Issuu on Google+

N O M E FOTOS ZÔ GUIMARÃES

G U L A

O CHEF É AUTODIDATA E TEM UMA COLEÇÃO RESPEITÁVEL DE LIVROS SOBRE OS SEGREDOS DO SANDUBA ndré Cunha Lima é um homem inquieto. Um dos maiores chefs empresários da cidade, ele decidiu mudar o rumo que sua vida tomaria 15 anos atrás, quando abandonou a recém-estabelecida carreira de advogado para se dedicar ao seu primeiro projeto pessoal. Um dos três nomes por trás do Joe & Leo’s, acabou transformando o negócio, que começou pequeno, em Petrópolis, em uma das mais bem-sucedidas redes de restaurantes do país. Mas, mesmo depois de tanto sucesso, André não se satisfez. O empresário acaba de embarcar em mais uma empreitada que promete estampar de vez o seu nome no seleto grupo de grandes empresários da cidade. Ao lado do administrador de empresas Gustavo Peixoto, acaba de inaugurar mais um restaurante descoladinho, o Andy’s, que nasce no Leblon, com o mesmo objetivo da casa primogênita: resgatar o sanduíche artesanal, do qual é um admirador declarado. Para André, o sucesso do Joe & Leo’s foi fruto de sua proposta pioneira de tirar o hambúrguer do segmento fast food e dar mais sabor e sofisticação à carne, fórmula que procura repetir em sua própria empreitada, agora através de outros tipos de sanduíches. E a bola da vez é o cachorro-quente, segundo André, um “prato muito injustiçado no Brasil”. Consagrado por seus hambúrgueres, ele quer agora acabar de vez com o preconceito de que cachorro-quente é produto de carrocinhas.

A

Negócios e paixão

Marque na sacolinha

“Temos uma série de sanduíches no Andy’s, mas o cachorro-quente é certamente o nosso maior resgate. Não há na cidade hoje nenhum restaurante de peso dedicado a esses sanduíches”, explica. E as novidades não param por aí. O Andy’s também aposta num novo sistema de serviço, bem diferente do Joe & Leo’s, no qual não há garçons. Outra aposta são as sacolas ecologicamente corretas que embalam os sanduíches e que possuem um minicardápio. Ao chegar à loja, o cliente recebe sua sacola (as “Brown Bags”) e assina-a com o seu nome. Ele pode então optar entre as várias receitas de sanduíches já pré-estabelecidas ou, se quiser, escolher por si mesmo quais ingredientes e quais molhos deseja acrescentar ao sanduíche. Basta marcar as opções escolhidas na sacola e depois entregá-la a uma das atendentes. O cliente pode observar o sanduíche sendo montado e preparado à sua frente até chegar a uma esteira que passa por um forno compacto, também a sua vista, garantindo que o sanduíche fique aquecido antes de chegar à etapa final, na qual é embalado e devolvido à sua Brown Bag. 40

REVISTA

DOMINGO

A nova loja engrossa o número de empreendimentos capitaneados pelo empresário, que já coordena oito franquias do Joe & Leo’s, sendo cinco somente no Rio de Janeiro, e outras em São Paulo, Campinas e Porto Alegre. “Sempre tive vontade de empreender mais. Sou o caçula da equipe que criou o Joe & Leo’s e, talvez por isso, tenha mais gás para partir para meu próprio negócio. O meu objetivo agora é procurar me dedicar ao Andy’s da mesma forma que me dedico ao Joe & Leo’s. É uma nova empreitada. Estou muito satisfeito”, diz. Aberta há menos de um mês no número 1.240 da Ataulfo de Paiva (Tel.: 2249-0370), a loja já é um sucesso e superou as expectativas de André. Segundo ele, o público recebido foi 80% maior do que o esperado. “Não divulgamos a loja, estrategicamente, simplesmente abrimos as portas e ela atraiu rapidamente as pessoas na rua. Foi ótimo. Tivemos que fazer vários pedidos extras para cobrir a demanda. O nosso fornecedor de salsichas de Campinas, por exemplo, precisou enviar um carregamento extra para o Rio somente para nós”, ele ri.

NADA DE MAIONESE, CATCHUP E BATATA O chef André Cunha Lima (à dir.) e seu sócio Gustavo Peixoto

Se você, numa fome daquelas, já se rendeu ao cachorro-quente da carrocinha da esquina, não se culpe. Afinal, não é tarefa fácil encontrar aqueles que valorizam como deveriam esse que é um dos principais pratos típicos dos EUA. Mas se deseja saber como tirar melhor proveito desse prato e bolar receitas incríveis, pode começar lendo alguns dos livros que o chef Andy recomenda. Entre eles estão Never put ketchup on a hot dog, de Bob Schwartz, e The great american hot dog book, de Becky Mercuri, ambos trazendo receitas típicas e alternativas. Os livros não possuem versões traduzidas para o português, mas podem ser encontrados em algumas livrarias do Rio.

O homem por trás do Andy’s e do Joe & Leo’s nasceu em Campina Grande, interior da Paraíba, estudou direito no Rio de Janeiro e chegou a advogar por 11 meses, o que para ele “já foi uma eternidade”. Foi quando, em 1993, resolveu abandonar tudo para abrir, ao lado de Guilherme Bezerra (o Joe) e Leonardo Affonseca Neto (o Leo) o restaurante que o consagrou como empresário. “O Joe & Leo’s surgiu da vontade de criar um espaço dedicado aos hambúrgueres que fosse na contramão do fast food tradicional, que valorizasse a qualidade dos ingredientes e do preparo. A missão era bem clara: criar os melhores sanduíches, sem a correria de costume”, explica André. E eles conseguiram. O restaurante foi um sucesso assim que chegou ao Rio de Janeiro e a rede cresceu rapidamente, tornando-se a hamburgueria mais famosa da cidade. Ganhou uma série de prêmios pelo país e foi eleito várias vezes consecutivas pela Veja Rio como o melhor restaurante da categoria. Chef autodidata, André conhecia pouco gastronomia no início de sua empreitada. Como observador, acumulou informação durante anos através dos amigos e de livros que comprava para saciar seu interesse cada vez maior por sanduíches. “Sempre fui muito observador. Observava desde as pessoas mais simples, como a cozinheira de casa fazendo um belo rosbife, até meus amigos gourmets, fazendo pratos mais elaborados”. O lema da loja, “gastronomia para se comer com as mãos”, resume o interesse do Andy’s de lançar um novo olhar sobre essa ciência que, segundo o sócio Gustavo Peixoto, não é tão exata assim. “Gastronomia tem tudo a ver com paixão. Queremos ver as pessoas lambendo os dedos. Queremos sentir D a satisfação de verdade”, resume. REVISTA

DOMINGO

41


Andy's 2