Revista Petit - Edição 22 - 04/2013

Page 8

Maura optou pelo atletismo. No CAD ela se tornou velocista, esporte praticado sobre uma cadeira especial com três rodas. Ela também já defendeu a equipe de basquete sobre rodas durante uma competição em Belém do Pará. Viviane, que faz parte da equipe de atletismo, é dona de cinco recordes nacionais em competições como lançamento de peso e lançamento de dardo. Antes de iniciar a prática esportiva, Rosalia trabalhava como operadora de caixa, tendo conhecido o esporte por meio de amigos: “A prática esportiva me reabilitou socialmente. Através do esporte conquistei minha independência”. Já Mônica foi apresentada à modalidade esportiva durante o tratamento de fisioterapia que realizava em um hospital de São Paulo. “Hoje o esporte na minha vida representa superação, determinação e realização, pois amo o que faço. Além de ser meu trabalho - e não tem nada melhor do que você trabalhar no que gosta e se sentir realizada com o que faz”.

MAMÃES CADEIRANTES Para essas mulheres, não há desafio que não possa ser vencido. Além de não se abalarem pelas necessidades especiais, as quatro tinham em comum o sonho de serem mães. Sonho realizado: apesar das dificuldades, criar as crianças em uma cadeira de rodas é hoje uma realidade para essas mulheres.

As mamães cadeirantes estão preparadas para enfrentar qualquer situação, pois aprenderam a improvisar para resolver toda sorte de impedimentos e problemas. Além do mais, elas concordam que, desde pequena, a criança percebe as limitações da mãe e aprende a facilitar o convívio. É como se fosse um instinto da criança.

O CAD

Foto: Pam Souza

Viviane é a única delas que ainda espera a chegada da primeira filha. Grávida de cinco meses, ela é metódica quando diz que o seu único obstáculo é a própria mente. Mesmo na cadeira de rodas, o sonho de ser mãe não deixou de ser realizado.

Hoje, as quatro paratletas fazem parte do CAD - Clube Amigo dos Deficientes. Fundado em 2004 por um grupo de amigos, o CAD é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento da pessoa com necessidades especiais na sociedade por meio do esporte adaptado, facilitando o resgate da autoestima, bem como sua integração e inclusão social. A qualidade de vida é uma das principais preocupações da entidade. Através do esporte adaptado e de atividades sociais, o CAD possibilita a reabilitação física, psicológica e social dessas pessoas. Para elas, praticar um esporte, integrar uma equipe ou disputar um campeonato significa garra e força para extrapolar todos os seus limites e superar todas as expectativas. Significa viver. Ser útil. Ser um cidadão, parte atuante da sociedade. 8


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.