Page 1

Manual de sobrevivĂŞncia para Calouros

Guia de Auto-Ajuda


E

ste manual tem sido passado de semestre em semestre, desde sua descoberta. O seu autor é desconhecido. Desde sua formulação, aqueles que o leram com espírito honrado e fé foram bem-sucedidos em suas carreiras acadêmicas e vida pessoal; mas aqueles que não leram... Enfim.

Quando entrei na Facom, pensei que passaria quatro tranquilos anos e conseguiria meu diploma. Mas estava enganado.


A biblioteca Fotocópias, infinitas fotocópias. Ou, vulgarmente falando, xerox. Os professores passavam capítulos de livros, ensaios, mas minha vontade de conhecer coisas interessantes era tão grande que eu queria ler aqueles livros inteiros, mesmo sem o dinheiro para comprá-los. Levei minha carteira de identidade e número da matrícula para fazer meu cadastro na biblioteca. Mesmo com a possibilidade de renovar os empréstimos na biblioteca ou no site dela, às vezes eu não conseguia ler tudo que pegava. Por isso, encarava ansioso as filinhas da xerox. Eram apenas cinco livros por vez, e eu queria xerocar seis ou sete no mesmo dia. As xerox eram meu paraíso na Terra, no entanto, passei um aperto terrível e tive de viver meu inferno acadêmico: ficar um mês suspenso da Biblioteca! Isso porque, ao estudar uma disciplina extremamente cerebral, no segundo semestre, os textos indicados pertenciam a livros enormes que estavam disponíveis para consulta - estes são livros que só podem ser retirados para xerox por uma hora! Aventurei-me a fotocopiar cinco livros da consulta: saí às 11:02, desci as escadas como se fossem uma escorregadeira, atropelei uns calouros (ops!) no caminho, fiz as cópias, roí os dedos de preocupação, quase caí quando um gato pulou do meio do mato para se abarbar em minhas pernas e entreguei os livros! Às 12:03. Burocracia é burocracia, não adianta chorar ou espernear. É melhor não atrasar os livros da Biblioteca, pois o castigo é um mês de suspensão e, se os livros não forem todos devolvidos, sua matrícula pode ser impedida. Aconselho também, quanto aos livros de consulta, fazer uma boa amizade com as pessoas da Xerox e usar tênis com amortecedores.


os grupos de pesquisa Rodando um pouco na faculdade, vi algumas pessoas reunidas, discutindo acaloradamente. Falavam sobre o telejornal do dia anterior e sobre políticas culturais. Observei-os com interesse, até o momento em que um deles, preocupado, disse: “Vamos, o grupo já vai começar”. Qual grupo? Os segui de perto, até que entraram numa sala. Tentei esconder que os seguia, mas um deles que havia me notado perguntou se queria algo. Revelei que estava interessado na discussão dele e seus colegas. Ele me convidou a entrar e me apresentou um professor, responsável pelas reuniões e pelo grupo que ali estava. A partir então, voltei a frequentar o grupo pelas discussões acaloradas, pelos interessantes projetos e seminários a que tive acesso.

Nenhum conhecimento ou curiosidade deve ser mantido apenas para si. Não guardamos pensamentos que não mereçam ser compartilhados - a não ser, talvez, os dos nossos segredos existenciais. Portanto, novato, se tem interesse em aprendizado extracurricular, procure os grupos de pesquisa, frequente as reuniões e converse com o coordenador sobre seus projetos.


Curso de Extensão em língua estrangeira Grande parte da minha turma entrou na Universidade dominando uma língua estrangeira, enquanto eu tinha dificuldades em aprender e não tinha grana que pagasse um desses bons cursos disponíveis no mercado. Um colega de pesquisa havia retornado recentemente da Espanha e me deu dicas sobre como fazer um curso barato, na própria universidade, através de extensão universitária. São cursos ligados à extensão, o Nelg, que oferece inglês e alemão, o CEE oferece espanhol, o Celf, francês e o CEI, Italiano. Além disso, há o curso de inglês da Assufba e cursos de Japonês, Árabe e Iorubá, pelo CEAO. Todos apresentam um preço muito abaixo do normal. Descobri também que são oferecidas semestralmente bolsas para estudantes cadastrados na Superintendência de Assistência Estudantil. Fiquem ligados, pois geralmente as escolas de línguas da cidade oferecem descontos para alunos da UFBA.

Hable español! Speak english! Parlez français! A Universidade te oferece um mundo de elementos interessantes, mas nem sempre na língua pátria. Por isso, é importante aproveitar as facilidades oferecidas aos estudantes da UFBA como descontos e bolsas. E lembre-se: se for fazer um curso de extensão é preciso fazer a matrícula na Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão. Não deixe sua língua coçando de curiosidade.


órgãos da ufba Ao longo do curso fui percebendo que a Universidade Federal não foge à regra das instituições públicas, é um gigante órgão público cheio de trâmites, instâncias e burocracias que a gente sempre acha que complica nossa vida, mas que em algum momento a gente vai precisar usar, então é sempre bom ficar sabendo da existência delas. Por exemplo, para quem não é soteropolitano e está fazendo um esforço pra vir à Federal, vale à pena dar uma passada na Superintendência de Assistência Estudantil. Você faz um cadastro na Secretaria Geral de Cursos, no Canela, e pode ter acesso a alguns benefícios que ajudam a custear seus estudos, que são públicos, mas não saem de graça. Já pra quem está pensando em fazer parte do curso fora do país, a UFBA tem convênios com várias Universidades pelo mundo todo. Parece que o processo é chatíssimo, mas quem foi disse que vale muito pela experiência. Para que tantas siglas não fiquem rodando sua cabeça, anote-as e sempre fique atento ao que cada um desses órgãos pode ter proporcionar (ou cobrar). Conhecendo cada um deles e estando sempre atento, é possível tornar a burocracia numa ameaça menos malvada.


dicas úteis Pensei que me formaria em quatro anos, como sugere o plano de curso. No entanto, demorei mais um semestre porque me envolvi em atividades de extensão. Só que não me decepcionei, ter entrado no espírito universitário me deixou menos ansioso. Não basta estudar, estudar e conseguir boas notas, mas fazer laços e participar de discussões - que acredito seja a melhor maneira de aprofundar reflexões. Por isso, caso ache interessante, junte-se aos grupos e instâncias, pois a Facom tem muito a oferecer - mesmo que isso te leve a caminhos nunca antes planejados, e que extrapolem o plano de curso oferecido no começo na graduação. Caso se interesse em fotografia, procure o LabFoto; se quer fazer um programa de rádio, ingresse na Rádio Facom; para lutar pelos direitos estudantis, junte-se ao Centro Acadêmico; se empreender projetos culturais e empresariais é a sua paixão, a Produtora Junior te satisfará. Se há um interesse em trabalhos de comunicação comunitária, a Agência Experimental pode ser uma ótima escolha e, caso tenha interesse em se engajar em projetos de ensino, pesquisa e extensão, você pode se tornar um bolsista do MEC, através do Petcom. Universidade remonta à universidade. Cada um de vocês, calouros, possui uma capacidade plural de ser e agir de várias formas. Portanto, não devem temer suas crenças e interesses, pois cada um deles pode explodir num microuniverso. .


nota As dicas que seguem foram adicionadas posteriormente: - Para os cursos de línguas estrangeiras e outros interesses, acessar os links: http://www.nelg.ufba.br - Curso de Extensão em Línguas Germânicas / departamento de Letras http://www.celf.ufba.br - Curso de Extensão em Língua Francesa http://www.cee.ufba.br - Curso de Extensão em Espanhol http://www.ceao.ufba.br - Centro de Estudos Afro-Orientais http://www.fapex.org.br - Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão http://www.bibliotecacentral.ufba.br/ - Aqui é onde você vê o acervo e renova o empréstimo de livros. - Os grupos de pesquisa são ligados à pós-graduação. Para mais informações: http://www.poscom.ufba.br/ - Site da pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Facom. - Para intercâmbio (pode ser feito a partir do quarto semestre) http://www.aai.ufba.br/ - Assessoria para Assuntos Internacionais - Além de acessar o acervo e os livros de Biblioteca Central, aproveite para checar o material disponível na sala do Petcom, na Bibliopet!

PETCOM NA WEB:

petcom.wordpress.com twitter.com/petcom flickr.com/photos/petcomufba revistafraude.com

Manual de Sobrevivência para Calouros  

Um manual destinado aos calouros da Faculdade de Comunicação da UFBA

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you