Page 1

67

O que você vê na imagem abaixo? Observe bem... Você já tentou pegar um galho seco do chão que na verdade era um bicho? Se isso aconteceu com você é porque o galho era um inseto chamado de bicho-pau. Ele é tão parecido com o galho que pode ser confundido com ele. Um comportamento muito interessante é a adaptação que alguns animais desenvolveram para sobreviver. Os bichos fazem isso para se proteger dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento.


O AMBIENTE À NOSSA VOLTA TAMBÉM É CIÊNCIA! E EXISTEM MUITAS COISAS LEGAIS PARA APRENDERMOS SOBRE ELE...

E EU QUERO SABER SOBRE A NATUREZA! VAMOS LÁ, PROFESSOR!

EU QUERIA SABER PARA ONDE VAI O SOL DURANTE A NOITE!


3

Ciências Ambientais o que vocÊ vai aprender •

você faz parte do ambiente?

ambiente

natureza

ambiente e natureza

o que podemos fazer para preservar a natureza?

nosso planeta

sistema solar

estrelas

O QUE É SOL?

O QUE É A LUA?

dia e noite

estaçoes do ano


70

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

você faz parte do ambiente? O ambiente é o conjunto de relações entre todos os seres vivos e não vivos que formam e influenciam a vida no planeta. Vamos conversar sobre o ambiente e a natureza. Observe a figura a seguir.

Professor(a): disponibilize aos seus alunos material para recorte: revistas, jornais, panfletos, encartes etc. e solicite que construam um painel com todos os elementos que acreditem fazer parte do ambiente. Organize grupos para a tarefa e reserve um tempo, após a produção, para a socialização.

HORA DE EXPERIMENTAR Experimento – Mapa digital: Ecossistema. Após a observação da imagem em uma roda de conversa com os alunos, demonstre, por meio do mapa digital, a importância vital da interação de todos os seres e sua interdependência. Peça que os alunos registrem as curiosidades na Ficha de Registro de Experiências.

A) com a ajuda dos seus colegas, responda a questão: quais elementos representam o ambiente na figura anterior? Resposta pessoal.


71

ambiente Seres vivos e não vivos TODOS OS SERES VIVOS (OS ANIMAIS, AS PLANTAS, OS FUNGOS, AS BACTÉRIAS) E NÃO VIVOS (AS ROCHAS, O SOLO, A ÁGUA, O AR E ATÉ A LUZ) FAZEM PARTE DO AMBIENTE. pOR ISSO ELE É TÃO IMPORTANTE E TODOS NÓS DEVEMOS PRESERVÁ-LO.


72

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

AMPLIANDO CONHECIMENTO

Até pouco tempo atrás acreditávamos que a baleia-azul fosse o maior ser vivo da atualidade. Mas hoje, o fungo armillaria ostoyae é conhecido como o maior ser vivo do planeta. Para saber mais a respeito, com a ajuda de um adulto, acesse o site: <diariodebiologia.com/2009/05//qual-o-maiororgnismo-vivo-do-planeta>.

UM POUQUINHO MAIS...

obra: o menino que queria abraçar as baleias. aUTORes: FERNANDO A. PIRES E ISABEL S. PIRES. eDITORA: brasiliense. NESsA OBRA, ENCONTRAMOS UM MENINO QUE TINHA UM ÚNICO SONHO: ABRAÇAR AS BALEIAS. QUANDO ELE CRESCEU, PASSOU A ESTUDAR, A PESQUISAR E A CONHECER A VIDA DESSES ANIMAIS MUITO MAIS DO QUE A MAIORIA DAS PESSOAS.

Você sabe o que são fungos? OS FUNGOS SÃO SERES VIVOS QUE NÃO PERTENCEM NEM AO REINO ANIMAL NEM AO VEGETAL, MAS aO REINO FUNGHI. uns SÃO MUITO PEQUENOS,


73 ENQUANTO OUTROS SÃO ENORMES. VOCÊ SABIA QUE MUITOS DOS ALIMENTOS QUE INGERIMOS DIARIAMENTE POSSUEM FUNGOS? É O CASO DOS PÃES, DOS BOLOS, DOS COGUMELOS E DE ALGUNS QUEIJOS. ELES TAMBÉM ESTÃO PRESENTES NA PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS, COMO A PENICILINA.

natureza o que é natureza? CONVERSE COM SEUS COLEGAS E COM SEU Professor. Professor(a): agora que já discutiu com os alunos sobre o ambiente, proponha uma reflexão sobre a questão acima.


74

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

ambiente e natureza PARA ENTENDER MELHOR O AMBIENTE, O SER HUMANO DESENVOLVEU A ECOLOGIA, CIÊNCIA QUE ESTUDA AS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM OS ELEMENTOS DO MEIO EM QUE VIVEM. O AMBIENTE NATURAL É AQUELE QUE AINDA NÃO SOFREU AS MUDANÇAS PROVOCADAS PELO SER HUMANO. OBSERVE A FIGURA A seguir E DISCUTA COM SEUS COLEGAS.

1. ESsA PAISAGEM FOI MODIFICADA PELO SER HUMANO? 2. QUAIS FORAM AS MODIFICAÇÕES REALIZADAS POR ELE? 3. QUAIS ELEMENTOS JÁ EXISTIAM ANTES DA CHEGADA DO SER HUMANO? 4. QUAIS ESPÉCIES DE ANIMAIS PODEMOS VER? SÃO DOMESTICADOS OU SELVAGENS? HORA DE EXPERIMENTAR Experimento – Dominós Animais domesticados e animais selvagens. Apresente os dominós aos seus alunos, aproveitando o conteúdo trabalhado anteriormente e relacione-os com os conhecimentos que o aluno possui sobre este novo tema. Explore a importância desses animais para a manutenção do equilíbrio do planeta e para a vida humana, reforçando uma vez mais a nossa interdependência como seres vivos.


75

AMPLIANDO CONHECIMENTO

VOCÊ SABIA QUE A JAGUATIRICA, A ARARA-AZUL, O MICO-LEÃO-DOURADO E O PEIXE-BOI SÃO EXEMPLOS DE ANIMAIS SELVAGENS BRASILEIROS? O MICO-LEÃO-DOURADO, POR EXEMPLO, COSTuMA BRIGAR ATÉ A MORTE PARA DEFENDER SEU TERRITÓRIO. ELE TAMBÉM É CONHECIDO POR SAGui, MICO OU SAgUÍ. INFELIZMENTE, ESSAS ESPÉCIES ESTÃO CORRENDO RISCO DE EXTINÇÃO. VOCÊ SABE O QUE É EXTINÇÃO? EXTINÇÃO É O DESAPARECIMENTO DE ESPÉCIES NA NATUREZA. O DESMATAMENTO, AS QUEIMADAS, O TRÁFICO DE ANIMAIS E A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS SÃO ALGUNS DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A EXTINÇÃO DOS ANIMAIS.

MICO-leão-dourado

peixe-boi

jaguatirica

arara

UM POUQUINHO MAIS...

obra: passeio na fazenda. aUTORes: MARY FRANÇA E ELIARDO FRANÇA. eDITORA: ática. COMER FRUTA NO PÉ, TOMAR BANHO NO RIACHO E CANTAR UMA CANÇÃO AO LUAR SÃO APENAS ALGUMAS DAS AVENTURAS QUE OS PINGOS VÃO APROVEITAR.


76

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

ASSIM COMO OS SERES HUMANOS, OS ANIMAIS TAMBÉM TÊM SEUS DIREITOS. EM 15 DE OUTUBRO DE 1978, A UNESCO PROCLAMOU A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS. VALE A PENA VOCÊ CONFERIR E SER DEFENSOR DA VIDA DE TODA aS ESPÉCIES.

o que podemos fazer para preservar a natureza? COMO JÁ VIMOS, O AMBIENTE INCLUI TUDO O QUE NOS CERCA. AS COISAS QUE O HOMEM CONSTRÓI, ALTERANDO A NATUREZA, TAMBÉM FAZEm PARTE DO AMBIENTE. O HOMEM DEVE CONTRIBUIR PARA QUE A NATUREZA SEJA PRESERVADA, GARANTINDO, ASSIM, A QUALIDADE DE VIDA PARA TODOS OS SERES, TANTO NO PRESENTE QUANTO NO FUTURO.

PESC 1º ano  

Livro Fundamental 1º ano

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you