Page 1

M

an

u al

de identida

is v de

l a u


índice

Sobre o Bar do Adão

Fundado em 1928 o bar do Adão localizado na Avenida Engenheiro Richard no Grajaú, pelo comerciante português Adão, morador das proximidades, inicialmente atendia a um público estritamente local sendo considerado um botequim, servindo cerveja de garrafa e alguns petiscos em mesas improvisadas na calçada. A personalidade marcante de seu dono fez com que se tornasse um ícone, o ambiente era informal e familiar, onde os fregueses eram tratados pelo nome, se conheciam e ali faziam amizades. Os pastéis de sabores exóticos como os de carne de avestruz e os mais refinados como o de queijo brie com presunto cru, chamaram a atenção aos petiscos. Desde então o bar passou a ser indicado em vários guias gastronômicos como o da revista Veja Rio e do jornal O Globo, o que contribuiu sensivelmente para o aumento dos clientes desejosos de conhecer os tais pastéis. O cardápio conta com cerca de 60 sabores de pastéis incluindo sabores doces como o famoso pastel de sonho de valsa e até mesmo os sabores tradicionais como carne e queijo parecem ter um sabor especial no Adão. É possível ir ao bar diversas vezes sem repetir os sabores que são a companhia perfeita para o chope servido gelado.

O que é “Imagem corporativa” É a imagem da empresa. Ela é formada a partir da relação que a empresa tem com o seu público em função da qualidade de seus produtos ou serviços e é um patrimônio que deve ser preservado e permite o reconhecimento do público e uma uniformidade entre as filiais.

Identidade Visual: a assinatura da empresa A identidade visual é um dos elementos que constroem a imagem da empresa junto aos consumidores e funcionários. Ela é a assinatura da empresa e deve transmitir seus valores de tradição,qualidade, bom atendimento e descontração. A identidade visual do Bar do Adão se manifesta em sua MARCA e na forma como é aplicada.

Para que serve o manual O manual é o guia de referências para a utilização correta da identidade visual da empresa. Ele é a fonte de consulta para o desenvolvimento ou solicitação de impressos institucionais, uniformes, embalagens, cardápios e peças publicitárias e para toda e qualquer aplicação da marca da empresa, seus elementos de apoio e cores.

Manual de identidade do Bar do Adão

2


índice

Este manual é interativo, navegue pelos butões no canto superior e pelo índice

Como utilizar este manual O manual apresenta os elementos que compõem a identidade visual do Bar do adão e suas normas de aplicação e utilização. Essas normas devem ser observadas e cumpridas. Situações não previstas no manual devem ser levadas ao responsável pela comunicação da empresa, assim como qualquer dúvida ou proposta relacionada ao uso da sua identidade visual. No final do manual, há um glossário com as palavras e expressões destacadas em cada página para auxiliar a compreensão do texto .

Originais O CD deste manual contém os arquivos necessário para aplicação da marca . Eles devem ser utilizados e fornecidos se houver necessidade de reprodução da marca, confecção de layouts para material interno e externo. Conteúdo do CD: Fontes tipográficas; Patterns; Imagens de banco de imagens Elementos complementares Texturas Layout de impressos e páginas; Originais da marca nos formatos TIF, JPG e EPS, em suas diferentes versões;

Índice Elementos da identidade visual Marca Versões em preto & branco, traço e versão vazada Malha construtiva Cores institucionais Patterns

Normas de aplicação e utilização Fontes institucionais e complementares Assinaturas visuais Redução máxima e ampliação Margens Usos incorretos Relação da marca com o fundo (PB) Relação da marca com o fundo (Imagens e patterns)

Aplicações Etiqueta numérica, guardanapos e caneca Publicidade Uniformes Cardápio Web site

Glossário

Manual de identidade do Bar do Adão

3


índice

Elementos da Identidade visual Marca

Esta é a marca do Bar do Adão ela é a principal assinatura da empresa e deve ser aplicada sempre que possível (consulte as normas de aplicação) nesta versão, em 3 cores e deve ser utilizada da mesma forma em todas a filiais.

Manual de identidade do Bar do Adão

4


índice

Elementos da Identidade visual Versões em preto & branco, traço e versão ”vazada” Estas são as versões em preto & branco , “traço” e vazada da assinatura principal,somente devem ser usadas em casos especiais quando a assinatura principal não pode ser usada.

Antes de usar estas versões, você deve consultar a seção “relação marca com o fundo” no capítulo de normas.

Manual de identidade do Bar do Adão

5


índice

Elementos da Identidade visual Malha construtiva

Composto pela fonte Waschkueche , o logotipo do Bar do Adão deve ser reproduzido por meio eletrônico, através dos originais contidos no CD do manual.

X

Caso necessário, o logotipo pode ser reproduzido

X

X

2,5 X

por processo manual, partindo desta malha construtiva, na qual o módulo X é a base para as relações de proporção.

0,7 X

X

3 X 4 X 1,5 X

0,2X

0,5X - 0,5 X 6X X

Manual de identidade do Bar do Adão

6


índice

Elementos da Identidade visual Cores Institucionais

O Bar do adão utiliza 3 cores principais, o Vermelho Adão, o Verde adão e o Beje Adão como cores institucionais. São as cores padrão e não devem ser alteradas ou aproximadas, elas podem obtidas de maneiras diferentes de acordo com o tipo de aplicação . A referência principal para impressão em papéis é o CMYK (policromia), deve ser usada em impressões de cardápios,cartazes,folhetos e anúncios. Para impressos monocromáticos, vinil de recorte, tecidos, pinturas automotivas, bordados deve ser usada a referência pantone. Para aplicação em mídia eletrônica deve ser seguida a especificação na escala RGB ou Cores Seguras para Web (Hexadecimal) para uso apenas na programação do site do bar.

Cores Institucionais CMYK (Impressos)

RGB (Web e Videos )

Pantone® Coated

Web Safe Color (HTML)

Vermelho Adão

C=30 M=100 Y=100 K=25

R=145 G=28 B=31

188C

990000

Verde Adão

C=100 M=10 Y=100 K=60

R=0 G=81 B=25

350C

006633

C=15 M=15 K=35 K=0

R=215 G=198 B=167

4535C

CCCC99

Beje Adão

Cores Secudárias

Amarelo ovo

C=12 M=30 Y=85 K=0

R=225 G=177 B=70

7407C�

CC9933

Salmon

C=5 M=70 Y=75 K=25

R=179 G=86 B=57

492C

CC6633

Manual de identidade do Bar do Adão

7


índice

Elementos da Identidade visual Patterns

Patterns: Os patterns são os principais elementos de apoio á identidade do Bar do Adão De preferência aplicados em tons pastéis ou em cores orgâncias seus desenhos remetem aos ladrilhos hidráulicos utilizados na decoração do Bar do Adão do Grajaú.

Manual de identidade do Bar do Adão

8


índice

Normas de aplicação Fontes institucionais e complementares

Fontes institucionais e complementares Para a construção da marca foi utilizada a fonte Waschkueche ela a fonte principal deve ser usada em títulos, sinalização interna (placas de banheiro masculino e feminino, por exemplo) e em textos curtos.

A fonte Baskerville clássico é a tipografia complementar pode ser usada no material publicitário, em impressos externos e externo, como cartazes (papel carta, envelopes, cartão de visita e outros). Esta fonte esta disponível também nas versões negrito, itálico e itálico-bold que podem ser usadas de acordo com a mensagem contida no texto.

Apenas quando necessário, pode ser usada a fonte helvética apenas textos muito extensos e de corpo inferior a 9 pts, comunicados internos e para o site.

Wasch AÁáaãBbCcÇçDdEÉÊeéêFfGgHhIÍiíJjKk LlMmNnOÓoóPpQqRrSsTtUuúVvWwXxYyZz 0123456789 !@#$%^&*()-=_+[]{};’’:”,./<>? Baskerville AÁáaãBbCcÇçDdEÉÊeéêFfGgHhIÍiíJjKk LlMmNnOÓoóPpQqRrSsTtUuúVvWwXxYyZz 0123456789 !@#$%^&*()-=_+[]{};’’:”,./<>?

Helvética AÁáaãBbCcÇçDdEÉÊeéêFfGgHhIÍiíJjKk LlMmNnOÓoóPpQqRrSsTtUuúVvWwXxYyZz 0123456789 !@#$%^&*()-=_+[]{};’’:”,./<>?

Manual de identidade do Bar do Adão

9


índice

Normas de aplicação Assinaturas visuais

A assinatura completa do bar do Adão é em 3 cores e deve ter total preferência de uso pois é a que mais representa o bar . Em impressos monocromáticos, estampas em silk e de uso interno da empresa pode ser usar apenas a versão em 1 cor (dentre as 3 cores institucionais)

A assinatura simplificada deve ser usada com cuidado pois ela não possui o nome do bar, é apenas uma ilustração, dificultando o reconhecimento da marca pelos não frequentadores.Ela é indicada principalmente para ícones da web, uniformes, uso interno como “bolachas” para chopp, materiais promocionais.

Manual de identidade do Bar do Adão

10


índice

Normas de aplicação Redução máxima e ampliação

Tanto para a ampliação como para a redução, é preciso manter a proporção da marca de 4x/6x. O limite máximo para redução da marca varia de acordo com a técnica de reprodução gráfica.O principal critério para redução da versão positiva completa é a legibilidade da sílaba “do”.

Não se esqueça de sempre aumentar proporcionalmente.Consulte a seção de usos incorretos

Para redução em processos de baixa qualidade deve-se usar a versão traço postiva, que permite maior redução.

Para utilização em tela a assinatura permite redução de ate 70 x70 pixels para tamanhos menores deve-se usar a logo simplificada .

Nas ampliações de grande porte para superfícies acidentadas, deve-se usar a versão em positivo para que a marca seja preservada

Manual de identidade do Bar do Adão

11


índice

Normas de aplicação Margens

Para preservar a leitura e a boa visualização da assinatura do Bar do Adão, foram criadas as medidas mínimas de arejamento apresentadas nesta página. São duas relações de espacejamento, onde x (altura das letras “ar”) é a referência de cálculo.

X

X

X

X

A primeira tem como objetivo estabelecer uma margem mínima para o corte da superfície de aplicação e para informações secundárias que complementem a marca (slogans, por exemplo).

X

4 X

A segunda relação determina um espaço ao redor da assinatura que deve ficar livre de qualquer interferência de outros elementos gráficos (outras marcas e textos, por exemplo). X

X 6X X

Desde 1928

X

Botafogo

Manual de identidade do Bar do Adão

12


índice

Normas de aplicação Usos Incorretos

A principal função do manual é prevenir os usos incorretos da marca do Bar do Adão. Alterações no desenho original da marca, seja nas suas proporções, uso de elementos soltos, recortes e alteração de cores. irá descaracterizá-la ocasionando ruídos na identidade da marca. Veja algumas situações de uso incorreto da marca nos exemplos ao lado.

Manual de identidade do Bar do Adão

13


índice

Normas de aplicação Relação da Marca com o fundo

A marca do Bar do Adão deve ser usada preferencialmente na versão completa em 3 cores, mas em alguns casos ela deve ser evitada pois a relação com algumas cores e fundos podem causar problemas de legibilidade. Para fundos nas cores institucionais deve se estar atento ao contraste dos elementos da marca. Essas regras também valem para versão simplificada. A marca na versão completa apresenta melhor legibilidade em fundos claros (lembrando que as cores que melhor se relacionam com a identidade do bar são cores neutras), caso seja indispensável o uso sob fundos escuros, deve-se usar a versão traço em negativo. Em impressões preto e branco o critério de contraste a seguir deve ser seguido Em processos monocromáticos em fundo neutro ou branco não pode ser utlizada a cor beje Adão

Manual de identidade do Bar do Adão

14


índice

Normas de aplicação Relação da marca com o fundo em versão preto e branco Em impressões preto e branco o critério de contraste a seguir deve ser seguido

Manual de identidade do Bar do Adão

15


índice

Normas de aplicação Relação da marca com o fundo em imagens e patterns A marca completa em 3 cores nunca deve ser aplicado diretamente sob patterns, remenda-se o uso de áreas vazadas e aplicação da versão traço em uma das cores institucionais. Em aplicação em fotografias deve-se estar atento a legibilidade da marca, é recomendada o uso de áreas com pouca informação visual e cores mais neutras, respeitando as relações de cor descritas anteriormente.

Manual de identidade do Bar do Adão

16


índice

Aplicações Jateado em caneca ou tulipa de chop

Etiqueta numérica de pastéis ou chopps

Guardanapos Manual de identidade do Bar do Adão

17


índice

Aplicações Cartaz ilustrativo de pratos e poster promocional

Manual de identidade do Bar do Adão

18


índice

Aplicações Uniformes para garçons e entregadores

Manual de identidade do Bar do Adão

19


índice

Aplicações Cardápio

Manual de identidade do Bar do Adão

20


índice

Aplicações Website

Manual de identidade do Bar do Adão

21


índice

Glossário

Arte: [Prop./Design.]

CMYK: [Inform.]

Escala de Cores: [Art. Gráf.]

Qualquer original preparado por profissional - designer, artista, ilustrador, fotógrafo - para ser reproduzido.

Cyan, Magenta, Yellow, Black (ou ciano, magenta, amarelo e preto). Sistema de composição de cores subtrativas primárias usadas na impressão de policromias. Quando pontos dessas cores são combinados em diferentes densidades, obtém-se uma grande variedade de cores.

Tabela impressa que contém diversas combinações de tonalidades de cores, podendo se referir a tintas, papéis ou outros materiais utilizados por um designer.

Artes Gráficas: Conjunto de processos e atividades auxiliares que visa a reproduzir, em qualquer número de cópias, escritos e imagens a partir de uma matriz. Abrange criação, pré-impressão, impressão e acabamento de qualquer material gráfico. Banco de Imagens: Coleção de imagens de toda e qualquer natureza, disponível para utilização mediante pagamento pelos direitos de reprodução.

Coluna: [Diagram.] Cada uma das subdivisões verticais em que a página de um jornal, revista ou livro é dividida. Por extensão, coluna também significa o espaço do jornal em que um autor escreve regularmente. Comunicação Visual:

Bitmap: [Inform.]

Conjunto de técnicas, conhecimentos e procedimentos que buscam maior eficácia na transmissão visual de mensagens verbais ou nãoverbais através dos diversos meios de comunicação.

Imagem gráfica computadorizada formada por pontos chamados pixels; imagens com resolução fixa.

Conceito: [Design/Propag.]

O mesmo que marca.

Concepção virtual a respeito de qualquer coisa. Também a argumentação prévia à concepção de peças de comunicação, seja uma campanha publicitária, seja um cartaz, ou até mesmo uma identidade visual.

Branding: [Design/Marketing.]

Diagramação: [Design.]

Sustentação da identidade d euma marca de empresa, produto ou serviço; conjunto de ações destinadas à consolidação de uma marca no mercado.

Conjunto de operações utilizadas para dispor títulos, textos, gráficos, fotos, mapas e ilustrações na página de uma publicação ou em qualquer impresso de forma equilibrada, funcional e atraente, buscando estabelecer um sentido de leitura que atenda a determinada hierarquia de assuntos.

Brand: [Design.]

Briefing: Resumo; série de referências fornecidas que contém informações sobre o produto ou objeto a ser trabalhado, seu mercado e objetivos. O briefing sintetiza os objetivos a serem levados em conta para o desenvolvimento do trabalho. Muitas vezes o designer auxilia em sua delimitação. Caixa Alta/Baixa: [Tipogr.] A expressão caixa alta indica o emprego de letras maiúsculas; caixa alta e baixa, de maiúsculas (na primeira letra das palavras, segundo as regras da língua) e minúsculas (nas demais). Os nomes vêm da divisão das caixas onde se guardavam os tipos (letras) para a composição manual de textos: na divisão de cima (caixa alta), letras maiúsculas; na de baixo (caixa baixa), minúsculas.

Diretor de Arte: [Design.] Profissional responsável pela definição e orientação das linhas gerais de um projeto gráfico. Termo usual na indústria editorial. Entreletra: [Tipogr.] Medida do espacejamento entre letras. Entrelinha: [Tipogr.] Medida vertical do espaço entre a linha de base de uma linha de texto e a linha de base da seguinte.

Fonte: [Tipogr.] Conjunto de caracteres de uma mesma família tipográfica, ou seja, cujo desenho siga um padrão básico de construção. Identidade Visual: [Design.] Conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam visualmente uma empresa, uma instituição, um produto, ou um evento, personalizando-os, tais como um logotipo, um símbolo gráfico, uma tipografia, um conjunto de cores. Imagem Corporativa: [Design.] Representação formada pelo conjunto das percepções em relação a uma empresa ou instituição, tanto a partir de seus consumidores como de seus funcionários, ou ainda de outros grupos de interlocutores e do mercado como um todo. Layout: [Design.] Peça produzida artesanalmente para a visualização e interpretação de um projeto. Instrumento de depuração do prórprio projeto, quando destinado ao cliente, deve simular, da melhor forma possível, o produto final. Linguagem Visual: [Design.] Conjunto de elementos conceituais, visuais e relacionais que consistem a base de trabalho do designer: o ponto, a linha, o plano, o volume, as variáveis visuais (formato, tamanho, cor, grão, textura, direção) que são organizados num espaço físico para criar efeitos ópticos de representação e, dessa forma, comunicar idéias, sentimentos ou instruções a uma audiência. Logotipo: [Design.] Forma gráfica específica para uma palavra, de modo a caracterizá-la com uma personalidade própria. Elemento de identidade visual comumente denominado, abreviadamente, de logo. Marca comercial de uma Manual de identidade do Bar do Adão

22


índice

Glossário

empresa, constituída por uma ou mais palavras ou por um grupo de letras grafadas em desenho e estilo característicos. Malha Construtiva: [Diagram.] Trama quadrangular que serve como base para a construção de qualquer arte que exija precisão. Mancha: [Diagram.] Espaço útil de impressão de uma página determinado pela diagramação, ou seja, o traçado da ocupação tipográfica de uma página. Marca: [Design.] Nome, símbolo gráfico, logotipo ou combinação desses elementos, utilizado para identificar produtos ou serviços de um fornecedor/vendedor e diferenciá-los dos demais concorrentes. Quando registrada, a marca tem proteção legal e só pode ser utilizada com exclusividade por seu proprietário legal. O mesmo que brand. Off-set: [Art. Gráf.] Método de impressão planográfico no qual as áreas de imagem e nãoimagem estão no mesmo plano na chapa de impressão. Pantone: [Design.] Tabela universal de cores que associa cada tonalidade de cor a um código. Padrão de cores muito utilizado em artes gráficas como referência para impressão. Policromia: [Art. Gráf.] Processo de impressão que utiliza as quatro cores da escala de impressão: ciano, magenta, amarelo e preto. Portfólio: Trabalhos já realizados por uma agência, escritório de design, produtora, fornecedor ou profissional autônomo. Conjunto de marcas, produtos e serviços de uma empresa. Produção Gráfica: [Design/Propag.]

Termo que designa o conjunto de elementos visuais de uma identidade institucional e suas relações, de modo a consolidar, através de um sistema de normas e padrões, a projeção de uma imagem coordenada. Usualmente é composto de elementos como logotipo, símbolo, elementos de suporte, cores e tipografias institucionais, dentre outros.

Segundo o conceito clássico da teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, signo é algo que, sob certo aspecto ou de algum modo, representa alguma coisa para alguém. Pode ser uma palavra, uma imagem, um gesto, um som, enfim, qualquer representação que signifique algo para uma outra mente.

Projeto Gráfico: [Design.]

Símbolo: [Comunicação.]

Planejamento das características gráfico-visuais de uma peça gráfica, seja uma publicação, seja um folder ou um cartaz, envolvendo o detalhamento de especificações para a produção gráfica, como formato, papel, processos de composição, impressão e acabamento.

Figura ou forma não-verbal ou predominantemente visual.

Quadricromia por Seleção: [Art. Gráf.] Método de reprodução de original policromático (arte original, transparência, etc.) através da separação da imagem colorida nas três cores primárias - magenta, amarelo e ciano - e no preto. O processo resulta em quatro chapas de impressão que, umas sobre as outras, reproduzem, por ilusão de óptica, todas as cores da arte original. Resolução: [Inform.] Grau de nitidez de um caractere ou imagem impressa ou exibida. Na tela, a resolução é expressa por uma matriz de pontos. Na impressão é expressa como pontos por polegada linear. Quanto maior a resolução de uma imagem, melhor é sua visualização em tela ou na impressão. RGB: [Inform.] Red, Green, Blue (vermelho, verde, azul). Sistema de cores aditivas primárias, utilizado pelos monitores de vídeo dos computadores e televisões. Sangrar: [Diagram.] Recurso de diagramação que consiste em deixar que se invada com texto, foto ou ilustração o espaço reservado às margens de uma publicação. Serifa: [Tipogr.]

Tarefa de organização e supervisão da realização de peças gráficas.

Pequeno traço que aparece na extremidade das hastes de uma letra. Também chamado de remate, filete.

Programa de Identidade Visual (PIV): [Design.]

Signo: [Comunicação.]

Símbolo Gráfico: [Design.] Desenho característico destinado a funcionar como elemento de identidade visual de uma empresa, organização, produto, serviço ou evento. Pode ser abstrato ou figurativo. Splash: [Design.] Forma gráfica para destacar vantagens ou características de produtos ou serviços em impressos e embalagens. Suporte: Qualquer tipo de material - papel, cartão, plástico, madeira, vidro, tecido, fita, cortiça, couro, etc. - sobre o qual se registram informações (impressas, desenhadas, montadas, manuscritas, gravadas); o mesmo que base, elemento que sustenta alguma coisa. Tag: [Design.] Tipo de etiqueta solta. Tipo: [Tipogr.] Desenho de letras e algarismos formando um conjunto regido por propriedades visuais sistematizadas e consistentes. Tipografia: [Tipogr.] Arte e processo de criação e/ou utilização de símbolos relacionados aos caracteres ortográficos (letras) e paraortográficos (algarismos, sinais de pontuação, etc) para fins de reprodução, independente do modo como foram criados (à mão livre, por meios mecânicos) ou reproduzidos (impressos em papel ou gravados em documento digital). A origem etimológica deste termo encontra-se na implantação da impressão por tipos móveis na Europa, a partir do século XV. Manual de identidade do Bar do Adão

23

Manual de Identidade - Bar do adão  

Projeto acadêmico

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you