Page 1

Resumo Definindo, Avaliando e Promovendo o sucesso de um curso ELearning: Uma perspectiva enquanto Sistema de Informação É uma investigação que utiliza métodos quantitativos e que assenta na exploração do potencial da Internet como suporte à aprendizagem. Primeiras investigações seguiram caminhos diversificados, como por exemplo: • • • • • • •

Learning Benchmarks Oportunidades de aprendizagem Estilos de aprendizagem Ambiente de aprendizagem Resultados da aprendizagem Práticas educativas Custos-benefícios

Baseando-se nas teorias de desenvolvimento de sistemas de informação centradas no utilizador este artigo desenvolve e estuda um modelo que conduza o desenho, desenvolvimento e disponibilização de iniciativas de e-learning de sucesso.

Alterações ao modelo inicial


O grande objectivo desta pesquisa é conseguir promover a melhor forma de definir, avaliar e promover o sucesso do e-learning. O sucesso, do e-learning é definido como um construtor multifacetado, que pode ser avaliado ao longo de seis dimensões incluindo a qualidade do sistema, a qualidade da informação, qualidade de serviço, utilização, satisfação do utilizador e benefícios da Internet que ocorrem em três etapas. 1ª etapa: é atingir o sucesso do desenho do sistema, maximizando as três dimensões da qualidade. 2ª etapa: é atingir o sucesso de entrega do sistema, maximizando o uso e a satisfação do utilizador. 3ª etapa: é alcançar o sucesso do resultado do sistema, maximizando os benefícios da utilização da rede. O sucesso global do e-learning pode ser avaliado para cada dimensão, uma vez que o sucesso do e-learning depende de cada dimensão. Uma pontuação baixa para qualquer dimensão significa uma deficiência nessa área e os esforços devem ser direccionados no sentido de corrigir essa deficiência. A utilização de uma metodóloga de pesquisa de acção vem contribuir para a melhoria das diferentes dimensões. A utilização da metodologia de pesquisa é particularmente útil no estudo de uma questão tão complexa como esta aqui. Um dos factores críticos de sucesso do e-learning é, segundo o estudo aqui feito, a disponibilidade on-line dos alunos. A selecção de alunos para cursos on-line baseia-se na avaliação as suas respostas a quatro medidas


de preparação: preparação académica, competência técnica, aptidão estilo de vida, de aprendizagem e de preferência para e-learning. Um bom aluno on-line é aquele que é caracterizada por uma média alta, em todas as quatro medidas de prontidão. A Prontidão dos alunos on-line tem um impacto decisivo num desempenho com sucesso e satisfação no e-learning Existem quatro questões que devem ser analisadas: 1 - a indiferença de muitas pessoas perante o e-learning tem de ser resolvida para que os alunos possam ser mais bem preparado para novas formas de aprendizagem através da Internet.

2 - as potencialidades educacionais que a Internet oferece não foram totalmente abraçadas nem exploradas no e-learning. Existe a necessidade de realizar uma grande investigação, para percebermos como devemos aproveitar o poder da Internet no melhoramento da aprendizagem.

3 - uma abordagem mais cientifica e sistemática para conceituar as dimensões de sucesso em construções operacionais devem ser exploradas para continuar a aplicar e utilizar modelos de e-learning com sucesso.

4 - Existe a preocupação de visualizar a utilização do e-learning como uma riqueza. O equilíbrio é necessário para promover a aprendizagem electrónica como meio de proporcionar uma melhoria real na educação de qualidade, não como um meio de automatizar o ensino. No que diz respeito ao modelo de sucesso em si, futuras investigações deverão centrar-se na validação das associações entre as dimensões que vão contribuir para o sucesso. Mais importante ainda, os factores de projecto do sistema são os antecedentes do sistema de entrega e permanecendo resultado factores do sistema. Como os factores de sucesso de um sistema são definidas por três dimensões de qualidade, a relação entre a qualidade e o sucesso do sistema devem ser descobertas e investigadas em primeiro lugar.

CAEL - Avaliação E-Learning  

Descrição do trabalho

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you