Issuu on Google+

Revista Digital 3ª Edição 1º Semestre de 2013


É com muito orgulho que apresentamos este informativo das nossas atividades do 1º Semestre de 2013. Dedicamos a todos os petianos que já não fazem mais parte do nosso cotidiano e também aos interessados no nosso trabalho. Esperamos que vocês gostem e semestre que vem tem mais!


Planejamento Operacional

No final de março, realizamos durante um final de semana o planejamento operacional do grupo, com o intuito de alocar os membros nas atividades para o ano corrente. Nele, verificamos se as atividades que realizamos no ano anterior seriam mantidas e também foi destinado um momento para a criação de novas atividades. Utilizamos de ferramentas para a priorização e escolha de atividades, como cruzamentos feitos a partir de uma analise SWOT. Deste modo, com as atividades validadas os membros escolheram por aquelas que desejavam atuar no semestre. Houve também um churrasco entre os membros do grupo como parte da integração da atividade.

Palestra TOEFL iBT No dia 16/04, o grupo PET Produção organizou uma palestra sobre a prova do TOEFL iBT, devido à crescente demanda da graduação pelo assunto, uma vez que intercâmbios como os do “Ciências sem Fronteiras” exigem esse exame de proficiência. A atividade contou com a participação de 40 alunos e foi ministrada pelo palestrante Bryan Brody (nascido e crescido nos Estados Unidos; formado na Universidade de Minnesota em letras e ensino de inglês para estrangeiros; e atual Professor e Coordenador de inglês na ZWEI). Os participantes tiveram contato com todas as informações da prova, bem como exemplos práticos do que encontrarão ao prestar o TOEFL iBT.


IV PEP - Perspectivas da Engenharia de Produção Nos dias 17, 18, 19 e 20 de junho o PET, juntamente com o CAEP e a Produção Jr, realizou a quarta edição do PEP - Perspectivas da Engenharia de Produção. O evento contou com a participação de quase 200 alunos que puderam conhecer um pouco mais sobre as perspectivas do curso e do mercado de trabalho de um Engenheiro de Produção por meio de palestras, dinâmicas, workshops, visitas técnicas e coffee breaks interativos. Assim, durante os quatro dias foi possível que os estudantes tirassem suas dúvidas, conhecessem novas possibilidades e estivessem em contato com profissionais de sucesso.

Universidade Aberta O PET Produção, em conjunto com a Produção Jr, o CAEP e o Grupo SemEP auxiliou o DEP a organizar o estande e as atividades do curso na edição de 2013 da Universidade Aberta. A atividade contou com formação de equipes, um treinamento para instrução dos monitores no dia do evento, visitas ao departamento, palestras sobre o curso e uma atividade dinâmica no estande para os visitantes interagirem mais com as áreas de conhecimento do engenheiro de produção.


Workshop de Processos Seletivos & Carreiras

O PET Produção realizou nos dias 20 e 21 de maio o Workshop de Processos Seletivos & Carreiras. O evento contou com quatro tipos de atividades: • Simplify: Estagiários contando como se prepararam e como foi prestar processos seletivos em meio aos estudos durante a graduação; • Carreira nas empresas: Engenheiros da Hominiss Consulting e da Electrolux contaram como é o dia-adia de trabalho e as oportunidades de carreira dentro dos seus segmentos do mercado de trabalho; • Dinâmicas: O São Carlos Consulting Club aplicou um simulado rápido da prova GMAT e um case estratégico (Case interview) para os interessados na área de consultoria. Já a Mannaz RH aplicou uma dinâmica em grupo nos moldes das realizadas em diversos processos seletivos; • Carreira: O Consultor Marcelo Amoroso Lima ministrou a palestra de encerramento “Carreira: Escolha, fardo ou destino?” abordando os temas que envolvem desde a escolha da carreira e como trilh-la.


Workshop - A arte da expressão pessoal No dia 11/06, o PET Produção organizou o workshop – “O poder da expressão pessoal” cujo principal objetivo era sanar dúvidas e apresentar técnicas para aprimorar as apresentações pessoais dos participantes da atividade. O workshop teve duração de 3h e foi ministrado por Luiz Carlos Navarro que de forma dinâmica apresentou conceitos referentes a convencimento em entrevistas, busca da melhor postura corporal e formulação de apresentações, passando o conteúdo de como obter atenção e fatores de convencimento sobre uma plateia.

InterPets A partir da comissão do InterPets buscamos aproximar os diversos grupos PET dentro da UFSCar em diversas áreas do conhecimento, compartilhando informações tanto dentro das áreas específicas de cada grupo quanto as atividades comuns entre esses.O intuito é de buscar soluções para problemas e melhorar a qualidade de projetos oferecidos pelos grupos. Neste semestre tivemos como objetivo compartilhar informações que pudessem auxiliar nas atividades que envolveram todos os grupos, como o circo da ciência e a universidade aberta. A comissão também iniciou os preparativos para a realização do evento InterPets do segundo semestre e realizou uma integração entre os participantes do programa PET dentro da UFSCar para aproximar seus participantes.


Beer Game - Em ESTIA na França Neste semestre o grupo PET Produção realizou a primeira experiência internacional com dois de seus integrantes para apresentar a simulação empresarial “Beer Game” a estudantes franceses da École Supérieure des Technologies Industrielles Avancées (ESTIA), Bidart, França. A ideia surgiu a partir dos integrantes do grupo em intercâmbio, que discutiram a possibilidade de compartilhar com estudantes de outros países o conhecimento adquirido durante o trabalho exercido dentro do grupo PET Produção. Após apresentação e aprovação do projeto a professoras e diretor da universidade francesa, os petianos Gustavo Moraes (intercâmbio na Universidade Politécnica da Catalúnia - Espanha) e Júlia Fukushima (intercâmbio na École Supérieure des Technologies Industrielles Avancées – França) se organizaram para realizar uma apresentação bilíngue em francês e espanhol. Sendo uma universidade trilíngue, cujos cursos são ministrados sempre em francês, espanhol ou inglês, houve bastante motivação por parte dos docentes com a ideia e uma boa dose de inovação segundo os alunos, que geralmente não tem esse tipo de experiência com estudantes de outros países. A experiência trouxe resultados positivos para ambos os lados, seja para os integrantes do grupo, que puderam viver uma experiência totalmente diferente e trabalhar em cima da missão do PET Produção de compartilhar conhecimento sobre a Engenharia de Produção, seja para os alunos, que vivenciaram o aprendizado do Supply Chain Management de uma forma interativa e com o grande respaldo de um jogo criado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT)


Beer Game - UFSCar Em 2012, uma simulação da dinâmica do Beer Game foi realizada por três membros do PET ao grupo restante. Dado a aprovação e elogios recebidos pela apresentação, os membros do PET viram uma oportunidade de passar esta simulação para a graduação. Assim, com o mesmo grupo inicial, revisou-se a bibliografia utilizada no começo da atividade, tanto em relação ao jogo quanto a teoria e posteriormente, a simulação foi apresentada. A dinâmica traz conceitos relacionados à logística, gestão da cadeia de suprimentos e efeito chicote. Melhorias implementadas anteriormente (na 1ª simulação com o grupo) como limitação do campo de visão dos participantes e variação da demanda diferente para cada rodada foram mantidas.

Projeto SEaD Neste semestre alguns membros do grupo PET, com o auxílio da professora Fabiane Lizarelli, deram início ao projeto de mapeamento de processos no Sistema de Ensino a Distância (SEaD) da UFSCar. O objetivo do projeto é compreender a função de cada colaborador com o intuito de melhorar a organização internamente; e também proporcionar uma visão sistêmica para facilitar o entendimento das interações existentes entre cada etapa dos processos. Os membros do projeto realizaram uma sensibilização dos colaboradores e agora dão continuidade ao projeto com o mapeamento de uma área piloto.


Projeto Pontinha Neste primeiro semestre, o projeto Pontinha bateu recordes de atuação e número de voluntários, com mais de oitenta participantes. As equipes realizaram atividades recreativas no Centro Promocional de Menores Padre Teixeira e atividades educacionais (aulas de inglês, espanhol e informática, grupos interativos, reforço de matemática e relaxamento) no Colégio Antônio Stella Moruzzi. Além disso, três atividades pontuais foram realizadas: Festa Junina no Padre Teixeira, como encerramento do semestre; visita ao Abrigo Helena Dornfeld e participação no Dia da Ação Solidária no bairro Cidade Aracy. A coordenação do projeto atuou de maneira presente acompanhando cada equipe e cumprindo a proposta de fazer a ponte entre universitários voluntários e instituições.


PET Game Através de pesquisas com a graduação, observamos que os alunos buscavam atividades que apresentassem conceitos de maneira menos expositiva e mais dinâmica. Deste modo, é nisto que esta atividade se baseia. Além disso, para melhorar projeto e trazer uma visão diferente da apresentada pelo grupo chamamos um parceiro da graduação. Aluno de engenharia de produção ,Pedro Bridi, foi escolhido para trabalhar no desenvolvimento e aplicação desta nova dinâmica. O tema escolhido foi estratégia de produção e a partir disto, iniciamos as pesquisas sobre a maneira de expor tal tema. Buscamos desenvolver uma atividade com a fluidez e o dinamismo de simulações do estilo SEBRAE, a complexidade de um case empresarial e o aprofundamento conceitual de dinâmicas características do PET Produção. Com isto, desejamos finalizar a estruturação da atividade e apresentar a simulação no 2º Semestre de 2013.

Mural DEP Com o objetivo de informar e incentivar os alunos em relação à iniciação científica, o grupo PET Produção elaborou um mural que ficará exposto na entrada do DEP. O quadro possui informações relativas aos grupos de pesquisa e extensão (área de atuação, membros, professores, etc.) e a cada professor do departamento (formação, área de pesquisa e grupos de que faz parte). O mural trouxe bons resultados para o grupo, que foi muito elogiado por alunos e professores.


Sumer Job O PET Produção realizou no dia 04 de Junho a “Palestra Summer Job- Como tem aproveitado suas férias?” com o objetivo de externar a experiência de estágio de férias vivenciada por alunos do PET e da graduação aos demais alunos. O seminário visa motivar os estudantes a buscarem oportunidades de estar em contato com o mercado de trabalho durante a graduação de modo que estes fiquem mais preparados e seguros em suas escolhas sobre que carreira seguir. Nesta edição as empresas foram: ZF Sachs- Phillipe e Alexandre; Itaú - Renata Arruda e Mobly – Danilo.

Projeto PET EQ A convite de alunos do grupo PET EQ (Engenharia Química), dois membros do PET-Produção realizaram uma apresentação sobre a importância, forma de implementação e resultados da aplicação da filosofia 5S a todos os seus membros. O convite foi feito pois o PET EQ realizará a implementação da filosofia em sua sala e gostaria de iniciar com uma palestra de sensibilização dos membros em relação ao 5S.


Pesquisa com os alunos da EP A pesquisa com os alunos da Engenharia de Produção foi aplicada desde o primeiro até o quarto ano, via formulário na internet. Um de seus objetivos foi receber um feedback sobre outro projeto do PET, a “Pesquisa dos 5º anistas”, a fim de obter informações que possam complementar e aperfeiçoar o questionário aplicado ao 5º ano e consequentemente elevar a qualidade das informações divulgadas à graduação. Pretendeu-se também traçar um perfil do primeiro e segundo ano, bem como identificar demandas de atividades as quais o PET poderia oferecer a comunidade discente.

Pesquisa 5ºanistas Desde 2010, o PET Produção realiza anualmente uma pesquisa com os alunos no último ano da graduação, onde levanta pontos com relação aos processos seletivos, estágios e sugestões no curso para serem repassadas aos alunos e ao DEP. No primeiro semestre de 2013 foi revisto o questionário e aplicado aos alunos com perfil de último ano. No decorrer do próximo semestre serão feitas as análises estatísticas dos dados e divulgação à graduação e professores.


Pesquisa com os professores Ainda no semestre passado, as coordenadorias de Marketing e de Desempenho e Estratégia desenvolveram uma pesquisa com os professores do departamento, devido à necessidade de sabermos o quanto e o quê estes sabiam a respeito do grupo. O questionário foi aplicado presencialmente durante este semestre e as respostas serão analisadas no mês de agosto. Assim, a atividade, que se tornará regular durantes os semestres, possibilitará a obtenção de informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e para a elaboração de planos de ações, se necessário.

Grupo de Desenvolvimento Neste semestre os alunos do PET Produção realizaram um grupo de discussão sobre Lean. Os membros dividiram-se em dois temas:A filosofia Lean e Lean Office. As reuniões ocorreram semanalmente às segundas-feiras no almoço, de forma que os membros discutissem os temas propostos embasados pela leitura de artigos e livros como “A Máquina que mudou o mundo” e “Lean Office-Análise de fluxo de valor”. Ao longo do semestre, foram realizadas apresentações entre os grupos sobre as perspectivas do Lean estudadas de modo a externar o conhecimento adquirido.


Seminário 5ºAnistas Como de costume, com objetivo de trocar experiências práticas e aproximar os membros do PET do mercado de trabalho, foram realizadas apresentações das quintos anistas relacionadas a seus estágios. Neste ano, as duas quinto anistas realizam estágios no setor de bens de consumo em grande multinacionais: P&G e Unilever. Dessa forma, foi possível verificar as abordagens e estratégias das empresas através de alguns casos, conhecer o dia-a-dia de cada uma, bem como as atividades e projetos desenvolvidos durante o semestre, e reconhecer benefícios e obstáculos desta indústria.

Treinamento de Excel No início do ano letivo de 2013 realizou-se um Treinamento de Excel Intermediário com os alunos ingressantes em 2012 a fim de nivelá-los em relação ao conhecimento do software com o restante do grupo. Na atividade, os ministrantes Marcella e Danilo passaram conceitos básicos de análise de dados, fórmulas, formatação, inicialização em VBA, solver, procv e demais ferramentas aplicáveis tanto à graduação quanto às atividades do grupo. Em um feedback realizado ao final da atividade, notou-se que os participantes gostaram e ficaram bastante entusiasmados com as inúmeras possibilidades que o software possui para facilitar e realizar processos.


Treinamento de Corel Draw Com o intuito de aprimorar o conhecimento dos membros do PET em relação a softwares de desenvolvimento e arte, realizou-se um treinamento de Corel Draw no primeiro semestre de 2013. Para ministrar o curso, contatou-se o aluno Guilherme Rodrigues do curso de Engenharia Física que possui experiência e conhecimento na área. O curso foi avaliado positivamente por todos os participantes e espera-se conseguir aprimorar nossa arte em cartazes e mídias sociais através do conhecimento obtido. Por fim, realizou-se uma pesquisa com os membros do grupo para inicializar a busca por um novo treinamento para o semestre seguinte, com o objetivo de, cada vez mais, capacitar e aprimorar as técnicas dos petianos.

Conversation Club O Conversation Club surgiu da necessidade que os membros do PET Produção sentiram de treinar a língua inglesa, visto que uma boa fluência nesta língua é muito importante para a formação profissional e para a realização de intercâmbios. A atividade era realizada em encontros semanais, onde os membros participantes liam reportagens, viam vídeos e discutiam sobre algum tema em inglês, de modo que treinavam a conversação, a audição e a leitura.


CinePET No intuito de integrar e fomentar o debate fora da engenharia de produção foi realizado mais um CinePet, seção de cinema entre os membros do grupo seguido de debate sobre o tema proposto. O filme escolhido esse semestre foi “Escritores da Liberdade”, filme que trata da violência nas ruas e a influência na vida de adolescentes nos EUA, pondo em pauta o papel da escola na vida do jovem de baixa renda.

Livro de Férias Através de livros com temas escolhidos pelos membros, um sobre alguma teoria ou ferramenta de cunho profissional, e outro de tema mais “aberto” como romances, ficção e contos, o grupo se divide em dois e propõe na volta às aulas discutir e externalizar aos demais membros o que foi lido e oferecer uma análise sobre o conteúdo. Neste semestre um grupo fez a leitura do livro “Na Natureza Selvagem” e o outro do livro “De onde vêm as boas ideias”.


Cantinho Feliz Após uma ideia surgida no planejamento estratégico para proporcionar um momento de descontração e interação entre os membros do grupo, foi criado o cantinho feliz na sala do PET. O local conta com um cartaz de aniversariantes do mês, um cartaz de recados onde os membros podem interagir uns com os outros, além de existir um espaço destinado a ideias e também guloseimas para um ambiente mais harmônico da sala.

Boa sorte para intercambistas Neste segundo semestre, dois membros viajarão para o exterior: Marcella Borasque fará intercâmbio em Wisconsin, nos Estados Unidos, pelo programa Ciência Sem Fronteiras; Francisco dos Santos fará um estágio na Procter & Gamble do Panamá. O grupo agradece a contribuição desses membros no primeiro semestre e parabeniza aos dois pelas conquistas, desejando muito sucesso em suas novas experiências!


Seleção e boas vindas ao novo Tutor Durante os meses de junho e julho, o grupo realizou o processo de seleção para um novo tutor, para o triênio de 2013 a 2016. Para isto foram escolhidos um membro do grupo, o atual tutor e o coordenador do curso de engenharia de produção para uma comissão de seleção responsável pela abertura de um edital para o processo seletivo. Este contou com as etapas de inscrição e entrega de documentos, conferência de documentos, entrevista entre os candidatos e os membros do grupo e votação secreta. Após este processo e a contagem de votos, foi escolhido o Prof. Dr. Manoel Fernando Martins. O professor já havia sido tutor entre os anos de 2000 a 2006. Ele será integrado ao grupo no mês de agosto, participando das reuniões com o auxílio do atual tutor o Prof. Dr. Edemilson Nogueira. Os membros do grupo gostariam de dar as boas vindas ao novo tutor, o professor Manoel Fernando Martins. Desejamos que o PET Produção continue crescendo cada vez mais, com novas oportunidades a serem vivenciadas e que a cada ano o grupo se torne mais unido perpetuando o espírito de amizade existente.


Áreas Coordenadoria de Recursos Humanos O intuito da coordenadoria de Recursos Humano (RH) é o de manter os membros motivados durante as atividades, buscando sempre alinhar as expectativas individuais com a realidade vivida pelo grupo. Para isso, no último semestre, a coordenadoria formada pelos membros Jéssica, Jefferson e Marcella realizou diversas atividades em tal sentido. Entre elas é possível destacar o processo de seleção de um parceiro para uma nova atividade do grupo (PET Game) – o aluno Pedro Bridi do segundo ano da graduação foi escolhido e realizará um projeto com o PET até o fim desse ano. Também é importante salientar as atividades realizadas para maximizar ainda mais o desenvolvimento dos membros e do grupo em si, sendo elas o treinamento de Corel Draw e o coaching realizado com o BCG com o tema “Motivação de Equipe”. Além disso, outras atividades realizadas pelo RH foram: oficializar o conteúdo de sua pasta (horário dos membros, manual de conduta, telefone, alocação), acompanhamento de quinto anistas, análise do cenário futuro do grupo para prever o número de membros por semestre, implementação do manual de conduta, conversas motivacionais, reestruturação e aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional e o Feedback 360.


Coordenadoria Financeira Nesse semestre, além do objetivo de priorizar o bom andamento e aprendizado do grupo, de modo que dinheiro disponível não seja poupado em prol de suas atividades, a área definiu o objetivo de criar uma forma sólida e objetiva de controlar despesas e receitas do grupo, supervisionando atividades, áreas e créditos. Dessa forma, elaboramos planilhas de controle e procedimentos para gastos do grupo. Além disso, a área desenvolveu as seguintes atividades: levantamento dos materiais da sala, nova forma de controle de materiais e manutenção da sala.

Coordenadoria de Desempenho e Estratégia A Coordenadoria de Desempenho e Estratégia (CODES) tem como objetivo assegurar o bom desempenho das atividades do grupo, liderar a gestão estratégica e garantir a perpetuação do conhecimento e aprendizado adquirido. Neste semestre, formada pelos membros Danilo Roselli e Victor Madaleno teve como principais atividades a consolidação dos indicadores e objetivos estratégicos, desenvolvimento de um mecanismo de acompanhamento quinzenal das atividades, a padronização dos feedbacks, a realização de Benchmarking com a área da qualidade do PET UFSC e a estruturação do Planejamento Estratégico do grupo, que ocorrerá em Agosto deste ano.


Coordenadoria de Oportunidades e Relações Externas A Coordenadoria de Relações Externas é responsável por gerir os contatos externos do PET Produção assim como manter as parcerias com empresas e buscar projetos a serem realizados pelo grupo. No primeiro semestre de 2013 os membros Lucas Andrade e Matheus Macêdo estiveram à frente da pasta, desenvolvendo atividades como a manutenção do informativo acerca de eventos culturais, a continuidade do contato com outros PET de Engenharia de Produção (ProduPET) e a disponibilidade ao restante do grupo do banco de dados – contatos de empresas, palestrantes, alunos, outros grupos e utilidades gerais. O CORE também trouxe ao grupo um treinamento de Lean Office aplicado por uma de nossas empresas parceiras – Hominiss Consulting. Além disso, o grupo participará de outro treinamento, desta vez oferecido pelo Boston Consulting Group (BCG) na cidade de São Paulo, onde os membros passarão a tarde no escritório da empresa aprendendo sobre ferramentas e conceitos de estratégia. Além disso, o CORE alocou dois membros do PET Produção em um estágio de férias na empresa L’Acqua Lavanderias, em Ponta Grossa (PR). Por fim, a Coordenadoria de Relações Externas realizou a captação de dois projetos ao longo do semestre. O primeiro acontece dentro da própria universidade (Secretaria de Ensino à Distancia – SeAD) e já está sendo realizado. O segundo, na empresa Jessé Salgados, será feito no segundo semestre de 2013.


Coordenadoria de Marketing A coordenadoria de Marketing existe com o objetivo de gerir a imagem do grupo perante seus clientes e identificar as necessidades destes, além de servir de apoio às atividades do grupo. Nesse primeiro semestre foi formada pelos membros Caroline Santos, Phillipe Henrique Correia e Carolina Stein. Além da gestão do site e email, destacou-se a criação da página do PET Produção no Facebook, na qual também foram implementadas práticas de monitoramento e métricas. Outras atividades realizadas pela coordenadoria incluíram o treinamento de Elevator Pitch para os membros, confecção do portfólio conjuntamente com o CORE e confecção da revista digital.


Agradecimento ao Ed Após seis anos de apoio, dedicação, experiências e conselhos aos membros do PET Produção, o Prof. Dr. Edemilson Nogueira (ou Ed, como é carinhosamente chamado), deixará as funções de tutor do grupo. Temos a certeza de que ele pode observar o crescimento não somente do grupo, mas de cada um que está presente atualmente e daqueles que já fizeram parte do cotidiano do PET. Todos aprenderam muito com a presença dele e esperamos também que ele tenha aprendido um pouco com cada um de nós. Desejamos muitas oportunidades de sucesso e crescimento nessa nova fase. As nossas discussões e reuniões estarão sempre abertas e ansiando por seus conselhos. Muito obrigado por tudo Ed, todo o aprendizado e suporte que você ofereceu ao grupo ao longo desses anos!Sentiremos sua falta!


Parabenizamos todos os membros pela dedicação e empenho para que as atividades fossem realizadas com extrema qualidade e proporcionassem um maior crescimento do grupo. A cada ano o grupo vem aprimorando as suas atividades e oferecendo conhecimento de acordo com as expectativas dos estudantes, empresas e professores. Também agradecemos a todos os petianos que já passaram por aqui e propiciaram um ambiente destacado que favoreceu o desenvolvimento do grupo ao que ele é hoje. Desejamos que a cada semestre nós, petianos, tenhamos maior união e também uma maior rede de networking. Assim, não deixem de acessar nossa página no facebook, nosso site, além de participar do nosso encontro neste segundo semestre! Nosso muito obrigado!


Revista1 - 2013