Issuu on Google+

IMPRESSO

Abril/2010 - Maio/2010 Ano VIII - Número 32 - acesse o Planeta Online www.piaget.g12.br

ESPAÇO CULTURAL 2010 PÁG. 8

ESPAÇO INTEGRAL PIAGET

DESTAQUE: RECICLAGEM: ATIVIDADE DO 2º ANO

Pág.4 Pág.8 PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br |1

APROVADOS... UMA ETAPA VENCIDA

FAMÍLIA, ALUNO E ESCOLA: UM TRIO EM SINTONIA

Pág.10

Pág.11


ESPORTES E RECREAÇÃO EDITORIAL Aula de Educação Física

Plantando sementes em defesa de nosso Planeta Aquecimento global, degelo das calotas polares, reciclagem, alterações climáticas, água em falta... Nunca os temas ambientais ocuparam tanto espaço na mídia e nas discussões em todos os lugares - das universidades às comissões internacionais, dos ambientes de trabalho às escolas. A palavra de ordem é repensar o consumo e diminuir os impactos negativos do ser humano sobre o mundo. Como? Mudando atitudes pessoais e coletivas para garantir a sustentabilidade aqui, na Terra. Nesse contexto, nossa missão na Escola é a de formar um cidadão com consciência ecológica, "que tenha e dissemine valores éticos, atitudes e comportamentos ecologicamente orientados". Essa missão se reflete na Escola inteira, desde o investimento em instalações sustentáveis, espaços verdes como jardins e hortas e, principalmente, nos conteúdos e práticas vivenciados pelos alunos nas diferentes disciplinas. Acreditamos que o exemplo é uma poderosa ferramenta de ensino, então atuamos, há vários anos, articulando ações que visem a mudança de atitude de todos: educadores, pais e comunidade. Afinal, educar também é plantar sementes, indo muito além de preparar nossos alunos para a vida acadêmica, promovendo uma série de experiências formativas fundamentais, oferecidas por meio de um currículo amplo que, certamente, fará a diferença na vida deles e em nosso Planeta.

A Educação Física visa trabalhar o aluno em sua totalidade (Corporeidade), dando ênfase às capacidades motora, cognitiva, afetiva e manutenção da qualidade de vida, propiciando oportunidades para convivência em grupos, f a z e n d o p a r t e d a á re a d o conhecimento ao preparar os alunos para a vida, lapidando os seus gestos motores, melhorando sua coordenação geral. Por isso, os profissionais do Colégio Piaget estimulam, o tempo todo, os nossos alunos para cuidarem do corpo, oferecendo, no intervalo e saída, atividades e brincadeiras. Quem não gosta de uma boa brincadeira? Além de entreter e divertir os alunos através de jogos, aprendem a trabalhar cooperação e socialização. Toda a correria que tinha no pátio ficou no passado, pois agora as atividades são dirigidas e motivadoras, desenvolvendo habilidades psicomotoras essenciais ao seu dia a dia, isso tudo baseado em conhecimento adquirido pela nossa equipe de recreação, formada por estudantes de Educação Física.

Atividade do 1º ano D/E em homenagem ao Dia do Esportista

Esse tipo de atividade é mais um diferencial do Colégio Piaget, que une conhecimento, lazer e cultura de forma lúdica e prazerosa através dos jogos. A Educação Física nos leva a refletir sobre a vida e o quanto é importante agregarmos na rotina dos alunos e seus familiares.

Jaime Cavalcanti Orientador de Eventos

Criando com formas geométricas - 3º ano A/D

Um forte abraço! Clisolda V. Araújo Fundadora e Diretora Geral do Piaget

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 2

a Pensando n A EM 3ª o sã is of pr


l a r u t l u C a c i D Com os projetos de responsabilidade social que desenvolvemos,

Centro Cultural São Paulo

pretendemos fazer com que os alunos percebam a importância

Nossa cidade tem um repertório imenso de passeios culturais para toda a família. Veja a dica da professora Roberta Vasconcellos: Centro Cultural São Paulo Possui biblioteca, teatros, cinemas, discoteca, filmoteca e grandes espaços onde acontecem espetáculos artísticos. Rua Vergueiro, 1000

da solidariedade e respeito aos menos favorecidos e da nossa contribuição

com

a

conservação do meio ambiente. Projeto Unidos pelo Bemteve início em 2007, e, atualmente, é realizado com adolescentes da Comunidade Anjos da Vida. Nossos alunos voluntários ministram aulas de Informática aos adolescentes da Comunidade, com a orientação do Prof. Sérgio.

Profa. Roberta Vasconcelos

Projeto Reciclando - nossa campanha de coleta de óleo de cozinha, de pilhas e baterias continua com força total. Em 2009, coletamos mais de 100 litros de óleo, que se transformaram em sabão líquido doado às instituições atendidas pelo Colégio. Recolhemos, também, 60 quilos de pilhas e baterias, que foram enviadas para o descarte apropriado. Nosso gesto pode parecer simples, porém faz uma grande diferença e, se nossa corrente for ampliada, a contribuição será ainda maior. Basta reservar o óleo de cozinha utilizado num recipiente e encaminhá-lo ao Colégio, assim como as pilhas e baterias que não podem mais serem aproveitadas. Chegando aqui, é por nossa conta! Todo o material coletado terá um destino certo. Junte-se a nós, seja mais um elo dessa corrente.

Museu do Futebol Você já conhece o Museu do Futebol? Ainda não? Vale a pena conhecer a história de grandes jogadores e clubes brasileiros. Praça Charles Miller Estádio do Pacaembu Alunos do 6º ano

Silvana Bonilha Assistente de Direção Pedagógica

Sherek 4

A culinária atrai o interesse das crianças, instiga a experimentação e promove a cooperação.

Depois de viver aventuras, como desafiar o dragão, Sherek vira um pai de família “domesticado’. Ele é convidado para assinar um pacto com o duente , algo súbito acontece. Estreia nos EUA está prevista para 21/05, no Brasil, aguarde!!! Diego Oliveira - 8ºB

Na Cozinha Experimental, elas exploram noções de matemática, linguagem, ciências, higiene e muito mais. Enquanto fazem as produções, a Cozinha fica repleta de risos e expressões de surpresa. No primeiro bimestre, o Pré I preparou suco de frutas, lembrando das vitaminas, minerais e fibras. Foi um refresco para um dia quente de verão!

Professoras Cristiane Novoa e Danielle Caruso

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 3

Lixo No Japão, os cidadãos não jogam papel no chão; no Brasil, grande parte da população joga lixo em qualquer lugar. Para você, o problema é:

68% falta de conscientização 32% um problema cultural


ESPAÇO INTEGRAL ALIMENTAÇÃO NO PERÍODO INTEGRAL: EXPERIMENTAÇÃO DIVERSIFICADA O Colégio Piaget valoriza os projetos e atividades interdisciplinares que incentivam o bem-estar e o desenvolvimento global do ser humano. Ao longo do ano, a turma do Período Integral também realiza diversas atividades paralelas que favoreçam o aprendizado de hábitos saudáveis que os acompanharão para toda a vida, buscando o equilíbrio entre corpo e mente. Os cardápios do almoço e lanches são elaborados por uma Nutricionista, observando os nutrientes. Durante as refeições no Espaço Integral, as monitoras acompanham e estimulam a experimentação dos mais variados alimentos, valorizando a saúde e a qualidade de vida dos nossos alunos, pois uma alimentação adequada e variada previne deficiências nutricionais. Monitoras Danielly Kuba e Renata Vieira.

ou na culinária, Seja no almoço, no lanche é constante. ção enta alim boa à o incentivo

Let’s speak English Novidade: aulas do Piaget ganham momentos extras em inglês Todas as terças, quintas e sextas-feiras, a Professora Aline, do Centro Britânico, entra em ação trabalhando com o Fundamental I o mesmo conteúdo que os alunos estão estudando nas aulas regulares, só que em Inglês. Assim todos têm a oportunidade de praticar ainda mais o idioma de uma forma interdisciplinar, que mescla vocabulário, jogos, música e outras atividades interativas e dinâmicas. Essa iniciativa proporcionará ao seu filho mais contato com a Língua Inglesa e fará com que ele memorize o conteúdo estudado em disciplinas diferentes. Esse é o nosso grande objetivo! Teachers: Gabriela e Aline “Quando a Aline chega no meio da aula, é legal por dois motivos, 1º: todo mundo aprende duas matérias em uma aula; 2º: a gente sempre brinca na aula. Quando é lição tem a ver com Matemática ou Português, às vezes, levamos bronca, mas depois é só alegria!”, depoimento do aluno: Pedro Masoni – 5º ano A.

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 4

“Os alunos têm participado ativamente, curtindo os momentos” – Professor Alessandro " É incrível como os alunos esperam ansiosamente o momento da teacher entrar para realizar atividades (sempre muito dinâmicas) com eles. Os alunos adoram e participam empolgadíssimos. Para nós, professores, também é algo bastante significativo, pois sempre é trabalhado o conteúdo que estamos desenvolvendo nas demais disciplinas. O inglês está fazendo parte da rotina dos pequenos e, no mundo de hoje, isso é essencial!". Professora Priscila


DEPOIMENTO DE REGINA E FLÁVIO, PAIS DO ALUNO LEONARDO COSTACURTA, PRÉ II O processo de escolha de uma nova escola traz insegurança a todos os pais. Ainda mais quando se trata do Ensino Infantil, fase em que a criança tem uma ligação forte com os professores e colegas. Para nós, essa mudança foi muito bem sucedida graças à orientação de toda a equipe do Piaget. Nossa surpresa e alegria veio logo no primeiro dia de aula do Período Integral. O Leo chegou em casa maravilhado com a nova escola. Janeiro foi um período excelente de adaptação. As atividades lúdicas, os passeios e o acolhimento de toda a

equipe docente fez com que ele amadurecesse um ano em apenas uma semana. O comportamento mudou completamente, e hoje ele está feliz e adaptado. Essa foi a melhor escolha para ajudarmos o Leo na construção de uma vida de muito sucesso. Obrigada, Piaget!

onhos Terra dos s

LÍRICO MOMENTO

y! está na Disne Sorria, você ontecem, ac os sonhos O lugar onde iste, encantado ex E o príncipe m... ce es cr ranças E suas espe magia, Um lugar de liberdade, de r Um luga ra a mente, Liberdade pa ível sempre Onde é poss te! en Estar cont diria? Disney, quem visitaria! eu Que um dia, ar eç m co Podemos ! nos encantar , ia ag m a E, com lva, Ana artinez da Si : Mônica M D 8° do s de Oliveira. Aluna esi e Giovana Paula Ferrar

Colocação pronominal

A colocação pronominal é a posição que os pronomes pessoais oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo a que se referem. Podem assumir três posições na oração em relação ao verbo: 1.próclise: pronome antes do verbo: Ex.: O deputado me convidou. 2. ênclise: pronome depois do verbo. Ex.: Precisa-se de atendentes. o. 3. mesóclise: demasiado formal e cada vez mais rar Ex.: Mandar-lhe-ei o livro logo que possível. Há palavras que atraem o oblíquo, como negativas, . advérbios, outros pronomes, conjunções, entre outras Lívia Costa, 1ªB EM

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 5


Zz

S CÁ ENTRE NÓ Atividade com foto da família: contato e proximidade O primeiro convívio social da criança é com a família, que se torna grande referência. Assim, ao ingressar na escola, a insegurança é normal, afinal muitas novidades vão surgir nesse novo ambiente. Valorizando a adaptação escolar e buscando uma maneira de diminuir a ansiedade no momento de separação da família, solicitamos aos pais fotos e, após contarmos uma história, confeccionamos um cartaz no formato de casa. Cada criança apresentou a foto de sua família aos colegas e colamos na casinha. Foi gratificante observar como essa atividade foi significativa para eles e, diariamente, as crianças mantêm o contato com esse cartaz, observando seus familiares e mostrando aos seus colegas.

Alunos interagem enquanto parti cipam da atividade sobre a família

E m 2 0 0 9 , a Te l e v i s ã o d o Consumo Consciente (TVCC) foi um projeto que se destacou nas turmas de 5º ano, com uma proposta de extrema importância: o consumo consciente de todos os recursos do planeta Terra. Com a programação feita em duas temporadas, a TVCC contou com a participação ativa dos alunos, dos pais e responsáveis. Neste ano, volta com força total, visando a continuação do projeto, explorando outras formas de alerta para o ser humano consumir conscientemente, sem destruir o Planeta. Em 2010, o 5º A, juntamente com alguns alunos convidados de 6º ano, que contribuíram para o sucesso do projeto, realizarão a 3ª temporada da programação com uma variedade de eventos em prol da nossa qualidade de vida e do planeta Terra. Aguardem!!!

Prô Alessandro

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 6

Professoras Camila Bonanno e Jomara Galloro


CÁ ENTRE NÓS Projeto Porta Cultural: a Copa do Mundo em nossa Escola!

• 2°A/D: Camarões. • 2°E: Nigéria. • 3°A/D: África do Sul. • 4°D/D: Alemanha. • 5°A/D: Uruguai. • 6°A/D: Suíça. • 6°B: Portugal. • 7°A/D: Chile. • 7°B: França. • 8°A: Austrália. • 8°B: México.

7º ano A - França

Debate: Clonagem

• 8°D: Nova Zelândia. (fará a porta da sala dos professores). • 9°A: Coreia do Norte. • 9°B: Itália. • 9°C: Espanha. • 1ª.A EM: Argentina. • 1ª. B EM: EUA. • 2ª. A EM: Grécia. • 2ª. B EM: Japão. • 3°A EM: Brasil. • Sala de inglês: Inglaterra

Não basta só imprimir... tem que impressionar. DIGITAL

ACABAMENTO

5 CORES + IR

w w w. Debater é expandir conhecimento.

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 7

h r o. c osm . a br


ACONTECE NO PIAGET África: terra, sociedade e conflitos Neste ano, as 2ª séries do Ens. Médio tiveram como proposta para o 1º bimestre um fórum, em que foram expostos os problemas que atingem o continente africano atualmente. Guerrilhas, escassez de água, invasão de fundamentalistas islâmicos, miséria. Os problemas são tantos que se tornou difícil encontrar possíveis soluções para o caos instalado na África. Contudo, existem saídas. Intervenção do governo, industrialização para os países mais pobres, utilização de recursos naturais, exploração do setor turístico. Enfim, soluções podem ser encontradas. Mas, por que estudar sobre a África? Talvez por ser o Brasil o 2º

país com a maior população de etnia negra do Planeta, e também para conhecermos um pouco mais desse continente tão rico e pobre ao mesmo tempo. Por um lado, grandes recursos naturais espalhados; por outro, riquezas mal exploradas, doenças e fome prejudicam constantemente esse povo. É claro que toda essa discussão foi enriquecida pelo poder da argumentação de meus colegas que habilmente conduziram suas ideias e fizeram desse 3º fórum o melhor que já aconteceu. Raíra- 2ªB EM

Pensando em soluçõ

es

Aprender a ler de forma competente é muito mais que decifrar mensagens. Espaço Cultural - O trabalho consiste em procurar o sentido do que se está lendo para Evento Literário aplicar na vida. É aumentar o poder de argumentação e criatividade. É melhorar seu vocabulário e também viajar no mundo da fantasia! O Colégio Piaget sempre incentivando seus alunos na busca de seu desenvolvimento global abre espaço para que crianças, jovens e adultos possam ter contato com o mundo da literatura e entretenimento. No dia 27 de março, nossos visitantes tiveram a oportunidade de visitar o espaço e desfrutar de momentos de integração e troca de informações. Tivemos a venda dos livros paradidáticos que serão trabalhados durante o ano letivo (uma forma de facilitar a vida tão corrida dos pais que, muitas vezes, não possuem tempo para comprar os livros fora), escultura de bexigas, oficina de pipas, atividade de pintura, etc... Os alunos do Terceirão venderam sorvete no evento com o objetivo de arrecadarem dinheiro para formatura. Tivemos, também, a presença do autor Pedro Bandeira no dia 23 de março. Os alunos receberam esse grande autor calorosamente, puderam conversar sobre as obras dele e conheceram um pouco sobre biografia desse grande escritor, que autografou muitos livros e respondeu a todas as curiosidades dos alunos. Foi, sem dúvida nenhuma, um momento muito especial para todos os visitantes e alunos do Colégio Piaget. Elaine Cristina Arruda Vasconcellos Orientadora Pedagógica

Reciclagem: atividade do 2º ano Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora, sendo necessário o engajamento da população. Os alunos do 2º ano relembraram a importância da reciclagem e realizaram a separação do lixo. Depois, explicaram para o 1º ano a importância dessa separação. O resultado de tudo isso fica claro na hora do lanche, quando todos prestam mais atenção ao jogar o seu lixo e também informam aos que esquecem para jogar no lugar certo. Parabéns, alunos do 2º ano, pela atitude e consciência de cuidar do nosso Planeta! Professoras Danielle Tavares e Monica Finardi.

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 8


DEPOIMENTO

PALAVRADOMESTRE

"I HAVE A DREAM..." Tomando propriedade das famosas palavras do ativista político Martin Luther King, e, como qualquer ser humano que almeja algo para melhorar sua vida, posso afirmar que também tinha um sonho, o de ser professor. Logo que saí do colégio, já tinha como meta fazer faculdade de Educação Física e, para poder alcançar esse sonho e me tornar um professor tão expressivo na vida de meus alunos, quanto os meus professores foram na minha, aguçando essa vontade de estar próximo de pessoas e tendo importância para

Como todo bom sonho, em seu percurso ocorreram diversas dificuldades, mas com o apoio da família e de amigos e focado em minha meta, consegui chegar onde realmente queria. Eu sou grato ao Colégio Piaget, pois aqui as portas foram abertas, e o voto de confiança para um novo professor foi dado, abrindo a caminho para uma nova e longa trajetória de vida. Claro que tenho muitos outros sonhos a serem realizados, porém acho que fica a ideia de não desistir do que se sonha, sempre buscar metas com muita vontade e pensando na felicidade.

a vida desses novos e futuros atletas.

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 9

Professor José Luiz


SOLTE Z! O V A SU

O QUE ESTÁ NO AR... Dia Internacional da Mulher

ADAPTAÇÃO EM UMA NOVA ESCOLA: FÁCIL DE ACONTECER NO PIAGET Mudar de escola não é fácil, mas quando você é bem recebido, tudo fica melhor! Aqui, no Piaget, os professores são mais próximos dos alunos. Isso ajuda no entendimento da matéria e no relacionamento da turma. O espaço é bem maior! Temos mais opções de aulas diferentes, como a sala multimídia, com lousa digital! Achamos o máximo! Tem também o Espaço Múlti, em que temos aula de Teatro e Circo. No primeiro dia, deu até um friozinho na barriga. O tempo foi passando, as aulas foram acontecendo, fomos conhecendo os alunos e professores e tudo ficou mais calmo! Toda mudança dá medo, mas sabemos que nossa mudança foi pra melhor!

Essa data teve origem em uma luta do final do século XIX e foi um marco na história da luta das mulheres por melhores salários e direitos políticos. Conquistamos o direito ao voto e nossas opiniões passaram a ser mais respeitadas. Hoje, tornou-se uma data romântica, quando esposas, mães e filhas são presenteadas, fazendo parte do calendário de vendas. O Colégio Piaget valoriza o significado dessa data, pois as mulheres fazem parte do cotidiano de nossos alunos: mães, avós, tias, professoras, orientadoras pedagógicas e diretoras se empenham na formação desses pequenos. Na sua maioria, cuidam da casa, dos filhos, da família, trabalham fora e ainda conseguem cuidar de si. Além de inteligentes, as mulheres são vaidosas e poderosas. Reconhecendo a importância de tão admiráveis mulheres, prestamos uma

Sala de Artes: um ambiente novo e redecorado! O Piaget preocupa-se em oferecer uma educação de qualidade e arte, aqui, tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de Ensino aprendizagem. Os alunos do 5º ano fizeram a releitura do pintor Salvador Dalí. O 4º ano fez pinturas para definir as cores quentes e frias. Na sala ambiente, nossos alunos desenvolvem o pensamento artístico, a sensibilidade, percepção e imaginação. O mais visível em nossos alunos é a empolgação e o envolvimento de todos quando vão fazer aula na sala de arte.

APROVADOS... UMA ETAPA VENCIDA Os jovens, hoje, têm muitas oportunidades. Mais de 100 cursos, inúmeras universidades para escolher, algumas com reconhecimento internacional. Entrar na UNICAMP é para poucos, a pessoa precisa ser determinada, organizar o seu tempo com escola, cursinho e lazer. Há muita pressão, os colegas e familiares

Murillo Gouvea e Guilherme Gianini 7ºB

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 10

pequena homenagem, com uma lembrancinha que as crianças fizeram na escola e levaram para casa nesse dia. Mulheres, parabéns pelo nosso dia! Recebam nossa manifestação de respeito e admiração.

Professoras Carla Gallo, Patrícia Cavallotti e Patrícia Leme

“Gosto de trabalhar com tintas. Fico contente do Piaget caprichar na decoração da sala de artes. A escola sempre faz coisas diferentes.” Alice Vidal Tinoco - 5ºD

Profª Ivanete Ferreira da Cunha

incentivam , mas, para o jovem, há o medo de não corresponder às expectativas. Lidar com esse estresse é o mais difícil de todo o processo. Alguns almejam USP, UNESP, outras adoram MACKENZIE. As escolhas são individuais. Para nós, do Colégio, é g r a t i fi c a n t e v ê - l o s c u r s a n d o u m a universidade renomada. Parabéns, alunos, que conquistaram o seu espaço no mundo acadêmico.

Branca Azevedo Orientadora Pedagógica


O QUE ESTÁ NO AR... conteúdos intelectuais e técnicos necessários à sua formação. Essa parte cabe à escola. Adotar o filho como um educando começa bem cedo, na primeira infância”, relata o O ser humano é um todo, não se fragmenta nos espaços aos quais pertence. Em cada um deles, é um ser integral. Se na família se inicia a trajetória pessoal; na escola, muitos capítulos serão escritos, e todos eles dependem de um ingrediente essencial: a aliança da família e escola. Para um resultado positivo no p ro c e s s o e d u c a t i v o d o s a l u n o s , a necessidade de consistência e de articulação entre a escola e a família coloca-se como pilar e alicerce de toda essa construção. E o papel de cada pilar é muito importante. Para o pedagogo Antônio Carlos Gomes da Costa, um dos redatores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os pais deveriam ser chamados de Educadores Familiares em vez de pais. “Adotar o filho como um educando, como um “aluno” não se trata de dar a ele os

pedagogo. Exemplos dessa postura estão na dinâmica de cada família. Quando os filhos aprendem com a família sobre gentileza, respeito, sobre os conceitos básicos de cidadania, de ética, e sobre outros tantos valores, já começam a ser preparados para a vida em sociedade. Para o Piaget, o papel da escola nesse contexto é expresso em sua proposta pedagógica: garantir que o aluno receba uma sólida base educacional, valorizando a formação integral do aluno - físico, emocional, cognitivo - e suas relações com o conhecimento, consigo mesmo, com o outro e

com o mundo, numa abordagem pedagógica diferenciada, abrangendo também valores éticos e morais. “Aqui, no Piaget, valorizamos essa aliança entre família e escola por meio de iniciativas que vão desde os canais abertos de comunicação, como os atendimentos, nosso site, eventos e reuniões, pesquisas e avaliações do ensino, até o acompanhamento passo a passo das necessidades do aluno junto aos familiares, respeitando sua individualidade e estreitando relacionamentos”, conta Clisolda V.Araujo, Fundadora e Diretora Geral do Colégio Piaget. (você pode acompanhar e conhecer mais sobre a vida escolar dos alunos no site www.piaget.g12.br)

Pensando em soluções

Aqui copo plástico não tem vez! O consumo consciente pode ser praticado no dia a dia, por meio de gestos simples, que levem em conta os impactos de nossas atitudes. Um exemplo simples é o uso dos copos descartáveis no trabalho, na escola e fora de nossa casa: quanto desperdício e lixo produzimos diariamente? Pensando em reduzir esses resíduos e consciente do papel de despertar e praticar a consciência ecológica tanto com alunos quanto com a equipe escolar, o Piaget implantou o uso de canecas duráveis no lugar dos copos descartáveis. Cada membro da equipe é responsável pelo uso de sua caneca e essa simples ação de toda equipe já está contribuindo muito com a redução de lixo e o uso racional dos recursos naturais. E você, o que pode fazer para reduzir o desperdício?

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 11


DIA A DIA

Expediente PLANETA PIAGET é uma publicação do Colégio Piaget Direção: Clisolda V. Araujo, Rayra A. Del Pérsio, Raoni A. Del Pérsio, Silvana A. de Franco Rodrigues. Colaboradores: Isabel Cristina, Orientadores Pedagógicos, Professores e alunos do Colégio Piaget. Projeto Gráfico/Diagramação: AD::agência digital - www.agenciaad.com.br.

PLANETAPIAGET www.piaget.g12.br | 12

ANUNCIE NO PLANETA PIAGET INFORMAÇÕES (11) 2238-4600


Jornal Planeta Piaget