Issuu on Google+

Movimento Social Todos Menos Eu o ciclo vicioso da corrupcao no Brasil

FALTA DE FISCALIZAÇÃO E IMPUNIDADE

O político eleito passa a praticar desenfreadamente o caixa 2 e o suborno, aproveitando as brechas da legislação.

A CORRUPÇÃO

Potenciais causas da corrupção: restrições comerciais subsídios controle de preços múltiplas taxas de câmbio baixos salários do funcionário público legislação rebuscada fatores sociológicos

JÁ QUE TODO MUNDO FAZ...

$ $

$

$

$

$

$

$

$

$

$

No Brasil, ainda há um agravante: a centralidade e subordinação das empresas e agências de regulação ao poder executivo, que necessita de alianças.

DESCRENÇA

Com toda a corruptibilidade do sistema, os brasileiros passam a achar que nenhum político presta e que não merece ser observado. Além disso, acredita que, mesmo que denuncie aquele que faz algo errado, tal denúncia não resultará em nada, pois, aqui, tudo vira pizza. Assim, o ambiente de descrédito se torna bem mais propício à corrupção, pela falta de fiscalização.

$$

Os políticos, que são parte dos brasileiros, deveriam ser representantes do povo, mas engendram a prática da corrupção no sistema de influências da política. As práticas de corrupção mais frequentes são para cooptar aliados, que, por sua vez, cooptam outros, e, assim, a bola de neve apenas cresce exponencialmente.

$

$$ $ $ $ $ $ $ $ $ $

$

$

No Brasil, é comum ver as pessoas arrumando um jeitinho para conseguir cargos eletivos, para burlar licitações, para fugir de multas, criando um ambiente de tolerância à corrupção e dando a ela legitimidade moral. Isso faz com que a prática errada seja vista como normal. Assim, brasileiros (em geral) preferem votar em quem “rouba, mas faz”.

$$ $ $ $$ $ $$

O JEITINHO BRASILEIRO

O cidadão não acredita que ele é necessário para o combate à corrupção, mas acha importante que os outros o façam, porque, certamente, com a corrupção, todos acabam prejudicados. O grande problema é que, sem o controle efetivo dos cargos públicos (accountability), o efeito bola de neve apenas cresce.

CONSEQUÊNCIAS DA PRÁTICA CORRUPTA reduz o crescimento econômico falta de confiança no representante afeta a composição das despesas do governo investe-se menos em educação e saúde

ASSIM... o investidor corre do mercado brasileiro


Contra_corrupção