Issuu on Google+

Informativo 2012 – Turma 2011 Camila Hiromi Tamura Estela Garcia Jusley T. G. de Souza Luana Cordeiro de Almeida

Sabemos que para se começar bem um primeiro ano do curso de matemática o aluno deve vir bem preparado, dominando a matemática básica do ensino médio e ter um ritmo de estudo adequado, mas geralmente não é isso que acontece. Esperamos, no entanto, que as disciplinas do curso possam auxiliar os alunos ingressantes, suprindo, na medida do possível, suas deficiências prévias. Através desse informativo, procuramos mostrar a evolução dos alunos ingressantes no ano de 2011.

Desempenho no vestibular As notas do vestibular foram recalculadas numa escala de 0 a 10 pontos.


Notas no Segundo Teste Compareceram ao novo teste 21 alunos (16 do noturno e 5 do integral). A menor nota subiu de 0,0 para 0,6 e a maior, de 9,3 para 10,0.


No ano anterior, quando os alunos pesquisados eram ingressantes, a menor nota foi 0,0, a maior nota foi 9,3 e a média foi 2,3.

Desempenho nas disciplinas Foi analisado o desempenho dos alunos em três disciplinas do primeiro ano: Cálculo Diferencial e Integral I, Geometria Analítica e Fundamentos da Matemática. Representamos aqui apenas os não desistentes, isto é, aqueles que compareceram até o final de ao menos uma disciplina. São 54 alunos remanescentes dentre 80 ingressantes no turno noturno e 6 alunos remanescentes dentre 21 ingressantes no integral. Novamente, utilizamos escala de 0 a 10 pontos.


Conclusão Podemos notar claramente o baixo desempenho dos alunos do primeiro ano de 2011, no curso de matemática, tanto no vestibular, quanto na provinha que era formada por questões do ensino médio. É clara, também, a alta taxa de evasão, em especial dentre os alunos do turno integral. Percebemos, no entanto, a grande evolução dos alunos remanescentes. Com esse informativo o PET Matemática espera ajudar os professores a compreender melhor as dificuldades dos alunos. Agradecemos a atenção e o tempo oferecido por cada um e destacamos que estamos abertos a críticas ou sugestões para que o nosso trabalho possa ser melhorado.


Informativo 2011-2012