Page 1

Entram em vigor novas regras para planos de saúde. P. 7 Descarte de lixo

Serra Negra: boa opção de passeio

Divulgação/PMSBC

Miguel Schincariol

Ano XIV - nº 674 Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2011

Os moradores de São Bernardo podem agora depositar resíduos de construção civil no Ecoponto inaugurado no bairro dos Casas. Página 5

Metade do 13º será paga em agosto aos aposentados A antecipação do abono deve representar uma injeção de recursos de R$ 10 bilhões na economia dos municípios. Página 3

A cidade oferece aos visitantes atividades variadas que vão dos passeios de teleférico até a visitação de propriedades de café. Página 12

Carlos Alexandre

PÁGINA 2

PÁGINA 6

O sonho do carro vira pesadelo

Viaduto da Anchieta ganha reforma Após 36 anos abandonado, o viaduto do quilômetro 22,5 da Via Anchieta será recuperado.

Opinião PÁGINA 2

Última chance

PÁGINA 7

Nova placa facilita flagras de radares

Terminam nesta sexta-feira (29) as inscrições para o programa Jovens de Fibra, que oferece vagas em cursos profissionalizantes.

Para detectar irregularidades, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) pretende trocar as placas de todos os veículos registrados no Estado de São Paulo.

PÁGINA 2

Estrangeiros em busca de oportunidade

PÁGINA 10

Dosconto na conta de luz

Profissionais vêm para o Brasil ocupar vagas nos setores ligados à engenharia, infraestrutura e tecnologia.

Famílias de baixa renda do ABC e capital devem receber desconto no consumo de energia

PÁGINA 3

Famílias recebem moradias populares As 80 unidades da terceira etapa do Conjunto Habitacional Três Marias, no bairro Cooperativa, foram entregue nesta semana pela Prefeitura de São Bernardo.

PÁGINA 10

Santo André dobra produção de cobre Empresa líder no setor de cobre anuncia obras de nova fábrica em Utinga, Santo André. Pedra Fundamental foi inaugurada na terça-feira (26). Pág.ina 4

Metalúrgicos do ABC estudam mais Estudo do Dieese revela que, 54,9% dos metalúrgicos do ABC têm o ensino médio completo e 12,9% o nível superior.


2

Ano XV - nº674 Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2011

Opinião

O sonho do carro vira pesadelo Por Carlos A. B. Balladas

Vem aí mais um aumento da gasolina. A Petrobras se diz prejudicada pelos custos e anuncia que pode aumentar o preço do combustível que distribui com exclusividade no Brasil. Mesmo em tempos de grande desvalorização do dólar, o que torna o aumento um contrassenso, já que grande parte da gasolina produzida pela estatal é derivada do petróleo importado, e não daquele retirado das profundezas do solo e mar do Brasil. Se a gasolina aumentar, o álcool, com certeza também terá seu preço majorado. A patuléia assiste a esse verdadeiro teatro de horrores que são os abusivos aumentos dos preços dos combustíveis sem saber direito a quem e como recorrer. A ANP, sigla da Agência Nacional do Petróleo, órgão não governamental, mas de estado é que deveria intervir na Petrobras e fazer com que seus dirigentes virem a público e justificar o provável aumento. Nunca, desde a sua criação, há mais de 50 anos, a Petrobras deu transparência aos custos que formam o preço dos combustíveis. Estes valores estão numa caixa-preta, até o momento, inexpugnável. Enquanto isso, o brasileiro paga um dos custos mais caros do planeta por quilometro rodado em seu sonho de consumo que é o carro.

Jornalista Responsável Carlos A. B. Balladas Redação Carla Guedes Ferreira | Marina Schmidt Eduardo Kaze Agência Brasil Editoração e Arte Final Elaine Bosso Luz

A saga de quem, em território tupiniquim, deseja ter um automóvel tem início ao pagar por ele o maior preço em toda América Latina. É uma falácia quem afirma que os preços dos carros são elevados por conta dos impostos nele embutidos. Há estudos de vários especialistas que demonstram que a ganância das montadoras é o principal item do custo do carro no Brasil. Para se ter o verdadeiro valor final de um automóvel, deve-se somar ao seu preço o IPVA, o seguro obrigatório, a manutenção, o custo com pedágio (outro absurdo!), estacionamento e, finalmente, o combustível. Ai então, verifica-se, triste e espantosamente, que o brasileiro tem de trabalhar muito para ter o seu tão sonhado carro na garagem. Como num trem fantasma sem fim, as assustadoras surpresas para os proprietários de autos chegam a todo instante. Desta vez nos deparamos com o governo estadual querendo trocar as placas de todos os automóveis registrados em solo bandeirante. Certamente mais uma conta para os nossos bolsos. E pelo jeito, nem o pobre São Cristovão, o santo protetor dos motoristas, consegue livrar os seus sofridos devotos brasileiros da extorsão que sofrem.

Sede Própria Av. Utinga, 413 Vila Metalúrgica Santo André - SP - CEP:09220-610 Tel.: (11) 4463-3222 - 4463-3144 redacao@pfinal.com.br publicidade@pfinal.com.br

O Ponto Final quer publicar a sua opinião. Mande o seu artigo para o e-mail: redacao@pfinal.com.br. O Ponto Final é o jornal semanal gratuito de maior tiragem do interior do Estado de São Paulo.

Leia também no portal www.pfinal.com.br O Jornal Ponto Final é uma publicação da CABB Editora S/C Ltda. É distribuído gratuitamente aos usuários do sistema de transporte coletivo de São Paulo e do ABC. As matérias assinadas ou tarjadas não expressam a opinião do jornal.

www.pfinal.com.br

Abertas vagas para cursos profissionalizantes

T

erminam na sexta-feira (29) as inscrições para o programa Jovens de Fibra, destinado ao público entre 15 e 24 anos, em cumprimento ou egresso de medidas socioeducativas, moradores dos bairros da Vila São Pedro, Vila Esperança e Parque dos Químicos, em São Bernardo. São oferecidas 150 vagas para os cursos de desenhista copista, tapeceiro, construtor de móveis, ceramista modelador, ceramista decorador

e lubrificador industrial. Para concorrer o candidato deve comparecer a Escola Municipal de Educação Básica Irmã Odete Maria Ramos Pinto (R. Da Comunidade, 160, Vila São Pedro) e na Escola Municipal de Educação Básica José Luiz Jucá (R. Tiradentes, 3.180, Vila Esperança), das 9h às 17h, portando documento de identidade, CPF, comprovante de residência e o encaminhamento do serviço de atendimento.

Brasileiros reconhecem que a raça influencia o trabalho

Mercado de trabalho brasileiro atrai estrangeiros

Mais da metade da população brasileira (63,7%) reconhece que a cor ou a raça exerce efeitos diferentes nas relações cotidianas. A constatação é de pesquisa divulgada na última sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, o trabalho, citado por 71% dos entrevistados, é a situação cotidiana que mais sofre influência da cor e da raça. Em seguida, aparecem as relações com a polícia/Justiça (68,3%) e no convívio social (65%). O levantamento foi feito em 15 mil domicílios de cinco estados e no Distrito Federal, em 2008. (Com ABr)

O positivo cenário econômico brasileiro atrai cada vez mais trabalhadores estrangeiros ao País, segundo balanço divulgado Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com o levantamento, nos seis primeiros meses do ano, 26,5 mil estrangeiros conseguiram autorização para trabalhar no Brasil. Na comparação com 2010, quando foram emitidos 21,1 vistos, houve um aumento de 19,4%. Os profissionais vêm para ocupar vagas nos setores ligados à engenharia, infraestrutura e tecnologia. Os estrangeiros também encontram oportunidades na área financeira, (Com ABr)

Oportunidades de Trabalho Outback 135 vagas Na próxima segunda-feira, dia 1º de agosto, o Outback Steakhouse inicia o processo de seleção para preenchimento de vagas na cidade de São Bernardo. Os candidatos interessados em trabalhar como atendentes de restaurante, atendentes de bar, recepcionistas, auxiliares de cozinha e auxiliares de limpeza devem comparecer nos dias 1º, 2 ou 3 de agosto no Espaço Lux (Rua Antonio Luiz Valério, 93), das 9h às 17h, com currículo, RG, Carteira de Trabalho, foto 3x4 e certificado de reservista, para preencher uma ficha de inscrição e participar de uma primeira entrevista.

Santo André 5 mil vagas Operador de telemarketing, vendedor, auxiliar de produção, atendente de lanchonete, auxiliar de limpeza, porteiro e recepcionista são algumas das vagas disponíveis no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) da Prefeitura de Santo André. Os interessados podem fazer o cadastro no portal maisemprego.mte.gov.br ou comparecer a uma das unidades localizada na Av. Artur de Queirós, 720, Casa Branca, e na R. Sigma, 300, Vila Mazzei. Informações pelos telefones (11) 4979-3699 e 4979-3615.

Estágio CIEE 100 vagas As oportunidades são para estudantes que estejam cursando do 5º ao 9º semestre de direito. As ofertas de estágio são para Procuradoria Geral do Município de São Paulo. Os interessados podem fazer a inscrição no portal www. ciee.org.br. Depois de preenchido, o documento deve ser impresso e entregue pessoalmente junto com uma cópia do RG e CP até 2 de agosto, das 10h às 17h, na sede da Procuradoria Geral do Município de São Paulo, Grupo Técnico de Recursos Humanos - GTRH (Rua Maria Paula, 270, 10º andar, Centro, São Paulo/SP).

Espro 120 vagas O Espro está com inscrições abertas para processo seletivo de Aprendizagem na cidade de São Paulo. São oferecidas vagas no setor administrativo e de atendimento ao público. Os candidatos precisam ter entre 18 a 21 anos e ensino médio cursando ou completo. O currículo deve ser enviado para o e-mail currículo@espro.org. br e no assunto colocar “Londrina/ PR”. Informações no portal www. espro.org.br. Concursos abertos: O Jornal Ponto publica em todas as suas edições concursos públicos. Além destes publicados nesta edição, há muitos outros ainda com inscrições abertas. Acesse o portal do Ponto Final na internet (www.pfinal.com.br), em Edições Anteriores, sempre na página 2 do jornal.


Famílias de São Bernardo realizam o sonho da casa própria Divulgação/ PMSBC

Abono injetará R$ 10 bilhões na economia

INSS antecipa 13º aos aposentados Elza Fiúza/ABr

A

Moradores se emocionam durante entrega das chaves

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de São Bernardo entregou 80 unidades que integram a terceira etapa do Conjunto Habitacional Três Marias, no bairro Cooperativa. Financiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a construção do Conjunto Três Marias prevê a execução de 52 edifícios residenciais, totalizando 1.236 moradias, que serão destinadas as famílias que ocupam áreas de risco e proteção ambiental dos bairros Sítio Bom Jesus, Alvarenga Peixoto, Divinéia I e II, Pantanal I e II e Jardim Ipê. Segundo o prefeito Luiz Marinho, a entrega das unidades representa a realidade dos compromissos assumidos pela gestão petista com a população. “Todo esse projeto tem como principal objetivo melhorar a vida das pessoas. Nossa cidade terá um conjunto de obras como

3

Ano XV - nº674 Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2011

www.pfinal.com.br

jamais teve em sua história”. Cada apartamento possui dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As entradas de água potável e energia elétrica, com os respectivos medidores, são individuais.

Ordem de Serviço

Durante a entrega dos apartamentos, foi assinada a Ordem de Início de Serviço (OIS) para implantação do Parque do Bairro Cooperativa, vinculado ao empreendimento do Conjunto Habitacional Três Marias. Em uma área de 18,6 mil metros quadrados serão instalados equipamentos de lazer, como pista de caminhada, playground, centro de reciclagem e áreas verdes, incluindo o plantio de 932 árvores que constituem compensação ambiental em decorrência da perda de vegetação realizada para implantação do conjunto.

posentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebem a partir do próximo mês, a antecipação de metade do décimo terceiro salário. O valor será depositado junto com o pagamento de agosto, que é realizado no início de setembro. Segundo informações do Ministério da Previdência Social, a antecipação do abono deve representar uma injeção de recursos de R$ 10 bilhões na economia dos municípios. No ano passado, este valor foi de R$ 9 bilhões. Os segurados podem acompanhar

Valor será depositado com pagamento do mês

o calendário de pagamentos pelo portal www.mpas.gov.br ou pelo

telefone 135. A ligação é gratuita a partir de telefones fixos. (Com ABr)


4

Ano XV - nº674 Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2011

www.pfinal.com.br

Empresa é uma das maiores no setor de cobre no Brasil

A tensão democrática Por Cícero Martinha presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

Somos induzidos a acreditar que democracia se manifesta nas eleições que ocorrem a cada dois anos. Para prefeitos e vereadores, como a do próximo ano. Ou para deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente da República como a que ocorreu ano passado. Democracia é escolher livremente nossos representantes. Mas é também muito mais que isso. Ser um verdadeiro cidadão e democrata requer muito mais do que ter o título de eleitor em dia. É preciso desenvolver e manter à flor da pele nossa indignação com tudo que percebamos que precisa ser melhorado, ou seja, adotar tolerância zero para as questões de nosso interesse e que dependem do Estado (municipal, estadual ou federal) para sua execução. Por isso, democracia é uma experiência que se conquista depois de dezenas e dezenas de anos de muita participação e interação uns com os outros. Só depois de muito aprendizado não vamos deixar passar em branco as crianças e idosos jogados nas ruas como lixo humano, enquanto que o Brasil gasta mais de 100 bilhões de reais por ano para a rolagem dos juros de sua dívida pública. Não existe a verdadeira democracia enquanto recolhemos

nossos impostos, como o IPTU, e tropeçamos no lixo em nossas vielas e temos conhecimento que as empresas de lixo vão muito bem obrigado. Ou seja, tem algo errado num processo em que nós pagamos, a prefeitura contrata tais empresas e o lixo continua exposto e nos incomodando. Podendo se tornar um caso de saúde pública. Também não podemos, infelizmente, bater no peito e dizer sou um cidadão brasileiro que aposta na democracia enquanto não fazemos nada diante dos abusos a que somos vítimas nos postos de saúde, nas repartições públicas, nos distritos policiais. Viver numa democracia pulsante é ter o Estado nas pontas dos nossos dedos. É acessar departamentos e ter respostas rápidas como as que já nos acostumamos a encontrar no Poupa Tempo que é sim, um exemplo de Estado eficiente e viável. Mas para construir a democracia precisamos nos tensionar. Ou seja, não relaxar nunca, porque a melhoria continuada de nossa vivência cidadã exige atenção e participação permanentes. Senão deixaremos que o desmando, a corrupção e o uso sem controle das verbas públicas predominem. E é algo que não queremos nem para nós e muito menos para nossos filhos e filhas.

Eluma ampliará produção em Santo André

Carlos Alexandre

>>Eduardo Kaze

A

Paranapanema, empresa líder no setor de cobre no País, inaugurou, na última terça-feira (26), a Pedra Fundamental de sua nova fábrica da Eluma, no bairro de Utinga, em Santo André. A solenidade contou com a presença do prefeito andreense Aidan Ravin, do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, além de outras autoridades. A iniciativa pretende dobrar a capacidade de produção de tubos de cobre de 18 mil para 36 mil toneladas/ano. O investimento será de R$ 72 milhões, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2012. Segundo o diretor presidente da Paranapanema, Luiz Ferraz, o empreendimento é inovador. “O processo de produção que utilizaremos é único no Brasil e na América Latina. Uma tecnologia encontrada somente em poucas, e em grandes, empresas internacionais”. Para Aidan Ravin, a parceria firmada com a Prefeitura (que cedeu a licença de construção), é motivo de alegria. “Vamos conseguir dobrar a capacidade da empresa, aumentando, em consequência, o repasse financeiro para a administração municipal”. A contribuição do governo do estado foi de caráter tributário e garantirá desoneração de Imposto para Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na importação e aquisição local de máquinas e equipamentos.

Autoridades lacram Cápsula do Tempo

Autoridades depositam documentos e fotos na cápsula de cobre

Empregos

A afirmação do prefeito Aidan Ravin, de que a nova estrutura trará maior arrecadação aos cofres andreenses, não é sinônimo de novos postos de trabalho. Segundo Ferraz, a produção será, sim, dobrada, porém, “com o mesmo número de efetivos. Existe, normalmente, uma preocupação de quantos empregos serão gerados; mais importante que isso é quantos empregos nos vamos conservar”, disse. A Eluma possui duas unidades no ABC, uma em Santo André (Utinga), e outra em Mauá (Capuava). Com a ampliação da empresa em Utinga, “a fábrica de Capuava será fechada”, in-

formou Ferraz. A intenção, no entanto, é migrar os serviços anteriormente realizados na usina de Capuava para a futura estrutura utinguense.

Cápsula do Tempo

Na ocasião do lançamento da Pedra Fundamental da fábrica, um ato simbólico marcou o evento. Em um invólucro de cobre, batizado “Cápsula do Tempo”, as autoridades presentes depositaram a planta da nova fábrica, fotos históricas da empresa, fotos atuais (inclusive a da cerimônia), o projeto da nova unidade e diversos outros documentos. A cápsula será anexada à estrutura do novo complexo.

Nova sede do Conselho Tutelar Com investimentos da ordem de R$ 456 mil para reformas e melhorias, a Prefeitura de São Bernardo inaugurou, na segunda-feira (25), a nova sede do Conselho Tutelar. Instalada nas dependências da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), a estrutura possui 15 salas para atendimento, repartição administrativa, recepção, arquivo, brinquedoteca e salas de reunião. Para otimizar o trabalho, foram instalados 16 computadores conectados a internet, com o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), que deve entrar em

Divulgação/ PMSBC

Sede recebeu investimentos de R$ 456 mil

pleno funcionamento até setembro. O sistema facilita a denúncia por moradores e o acompanhamento do caso pelo portal. Pelo cadastro do Sipia também será possível identificar se uma

criança ou adolescente desaparecido foi atendido em outros municípios. A sede do Conselho Tutelar (Av. Redenção, 271, Centro) atende, das 8h às 18h. Após este horário, nos finais de semana e feriados, o atendimento é realizado em esquema de plantão 24 horas. O serviço é acionado por meio de unidades de saúde e Guarda Civil Municipal pelo telefone 4126-2800, disque denúncia 181 (Polícia Militar) e disque 100 – para casos de abuso e exploração sexual. Os casos atendidos são encaminhados para a Rede de Atendimento Municipal.


Ano XV - nº674 Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2011

www.pfinal.com.br

Cada morador pode descartar até um metro cúbico de resíduos

São Bernardo inaugura novo Ecoponto Raquel Toth/PMSBC

A

Prefeitura de São Bernardo inaugurou na última sexta-feira (22) o terceiro Ecoponto para Resíduos de Construção Civil do município. Localizado na Avenida Capitão Casa, 687, bairro dos Casa, o novo espaço, possibilita que cada morador deposite até um metro cúbico (cerca de 10 sacos de lixo de 100 litros) de resíduos. Além disso, o espaço também poderá receber o descarte de lixo reciclável (plástico, papel, vidro e metal) e materiais provenientes de podas. No entanto, não serão aceitos lixo orgânico domiciliar, resíduos de serviços de saúde e degetos industriais. A psicóloga Vlasta Maret Scovennal foi uma das primeiras a utilizar o serviço. “Eu separava o lixo para reciclagem antigamente, mas as pessoas misturavam os materiais. Aqui

Cidade deve ter 30 ecopontos inaugurados nos próximos dois anos

no ecoponto há mais controle na separação”, disse. Segundo o secretário de Gestão Ambiental, a cidade deve ter 30 Ecopontos inaugurados nos próximos dois anos. “É um equipamento destinado principalmente àquelas pessoas que

fizeram uma pequena reforma em casa que gerou entulho mas que, pela pouca quantidade, acaba não valendo a pena contratar uma caçamba”, explica. O Ecoponto do bairro dos Casa foi o terceiro inaugurado

na cidade. Em junho do ano passado, a Vila Vivaldi ganhou seu equipamento e, em dezembro, foi a vez do Parque dos Pássaros. O serviço funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 16h. Informações pelo telefone 4366-3660.

5

São Caetano completa 134 anos São Caetano completou 134 anos na quinta-feira (28). Para comemorar o aniversário, a Prefeitura contemplou os moradores com diversas atividades. No sábado (23), às 15h, no Ginásio Milton Feijão (Av. Walter Thomé, 64, Olímpico) ocorreu uma partida solidaria de futsal. As equipes Futebol dos Atores e Amigos disputaram o jogo, e os torcedores contribuíram com uma peça de roupa para a Campanha do Agasalho. Também faz parte do calendário de festejos, a 4ª ABC Expocar (www.abcexpocar.com.br), que ocorre até 31 de julho, no Chicho Mendes (Av. Fernando Simonsen, 566, Cerâmica). A entrada é gratuita, porém os visitantes podem contribuir com 1 kg de alimento não perecível. As doações de ambos os eventos serão repassados ao Fundo Social. No portal www. saocaetanodosul.sp.gov.br estão disponíveis mais informações sobre a programação de aniversário.


6

Ano XV - nº674 Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2011

www.pfinal.com.br

Obra custará cerca de R$ 13 milhões e deve ser finalizada em oito meses

Viaduto recebe reforma com três décadas de atraso

Wilson Magão/ PMSBC

A

pós 36 anos abandonado, o viaduto do quilômetro 22,5 da Via Anchieta será recuperado. A Prefeitura de São Bernardo iniciará, até o final do mês de julho, a construção das alças de acesso que ligarão a pista sentido São Paulo à Avenida João Café Filho. A obra está orçada em aproximadamente R$ 13 milhões e deve ser finalizada em oito meses. O viaduto terá sentido único, direção centro-bairro, e irá acabar com o cruzamento em nível de quem trafega pela Via Anchieta com destino à Avenida Maria Servidei Demarchi. De acordo com o secretário de Transportes e Vias Públicas, para o início da obra foi providenciada uma avaliação das condições estruturais do viaduto, que constatou a capacidade de resistência à carga do tráfego. Também foi expedido um laudo técnico atestando as suas boas condições para o uso.

Site informa sobre obras do Rodoanel Os moradores das cidades afetadas pela construção do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas terão informações no portal www.spmar.com.br/leste sobre o andamento das obras, mapa e uma área com perguntas e respostas referentes às intervenções. A SPMar, concessionária que administra as obras do Rodoanel, também disponibiliza à população um telefone (0800 772 3000) e em e-mail (trecholeste@spmar.com.br) exclusivos para solicitações, sugestões e reclamações.

Itaquera ganha agência do São Paulo Confia

Viaduto terá sentido único, direção centro-bairro

Os moradores da região da zona leste podem contar a partir de agora com 23ª agência do banco de microcrédito “São Paulo Confia”, inaugurada na última segunda-feira (25), na Estrada do Imperador, 1.900, bairro de Itaquera. A unidade instalada em Itaquera integra as ações da Prefeitura de São Paulo para o desenvolvimento econômico para região, além das comemorações de dez anos do crescimento do banco, principalmente nos últimos dois anos, quando triplicou seu número de agências (de oito passou a 23).

Última chance Terminam nesta sexta-feira (29) as inscrições para os cursos de escrita fiscal e departamento pessoas oferecido no Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) da região da Luz. Os cursos são voltados ao público jovem com idades entre 16 e 18 anos, moradores da cidade de São Paulo. São oferecidas 30 vagas. Os interessados devem comparecer ao CAT (Av. Prestes Maia, 913/ 919, Centro), que funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h, portando RG, CPF, comprovantes de endereço e de escolaridade. Informações pelo telefone 3224-6000 ramais (6023 /6014).


Ano XV - nº674 Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2011

www.pfinal.com.br

Operadoras tiveram 90 dias para se adaptar à nova norma

Planos de Saúde tem novas regras

M

Usuário insatisfeito poderá mudar sem carência

direito ao plano por causa da morte do titular. Nesses casos, a portabilidade não está limitada ao mês de aniversário do contrato nem é exigida uma permanência mínima no plano para pedir a mudança. A nova norma não vale para planos coletivos contratados por empresas para seus funcionários, os chamados planos empresariais. (Com ABr)

Veículos de SP devem trocar placa A partir do próximo ano, todos os veículos registrados no Estado de São Paulo deverão trocar as placas. Os modelos atuais serão substituídos por outros com películas refletivas, que facilita os flagras de irregularidades por radares e câmeras. Determinada pela resolução 372 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a mudança tem abrangência nacional. Em São Paulo, a substituição das placas seguirá cronograma estabelecido pelo Departamento

Estadual de Trânsito (Detran). A partir de janeiro, os veículos zero quilômetro vão sair de fábrica com o novo modelo. Segundo o Detran, o valor das novas placas será o mesmo dos modelos atuais. Carros, motos, ônibus e caminhões que tiverem o acessório danificado ou trocarem de município também vão precisar substituí-lo No caso dos automóveis usados, o cronograma de trocas ainda não foi definido pelo governo.

Feira incentiva a literatura. O Pavilhão Vera Cruz recebe de 1º a 14 de agosto a 1ª Feira Literária de São Bernardo do Campo. Destinada ao público infanto-juvenil, a feira reunirá mais de 70 editoras e grandes escritores como Ziraldo, Ruth Rocha e Márcia Tiburi. Haverá ainda nas escolas ações de incentivo a leitura nas escolas.

Foto meramente ilustrativa

ais de 13 milhões de usuários de planos de saúde tem agora o direito de mudar de operadora sem precisar cumprir novos prazos de carência. As operadoras tiveram 90 dias para se adaptar à nova regra estabelecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O prazo terminou na última quarta-feira (27). Com a norma, quem se beneficia são os clientes de planos de saúde individual, familiar e coletivo por adesão (contratado por conselhos profissionais, entidades de classe, sindicatos e federações). Esse último grupo representa mais de 5 milhões de usuários. Para usufruir da portabilidade, o cliente precisa estar com o pagamento das mensalidades em dia. A nova regra permite que ele mude de um plano de abrangência municipal, por exemplo, para outro com cobertura em todo o estado ou nacional. O usuário terá quatro meses a partir do mês de aniversário do contrato para fazer a mudança, e não mais dois meses como era anteriormente. A ANS criou também uma portabilidade especial para usuário de plano de saúde que está sob intervenção da agência ou em processo de falência e para quem perdeu

7

A São Bernardo da participação aparece aqui no boa nova. Prefeitura entrega 80 novos apartamentos. Foram entregues mais 80 apartamentos da fase 3 do conjunto Três Marias, no Cooperativa. As moradias são destinadas ao reassentamento de famílias residentes em áreas de risco e de proteção ambiental de assentamentos precários da Região do Grande Alvarenga.

UBS reformada e nova UPA no Taboão/Paulicéia. Taboão, Paulicéia e Jordanópolis contam com a sua UPA 24 horas. Localizada na Rua Pedro de Toledo, 326, ela dispõe de 14 leitos, 12 consultórios, laboratório de análises, raio-x, entre outros. Já a UBS do Taboão será reformada e ampliada e contará com base do SAMU e implantação da Estratégia de Saúde da Família.

Aqui tem obras, tem saúde, educação, cultura e habitação. Na São Bernardo do Campo da participação cidadã, todo dia é dia de mudança.


8

Ano XV - nº674 Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2011

Agenda MÚSICA

LIVRO

O Jovem Sherlock Holmes Nuvem da Morte

Sherlock Holmes tem apenas catorze anos quando, ao caminhar por um bosque, descobre um cadáver. Trata-se de um homem. Está coberto de pústulas. É então que Holmes começa uma nova vida. Sua mente destemida e a sede de aventuras conduzem-no por uma jornada capaz de deixar qualquer um sem fôlego: da tranquilidade da vida no campo ao submundo das docas londrinas, enfrentando fogo, espionagem e sequestros, até o cerne de uma aterrorizante trama que poderá mudar o futuro da Grã-Bretanha. Autor Andrew Lane; editora: Intrínseca; páginas: 288; preço (sugerido) R$ 29,90.

CD

Green Day Awesome as F**k

Green Day gravou todos os shows da bem sucedida turnê 21st Century Breakdown, que passou pelo Brasil em outubro de 2010. Quando concluída a turnê e as filmagens, os membros da banda, selecionaram as performances com melhor qualidade para compor o DVD Awesome As F**k. O pacote inclui um cd e um dvd, com os maiores sucessos do Green Day, incluindo “21 Guns”, “American Idiot”, “When I Come Around” e “Good Riddance”.

Cinema

Capitão América

Nascido durante a época da Grande Depressão, Steve Rogers cresceu em uma família pobre, sendo um garoto muito frágil. Horrorizado com as notícias que via pelas ruas sobre os Nazistas na Europa, Steve decide se alistar no exército, mas é rejeitado por causa de sua condição física. Tocado pelos apelos do rapaz, o General Chester Phillips propõe a Rogers se inscrever em um experimento especial, apelidado de Operação: Renascimento. Depois de semanas de testes, Steve recebe a dose do Soro do Super Soldado e é bombardeado por uma radiação, o que o torna um ser humano com físico perfeito. Estreia nos cinemas 29 de julho.

Santo André Marina Lima - A cantora realiza o show de lançamento de seu álbum, ‘Clímax’, trabalho que apresenta o caráter autoral e maduro da artista como intérprete e compositora. Entre as canções estão: “Doce de Nós”, “Keep walking”, “Call me” e ‘Não me venha mais com amor’, escrita em parceria com Adriana Calcanhoto. No show estão presentes também grandes sucessos de sua longa carreira como: Fulgas, A Francesa e Mesmo que seja Eu. Dia 29/7, às 21h, no Sesc. R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200. Zé Ribeiro e Chico César - Show de lançamento em território brasileiro do CD “Brincadeira” de Zezo Ribeiro e Chico César, com a participação especial do guitarrista Olmir Stocker e do percussionista Guello. Dia 30/7, às 20h, no Sesc. R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200. Cauby canta Sinatra - Cantando os clássicos do repertório de seu ídolo Frank Sinatra, Cauby Peixoto apresenta o CD e DVD Cauby Sings Sinatra. O show traz canções emblemáticas como: I’ve got you under my skin (Cole Porter), Strangers in the night (Bert Kaempfert, Charles Singleton, Eddie Snyder), Something (George Harrison), Fly me to the moon (Bart Howard), Moon river (Mancini, Mercer), entre outros. Dia 19/8, às 21h, no Sesc. R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200. São Bernardo Poucas Trancas - Influenciados pelo lado B do rock nacional, o Poucas Trancas esbanja criatividade e descontração em suas apresentações, sempre recheadas de surpresas e interações com o público. Dia 29/7, às 21h, no Teatro Lauro Gomes. R. Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos. Tel.: 4368-3483. GRÁTIS Paulo Miklos e Quinteto em Branco e Preto - O show será uma homenagem ao centésimo aniversário de Noel Rosa, comemorado em 11 de dezembro de 2010. O carioca, conhecido como Poeta da Vila, terá suas canções apresentadas de forma inusitada pela voz de um roqueiro paulista acompanhado de um genial grupo de samba raiz, esmiuçando a biografia musical deste sambista único. Dia 31/7, às 17h, no Parque Engenheiro Salvador Arena. Av. Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos. Tel.: 4368-1246.

www.pfinal.com.br

Infantil Santo André Hector Lopez

trabalha nas ruas com seu número de música ‘estrumental’. Dias 07, 14, 21 e 28/8, às 16h30, no Sesc Vila Mariana. R. Pelotas, 141. Tel.: 5080-3000. GRÁTIS Bailão da Pedra Lascada – Em um baile, palhaços se encontram e dão início a relações curiosas e inesperadas, embalados por músicas executadas ao vivo que exploram diferentes ritmos. Dias 13 e 27/8, às 16h30, no Sesc Vila Mariana. R. Pelotas, 141. Tel.: 5080-3000.

EXPOSIÇÃO

Mágico Por Acaso Patrick – típico ilusionista de cartola e black-tie – além de nos surpreender com os clássicos números de mágica, é o apresentador de uma fascinante trupe de artistas: o professor Boff, cientista que domina a gravidade, a eletricidade e as forças da natureza; o

TEATRO Santo André No Pirex - Boquélia, a dona da casa, Bencrófilo, o garçom jovem, Bonita, a cozinheira, Ubaldo, o garçom velho, e Alcebíades, o velho, são personagens que, em volta de uma mesa, dão vida a essa história que mais parece um pesadelo cômico. Ou um jantar surrealista? Uma festa macabra? Uma versão gótica do Mad Tea Party do país das maravilhas? Tudo isso ou nada: a piração do No Pirex é aberta a múltiplas leituras do público. Dias 13 e 14/8, às 20h, no Sesc. R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200. 45 Minutos - O espetáculo mostra a história de um ator que mora num quarto, nos fundos de um teatro, e todas as noites é obrigado a entreter uma plateia por exatos 45 minutos, sem possuir, no entanto, uma trama ou personagem no qual possa se amparar. Dias 27 e 28/8, às 20h, no Sesc. R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200.

INFANTIL Santo André Sherazade - A montagem utiliza a famosa coleção de contos populares conduzidos por uma narradora. Disposta a acabar com a tradição do Rei Sharyar, que mata suas esposas no dia seguinte

misterioso mágico chinês Chung Ling Yu, que encanta com técnicas de aparecimento, desaparecimento e belos jogos de lenços e flores. Dias 29 e 30/7, sexta às 15h, e sábado às 16h, no Sesi. Pça. Dr. Armando de Arruda Pereira, 100, Santa Terezinha. Tel.: 4996-8633. à noite de núpcias, Sherazade começa a contar uma interessante história. O rei, curioso para ouvir as seguintes, a concede mais um dia de vida. Ela segue contando as fábulas e assim se mantém viva por mil e uma noites, até que o sultão desiste de matá-la. Dias 30 e 31/7, às 15h, no Teatro Municipal. Praça IV Centenário, s/nº - Centro. Tel.: 4433-0789. GRÁTIS Peripécias - Este espetáculo traz uma leitura contemporânea do palhaço atribuindo a ele a condição de artista completo do Circo. Para tanto, Tchutchuco realiza inúmeras Peripécias e habilidades com monociclo, malabarismo, equilibrismo, Chicote cômico, mímica e mágica, tudo com muito humor e sagacidade. Dia 30/07, às 15h, no Sesc. R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200. GRÁTIS Os Fantasmas da Ópera - Um velho baú é resgatado de um naufrágio por um escafandrista. Dentro dele estão os pertences de uma Companhia de ópera. Vestidos, perucas, chapéus e um velho gramofone, dividem o espaço com dois fantasmas, ilustres cantores das mais famosas óperas. Com Cris Miguel e Sergio Serrano. Dia 31/07, às 15h, no Sesc. R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200. São Paulo GRÁTIS Um Dia com a Família Burg - Por meio da sensibilidade do olhar do clown, a força do circo tradicional é trazida ao palco numa leitura contemporânea. Em contato direto com o público, o jogo, o improviso e números clássicos de palhaço fazem parte do espetáculo. Dias 6 e 20/8, às 16h30, no Sesc Vila Mariana. R. Pelotas, 141. Tel.: 5080-3000. GRÁTIS Caramba, quanta bobagem - Dois palhaços, Tachinha e Jerônimo, se encontram pela primeira vez. Tachinha é um artista circense que apresenta sozinho um espetáculo completo, e Jerônimo é um músico que

Santo André GRÁTIS Orgulho da Saracura - A mostra apresenta os 80 anos de samba e tradição, sobre a Escola de samba paulistana Vai-Vai. Composta por 26 banners, a exposição revela detalhes do surgimento da agremiação, seus personagens, suas alas e seus 14 títulos de campeã do carnaval de São Paulo. Até 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no Sesi. Pça. Dr. Armando de Arruda Pereira, 100, Santa Terezinha. Tel.: 4996-8633. GRATÍS Processos – A mostra apresenta trabalhos de fotografias, pinturas, gravuras em chapas de metal e Toy Art (brinquedos desenvolvidos com o intuito de colecionar ou decorar) produzidos pelos alunos da Casa do Olhar. Até 13/8, de terça a sábado, das 10h às 17h, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto. R. Campos Sales, 414, Centro. Tel.: 4992-7730. São Bernardo O Trabalho em Transformação – A mostra apresenta 57 obras de artistas como Iracy Nitsche, Climério Cordeiro, Hudinilson Jr., Orlando Mattos, Pierino Massenzi, Regina Silveira e Ricardo Amadasi, entre outros. As obras trazem aspectos do mundo do trabalho e registram situações da atividade transformadora das pessoas na cidade, na região e no mundo. Até 30/7, de terça a sábado, das 9h às 17h, na Pinacoteca. R. Kara, 105, Jardim do Mar. Tel.: 4125-4056. São Paulo GRATÍS Trato Letrado – A exposição é composta Elementos do edifício, como concreto, alumínio, ferro e vidro, são confrontados por materiais e formas que lembram a rusticidade da natureza. Até 25/9, de terça a sexta-feira, das 7h às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h30, no Sesc Vila Mariana. R. Pelotas, 141. Tel.: 5080-3000. GRATÍS Arte na Natureza e a Natureza da Arte - Uma combinação de elementos que misturam a linguagem humana e a silvestre são apresentados na exposição da romena Anca Gavris, que vive no Brasil desde 2001. Ela recorta da natureza cores e ritmos que lhe parecem dotados de existência própria. Até 05/8, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, no Espaço Cultural Citi (Av. Paulista, 1111, térreo). Tel.: 4009.3000. Eventuais mudanças nos dias e horários dos eventos divulgados na Agenda são de responsabilidade dos respectivos estabelecimentos que os promovem.


Mauá elabora propostas para conferência de idosos e mulheres

Devem passar pela feira mais de 120 mil visitantes

A Prefeitura de Mauá promove neste mês, pré-conferências para elaborar as propostas que serão discutidas durante III Conferência Municipal dos Direitos dos Idosos e das Mulheres da cidade, que ocorre em 11 e 20 de agosto, respectivamente.

om o objetivo de estimular a leitura entre o público infanto-juvenil, será realizada de 1º a 14 de agosto, no Pavilhão Vera Cruz, a primeira Feira Literária de São Bernardo (FELITSBC). A iniciativa, promovida pela Prefeitura, integra os festejos de aniversário da cidade. A feira, que reunirá escritores, ilustradores e editores, recebeu R$ 6 milhões em investimentos, metade dos recursos foi empregado em livros. Durante a visita, o público terá a oportunidade de divagar pelo encantado mundo da literatura. Estão confirmadas as presenças dos autores Ruth Rocha, Márcia Tiburi, Ana Maria Machado, Ziraldo, Ricardo Kotscho, Rái Eloisa Prieto, Marina Colasanti, Ricardo Azevedo, Roger Melo, Bartolomeu Campos de Queiros, Daniel Munduruku e Marisa Lajolo. São esperadas durante os 14 dias de evento mais de 120 mil pessoas.

Idosos

As pré-conferências ocorrem entre 21 e 29 de julho, às 14h, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. A iniciativa contará com a participação da população, gestores, representantes de entidades e profissionais da área. Com o tema “Comprometimento por um Envelhecimento Digno no Município”, a III Conferência Municipal dos Direitos ocorre em 11 de agosto, às 12h, na Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Mauá (R.Marissol, 113, Jd. Pedroso).

Mulheres

9

Ano XV - nº674 Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2011

www.pfinal.com.br

Também aberta à população, as pré-conferências para elaboração

de políticas públicas para mulheres ocorrem entre 15 de julho e 8 de agosto. A III Conferência será realizada no Teatro Municipal (R. Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia), das 7h30 às 16h.

Calendário das pré-conferências dos idosos: 29/7, às 14h Centro de Formação de Professores Governador Miguel Arraes (R. Rio Branco, 183, Centro)

Calendário das pré-conferências das mulheres: 29/7, às 18h Centro de Formação de Professores Governador Miguel Arraes (R. Rio Branco, 183) 30/7, às 8h30 CASE Zaíra (Av. Presidente Castelo Branco, 2.982) 06/8, às 8h30 Salão da Igreja São Felipe (R. Brasília, 70, Pq. das Américas) 08/8, às 13h, CRAS Feital (Av. Benedita Franco da Veiga, 1.050)

Literatura invade São Bernardo

Divulgação/ PMSBC

C

A feira literária foi apresentada a mais de 500 profissionais da Educação

De acordo com a secretária de educação, Cleuza Repulho, a iniciativa pretende elevar a qualidade da educação no município. “Nossos alunos e professores terão à disposição autores consagrados da literatura infantil e juvenil. Nosso objetivo é envolver toda a rede, de forma que os participantes possam discutir e vivenciar esse tipo de leitura”. O prefeito Luiz Marinho destacou a importância de incentivar

a leitura nas crianças. “É um ganho que elas levarão para o resto de suas vidas. A feira pretende aguçar o prazer pelo conhecimento, elevando os níveis de interpretação dos estudantes em qualquer disciplina”. Durante a feira, mais de 80 mil alunos da rede de ensino da cidade, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), terão acesso ao conteúdo literário de cerca de 70 editoras brasileiras participantes.

AQUI, A GENTE APRENDE A AMAR A CIDADE TAMBÉM EM INGLÊS.

Camila Pereira Santos é aluna da Emeief Homero Thon

EM SANTO ANDRÉ, A GENTE É MAIS FELIZ 4 mil novas vagas

novas unidades escolares ampla reforma das escolas

uniforme completo novos materiais didáticos

jornada de ensino ampliada

156 ou 0800 0191944


10

Ano XV - nº674 Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2011

Rápidas

Natação e hidroginástica A partir de 1º de agosto, começam as inscrições para aulas de natação e hidroginástica, no Centro Esportivo Prefeito Geraldo Faria Rodrigues (Baetão). Os interessados em participar devem comparecer com documento original, uma foto 3x4 e comprovante de endereço exclusivamente neste dia, das 8h às 17h, no Baetão (R. Dona Júlia César Ferreira, 270). São oferecidas 826 vagas, sendo 604 destinadas à natação e 222 à hidroginástica. Informações pelos telefones 4330-3671, 4332-9816 ou 4126-5623.

Seminário Nesta sexta-feira (29), a partir das 8h30, a Fundação Criança em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo realiza seminário para divulgar os resultados parciais do projeto de Avaliação e Sistematização de Práticas que promovem a localização e identificação de crianças e adolescentes desaparecidos de São Bernardo. O evento ocorre no Anfiteatro Sigma (R. Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos). As inscrições podem ser feitas gratuitamente no portal http://www.metodista.br.

Pedágio eletrônico Rodovias paulistas vão receber o projeto piloto do “Sistema Eletrônico de Arrecadação de Pedágios”, que deve entrar em teste em algumas praças de pedágio do interior até janeiro de 2012. Utilizada nos Estados Unidos, a tecnologia visa tornar as viagens mais baratas, além de massificar o sistema eletrônico de cobrança.

Compulsão sexual O Hospital das Clínicas(HC) inicia um estudo sobre compulsão sexual. O objetivo da pesquisa é levantar dados para a prevenção e para o tratamento do comportamento compulsivo. Para participar do estudo, o Instituto de Psiquiatria do HC recruta homens e mulheres com e sem impulso sexual excessivo, brasileiros, com 18 anos ou mais, alfabetizados. Inscrições pelo telefone 3069-6982, falar com Renata.

www.pfinal.com.br

Projeto é voltado às escolas públicas e particulares

Sabina lança projeto Posse Responsável Divulgação

Para conscientizar as crianças sobre importância de criar animais domésticos, com responsabilidade, a Sabina Parque Escola do Conhecimento, em Santo André, lançou na quinta-feira (28) o projeto “Posse Responsável”. Desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde, com a colaboração da ONG Projeto Focinhos Gelados, o projeto é voltado a escolas particulares e públicas para a realização de aulas direcionadas ao tema. “A posse responsável de animais domésticos é uma questão que envolve o meio ambiente, a saúde, as normas de convivência social e o desenvolvimento das relações sociais e individuais de afetividade e responsabilidade, por isso a importância de conscientizar as crianças”, destaca Silvia Sanchez, coordenadora da Sabina.

Posse Responsável

O projeto foi dividido em duas etapas. Na primeira, as crianças terão contato direto com os animais e serão orientadas sobre a importância da higiene, do passeio, do recolhimento das fezes, do uso de guia, além do controle de pulgas, alimentação e maus

Objetivo é conscientizar crianças sobre a importância de cuidar dos animais

tratos e abandono do bichinho. Na segunda fase, os pequenos recebem orientação sobre doenças relacionadas aos animais domésticos, com destaque para a prevenção da dengue. Nesta fase da visita, serão discutidos a febre maculosa, doença cujos carrapatos são transmissores, a raiva e a Leptospirose, transmitida pela urina do rato. A Sabina Escola Parque do Conhecimento (R.: Juquiá, s/ nº, bairro Paraíso) funciona, somente para escolas com visitas

agendadas, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O espaço é aberto ao público nos finais de semana e feriados, das 9h às 17h. O ingresso custa R$ 10 e a bilheteria fecha às 16h. Professores e alunos da rede municipal de Santo André, menores de cinco anos e portadores de necessidade especiais não pagam entrada. Informações pelo telefone 4422.2012 ou no portal www.santoandre.sp.gov. br/sabina/.

Gabeira realiza viagem literária em SCS Carlos Alexandre

São Caetano recebeu na quarta-feira (27), o escritor, político e jornalista, Fernando Gabeira. O encontro fez parte do programa Viagem Literária, que integrou as festividades da Virada Cultural da cidade, em comemoração ao aniversário de 134 anos. Iniciadas em 1º de junho, as atrações do programa proporcionam bate-papos com escritores, em diversas cidades. “Meu objetivo é incentivar a leitura, simultaneamente entusiasmando os jovens escritores”, explicou Gabeira. Questionado quanto aos resultados do projeto, afirmou: “Hoje temos a televisão, internet e uma série de outras formas de expressão”.

Gabeira acredita que livros podem acabar

Sobre o bate-boca a respeito dos novos meios de comunicação, Gabeira é decisivo: “Não acredito que seja possível a coexistência de livros e essas novas mídias. Acho, até mesmo, que o livro tende a um declínio.

Mas, como ele é um instrumento acessível e contém muita sabedoria acumulada, nossa missão é instrumentar as pessoas da melhor maneira possível, independente do meio que ela utilize”, finaliza o escritor.

Famílias do ABC e capital terão desconto na conta de luz Cerca de 350 mil famílias poderão ter desconto na conta de energia elétrica. A partir de agosto, a AES Eletropaulo fará um mutirão para cadastrar seus clientes de baixa renda. O benefício provém de uma parceria firmada entre o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Caixa Econômica Federal, a Prefeitura de São Paulo e a empresa Além da capital paulista, a concessionária deverá cadastrar clientes das cidades de Diadema, Mauá, Santo André, São Bernardo e outros. A distribuidora definirá cronograma, com base no perfil de renda dos clientes. O beneficio da tarifa social é concedido aos clientes que possuam renda familiar per capita de até meio salário mínimo mensal, comprovada por NIS e registradas no Cadastro Único, ou famílias em que um dos membros usufrua do Benefício de Prestação Continuada (BPC), concedido às pessoas com deficiência ou com mais de 65 anos que comprovem não ter condições de se manter ou de ser mantidas por suas famílias. O desconto é aplicado para o consumo de até 220 kwh/mês. Caso o cliente ultrapasse esse volume, receberá o benefício referente aos 220 kwh/mês. Uma família que consome, por exemplo, 160 kwh/mês e é beneficiada pagará 38% a menos na fatura. Ou seja: em vez de pagar R$ 57,11, pagará R$ 35,16. Os documentos necessários para inscrição no Cadastro Único são conta de energia elétrica, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, RG e certidão de casamento ou nascimento. Os interessados devem procurar a agência da AES de seu município.


Informativo

julho de 2011 Ano XV - nº674 Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2011

11 Informe Publicitário

www.pfinal.com.br

Mesmo com problemas, Enem se consolida como vestibular nacional Ligação de reitores com governo federal contribui para o aumento de vagas distribuídas através da nota no exame O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é, certamente, uma ótima política pública para indução de reformas no ensino médio e uma das mais justas e democráticas formas de distribuição de vagas no ensino superior público. Por isso, tem muitos adversários na sociedade. Adversários poderosos que, porém, não conseguiram prejudicar o Enem mais do que o Ministério da Educação (MEC) e o seu instituto de avaliações, o Inep. Nos dois últimos anos, justamente o período em que o Enem começou a distribuir fartamente vagas em universidades públicas, a aplicação do exame foi um verdadeiro desastre. Em 2009, houve o vazamento da prova. Em 2010, inversão de gabarito, redações mal corrigidas e milhares de pessoas que, mesmo prejudicadas, não puderam fazer uma segunda prova. Nesta situação, mesmo o Enem sendo bom para o País e para a democratização do acesso ao ensino superior, era de se esperar que as vagas distribuídas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) diminuíssem ou, pelo menos, se estabilizassem. Não foi o que aconteceu. No primeiro semestre de 2010, eram cerca de 49 mil vagas distribuídas pelo Sisu, exclusivamente pela nota no Enem. No primeiro semestre de 2011, foram mais de 80 mil vagas nessa situação. No início de 2012, certamente teremos algo próximo de 100 mil vagas disponibilizadas no sistema de seleção, sem contar as universidades públicas que distribuem vagas usando a nota do Enem sem fazer adesão ao Sisu e as que usam a nota do Enem de forma parcial. Como explicar esse aumento no número de adesões? A Uni-

versidade Federal de Viçosa (UFV) é um caso que ilustra bem os motivos que levam ao aumento no número de universidades que passam a adotar o Enem. No começo de 2011, o reitor da UFV assumiu um cargo no Ministério da Educação (a Secretaria de Ensino Superior). Não passaram cinco meses e esta universidade acabou com o seu vestibular e passou a selecionar 80% dos novos alunos só com a nota do exame. Os outros 20% entram pelo processo de avaliação seriada. Nas demais universidades públicas as decisões se dão de forma semelhante. A gradativa ampliação de reitores que possuem história pessoal ligada ao atual governo federal e as políticas indutoras à adesão ao Enem são os fatores que garantem o aumento de vagas oferecidas nesta nova política pública. E essa tendência deve se ampliar. Universidades como a Federal do Sergipe (UFS), Estadual do Piauí (UESPI), a Federal do Acre (UFAC), a Federal do Alagoas (UFAL) e a Federal de Uberlândia (UFU), entre outras, que antes de 2011 mantinham seu próprio vestibular, ou já aderiram ao Enem ou estão muito próximas disso. É fato consumado. Mesmo com problemas, o Enem se consolida como o nosso “vestibular nacional”. Às escolas de ensino médio, como o MEC não adotou ação universal e apropriada para esclarecer como é, de fato, o Enem, fica a obrigação de conhecer melhor a avaliação e de reordenar suas grades, seus programas, seus currículos e seus projetos pedagógicos. Fonte : IG Educação – mais informações www.ig.com.br/educacao

Compreenda as diferenças entre o Vestibular e o ENEM INSCRIÇÕES

CURSO GRATUITO

3262-4496 / 2097-4096


12

Ano XV - nº674 Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2011

Esporte

www.pfinal.com.br

Turismo

Pelé nomeado embaixador da Copa de 2014

Serra Negra reúne beleza e saúde Miguel Schincariol

Roberto Stuckert

O ex-jogador de futebol, Edson Arantes do Nascimento, popularmente conhecido como Pelé, foi nomeado na terça-feira (26) pela presidenta da República, Dilma Rousseff, embaixador brasileiro da Copa do Mundo de 2014. O ex-atleta terá entre suas funções divulgar a imagem da Copa do Mundo no Brasil no exterior. “Como brasileiro, faço isso desde que nasci”, diz. Pelé comentou que chegou a ficar preocupado com a organização e o andamento das obras do torneio esportivo, mas pediu ao povo brasileiro um voto de confiança. “Com alguns problemas que nós tivemos, as coisas estavam confusas e em dúvida, mas podemos acreditar, porque a presidenta disse que fará todo o esforço, e espero que a gente entregue bem esta Copa do Mundo”, afirmou. Embora o cargo concedido ao ex-jogador seja apenas honorário (sem poder executivo), Pelé terá a função de orientar o governo e até representar o Brasil no exterior.

Álcool pode ser liberado na Copa O ministro dos Esportes, Orlando Silva, disse na última sexta-feira (22) que o governo está analisando o pedido da Federação Internacional de Futebol (Fifa) de liberar a venda de bebidas alcoólicas em estádios durante a Copa do Mundo. O Estatuto do Torcedor proíbe o consumo e a venda de álcool nos estádios. Segundo Silva, o tema será discutido na elaboração do projeto de lei que vai determinar as normas para o Mundial de 2014.

Cachoeira dos Sonhos: queda d’água e trilha ecológica

L

ocalizada no alto da serra e rodeada por montanhas, a cidade de Serra Negra ficou bastante conhecida por seu forte turismo de compras e rural, além de suas fontes de águas minerais. A rica beleza natural, aliada ao clima montanhoso e as fontes de água mineral com poderes terapêuticos, renderam ao município o título de “Cidade da Saúde”. Serra Negra oferece aos turistas atividades variadas que vão dos passeios de teleférico e Maria Fumaça até a visitação de propriedades de café, cultivo de produtos orgânicos e fabricação de queijos e vinhos. Lá, linha, couro, artefatos de madeira e laticínios são alguns dos produtos comercializados na região. O preço deixa qualquer morador da capital de queixo caído. A Rua Coronel Pedro Penteado centraliza a maioria das lojas com os produtos de fabricação local. Depois de um cansativo dia de compras e passeio pela cidade, os visitantes poderão relaxar com os banhos de imersão, pérola, turbilhão, sauna seca

e úmida, duchas e massagens revigorantes oferecidos pelo Balneário Municipal. No Parque e Represa Dr. Jovino Silveira, está localizada a fonte Nossa Senhora de Lourdes. O local, que também funciona como estação de tratamento de água, é muito procurado para observar pássaros e fazer trilhas. O turista pode ficar despreocupado com uma estrutura de quiosques para piqueniques e churrascos, sanitários, lanchonete, pista de bocha e playground. Para recepcionar os visitantes, a cidade possui uma ampla estrutura hoteleira como luxuosos hotéis, como também junto ao ambiente familiar e informal dos hotéis fazenda. E para quem quiser aproveitar os meses de junho e julho, com as férias escolares, a cidade é conhecida pelas festas juninas e já tradicionais que ocupam o centro de Serra Negra nas noites frias de inverno. Entre elas, estão: a Festa da Igreja de São João Batista, o Arraial da cidade, a Festa Julina, o Festival de inverno e a Carreata São Cristóvão.

Igreja Nossa Senhora do Rosário é uma antiga capela da cidade

Parque das Fontes preserva duas fontes de águas medicinais


Ano XV - nº674 Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2011

www.pfinal.com.br

Foram analisados 107,5 mil trabalhadores

Metalúrgicos do ABC estão mais escolarizados

Divulgação

O

s metalúrgicos do ABC Paulista estão mais escolarizados, mais velhos e ganhando mais. A constatação é de um estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) a pedido do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O levantamento, que foi divulgado na última quinta-feira (21), analisou os 107,5 mil trabalhadores representados pelo sindicato e distribuídos nas cidades de São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Se em 1994, praticamente metade dos metalúrgicos (48,6%) não tinha o ensino fundamental completo, os números de 2010 mostram que a escolarização da categoria evoluiu muito. No ano passado, 54,9% dos metalúrgicos do ABC tinham o ensino médio completo e 12,9% o nível superior. “O aumento da escolarização é um fator muito importante, mas só ele não basta. Deve-se aumentar a escolaridade, assegurar o acesso dos trabalhadores

INSS

Aposentadoria adquiridas antes de 1998

Mais de 50% dos metalúrgicos têm o ensino médio

à universidade e, tão importante quanto isso, oferecer formação profissional”, disse Sérgio Nobre, presidente do sindicato, destacando que uma das lutas da categoria será trazer uma escola técnica federal para a região. O estudo também observou que os metalúrgicos estão mais velhos. Em 1994, os trabalhadores com 50 anos ou mais somavam 6,7% do total. No ano passado, esse número chegou a 11%. Os jovens, até 30 anos,

representam 37% do total ou cerca de 36 mil trabalhadores. A remuneração média mensal dos metalúrgicos do ABC também cresceu e é 44,2% superior à media salarial do resto do Brasil. O estudo também mostrou que a maior parte dos metalúrgicos do ABC continua sendo formada por homens (85,5%). Apenas 14,5%, ou 15.569, trabalhadores da categoria são mulheres, mesmo número que era observado em 1994. (Com ABr)

Incentivo a leitura: livros a R$ 1 Nesta sexta-feira (29), entre 9h30 e 17h, as pessoas que passarem na Praça 22 de Novembro, centro de Mauá, terão a oportunidade de comprar livros a R$ 1. A iniciativa que tem apoio do Ministério da Cultura já percorreu mais de 100 municípios brasileiros. Crianças, jovens e adultos vão mergulhar no mundo da leitura. Entre os títulos que serão comercializados no espaço estão: “Acredite se Quiser!”, “Espiando o Mundo pela Fechadura”, “Coisas de Homem & Coisas de Mulher”, “Nos Bastidores do

Cotidiano”, “Quinho e o seu Cãozinho – Um Cãozinho Especial”,

além de crônicas com linguagem leve e bem-humorada.

NOVA REVISÃO DE BENEFÍCIO BASEADA NO NOVO TETO DE R$1.081,50 PARA R$1.200,00, EM 1998

Ligue e agende um horário Fazemos análise gratuita

4438-7535 R. Campos Sales, 675 - cj. 03 - Centro - Sto. André

13


14

Ano XV - nº674 Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2011

Parques oferecem diversão com desconto

Arquivo/PMSBC

Desconto no submarino é de 50%

Com o objetivo de incentivar o turismo, a Prefeitura de São Bernardo oferece aos moradores descontos nas atrações da Cidade da Criança e do Parque Estoril. Na Cidade da Criança, as terças-feiras e no primeiro sábado do mês, o passaporte de entrada no parque terá 30% de desconto. Para obter os valores promocionais, o munícipe deve fazer a carteirinha no prédio administrativo do próprio espaço, mediante comprovante de residência, foto 3x4 e documento de identidade. Com a carteirinha, que dá direito a maioria das atrações, adulto paga R$ 12 e criança, R$ 21. Para o restante dos turistas o valor é de R$ 20 e R$ 30, respectivamente. Entre os principais equipamentos,

figuram o Teleférico, Circuito de Arvorismo e Tirolesa, entre outros. Tanto o Submarino quanto o estacionamento têm desconto de 50% para moradores do município. O parque (R. Tasman, 301, Jardim do Mar. Tel.: 4330-9080) funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Já no Estoril, a carteirinha dá direito a entrada gratuita. Se o visitante for de carro ou moto, paga apenas o estacionamento. O documento também pode ser providenciado no local, sem nenhum custo. O preço por veículo (carro ou moto) é R$ 10 e cada passageiro do carro ou ônibus paga R$ 3,00 referente à entrada. O espaço (R. Portugal, 1.100, Riacho Grande. Tel.: 4354-9087) abre de quarta a domingo, das 9h às 17h.

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINARIA A COOPERATIVA DE RECICLAGEM DE SANTO ANDRÉ CNPJ 03.306.038/0001-85 com sede a Rua Espírito Santo, 88 Bairro: São Jorge – Santo André –SP CEP: 09.111-660 convoca seus cooperados (as) em condições de votar, para comparecerem à assembléia geral ordinária, que será realizada em sua sede social, Rua Espírito Santo 88 Bairro: São Jorge – Santo André – SP, às 8:00 horas do dia 12 de agosto de 2011, e em primeira convocação, com 2/3 (dois terços) dos seus cooperados (as) e em 2ª convocação às 8:30 horas, e com a metade mais um dos seus cooperados(as) , ou em 3ª convocação às 9:00 horas com no mínimo de 10 cooperados(as), para tratar da seguinte Ordem do dia: a) prestação de contas do órgão de administração, compreendendo Balanço Patrimonial do período de 01/01/2010 à 31/12/2010, Aprovação das Sobras e Perdas deste período com Parecer do Conselho Fiscal e do Relatório da Diretoria, documentos esses que estão à disposição dos associados, em sua sede social; deliberação sobre plano de trabalho formulado pelo Conselho de Administração para o próximo exercício, b) Aprovação do Projeto DRS – Banco do Brasil e Alcoa, c) Eleição do Conselho Fiscal e Suplentes para novo exercício ,d) Compra e aquisição de ativo imobilizado, e) Outros assuntos de interesse da cooperativa.

COOPERATIVA DE CRÉDITO MÚTUO DOS FUNCIONÁRIOS DA METRA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIAEDITAL DE CONVOCAÇÃO O Diretor Presidente da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Funcionários da Metra, CNPJ nº 04.414.354/0001-33, no uso das atribuições que lhe confere o estatuto social, convoca os associados, que nesta data são em número de 1.119 (Um mil, cento e dezenove), em condições de votar, para reunirem-se em Assembléia Geral Extraordinária, a realizar-se na sede social da Cooperativa a Rua Joaquim Casemiro, 290 - Jardim Gagliardi, na cidade de São Bernardo do Campo SP, no dia 10 de Agosto de 2011, obedecendo aos seguintes horários e ¨quorum¨ para sua instalação, sempre no mesmo local, cumprindo o que determina o estatuto social: 01) Em primeira convocação: às 13:00 horas, com a presença de 2/3 (dois terços) dos associados; 02) Em segunda convocação: às 14:00 horas, com a presença de metade e mais um dos associados; 03) Em terceira e última convocação: às 15:00 horas, com a presença mínima de 10 (dez) associados, para deliberarem sobre os seguintes assuntos: ORDEM DO DIA: 1.Re-ratificação da Assembléia Geral Ordinária, realizada em 09/02/2011, em razão da exigência enviada pelo Banco Central do Brasil, por meio do expediente Ofício nº 80/2011, Pt 1101515086, compreendendo a fórmula de cálculo utilizada para a distribuição entre os cooperados das sobras apuradas no exercício social de 2010; 2.Apresentação do Projeto de Ampliação de Área de Ação da Cooperativa;3.Comunicado de Assuntos Gerais, (sem deliberação). São Bernardo do Campo, 22 de Julho de 2011.Tomaz Alberto Lopes Bajo - Diretor Presidente

www.pfinal.com.br

Novelas 17h30

Globo

Malhação ID

Pedro e Catarina finalmente irão se entender. A mocinha ainda luta contra a profunda paixão que sente pelo rapaz. Mas o destino acaba unindo outra vez o jovem casal. Eles estão procurando Babi, quando entram em um galpão abandonado. Inevitavelmente, rola um clima entre eles. Pedro não se faz de rogado e chega em Catarina. A garota não resiste e os dois se beijam. Depois, Catarina “incorpora” a arrependida e fala que não seria justo continuar aquilo por causa de Guilherme, o namoradinho dela. Mas a menina ficou balançada. Tanto é que decide contar o ocorrido para Guilherme. O jovem médico fica desolado e acusa a moça de tê-lo enganado esse tempo todo. Kátia vê Lúcio no beco com dois rapazes de aparência suspeita. Eric surpreende Josiane com seu comportamento compreensivo.

18h

Globo

Cordel Encantado Tesouros escondidos muitas vezes são encarados como lenda por quem escuta que existe, mas nunca viu um. A arca recheada de dinheiro encontrada pelo rei Augusto e perdida quase que simultaneamente já gerou comentários e piadas diversas em Brogodó. Apesar de ninguém saber o paradeiro da riqueza, nesta semana, o povo do sertão começa a desconfiar de quem pode ter ficado com o baú. Miguézim é o primeiro na lista dos suspeitos. Além de ficar distribuindo dinheiro por aí, o profeta do cangaço faz uma doação gorda para Herculano. Miguézim ainda entrega uma caixa com dinheiro para a compra de disfarces para o bando do cangaço, que planeja um ataque. Jesuíno e Dora chegam a entrar na casa do pensador para procurar alguma pista que o levassem a ter certeza de que o tesouro realmente está com o Miguézim. Bem na hora, o profeta chega e acaba com a festa dos espiões. Bartira não resiste ao beijo de Farid. Petrus confessa a Augusto seu amor por Florinda.

19h30

Globo

Morde & Assopra O sambista Ismael Silva já cantava nos versos de “Se Você Jurar” que um homem é capaz de se regenerar pelo amor de uma mulher. Guilherme está seguindo o caminho que o poeta carioca descreveu. Com o perdão da mãe e a descoberta da paternidade, o ex-mentiroso busca uma oportunidade para ajudar a família e se redimir. Depois de dar inúmeras provas de que tinha vergonha da mãe Dulce, uma humilde vendedora de cocada, para impressionar a ex-namorada “patricinha” Alice, o rapaz agora dá sinais de bom caratismo.Desesperado por uma oportunidade, Guilherme chega a pensar em levar Dulce e o filho para o Rio de Janeiro. A mãe fica empolgada com a notícia. Comovida com a mudança de postura

21h

Globo

Insensato Coração A melhor coisa é ter no irmão um amigo de verdade. É essa relação que se vê entre Cecília e Leila. A jovem estilista está feliz com o reconhecimento de seu trabalho pela família. E, para melhorar, André oferece seu apartamento para ela trabalhar. Já Cecília está em um “beco sem saída”. Grávida de Vinícius, ela é pedida em casamento pelo encrenqueiro. Claro que essa não é sua verdadeira vontade. Mas Cecília sofre tanta pressão por parte da mãe, Eunice, que acaba aceitando. Vinícius ainda diz que Oscar apoia sua decisão de se casar com a garota. E a vida de Leila, que parecia estar com tudo no lugar, não vai ficar nessa calmaria por muito tempo. Tudo porque André a encontra em seu apartamento e acaba caindo de Guilherme, Dulce começa a interceder para que Alice perdoe o ex. Primeiro, ela apresenta a menina a Amadeu, filho de Guilherme. A garota não entende, mas a mãe coruja logo esclarece que apoia a relação de Alice com o filho. Confusa e preocupada com um assunto mais importante – a descoberta de seus verdadeiros pais – a “patricinha” deixa a possível volta em “stand by”.Enquanto isso, Guilherme, sem desconfiar dos planos da mãe, se concentra em sua nova fase. Nervoso, ele vai conversar com Tânia sobre a ideia que teve de se mudar para o Rio. Pink, Carolina e Irene se encontram no hotel e brigam por Cristiano. Áureo se encarrega dos preparativos para o casamento de Celeste.

23h Globo

O Astro

Salomão mudaria de atitude ao saber que toda a raiva que tem gerado vai resultar na sua própria morte. Sim, o dono do Grupo Hayalla será assassinado em plena festa. Verdade seja dita, Salomão nunca foi “flor que se cheire”. Mas ser morto de maneira bárbara já é demais. O executivo coleciona desafetos como quem junta figurinhas de futebol em época de Copa do Mundo. Desde a vingativa ex-mulher Clô ao invejoso irmão Samir, passando pelo inescrupuloso Neco e até o único filho, Márcio – todos querem mostrar para o ricaço “com quantos paus se faz uma canoa”. Ninguém está satisfeito com as recentes alterações de comportamento do empresário. Salomão só não esperava ser surpreendido por um golpe do destino. Aliás, de um assassino que acerta o magnata na cabeça e depois o joga pela janela. Silvia confessa a Beatriz que não está grávida. Henri liga para Felipe e diz para ele não sair de casa.

22h15

Record

Vidas em Jogo Um grande embate entre Maurício e Cleber começa a ganhar forma. Depois que Cleber tentou matar Maurício, o advogado decidiu mudar as regras do jogo e fazer alguma coisa

na besteira de ficar com ela. Cortez pega as joias de Natalie e vai embora. André sai da casa de Carol. ao invés de ficar passivo, esperando o próximo golpe. Agora, Regina entra de vez no meio do conflito dos dois. Nos próximos capítulos, Maurício conta à empresária que Cleber o atropelou de propósito e que, por causa disso, fingiu perder a memória com medo de o ex-policial fazer algo contra ele. Regina dá um voto de confiança ao advogado e, assim que Cleber volta de viagem, ela não cede aos carinhos do namorado. A empresária o acusa de tentar matar seu advogado e ele acaba confessando que tinha intenção de cometer o crime. O ex-policial tenta se justificar e diz que perdeu a cabeça ao ver Maurício conversando com Francisco. Ela resolve pedir um tempo para pensar e o manda embora. Maurício e Cleber, além de rivais na luta pelo amor de Regina, agora também são inimigos mortais. Marizete desconfia que seu marido a trai com a empregada. Patrícia descobre que seu bebê pode ser portador de síndrome de down.

22h15

SBT

Amor e Revolução Muitas loucuras são cometidas por causa de amor. Heloísa já teve inúmeras provas disso. Mas, ela terá certeza do poder desse sentimento. Depois de ter declarado sua paixão inúmeras vezes pela estudante, Henrique não aguenta a rejeição e decide, de uma vez por todas, dar fim à sua própria vida. Ele está prestes a se atirar do alto de um prédio, quando Heloísa aparece e consegue evitar o suicídio do amigo. Mas apesar de agir como uma verdadeira heroína nessa situação, a bela acaba sendo vítima de uma armação de seu próprio pai. Doutor Ruy, para impedir o envolvimento da filha na guerrilha, decide sedá-la para que ela não viaje com os guerrilheiros. Bartolomeu, preocupado com Heloisa, decide não seguir com os companheiros até descobrir porque ela não apareceu no local combinado. A grande paixão de Henrique e o zelo egoísta do pai já causaram muitos problemas para Heloísa. João flagra Stela e Paulo Iraquitam aos beijos. Miriam revela a José que está grávida dele.


Su Doku Preencha os espaços em branco com os números de 1 a 9 sem repetí-los nas linhas, colunas e nos quadrantes do quadro.

Expulsar Tinta preta de pó de sapato Marco Nanini, em "A Grande Família"

- Regente: VêALAVRASTouro CRUZADAS DIRETAS

(?)-culpa, Criança confissão que mora da falta cometida nas ruas Escrava concubina de Abraão (Bíb.)

Luz que precede o ruído do trovão Objeto de estudo do grafólogo O canto oficial da liturgia católica

Corante para branquear roupas

A

Receita Pudim de Pão 1 xícara (chá) de açúcar

I

Pudim 4 pães fracês 4 ovos 1 lata de leite moça 2 medidas (lata) de leite polo (chá) de açúcar meiaOxícara dos 1 colher (sopa) de manteiga pinguins meia(abrev.) colher (chá) de canela em pó

Solução V I G R E G O R L I A N C O

W E B C A M U

B C A N A L I N R E L A

N Q E U L A E T R B O A E R S T P R R E E L A I S

D U I M S E M P A R A R A A N C H I A L E N E S S E I N O LO H S A R

M E A N G O A R R A B N A A N Ç D Ã O O N A R D I O

2/on. 3/cab — ten. 4/agar — sean. 6/hansen — w Peixes - Regente: Netuno: Bom momento para os contatos e contratos profissionais, pisciano. Você pode ter uma oportunidade inesperada que pode trazer bons resultados financeiros.

63

O polo dos pinguins (abrev.)

Ligado, em inglês Fragrância (poét.)

Uniforme (pop.) Prenome de Popó Faz o serviço de bordo, no avião

Reage à boa piada Ana Hickmann, modelo gaúcha

(?) Byron, escritor Autor (abrev.)

diâmetro) e reserve. Pudim: Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje sobre a calda. Leve ao forno médio (180º C), preaquecido, em banho-maria por aproximadamente 1 hora e meia. Espere esfriar e leve à geladeira. Sirva gelado.

BANCO

63

Solução

B C A N A L I N R E L A

Aquário - Regente: Urano: Olhe com mais carinho para suas relações, aquariano. Esteja mais perto de quem mais precisa de você. Cuide mais das pessoas e não tenha medo de pedir carinho.

Soluções

L

Dez, em inglês Prefixo de "preexistir"

U

Capricórnio: Regente: Saturno: Uma semana mais voltada ao prazer, capricorniano. É hora de se divertir mais, adotando uma postura mais leve perante a vida. Ser feliz deve ser uma obrigação.

Kenny (?), saxofonista dos EUA Cerceamento das liberdades civis

M E A N G O A R R A B N A A N Ç D Ã O O N A R D I O

ligadas ao profissional.

N

É defendida pelo Exército

I (?) García, político peruano

Câmera acoplada ao computador

Símbolo cristão de "Jesus"

L

Modo de Preparo Calda Ligado, Símbolo Escorpião - Regente: Emem uma panela de fundo laringlês cristão de Plutão: É hora de pensar Fragrân-o açúcar. Leve ao go, coloque "Jesus" em seu futuro, escorpiano. (poét.) fogocia baixo deixando derreter Sua carreira pede mais suavemente. Quando estiver atenção e o momento é propício para Reage à refletir sobre suas últimas conquistas. bem dourado,boa junte piadameia xícara (chá) de água fervente e mexa com uma colher de cabo Ana Sagitário - Regente: Jú- (?) Byron, piter: É um ótimo momen- escritor Hickmann, longo. Deixe ferver até dissolver to para investir em algum Autor modelo os torrões de açúcar. Forre com curso que possa beneficiar (abrev.) gaúcha o seu trabalho, sagitariano. Por sinal, esta calda uma fôrma grande a semana é ótima para resolver coisas com furo central (23 cm de

Países que são os maiores poluidores do mundo

A Mal de (?): lepra (Patol.)

D U I M S E M P A R A R A A N C H I A L E N E S S E I N O LO H S A R

N

É defendida pelo Exército

A peça do antiquário Acre (sigla)

A índole do herói Formato da lira

Estrutura que sustenta telhados

Receitas

Virgem - Regente Mercúrio: Começa uma fase de avaliações internas, virginiano. Neste sentido, a (?) Câmerasemana é muito favorável às reflexões acoplada García,e a em geral, ao autoconhecimento ao compolítico introspecção. putador peruano Dez, em inglêsLibra - Regente: Vênus: Você tende a estar mais Prefixosonhador de e reflexivo, li"preexistir" briano. Com tantos planos para o futuro, talvez seja importante compartilhar algumas coisas com pessoas de confiança.

Corante para branquear roupas Estabelecimento como o pé-sujo

Leão: Regente: A peçaSol: do Estabeleantiquário Pense no seu futuro, leocimento comonino. o E coloque mais Acrefoco pé-sujo nas suas metas. Aproveite (sigla) esta fase de mais sucesso, populaA índole ridade e visibilidade e crie oportu- Mal de do herói (?): lepra nidades. Formato (Patol.)Calda da lira

(?)-culpa, Criança confissão que mora da falta cometida nas ruas Escrava concubina de Abraão (Bíb.)

(?) Connery, astro do Cinema

© Revistas COQUETEL 2011

Gêmeos - Regente: Mercúrio: O que você quer de verdade, geminiano? É hora de definir melhor seus (?) planos, metas e objetivos eConnery, lutar com mais afinco pelo que quer. astro do Cinema Câncer - Regente: Lua: Peça para seus amigos ajudarem, canceriano. Não precisa resolver tudo sozinho. Você deve se ocupar com aquilo que é mais importante e delegar o que for possível.

© Revistas COQUETEL 2011

Desigual Tipo de avaliação de hotéis

2/on. 3/cab — ten. 4/agar — sean. 6/hansen — webcam.

udo o da ca

Condimento polvilhado no arroz-doce Táxi, em Em + ele inglês (contr.)

N Q E U L A E T R B O A E R S T P R R E E L A I S

nus: Olhe mais para si mesmo, taurino. É hora de cuidar de suas necessidaDesigual Condimento polvilha- Preste des pessoais e familiares. mais do no Tipo mais de atenção em arroz-doce suas emoções, bem avaliação Táxi, em Em + ele evidentes neste momento. inglês (contr.) de hotéis

www.coquetel.com.br

W E B C A M

Áries - Regente: Marte: É uma semana para apostar naquilo que é mais importante para você, ariano. Mas é fundamental que você saiba o que quer e não perca o foco apostando em coisas demais.

Cruzadas PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

V I G R E G O R L I A N C O

Você e os astros

etel.com.br

15

Ano XV - nº674 Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2011

www.pfinal.com.br


16

Ano XV - nยบ674 Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2011

www.pfinal.com.br

Jornal Ponto Final Ed. 674  

Jornal de circulacao regional para o Grande ABC

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you