Page 1

PROJETO ORTOGRAFIA

EDITORIAL

Compartilhar a l g u m a s atividades e ações desenvolvidas pelo Piaget é uma das principais funções do Ligação Direta. Também é nosso objetivo trazer temas importantes que incentivem a reflexão sobre a educação de nossas crianças e jovens. Nesta edição, é com muita satisfação que apresentamos os resultados dos esportes, do incentivo à leitura e também exemplos de ações de cidadania. É dentro desse espírito que o Colégio Piaget trabalha, preparando pessoas responsáveis, conscientes e criativas que atuem e transformem a realidade em que vivem.

O desenvolvimento da ortografia constitui um dos principais desafios para os educadores, pais e alunos. "Dominar a ortografia" é uma expressão que significa escrever com precisão e na ordem apropriada. Pensando nisso, o Piaget criou o Projeto Ortografia para os alunos das 3as e 4as séries com o objetivo de levar o aluno a refletir sobre a escrita Alunos em atividades fora do horário de aula correta das palavras e compreender que a ortografia é uma convenção social cuja finalidade é ajudar a comunicação escrita. O projeto teve início no 2º bimestre e conta com duas aulas extras por semana. “Nós buscamos outros recursos para acrescentar ao trabalho da sala de aula, atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, e obtivemos ótimos resultados com os alunos”, conta a professora Elaine. As responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto Ortografia são as professoras Elaine e Sheila.

NOVO PARQUE DA EDUCAÇÃO INFANTIL O que já era bom, ficou ainda melhor! Principalmente na opinião dos alunos da Unidade II, que ficaram encantados com os novos brinquedos. Durante as férias de julho, as instalações da Unidade II foram totalmente reformadas, instalaram um supercarrossel e uma piscina de bolinhas, além dos brinquedos já existentes. Agora só falta você conhecer esse espaço!

Boa leitura! Clisolda V. Araujo

PIAGET IMPLANTA PROGRAMA DE TRÂNSITO COM CRIANÇAS DO BAIRRO AULAS NA MINICIDADE DE TRÂNSITO PIAGET Seguindo sua tradição de ações pioneiras, o Piaget lançou em 2002, o Programa Trânsito Consciente que visa desenvolver, nos alunos, bases para a sua futura vida como cidadãos de uma sociedade em que é fundamental aprender a respeitar as regras, desde as básicas, como aprender a estacionar corretamente, respeitar o farol, não dirigir alcoolizado; até as mais gerais, como as constituições estaduais e a federal.

que foi criado para buscar o envolvimento e o comprometimento de alunos para melhorar o trânsito e a qualidade de vida das pessoas nas cidades. “Durante as atividades, na nossa MiniCidade de Trânsito, planejamos tarefas que conduzam o aluno ao universo da locomoção, da comunicação e do convívio social no trânsito, apresentando uma visão ampla, abrangente e lúdica sobre o t e m a ” , f i n a l i z a S e l m a Fe r r e i r a , Orientadora Pedagógica e uma das responsáveis pelo programa.

Além das aulas e atividades que desenvolvemos com os nossos alunos, neste ano, o Piaget lançou o Programa Trânsito Consciente na Sua Escola, envolvendo alunos da comunidade de escolas públicas, particulares e também de instituições que cuidam de crianças carentes da região. O objetivo é compartilhar com as crianças da comunidade um espaço

O maior desejo do Colégio Piaget é formar cidadãos que contribuam para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas com mais respeito, mais segurança, menos violência, menos acidentes, menos estresse.

02

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER A SUA PARTE, RESPEITANDO ÀS LEIS, SINALIZAÇÕES E PRINCIPALMENTE A VIDA!

Escolas da região participam das aulas na Minicidade Piaget


PIAGET PROMOVE IMPORTANTE EVENTO SOBRE PROFISSÕES

“Eu estava em dúvida sobre qual profissão escolher. Achei muito legal a iniciativa do Piaget em parceria com o Rotary Club” (Thamires Danielle O. De Moraes, 8ª série B)

Veja quais foram as profissões mais citadas em pesquisa com alunos: (Pesquisa da 3ª série Médio)

1º lugar: Medicina

2º lugar: Educação Física

3º lugar: Engenharia Mecânica, Publicidade, Administração e Direito

4º lugar: Fisioterapia, Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Eng. Automobilística, Eng. Aeronáutica, Eng. Armamentos, Meteorologia, Turismo, Eng. Mecatrônica, Jornalismo, Arquitetura, Dança, Nutrição, Artes Cênicas, Estilista, Rádio e TV.

A proximidade dos vestibulares e o final do Ensino Médio é sempre uma época de grande apreensão para os jovens. Para trazer aos alunos cada vez mais ferramentas nesta fase, este é o segundo ano que o Colégio desenvolve um projeto sobre a escolha da profissão, que vem sendo trabalhado desde o início do ano durante as aulas de Psicologia. Segundo a Orientadora Educacional Maria Isabel Gonzalez, primeiro foi feita uma pesquisa com os alunos desde as 8ªs séries para planejar um evento sobre as profissões em parceria com o Projeto Rumo - Rotary Club. O objetivo foi fornecer aos alunos informações para que eles tenham um conhecimento mais claro e amplo de cada área. Em maio aconteceu o Projeto Rumo,com palestras de mais de 20 profissionais de diferentes áreas, em que os alunos puderam conhecer as particularidades das profissões que pretendem seguir. O maior retorno que podemos ter é a certeza de que estamos abrindo os horizontes de nossos alunos, mostrando as diversas possibilidades para que escolham seu próprio futuro.

IDÉIA DE PROFESSOR MOBILIZA ALUNOS COM AS TAREFAS DE CASA Para o professor, acompanhar as tarefas de casa dos alunos nem sempre é tão fácil, mas nada que uma boa dose de criatividade não possa resolver. Conversando com a professora Heloísa, descobrimos uma idéia que vem mobilizando os alunos: “Logo que comecei a trabalhar no Piaget, na 5ª e 6ª s séries, senti uma certa dificuldade em cobrar as tarefas dos alunos. Pensei muito até decidir o que poderia fazer para motivá-los, e conversando com uma amiga pedagoga tive a idéia de distribuir adesivos uma vez por semana nos cadernos de quem fizesse toda tarefa da semana. Dá trabalho, mas tem sido um sucesso desde então, pois os alunos se empenham em não deixar de fazer a tarefa para ganhar o adesivo. Assim, eu resolvi o meu problema de cobrar as tarefas e estimulei-os positivamente.” (Profª Heloisa Cristina Polloni Profª História -EFII e Geografia EM)

PESQUISA : A PALAVRA DOS PAIS SOBRE O PIAGET A seguir, alguns comentários que recebemos na última pesquisa de satisfação aplicada.

“Notei que depois que o meu filho começou a estudar no Piaget, se tonou uma criança bem mais sociável e questionadora.” (Shirley P. Muniz, mãe do Caetano P. Muniz, Pré II D

“Gosto muito do colégio. Em primeiro lugar, por ter um ensino de ótima qualidade, segurança para os alunos, disciplina, comunicação com os pais sobre qualquer problema que venha acontecer com o aluno, e, o mais importante, o atendimento que nos dão quando precisamos, pois sempre estão à nossa disposição.” (Maria da Conceição G.N Almeida, mãe da Patrícia Bernardo de Almeida, 3º A Médio)

“Gosto da integração entre os profissionais e os pais. O Colégio Piaget é a extensão de casa para minha filha. Sinto muita satisfação em proporcionar à minha filha um ensino de qualidade com profissionais capacitados.” (Adriana Ribeiro Andrade, mãe da Bruna L Andrade de Oliveira, 1º B Médio)

“Acredito que o Piaget não precisa melhorar, pois estou satisfeita com relação ao desenvolvimento da minha filha. Aproveito a oportunidade para dar os parabéns e agradecer por tudo. Que DEUS abençoe vocês todos.” (Rigléia M. Pereira, mãe da Dione Lis Martins de Souza, Pré I D)


Alguns alunos que mais freqüentam a Biblioteca Patrícia Yukari Goya - (4ª D) Livros que leu em 2003: - O final da História - Um detetive muito louco - Violeta - Onde foi parar a luz da manhã - O mistério da mochila cor de abóbora Livro de que mais gostou: Violeta

Fabiana Dias Bellão (7ª B) Livros que leu em 2003: - Viajantes do infinito - O castelo da intriga - Pântano de sangue - A vontade dos cometas Livro de que mais gostou: Anjo da Morte (Pedro Bandeira). “O que me incentivou a ler foi o desejo de aprender a se comunicar melhor, e também o incentivo dos meus pais.”

Carolina Torres Komatsu (1º A EM) Livros que leu em 2003: - Dom Casmurro - O Xangô de Baker Street - Amor de perdição - Senhora - Os Lusíadas Livro de que mais gostou: O Xângo de B a k e r St r e e t ( J ô S o a r e s ) . “Sinceramente não sei ao certo o que me leva a ler. Vejo os livros como sonhos, como uma maneira de viajar e exercitar a mente”. Diego Henrique Tombini (1º B EM) Livros que leu em 2003: - Amor de Perdição - Os Lusíadas - O Senhor dos Anéis Livro de que mais gostou: O Senhor dos Anéis Retorno do Rei (J.R.R.Tolkien). “O incentivo da leitura vem do colégio, penso que, no futuro, a leitura será necessária em minha vida, então porque não começar agora?!”

Guilherme Gentil do Amaral (8ª C) Livros que leu em 2003: - Por mares há muito navegados - História Final - Hora do Amor - O diário de Lúcia Helena Livro de que mais gostou: O Diário de Lúcia Helena (Álvaro Cardoso Gomes) “ O incentivo da leitura vem do colégio”.

ISO 04

9001

LEITURA E ESCRITA SÃO DESTAQUES NO COTIDIANO ESCOLAR Ler e escrever são atos indissociáveis e o trabalho, desenvolvido no Piaget, está baseado numa concepção de leitura em que o leitor tem um papel ativo no processo. É apostando que "leitores críticos e competentes" são capazes de olhar reflexivamente a realidade à sua volta, capazes de fazer a opção de mudá-la de alguma forma, que o Colégio Piaget vem implantando e desenvolvendo em sua prática pedagógica várias ações para o desenvolvimento da escrita e leitura, que têm um papel social de grande interferência na sociedade. Uma das ações é a Ciranda de Livros.

Há também um momento em que a professora sorteia um dos livros e conta a história para toda a turma, além de dramatizações que se transformam em momentos de fantasias para as demais turmas que assistem”, conta Sela, Orientadora Pedagógica.

Orientadora Pedagógica - Selma

Ciranda de Livros: desde a Educação Infantil despertando o desejo de ler Possibilita aos alunos um contato direto com o dia-a-dia de uma biblioteca, além de estimular e proporcionar o gosto pela leitura. Os alunos fazem uma visita semanal à biblioteca, retirando um livro para leitura à sua escolha, de acordo com a faixa etária. Após a leitura, é realizada uma atividade que pode ser uma ficha de leitura, um resumo, discussão em grupo e outras atividades. “Na Educação Infantil, desde o maternal, as crianças realizam registros no caderno com desenhos e, a partir do Pré III, escrevem pequenas frases.

Segundo a Professora Elaine Cristina de Vasconcellos da 3ª e 4ª série, os alunos dessas séries lêem em média 20 a 30 livros por ano e isso não significa que a atividade seja c a n s a t i va , p e l o c o n t r á r i o, consultando os registros da Biblioteca, verifica-se que os alunos acabam retirando outros livros além dos que são indicados pelas professoras, como é o caso da aluna Patrícia Goya, 4ª série. No final do ano, são organizados eventos especiais em que os alunos produzem textos que se transformam em livros de cada série: Noite de Autógrafos (1ª série), Sarau Piaget (2ª série) e Pequenos Redatores (3ª série).

PIAGET É RECERTIFICADO PELA FUNDAÇÃO VANZOLINI (USP) COM A NOVA NORMA ISO 9001:2000. Em dezembro de 1999 o Piaget foi um dos primeiros colégios de São Paulo a obter a certificação ISO 9000, conquista que refletiu a competência e o pioneirismo de um colégio que sempre considerou a qualidade como fator inquestionável na educação. Neste ano, após a mudança da norma ISO, passamos por minuciosa auditoria realizada pela Fundação Vanzolini, maior certificadora nacional, e c o n q u i s t a m o s a recertificação pela moderna ISO 9000:2000. O benefício desse certificado é a garantia de um Sistema da Qualidade bem planejado, que p e r m i t e t o t a l acompanhamento e melhoria constante de todas as atividades da escola, desde a matrícula,

ensino, professores, eventos e até serviços dos nossos fornecedores. “Esse mérito é de toda equipe do Piaget. Para nós, significa um reconhecimento externo do trabalho realizado; para os pais e alunos, comprova que o Colégio é uma referência de qualidade e confiança”, acrescenta a Gerente da Qualidade, Rayra Araujo Del Persio.

Direção comemora a Certificação da ISO


PLANETA ÁGUA A crescente preocupação com a disponibilidade Mundial da Água vem exigindo de todos nós uma nova consciência em relação à utilização desse recurso. A água potável encontrada na natureza é essencial

Consumo de Água Residencial

para a vida no nosso planeta. No entanto, essa riqueza tem se tornado cada vez mais escassa.

7%

5%

Fonte: Pesquisa IPT

3%

14%

Você sabia que somente 0,007% da água disponível é própria para o consumo humano?

54% 17%

GRÁFICO DA ÁGUA NO MUNDO: Água doce (acessível) 0,007%

Água doce (difícil acesso) 2,493%

Oceanos 97,50%

É isso mesmo! Por isso, programas de uso racional da água são realizados por todo o mundo, através de leis, orientações e conscientização da população. Estudos mostram que, por dia, uma pessoa, no Brasil, gasta de 50 a 200 litros de água (dependendo da sua região). Esse consumo tem sua distribuição em c h u v e i r o s , t o r n e i ra s , b a c i a s ,

Chuveiro

Pia Cozinha

Tanque/Máq.Lavar Roupa

Lavatório

Bacia Sanitária

Maq.Lavar Louça

máquinas de lavar, entre outros. Veja no gráfico quanto você gasta em sua casa e faça a sua parte economizando a água e garantindo que todos possam usufruir sempre desse recurso tão precioso.

CIDADANIA NA SALA DE AULA

Ana Clara, Aline e Ana Carolina, representantes do CPA

A partir de uma aula de redação, nasceu um sentimento de ajuda ao próximo que acabou se transformando em um comitê de alunos, que se organizam para desenvolver ações sociais na comunidade. No 1º semestre aconteceu a Campanha “Uma Páscoa mais Doce”, que surgiu da vontade de “fazer” dos alunos da 2ª série do Ensino Médio, em uma aula de redação, cuja proposta era produzir um texto para campanha comunitária. A idéia acabou saindo da sala

de aula e envolveu a escola toda com a intenção de proporcionar às crianças carentes uma Páscoa tão alegre quanto a de qualquer pessoa. Foram arrecadados mais de 2.000 bombons que foram doados à creche Centro Comunitário de Irmandade Nossa Senhora de Aparecida. Essa iniciativa foi o passo inicial para a organização do Comitê Propagadores da Ajuda (CPA), que envolve alunos de outras séries em diversas campanhas como, arrecadação de alimentos, roupas, materiais escolares e reciclagem.

CONFIRA ENTREVISTA COM AS REPRESENTANTES:

Doação dos bomboms arrecadados na campanha “Uma Páscoa mais doce”

LD- O que levou vocês a desenvolverem campanhas sociais? CPA- A idéia surgiu ao observarmos a necessidade da comunidade e percebermos a falta de colaboração do governo, decidimos tomar uma atitude. LD- Quais ações vocês já realizaram no Piaget? CPA- Campanha da Páscoa (Doação de Bombom Sonho de Valsa), Campanha da Copa Piaget (Arrecadação de alimentos não perecíveis), XX Feira Cultural (Arrecadação de alimentos não perecíveis e arrecadação de dinheiro para o PIVI).

Comitê Propagadores da Ajuda Representantes: Aline Rodrigues Pinto 2º A (EM) - Ana Carolina Oliveira Figueiredo 2ª A (EM) - Ana Clara Oliveira Figueiredo 8ª B. Participantes: Aline Rodrigues Pinto 2º A (EM) - Ana Carolina Oliveira Figueiredo 2ª A (EM) - Ana Clara Oliveira Figueiredo 8ª B - Ana Claudia Rodrigues Muranaka 3ª A (EM) - Beatriz Lara de Paula 1º A (EM) - Camila Henriques 8ª B - Heloísa Calderaro Pereira 3ª A (EM) - Luma Piva 1º A (EM) - Thiago Lima 1ª A (EM).

IRMÃOS YOGUI LTDA.

FINANCIAMOS TUDO EM ATÉ

COMÉRCIO DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO FERRAGENS E FERRAMENTAS

LOJA: AV. IMIRIM, 3100 IMIRIM - SÃO PAULO - SP

TELEFAX: (11) 3981-3500

3X

SEM JUROS

-NOS E T L U S N CO


ESPORTES - PONTO FORTE DO COLÉGIO PIAGET CONHEÇA OS NÚMEROS DO ESPORTE NO PIAGET ATÉ O MOMENTO: 09 torneios (Copa Piaget, Copa Pentágono, Copa Stella Maris, Copa Padre Moye, Copa Santa Gema, Copa Topper, Copa Batista Brasileiro, Liga da Zona Norte e Liga da Federação Paulista de Handebol ) 177 jogos (Futsal, Handebol, Voleibol, e Basquetebol ) 116 vitórias 52 derrotas 09 empates

FUTSAL CAMPEÃO DA COPA TOPPER Sabendo da grande importância que o esporte tem no desenvolvimento e na vida das crianças, o Piaget investe e incentiva constantemente a prática esportiva. Neste ano nossas equipes participaram de várias competições em São Paulo, sediamos jogos de torneios importantes e também promovemos a VII edição da COPA PIAGET, um evento esperado que alcançou expressiva participação de 492 atletas e 17 escolas da região.

Equipe de esportes: Wagner, Alex, Jaime, Fabrício...

Parabenizamos a todos pelas conquistas e por acreditarem que um futuro melhor se faz também através do esporte.

PIAGET APOIA INSTITUTO RONALD MCDONALD

... e professores Flávio e Fábio

Desde outubro, o Piaget apoia o Instituto Ronald McDonald que desenvolve ações de conscientização, voluntariado, melhoria das condições hospitalares e incentivo à pesquisa e intercâmbio técnico científico. Todos os meses acontece nas lojas do McDonald o Dia do Instituto, um dia especial onde o clima do restaurante se transforma, pois funcionários conscientizam os clientes sobre a importância da ajuda na causa do câncer infanto-juvenil. Partcipe você também!

Equipe Futsal Pré-mirim foi Campeões da Copa TOPPER

XX FEIRA CULTURAL FOI UM SUCESSO!

15 ANOS DE EXPERIÊNCIA

No dia 08/11, o Piaget promoveu a 20ª edição da FEIRA CULTURAL, que envolveu intensamente os alunos e todos os participantes do evento em momentos de análise, reflexão, discussões e até entretenimento, frente às questões com as quais nos deparamos no cotidiano. O tema abordado nesta XX Feira Cultural foi O homem e suas manifestações culturais. Os trabalhos apresentados abordaram temas como: bioética, evolução e o fenômeno do vôo, feira medieval, variações lingüísticas, dos

CRIARTH MARCENARIA TÉCNICA Trabalhamos com projeto elaborado por nós ou acompanhamos projetos de seu arquiteto e decorador

Preço se discute! Qualidade e garantia, não!

6241-7498 6241-2155

Facilitamos pagamento / Orçamento sem compromisso

05

www.criarth.com.br - jd. tremembé

boticários aos transgênicos, democracia, cinema, cassino das letras, conservação de alimentos, água, fábula, casa angloamericana, absurdos da ditadura, trânsito, semáforo, inventos, brinquedos e alimentação saudável. “O sucesso da Feira Cultural 2003 foi fruto, principalmente, do envolvimento e empenho de toda a equipe pedagógica, dos alunos e do apoio dos pais”, encerra Silvana Franco, Diretora Pedagógica.


3ª série. Lojinha - trabalhando compra e venda

Turminha do período integral

3ª série. Cuidando da horta.

2ª série. Atividade no bairro

Ensino médio, Projeto Nestlé

Kaique e Bruno - 4ª série D. Finalistas do Torneio de ping-pong

Melissa, Caroline, Camila. Ginastas do I campeonato interno de Ginástica Olímpica

Formandos do 3º ano Ensino Médio - 2003

Abertura VII Copa Piaget

Homenagem ao dia dos Professores. Grupo de serenata “Sonora Garoa”

3ª série. Estudando origens.

3ª série. Visita à feira no projeto “Alimentação Saudável”


Metodologia O Colégio Piaget concilia uma sólida formação acadêmica com uma abordagem pedagógica diferenciada, abrangendo valores éticos e morais, como a responsabilidade, disciplina, o respeito a si mesmo, ao próximo e ao mundo. Os quatros pilares do conhecimento - aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser - direcionam a educação como um todo.

ATIVIDADES INCLUSAS NA MENSALIDADE Fundamental e Médio

Infantil

Informática Educacional ! Informática Educacional / Internet Música ! Inglês e Espanhol (Centro Britânico) Dança ! Proerd Judô ! Teatro Inglês ! GCD ! Artes Plásticas ! Música Oferecemos Período Integral ! PIAVEST (VESTIBULAR)

! ! ! ! !

do Maternal à 4ª série

EXCELENTES INSTALAÇÕES

ENSINO E ALUNOS

Duas unidades em ampla área de 5.000 m2, duas quadras poliesportivas, ginásio de esportes, Lanchonete e praça de alimentação, Brinquedoteca, Sala de música, artes e teatro, Laboratórios de informática,de Ciências/Biologia, Biblioteca com internet, Cozinha experimental, Ambulatório, Salão de jogos, Horta, Minicidade de trânsito e Armário individual para alunos. SEGURANÇA Acesso exclusivo para transporte escolar, dois estacionamentos, Pista de embarque e desembarque de alunos, catracas eletrônicas, Circuito interno de TV e Seguranças externos.

DESENVOLVIMENTO

Minicidade

O PIAGET OFERECE: DOS

Cursos de Inglês e Espanhol gratuitos no horário de aula, Capacitação contínua dos professores, Aulas com psicóloga sobre valores e convivência, Orientadora Educacional, Cursos extras, Recreio dirigido, Palestras, eventos esportivos e culturais. Programas de: Prevenção às Drogas (PROERD), de Educação de Trânsito, de Responsabilidade Social e de Preparação para o Vestibular. COMUNICAÇÃO ENTRE PAIS E ESCOLA Setor de apoio para pais e alunos, Vida do aluno On-Line: acesso a notas, frequência e Canal aberto com a direção.

UNID. I - R. Epaminondas Melo do Amaral, 156 UNID. II - R. Epaminondas Melo do Amaral, 99 Imirim - São Paulo - 02542-000 Te l e f a x : ( 1 1 ) 6 2 3 9 - 1 0 5 0 w w w . p i a g e t . g 1 2 . b r

Expediente Ligação Direta é uma publicação interna do Colégio Piaget Direção: Clisolda Vailda Araujo e Rayra Araujo Del Pérsio. Projeto Gráfico /Diagramação: Raoni Del Pérsio. Colaboração: Anúncios/Parceiros: Janice Cardoso Santos. Fotos: Cristiane Peres.

ISO

9001

Anuncie no Ligação Direta Tel.: (11) 6239-1050 www.piaget.g12.br

Ligação Direta | Ano V | 2003  

O Jornal Planeta Piaget é um projeto que surgiu a partir da sala de aula com intensa participação dos alunos. Com o crescimento e a maturida...

Advertisement