Issuu on Google+


1 Acreditar uma continuação da dinâmica Durante a atividade realizada no dia 9/3, sábado, atentei-me aos detalhes que me foram apresentados sobre os cuidados com as diversas questões sociais e de valorização da nossa cultura. O Theatro Net Rio é realmente surpreendente e diferenciado dos demais que eu conheço. Pelo que vi do case, enquadra-se às questões propostas e oferece, de fato, o melhor para o seu público. Especificamente em relação ao teatro, eu poderia contribuir com a comunicação interna e externa, o relacionamento com clientes, fornecedores e públicos em geral, assim como trazer novas ideias e conceitos sobre acessibilidade e sustentabilidade. No entanto, o que mais me chamou atenção foi a proposta de vocês enquanto empresa de entretenimento, uma vez que o case apresentado sobre o teatro já é de sucesso. Gostei bastante de saber que a Brainstorming busca ser a melhor que pode naquilo que faz seguindo os parâmetros de sustentabilidade e acessibilidade, porém só consegui perceber que a empresa valoriza essas questões durante a dinâmica.

Acho tão importante investir nessa linha de atuação quanto demonstrar para o público as políticas valorizadas e como a empresa se preocupa com isso. Defendo que o valor simbólico das experiências diferenciadas e inovadoras proporcionadas pelas organizações, agregadas às vivências sociais, geram o reconhecimento e a criação de outros valores que se perpetuam em histórias. Então, pensando na Brainstorming e na consolidação de seus valores, decidi fundamentar alguns pontos de vista pessoais antes de apresentar a vocês a minha proposta de contribuição.


Dentro da lógica “comercial/ empresarial”, as Relações Públicas defendem à priori a empresa e seus valores. Numa linha geral, prioriza-se a Ética e o comprometimento com a sociedade ao em torno, por meio da comunicação e suas ferramentas, sejam elas diretas ou não. É um trabalho multifacetado e que agrega valor aos objetivos, metas e históricos empresarias para que, assim, possam ser reconhecidos e valorizados pelo que realmente são diante do mercado atuante e de seus públicos consumidores.

2 Compreender a importância de um “RP”

Resumidamente, a função de um “RP” é fazer com que a “mensagem” da empresa/ negócio/ pessoa (enfim) chegue a todos os públicos, transmitindo o conceito desejado, mesmo que com linguagens apropriadas para cada um especificamente e por meios diversificados.


3 Refletir postura pessoal sobre o que vimos


Nos últimos dez anos, uma nova maneira de reconstruir os meios pelos quais as coisas acontecem, desde a valorização de suas etapas e não somente de seu fim, à liberdade de realização e o surgimento de novos conceitos culturais e de interação com os diversos segmentos empresariais, chamaram minha atenção. Foi então que comecei a moldar meu trabalho seguindo a lógica da Economia Criativa. A empresa Brainstorming demonstrou, em minha interpretação, que também busca se enquadrar nesse novo terreno que não prioriza a Indústria Cultural como fim, mas como o meio que pretende revalorizar as ideias, as criações e, principalmente, a cultura brasileira.

Eu defendo a diferenciação e readaptação dos meios de comunicação apresentados aos diferentes públicos desde o patrocinador, passando pelo artista até o consumidor final porque acredito que a consolidação histórica de valores transmitidos por uma organização viabilizam possíveis ligações afetivas – memoráveis entre os objetivos empresariais e seus públicos. Ser diferente e desenvolver um trabalho que seja interessante e inovador é um caminho que está cada vez mais em alta dentro dos setores criativos. Bom, mas o que isso tudo tem a ver com o que eu estava falando até agora? Um dos trabalhos da minha área é ajudar os gestores a definir os reais valores e princípios da organização para que, assim, possam desempenhar sua função base alinhados à cultura empresarial desejada. Gostaria de poder auxiliar a Brainstorming porque me sinto capacitada para trazer informações sobre o mercado cultural e criativo, realizar análises setoriais, bem como efetuar pesquisas de campo e afins, contribuir na elaboração de diagnósticos, campanhas e ações sociais.


Vejo que existe a necessidade da empresa em consolidar seus princípios e valores institucionais, interna e externamente. Isso deveria ficar mais claro para todos que buscam informações e serviços não somente sobre a empresa, mas sobre questões diversas como a acessibilidade - o que os levariam a encontrar a Brainstorming. Mesmo que o Theatro Net Rio demonstre ao público o quanto ele é sustentável e se preocupa com tais questões, não fica clara a ligação de tais valores com quem os idealiza, no caso, vocês enquanto empresa de entretenimento. Ou seja, em vez desses valores e princípios ajudá-los a se posicionarem no mercado cultural e de entretenimento como uma empresa criativa e socialmente responsável, muitas vezes somente os clientes acabam sendo reconhecidos, então, isso se torna desvantajoso para a própria Braisntorming e seu crescimento.

Não concordo com empresas que vendem algo, imagem, entre outros pontos de vista, somente para angariar fundos e atenção sem que os mesmos realmente pertençam aos seus princípios. Mas, uma vez que tais princípios realmente fazem parte da cultura empresarial, torna-se mais do que justo e pertinente buscar o reconhecimento e prestígio verdadeiros por aquilo que realmente são. Então, mãos à obra! Especificamente em relação a isso, sugiro que possa contribuir com as seguintes ideias:


4 Criar propostas profissionais

Senti falta de uma “carta de boas vindas” sobre vocês, sobre o trabalho que desenvolvem, os clientes e outros cases. Mesmo procurando saber mais sobre a empresa antes da dinâmica, não consegui captar muitas informações a respeito, somente encontrei clippings do Theatro Net Rio e alguns eventos nele realizados. Para tanto, sugiro o desenvolvimento dos seguintes trabalhos: • Construção e validação do histórico empresarial da Brainstorming; • Concretização e reconhecimento de valores e princípios institucionais, entre eles: Missão, Visão, Filosofia, entre outros; • Elaboração de conteúdo e conceito de um material intrínseco aos seus princípios e valores, que apresente a empresa Brainstorming aos seus diversos públicos.


5 Valorizar o que a empresa ganha com isso?

A empresa que consegue alinhar seus valores e fazer com que eles sejam parte, não somente da sua cultura, mas da vida e história de outras pessoas, traz uma série de benefícios e retornos, dentre os quais vale a pena destacar: • Posicionamento assertivo de mercado; • Reconhecimento empresarial alinhado aos seus valores; • Memória afetiva e relacionamentos duradouros; • Novas parcerias e investimentos; Entre muitos outros.


Enfim,

Gostaria muito de fazer parte da equipe. Espero que a minha proposta seja útil e que eu possa colocá-la em prática! Obrigada.


Proposta de Comunicação elaborada para BRAINSTORMING ENTRETENIMENTO

Realização FERNANDA COPPEDÊ DAMIÃO Relações Públicas

fedamiao@gmail.com (11) 95234-1606


Acreditar