Page 1

PROJETO CULTURAL

GESTAÇÃO CULTURAL CASA DO BANCÁRIO COMPLEXO DE CULTURA ARTE & ENTRETENIMENTO

INTRODUÇÃO / PROPOSTA/ OBJETIVO

O sindicato dos bancários de Porto Alegre e Região, preocupado não somente com as questões de cunho financeiro da categoria vem dedicando cada vez maior interesse nos processos responsáveis pelo surgimento de novas formações sócio-culturais e valorizar manifestações artísticas e culturais de bancário(as) e artistas locais. Desse modo elaboramos um projeto cultural que visa sobretudo divulgar o trabalho do artista bancário, seu talento e criatividade enriquecendo e apurando o gosto e espírito crítico da categoria bancária e da sociedade como um todo. Esse projeto tem características acumulativas, isto é, não prejudica nenhum outro incentivo que o Sindicato já utilize, proporcionam também


ao investidor alto retorno de mídia, marketing e propaganda institucional nos meios de comunicação do sindicato: JORNAL, REDES SOCIAIS , SITE E BOLETIM ELETRÔNICO, fazendo com que haja o retorno através da referida publicidade.

O PROJETO / AÇÕES :

O Projeto “GESTAÇÃO CULTURAL” direcionado à categoria bancária, parte da cultura para chegar às grandes questões sociais que o mundo contemporâneo propõe. As artes plásticas, o cinema, a música, o teatro, são o ponto de partida, induzem à contemplação e a reflexão. Posteriormente serão analisadas questões como : corrupção, miséria, fome e educação, influindo e modificando o comportamento humano. Através da reflexão e da indagação profunda dos valores provocam atitudes, abrindo novas perspectivas a um novo tipo de homem; esculpido nos alicerces da verdade e do bem que lhe assiste por direito natural. O posicionamento do homem face ao mundo, os questionamentos relativos à sua existência e fim, o papel que desempenha ao longo da vida, determinam sua competição, projetando-se na consciência individual e social, tendo como resultante o rumo da humanidade.


RESGATE A MEMÓRIA E FAÇA PARTE DESTA HISTÓRIA

Num primeiro momento o sindicato convida a comunidade local a vanguarda bancária, bancários(as), personalidades políticas, movimentos sociais e sindicatos para promover um resgate da memória da Casa do Bancário. O objetivo é que tragam as lembranças, aquelas histórias curiosas que poucos testemunharam , suas fotos, seus recortes de jornais. Essa contribuição será de muita importância para a produção de um livro contando a história do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região.


PROJETO GESTAÇÃO CULTURAL: CASA DO BANCÁRIO

Em um segundo momento serão cadastrados todos(as) bancário(as) artistas e isso inclui todas as artes , sob todas as formas . Será divulgado amplamente através do site e do jornal semanalmente a chamada do Projeto: GESTAÇÃO CULTURAL , ficha de inscrição pode ser retirada com o diretor (a), no sindicato e no site contendo todas as informações do projeto. O Objetivo maior é a divulgação dos trabalhos dos bancário(as) artistas , tendo um espaço para apresentação de seu trabalho em período pré determinado com o intuito de motivar e valorizar o trabalho do(a) artista , além de poder negociar sua obra sem qualquer custo para exposição. NOTA : Paralelamente, serão realizadas matérias, eventos culturais . O Jornal do Sindicato , Redes Sociais e o Site, serve como suporte aos objetivos do projeto. Finalmente, correspondendo à expansão do projeto, fundaremos o centro Cultural (Casa do Bancário). REQUISITOS Os requisitos necessários e imprescindíveis às pessoas que se juntarem a nós para desenvolver o projeto são:


 Sentir a necessidade para mudar para melhor o atual estado das coisas em que vivemos.  Entender o Projeto e desejar sua realização  Colaborar efetivamente no desenvolvimento do projeto Pretende-se criar um novo conceito com esta iniciativa, ou melhor ainda, percorrer um caminho inverso ao habitual – a Arte como janela que se abre ao mundo e serve de apoio à responsabilidade social; onde se reflete sobre a vida e o homem. Não será este “museu”, mais um lugar hermético, empoeirado e debruçado para um passado remoto, no qual “faz” arte voltada para si própria, mas sim, espaço aberto a outras perspectivas. No lugar de obras abandonadas, inúteis e desprovidas de um sentido maior, surge o que cada artista tem de melhor: a sua arte, isto é, a sua mensagem e tudo aquilo que tem para dizer a alguém e ao mundo, e que interessa ao desenvolvimento e felicidade de quantos possam entendê-la. A multiplicidade, a informação e grau de interpretação dos vários aspectos que compõem a sociedade, a cultura e o indivíduo, determina a qualidade da obra de arte, provocando contemplação por parte de quem a admira. Dessa forma esse espaço para bancários(as) e a sociedade de um modo geral, passa de museu , para teatro , e para a música

sendo que os

protagonistas são : Os homens; o enredo, a alegria, a caridade, a nostalgia, a vida o pensar e o ser.


VERTENTES DO PROJETO : GESTAÇÃO CULTURAL

 Educação  Questões Sociais  Documentários filmados  Eventos culturais  Serviços  Cultura  Comunicação Social  Arte A educação é a base mais sólida e fundamental de qualquer cultura. É exatamente através dela que devem incidir os primeiros passos na formação da consciência, na estruturação do caráter, enfim no desenvolvimento do ser pensante e racional, que se distinguirá de todos os outros e do qual depende todo o futuro, a vertente educação, discute a própria educação, os seus objetivos, os porquês das suas ineficiências e como supri-las através da ética.


ÁREAS CULTURAIS CONTEMPLADAS NO PROJETO

 Teatro , dança, circo, ópera  Cinema, Vídeo, fotografia  Design, Artes Plásticas, artes gráficas,  Música  Literatura NOTA: Todas as obras expostas, ou material exposto de valor cultural destinado à exposição pública fica de responsabilidade do artista.

EXPOSIÇÕES, TRABALHOS.

APRESENTAÇÕES,

DIVULGAÇÃO

DE


Todas as apresentações dos trabalhos serão divulgadas em agenda prédeterminada com os artistas. Estabelecendo prazo da

divulgação

dos

trabalhos bem como entrevistas com o artista para divulgação no Site e no Jornal o Bancário, bem como o reconhecimento na grande mídia (um canal da arte, fora dos padrões normais) e divulgação dos parceiros do projeto e patrocinadores.  Teatro, dança , Circo , ópera  Cinema, Vídeo , Fotografia

Cinema – Os Dias de apresentação do filme será amplamente divulgado no Site e no Jornal. Filme de conteúdo político, social, ou de outro tema que envolva debate , após a exibição será feito um comentário geral com o público presente e com profissionais ligados a área e a cena intelectual .

Vídeo & Fotografia – Nos vídeos , dependendo das inscrições de bancários interessados nas áreas , faremos um concurso de vídeo , com análise de profissionais, professores, cineastas para reconhecimento da obra, daremos um prêmio com certificado, visando sobretudo dar reconhecimento dos profissionais ligados à área

Design, Artes Plásticas, Artes Gráficas: Concomitante faremos apresentações de vários artistas ligados à área, utilizando a estrutura de nossa sede e agenda dos artistas , visando a apresentações de suas obras , criando um espaço de divulgação de seus trabalhos e fazendo um intercâmbio entre eles. Música – Espetáculo musical com ampla divulgação em dia e horários prédeterminados.


Nota: Cada banda terá o direito de colocar uma faixa no CD.

Literatura: O escritor bancário que quiser fazer uma noite de autógrafos de sua obra para conhecidos , familiares , enfim... Terão a sua disposição um espaço para divulgação de seu trabalho, com toda a estrutura da Casa do Bancário à sua disposição.

COQUETEL DIA DO LANÇAMENTO Parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho – IBRAVIN –Instituto Brasileiro dos Vinhos e Rota dos Espumantes. Não está mencionado o valor em moeda, pois já foram captados sob a forma de apoio suprindo esta necessidade direta. NOTA :Após o lançamento do Projeto :GESTAÇÃO CULTURAL iniciase as exposições , shows em agenda a ser previamente definida com os bancários artistas. SHOWS E BANDAS: AGENDA / PERIODICIDADE

Nota: Cachê que serve para deslocamento dos artistas e instrumentos musicais.


EXPOSIÇÕES: Apresentação do trabalho no decorrer de uma semana canal Comunitário.

TEATRO: Duas apresentações no mês dias e datas à serem previamente definidos.

LITERATURA : Noite de autógrafos com coquetel fornecido pelo IBRAVIN- Instituto Brasileiro do Vinho , estabelecer uma data no mês.

CINEMA: Apresentação de filmes em data a ser agendada no mês. COMENTÁRIOS E AGENDA DE FILMES COM O CRÍTICO DE CINEMA


CONSIDERAÇÕES FINAIS

O atual estado das coisas a que assistimos reflete, em última análise, a singularidade e o comportamento individual de cada um de nós. Uma preocupação desmesurada com o bem-estar material, sobrepujando em muito o espiritual, determinam o desvirtuamento dos verdadeiros valores , aqueles cuja ordem natural e a sã consciência das civilizações ancestrais nos legaram. A história muda, os tempos passam, mas a essência dos valores permanece imutável. A ciência e a tecnologia evoluem e, no entanto, o tratamento dado à condição humana estagna-se, quando não regride. A própria educação, aparentemente em constante evolução esconde na didática, na pedagogia a sua essência humanista. Somente quando forem aceitos e colocados em prática os valores que interessam à plenitude do homem, estaremos em condições de eliminar da sociedade tudo aquilo que a impede a humanização do mundo.


Sugestão do Cronograma de Ações

Mês de Março – Lançamento do Projeto nos Veículos de Comunicação do Sindicato.

Cadastramento dos Bancários:

 Oficina de Teatro  Oficina de Literatura  Apresentações Musicais  Inscrições para participarem dos Painéis  Mostra Fotográfica  Mostra de Vídeo


ABERTURA DO PROJETO CULTURAL

Dia 10 de abril / Painel sobre Saúde Horário: 17h30m Local: Auditório Sindicato dos Bancários Tema:

Convidado:

Drauzio Varella Drauzio Varella

médico oncologista, cientista e escritor brasileiro,

formado pela Universidade de São Paulo, na qual foi aprovado em 2° lugar, conhecido por popularizar a medicina em seu país, através de programas de rádio e TV.


Após o Painel – Coquetel para convidados. Dia 11 de abril / PAINEL DA DIVERSIDADE.

Horário : 17h30m Tema:

Convidados : - Representante Povo Indígena:

Zaqueu Kaingang ( Pres. Federação das Organizações Indígenas do RGS)


- Célio Golin - Representante LGBT Nuances :

- LAERTE ( Crossdresser): Facebook: https://pt-br.facebook.com/laerte.coutinho Jornalista Folha de São Paulo - Representante Movimento Quilombola: - Representante Marcha das Mulheres: Após o Painel – Coquetel para convidados


Dia 24 de abril – Roteiro Musical/ TALENTOS BANCÁRIOS Horário: 17h30m Local:

Nos mais diversos espaços da Casa do Bancário teremos apresentações musicais em diversos gêneros.

 MPB  SAMBA  ROCK  JAZZ  BLUES  SERTANEJO  GOSPEL  FUNK Nestes espaços serviremos comida de Boteco . NESTES ESPAÇOS TEREMOS AS CERVEJAS ARTESANAIS PRODUZIDAS POR BANCÁRIOS.


DIA 25 de Abril - OFICINAS

Hora : 17h30m

Local : Nos Mais Variados espaços da Casa dos Bancários  Danças  Teatro  Literária  Fotografia  Vídeo  Cinema  Gastronomia – Cozinha

Espaços servidos com comida de Boteco Bebidas – Cervejas e Espumantes


DIA 26 DE ABRIL OU DIA 01 DE MAIO

OLIMPÍADAS

BANCÁRIAS

Horário: 9 horas em diante. Local : dependências da ADESBAM

 Futebol sete  Basquete  Xadrez  Sinuca  Tênis de Mesa  Vôlei  Caminhada Espaço aberto para alimentação – Churrasco e ou Buffet do economato da Adesbam.


DIA 8 de Maio – DEBATE / SEGURANÇA NOS BANCOS O3 TENDAS / COM TABLADO. Participação Especial  Brigada Militar  Policia Civil  Ministério Público  Médicos  Lideranças Comunitárias  Representantes dos Bancos

FORMATO – RÁDIO AO VIVO DEBATEDOR – COMUNICADOR NILTON FERNANDO COORDENAÇÃO – SINDICATO DOS BANCÁRIOS. Local - Largo Glênio Peres Horário: 7h às 14h30m


Projeto Sindbancários 2014  

Ações previstas para este ano junto ao Sindbancários.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you