Page 1

Pedagogia em Dia

Entrevista exclusiva com O professor Eduardo


Sumário Editorial.................................................3 O Curso.................................................4 O que é a Profissão..............................5 Faculdades...........................................6 Entrevista..............................................7 Expediente............................................10 Publicidade...........................................11


Editorial Essa revista abordará a Pedagogia. Fatos do cotidiano de um profissional, curiosidades sobre a profissão, curso, dentre outros. Traremos aqui o senhor Eduardo Jorge de Alencar Araripe Furtado, 50 anos, formado pela UFC (Universidade Federal do Ceará), entrevistado pela nossa equipe. O pedagogo exerce uma das maiores influências na educação de todo jovem, haja vista que ele leciona e coordena os educandos durante seu ensino infantil e fundamental.

Atualmente, no Brasil, a pedagogia não é uma profissão valorizada. O nível de ensino nas escolas públicas é péssimo, o profissional não recebe uma remuneração adequada e o Estado não contribui com esse quadro. Para se ter uma boa educação, é necessário ingressar em escolas particulares e arcar com os gastos quando, em países desenvolvidos, o governo se responsabiliza por tudo isso.

O

termo pedagogia deriva do grego, e significa “aquele que conduz a criança”. Um dos primeiros pedagogos foi Platão (427-347 a.C.), de modo que ele concedeu um sistema educacional para a sua época, assim como uma dimensão ética e política. Para Platão, o objetivo da educação era formar um homem moral, vivendo em um Estado de justiça.


O Curso O acréscimo de um ano no Ensino Fundamental – que passou a incluir o que antes era o último ano do Ensino Infantil— mexe com a estrutura dos cursos de Pedagogia. Com isso, as escolas estão tendo de rever a grade curricular do curso, porque agora elas tem, obrigatoriamente, de incluir a formação de professores para as séries iniciais, o que exige o aumento da carga horária. Ainda assim, a partir de agora, o graduado sai sem nenhuma habilitação específica. A carga maior do curso, que dura em média quatro anos, é na área de ciências humanas e sociais aplicadas. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais. Para orientação educacional, há aulas de psicologia e metodologia. O currículo inclui, ainda, disciplinas optativas, que permitem o aluno complementar sai formação em filosofia, história ou artes. Algumas instituições mantém cursos com um foco específico, como educação infantil, educação especial, licenciatura indígena, para atuação em escolas rurais. Além disso, outras escolas oferecem cursos como comércio e administração, construção civil e eletrônica, que formam professores. O estágio é obrigatório.


O Que é a Profissão? É a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância.


Quais as Faculdades? Algumas das áreas da pedagogia são: Administração escolar Gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino. Ensino Lecionar nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental. Educação especial Desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de deficiência. Orientação educacional Dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos. Pedagogia empresarial Desenvolver projetos educacionais, sociais e culturais para empresas, ONGs e outras instituições. Supervisão educacional Orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, para melhorar a ade do ensino. Treinamento de recursos humanos Desenvolver programas de treinamento para os funcionários de uma empresa. No Ceará, pode-se fazer faculdade em diversas faculdades, como URCA (Universidade Regional do Cariri) , UFC (Universidade Federal do Ceará), UECE (Universidade Estadual do Ceará), UNIFOR (Universidade de Fortaleza) e UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú).


Entrevista

Eduardo Jorge de Alencar Araripe Furtado, 50 anos, formado pela UFC (Universidade Federal do Ceará) formado em 1985, entrevistado pela nossa equipe. Eduardo é pedagogo, ainda exerce a profissão. Especializou-se em engenharia de produção, também pela UFC e fez mestrado pela Universidade de Federal de Santa Catarina. Eq. Por que você se interessou por essa carreira? Eduardo. Interessei-me por essa carreira por que é uma atividade que com o passar do tempo você se torna um melhor profissional, ao contrário da carreira industrial, onde com o passar do tempo você melhora, mas você acaba sendo substituído pelos mais novos, que possuem uma melhor disponibilidade para trabalhar e menos compromissos com a família, por exemplo. Eq. Há quanto tempo você exerce a profissão? Eduardo. Exerço a profissão desde 1997. Eq. Onde você trabalha, e há quanto tempo?

Eduardo. professor da Unifor

Eduardo. Atualmente, trabalho na Unifor, como professor de engenharia de produção e mecânica, há aproximadamente 10 anos. Eq. Qual seu primeiro local de trabalho? Eduardo. Antes de ser professor da faculdade, trabalhei como professor particular.e é melhorar sempre, estar sempre atualizado.


Entrevista Eq. Qual o maior ponto negativo do seu emprego? Eduardo. É o trabalho esforçado e mal remunerado. Eq. E o positivo ? Eduardo. O melhor é que você está sempre convivendo com novas pessoas, está sempre aprendendo com os alunos e não acaba se tornando ultrapassado, já que você está sempre aprendendo. Eq. Exerce outra profissão? Eduardo. Trabalho também como engenheiro mecânico e possuo uma empresa de manutenção de elevadores, chamada Elevadores União Ltda., há sete anos. Eq. Com que tipo de pessoa você tem dificuldade para trabalhar? Eduardo. Com aquelas que não saibam escutar. Mas, no geral, sei trabalhar com todos. Eq. Qual a decisão mais difícil da profissão? Eduardo. A maior dificuldade é você avaliar corretamente cada um dos alunos, por exemplo, há uma dificuldade de elaborar uma prova onde saberemos exatamente quem sabe e quem não sabe. Eq. Qual seu primeiro local de trabalho? Eduardo. Antes de ser professor da faculdade, trabalhei como professor particular. Eq. Qual o maior ponto negativo do seu emprego? Eduardo. É o trabalho esforçado e mal remunerado. Eq. E positivo? Eduardo. O melhor é que você está sempre convivendo com novas pessoas, está sempre aprendendo com os alunos e não acaba se tornando ultrapassado, já que você está sempre aprendendo.


Entrevista Eq. Exerce outra profissão? Eduardo. Trabalho também como engenheiro mecânico e possuo uma empresa de manutenção de elevadores, chamada Elevadores União Ltda., há sete anos. Eq. Com que tipo de pessoa você tem dificuldade para trabalhar? Eduardo. Com aquelas que não saibam escutar. Mas, no geral, sei trabalhar com todos. Eq. Qual a decisão mais difícil da profissão? Eduardo. A maior dificuldade é você avaliar corretamente cada um dos alunos, por exemplo, há uma dificuldade de elaborar uma prova onde saberemos exatamente quem sabe e quem não sabe. Eq. Exerce outra profissão? Eduardo. Trabalho também como engenheiro mecânico e possuo uma empresa de manutenção de elevadores, chamada Elevadores União Ltda., há sete anos. Eq. Com que tipo de pessoa você tem dificuldade para trabalhar? Eduardo. Com aquelas que não saibam escutar. Mas, no geral, sei trabalhar com todos. Eq. Qual a decisão mais difícil da profissão? Eduardo. A maior dificuldade é você avaliar corretamente cada um dos alunos, por exemplo, há uma dificuldade de elaborar uma prova onde saberemos exatamente quem sabe e quem não sabe. Eq. Qual a maior prioridade do seu trabalho? Eduardo. Minha maior prioridade é melhorar sempre, estar sempre atualizado. Eq. O que você acha do atual quadro na educação brasileira? Eduardo. Creio que precise melhorar muito, precisa-se investir muito nessa área, pois a qualidade do ensino, assim como a dos professores precisa ser melhorada.


Expediente Alunos: 9ª A, Tarde Letícia Maria Weine Linhares, n° 11, elaboração das perguntas. Maria Carolina Viana Furtado, n° 14, gravação da entrevista. Paulo Henrique Lira de Aquino, n° 19, confecção da revista.


Publicidade

Pedagogia  

Revista Pedagogia

Advertisement