que me leva a ler. Vejo os livros como sonhos, como uma maneira de viajar e exercitar a mente”. Diego Henrique Tombini (1º B EM) Livros que leu em 2003: - Amor de Perdição - Os Lusíadas - O Senhor dos Anéis Livro de que mais gostou: O Senhor dos Anéis Retorno do Rei (J.R.R.Tolkien). “O incentivo da leitura vem do colégio, penso que, no futuro, a leitura será necessária em minha vida, então porque não começar agora?!”

Guilherme Gentil do Amaral (8ª C) Livros que leu em 2003: - Por mares há muito navegados - História Final - Hora do Amor - O diário de Lúcia Helena Livro de que mais gostou: O Diário de Lúcia Helena (Álvaro Cardoso Gomes) “ O incentivo da leitura vem do colégio”.

ISO 04

9001

LEITURA E ESCRITA SÃO DESTAQUES NO COTIDIANO ESCOLAR Ler e escrever são atos indissociáveis e o trabalho, desenvolvido no Piaget, está baseado numa concepção de leitura em que o leitor tem um papel ativo no processo. É apostando que "leitores críticos e competentes" são capazes de olhar reflexivamente a realidade à sua volta, capazes de fazer a opção de mudá-la de alguma forma, que o Colégio Piaget vem implantando e desenvolvendo em sua prática pedagógica várias ações para o desenvolvimento da escrita e leitura, que têm um papel social de grande interferência na sociedade. Uma das ações é a Ciranda de Livros.

Há também um momento em que a professora sorteia um dos livros e conta a história para toda a turma, além de dramatizações que se transformam em momentos de fantasias para as demais turmas que assistem”, conta Sela, Orientadora Pedagógica.

Orientadora Pedagógica - Selma

Ciranda de Livros: desde a Educação Infantil despertando o desejo de ler Possibilita aos alunos um contato direto com o dia-a-dia de uma biblioteca, além de estimular e proporcionar o gosto pela leitura. Os alunos fazem uma visita semanal à biblioteca, retirando um livro para leitura à sua escolha, de acordo com a faixa etária. Após a leitura, é realizada uma atividade que pode ser uma ficha de leitura, um resumo, discussão em grupo e outras atividades. “Na Educação Infantil, desde o maternal, as crianças realizam registros no caderno com desenhos e, a partir do Pré III, escrevem pequenas frases.

Segundo a Professora Elaine Cristina de Vasconcellos da 3ª e 4ª série, os alunos dessas séries lêem em média 20 a 30 livros por ano e isso não significa que a atividade seja c a n s a t i va , p e l o c o n t r á r i o, consultando os registros da Biblioteca, verifica-se que os alunos acabam retirando outros livros além dos que são indicados pelas professoras, como é o caso da aluna Patrícia Goya, 4ª série. No final do ano, são organizados eventos especiais em que os alunos produzem textos que se transformam em livros de cada série: Noite de Autógrafos (1ª série), Sarau Piaget (2ª série) e Pequenos Redatores (3ª série).

PIAGET É RECERTIFICADO PELA FUNDAÇÃO VANZOLINI (USP) COM A NOVA NORMA ISO 9001:2000. Em dezembro de 1999 o Piaget foi um dos primeiros colégios de São Paulo a obter a certificação ISO 9000, conquista que refletiu a competência e o pioneirismo de um colégio que sempre considerou a qualidade como fator inquestionável na educação. Neste ano, após a mudança da norma ISO, passamos por minuciosa auditoria realizada pela Fundação Vanzolini, maior certificadora nacional, e c o n q u i s t a m o s a recertificação pela moderna ISO 9000:2000. O benefício desse certificado é a garantia de um Sistema da Qualidade bem planejado, que p e r m i t e t o t a l acompanhamento e melhoria constante de todas as atividades da escola, desde a matrícula,

ensino, professores, eventos e até serviços dos nossos fornecedores. “Esse mérito é de toda equipe do Piaget. Para nós, significa um reconhecimento externo do trabalho realizado; para os pais e alunos, comprova que o Colégio é uma referência de qualidade e confiança”, acrescenta a Gerente da Qualidade, Rayra Araujo Del Persio.

Direção comemora a Certificação da ISO

Ligação Direta | Ano V | 2003  
Ligação Direta | Ano V | 2003  

O Jornal Planeta Piaget é um projeto que surgiu a partir da sala de aula com intensa participação dos alunos. Com o crescimento e a maturida...

Advertisement