Page 1

FATOS E BOATOS P.E.T. ALZIRA ARAUJO 1º SEMESTRE DE 2012

Rio + 20 . Fique por dentro dos resultados da Conferência(pág.1 )

Não deixe de ler nosso editorial(pág.2)

Se você pensa que todas as plantas não oferecem perigo, leia nossa matéria Plantas Tóxicas nas escolas (pág. 4)

Polo em Ação. Nesta seção abordamos as ações do Polo (pág. 5)

Por dentro do Polo. Curta nossas atividades internas. (págs.6 e 7)

Salve os bichos! Os animais ameaçados de extinção (pág.4) Saiba um pouco mais sobre nossas oficinas através do olhar dos alunos na seção Fala Garotos(pág.7) Entretenimento(pág.8). Curta nosso Ache as palavras e aprenda mais um pouquinho sobre Sustentabilidade.

Entre em nosso blog e veja as atividades que o Polo participou e as atividades realizadas (Brigadeiro de beterraba)

pelos alunos nas oficinas. Você irá adorar! petalzira-araujo.blogspot.com


2

EDITORIAL Caro leitor, você encontrará artigos sobre a Rio +20, matérias sobre meio ambiente, e matérias que informam sobre as ações do Polo externamente e o que rola no Polo , nossas ações internas. Também teremos a sessão de entretenimento e esperamos que você goste de nossas matérias. Nesta edição, procuramos dar mais ênfase às atividades que o Polo realiza, que em

sua

maioria,

são

voltadas

para

sustentabilidade.

Os editores

Redação Editores e reporteres: Amanda Cristina da Silva Peres, Valdecir Pacheco de P. Junior, Karina Coutinho da Silva, Juliana Maldonado Santos, Izabele Oliveira da Silva, Franciele dos Santos, Maicon de Oliveira Chaves, Mateus de Melo. Professora Orientadora: Cláudia M.S.Fortes Chefe I Angela Nobrega Santos Auxiliar de Chefia Glaucia Cristina Cardim


3

RESULTADO DA RIO+20 (texto extraído de http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_2)

A Conferência teve dois temas principais: 

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, em vários pontos, como Aterro do Flamengo, onde esteve a Cúpula dos Povos, com várias tendas onde se realizou várias discussões sobre diversos temas relacionados com a interação dos povos e o meio ambiente. No Forte de Copacabana, onde pode se ver várias exposições de arte reciclada e reflexiva, shows com temática ambiental e não podemos esquecer do Riocentro que abrigou os chefes de estado do mundo todo e que definiam o rumo da conferência. A Rio+20 foi assim conhecida porque marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. O objetivo da Conferência foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

A Rio+20 foi composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, aconteceu a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reuniram representantes governamentais para negociações dos documentos adotados na Conferência. Em seguida, entre 16 e 19 de junho, foram programados os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. De 20 a 22 de junho, ocorreram o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual foi confirmada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos paísesmembros das Nações Unidas. A conferência também demonstrou a insatisfação de vários participantes que fizeram várias Manifestações no Rio + 20: Ambientalistas pedem veto ao Código Florestal, índios protestam no BNDES contra fundo de investimento da Amazônia e mulheres com seios de fora reivindicam direitos, entre outras que pararam o centro do Rio. As manifestações não prejudicaram o rítimo da cidade, porque a prefeitura decretou feriado escolar e das repartições públicas. O documento final produzido pela Conferência pode ser lido em O Futuro que Queremos – Rascunho zero do documento final. http://www.onu.org.br /rio20/documentos/


4

Cuidado ! Plantas Tóxicas nas escolas . Por Juliana Santos & Maicon Oliveira Galera cuidado , vocês pensam que plantas são "boazinhas " ? Não. Muito cuidado que elas podem causar doenças é ate matar . Veja abaixo alguns exemplos de plantas que aparentam não serem tóxicas, mas são :

Comigo-Ninguém-Pode Espécie presente em 39% das escolas Partes Tóxicas : Todas as partes da planta

Sintomas : a Ingestão e o contato podem causar sensação de queimação , edema (inchaço ) de lábios , boca e língua náuseas , vômitos , diarréia , salivação abundante , dificuldade de engolir e asfixia ; o contato com os olhos podem provocar irritação e lesão .

Salve os bichos! Por: Franciele dos Santos Infelizmente os homens hoje em dia não estão ajudando muito a preservar a vida dos animais silvestres, por que estão construindo muitas casas, o que por um lado é ruim, porque está tirando o habitat dos animais e com isso, animais como o bicho preguiça esta em extinção e nos dias atuais, com os problema ambientais que nosso planeta está passando, as atitudes dos homens causam muitas preocupação e muitas alegrias ao mesmo tempo. As alegrias ficam por conta das construções de moradias, mas ao mesmo tempo existe o desmatamento. Então o que o homem tem que fazer é tentar conviver da melhor maneira possível com o meio ambiente e com os animais que vivem nele.

Bicho preguiça atravessando uma estrada, pois a mata foi retirada para construção da estrada. Perigo de atropelamento e morte.

Jibóia Espécie presente em 42% das escolas

as partes das plantas

Partes tóxicas: todas

Sintomas : a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação , edema (inchaço ) de lábios , boca e língua , náuseas , vômitos , diarreia , salivação abundante , dificuldade de engolir e asfixia ; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.

Arara Azul

Outros animais brasileiros estão em extinção, como a Arara Azul, Peixe Boi, Onça Pintada, entre tantos outros, tudo por causa do desmatamento e da construção de casas e apartamentos nos locais onde os animais vivem.

Onça pintada Não só os animais estão ameaçados, nossas plantas também estão ameaçadas de extinção e se não houver plantas não haverá chuvas, comida para


5 os animais e o clima irá mudar muito, aumentando o número de desertos no país. Alunos da oficina de Foto e Vídeo DigitalFábulas Dançadas de Leonardo DaVinci

Reflorestamento -Parceria CEDAE e SME Os repórteres primeiro

O

semestre

de

2012 foi muito produtivo no Polo, pois os alunos participaram do

Viradão, Viradinho, cobertura dos eventos Fábulas Dançadas de Leonardo DaVinci e Tributo a Sivuca pela Orquestra de sopro da Pro Arte, ambas na Lona Cultural Elsa Osborne, cobertura dos jogos estudantis. Além de várias atividades internas como VideoPoca com o Filme Wall-E e depois uma reflexão

sobre

as

questões

ambientais,

reflorestamento da Serra da Posse(parceria com a Cedae). Todas essas atividades podem ser vista em nosso blog ! pet-alzira- araujo.blogspot.com Se você quer participar dessas e de outras tantas atividades do Polo, não se esqueça que nossas

inscrições

para

as

diversas

oficinas

começarão em agosto de 2012. Entre em contato conosco pelo telefone 2412 8199. As oficinas que o Polo

oferece

Grafismo,

são:

Jornal,

Informática

Rádio,

Vídeo,

Educativa, Fotografia,

Alimentação Saudável, Meio Ambiente, Desenho, Design. PARTICIPE! É GRÁTIS!

Tributo a Sivuca


6

Este semestre o Polo trabalhou vários temas: sustentabilidade, centenário de Luiz Gonzaga e Jorge Amado, além de outros sub temas paralelos aos temas principais. Em homenagem ao centenário de Jorge Amado, os alunos de Foto e Vídeo, realizaram um ensaio fotográfico de Gabriela e seu Nacib e editaram fotos para porta retratos. Fizeram também uma videofoto sobre Jorge Amado. Em homenagem a Luiz Gonzaga, realizaram vídeosfotos do cantor e clipes das músicas Asa Branca, Xote das Meninas e Ovo de Codorna. Todos podem ser vistos em nosso blog.

relação ao conceito, após várias discussões. Produziram vídeosfotos e fotos para impressão. Fizeram também os seus álbuns de fotos com material reciclado (parceria com a oficina de Reciclagem)

Passeio ecológico na Praça do sub bairro Adriana e produção das fotos " A revolução dos Bichos" e "Revolução das flores"

Clipe Asa Branca

As oficinas realizaram a VideoPetPoca com o filme Wall-E em comemoração a Rio +20. Os alunos deixaram suas impressões na Teia dos Sonhos e Reflexões.

Visita aos sacolões do sub bairro para parceria com a oficina de alimentação saudáveis (doação de alimentos que não são vendidos e que apresentam condições de consumo)

Rádio Sintonia do Alzira em uma de suas programações. Sempre com temáticas ambientais e como eliminar o mosquito da dengue.

Na temática Sustentabilidade, os alunos criaram suas próprias frases em


7 Nas oficinas de Reciclagem, os alunos aproveitam materiais considerados lixo e agregam outras possibilidades, transformando esses materiais em “novos”, como peso para portas, porta objetos, enfeites para estantes, etc.

Na oficina de Foto e Vídeo Digital, os alunos produziram um vídeo sobre as péssimas condições em que se encontra a praça do sub bairro Adriana.

Na oficina de Alimentação Saudável, os alunos aprendem que alimentação saudável, com verduras e legumes podem ser gostosos e sua produção divertida, como na produção de docinho de cenoura com beterraba e brigadeiro de beterraba.

Neste número, os alunos deixaram suas avaliações sobre as oficinas.

1. Informática Prof.: Herizete

A oficina de dança, com a prof. Naila apresentou uma dramatização e um musical onde os alunos demonstraram a realidade do povo nordestino.

“Eu acho a oficina muito legal pois os trabalhos são bem legais para pessoas que querem aprender informática e que gostam de computador”. (Mateus de Melo) . 2. Foto e Vídeo Prof.: Cláudia

“A oficina de foto e vídeo é muito legal para pessoas que gostam de tirar fotos. É bom quando usamos os programas Windows Movie Maker, que é o programa que faz uma fotovídeo e o


8 Photo Story, onde podemos colocar frases em uma foto e vídeo e também o PhotoScape, onde fazemos a edição das fotos tiradas” (Valdecir Junior)

4. Grafismo Prof.: Marlene

“A aula de grafismo é muito legal. Já estamos chegando no desenho livre ,mas agora estamos no desenho em quadrinho :Os alunos tem que inventar o titulo e depois devem inventar os personagens. Muito bom!” (André)

3. Rádio e Jornal Prof.: Cláudia

“Eu acho a Rádio escolar muito legal ainda melhor quando nós fazemos a nossa programação e falamos para toda a Escola Alzira Araújo e é ao vivo e também fazemos o jornal do Polo Fatos & Boatos.”(Maicon Oliveira)

Editado e produzido por Valdecir Junior

Conceito de sustentabilidade Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Galera, como estamos vivendo um momento de reflexão ambiental, nosso entretenimento do semestre será um caça palavras ambiental, onde você poderá aprender um pouco mais sobre Sustentabilidade. Esperamos que você se divirta e no próximo número, você terá a resposta. Leia o texto e procure as palavras em negrito e sublinhado nas letras abaixo.

A H Q F G D Z G D A G K F R E

Ç G M M K N S J G B B V A N E

B H E H P H U M A N I D A D E

J L I O S U S T E N T A V E L

R S O Q F U T U R O T U V Q X

Y S A Z D L E C O N O M I C O

F Ç M K M A N T E N H A M J Q

R T B G H L T H G Q R T R E W

E Y I F K P A R A M E T H O S

W G E J H H B D R F A D S S L

Q D N J J O I F A G R E D I R

A S T G H J L G N G H J G J L

S F E K J H I G T N D S D X N

W G H J B M D G I B S D C S A

A G M M M N A Ç O E S C S A C

D G M V M N D N A N V V E C V

N D V B G E R A Ç O E S D B

Jornal  

Jornal produzido no Polo de Educação pelo Trabalho Alzira Araújo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you