Page 1

FUNDAÇÃO ESTUDAR LABORATÓRIO ESTUDAR BELO HORIZONTE

DAYANNA FAGUNDES GOLDA ACUÑA JULIANA ROCHA PETRINA SANTOS RENAN MARCEL SILLAS MANTOVANI TIAGO GONÇALVES

REGISTRO DOS SALTOS INDIVIDUAIS E COLETIVO

BELO HORIZONTE OUTUBRO/2012


Registro do salto coletivo Buscar e promover parcerias com Instituições de Ensino que sejam consoantes à divulgação do site Zona Universitária e, por conseguinte aumentar seu público. Ações estratégicas: Atuação por duas frentes, sendo elas a promoção de parcerias com as instituições de ensino superior e a divulgação do site através dos perfis do facebook. Para tal, ficaram estabelecidas duas equipes de trabalho, definidas conforme disponibilidade, sendo a equipe que trabalhará com o facebook: Dayanna, Golda, Juliana e Sillas, responsáveis por buscar parcerias pela internet e a equipe de contatos com as potenciais Instituições parceiras: Petrina, Renan e Tiago. Além disto, haverá definição de metas, realização de reuniões periódicas e registro das atividades por escrito, como um diário de bordo e fotografias.

Resultados Iniciamos o trabalho em 17/09/2012 com 41.172 usuários cadastrados e finalizamos no dia 21/10 com 75.789 universitários cadastrados. Foram estabelecidas parcerias com as universidades federais do Rio de Janeiro, Pernambuco e Ouro Preto, além do laboratório estudar de Brasília no tocante à divulgação e apoio à plataforma zona universitária. A seguir estão os anexos que registram esse resultado.


Reuni達o com o reitor da UFOP


Notícia publicada no G1 – Portal de notícias da GLOBO


Registros de saltos individuais Dayanna Fagundes Objetivo O objetivo do meu salto individual era ser um agente facilitador na compreensão da legislação ambiental por parte dos estudantes da área e público interessado neste assunto. Para tal, meu objetivo era criar uma plataforma online, onde a intenção era de explicar a legislação ambiental de modo simples e de fácil entendimento para todo o tipo de público. Ações estratégicas i)

Definição de qual plataforma online seria mais viável para a realização do salto:

Após o termino do 1o modulo e da definição do meu salto individual dos dias 17 a 19 eu realizei uma pesquisa online de qual seria a melhor plataforma para a execução do meu salto. Depois de analisar valores da criação de um site e visualizar opções de sites gratuitos e blogs além das redes sociais, considerei mais rápido e o modo mais fácil de publicar as legislações de maneira resumida e simplificada em postagens de um blog. A partir da definição da plataforma em que eu realizaria o objetivo do salto eu pesquisei hospedeiros de blogs mais populares, pois a intenção é juntamente criar uma plataforma em que todos os tipos de publico se identificassem facilmente e a partir daí partir para a criação do blog. ii)

Criação do blog e definição de layout:

A criação do blog e deu-se de maneira bem simples no dia 19 de setembro de 2012 feito todo por mim, de sua criação a finalização do lauout, no dia 20 de setembro de 2012 o blog já estava com o layout definido e a estrutura necessária para o envio das postagens, sendo esta a próxima etapa e a mais importante. iii)

Inicio das postagens:

Primeiramente o objetivo das postagens é explicar as principais leis federais de temáticas ambientais e verificar o grau de aceitação das pessoas com relação à iniciativa e a partir daí ir ampliando o numero e diversidade de legislações explicadas de maneira simples e clara no blog. Para tal toda semana eu buscava estudava e resumia a legislação que seria postada na semana, sendo a primeira postagem realizada no


próprio dia 20 de setembro com um guia para a busca de legislações e de curiosidades sobre o meio ambiente. iv)

Postagens por data e tema: De 20/09/12 a 21/10/12.

Por motivos de estudo e emprego todas as semanas eu dedicava minhas pesquisas para realização de 2 novas postagens, sendo esta a frequência de postagens desde o inicio do blog até a data atual, como informado logo abaixo: 1ª Postagem: 20/09/12 Tema: Guia para busca de legislação; 2ª Postagem: 20/09/12 Tema: Curiosidade 1; 3ª Postagem: 22/09/12 Tema: Constituição Federal e Meio Ambiente; 4ª Postagem: 23/09/12 Tema: Política Nacional de Meio Ambiente; 5ª Postagem: 29/09/12 Tema: Política Nacional de Recursos Hídricos; 6ª Postagem: 30/09/12 Tema: Código Florestal Brasileiro; 7ª Postagem: 06/10/12 Tema: Política Nacional de Resíduos Sólidos; 8ª Postagem: 07/10/12 Tema: Curiosidade 2; 9ª Postagem: 13/10/12 Tema: Política Nacional de Gerenciamento Costeiro; 10ª Postagem: 14/10/12 Tema: Política Nacional de Educação Ambiental; 11ª Postagem: 20/10/12 Tema: Sistema Nacional de Unidades de Conservação; 12ª Postagem: 21/10/12 Tema: Curiosidade 3. v)

Divulgação do blog:

O blog foi divulgado por mim através de informações enviadas por e-mail aos meus contatos e por postagens nas minhas redes sociais, nos dias em que eu realizava as postagens do blog, além das visualizações do mesmo através de pesquisas de busca pelo Google pelo público geral. Resultados Desde a data de sua criação em 19/09/12 até o dia 21/10/12 o blog já foi visualizado por mais de 400 pessoas conforme mostrado logo abaixo:


Dentre as mais de 400 visualizações da pagina algumas delas foram feitas de outros países como Estados Unidos e Alemanha e Rússia conforme dados estatísticos do blog mostrados logo abaixo:

Todas as informações acima descritas foram coletadas e documentadas dos dias 17/09/12 até o dia 21/10/12, sendo este o meu salto individual. O salto coletivo será divulgado em um documento geral com a descrição de todos os membros do grupo de trabalho.


Golda Acuña Objetivo O meu salto individual consistiu em estudar a ideia na área de economia verde e negócios sociais, elaborar um projeto a partir dela e executá-la em curto prazo, ou seja, fazer o projeto por completo, levando em conta a viabilidade e o público–alvo e levá-la aos coordenadores do meu curso na universidade para a aprovação. Logo, para mim é um grande salto, pois nunca tive o suporte e a coragem de colocar minhas ideias no papel e apresentar a um professor para trabalhar em conjunto e apresentar em forma de case/artigo e futuramente levar esse projeto para a sociedade, precisamente, alunos de ensino fundamental/médio de escolas públicas. Ações estratégicas i) Primeira Semana (16-23 de Setembro): Elaboração mais concreta da ideia/pesquisas via web para a elaboração do projeto; ii) Segunda Semana (24-30 de Setembro): Lançamento de um formulário via web para estudo do Público Alvo/Contínuo estudo para elaboração do projeto; iii) Terceira Semana (01-07 de Outubro): Coleta de dados do formulário/elaboração escrita do projeto; iv) Quarta Semana (08-14 de Outubro): Elaboração escrita do projeto/apresentação a um docente do curso para orientação; v) Quinta Semana (15-21 de Outubro): Discussão em relação ao projeto com professor orientador/Modificações no projeto. Resultados O projeto agora, intitulado como EmpreenECO, está sofrendo algumas modificações e aguarda uma reunião com um docente para orientação enquanto a coordenação ainda defini as futuras diretrizes para projetos futuros na universidade. A seguir estão os registros do projeto.


Formulรกrio de pesquisa


Formulรกrio de pesquisa

Formulรกrio de pesquisa


Juliana Rocha Objetivo Meu salto pessoal seria começar uma pesquisa relacionada à economia dos esportes, incluindo adquirir materiais de estudo nessa área, tentar contato com pesquisadores da área, com clubes de futebol e alguma emissora de televisão para conhecer a realidade das produções esportivas e a partir disso investigar como pode ser melhorado o aproveitamento de recursos econômicos nessa área. Ações estratégicas Tive que mudar meu salto individual por não ter encontrado orientadores disponíveis na área específica da Economia dos Esportes na UFMG. No entanto, por coincidência, me matriculei em duas matérias na semana seguinte do 1° módulo do Laboratório que foram determinantes para mim: i)

Economia do Meio Ambiente;

ii)

Tópicos em Demografia: Consumo e Sociedade.

Com essas matérias consegui ter várias idéias com relação a projetos na área de Desenvolvimento Sustentável que também é uma área pela qual tenho interesse. Assim, decidi dedicar meu salto a essa questão. Resultados i)

Encontrei 3 professores da área de economia do meio ambiente e 3 de demografia que têm

pesquisas nessa área e que podem me orientar (já conversei com 5 deles, dos quais 3 me aconselharam a tentar a bolsa de pesquisa pra 2013 e 2 já me encaminharam para fazer os processos seletivos para bolsa de pesquisa com eles); ii)

Participei de um evento na universidade sobre inovação que também me propiciou novas

descobertas sobre pesquisas da área do meio ambiente e na qual consegui contatos de alunos de outros cursos que têm projetos na área; iii)

O próximo passo é aguardar o resultado do processo seletivo e escolher o projeto com o qual quero

trabalhar: provavelmente será algo em torno dos impactos da Copa do Mundo de 2014 sobre o meio ambiente (tentando conciliar com a Economia dos Esportes, de algum modo).


Petrina Santos Objetivo Criar e desenvolver a Liga Profissional dos Gestores Ambientais (LPGA), promover o início da instalação da Associação Regional de Minas Gerais da Associação Nacional dos Gestores ambientais (ANAGEA) de forma a contribuir para a representatividade da classe no âmbito nacional e a promover parcerias com as partes interessadas (Stakeholders) da área.

Ações estratégicas i)

Liga Profissional dos Gestores Ambientais - LPGA:

Criação e desenvolvimento da plataforma digital, link: ligaprofissionalgestoresambientais.wordpress.com, com o objetivo de formar uma rede profissional de forma a integrar os profissionais da área e compartilhar notícias, eventos, cursos, oportunidades de bolsas de estudos, regulamentação da profissão, dentre outros. Atualmente envolve 221 usuários.


Para promover maior alcance e disseminação da ideia, paralelamente criei uma página no facebook, link https://www.facebook.com/LigaProfissionalDosGestoresAmbientais?fref=ts, de forma a envolver os usuários dessa rede social. Atualmente envolve 220 usuários.


Como sugestão de uma das integrantes da rede, concomitantemente criei um grupo no facebook, link https://www.facebook.com/groups/376120705797244/?fref=ts, que abrange maior número de membros e possibilita maior alcance da Liga Profissional dos Gestores Ambientais – LPGA, pois sua identificação fica na barra esquerda da página, o que proporciona a visualização direta deste. Atualmente envolve 617 membros.


É válido pontuar que houve uma intensa divulgação da Liga em questão em rede social e por email. ii)

Processo inicial da Associação Regional dos Gestores Ambientais: Dia 19 de setembro de 2012 foi

estabelecido contato por email com o tesoureiro da Associação Nacional dos Gestores Ambientais – ANAGEA, localizada em São Paulo/SP, sobre a intenção em iniciar o processo da criação da regional da ANAGEA em Minas Gerais. Desta forma, no dia 13 de outubro de 2012 a diretoria da ANAGEA realizou uma reunião extraordinária para tratar de tal assunto. iii)

Formalização de parcerias: Para a formalização de parcerias foram estabelecidos contatos com as

faculdades, no dia 10 de outubro de 2012, que integram o curso de gestão ambiental, da qual obtive o retorno positivo do Centro Universitário UNA e UNI. Além destes, também foi estabelecida parceria com o Projeto Psit, dia 11 de outubro de 2012, no âmbito de divulgações de cursos e eventos. Tal projeto realiza atividades voltadas para o cuidado e reinserção de animais silvestres, com o apoio do IBAMA

e

ARCELLOR MITTAL. Resultados i)

Liga Profissional dos Gestores Ambientais - LPGA: O Blog compõe até a data de 24 de outubro de

2012, de 122 posts, 6 páginas e 2 comentários. Desde sua data de criação 22 de setembro de 2012, obteve 1.156 visualizações, sendo o dia maior visualização 2 de outubro de 2012, com o total de 107. Como exemplos de alguns posts: Minas Gerais debate Plano Setorial de Silvicultura; Rondônia cria Coordenação de Florestas Plantadas; Universidades Holandesas oferecem vagas em mais de 1500 cursos ministrados em inglês; Curso Práticas Sustentáveis em Casa; Mudanças no mapa brasileiro de produção de celulose; Parceria de canadenses e brasileiros estuda recuperação de solo e água; COP11 da Biodiversidade: a contribuição das cidades; Índia dá prioridade a bancos de sementes; Evento Técnico Conhecimento em Foco CREA Júnior BH; Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes; Dilma faz nove vetos ao Código Florestal; 1º Fórum Itinerante de Resíduos Sólidos e Design do RS.


Desde sua criação no dia 22 de setembro de 2012, o Blog foi visualizado no Brasil, Índia e França, sendo o maior quantitativo representado pelo primeiro país.


A página no facebook teve vários usuários com a opção “curti”. As localizações destes estão relacionadas no relatório abaixo. É válido pontuar, que há pessoas localizadas em outros países que integraram-se a esta ideia e que esta rede social teve representatividade significativa para a divulgação da Liga, com mais de 400 citações.

“Relatório do quantitativo da opção curti”


A figura abaixo representa as localidades onde houve o alcance do conteúdo divulgado na página do facebook.

O grupo criado, também denominado Liga Profissional dos Gestores Ambientais – LPGA, envolveu um quantitativo maior de membros, observado que para a integração a rede não era necessário “curtir” o grupo ter acesso, pois os membros eram convidados.


ii)

Processo inicial da Associação Regional dos Gestores Ambientais: No dia 24 de outubro de 2012 foi

realizado novo contato com a ANAGEA, do qual obtivemos a resposta positiva para o início da formalização da Regional de Minas Gerais. iii)

Formalização de parcerias: A Liga foi difundida entre os estudantes das instituições.

Coincidentemente, a coordenadora do curso na UNA é uma das integrantes da Associação Mineira dos Gestores Ambientais – AMGAM. Em reunião com a mesma no dia 10 de outubro de 2012, considerando a apresentação da LPGA, houve a formalização do convite para integrar a AMGAM. Desta forma, no dia 24 de outubro de 2012, foi realizada uma reunião com a presidente da AMGAM para definição do meu cargo e atividade. Estabelecido parceria com o Projeto Psit.


Renan Marcel Objetivo Promover o anúncio de 50 vagas de estágio por empresa até o dia 19/10/2012 na plataforma Zona Universitária, pois este lançará nesta segunda feira dia 24/09/2012, uma ferramenta para ajudar estudantes a encontrarem estágio, bem como promover o aumento do número de cadastro de usuários da plataforma.

Ações estratégicas i)

Primeira semana (16 - 23 setembro)

Campanha para 300 cliques boobox / divulgação grupos Facebook / Contato de sites estágios / e-mail marketing empresas RH. Alcançado: 7 estágios anunciados. ii)

2 semana (24 - 30 setembro)

Novo salto individual: atingir 50.000 usuários até dia 19. Motivo: foco no foco. Salto coletivo = salto individual = 50.000 usuários até dia 19/10/2012. Divulgação Facebook / campanha 400 cliques boobox / reuniões grupo / teste sorteio ingresso festa em Bauru / iniciação de contatos nas instituições de ensino superior. Alcançado: 831 novos usuários. iii)

3 semana (1 - 7 outubro)

Divulgação Facebook / reuniões grupos / contato 4 CAs / 2 Empresas Juniores / campanha 1100 cliques boobox / Marketing e-mail 2300 grupos de universitários / pedido de contatos outros Laboratórios Estudar / contato incubadora UFOP. Alcançado: 1854 novos usuários. iv)

4 semana (8 - 14 outubro)

Divulgação Facebook / Marketing e-mail 2100 grupos de universitários / Contato Henrique divulgação UFRJ/ campanha 2000 cliques boobox / contato Fernando Laboratório Estudar Brasília / reuniões grupo / 24.000 convites Facebook / contato Helisson divulgação UFPE. Alcançado: 17.992 novos usuários. v) 5 semana (15 - 21 outubro) Apresentação projeto reitor UFOP / 15k convites Facebook / Marketing e-mail 400 grupos de universitários / direcionei alguns grupos universitários para grupo / reuniões grupo / 19 DemoDay 121212. Alcançados: 13.633 novos usuários.


Resultados O desafio registrado com a equipe do Laboratório Estudar é o de 50 vagas de estágios, ele não foi atingido. Atingi apenas 25 vagas de estágio. Meu desafio individual passou a ser na segunda semana do meu trabalho o mesmo do desafio coletivo. Ele não foi registrado com a equipe do Laboratório Estudar. Atingimos a meta de 50 K e tivemos 25 K a mais. Iniciamos o trabalho em 17/09/2012 com 41.172 usuários e finalizamos no dia 21/10/2012 com 75.789 universitários cadastrados. DemoDay – Aceleradora 121212

Fichas da campanha Boobox


Reunião com o Reitor da UFOP

Notícia publicada no G1 – Portal de notícias da GLOBO


Sillas Mantovani Objetivo Promover o intercâmbio entre jovens do ensino médio e os acadêmicos de diversas áreas do ensino superior para que pudesse haver uma transferência de conhecimento, para que pudéssemos desenvolver nos alunos do ensino médio de escolas públicas temas muitas vezes não estimulados, proporcionado um melhor preparo para o mundo profissional, além de favorecer no crescimento pessoal. Ações estratégicas Dia 18 a 20 de setembro Após definição do meu salto eu busquei definir quais áreas de ensino que iria abordar nas escolas, após definição apresentei as propostas para as escolas. Apresentação para as escolas: propostas de cursos envolvidos Dia 24 a 27 de setembro i)

Administração: Foi idealizado que o curso realizasse um trabalho de educação financeira, visto a

importância da mesma na vida de qualquer pessoa. O ensino é baseado em aulas teóricas e atividades como debates sobre mesada, simulação de bancos, visitas a supermercados, orçamentos e desafios, simulação de investimentos. Essas atividades visam desenvolver o lado administrativo/empreendedor que é tão incentivado nos dias atuais. O modelo de trabalho segue a linha de outros projetos já realizados em países de primeiro mundo. ii)

Enfermagem: A ideia é a realização de um curso de primeiros socorros. A importância dessa pratica

é bastante clara. Acidentes podem acontecer a qualquer momento e é importante o conhecimento básico dessas técnicas para que se possa tomar uma atitude em prol de uma vida. Alguns países já adotam a disciplina de primeiros socorros na grade curricular de suas escolas, como no Brasil não existe algo parecido a implantação desse trabalho se faz importante iii)

Nutrição: A ideia é que seja ensinado noções alimentares e nutricionais para os alunos, visto que é

percebido um perfil de má alimentação por grande parte dos jovens, que se alimentam na maioria das vezes por alimentos industrializados ricos em sal e açúcar. Essa má alimentação serve como predisposição para adultos obesos, hipertensão e outros problemas de saúde, por isso a importância de se trabalhar essa área.


Serão desenvolvidas atividades em que possa conscientizá-los e ensiná-los a preparar uma alimentação utilizando produtos mais saudáveis, além de um material teórico sobre os benefícios e malefícios de certos tipos de alimentos. Inicialmente essas três áreas estarão envolvidas, e aos poucos realizar a inserção de novos cursos. Inicialmente levei a idéia para quatro escolas, duas estaduais e três municipais, apenas duas escolas municipais aceitaram a implantação do projeto. As diretorias das escolas entenderam o projeto e concordaram com a temática abordada. Parceria com a faculdade Dia 1 a 5 de outubro Após a concordância das escolas municipais marquei uma reunião com o diretor das Faculdades Unidas do Norte de Minas – Funorte para apresentação do meu projeto. Explicado o fundamento do projeto o diretor aceitou a parceria, após aprovação marquei nova reunião com os coordenadores dos respectivos cursos a serem trabalhados. Com exceção do curso de nutrição os outros cursos apoiaram a ideia, o coordenador de nutrição disse não achar interessante o curso realizar esse tipo de trabalho. Solicitei aos outros coordenadores a indicação de alunos que pudessem compor o time do projeto além de ajudarem na formulação mais especificas das atividades a serem desenvolvidas. Dois dias após nossa reunião eles me enviaram um material com o que achavam que devia ser aplicado e como seria feita a abordagem. Nessa mesma semana me reuni com 4 acadêmicos do curso de enfermagem e 5 de administração, discutimos sobre os pontos dos projetos e definimos a metodologia a ser empregada. Resultados Fui às escolas para marcarmos a iniciação do projeto, entretanto houve um grande contratempo, ambas alegaram que após avaliarem o calendário de aulas optaram por adiar a iniciação do projeto pois estavam com receio de que as atividades extras poderiam sobrecarregar os alunos. Disseram que não haveria problema em iniciarmos os trabalhos no início do próximo ano letivo. A ideia do projeto teve aceitação tanto por parte das escolas beneficiadas quanto da instituição de ensino superior. Infelizmente a implementação só poderá ocorrer no ano que vem pelos motivos alegado pelas escolas.


ReuniĂŁo com diretor Cristiano Junior da Faculdade de SaĂşde Ibituruna


Tiago Gonçalves Objetivo Estabelecer e criar uma base de dados e uma plataforma possível que busque contribuir com a mudança comportamental dos indivíduos em relação ao seu pentáculo do bem-estar, tais como, exercício físico, sono, alimentação, comportamento preventivo e relacionamentos. Objetivo conseguir mudar a partir dessa plataforma a mudança de comportamento de no mínimo 3 pessoas em relação a sua saúde e seu bemestar. Ações estratégicas Foi criado um projeto de „‟Gamificação‟‟ de atitudes consideradas saudáveis, esse gamification visa estimular a participação e o engajamento de pessoas para atitudes e hábitos que comprovadamente que aumentam a saúde dos participantes. A gamificação através do „‟Revolution Health‟‟ correlaciona atividades,hábitos promovendo uma proposta de extender as experiências dos nossos usuários, que com o advento de redes sociais e tecnologias mobile ganha voz mais ativa nos processos comunicacionais de divulgação e feedback para produtos relacionados a utilização e A gamificação do „‟Revolution Health‟‟ visa avaliar parâmetros de saúde e bem-estar em cinco pilares. Primeiro modelo do ‘’REVOLUTION HEALTH’’ em docs formulário:


Gestão das três pessoas participantes:

A Criação e correção do projeto de Gamificação ‘’Revolution Heath’’:


Resultados Atualmente, já há um programador e uma nutricionista trabalhando na correção das idéias e em um sistema logado fechado, semelhante ao „‟fitocracy‟‟ porém mais completo e mais divertido visando o engajamento e a

busca

pela

saúde

dos

participantes

por

meio

de

5

indicadores

(Exercício

físico,alimentação,relacionamentos,gerenciamento do estresse,sono). Em relação à mudança de comportamento de três pessoas em relação ao seu bem-estar ''saudável'' por meio do projeto: Rosangela, Priscilla e Paulo foram os primeiros a participarem dos testes, em relação a esse gamification, porém possuem cerca de quase dois meses de participações, e estão contribuindo muito com a criação de selos, badges,ranking de pontuação e tabela de pontuação de atividades saudáveis, logo a mudança de comportamento é percebida por seguintes atitudes: Rosangela Nascimento Pereira (2 meses) i) Entrou na Hidroginástica ii) Diminuiu se percentual de gordura e peso iii) Melhorou seu gerenciamento com o estresse iv) Comprou e utiliza um Elíptico em casa v) Age com mais paciência em seus relacionamentos vi) Tira um tempo para seus hobby (Costura e filmes) vii) Mudou sua alimentação, porém não abre mão de um perigoso vicio e já ganhou um selo de „‟formiguinha‟‟ por adorar doces, mesmo estando pré-diabetica. viii) Há inúmeros indícios de mudança de comportamento, mas não há necessidade em relata-los, enquanto o sistema não virar realidade. Paulo Aranha e Priscila Moser (1 meses) Paulo e Priscila me procuraram dia 26/09 querendo atingir seus objetivos foi introduzido, porém é bem recente completou um mês dia 26/10. i) Mas o relacionamento entre os dois melhoraram muito como casal; ii) Rotina de exercício em casa; iii) Compraram um aparelho para a prática de exercícios físicos; iv) Estão em busca de atitudes saudáveis e de bem-estar, e já me contrataram para acompanhá-los.


Em relação ao „‟Revolution Health‟‟ já há um projeto escrito, pronto para ser apresentado junto do exemplo básico, criado pelo nosso programador. Estamos estudando suas possibilidades e aperfeiçoando seu sistema. Em novembro o sistema será modificado e fechado, então novas estratégias serão desenvolvidas em conjunto com todos.

Comunicação entre o grupo A comunicação do grupo se deu principalmente pelo grupo criado no facebook, link https://www.facebook.com/groups/469154593117079/, denominado Grupo e trabalho - Laboratório Estudar. Abaixo estão representadas algumas conversas. Outras formas de comunicação envolveram o Skype e emails.


O grupo!

Da esquerda para a direita: (de pĂŠ) Renan Marcel, Dayanna Fagundes, (sentados) Petrina Santos, Juliana Rocha, Golda AcuĂąa e Tiago Pereira.

registro de saltos  

laboratorios

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you